Como será normal, para a história do futebol português e da actual edição da Taça de Portugal, ficará a memória de um grande jogo de futebol, disputado no limite e com resultado incerto até final. O que é pena é que, uma vez mais, esse grande jogo de futebol fique manchado por uma arbitragem que, azar do caraças, toma demasiadas decisões erradas para o mesmo lado.
Mas vamos ao jogo porque, efectivamente, os 120 minutos jogados na pedreira merecem elogios pela forma como as duas equipas se atiraram para o campo e, mesmo com estratégias diferentes – o Braga sempre muito mais em busca do erro e do contra-ataque – quiseram ganhar a partida e seguir em frente na Taça. Entraram melhor os bracarenses e, logo aos cinco minutos, Wilson Eduardo tem um remate cruzado que passa rente ao poste. Era o primeiro aviso da forma como os arsenalistas se apresentavam, procurando os lançamentos rápidos nas costas da defesa leonina. O lance pareceu acordar o Sporting que sem grande demora começou a ganhar o meio-campo. Jesus apostaram em Aquilani para fazer companhia a Adrien e a William, com o italiano a alternar algumas vezes de posição com João Mário e a estratégia manietava o adversário. Slimani tem uma primeira cabeçada fraca, Ruiz não perdoa quando, na sequência de um lançamento de linha letaral, a bola fica ao alcance do seu pé esquerdo: bomba e golo!
Era o tónico que o Sporting precisava para assentar o seu jogo e para pegar, definitivamente na partida. Que continuou disputada, é verdade, mas sem grandes oportunidades de golo e com a certeza que eram os de Alvalade que impunham o ritmo e que, mesmo em vantagem, eram quem jogava no meio-campo adversário. Até que, a cinco minutos do intervalo, Luiz Carlos, já amarelado por falta dura na sequência de várias outras, pisa ostensivamente o calcanhar de William Carvalho. O árbitro manda jogar, Rafa arranca, galga vários metros (tanto tempo e ninguém sai ao gajo mais cedo) e desmarca Wilson Eduardo na perfeição para um golo do empate totalmente contra a corrente do jogo. Como iria o Sporting reagir ao balde de água fria?
Os primeiros minutos da segunda parte trouxeram bola dividida, mas depressa a toada voltou a ser a mesma: uma equipa a assumir, a outra a jogar na expectativa. Ruiz tem um lance genial que passa a milímetros do poste e, do outro lado, Alan vê a sorte bafejá-lo: a tentativa de encher o pé resulta numa carambola que leva o esférico a sobrevoar Rui Patrício. Novo balde de água fria, prova de esforço duplicada para o Leão que depressa mostrou o porquê de ser líder do campeonato. Ruiz e Aquilani combinam na esquerda, com o italiano a levantar com conta peso e medida para a área onde, de rompante, aparece Slimani a fuzilar de cabeça! Resposta pronta e Sporting novamente a encostar o Braga lá atrás. Jesus chama a velocidade de Gelson e tira João Mário, mas seria pelo meio que o marcador sofreria nova cambalhota: remate com nota artística de William Carvalho, metendo a bola em jeito junto ao poste da baliza de Matheus. Faltavam 25 minutos e o Sporting colocava justiça no marcador. Mas não colocava o jogo no congelador. Aquela vontade saudável de pressionar alto o adversário foi superior à de controlar a partida e, diga-se em abono da verdade, quando se joga contra uma equipa que só sabe criar perigo em transições rápidas, não faz sentido dares-lhe essa oportunidade quando estás a ganhar. Claro que tudo isto é muito relativo, mas a verdade é que, estranhamente, o Sporting não defendeu a preceito a justa vantagem conquistada e alimentou a ilusão bracarense de poder chegar ao empate. Com o meio-campo a entrar em falência física, não poderia Jesus ter trocado Aquilani por André Martins, ganhando um médio fresco e capaz de segurar a bola? Tudo é equacionável, mas a verdade é que esse espaço que se continuou a dar acabou por ser fatal: um cruzamento da direita sem oposição, uma bola a cair na área sem oposição, a mesma bola a vir para fora sem pressão imediata sobre quem remata, permitindo ao lateral direito do Braga fazer o golo da sua vida. Prolongamento.
À entrada para os 30 minutos suplementares, o Braga é o primeiro a criar perigo. Novamente beneficiando da moleza defensiva, Rui Fonte tem tempo de ensaiar o remate que Patrício desvia para o poste. Três minutos volvidos, lance capital: Matheus isola Slimani e o argelino faz o 4-3, mas o lance é anulado de forma ridícula pelo fiscal de linha (e, não, não é daqueles lances muito complicados porque nem em linha está). E, a partir daqui, tudo o resto vale o que vale: o sermos os únicos a ter iniciativa de jogo, o estarmos sempre sujeitos a levar um golo em contra-golpe como viria a acontecer, as manchetes que tentam promover o que de melhor teve um jogo disputado no limite e com resultado incerto até final. O que é pena é que, uma vez mais, esse grande jogo de futebol fique manchado por uma arbitragem que, azar do caraças, toma demasiadas decisões erradas para o mesmo lado. A última delas, mesmo ao cair do pano, quando William Carvalho se desenvencilha de um defesa e o árbitro transforma o golo do empate numa falta inexistente.
E a verdade, recuando ao que tem sido a nossa sina nos últimos anos, veremos que os grandes jogos surgem sempre quando o Sporting se vê forçado a contornar adversários e factores extra. Veja-se a visita à luz, há dois anos, com os lampiões embalados pelo amigo Duarte Gomes. Veja-se a visita ao dragão, na época passada, onde Patrício defende um penalti inventado por Jorge Sousa (o tal do Choupana gate). Recorde-se a final da Taça e a dualidade de critérios que impediu o Braga de ficar a jogar com 9. Veja-se o jogo de ontem, onde é vergonhosamente anulado um golo a Slimani que dificilmente não teria sido a machadada final no jogo. Isto nos jogos a eliminar é sempre mais fácil de apitar a matar, mas a brincadeira segue já no próximo domingo, na ilha onde ficou por marcar um dos mais escandalosos e claros penaltis da historia conteporânea do futebol português. O escolhido é Vasco Santos, filho de Martins dos Santos, ex-árbitro condenado em 2013 a 18 meses de prisão com pena suspensa por tráfego de influências, enquanto observador da arbitragem da Associação de Futebol do Porto. Vasco Santos que, recorde-se, nos arrumou há dois anos, na visita a Setúbal e que, entretanto, conseguiu que se abrisse um processo para averiguar quem foram as pessoas que lhe enviaram mensagens na sequência dessa arbitragem nojenta.
Ou seja, com 120 minutos nas pernas e sem o extra de termos ganho que diminuiria o cansaço físico, devemos preparar-nos para voltar a jogar contra 14. Na ilha onde, há dias, treinador e presidente da equipa que havia sido prejudicada, sorriam em conjunto com o beneficiado. Num futebol consporcado de azul e vermelho, como ainda ontem se viu quando os bracarenses assumiram as dores lampiãs e lançaram o bailando nas colunas de som. E se esta clareza com que somos apontados como alvo em movimento não servir para unir-nos em torno do Sporting, então é melhor repensarmos o nosso papel enquanto adeptos!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
17 Dezembro, 2015 at 11:53
Para os rapazes de verde e branco:
Enquanto deixarem no campo a pele, enquanto derem o que têm e o que não têm, o apoio será incondicional.
Com erros, sem erros, com sorte, com azar, faça chuva, faça sol. Estamos lá.
É que aliando a raça à qualidade que demonstrámos por largos períodos estaremos sempre mais perto de ganhar.
Durante muitos anos, o nosso maior adversário fomos nós próprios. Actualmente é “só” o sistema, contra o qual o nosso presidente luta com todas as suas forças.
A nós adeptos, cabe-nos fazer o nosso papel.
Estamos juntos.
Domingo há mais uma batalha.
17 Dezembro, 2015 at 22:56
Mai nada!…
NÓS SOMOS DA RAÇA QUE JAMAIS SE VERGARÁ!!!…
17 Dezembro, 2015 at 11:54
Estive no estádio….foi duro, foi revoltante!!!
Mas saímos de cabeça erguida!!! Caimos como grande que somos (e viram-se negros para nos tombar…braga, arbitros tiveram que dar tudo o que tinham!)
17 Dezembro, 2015 at 11:59
O Bruno Cesar já poderá jogar dia 2?
17 Dezembro, 2015 at 12:04
NÃO … só pode ser inscrito no dia 04 de Janeiro
17 Dezembro, 2015 at 12:05
Penso que não, apenas a partir do dia 4.
De qualquer maneira, não sei se o Jesus o lançaria sem fazer antes um jogo (ou pelo minutos).
17 Dezembro, 2015 at 12:05
Não. As inscrições só abrem a 4.
17 Dezembro, 2015 at 12:08
não. A Liga não se digna a abrir portas ao sábado (de ressaca), logo só há inscrições depois de dia 4.
17 Dezembro, 2015 at 12:01
Grande jogo da bola. Muito bem jogado e sempre disputado
Mas para variar foi aquela 3a equipa que puxou para si a resolução do jogo com aquele golo mal anulado so Sli. Isso e a dualidade de critérios na amostragem de amarelos. No começo do prolongamento tínhamos 5 amarelos e o Braga 1.
Sair de cabeca levantada, e quão diferente é esta cabeca levantada quando comparada com aquela dos ultimos anos de que todos os jogadores falavam nas flash interview.
Boas coisas virão a jogar desta maneira e com esta vontade.
17 Dezembro, 2015 at 12:03
pois eu confio … tanto que acredito que no domingo lá estarei na Madeira de leão rampante ao peito …e se eu consigo superar o maior medo que tenho por AMOR ao SPORTINGGGGGGGGGGGG espero sair de lá com um sorriso de orelha a orelha 🙂 vamos ganhar lembrem se disso GANHAR ….
17 Dezembro, 2015 at 12:06
Vamos esperar que não haja nevoeiro para a viagem não ser só um passeio 😉
17 Dezembro, 2015 at 12:09
não faz mal …jogavamos segunda …olha a bela da desculpa que se arranja para nao vir trabalhar 🙂 ahahahhahaha ( não há avião chefe … sorry tenho que ficar )
17 Dezembro, 2015 at 13:14
Desta vez não fui eu a falar em nevoeiro…
Depois se aparecer não venham dizer que a culpa foi minha, desta vez estou inocente 😀
17 Dezembro, 2015 at 14:56
mas nos queremos que o jogo seja segunda assim temos desculpa para mais uma noite e dia na madeira 🙂
17 Dezembro, 2015 at 19:12
Sabes muito tu sabes :p
17 Dezembro, 2015 at 12:10
o Vasco Santos vai ser o árbitro?
em vésperas de receber o FCP?
as minhas expectativas desceram muito, mesmo muito…
estive nesse jogo em Setúbal e desde de uma arbitragem de um tal Mário Leal em Alvalade num jogo (para a Taça) com o FCP que não me apetecia aviar num árbitro.
17 Dezembro, 2015 at 13:59
Do que te foste lembrar… do Mário Leal esse insigne representante do sistema porquista do idos 90. (esse jogo foi em 92, lembro-me bem, assim como da intifada que se seguiu…. se não fosse a bófia ser numerosa e bem equipada, nesse dia tinha havido um “acidente” grave em Alvalade com o apitadeiro e com o bimbo… o pessoal estava-lhes cá como uma sede…)
17 Dezembro, 2015 at 14:49
se tem existido essa intifada, talvez o futebol português não ficasse tão podre (como já estava a ser).
17 Dezembro, 2015 at 12:12
Se dúvidas houvessem…
https://vine.co/v/imtvmexPArJ
Alguém arranja o lance do William mesmo ao cair do pano?
17 Dezembro, 2015 at 17:05
Sendo que este lance seria o 2º cartão amarelo para Luis Carlos, logo expulsão.
Duplamente gamados.
SL
17 Dezembro, 2015 at 17:23
Nunca é demais reforçar esse facto!
Esse é “o lance chave” do jogo!!
O braga ficava com 10 ainda na 1ª parte e a perder por 1-0!!
17 Dezembro, 2015 at 12:14
Grande jogo… Grande frustração pelo gamanço habitual.
17 Dezembro, 2015 at 12:14
Uma palavra também para os leões presentes no estádio, IMPRESSIONANTE mesmo a perder nunca se calaram
17 Dezembro, 2015 at 12:14
Se eu tivesse de legendar os pensamentos do árbitro, seria assim:
Falta sobre o William: “O gajo levou um toque, mas a bola já tinha saído. Marco falta? Caga, não deve dar em nada. Espera, o gajo isolou-se…marcou golo. Agora, não posso anular. Foda-se, espero que não seja muito óbvio na TV.”
Golo anulado ao Slimani: “Vou apitar, eles que decidam nos pênaltis, eu não me vou queimar. O cabrão meteu a bola na baliza! Não lhe vou dar amarelo, não quero expulsar ninguém”.
Golo do William no último minuto: “Nem penses, não quero polémicas”.
17 Dezembro, 2015 at 12:21
Não…
17 Dezembro, 2015 at 12:28
Estás a ser muito brando, ValVerde.
Falta sobre o William:
“Epa, se marco a falta tenho de mostrar o segundo amarelo ao Luiz Carlos porque é um pisão no calcanhar. Isto vai tirar o Braga do jogo e os meus patrões vão-me foder. Segue jogo.”
Segundos mais tarde…
“Eh lá! Deu golo? Saiu melhor que a encomenda! Acho que amanhã vou almoçar fora…”
Lance do fora de jogo de metros não assinalado de um jogador do Braga na primeira parte (bandeirinha)
“Oh que caralho! Então eu deixo passar isto e eles nem perigo criaram? Vá, fica para a próxima.”
Golo anulado ao Slimani (bandeirinha)
“Nem penses, Slimani! Nem nos teus sonhos mais molhados eu valido um golo que vos mete na final!”
Lance do William no final do jogo
“Confusão? Gajos do Braga no chão? Guarda redes a gritar desalmadamente? Porreiro! Já tenho um pretexto para não validar o golo! Humm….apetece-me lagosta. É isso que vou pedir amanhã.”
17 Dezembro, 2015 at 12:30
Top.
17 Dezembro, 2015 at 12:40
+1
17 Dezembro, 2015 at 12:34
Correcção: o golo não nos metia na final, passávamos a eliminatória.
17 Dezembro, 2015 at 12:36
Uma coisa que me irritou foi ninguém (até o próprio William) ter protestado o 1º golo do Braga. Nem jogadores, nem equipa técnica, nem Octávio ao intervalo.
Uma coisa é os jogadores pararem, outra é depois do golo irem pedir satisfações ao árbitro.
Estes pormenores são importantes. Condicionam os árbitros na próxima decisão difícil. Se o tivessem feito, ele provavelmente teria validado o golo do Slimani, porque sentir-se-ia em dívida com a nossa equipa. Assim, pode continuar sem problemas.
17 Dezembro, 2015 at 13:37
Isto é tão verdade e funciona desde as camadas jovens, passando pelos distritais e até noutras modalidades.
Pode não ser garantido, mas ajuda.
17 Dezembro, 2015 at 12:39
+1
É mais isto!
18 Dezembro, 2015 at 13:27
Lavagante Sá, uma arbitragem dessas é no mínimo lavagante…..
17 Dezembro, 2015 at 12:28
‘Es lirico…O pensamento ‘e mais ao longo destas linhas:
Falta William: “Olha, perdeu a bola, contra-ataque perigoso, pode ser que se fodam”
Golo anulado ao Slimani: “Nem pensar caralho, nao ganham isto antes dos penalties”
Golo anulado ao William” “Ahah, foda-se, nem pensar! Ja tenho garantido a 1a categoria para o ano e uns belos jantares o resto da epoca”
17 Dezembro, 2015 at 12:16
Bom jogo!
O João Pereira tem jogado bem nos 2 últimos meses. Mas ontem teve uma tarefa diferente e parece-me que não correu tão bem: a marcação cerrada ao Rafa, primeiro junto à linha e depois quando o lampião do norte derivou para o centro do terreno, deixando a faixa aberta para o lateral adversário entrar. Penso que este foi um dos erros chave que JJ não corrigiu durante o jogo: se achava que Rafa merecia um polícia, deveria ter escolhido um médio (Adrien ou até André Martins no lugar de Aquilani).
Para mim o MVP foi Adrien. O pior, uma vez mais, Jefferson.
Gelson tem estado muito nervoso, nunca faz o passe no momento certo e não parte para cima do adversário quando deve. Parece entrar sempre cansado, especialmente a defender – há jogadores com mais 45 minutos de jogo do que ele com mais velocidade e reacção. Acho que ainda está a tentar pausar o jogo e trocar a bola segundo indicações do treinador mas se não faz sprints e dribles mais vale estar lá o João Mário.
Matheus entrou bem, uma vez mais. Parece-me muito mais objectivo do que o Gelson, com um excelente pé esquerdo, sempre com a baliza na cabeça. Não defendeu bem no 4º golo e levou um raspanete in loco do JJ.
Aquilani não acrescenta muito; João Mário fez por ser substituído (especialmente pelo que não jogou neste e nos 2 jogos anteriores).
Ruiz, ao contrário do que se diz, aguentou o jogo todo. Sabe muito bem gerir o esforço durante o jogo e posicionar-se bem a defender sem correrias loucas.
Os golos dos lampiões do norte aconteceram por grandes falhas defensivas que, no estádio, se conseguiam antecipar logo no início da jogada.
O Jefferson é uma nódoa. Ando para vos dizer isto há uns tempos mas queria evitar crucificar um jogador do Sporting. Desde que saiu Marcos Rojo que me apercebi da postura miserável deste bufas a defender – na primeira época ainda disfarçou porque o argentino passava a vida a fazer-lhe as dobras, a partir daí foi o descalabro. E não venham com a história das assistências e cruzamentos que ele faz: no final de contas ele é extremo ou lateral?
Jefferson já nos custou muitos jogos e eliminatórias.
Penso que JJ teve muitas contrariedades que condicionaram as suas substituições – algumas por sua culpa, devido ao 11 inicial que escolheu – e num jogo com 120 minutos isso foi crucial.
– Falta escandalosa sobre o William no 1º golo
– Golo mal anulado ao Slimani
– Golo mal anulado ao William
– O jogador que tinha a cabeça ligada fez uma falta dura sobre um jogador do Sporting (Jefferson? Matheus?) durante um contra-ataque leonino. O boi mostrou amarelo ao jogador… errado. De seguida o mesmo jogador de cabeça ligada fez outra falta dura e o boi mostrou-lhe amarelo. Foi aí que JJ começou a gritar que era expulsão, que o gajo já tinha visto 2 amarelos. Apenas incompetência?
Já vos disse que o Jefferson é uma nódoa?
17 Dezembro, 2015 at 18:54
O Jefferson não é assim tão mau. Até foi uma das boas contratações do reinado de BdC. Não é tão bom como o Insua da 1ª época, mas é bem melhor do que muitos dos Laterais esquerdos que passaram ultimamente pelo nosso clube (Evaldo, Grimi, etc)
17 Dezembro, 2015 at 12:17
além dos lances mencionados, há pormenores que definem a tendência do jovem árbitro:
– logo após o golo do Fonte, livre lateral para o Sporting; cruzamento, bola no braço de um bracarense e vai pela linha lateral; penalti? não! canto? não! pontapé de baliza…
17 Dezembro, 2015 at 16:06
Houve ainda um fora de jogo de todo o tamanho que obrigou Adrien ou Jefferson a cortar pra canto e o “futuro melhor árbitro do futebol português” que nem a europeus nem mundiais há-de ir, marca a merda do canto em vez da posição irregular… pormenores!
Saudações Leoninas
17 Dezembro, 2015 at 12:18
É verdade que o Braga pôs o bailando a tocar??????
Isso diz muita coisa…. muita mesmo!!!!!!
17 Dezembro, 2015 at 12:19
braga os lampiões do norte
17 Dezembro, 2015 at 12:22
Não dês importância a isso que eles são pequeninos.
17 Dezembro, 2015 at 12:25
Não é o caso de dar ou não importância. É o caso de no meu entender, como diz o Cherba, parecer que estão a tomar as dores dos outros.
17 Dezembro, 2015 at 12:25
Eles sao o carnide c, sempre foram
17 Dezembro, 2015 at 12:40
E mais as provocações à saída do estádio. Aquilo é tudo lampião
17 Dezembro, 2015 at 16:10
e o lampião-mor é o palhaço do freitas lobo… só vê vermelho! Mas um vermelho é mais carregado que outro…
Dá a ideia que William é carregado…. dá ideia que Slimani não está fora de jogo…. dá a ideia que William não faz falta…. pelo meio tem orgasmos com o rui fonte!
SL
17 Dezembro, 2015 at 13:44
Cá os esperamos em Janeiro…
17 Dezembro, 2015 at 14:02
Vamos lá festejar em Maio. Com baile ou sem baile.
17 Dezembro, 2015 at 12:18
2 minutos de descontos no prolongamento quando o guarda-redes esteve a ser assistido durante 3.
17 Dezembro, 2015 at 12:18
Bom dia.
O nosso Sporting saiu de cabeça elevadíssima da presente Taça de Portugal.
Como é hábito houve erros de arbitragem que -como é hábito- prejudicaram o Clube de Portugal.
O Presidente Bruno de Carvalho -como é normal- veio de imediato dizer o que devia ser dito. Não esperava menos de quem está ao leme do nosso Clube. Há vozes discordantes, mas a isso também já estamos acostumados, e ele também já está calejado…
Enfim… pelo menos a nossa equipa poderá concentrar-se e focar-se em missões mais importantes, como a conquista do título de Campeão Nacional.
Mas obrigado aos bravos leões que vestem a camisola com o leão rampante ao peito, pelas brilhantes e excitantes exibições: com a alma e a classe que têm posto em campo, não admira que tenham sempre multidões a seguir-vos em todos os campos de Portugal e da Europa.
AVÉ LEÕES!!
17 Dezembro, 2015 at 12:25
Atascadocherba.com is ranked #287,887 in the world according to the one-month Alexa traffic rankings and 0 out of 10 according to Google Pagerank. The site was founded 2 years ago. Atascadocherba.com has the potential to earn $1,489 USD in advertisement revenue per year. If the site was up for sale, it would be worth approximately $10,421 USD. Atascadocherba.com is rated 2.0 out of 5.0 by StuffGate.
17 Dezembro, 2015 at 13:58
Cherba, anda cá pá. Queres um sócio?
17 Dezembro, 2015 at 14:01
Eu compro. Depois contrato o Cherba por 100€ mês.
É que sem o gajo, adeus.
17 Dezembro, 2015 at 12:19
Falam que o Sporting devia ter defendido o jogo, nós fomos fieis á nossa forma de jogar o que nos tem permitido estar em 1º.
17 Dezembro, 2015 at 12:27
Ganhámos alguns dos nossos jogos, precisamente porque defendemos bem a vantagem nos últimos minutos.
17 Dezembro, 2015 at 12:29
Mas a jogar com bola, certo.
17 Dezembro, 2015 at 12:39
Sim, claro. mas ás vezes é preciso jogar feio e chutar para a bancada.
E não arriscar passes como o do Gelson, que deu origem ao 3º do Braga.
17 Dezembro, 2015 at 12:23
um texto factual de um jogo bem disputado e como sempre, ROUBADOS, o resultado correto era 5 a 3, ainda haverá sportinguistas que duvidem que nos querem abater, para que só fiquem duas nádegas ? até ao dia 2/1 BC, JJ e o nosso grande SCP vão ser atacados de todas as formas, temos que cerrar fileiras e lutar até morrer, Portugal está podre pela corrupção, temos Portugal no nome e por isso vamos resgatar o futebol português e ser um exemplo para toda a sociedade civil. como disse JFK, não perguntes o que o teu país pode fazer por ti, mas sim, o que tu podes fazer por ele, assim temos que pensar TODOS os verdadeiros Sportinguistas e citando Che Guevara, todos os que se revoltam contra as injustiças, são meus irmãos… eu estou REVOLTADO, SL
17 Dezembro, 2015 at 12:25
Ah e não esqueçamos os ridículos 2 min de desconto.
É preciso relembrar o que aconteceu no reatar do prolongamento ?!
17 Dezembro, 2015 at 12:28
E sim, somos a equipa a abater este ano no futebol português.
17 Dezembro, 2015 at 12:35
Sinceramente isso até me dá orgulho, só mostra que estamos de volta e que afinal um Sporting forte não fazia assim tanta falta ao futebol português como diziam
17 Dezembro, 2015 at 16:41
Este ano?!?
Se disseres desde há 30 anos… ok… Agora resumir isso a este ano…
Deixa-me rir…
17 Dezembro, 2015 at 12:34
Bom dia tasqueiros,
Análise mais uma vez irrepreensivel.
Não convém braquear os lances polémicos a nosso desfavor que tiveram influência no resultado, no entanto, a última oportunidade do William parece-me de facto haver falta.
Quanto ao jogo em si, foi um grande jogo de ambas as equipas, pecámos pela forma como fomos quase sempre incapazes de parar bolas para as costas da defesa e sofremos 2 golos na sequência desses mesmos lances, depois o golo do Alan, para além da chouriçada que foi onde estava o jogador que o estava a acompanhar? Foram 3 golos inadmissiveis e o prolongamento foi um castigo para nós, rebentámos fisicamente, o Braga geriu melhor o esforço e foi feliz.
Um pequeno OFF alguém notou a maneira como o Freitas Lobo festejou os golos do Braga??? eheheheh isenção que se foda o homem não se conteve, via-se que ele queria muito que o Sporting perdesse.
Pessoal, agora é refletir sobre os erros, recuperar do esforço e apontar para o União, vamos ter um anti jogo complicadissimo pela frente.
FORÇA SPORTING!!! EU ACREDITO NA VITÓRIA
17 Dezembro, 2015 at 12:35
Ressaca do caraças!!! Mas há que levantar a cabeça e ganhar Domingo mesmo contra 14. E Dia 2 entalar os porcos de uma vez…. e flopetegui vai de vela. O que mais me irrita depois da primeira derrota da época a nivel interno é ver a alegria dos lampiões… Dass!!!!
17 Dezembro, 2015 at 14:11
A mim não me irrita!!
A mim ORGULHA-ME, pois é sinal que Nós estamos de facto “muita fortes” e que eles estão uma valente merda em que as unicas alegrias que têm são os nossos insucessos!
17 Dezembro, 2015 at 12:38
Eu compreendo a tentação irresistível de atribuir a eliminação de ontem ao erro (não intencional) do árbitro e talvez intencional do fiscal de linha.
Compreendo que estejamos todos lixados. Eu também estou!
Mas temos que ser mais exigentes do que isso e perceber que Jorge Jesus não se pode escudar nesse ponto porque se ontem fizémos uma Grande exibição de personalidade, qualidade e maturidade, jogando como o verdadeiro GRANDE, também temos que perceber que não fomos perfeitos e errámos também.
E Jorge Jesus também deve perceber que errou ao retirar Ewerton e deixar Jefferson em campo.
Quando eu vi Naldo preparado para entrar aos 98 minutos (estava o jogo empatado), pensei imediatamente que seria Jefferson a saír porque Jefferson nunca conseguiu controlar o seu flanco, foi várias vezes ultrapassado em velocidade por Wilson e Alan e dois dos golos que sofremos foi pelo lado dele, principalmente o 4º golo em que ele (mais uma vez!) andou às aranhas, correndo para o interior em vez de impedir o centro do Baiano, dando-lhe todo o espaço do mundo para centrar para o Rui Fonte.
Depois, ainda nesse 4º golo, o que temos? na quina da pequena área o Naldo aos papéis e no centro da pequena área Paulo Oliveira e…João Pereira com 1.60m a saltar contra a torre de mais de 1.90 do Rui Fonte.
São estes erros que têm de ser corrijidos, principalmente o posiocionamento defensivo dos laterais. Ontem, João Pereira foi dos melhores e na minha opinião está a evoluir a olhos visto, mas Jefferson continua muito indisciplinado taticamente e é muito mais extremo que é lateral.
Acho um erro a saída (pelos vistos, mais que provável) do Jonathan. Jonathan pega mais naquele flanco do que Jefferson e defensivamente dá mais garantias.
E acho um erro se não formos ao mercado adquirir mais um central. Porquê= Ewerton é excelente (para mim, o melhor DC em Portugal), mas fisicamente vai quebrar muito. E Naldo posicionalmente já comprmeteu várias vezes.
Estes, meus caros amigos, são os erros que eu aponto. Tudo o resto, 5 estrelas! Personalidade, qualidade, vontade, experiencia, nada a apontar.
Mas nós, adeptos, temos que ser ainda mais exigentes! Porque é isso que a Cultura de Vitória deste Novo Sporting nos ensinou: exigencia, exigência, exigência.
Um erro de arbitragem roubou-nos a eliminatória? talvez. Mas, ontem, meus amigos,o Braga fez por ganhar , tal como nós.
O futuro tranquiliza-me, apesar destes erros que sei que Jorge Jesus vai corrigir. Já corrigiu muita coisa, aquilo que tem feito a nivel defensivo está a anos-luz das épocas passadas. Mas ontem sofremos 4 golos, dois deles evitáveis pelos flancos.
Não tenho dúvidas que estamos no bom caminho. E continua a dizer: não há ninguém, numa prova de resistencia e em Portugal, que nos suplante. Niguém!
Ontem fiquei mais ainda convicto que em maio estaremos todos a celebrar. Nem os árbitros nos vão impedir.
17 Dezembro, 2015 at 12:44
Converge, apesar de arriscada eu percebi a ideia do Naldo.
Era preciso um central rápido para fechar o flanco e o Ewerton já não se mexia.
Infelizmente, o Naldo também anda numa de pé-frio e borrou a pintura no 4 golo.
Mas aquela bola era do Patrício. Toda a gente no estádio e em casa percebeu que ia acontecer aquilo…menos o Rui.
17 Dezembro, 2015 at 12:52
Tens razão, Val Verde, Patrício também tem responsabilidade mas o que critico não são erros pontuais (e foi provavelmente o 1º do Rui numa época em que já nos salvou várias vezes) mas erros sistemáticos. Não se dá 5 metros ao jogador para centrar. um lateral tem que estar em cima e Jefferson já por várias vezes que errou (tanto nesta época como na anterior) neste posicionamento. Para mim, Jonhattan subia!
17 Dezembro, 2015 at 12:53
Concordo, o Rui aí devia ter sido mais destemido.
Como disse á bocado, o prolongamento foi um castigo para os jogadores, rebentámos completamente.
Concordo também em relação ao Jefferson…não esteve bem, no 2º golo devia ter acompanhado o Alan e no 3º é inacreditável como se deixa “comer” daquela maneira.
17 Dezembro, 2015 at 14:03
Fiquei com a ideia que o Rui (pela rapidez do cruzamento) percebe que não chega à bola e para não ter uma saída em falso recua.
A bola para mim é do central, pois o cruzamento não foi em balão.
17 Dezembro, 2015 at 15:00
Isso não faz sentido pois basta dar um passo em frente e saltar e estaria a tocar na bola!
Acredito que o Rui possa não ter percebido onde o balão ia cair…mas sejamos sinceros.
Lances destes já vimos vários e o Rui nunca sai dos postes.
Por isso lhe digo que devia ver mais vídeos do Damas. A grande área era toda dele…ao rui só peço que mande na pequena!
17 Dezembro, 2015 at 15:02
Não? Ainda ontem teve que sair….. Com aquela passadeira que remédio teve ele.
17 Dezembro, 2015 at 16:30
Se fosse o Damas, das 2 uma: ou punha a bola na pedreira ou partia os queixos ao Fonte!
17 Dezembro, 2015 at 19:36
O Rui tem de crescer nesse aspeto.
Ainda ontem esta a a comentar com um amigo…. o rapaz tem boa índole e o campo está cheio de bandidos.
O Rui além da barba, tem de começar a deixar crescer umas garras…. e sair a distribuir fruta…. para os gajos deixarem de ir para a pequena área armados em pontas de lança.
17 Dezembro, 2015 at 19:36
Qualquer centro que vá para a zona da pequena área é sempre do guarda-redes. Acho que este é o único defeito que aponto ao Patrício e ontem quando o Braga marcou aquele golo ia atirando o pc à tv enquanto chamei mais de mil nomes ao Patrício por não conseguir dar 3 passos à frente e apanhar/socar aquela bola.
De resto já tudo foi dito sobre a desilusão que foi o resultado e sobre a vergonhosa arbitragem. Agora é ir ganhar à Madeira.
17 Dezembro, 2015 at 13:36
Acho que o Ewerton saiu tocado. Pelo menos foi observado pelo médico e pôs gelo na perna.
17 Dezembro, 2015 at 12:39
Ah é Domingo na Choupana que jogue o Jonathan, o Jeff que me perdoe mas o banco só lhe fará bem…
SL
17 Dezembro, 2015 at 12:44
+1.
17 Dezembro, 2015 at 12:39
Bom dia, ontem foi um desilusão, não merecíamos sair desta forma…foi ver o jogo e cama!
Só vi o braga ser ligeiramente superior ao Sporting depois de termos feito o 3ª golo.
Eu gostava de saber o que correu Slimani, que raça, que vontade..espero que fique muitos anos.
Penso que, pela 1ª vez, o Jesus esteve mal nas alterações. Para mim quem saía era o Aquilani em vez doo João Mário.
Grande jogo de futebol!!
Domingo é para ganhar,
SL
17 Dezembro, 2015 at 12:46
só mais uma palavra: SLIMANI.
O que dizer? o meu jogador preferido. F-A-B-U-L-O-S-O.Se houver um estudo sobre os jogadores do mundo inteiro que mais evoluíram na carreira, Slimani ganha de longe. 20 milhões?!! MY ASS.
17 Dezembro, 2015 at 12:55
Eu acrecento outra…ADRIEN
Mais um jogo monstruoso. Depois de todo o nosso meio campo rebentar, foi o único que ainda tentou correr atrás da bola.
Hoje deve ter as pernas feitas num 8, mas para além do SLIM o nosso capitão merece destaque
17 Dezembro, 2015 at 12:59
concordo! vamos ver é se o rato Renato e o orelhudo Guedes vão ao Euro e o ADRIEN fica. seria surreal, no mínimo. Grande época que está a fazer o nosso Capitão.
17 Dezembro, 2015 at 14:05
Acrescenta aí o fantástico jogo de Aquilani. Mal se dá por ele, mas bem observado, não sabe jogar mal, muito calmo e assertivo.
Dois jogos seguidos de imensa qualidade.
17 Dezembro, 2015 at 14:19
concordo contigo., brave. o problema é quando as pilhas se esgotam. e ontem ele e o Ruiz no prolongamento estavam a menos.
17 Dezembro, 2015 at 14:27
Isso tb é válido para o Adrien…
Aliás, o Ruiz até é dos gajos que melhor gere o esforço…
17 Dezembro, 2015 at 15:02
Sim…basta lembrar que jogou com o besiktas moreirense e Braga!
Incrível!!!
No início da época não fazia 45 minutos mas agora consegue gerir muito bem e por isso é que Jesus não prescinde dele
17 Dezembro, 2015 at 14:14
Ainda tens duvidas?
Claro que o Adrien não vai ao Europeu!
Não me admirava nada era que fosse um dos 3 “adultos” nos jogos olimpicos….para nos lixarem a pré-epoca de 2016/2017
E óbvio que entre o sanches, o filho do orelhas e o semedo….pelo menos 2 vão ao Euro….conjuntamente com o Eliseu
17 Dezembro, 2015 at 14:22
Converge, infelizmente a nossa selecção não passa de um viveiro para jogadores do Jorge Mendes se valorizarem, portanto se agum extremo das escolhas bases se lesionar, não duvides que o 1º da lista é o bastardo do orelhas (vulgo Guedes) e no meio campo, vais ver que lá para o fim do campeonato, vai haver uma “promoçãozinha” na comunicação social ao Sanches para ir ao Euro.
Mas com os anos que o Adrien tem de futebol português ele já sabe que para ir a Selecção não lhe chega jogar bem, basta ter o agente certo…
17 Dezembro, 2015 at 12:51
O que eu sei é o seguinte:
Numa semana, uma distância pontual que deveria ser de 5 pontos foi reduzida a 2 e uma passagem de eliminatória foi transformada numa eliminação. Tudo isto com a cortesia de um superdragão e um lampião da “nova vaga” de árbitros lampiões que dominam o futebol português. A cereja no topo do bolo? Vasco Santos na Madeira.
Este foi o momento escolhido para afastar o Sporting de todas as competições internas.
17 Dezembro, 2015 at 12:57
Sá, se formos competentes com temos sido, nem uma junta de Vascos Santos nos tiram a vitória na Madeira!
Sabes o que me irrita nesta constante argumentação dos árbitros (qual Leão de Aço, embora claro que não te comparo a ele!)? é que se estamos a falar de algo que não conseguimos controlar, então mais vale pôr a viola no saco e desistir.
Esta época a equipa mais beneficiada tem sido os lampiões que estão a 7 pontos. os tripeiros foram vergonhosamente beneficiados num jogo mas com Lopetegui no banco é uma questão de tempo até deixarem de contar. E nós, insisto, se continuarmos a crescer como temos crescido, nem os árbitros nos vão parar!
17 Dezembro, 2015 at 13:30
Converge,
Se formos competentes ganhamos todos os jogos. Está certo. Mas nenhuma equipa consegue ser competente em todos os momentos de todos os jogos da temporada. Ontem foi um bom exemplo disso. Nem sempre fomos competentes em termos defensivos e fomos penalizados com 3 golos sofridos (contaram 4). Mas fomos extremamente competentes em termos ofensivos e isso rendeu-nos 5 golos marcados e só contaram 3. Eestamos a falar de um resultado de 5-3 a nosso favor transformado em 4-3 contra. Desculpa lá, mas é demasiado. Estamos a falar de influência directa em 3 golos!!!
As equipas têm de arranjar formas de combater a sua própria incompetência. Se a defesa facilita, o ataque tem de concretizar. Se o ataque desperdiça, a defesa tem de estar segura. Foi isso que aconteceu ontem, foi um mau dia para a defesa mas o ataque superou essa incompetência com 5 golos marcados. Melhor, conseguimos marcar golos imediatamente a seguir a sofrermos e inclusive demos a volta ao marcador. Agora, se a defesa está num dia mau, se o ataque está a compensar isso com golos….e o boi anula golos limpos…
Esperar competência em todos os momentos de todos os jogos é uma utopia. Vamos falhar, seja na defesa ou no ataque. Mas aí entra a competência/incompetência dos adversários e a nossa competência/incompetência em suplantar essas falhas. Ontem foi um jogo em que conseguimos suplantar um dia mau da defesa com 5 golos marcados. E em circunstâncias normais, isso chegaria para passar. Ontem não chegou. Porque dos 5 marcados contaram 3 e dos 3 sofridos contaram 4.
17 Dezembro, 2015 at 14:06
Não acredito em roubo no domingo.
Perante a nossa superioridade, vão guardar os trunfos para o dia 2.
17 Dezembro, 2015 at 14:16
És crente!
Claro que Domingo vem ai “chumbo”…. e só um Sporting muito forte ganhará na Madeira!
E se o jogo ficar resolvido cedo, ai o árbitro dá uma “folga” para tentar compor a coisa tipo o bruno esteves em Coimbra esta época.
17 Dezembro, 2015 at 14:18
Eu compreendo o que dizes , Sá. Mas volto a dizer: não sou contra o barulho que BdC faz. o que eu acho é que o Jorge Jesus não pode ou não deve entrar nesse “campo”, porque retira o espaço de concentração necessário em torno da equipa. o que eu quero dizer é que , sendo esta equipa muito boa e muito evoluída, não é ainda perfeita. e se formos sistematicamente falar dos árbitros podemos correr o risco de negligenciar aspetos que têm de ser aperfeiçoados.
Ontem, por exemplo, a equipa esteve perfeita a nivel ofensivo (marcou 4 golos, esse 5º que falas do William parece-me falta mas gostava de ver outra vez), mas a nivel defensivo revelámos debilidades que ainda não tinhamos revelados, mas que estão bem latentes: a falta de velocidade e posicionamento nas laterais, acima de tudo.
Ontem, num só jogo sofremos 4 golos. Vá, 3, porque o primeiro aceito que seja precedido de falta, mas ainda assim nasce de mais uma displicencia de William Carvalho e começa a ser preocupante a quantidade de passes falhados dele em zonas pergisas.
Mas, insisto, sofremos 4 golos num jogo quando na Liga temos 6 golos em 13 jogos!).
Portanto, vamos continuar o bom trabalho. Ontem não foi uma pedra na engrenagem. Até direi que, do meio campo para a frente, foi provavelmente a melhor exibição da época.
Mas a nivel defensivo, há que continuar a evoluir. Insisto na necessidade dum Central , porque Ewerton infelizmente não dá garantias fisicas a tempo inteiro e Naldo não as dá ao nível do posicionamento.
Olha ,Sá, como se costuma dizer “a vida dá-te limões, transforma em limonadas”, não é? Pode ser que a derrota de ontem tenha sido o melhor que nos aconteceu, porque dá-nos mais fôlego para concentrar todas as nossas energias no MAIOR objetivo da época, que sabemos qual é.
SL!:)
17 Dezembro, 2015 at 12:52
Bom dia!
Continuo mais orgulhoso que revoltado (embora sinta ambas as coisas).
Grande jogo!
Grandes golos!
http://rutube.ru/video/b4bd0fb4bffdfabb2b4cf17aadede6c9/
E vouchers 😉
http://rutube.ru/video/1b824f5211d4a657c10ebb904e2140a5/
Continuo com força para gritar…
…SPOOOOOOOOOOOOORTING!
17 Dezembro, 2015 at 12:52
Ainda não tenho capacidade para escrever normalmente sobre o jogo por isso vai por tópicos:
1- devíamos ter ganho o jogo.
2- falta sobre o William no 1-1, golo mal anulado ao Sli e falta assinalada ao William mm no fim. Resultado que devia ter ficado: 5-3
3- não podemos sofrer 4 golos do braga.
4- não podemos mandar os gajos abaixou psicologicamente com uma reviravolta rápida logo depois de eles se terem posto em vantagem para depois permitir uma reviravolta.
5- o primeiro e último golos do braga não são aceitáveis. O Wilson não fez uma diagonal nem uma desmarcação fantástica… limitou-se a correr em frente. O rui fonte não pode cabecear na pequena área completamente sozinho.
6- todas as equipas têm jogos maus defensivamente. O Barça também levou 4 do Bilbao e do Celta. Vamos esperar que este tenha sido o nosso jogo mau da época.
7- Agora é levantar a cabeça, ganhar ao União e passar o Natal e Fim de Ano na liderança para começar 2016 a encavar o porco e aumentar a liderança!
8- VAMOS SER CAMPEÕES!
17 Dezembro, 2015 at 12:57
Ah…gosto do Paulo Fonseca e a equipa não tem culpa mas…colocar o bailando no final do jogo só diz aquilo que já se sabia…o Braga é um clube pequeno, sem identidade! Um clube de MERDA…o carnide do norte.
17 Dezembro, 2015 at 16:15
Sem dúvida.
17 Dezembro, 2015 at 13:00
Bom jogo!? Só se foi para o braga ou para o árbitro…
1) Não gostei de termos abdicado da nossa identidade e entrar num 4x3x3
2) Prestação defensiva muito abaixo do que seria desejado: JEFFERSON FOI UMA VERGONHA NEM SE ESFORÇOU…
3) Nunca conseguimos gerir a vantagem! Devíamos ter regressado a tática habitual mas compreendo o receio de o fazer.
4) JJ deveria ter refrescado o meio campo (A. Martins) ou lançar mais alguém no ataque (Montero) a entrada do Naldo não teve lógica nenhuma (?!?)
5) ARBITRAGEM VERGONHOSA: se a falta sobre o William é “desculpável”, o fora de jogo mal tirado ao Slimani e os minutos de compensação são uma vergonha!!! E ainda há o golo legal roubado ao William (lance difícil de analisar mas não há falta e na dúvida prejudica-se o Sporting…)
6) O Sporting tem de começar a agir antes…não é só reagir depois!!! Depois da vergonha no jogo do fcp na Madeira deveríamos ter atacado e pressionar o árbitro neste jogo!
7) A LIGA É NOSSA!!! VAMOS SER CAMPEÕES!!! ACONTEÇA O QUE ACONTECER…
17 Dezembro, 2015 at 13:03
Pontos 4, 6 e 7, sim senhor.
Com os outros não concordo em absoluto. 😉
17 Dezembro, 2015 at 13:04
A arbitragem foi decisiva e não acho o lance da falta do William desculpável. Foi o mais vergonhoso dos 2 erros.
No lance com o William no final do prolongamento, aceito a marcação da falta embora esta não seja evidente.
17 Dezembro, 2015 at 13:23
Eu ainda fiquei com dúvidas no lance da falta nas repetições vê-se claramente…depois depende também de onde está o árbitro. Mas no tempo de compensação não há como falhar a não ser que tenha o relógio estragado… Fora de jogo é muita incompetência (ou outra coisa…) ainda por cima na dúvida favorece-se o ataque!
Depois o Jefferson ontem foi a antítese do Slimani…foi zero a atacar e defender quando o adversário direto era o Alan no mínimo aproveitava a diferença de velocidade
17 Dezembro, 2015 at 14:27
Também estranhei o Jesus ter abdicado do 2º avançado neste jogo.
Inventou um bocado, mesmo que venha dizer que o Aquilini jogou a 2º avançado….mas não é a mesma coisa. Aliás, é nestes jogos fora de casa que o Montero costuma sair da casca.
O Jesus ontem não foi feliz na gestão do jogo, até porque porque tirou um jogador fresco (joão mário) e deixou um jogador rebentado em campo (Aquilani), quando podia perfeitamente ter deslocado o João Mário para o meio.