Este é o último petisco que vou servir aqui na Tasca em 2015 e se não se importam vou aproveitar para dizer umas coisitas sobre este este local virtual.

Assisti de cadeirinha à passagem (enterro) de um excelente blog chamado Cacifo do Paulinho e ao nascimento aqui do tasco. Ficou claro desde a primeira hora que o “pulmão” e a maioria do “cérebro” tinha transitado de um blog para o outro. Não só transitou como teve espaço e “direitos autorais” para construir uma nova forma de falar às massas. O Cherba não só arranjou tempo para ter o melhor blog leonino como encontrou a forma ideal de uma pessoa sozinha conseguir ajudar a melhorar um clube. Construiu uma ideia, não nova, porque todos os bloggers o tentam de alguma forma, mas maior e sobretudo mais altruísta.

A Tasca do Cherba atraí o melhor que o espírito Sportinguista defende e tem. Logo, atraí os melhores Sportinguistas. Um blog que constrói uma comunidade atinge o Nirvana, o Olimpo, a Meca dos pequenos prazeres da fama pessoal. Ao contrário de muitos dos que o fizeram em Portugal, o Cherba preferiu aumentar a comunidade e dar-lhe vida própria ao invés de começar a sugar os proveitos do estrelato. Resultado: muitas dezenas de sportinguistas, ou melhor…pessoas, encontraram novos companheiros de bola, amigos, parceiros de viagem, bilhetes e gameboxes, companhia para muitas refeições e copos. Isto não é um blog que faz, é o Sporting. Mas este Sporting precisou de um Cherba, precisou de uma Tasca para aproximar as pessoas…um dos principais problemas de muitos leões espalhados pelo país e além-fronteiras é a distância. Não tanto a distância um dos outros, mas a distância de viver o clube “à distância”. O melhor atributo da Tasca, perdoa-me Cherba, não é a excelência dos posts, o brilhantismo das ideias ou a cultura de combate pelos ideias leoninos…é apenas uma coisa tão pequena como fundamental…a amizade.

Se a Tasca atraí os bons Sportinguistas, posso dizer (porque que sei que estarei acompanhado na opinião) que o Cherba é daquelas pessoas que se rodeia facilmente de pessoas que o chamam de “amigo” e eu aposto que tivesse um dia as horas suficientes para tal e este homem faria questão de estar a construir novas formas de “a malta” se aproximar ainda mais, sermos ainda melhores Sportinguistas, sermos ainda…mais amigos.

É para mim uma honra poder partilhar as minhas ideias neste blog e é com todo o orgulho que me sinto cada vez mais um membro da Tasca do Cherba. Ao contrário das “invejosas” a minha amizade não tem exclusividade, por ser “tasqueiro” não perco a minha identidade, nem como pessoa, nem como blogger, nem como Sportinguista. A Tasca é uma soma (boa) aos prazeres que tenho na vida e os amigos que aqui fiz e continuarei a fazer serão a minha forma de agradecer ao Cherba tudo o que faz e sobretudo as razões porque o faz. Este foi o ano em que, em boa hora, o clube deu uma mãozinha para existir um reconhecimento “mais ou menos” oficial de que é o melhor blog leonino da actualidade. Também foi o ano em que mais se insultaram os méritos da Tasca. Alguns jurássicos que não levaram os açoites devidos em criança não conseguem distinguir entre crença e cegueira, entre amor e seguidismo, entre combatividade e acefalia. Infelizmente já será tarde para estes compreender alguma vez que ninguém se diminui por juntar-se a outros para defender uma ideia, já será tarde para entenderem que a aristocracia e a arrogância dos que se acham “mais” do que os outros passam ao lado do melhor que existe na vida…a amizade.

Somos todos iguais, viemos todos do mesmo sítio e para lá voltaremos um dia. Que percamos o nosso valioso tempo a construir, a aproximar, a engrandecer boas ideias ou a lutar pela validade saudável das mesmas. Que percamos o nosso tempo a sonhar e a acreditar e menos a desesperar ou desmotivar. A permanente lição da Tasca do Cherba, para mim, é essa…partilhando Sportinguismo somos mais fortes. Quantos mais o fizermos, mais forte será o nosso clube. Crescemos juntos, solidários, companheiros e amigos.

Bom ano a todos os tasqueiros, bom ano… meus amigos.

*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca

15262-NQ1GO9

(clica aqui e confirma a tua presença)