Pinto da Costa uma vez disse que nunca tinha visto um porco a andar de bicicleta. Ora eu na passada segunda-feira vi, não 1 nem 2 nem 3 mas 4 porcos, não à volta duma bicicleta, mas à volta dum telemóvel. Assistiam a um crime, dos quais 3 deles eram vítimas e riam às gargalhadas. Esses suínos chamavam-se Antero Henrique (administrador da Sad do FC Porto), Rui Alves (presidente do Nacional), Manuel Machado (treinador do Nacional) e Saturnino Sousa (Diretor de comunicação do Nacional). Os porcos sorridentes no meio do nevoeiro. Que melhor simbolismo poderíamos ter para o atual (e sempre endémico) futebol português?
Esta imagem correu mundo, pelo menos o mundo de alguém que ainda se importa. Alguém como todos nós que ainda não perdeu a capacidade de se indignar com este futebol. Um futebol que vive de kits cortesia, de frutas e café (com ou sem leite), de apitos dourados e avermelhados, de mesas de poker, de compadrios, de carreirismos, de subterfúgios e de muita e espessa neblina.
Todos nós, os que se indignam, acreditam que é desta que se irá finalmente romper pelas pesadas nuvens do sistema e trazer a clareza tão necessária. Mas, para isso, tempos que apelar a todas as nossas forças porque só com o apoio incessante é que lá chegaremos.
Porque não se trata só de ressuscitar o ultimo título ganho há 13 longínquas épocas. Trata-se duma vez por todas de resgatar o futebol português dos tentáculos do Polvo. Porque aquilo que temos assistido esta época faz-nos lembrar que as duas cabeças do adamastor estão vivas e bem vivas. Que aquilo que foi preconizado há bastante tempo, que é “1 futebol para 2 grandes”, não só não está ainda aniquilado como nos chicoteia a cara todos os dias. E o nevoeiro só serve para nos toldar a vista.
Achavam que a novela das caixas era o último estertor do monstro? Desenganem-se. O futebol português perpetua ainda a sua gigante roda medieval: o Estado Lampiãnico versus o Estado Tripeiro. E nós no meio, nas trincheiras. Temos armas? Sim, poderosas: um General sem medo e um Mestre iluminado. Mas nada, rigorosamente nada, será conquistado sem o apoio do Povo Leonino. Porque a historia nos ensina que todas as grandes revoluções tiveram como base os grandes ideais mas o suporte foram sempre as pessoas. E essa é a nossa Força: tu e eu.
Nós, Sportinguistas, temos uma vantagem preciosa: habituámo-nos a viver no nevoeiro. E quem vive na bruma sabe como orientar-se. A humildade é o nosso farol. E o Sporting o nosso raio de Sol. VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
ESCRITO POR Converge
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
16 Dezembro, 2015 at 12:24
Isto.
16 Dezembro, 2015 at 12:25
“Temos armas? Sim, poderosas: um General sem medo e um Mestre iluminado. Mas nada, rigorosamente nada, será conquistado sem o apoio do Povo Leonino. Porque a historia nos ensina que todas as grandes revoluções tiveram como base os grandes ideais mas o suporte foram sempre as pessoas. E essa é a nossa Força: tu e eu ”
isto tão isto … depois disto só há algo mais a dizer …..
SPOOOOOOOOOORRRRRRTIIINNNNNNNNNNNNNNNNNGGGGGGGGGGGGGG 🙂
16 Dezembro, 2015 at 12:35
E O SPOÓORTING É O NOSSO GRANDE AMOR…
LÁÁÁÁ LÁ LÁ LÁ LÁ
LÁÁÁÁ LÁ LÁ LÁ LÁ
LÁÁÁÁ LÁ LÁ LÁ LÁ….
😉
16 Dezembro, 2015 at 13:08
🙂 Bora !!!!!! temos de ganhar hojeeeeeeeeee e domingo tambem ….vai me saber a chocolate passar o Natal em 1º 🙂
16 Dezembro, 2015 at 12:27
Sempre a dar carga. Hoje é para vencer.
16 Dezembro, 2015 at 12:27
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRpqnYKsSq5ts1zDHlS1GD580vLDuRRPKwgIGNv4TTSIGn5IsfUcA
O Sorriso dos porcos…!!
Sim amigo Converge, só a união de todos os sportinguistas, pode levar o Leão à vitória final…!
Já não nos restam duvidas de que tudo ou quasde continua como antes…
E o unico comenmtador que escutei a “levantar” algumas dúvidas…foi o Rui Santos…
Todos os outros “baixaram os olhos e os focinhos para a gamela”…e quase poderíamos dizer que…: “não se passou nada…”…!
Infelizmente, de tudo o que de anómalo se passou neste fim de semana futebolístico, a “unica coisa” que verdadeiramente “saiu” à luz dos holofotes…
Foi “um bloqueio” feito pelo nosso Esgaio… pois tudo o resto…
Foi “absolutamente normal…”…
O que até nem foi para nós novidade…!!
SL
16 Dezembro, 2015 at 12:39
é isso tudo, amigo Max! e o que é engraçado é que minutos depois de eu escrever o texto saíu a noticia da não convocaçao dos árbitros para o Euro 2016. tenho a certeza que o Jorge Sousa estava à espera do lugarzinho. perdeu-se no meio do riso…e do nevoeiro:)
16 Dezembro, 2015 at 12:33
e por isto que a tasca e do caralho.sl
16 Dezembro, 2015 at 12:33
A imagem dos porcos em amena cavaqueira ajuda a explicar o porquê o Sporting só conseguir ser campeão de 15 em anos.
Só conseguimos furar este esquema, quando reunimos um elenco fora do comum, com jogadores e treinadores um patamar acima dos nossos rivais. Aí, não há vitores pereiras nem machados que resistam. É o que está a acontecer este ano.
16 Dezembro, 2015 at 12:34
E já, um Presidente também!
16 Dezembro, 2015 at 12:34
“Já agora”, quis eu escrever.
16 Dezembro, 2015 at 12:39
Grande post.
Off: As melhoras para o Vicente Moura. Teve um enfarte e foi internado. O diagnóstico é reservado.
16 Dezembro, 2015 at 12:40
obrigado, Sá. e aproveito para também endereçar as melhoras para o nosso Comandante. oxalá recupere!
16 Dezembro, 2015 at 12:46
off: desculpem lá, mas é incrível como nem uma notícia na net sobre a hospitalização de Vicente Moura, alguém que foi presidente do Comité Olimpico Português. e o estranho é que nem no nosso site. enfim…
16 Dezembro, 2015 at 12:46
Disseste tudo Converge.
Apenas acrescentar que nós temos de ser a ponta da flecha, a trincheira que protege o General e o Mestre, a armadura que nos protege a todos da intoxicação lampionica e porquista.
Só unidos venceremos e seremos felizes.
Juntos somos mais fortes, unidos invenciveis.
16 Dezembro, 2015 at 12:55
União e humildade, Alexia!
e sabes o que é mais engraçado? Jorge Jesus até na Humildade dá baile aos outros. Jorge Jesus é como Cristiano Ronaldo: arrogancia na sabedoria + humildade na atitude = profissional TOP!
16 Dezembro, 2015 at 12:48
E é por tudo o que escrevesteste Converge….. que este ano Respiro Confiança quanto ao Sporting!!
Temos uma Equipa com qualidade que trabalha nos limites e que acredita plenamente no trabalho diário!! Basta ver a forma como continuamos a jogar quando o tempo vai passando e o resultado ainda não nos serve! A acreditar sempre nos nosso Principios!!
E hoje sai mais uma vitória para os nosso rivais continuarem atrofiados!!!!
P.S. confiança não é basófia!!! São coisas completamente diferentes!!
16 Dezembro, 2015 at 13:06
Sem dúvida, Ricardo. Tal como arrogancia competitiva nunca será bazófia. Não há nenhum profissional top na sua área que nao seja arrogante. antes arrogante do que falso modesto.Jorge Jesus é arrogante, Rui Vitória começou por ser falso modesto e agora só lhe resta a bazófia (mas depois de ontem, já nem isso…:)
16 Dezembro, 2015 at 12:50
Essa é que é essa, nós Sportinguistas temos confiança, os lampiões têm basófia.
16 Dezembro, 2015 at 12:56
As melhoras para o Comandante Vicente Moura…!!
“Tratar” do Sporting pode não matar…mas moí…!!
SL
16 Dezembro, 2015 at 13:00
Tão bom e tão verdade.
Grande texto, converge.
16 Dezembro, 2015 at 13:04
Obrigado, Maria;)
16 Dezembro, 2015 at 13:02
Ainda sobre a grande confiança que este Clube nos inspira, destaco a excelente análise do Rui Dias do Record sobre o nosso maior Craque, de seu nome BRYAN RUIZ.
http://leoninamente.blogspot.pt/2015/12/as-vezes-interrogo-me-sobre-se-os.html
alguns trechos:
“Poucos dispõem de tantas ferramentas personalizadas para se desembaraçarem das marcações e acrescentam a esse dom da natureza a depuração de um sentido estratégico primoroso. Ruiz vê bem ao perto e ao longe, razão pela qual é um perigo onde quer que esteja – entende o jogo como larga cadeia de acontecimentos previsíveis”
“Um dos maiores problemas do futebol actual, e que o tempo tem agravado, é haver jogadores com velocidade a mais para a precisão que têm. Não é o caso de Ruiz, que pinta quadros solitários deslumbrantes ou gera perigo com invenções perfeitas que outros assinam: o golo.”
“Configurado por estética preguiçosa, nunca precisou do cronómetro para ser uma estrela. A velocidade guardou-a no cérebro prodigioso, onde concebe criações supersónicas mesmo que não desfaça a imagem de ter um motor a gasóleo nas pernas. Ruiz mantém com a bola relação baseada nos princípios do encantador de serpentes: estala os dedos e ela adormece-lhe à frente, hipnotizada por aquele pé esquerdo magistral “
16 Dezembro, 2015 at 13:06
Mais uma vez cheio de razao , caro Converge , é isso tudo , pelo como referiu na altura , este roubo até pode ser positivo , se nao for mais para um alerta á naçao Sportinguista , estamos em guerra e os adversarios sao poderosos , ou nos unimos ou morremos !!!!
16 Dezembro, 2015 at 13:10
o melhor que podia ter acontecido, Mike, era a não convocação dum árbitro para o Euro 2016. sinceramente, confesso que fiquei surpreendido mas nós estamos tão toldados com o “nevoeiro” do futebol português que não conseguimos ver que, lá fora, a lucidez é outra. E ninguém me tira da cabeça que a história dos kits-cortesia foi decisiva para essa decisão da UEFA, essa é que é essa!
Lentamente, Bruno de Carvalho vai levando a àgua ao seu (nosso!) moinho:)
16 Dezembro, 2015 at 13:17
de acordo , mas é preciso que os Sportinguistas se cheguem á frente se unam que se tenha a noçao que estamos a competir com armas diferentes, e nao me refiro a imbulas e gaitas , por isso digo que cada vitória do nosso Sporting neste contexto é como de um titulo se trata-se. S.L.
16 Dezembro, 2015 at 13:22
ontem ao ouvir o caracois fiquei estupefacto , um gajo que até parecia moderado , afinal mais nao é do que um braço armado do monstro .
16 Dezembro, 2015 at 13:14
SL.VIVA O NOSSO GRANDE AMOR SPORTINNNNNNNNNNNNNNNNG
16 Dezembro, 2015 at 13:17
Grande texto Converge!
#EstepaísnãoéparaSportinguistasModerados
#Fight&Resist
O triângulo Bruno de Carvalho, Jorge Jesus e Octávio Machado aliados a todos os Sportinguistas está a reerguer o Leão e que Leão!! O riso dos porcos incomoda, é verdade, mas o que vale é que por dentro, sabemos, estão todos atrofiados.
SL
16 Dezembro, 2015 at 13:57
Vais ver o jogo ao vivo e a cores no Domingo?
16 Dezembro, 2015 at 13:39
Grande Converge….e nunca mais são 20h.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING.
16 Dezembro, 2015 at 13:40
Muito bem converge
16 Dezembro, 2015 at 18:32
Obrigadão, continuemos a ter orgulho:)
16 Dezembro, 2015 at 13:42
Gostava descreditar na tua última frase!
O que eu gostaria de acreditar!
Temos ainda que evoluir um pouco mais como seres humanos… Mas acredito que podemos estar no bom caminho.
Não podemos ser anjinhos na caminhada…. Mas não devemos fazer de tudo para ganhar.
Não gostei da placagem do Esgaio no último jogo.
Mas se for essa a maneira para lutar o polvo… puxão ao Suk em Setubal ou ao pontapé do Mercano… Então que seja.
16 Dezembro, 2015 at 18:36
Os bloqueios não são ilegais, Tadeu. Se até no basquete (desporto de não-contacto) os bloqueios são permitidos e até essenciais na estratégia defensiva, então muito mais permitidos são no futebol. e essa estratégia Jorge Jesus trouxe do carnide, com os famosos bloqueios do Luisão, que eu nunca critiquei. o que eu critiquei foi a falta que Luisão fez no célebre golo contra nós, na fala contra o Ricardo, que lhes deu o tíutlo. isso foi bem diferente, não foi bloqueio foi placagem.
posto isto, o golo do Gelson foi 100% legal até porque o jogador do moreirense escorregou no proprio colega.
SL!:)
16 Dezembro, 2015 at 13:47
Bonito texto.
16 Dezembro, 2015 at 13:49
… e eu acrescentava:
“Um futebol que vive de kits de cortesia……. e de pó da porta 18”!!
De certeza que serviu para muita aldrabice!!!
SL
16 Dezembro, 2015 at 13:55
Grande texto Converge!
Estamos a combater adversários dentro de campo e fora dele.
Todos vemos e todo vêem que somos mais fortes que eles e com muito menos que eles.
Mas falta-nos o outro poder, o das arbitragens, dos homens certos nos lugares certos, da comunicação social a fazer loas a tudo o que vermelhos e azuis fazem.
É por isso que a onda verde não pode parar.
Dia 2 de Janeiro será essencial estarmos lá todos a apoiar, obrigando o Leão a rugir e o vulcão a entrar mais uma vez em erupção.
Estádio cheio e apoio do primeiro ao ultimo minuto!
16 Dezembro, 2015 at 13:59
Já tenho bilhete para dia 2 e vou no comboio verde. Chego a casa ás 3 da manhã, mas nada como começar um novo ano na “nossa casa”.
16 Dezembro, 2015 at 15:59
Tens é que chegar a casa com a vitória estampada num sorriso!
Spooooooooooorting!
16 Dezembro, 2015 at 14:02
Completamente off topic, mas algo que cada vez que vou á Alvalade me deixa “duplamente” triste:
– Não termos uma loja á dimensão do clube. Há quantos meses decorrem as obras na antiga loja verde??
– Os bares de apoio nas bancadas são das coisas mais lastimáveis que já vi…Parecem uma coisa saida dos anos 70. 3 ou 4 artigos expostos, paredes despidas ou com recortes de publicidade do seculo passado, sem o minimo de funcionalidade…enfim, mau mau mau!! Não sei se o clube tem alguma palavra a dizer ou se é da inteira responsabilidade dos promotores, mas assim não!! Estamos no sec XXI, temos de tornar o nosso estádio um sitio comfortavel e apetecivel.
16 Dezembro, 2015 at 14:06
Que obras? Que eu saiba não vai voltar nenhuma Loja Verde para as antigas instalações.
16 Dezembro, 2015 at 14:08
Não?! Pensava que sim.
Bem, então se vai ficar naquele espaço estou “triplamente” triste.
16 Dezembro, 2015 at 14:14
A Loja Verde vai migrar para o Pavilhao
16 Dezembro, 2015 at 14:21
A loja verde que existia no Alvalaxia, tinha uma renda paga a peso de ouro, já que os inteligentes dirigentes que lá tivemos, venderam tudo e o Sporting para ter uma loja teve de pagar o aluguer.
O Frost disse tudo, loja verde a sério vamos ter em 2017 no novo Pavilhão João Rocha.
Por agora aquela está bem … há outras prioridades.
16 Dezembro, 2015 at 14:36
Não frequento os bares do estádio, prefiro abastecer-me antes dos jogos nas roulottes, mas para quem por exemplo tem crianças sem duvida que aquilo é deprimente a nível da oferta
16 Dezembro, 2015 at 14:40
O pior são as cargas de água que lá apanho.
O gajo que ” idealizou” aquela merda devia ser castrado!
16 Dezembro, 2015 at 14:10
“A humildade é o nosso farol. E o Sporting o nosso raio de Sol.”
LIKE!
16 Dezembro, 2015 at 14:33
😉
16 Dezembro, 2015 at 14:22
Grande post.
Os erros do jorge ex-super dragão, ainda podem ser atenuados pela perspectiva dada pela posição em campo, agora, o riso dos porcos, NUNCA.
A imagem comprova que os risos, são de gente que sabia ao que ia e que obteve o resultado esperado.
O machado, deve ter dito ao porco henrique, “foda-se estava a ver que o teu consócio ainda marcava o penalti e isto dava merda”.
SL
16 Dezembro, 2015 at 14:32
É mais um sinal de perpétua miséria do futebol português, ASousa.
Inclusive, se houvesse vontade política e não houvesse a vergonhosa submissão do nacional e maritimo ao fc porcos e ao sl branca, a Madeira podia neste momento ter um só clube que certamente, com a visão estratégica e o financiamento necessários, se iria intrometer provavelmente no título. mas, claro , isso é coisa que não interessa à duas nádegas.
Mas nós não temos medo. o Sporting é na verdade o único Clube GRANDE que não só não se importa como até deseja ter uma Liga mais competitiva. Isso é que é mentalidade de GRANDE!
16 Dezembro, 2015 at 14:38
…o Sporting é na verdade o único Clube GRANDE…
+1
16 Dezembro, 2015 at 14:33
Grande!!!
http://www.gifstop.com/images/misc/clap03.gif
16 Dezembro, 2015 at 14:36
thks, Mendes, bela imagem vintage;)
16 Dezembro, 2015 at 14:34
Sem Teo e Tanaka nos convocados, deverá ser Ruiz a jogar atrás de Slim…ou será que vamos reforçar o meio campo??
16 Dezembro, 2015 at 15:05
Patricio
Jefferson
Oliveira
Ewerton
João Pereira
William
Adrien
João Mário
Ruiz
Montero
Slimani
creio que o onze será este, com JM e Ruiz nas alas, mas talvez JJ ainda nos reserve uma surpresa que seria, por exemplo, a entrada de Gelson e a saída de Montero, com o Ruiz a jogar como SA
16 Dezembro, 2015 at 14:39
Eu aqui todo curioso por ler as declarações dos papagaios vermelhos e eis que não encontro nada do antónio figueiredo, do capristano, do gaspar ramos e do outro gordo que foi vice do vale e azevedo…
E “palavras” do orelhas… nada…. como de costume nos momentos em que aquilo está a arder!
16 Dezembro, 2015 at 14:52
OFF para descontrair:
Retirado do ForumScp, sendo o autor o Gtony
——————————————
Aqui está a descrição e explicação do processo de formação lampionica:
PROCESSO DE FORMAÇÃO LAMPIONICA
FASE 1 – A Prospeção do Seixal
Nesta fase, o jovem talento da escola de talentos do Seixal joga na equipa B e na equipa Júnior do Benfica. Os lampiões preveem um grande futuro para o jovem jogador. É um talento nato, e mais um produto de qualidade com a chancela Seixal.
João Teixeira e Nuno Santos estão atualmente nesta Fase 1.
FASE 2 – O Lançamento
Começa o sonho. O Jovem jogador é lançado e dá boas respostas em campo. Os lampios dizem: “Finalmente é este”. O Treinador diz que tem muita confiança neste jovem e que é um grande talento.
Renato Sanches foi o ultimo a passar a fase 2, e atualmente passou á fase 3.
FASE 3 – A Fase Eusébio
O Jovem talento do Seixal está cada vez mais entrosado com a equipa e brilha a grande altura. Os jornais deliram com as novas coqueluches lançadas pelo Benfica. Aparecem Madrid, Bayern, Barcelona, Atl. Madrid interessados nestas coqueluches. Pergunta-se a treinadores estrangeiros o que acham do novo Eusébio que está a ser fabricado na Luz. O Presidente renova-lhe o contrato e mete-lhe uma clausula de muitos milhões.
Renato Sanches está atualmente nesta Fase 3.
FASE 4 – O Orgasmo da internacionalização
O Selecionador nacional viu que o talento do Seixal deu boas respostas nos 140 minutos de estreia, e decide convoca-lo para a Selecção A. A imprensa delira, e fala numa nova era do Futebol Português. A Selecção A é abastecida pelo Seixal, e o Seixal é o futuro da Selecção A e do Futebol Mundial. O Jovem talento do Seixal não desilude e diz em CI que “No Seixal há mais”.
Ivan Cavaleiro, Nelson Semedo, e Gonçalo Guedes foram os últimos a entrar na Fase 4. O próximo será Renato Sanches.
FASE 5 – A Desilusão
O jovem formando do Seixal começa a acusar a pressão. Começa a não apresentar rendimento, e na Luz começa-se a questionar se realmente este Talento do Seixal tem futuro. A titularidade do jogador começa-se a por em causa e o jogador vai decrescendo de rendimento até ficar no banco de suplentes. Começam os 1ºs assobios da bancada.
Gonçalo Guedes está atualmente na Fase 5.
FASE 6 – O Esquecimento
Passada a fase 5, o jogador joga cada vez menos e vê-se ultrapassado por outros jovens talentos produzidos no Seixal. Alterna a sua presença entre banco e bancada.
FASE 7 – O Desaparecimento
Nesta Fase, o jovem talento formado do Seixal é obrigado a desertar para o campeonato Cipriota, para a II Liga Inglesa ou para os EUA. A tesão de mijo acabou, o jogador deixou de contar para o treinador e torna-se apenas mais um Flop formado no seixal, e a 12345755ª versão falhada de novo Eusébio.
Nesta fase, encontram-se todos os jogadores formados pelos lampios como Nelson Oliveira ou Ivan Cavaleiro por exemplo.
Ler mais: http://www.forumscp.com/index.php?topic=57883.40620#ixzz3uUn3meYE
16 Dezembro, 2015 at 15:01
espetáculo de post! eu diria que o Renato está neste momento a transitar da fase 3 para a fase 5, e vamos ver se ainda passa pela fase 4. não que não seja bom, mas porque não tem estofo para suportar a pressão que os lampiões estão a deixar que lhe ponham. não há jovem de 18 anos que tenha arcaboiço para suportar este peso.ninguém no carnide apoia os jovens, ninguem.