A equipa B perdeu, ontem, frente ao fcp, por uns expressivos 4-0, resultado de uma exibição a roçar o patético e que volta a levantar várias questões estruturais. E a mais pertinente talvez seja a que pretende perceber o que raio Labyad, Viola, Sacko, Salomão ou Cissé ali andam a fazer.
Cissé é um disparate antigo e sem aparente resolução, pois parece que ninguém o quer. Sacko é daquelas contratações que não resultaram e jamais vão resultar, pois o Sporting raramente joga em contra-golpe (para lá da mediana qualidade do jogador). Viola não é mau jogador, mas também não é bom o suficiente para jogar na equipa principal. Labyad é um verdadeiro tumor deixado pela antiga direcção. Salomão é o resultado de uma renovação de contrato injustificável, um pouco ao jeito do que se fez com Fokobo (ao menos o Fokobo levou o decote da agente para a reunião).
Com todas estas personagens, a equipa B do Sporting Clube de Portugal, à semelhança de anos anteriores, demora a encontrar rumo. E, se tudo correr bem e conseguirmos despachar esta gente na reabertura de mercado, voltaremos a ter que ajustar peças, como se por entre estas peças não existissem várias que são merecedoras da nossa demorada atenção: Oliveira, Stojkovic e Pedro Silva são três bons guarda-redes e deixam-nos completamente descansados em relação ao futuro; Domingos Duarte não engana e Riquicho tem condições para poder a vir o nosso lateral direito; Francisco Geraldes e Rafael Barbosa são dois médios que fazem jus à nossa formação; Ponde tem um enorme potencial e Podence merece uma oportunidade entre os mais crescidos.
É com estes que temos que preocupar-nos. Hoje e amanhã. E rodeá-los de contratações básicas e de pseudo craques pagos a peso de ouro e com tanta vontade de jogar numa equipa B do Sporting como de cagar os dois pés, é tudo menos a fórmula ideal para lhes dizermos que o nosso foco são eles. Eles e os que lá estão e que percebem o que significam as palavras formação e Sporting. Mesmo que nem todos venham a ser jogadores da primeira equipa, há lugar para eles enquanto transmissores desse sentimento e dessa forma de estar.
p.s. – não falei de Ryan Gauld propositadamente. Já não tenho forma de expressar o quão despropositada é a gestão da situação de um jogador que se apaga na desilusão da falta de oportunidades que justifica há meses.
15 Dezembro, 2015 at 16:42
“…a que horas é o jogo?” 🙂
http://www.maisfutebol.iol.pt/videos/5670384c0cf27df0079ab7be/jesus-se-for-a-meia-noite-tambem-estamos-preparados-para-ir-la-ganhar
15 Dezembro, 2015 at 17:04
Grande mister.
Até dá gosto.
🙂
15 Dezembro, 2015 at 16:49
Euro 2016 sem a presença de arbitros portugueses, espero que sejam tambem excluidos da champions e da liga europa, e passem a arbitrar só jogos do carnide
Afinal na europa há quem esteja de olho nessa corja de malfeitores que está ao serviço das nádegas gémeas
VIVA O GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
15 Dezembro, 2015 at 16:50
Parem de criticar a B e JD. Já merecem um pano molhado (já passaram a fase do húmido há muito tempo) na tromba (não levem a peito a parte anatómica 😉 ).
João de Deus está a fazer um trabalho fantástico desde a época passada.
A questão da tática já foi tratada com Jesus e Bruno de Carvalho há muito tempo, não percebo o porquê de voltarem com essa discussão, especialmente depois do primeiro grande desaire da época. Sabem quantos remates à baliza tinham as duas equipas ao intervalo? Dois, sabem quanto estava o jogo? Dois zero. Chama-se eficácia. Depois a segunda parte é que foi o desastre.
Sabem que Zezinho saiu lesionado? Sabem quanto estava o encontro antes de Zezinho e Gauld sairem? Pois…apesar de estarmos a jogar pouco o resultado só estava em 2-0.
Já repararam que Deus perdeu os 2 laterais titulares e ainda tem colocado “aqueles que todos nós sabemos” a jogar. Isto numa equipa sem ponta de lança de jeito (o ano passado houve Rubio).
Pedro Silva no seu primeiro ano de sénior está enorme, para minha surpresa.
Ryan Gauld está a mais, já leva 4 golos em 18 jogos, contra 5 em 31 a época passada e tem jogado a 8 ou a duplo médio defensivo. Claro que tem lugar na A se Jesus quiser.
Geraldes tem estado muito bem.
Baldé tem surpreendido pela positiva.
Domingos Duarte tem crescido.
Podence precisa de novos desafios, num escalão acima.
Acham que João de Deus está feliz por trabalhar com certo jogadores? Claro que não, no entanto ele é um funcionário exemplar. Que seria do João de Deus se estivesse no lugar que o carnide b está….
15 Dezembro, 2015 at 17:09
“A questão da tática já foi tratada com Jesus e Bruno de Carvalho há muito tempo” –> Como tenho dito…isto notasse….a equipa joga claramente de forma diferente do ano passado! Tem de continuar a crescer neste esquema meio híbrido…
15 Dezembro, 2015 at 17:23
Ainda bem que apareceste Pavel. Respeitam a tua opinião por cá. Se fosse um italiano pé rapado a comentar e a dizer as verdades ninguém ligaria patavina, pensando que estaria ganzado ou bêbado.
15 Dezembro, 2015 at 17:28
Aproveitar hoje para falar que amanhã vai ser o dia todo em Braga 🙂
15 Dezembro, 2015 at 17:36
Hummmmm…. és o motorista do Presidente 😉 hehehehe Abraço e SL!
15 Dezembro, 2015 at 18:19
Dava um bom pseudónimo: “o motorista” 🙂
Abraço, saudações leoninas
15 Dezembro, 2015 at 18:08
Assino já por baixo, é isto.
15 Dezembro, 2015 at 21:08
Totalmente de acordo.
Com esta equipe que é uma açorda de miúdos, gajos que ninguém quer e aqueles que já vinham do ano passado e resolvemos não emprestar, João de Deus faz milagres. Oiçam isto que vos digo, só manter a equipe a jogar motivada é um feito digno de nota quanto mais, a ganhar com regularidade e a disputar os lugares da Frente.
Quantos jogadores da equipe B do Porco sairam da formalção deles? 2 ou 3 o resto é comprado para fazer o jeito aos empresários e posto na B para os manterem a jogar mas, atenção, são seniores não são júniores de último ano!
15 Dezembro, 2015 at 17:04
http://youtu.be/p4hCC42t1fk
Estreia do Gelson pela selecção angolana. Tem “ginga” o puto!
15 Dezembro, 2015 at 17:27
podiam ir treinar à ribeira brava… onde todos os outros clubes modestos jogam mas na madeira acontecem muitas coisas estranhas…
o circuito doyen, as amizades e o guardanapo pereira presidente do estaminé…
«Grifos treinaram nos Barreiros – Sessão ligeira antes do jogo de logo à noite»
15 Dezembro, 2015 at 18:01
“A direção do Portimonense revelou, no site oficial, que esteve em causa a participação nos jogos em Barcelos e em Chaves e que apenas uma reunião com os jogadores e equipa técnica viabilizou os desafios.
O clube revelou as razões do descontentamento generalizado: «As arbitragens nos jogos com o Freamunde, Atlético e Oliveirense, de que resultam nos castigos de quase a totalidade da equipa técnica (José Augusto, Pedro Alves Silva e Pedro Manuel Silva), expulsão do administrador António Silva e ainda do jogador Lucas, foi a gota de água que fez o principal investidor triste e frustrado, com os responsáveis máximos pelo futebol profissional para que tenham mais atenção no que se passa nos jogos da Segunda Liga, concretamente nos do Portimonense.» ” a bola
Engraçado que foram os mesmos criaturas que contrataram o Danilo e venderam-no aos andrades. Os porcos até podem ter pagado o mesmo que o portimonense pagou pelo jogador, mas quase de certeza que os algarvios ficaram a perder financeiramente, pois tiveram despesas processuais: advogados,intermediários…
15 Dezembro, 2015 at 18:03
A justiça reparadora é lixada.
15 Dezembro, 2015 at 18:07
Considero que o João de Deus tem feito um bom trabalho com o material que tem. Não esquecer que há pedras que lhe foram dadas e possivelmente com indicação de que tem de jogar.
Agora não sei se esses jogadores labyad e companhia se não desvalorizam mais a jogar o que jogam…
15 Dezembro, 2015 at 18:46
Pedras?..Bem, talvez mais…calhaus?
15 Dezembro, 2015 at 18:44
Há jogadores que têm de sair da equipa B, tal como aconteceu, por exemplo, com o João Mário e Iuri Medeiros. O Gauld tem potencial e está claramente a estagnar na equipa B. É um jogador de qualidade. O ano passado fez sentido estar na B. Este ano, deveria ter sido emprestado a um Moreirense ou a um Setúbal. É preciso sairem para evoluir.
Outros têm de sair porque não têm vontade de jogar. O Labyad, por exemplo, deu uma entrevista enquanto jogador do Vitesse em que respondia com desprezo às críticas dos adeptos, em relação à falta de empenho da equipa. Ele disse que o que lhe interessava era o ordenado no final do mês. O Labyad é um mau exemplo de um profissional. O Viola não é jogador para uma equipa B. Não tem motivação.
Este tipo de jogadores dão cabo do trabalho de uma equipa. Isto é que me preocupa. Queria ver coerência no plantel da B. Os resultados não têm sido nada maus. Não é isso que está em questão
15 Dezembro, 2015 at 18:58
A nossa equipe B tem de gramar com jogadores que, não sendo nem bons, nem maus o Sporting não quer mas, tem de vender.
De todos os ovos podres que a Direcção de Godinho Lopes /Luís Duque nos deixou, Rubio é o unico que nos leva a acreditar que pode vir a ser um jogador razoável. O resto é para despachar.
Não nos podemos esquecer que temos actualmente na B muitos jogadores que, ano passado, eram juniores. Os melhores da nossa formação (ainda não entendi se bem, se mal) andam emprestados ao Moreirense, em França, na Madeira etc. Daqueles que têm lugar directo no plantel A já lá estão todos, à excepção de Ryan Gauld que, para mim, é o melhor médio de que dispomos, numa futura geração de médios , especialmente a jogar com Wallison ao lado.
Não sei o que pensa JJ acerca de Gauld mas, não me parece que seja um jogador ao estilo dele, tal como Moutinho também o não seria. JJ gosta de touros no meio campo e não quer lá raposas. Rendeu-se a João Mário mas, depois de muitas dúvidas. William para ele foi uma certeza desde antes de cá ter chegado. Mesmo Adrien teve de provar ao “Mister”,em cada dia de treino, que é o melhor médio Português da actualidade.
Acho que JJ também não aprecia as qualidades de Mané que, agora está lesionado. É pena, porque Mané para o ano vai jogar noutro clube qualquer, assim como André Martins que muito me custará deixarmos partir. Wilson Eduardo, também não encheu as medidas do “Mister” e está no Braga. Vamos defrontá-lo amanhã. Os nossos rapazes que se ponham a pau. João Mário com Wilson ao lado vale mais, assim como Wilson vale mais se jogar na equipe do irmão. Não entendo porque não ficou. Estava tapado por Carrillo? Wilson é um Mané cheio de experiência, não é nem melhor nem pior, faz-nos falta.
Na minha humilde opinião, temos gente de sobra na nossa equipe B para criarmos um Clube de meio da tabela, a jogar na primeira Liga todos os anos. Um clube a bater-se com Braga e Guimarães e Estoril e Rio Ave ou Belenenses.
Aquilo que faria seria a de negociar essa situação com o Sporting da Covilhã. Mantinha a B como “Um escalão de formação” Investia o valor de um jogador “médio” (3 ou 4 milhões de euros) no Sporting da Covilhã, trazia-o para a Primeira Liga e fazia dele mais um a disputar um lugar na Europa. Bem nos faria jeito para as refregas na Liga e com os inimigos do costume. Há muitas maneiras de matar pulgas mas, precisamos de aliados e não temos nem um!
Bruno de Carvalho há-de ter uma solução em carteira e lá chegará mas, ter aliados na Liga é importantissimo. Mais, ninguém precisa saber senão a direcção do Sporting e as deles. O Belenenses está virado para o benfica. Valia a pena saber com rigôr como e por quanto foi comprado o presidente do belém.
Setúbal, Estoril, Académica, alguns clubes do norte que odeiam o Porco, clubes da segunda liga, o União da Madeira, há muito a fazer nessa vertente.
Basta reproduzir o sistema de lobbies que existem nos EUA. Um sistema em cascata em que as alianças são entre 3 ou 4 lobbies fortes que recrutam outros alidos que, por sua vez recrutam outros. Os lobbies fortes têm de prosseguir interesss comuns e dar cobertura a interesses de lobbies mais fracos, transigindo aqui e ali mas, contando com o apoio deles para grandes decisões de ordem geral. Funciona assim e pode montar-se um grupo eficaz de “self-defense” num ou dois anos. Acho que os direitos de transmissões televisivas podem dar uma ajuda nisso, bem como patrocínios partilhados, formação partilhada, empréstimos de jogadores e cedência temporária de técnicos, serviços médicos com disponibilidade para recuperar atletas, lançamento de modalidades, you name it.
Se calhar, valia a pena pensar nisto.
15 Dezembro, 2015 at 19:31
E o presidente Manuel Gomes, do Grijó, já se calou? Ou já alguém o calou? Ainda continuamos a querer saber quem são os “corruptos”…
15 Dezembro, 2015 at 20:53
O que é que o presidente do Grijó anda a fazer que não faço a mínima ideia? É mais um a soldo do porco?
15 Dezembro, 2015 at 21:00
Declarações do Presidente do Grijó. As caixas das Distritais.
https://www.youtube.com/watch?v=xHjngnRzvi8
15 Dezembro, 2015 at 21:16
Não acompanho este ano a equipa B por falta de tempo e de vontade… Claro que o ano passado a equipa era MUITO BOA e temos de compreender que é normal baixar o nível mas mais importante é perceber a política e o rumo que queremos apesar da boa classificação! Olho para esta equipa e vejo pouco futuro: Gauld, F. Geraldes e Podence.
PS: Ontem foi uma humilhação podia ter sido 7 ou 8 a 0. André Silva é um excelente jogador e aquele ” 45″ Gleison também me pareceu bom jogador (acho que era esse)
15 Dezembro, 2015 at 21:48
Já agora na baliza o Pedro Silva tem surpreendido segundo o que tenho lido e vejo nos resumos e ontem também esteve bem sendo que ainda é muito jovem!
Mas Guilherme Oliveira (sempre foi o meu redes preferido!!!) e Stojkovic parados não é nada bom 3 redes é excessivo…
16 Dezembro, 2015 at 0:19
Totalmente de acordo em relação a Gauld; também me parece que já fez por merecer a oportunidade, que provavelmente irá aparecer na taça da liga.
16 Dezembro, 2015 at 4:03
Tinha prometido dar aqui a minha opinião mas o Pavel Horvath fê-lo por mim.
O que eu penso é aquilo que ele escreveu.
E depois…
Pensem no plantel que tiveram Oceano/Dominguez, Abel e nos do ano passado e deste.
João de Deus tem-se mostrado competentíssimo e tem feito bem mais e melhor do que qualquer dos que o antecederam com plantéis cheios de estrelas talentosas.
Ah, e tal, os excedentários não deviam jogar…e jogávamos com quantos?
João de Deus utilizou até ao momento 26 jogadores.
Chaby e Rubio saíram. Restam 24.
King, Labyad, Zezinho, Salomão, Viola e Cissé são excedentários. Restam 18 (e já só dão para fazer a convocatória).
Paulista é da equipa principal. Olha, já só são 17!
Matheus está na equipa principal. Já só restam 16!
Bubacar Djaló e Pedro Silva ainda são juniores.
Mama Baldé (ponta-de-lança) tem de ser defesa direito.
Dramé e Riquicho estão lesionados há meses (agora, mais o King).
Só faltam utilizar os dois guarda-redes (Stojkovic e G. Oliveira), Fábio Martins, Jorge Silva, Caicedo e Elói.
Não digo mais nada, a não ser: o que João de Deus tem feito está perto de ser um milagre!
16 Dezembro, 2015 at 10:44
Resumindo e começando pelo principio, há de facto questões a resolver como resalva o Cherba, sobretudo a nível de entulho.
Não é seguramente a geração mais exuberante que tivemos na academia (e dando uma de zandinga digo que os actuais juvenis serão “a tal”).
João de Deus tem feito pela vida e provavelmente o único defeito, ou talvez não, foi ter ido jogar lá cima olhos nos olhos e de peito aberto contra uma equipa que é claramente mais forte – e mais cara – que todas as outras (e, já agora, que a meu ver tem um dos melhores avaçados de sempre do futebol português que ao que parece faltou pouco para ser Leão e que Lottopegui tem aproveitado da maneira que sabe).
O resto disse-o o De Franceschi, acrescentou o Horvath e concluiu o Grandeartista!
Saudações Leoninas
16 Dezembro, 2015 at 11:00
Também gosto muito do André Silva e em situações normais será o futuro PL da Seleção…foi pena não ter vindo para nós ainda por cima em ano de Euro seria o suplente de Slimani mas com tempo de jogo!
16 Dezembro, 2015 at 11:31
O André Silva será de topo mundial…só não sei se não tem de sair do porto para isso…
16 Dezembro, 2015 at 11:45
Pois contrato até 2019… E ultrapassado pelos “Osvaldos” desta vida não sei se vai a tempo mas por outro lado o Ruben Neves foi aposta…
Vamos ver o que faz o Villas-Boas para o ano 😀 Q