Corria o ano de 2010. João Moutinho acabava de ser transferido para o Porto, culminando uma peça de teatro de terceira categoria com argumento de Pinto da Costa e contando com um protagonista de muito baixo nível. Nessa altura fui fraco e achei que já era demais. Deixei de ser sócio do Sporting Clube de Portugal e enviei uma carta aos dirigentes a exprimir o meu desagrado pela subalternização do clube.
Em 2011 e embora não podendo votar, acompanhei com um misto de curiosidade e receio pelo populismo que a sua candidatura parecia assumir, o aparecimento de Bruno de Carvalho. Ganhou o outro candidato também que não me parecia má opção, Godinho Lopes, até porque apostava num treinador que me parecia promissor (Domingos) e aparentemente pretendia reunir sportinguistas de várias tendências. Mas a noite eleitoral deixou-me um travo amargo de desconfiança : então a lista de Bruno de Carvalho para a Assembleia geral ganhara e na lista para presidente saíra derrotado ? Isto fazia sentido ? Não fazia. Alguns meses depois comecei a perceber, como quase todos nós, que andávamos sem rei nem roque e que íamos no mau caminho. Mas o pior estava para vir… na segunda época, rapidamente deixámos de ser candidatos ao título, fomos descendo na classificação, chegando a estar perto da linha de água e o abismo estava ali mesmo ao virar da esquina. O pior dos nossos pesadelos parecia possível. Rezei para que aquela miserável Direção fosse afastada. Até que o presidente da Assembleia geral convocou eleições que finalmente viriam a colocar Bruno de Carvalho na presidência… e se já na primeira vez, estava muito expectante de que poderia ser o presidente de que precisávamos, agora sabia que era a última esperança que nos restava. E que meses iniciais terríveis que ele teve! O jogador mais promissor – Bruma – a querer sair a custo zero … manobrado por empresários sem escrúpulos, a banca inicialmente a ser inflexível e a parecer que não iria permitir o reerguer do Sporting, a necessidade de arranjar novo treinador e uma equipa competitiva neste contexto extremamente negativo, entre outros assuntos por resolver. A verdade é que não se saiu nada mal como todos sabemos. Devolveu-nos a esperança.
Faz hoje cerca de um ano que descobri a Tasca. Já nem sei como cá vim parar. Estava-se num momento crítico , talvez o mais difícil desta Direção até à data. O nosso treinador de então, Marco Silva, estava em rota de colisão com o presidente, tendo ocorrido a intervenção de José Eduardo que na altura não ajudou a serenar os ânimos. O título no campeonato parecia uma miragem pela desvantagem pontual que já tínhamos e pela irregularidade que revelávamos quer nos resultados, quer nas exibições. Colocava-se tudo em causa, até a Direção, que na época anterior nos arrancara da beira do precipício. Por cá fui ficando, comentando, lendo os excelentes textos e comentários que iam surgindo. Percebendo que existiam muitos como eu com quem partilhava opiniões, sofrimento e alegrias. Acabou a época com um misto de sofrimento e glória com a vitória na Taça de Portugal.
O treinador saiu, porque os conflitos eram insanáveis e fomos buscar o melhor treinador disponível mas que pouco tempo antes parecia inalcançável. E fizemo-lo exatamente à custa do Benfica que ficou atordoado com este nosso golpe (e que ainda não recuperou do choque). Conseguimos em todo este percurso, conservar os nossos melhores jogadores. Conquistámos a Supertaça, fomos afastados da fase de grupos da Champions depois de arbitragens vergonhosas, derrotámos o Benfica na Luz por 3-0 e não satisfeitos com isso, voltámos a repetir a dose algumas semanas depois, vencendo pela terceira vez na mesma época o nosso grande rival e afastando-o da Taça. Estivemos grande parte deste terço inicial do campeonato, na liderança da classificação.
Até que… há cerca de uma semana e depois de novo sorteio desfavorável (mais um…) tivemos de ir jogar a Braga para a Taça de Portugal. Num jogo muito bem disputado, fomos afastados, sendo novamente prejudicados pela arbitragem. Alguns dias depois, fomos à Madeira e sofremos a primeira derrota do campeonato, em que o nosso adversário marcou o seu único golo no primeiro ataque que fez à nossa baliza. Não fizemos uma grande exibição, mas construímos oportunidades suficientes para vencer. Ainda assim, perdemos… E depois veio a sentença do caso Doyen que, tal como se esperava, nos foi desfavorável.
Então tudo se pareceu desmoronar. Começámos a pensar que estava tudo perdido. O escasso ponto a que estávamos do primeiro lugar parece que se transformou numa desvantagem inatingível. O facto de irmos receber o Porto, com um treinador que gosta de inventar e que apesar de uma fortuna gasta em jogadores, ainda não assinou uma exibição convincente e que há apenas poucas semanas parecia ir ser despedido depois de uma postura cobarde contra um periclitante Chelsea, parece aos sportinguistas um dos doze trabalhos de Hércules. E a forma como o presidente passa o tempo e as horas a que sai de uma discoteca, passa a ser um tópico fundamental de discussão para o futuro do clube. Os rivais exultam. A oposição interna clama por Assembleias Gerais e provavelmente nesta sequência, por eleições antecipadas. Esquece-se tudo o que foi feito de positivo e tudo o que correu menos bem atinge uma dimensão estratosférica.
Mas queremos mesmo ir por aí quando temos a nossa MAIOR OPORTUNIDADE EM ANOS DE PODERMOS SER CAMPEÕES? Queremos derrotar-nos a nós mesmos ou preferimos dar toda a força ao nosso clube? Este presidente tem defeitos e tem cometido erros? Obviamente que sim. Mas é com ele que temos a nossa maior chance de conseguir o que pretendemos e merecemos. Para isso, será melhor guardarmos as facas e sacarmos das bandeiras e dos cachecóis. E começa já (a sério, porque ainda há a Taça da Carica de permeio) com o jogo contra os fruteiros dia 2 de Janeiro. Porque como coloquei no título… é isso que realmente importa. Dar força ao melhor clube do mundo e ajudar a coloca-lo no primeiro lugar, onde sempre deve estar. Tudo o resto e nesta altura, é dar força a quem queremos derrotar.
Saudações leoninas e Boas Festas
ESCRITO POR Leoníssimo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
23 Dezembro, 2015 at 17:11
Nem sei do que falam … além do que li aqui na tasca.
Até se podia fazer uma listagem quase sem margem de erro, dos abutres de merda que aqui apareceram após a derrota na Madeira, acho que dá para fazer um rolo de papel higiénico!
Mas o certo… é que o nosso Povo já está acordado contra roubos de igreja…. e por isso já temos o estádio quase lotado para dia 2!
Eles que venham…. ATÉ OS COMEMOS!!!!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
23 Dezembro, 2015 at 17:16
Ciclismo:
“O Sporting Clube de Portugal comunica que no próximo dia 28 de Dezembro, pelas 11h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Tavira, decorrerá a cerimónia de assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal de Tavira, o Sporting Clube de Portugal e o Clube de Ciclismo de Tavira, representados pelos respectivos Presidentes, tendo em vista a formação da sua equipa de ciclismo.
Esta cerimónia sublinhará a importância dada pelo Sporting Clube de Portugal à sua inquestionável referência como maior potência desportiva nacional, através da descentralização e ligação a uma região como o Algarve que merece há muito uma atenção que as instituições ligadas ao fenómeno desportivo tantas vezes negligenciam por se focarem apenas em cidades ou regiões.
Marca ainda, esta importante parceria, o reforço de uma característica ímpar do Sporting Clube de Portugal, a sua aposta na formação de atletas e de Homens pela associação ao Clube de Ciclismo de Tavira, uma instituição que se destaca não só por ser a equipa de ciclismo profissional mais antiga do mundo, em actividade ininterrupta, mas também por ser um autêntico viveiro dos maiores talentos da modalidade. Com este regresso do ciclismo, o Clube dá mais um passo seguro na sua caminhada para a Glória e pela dignificação dos seus princípios e valores de que nunca abrirá mão.
Finalmente, o Sporting Clube de Portugal gostaria de registar que a constituição desta equipa é a resultante do esforço, do empenho e do sonho do nosso Vice-Presidente, Comandante Vicente de Moura, a quem, num momento mais difícil da sua vida, deixamos uma palavra de reconhecimento.”
in http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2015-12-23/comunicado
23 Dezembro, 2015 at 17:21
Fiquei novamente com um sorriso rasgado na cara. Que alegria volto a sentir com esta notícia 😀
Espero que seja para valer e ainda por cima com uma equipa do Algarve 😀
23 Dezembro, 2015 at 17:32
Grande notícia! a melhor maneira de acabar o ano! 😉
23 Dezembro, 2015 at 19:46
Grande. Cuidado com os fruteiros, são capazes de largar a outra equipa só pelo prazer de nos roubar outra vez
23 Dezembro, 2015 at 21:47
Chupa!
23 Dezembro, 2015 at 22:21
Boa
23 Dezembro, 2015 at 17:17
Ciclismo de volta através de uma parceria com o Clube Ciclismo de Tavira.
23 Dezembro, 2015 at 17:44
Like! Tavira é sempre um Bom Petisco, WC é casa-de-banho para mijar em cima.
23 Dezembro, 2015 at 17:21
A minha satisfação pelo regresso efetivo do ciclismo. Felizmente parece que não demorámos muito a reagir. E o Porto não pode novamente ir assinar novo contrato e roubar-nos a parceria…
23 Dezembro, 2015 at 17:33
Dedica-se esta do ciclismo de Tavira a td o fdp q tenta diminuir o Sporting Clube de Portugal!
A TDS UM BOM NATAL!!!
23 Dezembro, 2015 at 17:36
Será que vão já começar com a Volta ao Algarve e já vou poder ver as listadas a rodar pelas estradas Algarvias?
23 Dezembro, 2015 at 17:35
Como é “habitual”…. subscrevo quase tudo.
Apenas um “reparo”, mas que infelizmente não te afectou só a ti, pois do meu circulo de conhecidos tenho diversos casos como o teu que por momentos se deixaram vencer pela desilusão que o Sporting se estava transformar com godinhos e afins.
O Sporting nasceu em 1906 e é de todos Nós, pelo que por esse Amor que é o Sporting nas horas dificeis há que fazer um esforço e “segurar o barco”, fazendo o que está ao nosso alcance e isso é ser Sócio, pagar as quotas…. ir ao Estádio, mesmo quando a equipa não joga um charuto, pois é o Nosso Sporting!
Se todos Nós nos tivessemos deixado vencer pela desilusão o Sporting simplesmente já não existia.
Comprar Gamebox após o 7º lugar …. emocionalmente não foi fácil, pois “não há milagres”, mas tinha que dizer presente no nosso Reerguer!
Ninguem está aqui a querer dizer que é mais ou menos Sportinguista que ninguem, mas quanto mais pessoal interiorizar que o Sporting é para ser vivido intensamente e apaixonadamente nos momentos de derrota e vitória, mais fortes seremos e certamente estaremos mais perto de ganhar mais vezes.
E o Leonissimo teve esse momento de “fraqueza” em 2010, mas é um dos Leões que por aqui admiro, pois não é nem Brunista (infelizmente também há disso….que dizem amen a tudo), nem Croquete, mas sim um Sportinguista que pensa pela sua cabeça e com espirito critico e isso é que se quer!
Votos de um Santo e Feliz Natal para toda a Tasca!!
23 Dezembro, 2015 at 17:45
Um abraço Ricardo. Como disse, foi um momento de fraqueza do qual não me orgulho… Não volto a abandonar o Sporting (pelo menos deixando de ser sócio, porque nunca deixei de sofrer com o clube e acompanhá-lo…). Vamos lá todos ter um bom Natal, estar com a família e encavar os tripeiros dia 2. E antes disso ganhar para a Taça da Carica.
23 Dezembro, 2015 at 17:52
Excelente notícia.
Sportiiiiiiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnmng!
23 Dezembro, 2015 at 18:00
Já temos ciclismo, ficamos com a equipa do Tavira. Diga-se que não havia muito por onde escolher: W52 passou a ser dos andrades e do seu canal; a Rádio Popular é boavista; Efapel, a número 2 em termos de qualidade, muito dificilmente permitira mudar algo; a LA Alumínios Antarte idem, eu por acaso gostava que o Sporting apostasse numa destas, sobretudo a primeira, por causa do Américo Silva (é verdade que já teve envolvido em casos de doping, mas difícil é não encontrar alguém nesta modalidade), mas pronto, sobravam a louletano e a Team Tavira, ficamos com a última.
A alternativa seria formar uma equipa de raiz, mas com as equipas todas constituídas, orçamentos já “fechados” e ciclistas colocados tornava-se muito difícil esta hipótese. Neste projeto estaremos envolvidos numa equipa com história e com um projeto que deverá, agora, sofrer uma evolução positiva.
23 Dezembro, 2015 at 18:00
A semana foi negra, mas isso permitiu verificar que se encontra à espreita e que meios utilizam para denegrirem o Sporting.
O rejubilarem por uma derrota contra a doyen, demonstra a pequenez de uma parte do nosso povo. Esta luta não era só do Sporting, era uma luta pelo futuro de todos os clubes.
O baixo ataque efetuado nos últimos dias, com a descontextualização das palavras de JJ e da inenarrável noticia sobre a saída noturna de BdC e das fotos, somente pode e deve unir todos os Sportinguistas.
Defenda-se o que se defender, aqui trata-se de defender o Sporting Clube de Portugal!!!
Eu fiquei doente com as derrotas desta semana, para mim ninguém prestava, demorei uma semana a digerir sem consumir pasquinada nem programas. Desde ontem que se assisti a uma hienização de todos os nossos adversários.
Faço minhas palavras as do Veks no forumscp:
” No dia 2 estarei em Alvalade como sempre mas como nunca. Que estejam todos como eu. Que saibam criar um ambiente de verdadeiro terror para o adversário e de uma força como nunca se sentiu para a nossa equipa”
Acrescento que no dia 26 e 29 também lá estarei.
Saudações Leoninas, um Feliz Natal e um 2016 de sucesso e felicidade!!!
23 Dezembro, 2015 at 19:15
“O rejubilarem por uma derrota contra a doyen, demonstra a pequenez de uma parte do nosso povo.”
Demonstra acima de tudo a grandeza do Sporting, pois quanto mais os rivais nos quiseram mal, mais se prova que o Sporting os ameaça. Ninguém odeia o que é irrelevante.
23 Dezembro, 2015 at 18:03
A todo o pessoal da Tasca um Santo Natal e um Ano Novo repleto de tudo o que mais desejarem são os votos da Ed.
23 Dezembro, 2015 at 18:24
Boas Festas para ti também, amiga.
🙂
23 Dezembro, 2015 at 19:58
obrigado. Boas Festas querida Ed, que são extensivas aos restantes tasqueiros.
24 Dezembro, 2015 at 10:18
Boas Festas Ed! Bjinhos e SL!
23 Dezembro, 2015 at 18:13
Coloquem o passado para trás das costas, agora é unidos rumo ao título.
Antes que me esqueça: Tasqueiros um Santo e Feliz Natal.
PS, faltam mulheres na Tasca, caso contrário o estabelecimento teria luzinhas de Natal e afins… 🙂
23 Dezembro, 2015 at 18:18
Um ótimo e santo natal a todos os tasqueiros, e que aqueles que não amam verdadeiramente o grande Sporting possa deixar a nossa direção trabalhar em paz.
23 Dezembro, 2015 at 19:59
O mesmo para ti aí no Brasil, amigo.
23 Dezembro, 2015 at 18:21
Uma boa prenda está do ciclismo.
Uma grande encavadela nos corruptos…
Já partimos a ganhar para dia 2.
23 Dezembro, 2015 at 18:44
A todos os Tasqueiros e a todos os seus, desejo um Feliz e Santo Natal.
Boas Festas a todos.
SL
A. Bastos
23 Dezembro, 2015 at 18:48
Grande posta!
Aplauso de pé!
Fight & Resist
23 Dezembro, 2015 at 18:51
Tenho a certeza que o “Garoto ditador” tem uma na manga para foder os risinhos do D.Bufas e seus lacaios!!!
Sem contar com o este “bom petisco de Tavira” 😉
23 Dezembro, 2015 at 18:53
Mas como é um garoto arruasseiro com educação … Vai esperar que passe a quadra.
Segunda feira até os arranca pelo chão!!!
23 Dezembro, 2015 at 19:31
Grande posta Leoníssimo! Como sabes, partilho das mesmas ideias.
Ao contrário de muitos, nunca fui sócio…até Bruno de Carvalho nos devolver e mostrar o verdadeiro Sporting!
23 Dezembro, 2015 at 19:59
Abraço para ti GAG :-).
23 Dezembro, 2015 at 19:45
Boa leonissimo…
E melhor ainda pela agradável noticia de termos o ciclismo de volta…
Aproveito para desejar ao Comandante Vicente Moura boas melhoras…
Dia 2 se Deus quiser lá estarei para juntar a minha à vossa voz…e gritar pelo nosso Sporting…
Mais uma vez Boas Festas…!!
http://3.bp.blogspot.com/-_L_N2zh-bO0/UCFtofEr8cI/AAAAAAAAAis/z0u3WUADTxI/s320/percorso.gif
SL
23 Dezembro, 2015 at 20:01
Boas Festas amigo Max, que possa conservar essa juventude com muita saúde, porque o sportinguismo já foi por demais demonstrado. Abraço
23 Dezembro, 2015 at 23:42
Um abraço meu amigo e obrigado pelas palavras simpáticas…
Não podemos esmurecer…nunca fomos tão atacados como actualmente, mas se nos mantivermos unidos…
Vamos “levar tudo à frente…”
Boas Festas…
SL
23 Dezembro, 2015 at 19:48
Boa posta Leonissimo.
Em época de natal que todas as postas sejam de um bacalhau saboroso para os Sportinguistas.
Eu também fui enganado à primeira pelo Godinho Lopes e arrependi-me logo no primeiro dia, quando ouvi algo sobre votos, razão tinha a minha mulher que foi apoiante de Bruno de Carvalho desde o primeiro dia.
Uma coisa é certa, depois daquele ano em que eu acompanhando todos os jogos como costume via o meu querido clube a despenhar-se rumo ao abismo da 2 divisão, ganhei uma endurance tal, que não é agora uma semana horrivel que me irá fazer dano. O mesmo se passará com os restantes Sportinguistas e com a propria equipa.
23 Dezembro, 2015 at 20:00
Excelente Leoníssimo. Esta Tasca está imparável e imperdível! Não admira que tenha sido eleita “o Melhor Blogue Sportinguista em 2015”!
É um prazer sentar-me pôr o guardanapo e afiar as unhas para as cravar nas postas diárias que a Tasca e os Tasqueiros nos proporcionam.
Faz-se caminho percorrendo-o. Não há alternativa possível. Conquistam-se vitórias calcorreando o “Caminho” e o Sporting está, finalmente, no caminho certo. Por isso porque há caminho percorrido, quero lá saber dos velhos do restelo e daqueles que estão de má-fé. São quase três anos passados, Olhamos para trás e que vemos? Caminho feito, obstáculos superados, etapes completadas “cum laude”. Mazelas? Sim, algumas. Tropeções , vários mas, lesões graves, incapacitantes, nem uma. Confiamos no Guia. Finalmente o Sporting pode confiar em quem o dirige. Dinheiro roubado? Não se vê nenhum. O resultado dos negócios feitos? Nos cofres do Sporting e não nos bolsos de Presidente, Direcção, agentes, empresários, “Fundos” sem fundo. Títulos, inúmeros, em todas as modalidades; PROFISSIONALISMO definitivamente instalado no Clube. Desconforto? Enorme mas, dos nossos inimigos, para quem este Sporting é uma ameaça concretizada, uma ameaça aos seus negócios sujos, às suas comissões e luvas, aos seus clubes dirigidos por criminosos de delito comum e delinquentes incompetentes. Para nós, estamos no túnel mas, lá ao fundo existe claramente uma luz como deve ser. Para eles, o túnel está à frente mas, sem ideal nem esperança, nada se lhes reconstrói no futuro previsível. Agarram-se como podem às asperezas da descida mas, inelutável o caminho que têm de percorrer, afigura-se um túnel, de que não se conhece o fim, nem o piso, nem as armadilhas.
Atiraram o Sporting a um poço. Puseram-lhe uma tampa e sentaram-se refastelados em cima dela.Não contaram com Bruno de Carvalho, sabem que nele reside o futuro, tapam os olhos sem querer acreditar nem querer ver. Tudo o que fazem é esbracejar para manterem o nariz de fora mas, nem isso lhes vai valer. O Futuro, já começou, estão a ser sugados para o túnel e não sabem nem querem fazer o que tem de ser feito, para poderem lá entrar levando uma lanterna na mão. Fico satisfeito. A enxurrada, vai levá-los a todos e o Desporto em Portugal, vai sofrer uma inevitável renovação, obedecer a novos critérios de transparência e verdade. O tempo corre a nosso favor e candeia que vai à frente, “alumia duas vezes”!
Dizem na rádio, dizem nas televisões todas desde ontem à noite não fazem outra coisa a não ser afirmar a pés juntos que vamos ficar sem William de Carvalho. Esfregam as mãos deliciados e lambem as beiçolas babando-se como bulldogues. Uma orgia repugnante de inveja e wishfull thinking.
CAGUEI!
Quabdo o presidente e William entenderem que chegou o momento, não se me estremecerá o coração. O dinheirinho entra na íntegra nos cofres do Sporting; o negócio vai ser bom e do ponto de vista desportivo, a sucessão vantajosa de Sir William estará assegurada. Preocupado, eu? William sai a 31/12/2015, já não joga contra o porco suez? Não acredito mas, se sair, olhem para mim, não tenho um sobrolho carregado, o meu coração não é fustigado por dúvidas nem assaltado por angústias sobre o que fazer e o “drama” que vai ser. Se acontecer, o Sporting pós William será mais forte desportivamente e financeiramente mais saudável.
Se o William fosse jogador do Porto ou do Benfica seria de facto insubstituível para esses dois clubes de bairro, o negócio havia de ser bom para o Presidente e amigalhaços e o grosso do dinheiro acabava numa qualquer conta off-shore dividido entre quem corrompe e entre quem é corrupto e foi mais uma vez corrompido. O clube via népias e ficava a perder muito, finaceira e desportivamente. Os sócios eram encharcados com promessas de estrelas da manhã e cu-rompidos mais uma vez. As capas dos jornais encher-se-iam de aplausos pelo negócio chorudo, com parabéns distribuídos à esquerda e à direita e mais 500 sacas de areia para os olhos do povoléu exultante.
Porém, William de Carvalho é formado por nós, na nossa academia, é um Homem com maiúscula e é jogador do Sporting. Portanto, digo com Herman José, meu colega de turma na escola e amigo de infância: “Ó p’ra Mim!”
23 Dezembro, 2015 at 20:53
Obrigado Mário. Quanto ao William, acredito que só sairá quando for oportuno.
23 Dezembro, 2015 at 20:20
Grande Posta. É isso mesmo SPOOOOOOOOORTING
🙂 🙂 🙂
23 Dezembro, 2015 at 20:27
Grande posta Leonissimo. Grande Sportinguista!
Repito: Orgulho no que estão a fazer pelo Sporting, orgulho!
23 Dezembro, 2015 at 20:39
É isso Leonissimo.
Já basta os outros a tentarem nos mandar abaixo.
Dia 2 estaremos de volta ao nosso lugar.
23 Dezembro, 2015 at 20:52
paiva dos santos, mais um filho de puta à tona. É dar-lhe uma amona para ver se acalma.
23 Dezembro, 2015 at 20:54
E não esquecer quem lhe dá voz… mais uma vez a Renascença. Perita em ir desenterrar múmias que queiram falar mal do presidente do Sporting.
23 Dezembro, 2015 at 21:02
Mais alguém tem o mesmo problema que eu, de não conseguir ver a stream da Sporting TV disponibilizada pelo SVPN ? 🙁
23 Dezembro, 2015 at 22:28
Giro como nos identificamos com alguns posts… A tasca tem o dom de nos juntar.
Belo post leonissimo.
23 Dezembro, 2015 at 23:31
Alguém sabe que a polícia judiciária descobriu um alegado “favorecimento” de 65 (SESSENTA E CINCO ) milhões de euros da câmara municipal de Lisboa, ao Benfica na altura presidida por Santana Lopes, tendo o Carmona Rodrigues sido o principal responsável pelo o citado “favorecimento”?
24 Dezembro, 2015 at 10:14
Muito bom Leoníssimo! Saudações leoninas e Boas Festas!