Agora que a caixa de Lanzoprazol que acabei de tomar, começa a fazer efeito, após esta semana horribilis em que a minha azia atingiu níveis incompatíveis com o bom pensamento e com o equilíbrio necessário para poder comentar sem contribuir para o aumento da nossa proverbial bipolaridade, já posso voltar a dizer algo.
Às vezes é melhor estarmos calados que dizer parvoíces e contribuirmos para ajudar a fazer aquilo que os adversários querem que façamos e que obviamente não é do nosso interesse. Refletindo agora um pouco sobre a semana que passou e de onde passámos de um dos favoritos a eliminado da Taça e de primeiro classificado a primeiro dos últimos isto para falarmos apenas na vertente desportiva onde nem sequer a equipa B escapou à enxurrada sem referirmos as frentes económico/jurídicas onde lamentavelmente sofremos também uma derrota difícil de engolir e injusta tendo em conta as perigosas ligações do futebol com os agiotas e pouco transparentes fundos era bom que percebêssemos algumas coisas importantes.
Com certeza não estaríamos à espera de ganhar todos os jogos até ao final do campeonato e que apenas os nossos adversários passassem por essa situação, todos sabemos que tal não era espectável, então porque é que ficámos tão deprimidos?
No jogo de Braga, por muitos erros que a equipa tenha feito, nomeadamente a nível defensivo, ao sofrer 4 golos de forma algo displicente e com atuações dos laterais pouco condizentes com o estatuto de favorito, num jogo elogiado por todos como um dos jogos mais bem disputados dos últimos tempos em Portugal é bom que não nos deixemos ofuscar por elogios carregados de hipocrisia e de sorrisos mal-intencionados com referencias de soberba por parte de quem diz que não devemos justificar com o arbitro a derrota num jogo tão bem disputado onde o nosso adversário foi superior porque no momento exato esteve física e até taticamente melhor. Pois eu afirmo o contrário, parafraseando um tal individuo que apesar de ter ganho diz ter sido prejudicado, digo que o Sporting em Braga foi roubado. Roubado por um golo do adversário marcado após uma falta gravíssima sobre William Carvalho aos 42 minutos que poderia ter levado a uma lesão do jogador e que por esse motivo deveria de ter sido mostrado um amarelo, que no caso seria o segundo, o que expulsaria o jogador faltoso, conhecido carroceiro que tem por nome Luís Carlos. Roubado por um golo mal anulado a Slimani aos 99 minutos. Roubado por uma falta marcada a William Carvalho por atropelamento do Guarda-redes pelo seu próprio colega, rapidamente ajuizado por um conjunto de amadores que se reuniram para apitar um jogo de grande importância. Este conjunto de amadores nomeados por alguém que os quer elevar ao estatuto de elite da altamente conceituada arbitragem portuguesa, conseguiu em todos os erros de arbitragem existentes durante o jogo, errar apenas contra uma das equipas o Sporting, Coincidências.
Quatro dias depois de um intenso jogo de 120 minutos deslocação à Madeira, jogo contra uma equipa cujo treinador, ameaçado de despedimento e após um empate com o Benfica conseguido num jogo de zombies em que um defendia e outro fingia que atacava, inchado de orgulho por ver que a sua tática funciona, resolve fazer o mesmo contra o Sporting. Quem sabe que possa funcionar outra vez. E não é que funcionou? Melhor ainda, num único lance de ataque em todo o jogo, marca um golo e ganha a partida.
Quantas vezes durante esta época estivemos à beira de empatar e ganhámos o jogo, nos derradeiros minutos? Aquilo que chamámos de esforço, dedicação e outros chamaram sorte, deu frutos, permitiu ganharmos alguns jogos. Na Madeira não foi por falta de vontade e nem sequer de oportunidades que não ganhámos. Houve alguma falta de discernimento, provavelmente causada pelo cansaço físico e principalmente psicológico derivado da derrota inesperada e imerecida de Braga, é verdade. Houve também uma grande falta de sorte, cuja presença nos poderia ter levado à goleada contra um adversário fraco embora resiliente e nesse caso tudo o que andámos estes últimos dias a comentar e a lamentar teria no sentido contrário levado a uma euforia que embora merecida poderia ser igualmente perigosa.
A nossa posição atual, primeiro dos últimos, apenas a um pontinho do líder e a 90 minutos de uma oportunidade de voltar ao lugar que todos acreditamos ser o nosso este ano não é compatível com lamechices. Apoio é o que o clube, os jogadores, o treinador, o presidente e todos nós sócios e adeptos, necessitamos, por isso deixemo-nos de lamentos e bipolaridades escusadas. Se no início da época alguém dissesse que no jogo anterior ao encontro com o Porto estaríamos apenas a um ponto do líder e a jogar na nossa casa poderíamos assaltar a liderança quem é que não comprava? Temos uma grande equipa, um grande treinador, um grande presidente, uma grande afición, do que é que temos medo? De sermos felizes?
Da mesma forma é muito fácil agora criticar o facto de termos perdido uma ação judicial que pode ser extremamente lesiva para os interesses do clube e então se dermos ouvidos à lampionagem e até a alguns Sportinguistas, não faltarão pitonisas a augurar dias de tempestade e futuros apocalípticos. Mas e se tivéssemos continuado nas mãos dessa corja que nos tolhia todos os movimentos e nos capturava todos os jogadores que demonstrassem algum potencial, envolvendo o clube numa teia para a qual podem ter a certeza que 12 Milhões de Euros é um preço muito baixo, se o tivermos de pagar.
Vamos acreditar, vamos apoiar, vamos ser positivos. Não se pode por em causa um trabalho de uma época, só porque uma semana nos correu mal, ainda que fosse quase impossível que pudesse correr pior. Lembremo-nos de que temos pessoas altamente competentes a lutar contra forças muito poderosas que há muito pouco tempo quase levaram ao descalabro do clube. Quando é que alguma vez no Sporting chegamos ao fim do ano e ainda antes da janela de transferências abrir já a equipa está reforçada em pontos previamente referenciados como menos fortes? Por muito que possamos achar que o jogador X ou o Jogador Y estão mal e deveriam de ter mais concorrência podemos ter a certeza que dentro da estrutura alguém já percebeu isso muito melhor e mais rapidamente que nós. Nunca como agora a união de todos os Sportinguistas é fundamental.
ESCRITO POR Leorodri
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
23 Dezembro, 2015 at 13:54
Bom texto Leorodri. Os sportinguistas têm de convencer-se que se nós não acreditarmos nunca seremos campeões. Os adversários estavam há imenso tempo (e já desesperavam) à espera de uma oportunidade de nos achincalharem e de nos abanarem. Tiveram-na agora, mas nós masoquistas como sempre parece que lhe queremos facilitar a vida. De repente, o Porto tornou-se um gigante, apesar de ainda não ter feito uma exibição convincente e de ter como treinador um troca-tintas como o Lopetegui. Até o Benfica parece espetacular, sem jogar nada, com um Renato Sanches promissor, mas elevado a níveis estratosféricos e um Rui Vitória que de barbaridade em barbaridade não acerta uma no discurso que vai proferindo. Vamos receber os corruptos do Norte em em vez de nos concentrarmos para lhes ganharmos e darmos o corretivo que merecem e está ao nosso alcance, divertimo-nos com fait-divers. Vamos finalmente concentrar-nos em aumentar as nossas chances e diminuir as dos adversários ou vamos continuar a fazer o contrário numa de harakiri? Um abraço Leorodri. Dia 2 lá estaremos para encavar os porcos e retomar a nossa caminhada para o título.
23 Dezembro, 2015 at 14:19
Pois é Leonissimo.
O que eu acho é que acima de tudo temos de deixar- nos de bipolaridades e continuar a acreditar numa equipa que não é a melhor do mundo, mas é uma excelente equipa, que mantém intactas as suas capacidades para este ano ser campeã.
23 Dezembro, 2015 at 15:04
Para mim é a melhor do Mundo!!!!
23 Dezembro, 2015 at 14:45
E é por tudo isso que escreveste ser verdade que dia 2 de Janeiro após a nossa vitória…. deveremos obviamente manter a Humildade dos Campeões, mas assumir sem medos e receios a nossa felicidade pelo regresso ao 1º lugar!!
Quanto aos “outros” se acharem que é “basófia”…problema deles, mas era o que mais faltava os Sportinguistas terem medo de serem felizes!
23 Dezembro, 2015 at 13:59
Podem contar comigo para nos mntermos unidos…!
Nunca serei eu a debandar…!
É verdade que não atravessamos um momento que se possa dizer agradável…
Mas esta não foi a primeira vez que “caímos”…e nos voltámos a levantar…!
É isso que temos de fazer…: Levantarmo-nos…”asentarmos” os pés no chão…e continuar em frente…!!
Não sou dos que desistem, nem à primeira nem à segunda…
Eu sou dos que “nunca desistem”…!
Sporting…estou contigo para o que der e vier…!!
Preparado para “continuar a ser lixados” (como não havia de estar preparado…se há tantos anos não nos têm feito outra coisa…?)…
A hora é de união…
A hora é dos que não desistem…
Pois dos “fracos” não reza a história…!
Havemos de “dar a volta”…
Aquilo que é para nós…”os cães não o vão comer…”
Sporting Sempre…
Porque o Sporting é o nosso grande amor…
Ou estou enganado…?
SL
23 Dezembro, 2015 at 14:07
Amigo Max. Havemos de dar a volta? Nós estamos numa fase boa. Tivemos dois percalços com o Braga com o cunho do árbitro e contra o União a defesa enterrou. Ganharíamos não fosse a falta de concretização e o golo em fora de jogo. Estamos no mesmo caminho e penso que continuaremos bem. Percalços acontecem, embora gostasse de ver a defesa a não cometer erros como nos últimos dois jogos. Foram dois jogos defensivamente muito maus. O porto e fifica vão perder pontos também.
23 Dezembro, 2015 at 13:59
Nos dias a seguir a qualquer percalço da equipa eu desligo completamente da Tasca precisamente pelos comentários que normalmente se repetem e que só dão munições para aqueles que nos querem prejudicar. Depois começo a espreitar a ver se tudo está na mesma e só entro definitivamente se a coisa parece ter acalmado. Detesto a bipolaridade que se verifica durante os jogos e após um azar qualquer. A Tasca não merece isto.
23 Dezembro, 2015 at 14:02
É isso mesmo. Nem a Tasca merece nem o Sporting.
23 Dezembro, 2015 at 14:02
É isso. Estamos a 1 misero ponto do 1º. Quanto à Doyen, não entendo como se deixam afetar por esta decisão. Todos nós sabiamos que a estratégia do BdC era denunciar a Doyen, cumprir o fairplay financeiro e fazer o pavilhão. O Sporting não tinha liquidez financeira aquando da venda do Rojo e por isso o dinheiro da transferência deu muito jeito. Claro que o BdC sabia que teria de pagar à Doyen mais tarde ou mais cedo, mas julgo que foi tudo muito pensado e para resolver problemas no imediato. Para mim esta situação foi acautelada e era previsível.
23 Dezembro, 2015 at 14:20
Bom texto! O Leorodri saiu do banco para fazer a reviravolta no marcador com dois golos de raiva!
23 Dezembro, 2015 at 14:23
Excelente texo Leorodri, pela motivação e dinamização que todos nós precisamos.
Nada, repito, NADA, do que foi planeado para esta época futebolística foi posto em causa. Nada! E ao olhar para a internet, jornais e cafés, o que vemos é um clima de preocupação e temorização exagerados, por um lado, pela comunicação social encomendada e pelos mesmos Sportingueiros de pacotilha.
Tirando isto, continuamos FIGHT & RESIST. E dia 2 estamos lá.
Jesus nunca perdeu com Lopetegui. ponto.
23 Dezembro, 2015 at 14:45
Dia 29! Dia 29 temos de lá estar! É um jogo muito mais importante do que a própria taça da carica! Se me derem a escolher eu prefiro ganhar este jogo e perder a taça da carica a perder este jogo e ganhar a taça….
É tão importante quebrar o ciclo e reganhar confiança antes de receber os porcos….
23 Dezembro, 2015 at 14:46
claro que sim, Tiago. concordo. Esta equipa recisa urgentemente duma vitoria.
23 Dezembro, 2015 at 14:49
A equipa precisa de uma vitória, mas temos de apostar todas as fichas é no jogo de dia 2. Dia 29 é para ganhar com uma equipa que não comprometa em nada o nosso rendimento no dia 2…
23 Dezembro, 2015 at 15:06
É meter a equipa principal – um ou outro que possa estar mais fragilizado fisicamente…
Há 1 semana entre jogos, o cansaço não é problema…
23 Dezembro, 2015 at 17:14
Não é uma semana. São quatro dias… mas pode ser feita uma gestão inteligente.
23 Dezembro, 2015 at 15:06
Dia 29 é para o Esqueloto se estrear, e o tanaka, Tobias e Gauld brilharem.
Com um pouco de sorte o Andre martins faz uma despedida apoteótica, depois de ser vendido ao Monaco por 7.5M
23 Dezembro, 2015 at 15:14
Vida de treinador é mesmo lixada….hehehe! Em 5 minutos temos 2 comentários que tornam a sua missão agradar a gregos e troianos a não ser que ganhe os 2 jogos… 😀
23 Dezembro, 2015 at 15:29
Se o jesus quiser ter sucesso, basta seguir o que escrevo.
Sem dúvidas.
23 Dezembro, 2015 at 15:33
Mas afinal é o Nuno que é crente em Jesus ou é o Jesus que tem de ser crente no Nuno?!
Heheheh!
Mais vale seguir o que tu achas que eu não percebo nada disto… 😀
23 Dezembro, 2015 at 15:26
Converge: e o 6 episódio do Fargo?! Brutal!!!
Eu não sabia que o Messi tinha entrado na série no papel do Charlie Gerhardt. O gajo quando pendurar as botas ainda vai ganhar o óscar para o remake do filme “O Meu Pé Esquerdo”.
23 Dezembro, 2015 at 15:56
ahahah,esse gajo faz-me lembrar o Paul Dano. muito bom. e ainda nao viste o 7º episodio, vais tripar! faltam-me os 3 ultimos vou ver durante a viagem gaia-vf xira. Fargo Marathon!| 😉 Fargo Rules!! 😉
23 Dezembro, 2015 at 16:10
Não vi o tanas! Ahahaha… three episodes to go…..
23 Dezembro, 2015 at 16:19
ehehe…tá caliente!
23 Dezembro, 2015 at 16:30
Fargo1 ou Fargo2?
23 Dezembro, 2015 at 17:06
Season 2
23 Dezembro, 2015 at 14:33
Os últimos acontecimentos, confesso, mexeram comigo. Isto sem pôr em causa o trabalho de ninguém ou as qualidades dos nossos atletas (uns são melhores, outros menos bons, mas são os nossos).
Portanto, aproveito este post para, além de dar os parabéns ao seu autor, pois está muito bom, desejar a todos um Santo Natal e que o Meninos Jesus traga a todos mais paciência e menos tiros nos pés.
Um abraço leonino a todos.
23 Dezembro, 2015 at 14:38
Para o companheiro “31pesadinho”…
Os meus parabéns e desejos de muitos anos de vida com saude…
Um abraço do Max e SL
23 Dezembro, 2015 at 14:43
A eliminação da taça foi daquelas coisas que acontece no futebol! Vou tirar a parte da arbitragem que dizes bem o que aconteceu, o futebol é bonito por estes momentos! Estes jogos é que fazem o futebol! Infelizmente a sorte (e o boi preto) não caiu para o nosso lado mas tenho zero a apontar à equipa!
O jogo da Madeira já me irrita mais…com a possibilidade de jogar em casa com 2 pontos de avanço não podíamos perder esse jogo! É daqueles jogos que nos tem de fazer pensar no que correu mal e no porquê de termos tanta dificuldade em fazer golos quando o Slimani está em dia não e não há Teo! Mas se pensarmos bem, até termos uma vantagem grande nunca se pode perder pontos, nunca dizemos que podemos perder pontos! Por isso encaro aquele jogo como um tropeção normal que vai continuar a acontecer a todos!
Quanto à Doyen já disse o que tinha a dizer…na altura e agora por isso não vale a pena continuar a bater no ceguinho!
A semana foi horrível! Não há como negar! Mas desesperar?! Fds…se não parei nunca de apoiar o Sporting quando estávamos efectivamente no abismo não vai ser num ano em que vamos lutar pelo campeonato até ao fim que vou parar! Adoro a nossa equipa, adoro o nosso treinador e o nosso presidente, por isso não vou nunca parar de estar com todos até ao fim! E começa já dia 29 com o Paços…numa taça que não me interessa minimamente este jogo acaba por ter uma importância inusitada! Ganhar significa quebrar este ciclo antes de uma grande final, perder significa agudizar este ciclo negativo! E era TÃO bom que os Sportinguistas respondessem a este ciclo com uma casa inegavelmente bem composta!
23 Dezembro, 2015 at 16:24
Isso tudo Tiago.
23 Dezembro, 2015 at 14:51
A noticia do jornal “ojogo ” sobre o William é uma encomenda da frutaria a norte.
Pessoalmente não acredito
Fico a aguardar por mais desenvolvimentos.
Mas é espantoso a assistir a estes ataques em massa a Bruno de Carvalho.
Mas o que ainda me espantou mais foi ter ouvido declarações cobardes de um antigo candidato às eleições do SCP na rádio Renascença. Nem fixei o nome da personagem.
Como é possível?
Haja paciência.
Sportiiiiiiiiiing!!!
23 Dezembro, 2015 at 15:04
1º O Dom Bufas é fdd….isto até ao jogo vai ser só tentar dividir e pressionar! O Sporting tem de pensar bem como contra-atacar e pensando bem que o Bufas não é o orelhas! Tudo o que dizemos pode ser convertido em motivação para eles ou em boca dele…tem de ser subtil, tem de ser como eles fazem! Aos poucos dar uma facada aqui, outra ali, sempre sem ser oficialmente do Sporting! Ao mesmo tempo nós adeptos temos de ter noção do que eles estão a fazer e não pressionar! Responder já dia 29 com uma casa boa a apoiar 90 minutos, mostrando que estamos incondicionalmente com eles! Essa era a melhor resposta mas infelizmente muitos dos adeptos do Sporting já me habituaram a não comparecer…para encher um estádio é uma guerra…
2º Estavam à espera da Doyen e de perdermos 2 jogos para começar a disparar! Arrancou a campanha! Agora resta saber se foi uma falsa partida (se ganhamos aos porcos eles voltam para a toca mais um tempo à procura do tempo oportuno) ou se é uma partida efectiva (se perdermos com o porco montam arraiais e arranca definitivamente a campanha)! De qualquer forma esta gente que decide aparecer a esta distancia e antes de jogos importantes (já o outro falou antes dos lampiões) diz mesmo ao que vem! Interessa é eles chegarem lá….não interessa como! Se for com o Sporting a perder…que seja.
23 Dezembro, 2015 at 15:37
Tens aqui…a Renascença sempre pronta a por um microfone a frente de qq merdas q diga mal do Sporting:
“Ex-candidato à presidência do Sporting, João Paiva dos Santos, ataca Bruno de Carvalho, na sequência da derrota no caso Doyen. E pede aos sportinguistas para “abrirem os olhos”.
João Paiva dos Santos foi candidato à presidência do Sporting. Foto: DR
João Paiva dos Santos, candidato nas últimas eleições do Sporting, lança um forte ataque a Bruno de Carvalho.
Na sequência da derrota leonina no chamado ‘caso Doyen’, o emblema de Alvalade terá de socorrer-se do empresário Jorge Mendes para garantir 10 milhões de euros. Segundo o jornal O Jogo, como contrapartida, Mendes ficará com liberdade para transferir o médio William Carvalho. Quiçá já em Janeiro.
Paiva dos Santos, em entrevista a Bola Branca, apelida o presidente leonino de “reles ditador asiático” e de “menino birrento”.
“Deriva do facto deste senhor [Bruno de Carvalho] ter criado na sua mente um Mundo muito próprio e agindo tal qual um ditador reles de país asiático. Criou as suas regras, defendido por um exército ‘facebookiano’ de crianças… que defendem todos os disparates. Então, criou guerras com toda a gente. Com empresários, com clubes, com outros presidentes (…) E agora, pelos visto, por muita razão que tenha contra os fundos, ao rasgar os contratos com a Doyen vai ter de dar a mão a um empresário. O pior é que estas brincadeiras deste menino birrento levam o clube a ficar refém de situações que ele próprio não controla. No meio disto temos activos, que poderiam ser valorizados, que ficam não mão do empresário em vez de ficarem na mão do clube”, dispara, violentamente, Paiva dos Santos.
João Paiva dos Santos, ao mesmo tempo que garante não ter qualquer interesse em concorrer à ‘cadeira da presidência’ leonina, diz-se “muito preocupado” com o futuro do Sporting.
“Um futuro muito incerto. Fora outros processos que aí vêm: Somague, Labyad… Não sou candidato a nada, mas enquanto sportinguista sinto-me preocupado e devo alertar os outros sportinguista que está na altura de abrir os olhos. E o problema agora é quanto ao que vai acontecer financeiramente ao Sporting. Vamos ficar sem dinheiro ou vamos ficar reféns?”, questiona o empresário, formado em Direito, antes de terminar com nova interrogação. Onde está o dinheiro prometido por Bruno de Carvalho para pagar à Doyen?
“Pelo visto não havia dinheiro. Nada do que ele diz é verdade, duvido que alguma vez tenha dito uma verdade na vida. O dinheiro não existe e não sabemos em quanto é que vai ficar [este processo]”, finaliza, no mesmo tom.
João Paiva dos Santos foi candidato oficial à presidência do Sporting, mas desistiu para José Couceiro. Era a terceira candidatura, depois de Carlos Severino e de Bruno de Carvalho, nas últimas eleições.
Paiva dos Santos é um empresário formado em Direito, tendo jogado futebol de salão, ténis e andebol no Sporting.
É irmão de Paulo Paiva dos Santos, que chegou a ser também apontado como candidato.”
23 Dezembro, 2015 at 15:50
Algo que concordo no conteudo e que já aqui disse:
” Criou as suas regras, defendido por um exército ‘facebookiano’ de crianças… que defendem todos os disparates. Então, criou guerras com toda a gente. Com empresários, com clubes, com outros presidentes (…) ”
A rever…
23 Dezembro, 2015 at 15:52
Pera ai o Balboa…o meu CC diz-me q tenho mais de 18 anos…será que sou ainda classificado de criança?
E q se assim for quero usufruir de desconto no Jardim Zoologico…
23 Dezembro, 2015 at 16:02
O argumento dos fracos….
23 Dezembro, 2015 at 16:04
A rever é a postura dos que engolem o que esse Parvo dos Cantos arrota.
Paciência que é que é precisa…
23 Dezembro, 2015 at 17:17
Já passei há muito os 50, também serei uma criança?
23 Dezembro, 2015 at 16:21
Sim…?
“Quem é” este João Paiva dos Santos…?
É sportinguista…?
Os sócios “precisam de abrir os olhos”…
Vê lá …se ainda dás com algum que te “abre os olhos…
Há por aí gente que não pode ver um microfon à frente…que deitam pela boca fora o que devia deitar…pela parte de baixo…!!
Uma tristeza…temos cada tipo como adepto que até faz pena…!
SL
23 Dezembro, 2015 at 16:26
Caro Max,
O que nos vale é que dia 2 de Janeiro voltam todos para o buraco após a nossa vitória!
E aqui para Nós que ninguem no “ouve”…. estou com uma confiança tremenda que dia 2 não só ganharemos, como faremos um exibição categórica do género da que fizemos no galinheiro!
23 Dezembro, 2015 at 19:51
“O pior é que estas brincadeiras deste menino birrento levam o clube a ficar refém de situações que ele próprio não controla. No meio disto temos activos, que poderiam ser valorizados, que ficam não mão do empresário em vez de ficarem na mão do clube”
Tenho a ideia de antes de BdC termos vendido jogadores para pagar salários; de TODOS os jogadores terem passes repartidos com empresários; de termos comprado pongois e elias por 6, 7, 8 milhões ou mais (com comissões); de se ter feito um excelente negócio com Miguel Lopes (ver O Artista do Dia de hoje); de sevter ficado em 7°, com jogadores que recebiam 1 ou 2 milhões de salário por ano, e por aí adiante…
Asiático és tu, ó paivadossantos, acabadinho de chegar com o Circo Chen para nos fazer rir neste Natal!
23 Dezembro, 2015 at 15:02
Vamos a ver… jogos como o de Braga “acontecem”. Descontando a arbitragem, podia ter caído para qualquer um dos lados, terão havido erros pontuais ou de abordagem após o 2-3, mérito do adversário, o que quer que seja.
Na Madeira… foi um daqueles jogos em que a bola nao entra, e no único ataque que eles fazem metem um golo. Mas honestamente, o Sporting ganhou jogos “sem saber ler nem escrever”, e isso também faz parte, portanto…
O caso Doyen doi pelo timing, mais que tudo. Tivesse sido no defeso… ou numa onda vitoriosa… ou após o anúncio de um sponsor… seguia como se nada fosse (embora haja outras implicações).
Estes casos não devem colocar em causa o que foi feito, nem o pode ainda ser alcançado.
Mas certas situações têm passado meio em claro devido ao bom desempenho desportivo, e ao barulho em redor das Caixas. Mas como referi aquando de outros casos mais “símios”, as contas fazem-se no fim.
Contando que uma (esperada e especial) vitória na Liga, taça da bejeca e Liga Europa (não faço por menos!!!) não apague de modo algum tudo o de que menos bom se fez. Como acontece do outro lado da estrada.
23 Dezembro, 2015 at 15:16
CHERBA! ATUALIZA AI!
JÁ ULTRAPASSÁMOS OS 132 08X SÓCIOS!
Este e o caminho mensurável, objectivo e eficaz de apoio ao clube e suas modalidades!
Desde a recontagem em Junho deste ano, crescemos mais de 12000 sócios em 6 meses!
Estamos em condições plenas para nos próximos 15 meses angariarmos os 17 920 Sócios que faltam para cumprir objectivo:
– INAUGURAR O PAVILHÃO JOÃO ROCHA COM MAIS DE 150 000 SÓCIOS!
23 Dezembro, 2015 at 15:27
fui um deles esta semana
23 Dezembro, 2015 at 16:34
Boa! Benvindo!
23 Dezembro, 2015 at 18:46
Agora traz um amigo 😉
Mais
Queremos mais!!!
23 Dezembro, 2015 at 15:50
Ainda sobre o artista q se diz do Sporting mas hoje vem dar uma maozinha aos rivais na Renascença …tem aqui uma excelente cronica do Mestre so para ficarmos a conhecer melhor o personagem:
http://oartistadodia.blogspot.pt/2015/12/bruno-de-carvalho-acusado-de-ser.html
23 Dezembro, 2015 at 16:00
31pesadinho, parabéns, conta muitos! 😉
23 Dezembro, 2015 at 16:08
O Montero faz-me ter saudades do Nalitzis.
23 Dezembro, 2015 at 16:16
ahahahaha….Nao me esqueço q marcou golo q nos pos na final do Jamor!
23 Dezembro, 2015 at 16:19
O Tiui marcou 2 num prolongamento com os tripas valendo 1 Taça!
Por isso…. ao Montero…muito obrigado pelo que fez em alguns jogos (Final da Taça incluida), mas Boa Viagem!
23 Dezembro, 2015 at 16:24
Exatamente!
Ninguem fala mal do Tiui a minha frente….por meia duzia de patacos fez 2 golos decisivos a um rival! E o 2º foi um golo do Cacifo…
Quem nos dera a nos q todas as contratações fossem assim…
23 Dezembro, 2015 at 17:07
https://www.youtube.com/watch?v=kqOooQbsBl0
23 Dezembro, 2015 at 17:10
Já nesta noite o Marítimo marcou o segundo golo em OFFSIDE, fazendo o 1-2 na partida! CUM CARALHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
É A NOSSA SINA, LEVAR COM TODA A ESCUMALHA DA ARBITRAGEM
23 Dezembro, 2015 at 16:12
Pessoal, caros amigos da Tasca, desejo-vos a todos um Natal Feliz (embora não seja fã da época), mas e acima de tudo umas excelentes entradas e o melhor ano possível para todos vós. Vai ser um ano cheio de boas notícias para nós Sportinguistas, acreditem! 2016 VAI SER O ANO DO LEÃO!!!
23 Dezembro, 2015 at 16:22
Claro que 2016 será mais um ano do Leão!!
2015 não foi nada mau —> Taça de Portugal e Supertaça para quem andava aver a banda passar há 7 anos (ultima conquista da Taça)
2016 será o ano da Confirmação com o Titulo de Campeão Nacional obtido contra tudo e todos!!!
E tu dia 2 vais ao Estádio e ao parybebe?
Eu não costumo ir, mas dia 2 quero tentar ir ao parybeb e falar com os poucos que conheço e conhecer alguns dos que aprecia a “escrita” e o “sentir Sporting”, sendo tu um desses exemplos!
Ao estádio vou de certeza 🙂
23 Dezembro, 2015 at 16:30
epá Ricardo nao sei se vou poder ir porque mto provavelmente nao vou estar em lisboa nessa altura. nao sei, vida complicada. mas se estiver , acredita que vou!
23 Dezembro, 2015 at 16:47
Olhem fica prometido…
Se eu for às roulotes…podem contar com
uma “Ginjinha de Óbidos”
Para a “abrir o apetite” para o jogo…!!
Abr e SL
23 Dezembro, 2015 at 16:12
Nunca vi o #31pesadinho mais gordinho nem mais magrinho, mas cá vai: Parabéns tasqueiro!
23 Dezembro, 2015 at 16:35
Boas festas a todos e votos de um excelente ano.
Viva o Sporting
23 Dezembro, 2015 at 16:38
Para todos os tasqueiros e respetivas famílias, um Santo Natal e um próspero 2016 especialmente com saúde, paz e alegria.
Sportiiiiiiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnmng!
23 Dezembro, 2015 at 16:45
Olhem “divirtam-se” um bocadinho e vejam como se defende o Sporting…
Com unhas e dentes…!!
É assim mesmo Rogério Alves…!!
https://www.youtube.com/watch?v=OiApFCNqmHg
23 Dezembro, 2015 at 16:47
Feliz Natal para todos os leões e familiares grande abraço ao cherba e muita saúde para todos
23 Dezembro, 2015 at 17:06
A expressão “sneaky bastard” foi inventada por causa do Octávio Ribeiro.
23 Dezembro, 2015 at 17:11
O André Carrillo é primo afastado do Rodrigo Tello.
#quesefodamosdoisnumpenhasco
23 Dezembro, 2015 at 18:56
Excelente texto Leorodri. Concordo totalmente contigo não descortinando, sequer, algum pormenor com o qual não esteja de acordo. Não é que a minha opinião valha alguma coisa mas, como é minha, gosto de a manifestar.
Em Braga, o árbitro ainda teve o descaramento, comum a muitos discípulos de Vítor Pereira de fazer a “Vieirada” de não marcar penalty claríssimo sobre Slimani e de homologar dois fora de jogo que iriam certamente isolar, por uma vez Teo e, por outra, Gelson para o golo. frente a frente com o guarda redes bracarense.
Dito isto foi de facto a nossa semana horribilis mas, já passou. Agora temos pela frente duas realidades pelas quais lutar em condições de, em ambas, sermos bem sucedidos:
1. Desportivamente, o jogo com o Porto, o que resta da primeira volta e toda a segunda volta do campeonato.
2. Uma batalha jurídica na acção que a Doyen nos moveu. O TAS julgou matéria de facto e aplicou uma, muito sua, interpretação do Direito.
Ora, o TAS é um tribunal especial, arbitral, cuja competência se esgota em matéria desportiva e para o qual, o Direito e a Justiça são, obviamente, questões de importância secundária.
Simplesmente, é um Tribunal integrado na estrutura dos Tribunais Judiciários Suíços na posição característica dos Tribunais de primeira instância e dele há recurso para as instâncias superiores, neste caso, para o Supremo Tribunal de Justiça da Suíssa.
Este Tribunal julgará apenas e tão só questões de Direito e aí, estamos mais à vontade.
Que disse o TAS, exactamente?
– Estamos perante um contrato válido, uma das partes não cumpre, tem de cumprir.
Que pode decidir o Tribunal Superior?
– As cláusulas A, B e C são nulas. O Sporting tem razão, não tem de pagar nada. Claro que pode decidir confirmar a decisão do TAS mas, é mais provável que o não faça, tal como era mais provável que o TAS decidisse como decidiu. Eu, pelo menos, estava à espera disso e a decisão não me surpreendeu. Surpreender-me-ia, sim, se nos tivesse dado razão, “tout-court”.
A procissão está agora a sair do adro. Por baixo da ponte que ainda vai ter de atravessar há muita, muita água por passar.
Porque penso assim, por três razões, a saber:
a) O TAS é um tribunal arbitral, cujos membros fazem parte da antiga estrutura criada pela UEFA de Platini. Tem uma competência muito limitada em matéria de Direito e em nada lhe repugna passar a batata quente para cima, se a questão jurídica de fundo for demasiadamente complexa e se a sua interpretação possa vir a dar origem a um certo entendimento da palavra “deslealdade” para com aqueles que, investiram os árbitros na função rentável em que estão, “c’est des sous, cela de qu’il s’agit, chers messieurs, des sous!” It’s money gentlemen, it’s money what it is all about”, parafraseando John Wayne ou, como estando na Suiça e para não ser mais maçador que já sou, já agora, também em Alemão “Es ist Geld, Damen und Herren, Geld was hinter uns liegt”. A linguagem da “massa” é Universal e fala aos gritos.
B) Um Tribunal que é a cúpula da hierarquia da estrutura Judicial de um País “civilizado” tem de analisar ao mais ínfimo pormenor as questões de Direito. Lembrem-se que, enquanto das questões de facto tem a parte que as invoca, delas fazer prova (em princípio) e o tribunal pode considerá-las provadas ou não, no caso das questões de Direito a prova é o contrato que a Doyen afirma ser totalmente válido, não questionando o leonino clausulado que nele está inscrito e a favorece, em teoria. Porém, o recurso é apresentado pelo Sporting e baseia-se numa errada interpretação do Direito feito pelo TAS, designadamente, no respeitante à interpretação de determinadas cláusulas constantes do contrato e, aí, a “prova está feita”. Que pode dizer a Doyen? Nada. A interpretação que o TAS faz do Direito é no mínimo grosseira e no máximo, intencionalmente servil para com aqueles que o sustentam. Ao polvo do futebol foram amputados já dois tentáculos mas, ainda restam uma data deles para cortar. A limpeza começou e em breve se espalhará pelas Federações de todo o mundo civilizado, a FPF, se Deus quiser, bem como os clubes Portugueses não vão poder escapar ao abrir das janelas e às vassouradas que têm de ser dadas.
C) O Supremo Tribunal Suisso julga há “séculos” com isenção as questões que lhe são postas e a maior parte delas bem mais complexas que aquelas que o Sporting há-de apontar no recurso. Um País como a Suíça, cuja actividade económica principal reside na área financeira e não no fabrico de relógios de cuco, carece em absoluto de Tribunais completamente independentes, sob pena de ver fechar a banca na Suíça que apenas tem para oferecer, segurança jurídica aos depositantes e investidores. Um Tribunal Suíço não embarca em aventuras descredibilizantes. Por isso, estou “relativamente” descansado quanto ao desfecho nesta questão.
Peocupemo-nos em apoiar o Sporting e o nosso Presidente. Só temos razões para encararmos o futuro com confiança. Além disso, o tempo corre a nosso favor.
23 Dezembro, 2015 at 20:11
Hebdomas horribilis ou os Idos de Março.
Os campeões, todos têm uma semana negra nos resultados. Não têm por causa disso uma semana horrível que se repercuta para além dela nos resultados. Por isso chegam a campeões. Nem a equipe nem nós sofre desse mal. Deixamo-lo aos nossos inimigos. É nos idos de Março, quando se acaba com imperadores à facada, nas escadas da Cúria, que daremos mais um golpe no Fifica e enterramos de vez o Vieira das “vieiradas”. Cá os esperamos confiantes e serenos. Queremos aumentar o score desta época de 6-1 para , pelo menos, 9-1.