Este é o último petisco que vou servir aqui na Tasca em 2015 e se não se importam vou aproveitar para dizer umas coisitas sobre este este local virtual.
Assisti de cadeirinha à passagem (enterro) de um excelente blog chamado Cacifo do Paulinho e ao nascimento aqui do tasco. Ficou claro desde a primeira hora que o “pulmão” e a maioria do “cérebro” tinha transitado de um blog para o outro. Não só transitou como teve espaço e “direitos autorais” para construir uma nova forma de falar às massas. O Cherba não só arranjou tempo para ter o melhor blog leonino como encontrou a forma ideal de uma pessoa sozinha conseguir ajudar a melhorar um clube. Construiu uma ideia, não nova, porque todos os bloggers o tentam de alguma forma, mas maior e sobretudo mais altruísta.
A Tasca do Cherba atraí o melhor que o espírito Sportinguista defende e tem. Logo, atraí os melhores Sportinguistas. Um blog que constrói uma comunidade atinge o Nirvana, o Olimpo, a Meca dos pequenos prazeres da fama pessoal. Ao contrário de muitos dos que o fizeram em Portugal, o Cherba preferiu aumentar a comunidade e dar-lhe vida própria ao invés de começar a sugar os proveitos do estrelato. Resultado: muitas dezenas de sportinguistas, ou melhor…pessoas, encontraram novos companheiros de bola, amigos, parceiros de viagem, bilhetes e gameboxes, companhia para muitas refeições e copos. Isto não é um blog que faz, é o Sporting. Mas este Sporting precisou de um Cherba, precisou de uma Tasca para aproximar as pessoas…um dos principais problemas de muitos leões espalhados pelo país e além-fronteiras é a distância. Não tanto a distância um dos outros, mas a distância de viver o clube “à distância”. O melhor atributo da Tasca, perdoa-me Cherba, não é a excelência dos posts, o brilhantismo das ideias ou a cultura de combate pelos ideias leoninos…é apenas uma coisa tão pequena como fundamental…a amizade.
Se a Tasca atraí os bons Sportinguistas, posso dizer (porque que sei que estarei acompanhado na opinião) que o Cherba é daquelas pessoas que se rodeia facilmente de pessoas que o chamam de “amigo” e eu aposto que tivesse um dia as horas suficientes para tal e este homem faria questão de estar a construir novas formas de “a malta” se aproximar ainda mais, sermos ainda melhores Sportinguistas, sermos ainda…mais amigos.
É para mim uma honra poder partilhar as minhas ideias neste blog e é com todo o orgulho que me sinto cada vez mais um membro da Tasca do Cherba. Ao contrário das “invejosas” a minha amizade não tem exclusividade, por ser “tasqueiro” não perco a minha identidade, nem como pessoa, nem como blogger, nem como Sportinguista. A Tasca é uma soma (boa) aos prazeres que tenho na vida e os amigos que aqui fiz e continuarei a fazer serão a minha forma de agradecer ao Cherba tudo o que faz e sobretudo as razões porque o faz. Este foi o ano em que, em boa hora, o clube deu uma mãozinha para existir um reconhecimento “mais ou menos” oficial de que é o melhor blog leonino da actualidade. Também foi o ano em que mais se insultaram os méritos da Tasca. Alguns jurássicos que não levaram os açoites devidos em criança não conseguem distinguir entre crença e cegueira, entre amor e seguidismo, entre combatividade e acefalia. Infelizmente já será tarde para estes compreender alguma vez que ninguém se diminui por juntar-se a outros para defender uma ideia, já será tarde para entenderem que a aristocracia e a arrogância dos que se acham “mais” do que os outros passam ao lado do melhor que existe na vida…a amizade.
Somos todos iguais, viemos todos do mesmo sítio e para lá voltaremos um dia. Que percamos o nosso valioso tempo a construir, a aproximar, a engrandecer boas ideias ou a lutar pela validade saudável das mesmas. Que percamos o nosso tempo a sonhar e a acreditar e menos a desesperar ou desmotivar. A permanente lição da Tasca do Cherba, para mim, é essa…partilhando Sportinguismo somos mais fortes. Quantos mais o fizermos, mais forte será o nosso clube. Crescemos juntos, solidários, companheiros e amigos.
Bom ano a todos os tasqueiros, bom ano… meus amigos.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
30 Dezembro, 2015 at 21:50
675Milhões!!! Já vai em 675Milhões o contrato dos milhafres!!! Lindo o melão é sempre a crescer, cuidado para não arrebentar!!!
30 Dezembro, 2015 at 22:49
Passou de 400 para 675? Aumentou 69%? Alguém se acredita nessa notícia ridícula?
30 Dezembro, 2015 at 21:54
Parabéns à Tasca, a todos nós que a fazemos todos os dias. Um especial obrigado ao Cherba. Um feliz ano de 2016 e que Maio nos encontremos todos no Marquês. SL
30 Dezembro, 2015 at 21:59
Será que a CMVM vai ser tão diligente e pedir um esclarecimento?
“O portal Football Leaks revela esta quarta-feira que o FC Porto apenas recebeu 2 milhões de euros pela transferência de Carlos Eduardo para o Al Hilal, ao contrário dos 5,5 milhões que comunicou à CMVM no Relatório e Contas Consolidado relativo à temporada 2014/15.
Segundo o contrato divulgado por aquele portal, o FC Porto receberá aquele valor em quatro prestações de 500 mil euros, tendo igualmente direito a 50% de uma futura venda do médio brasileiro de 24 anos, isto caso a mesma seja feita até 31 de junho de 2016. Para lá dessa data… o contrato nada especifica. De resto, o FC Porto salvaguarda um encaixe de 10 milhões de euros caso o jogador seja transferido para uma equipa portuguesa.”
30 Dezembro, 2015 at 22:15
Por isso é que o rato de água foi para as contas. Sim, o rato de água, o caramelo do Fernando Gomes, antigo vereador da camara do Porto.
O Angelino Ferreira não quis ir parar à prisão, ou ser atropelado pelos super-morcões.
Imagino uma auditoria aquelas contas. Aquelas e às do Gaddafi dos pneus.
30 Dezembro, 2015 at 22:20
Toda a gente sabe que a colocação do Fernando Gomes nas finanças, serviu pura e simplesmente para martelar as contas do fcporto.
Ainda foi este homem ministro da administração interna.
Portugal está à deriva, cum caralho.
31 Dezembro, 2015 at 11:17
E não só.
Adelino foge de uma sucessão com medo de ser preso. Teles não é exemplo e é o Antero que se chega à frente, completamente posto de parte no mesmo dia.
Resta saber que pega naquela merda qd o PC morrer… ou fugir para o Brasil.
30 Dezembro, 2015 at 22:02
Que grande, grande posta Javardeiro!.
Que grande, grande blogue Cherba!
Um excelente ano de 2016 e que em Maio possamos todos juntos comemorar o há muito desejado título!
SL
30 Dezembro, 2015 at 22:07
Ao dono do post obrigado,
Ao dono da tasca obrigado,
A todos os que colaboram com a tasca obrigado,
A todos os tasqueiros muito obrigado.
Este post deve ser lido em 2016 várias vezes, quando nos corre bem a vida é quando nos corre mal.
Abraço a todos e o Sporting somos nós.
30 Dezembro, 2015 at 22:43
Como a Tasca e seu criador não há igual. Bom ano de 2016 a todos. SSSSSSSSSSppppppppppOOOOOOOOORRRRRRRRRRTTTTTTTINNNNNNNNNNNNGGGGGGGGGG.
30 Dezembro, 2015 at 22:53
Grande Tupperware!
Mais um a merecer honras de ficar no tal livro da tasca que desejo para 2016 😉 juntamente com a atribuição de sermos o primeiro núcleo virtual do Sporting Clube de Portugal!
Bom ano a todos e que 2016 seja o ano do leão!
30 Dezembro, 2015 at 23:22
Parabéns ao Cherba, Grande Sportinguista pelo trabalho que desempenha em nome do Sporting. Parabéns também ao Leão de Plástico pelos momentos humorísticos e pela defesa intransigente do Sporting. A estes dois grandes Sportinguistas só temos de agradecer por nos permitir usar este espaço e debater ideias sobre o nosso clube. Que todos os Sportinguistas tenham uma ótima entrada de ano. VIVA O SPORTING!!!!
30 Dezembro, 2015 at 23:30
Bom ano para todos! Este site é mais uma das razões pelo qual eu tenho orgulho em dizer que sou Leão.
Verde e Branco!
Sporting meu grande amor!
30 Dezembro, 2015 at 23:47
A Tasca é quase perfeita.
Para ser perfeita só precisava de ser em formato fórum para qualquer um de nós poder lançar tópicos.
Mas é só mesmo isto. O vosso trabalho em prol do Sporting é absolutamente notável e nem sequer imagino o que seria dos verdadeiros adeptos deste clube sem a Tasca.
Obrigado, Cherba!
SL.
31 Dezembro, 2015 at 15:40
Qualquer um pode lançar tópicos.
São os off-topic !
30 Dezembro, 2015 at 23:52
É graças à tasca que sàbado vou fazer cerca de 600km não só para ver o jogo mas tambèm para ter o prazer de conhecer pessoalmente uma amiga tasqueira que conheci aqui.
PS: alguém sabe como posso arranjar um bilhete por menos de 60€?????
31 Dezembro, 2015 at 2:00
Ir e vir de Viseu a LX também são 600 Km’s.
31 Dezembro, 2015 at 11:18
Vou estar em Viseu no Setúbal – Sporting.
Forno da Mimi?
30 Dezembro, 2015 at 23:53
Muito bem. Só uma correção, a qualidade dos post também é uma das razões do sucesso do Tasco.
Obrigado e feliz ano novo para todos.
SPOOOOOOOOOORRTIIIIIIINNGGGGG
30 Dezembro, 2015 at 23:58
Nuno Espírito Santo no Benfica!
31 Dezembro, 2015 at 0:01
Se é verdade, já tem as injecções preparadas para o Salvio, Luisão e o puto. Digam adeus às carreiras como o vai dizendo a Supernova André Gomes que tem levado mais injecções, este ano, que uma almofada de alfinetes de alfaiate!
31 Dezembro, 2015 at 0:02
Eu à espera que o jorge mendes o escolhesse para o lugar do lopetegui….
31 Dezembro, 2015 at 0:21
Espera por dia 3…
31 Dezembro, 2015 at 11:21
Esquece.
Paulo Bento, Vilas Boas e Marco Silva.
Os 3 sondados.
31 Dezembro, 2015 at 0:02
Onde?
31 Dezembro, 2015 at 0:03
Já agora, JJ no Man United, Mourinho no Sporting LOL
31 Dezembro, 2015 at 0:04
Vieira quer Mourinho por 300 Milhões até final da época!
31 Dezembro, 2015 at 0:05
Médica do Benfica com medo de ser despedida por apalpar jogadores acima do joelho…
31 Dezembro, 2015 at 0:07
Mourinho compra Vitória de Setúbal e contrata equipe milionária. Benzema na frente! 600 Milhões da NOS em contrato milionário com o Setúbal.
31 Dezembro, 2015 at 1:06
Eh amigo…”o que é que lhe deu” assim de repente…?
Abr e SL
31 Dezembro, 2015 at 0:06
Era mais uma grande venda de BdC ah ah!
31 Dezembro, 2015 at 0:05
A Tasca é do caralho! Ponto.
Off topic: Se Eu fosse o ROC:
https://www.facebook.com/Se-Eu-Fosse-o-ROC-207316082773830/?fref=nf
“Real Madrid 3 / Real Sociedade 1.
2 golos de Ronaldo e 1 de Bruna.
Sai mais um Global Suckers Award para o Seixal.”
WIN!
31 Dezembro, 2015 at 0:06
Descubra as diferenças entre pablo osvaldo e shikabala…
A mais flagrante é que no Sporting não ha macacos para ” inspirar ” jornaleiros.
31 Dezembro, 2015 at 0:12
Eles são tão bons a formar jogadores…ou melhor como é a super-estrutura que forma os jogadores desconhecem o que é o mecanismo de solidariedade fifa, daí que ainda não pagaram o Renato Sanches, agora sabe-se que não pagaram o Lima e, parece-me ser um procedimento normal para aqueles lados, devem parecer mais nos próximos dias.
31 Dezembro, 2015 at 0:15
É um achincalhamento diário ao Sporting, vi 15 minutos do progama 13 da RTP, fiquei a saber que as únicas esperanças para vencermos medalhas no Rio`16 são atletas do carnide ou que já lá passaram (Rui Costa – ciclista) e a seleção olímpica será comandada por Rúben Neves e orelhudo guedes.
31 Dezembro, 2015 at 5:59
Embora tenhamos atletas em 16/17 modalidades, o Clube mais representado nos J.O…
31 Dezembro, 2015 at 0:18
Já que vamos jogar como visitados no fundão para a taça, proponho bilhete a preço máximo possível e entrega do número máximo de convites aos núcleos próximos do fundão. Quero que FPF se f*d*. Corruptos.
31 Dezembro, 2015 at 0:23
Parece que o Sporting minhoto, conhecido por lá, unicamente, por braga, conseguiu 100 milhões de euros da NOS por 10 anos. Deixem-me ser lírico e acreditar que se vão livrar das amarras do mendes.
31 Dezembro, 2015 at 0:53
Aos que amam o SCP e têm a sorte e o prazer de frequentar este extraordinário tasco, ao seu responsável e colaboradores mais assíduos e a todos, desde os mais otimistas, aos realistas e aos menos otimistas, que me proporcionam momentos grandiosos de sportinguismo, um ano de 2016 recheado de êxitos, saúde, alegria e com muitas vitórias para o nosso clube, para fazerem história e perdurarem no futuro.
31 Dezembro, 2015 at 1:27
Meus Amigos Tasqueiros e Sportinguistas
A amizade, a solidariedade, o companheirismo e o Sportinguismo quanto mais se divide para partilhar com os outros, maiores nos tornam!!!
SPORTING O MELHOR CLUBE DO MUNDO!!
A “TASCA DO CHERBA” O MELHOR BLOG!!
Que 2016 seja à medida dos vossos desejos!
Cherba um grande abraço, continuação de Boas Festas e Ano Novo do melhor, para ti e família.
Saudações Leoninas para todos.
31 Dezembro, 2015 at 1:36
Esta tasca é do caralho, até serve menu gourmet em tupperwares.
Um grande obrigado ao Cherba e a todos os colaboradores do estabelecimento, assim como a todos os tasqueiros, por nos proporcionarem tantos e tão bons petiscos sempre com um tom ecologico, que é como quem diz, verde.
Um bom ano de 2016 para todos e tambem para o nosso Sporting.
31 Dezembro, 2015 at 1:42
A vida sem Tasca do Cherba também era bom? Era! Mas não era a mesma coisa!!!
Viva Nós!
Viva o Sporting Clube de Portugal! ( ponto!)
🙂
31 Dezembro, 2015 at 2:17
é a economia,
http://expresso.sapo.pt/economia/2015-12-30-As-50-sombras-do-BES
31 Dezembro, 2015 at 8:46
Era enviar isso aos nossos “comentadores” para mostrarem ao mundo e especialmente ao pedro gordo guerra!
Curioso, mais uma vez e bem bom que não comemos gelados com a testa, vem o orelhas lançar areia para os olhos dos burros da segunda circular. A entrevista apenas serve para isso. Propaganda pura e dura! Esteve calado até agora e depois de ser enrabado vem atirar areia para os olhos. Depois das declarações de ontem na comunicação social por parte de uma pessoa com “fontes seguras” e do que vem hoje na CS a dizer que o benfas vai fazer ainda mais dinheiro, espero que a CMVM peça os mesmos esclarecimentos pedidos ao Sporting C.P.!
31 Dezembro, 2015 at 9:39
Deveras impressionante! A empresa de Vieira é só o 3.° maior devedor do BES . Se juntarmos a dívida do Benfica são o 2.°. Nem imagino o nojo e a corrupção que deve andar no meio destes negócios. Isto merece divulgação a sério, os contribuintes não podem andar a pagar por estes criminosos.
31 Dezembro, 2015 at 3:08
Bom Javardeiro,
Conseguiste resumir, muito do sentimento que NOS une, e que NOS faz visitar A Tasca do Cherba diversas vezes ao dia!
A todos, a todos e a todas que tenho tido o prazer de conhecer devido á Tasca, quer pessoal, quer virtualmente, de compartilhar momentos de dor, momentos de sofrimento, momentos de alegria, e que fazem o dia a dia da NOSSA Tasca, que 2016 vos traga tudo aquilo que mais desejam!
Ao Cherba, um enorme obrigado por fazeres das tripas coração para conseguires manter A Tasca aberta sempre com petiscos saborosos para que possamos degustar. Mas epá, não podes falhar com o Bloco de Notas do Gabriel Alves antes dos jogos, é que isso já virou superstição, sempre que não há Bloco… o SCP tropeça no resultado… Há já quem diga que o Míster Jesus, costuma ler o Bloco de Notas aos jogadores na palestra final antes das partidas… Por isso já sabes…
Que seja um grande, um grande não, um Enorme 2016 para todos NOS!
E viva o Sporting Clube de Portugal! E Viva A Tasca do Cherba!
Vamos SCP! contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
FIGHT & RESIST sempre !!!
SL
P.S. – Se alguém tiver uma Gamebox que não possa ser utilizada no próximo Sábado, avisem-me!!! Gostava de ir apoiar a NOSSA equipa, o NOSSO SCP!
31 Dezembro, 2015 at 8:33
Bom dia , a tasca é isso tudo , ponto de encontro de Sportinguistas , bem hajam e votos de um bom ano !
31 Dezembro, 2015 at 9:32
Isso é tudo verdade, mas permitam-me dizer que acompanho esta “Tasca” desde o início, visto que transito do “Cacifo” e não é a amizade que me une a este espaço. Estive fora durante 7 anos e vir aqui era, e será sempre, uma lufada de ar fresco a tudo o que se diz e a tudo o que se escreve. Ler os vossos textos é sentir-me em casa, é ver que se defende o grande Sporting e não se anda ao sabor do vento ou de vontades. O que me agarra é a coerência, a vontade e a lucidez de pessoas que percebem que só bramindo as espadas se consegue elevar ainda mais o que o nosso GRANDE PRESIDENTE tem conseguido ao longo destes tempos. Pode-se não gostar do estilo, poderão dizer que deveria falar menos, ou até mesmo não gostarem da forma como usa o risco ao lado, mas sem dúvida tem sido o principal motor do orgulho em crescendo de milhares Sportinguistas. E o Cherba tem conseguido ter a lucidez e a firmeza de defender e agarrar com unhas e dentes o que deve ser defendido: O SPORTING
Parabéns a todos vocês que se esforçam para que milhares de Sportinguistas visitem este espaço e sintam prazer em fazê-lo!
31 Dezembro, 2015 at 9:37
Entrevista de Bruno de Carvalho ao Expresso:
Bruno de Carvalho: “Dinheiro vai para o Sporting, não para bancos ou comissões”
Em entrevista ao Expresso, o presidente leonino explica o negócio dos direitos televisivos e diz que uma das operadoras propôs um negócio que incluía comissões
Bruno de Carvalho – Presidente do Sporting
”O mercado reconhece a grandeza do Sporting”
Depois dos acordos do Benfica com a NOS e do FC Porto com o MEO, o Sporting anunciou esta semana um acordo de €515 milhões com a NOS e com a PPTV pelos direitos de emissão dos seus jogos, pela distribuição exclusiva da Sporting TV e pelo patrocínio das camisolas. Ao Expresso Bruno de Carvalho diz que é o “maior negócio de sempre do futebol português”.
Bruno de Carvalho – Presidente do Sporting Clube de Portugal
“O dinheiro da NOS não vai para bancos ou comissões”
Texto Pedro Candeias e Adriano Nobre
Foto João Lima
Horas antes do Sporting-Paços de Ferreira, Bruno de Carvalho recebe-nos na SAD para nos explicar, afinal, que acordo é este que o Sporting acabou de assinar com a NOS. “É, de facto, o maior negócio da história do futebol português”, diz ele, frisando que quer continuar a engordar o currículo do clube e a emagrecer mais uns quilinhos. “Já perdi 13”. O presidente do Sporting fala dos contratos do Benfica e do FC Porto, da mentalidade do futebol português e explica porque é que, lá em casa, são os canais da NOS que passam na TV.
P – Quando começou a negociar?
R – Para o Sporting era importante perceber como se iriam posicionar o Benfica e o FC Porto. As conversações existiam, o Sporting nunca negou, mas há que esperar sempre pelo momento certo, sem pressas.
P – O Sporting beneficiou por ter sido o terceiro a chegar a acordo?
R – É como olhar para o futebol: se o mérito é de quem marcou mais golos ou o demérito de quem os sofreu. A minha estratégia foi esperar para ver o que acontecia nos rivais e, depois, a partir daí, fazer valer a dimensão do Sporting. Nunca tinha visto o Sporting fazer um negócio a este nível, de patrocínios e de direitos televisivos, melhor do que os rivais.
P – Acaba por ser irónico o que Luís Filipe Vieira disse na apresentação do acordo com a NOS – que os €400 milhões seriam um referencial e que os outros clubes iriam beneficiar.
R – Há os que querem fazer as coisas de uma forma apressada, ou porque têm estratégias específicas, ou porque têm eleições [2016, presidenciais no Benfica], dívidas de dezenas largas, ou mesmo centenas de milhões para pagar. O nosso acordo é de €515 milhões, é um negócio tripartido, com a NOS e a PPTV. E o valor resulta de contas simples: os ativos, os custos desses ativos e o resultado líquido de agora até final do contrato. O Benfica fez o negócio que achou que devia fazer e teceu os comentários que achou por bem tecer. E o Sporting fez o negócio dele: o maior negócio de sempre do futebol português.
P – É o terceiro presidente de um clube a dizer isso no espaço de um mês…
R – Havia uma história que se contava, dos seis milhões [de adeptos do Benfica], que depois eram 14 milhões, mais a capa do jornal em que o país era vermelho e o resto do mundo azul, como se o Sporting, que é verde e os marcianos são verdes, só tivesse adeptos em Marte. Isso não é real. O mercado reconhece a grandeza, credibilidade e solidez do projeto do Sporting.
P – É possível saber os valores associados a cada uma das parcelas? Patrocínio da camisola, publicidade, etc.
R – Não, por questões de confidencialidade. Mas não escondemos nada naquilo que foi transmitido à CMVM. O Sporting não pode ser o mais prejudicado por ser o que melhor explica os seus negócios. Quando nós discriminamos o contrato, é porque temos esta maneira de ser e de estar. E o comunicado deixou isto bem claro: o Sporting vendeu a publicidade de primeira linha e na camisola, direitos televisivos e a exclusividade do seu canal a partir de 1 de julho de 2017.
P – O canal será exclusivo da NOS?
R – Sim. Qualquer presidente gostaria de estar em todas as plataformas de Portugal e do mundo inteiro. Só que, depois, há a realidade do negócio.
P – Este dinheiro que recebe é para abater passivo, recuperar valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis em ações (VMOCS)…?
R – Este dinheiro é cash. Agora, vamos esperar para ver os relatórios e contas dos outros, para se perceber qual a real diferença entre os contratos. O dinheiro vai estar todo disponível para o Sporting, não vai para bancos ou comissões, que também são custos associados às receitas. O Sporting não está obrigado a destinar verbas para os bancos por causa deste contrato…
P – [interrupção] Que é o caso do Benfica?
R – Vocês é que o dizem, não sou eu. E no Sporting também não pagámos nenhuma comissão por este contrato…
P – [interrupção] Que foi o que aconteceu no FC Porto?
R – Não vou responder a isso.
P – Então refazemos a pergunta: foi-lhe proposto algum negócio que incluísse esse tipo de pagamentos?
R – Em termos de banca, não; em termos de comissões, sim.
P – De que operadora?
R . Não vou dizer.
P – O Sporting recebe já algum adiantamento financeiro com este acordo?
R – Houve renegociação dos contratos com a PPTV já para 2016. E os patrocínios são válidos já a partir de janeiro. Portanto, o Sporting joga já este clássico com a NOS na camisola.
P – Este contrato com a NOS também é válido por três anos e renovável anualmente a partir daí, como o do Benfica?
R – Tem que se entender o seguinte: com quem foram feitos os contratos e que duração tem a vigência com cada uma das entidades. Se calhar aí chega-se à conclusão de porque é que este contrato é apresentado de uma forma e o do Benfica de outra.
P – O que quer dizer com isso?
R – Nada. Só isso. Ouço dizer que o Benfica pode renegociar o contrato daqui a três anos e que vai rebentar a escala. Mas não estou preocupado com o que vai acontecer.
P – Este contrato permite-lhe respirar melhor, por causa do caso Doyen e da não entrada na Liga dos Campeões?
R – Ainda não aconteceu nada no caso Doyen, a não ser uma primeira decisão [do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS)]. Estamos a trabalhar no recurso e não temos dúvida de que no mínimo há situações previstas na lei cível e na lei desportiva que tiram a validade ao contrato com a Doyen. Porque há questões de desproporcionalidade nos ganhos possíveis e porque não pode haver intromissão na gestão desportiva. A partir daí, o Sporting denunciou o contrato, pagou todo o valor que a Doyen tinha investido e foi defender os seus direitos. Quanto à não entrada na Liga dos Campeões, foi um revés, mas com este contrato [com a NOS], acho que resolvemos alguns problemas.
P – Há a ideia de que processa tudo.
R – Nós já cumprimos vários contratos hediondos. Mas não eram nulos ou anuláveis. Eram só péssimos negócios. Mas depois há casos mais falados. A Somague, por exemplo, veio fazer exigências de última hora, que contrariavam o próprio concurso; o que é que o Sporting podia fazer quando, depois, de aceitarem, vieram pedir coisas que não estavam previstas na adjudicação? P – Qual a ordem de valores dos processos em tribunal?
R – Posso dizer-vos que quando entrámos no Sporting havia cerca de €21 milhões de assuntos que eram considerados na reestruturação financeira como contingências. Eram assuntos que estavam a decorrer, em tribunal ou ainda não, e que não seriam cobertos pela reestruturação. O Sporting teria de arranjar verbas pelos seus meios para os pagar. Dessas contingências de €21 milhões, até agora, sem custo nenhum para o Sporting, já foram resolvidos €19 milhões. Isto significa que o Sporting pela primeira vez está a dar lucro, está a pagar as suas dívidas aos bancos, está a amortizar capital em dívida e consegue ainda resolver €21 milhões de problemas herdados.
P – O Sporting e o Benfica eram a favor da centralização dos direitos televisivos. O que correu mal?
R – O Sporting era a favor da centralização, ponto. Fomos os primeiros a falar nisto. Mas, a partir do momento em que um dos clubes [Benfica] que faz parte da presidência da Liga e que assina um business plan em que estava escrita a centralização, depois avança para outro lado e fura o acordo… o Sporting tinha de ir para o mercado.
P – E como fica Pedro Proença, presidente da Liga, neste filme?
R – Quando um clube lhe puxa o tapete, depois de assinar um contrato, vai fazer o contrário e ele vem dar os parabéns, porque é um bom sinal para o futebol português… A partir daí, deixa de haver compromisso. Não podemos agradar a gregos e troianos. No futebol, não dá. Quando alguém quebra um compromisso tem de ser avisado. O Pedro errou e muito.
P – Diz que gosta de pensar a longo prazo. Estamos a chegar ao final de 2015. No início do ano pensava em contratar Jesus e ter este contrato com a NOS?
R – Tenho duas características: ambição e amor ao clube desmedidos. E se não tivesse essas duas características, não estava onde estou hoje. Se me perguntasse que tinha isto pensado exatamente assim, não, mas queria pôr o Sporting no lugar em que ele deve estar. No dia em que deixar de ser uma mais-valia, o sócio Bruno de Carvalho dará um pontapé no rabo do presidente Bruno de Carvalho. Quero um Sporting vencedor, campeão, com mais sócios ainda, e tudo farei para chegar aí. Quero fazer melhor, melhor, melhor…
P – €515 milhões é mais do dobro do passivo atual do Sporting. Este negócio permite repensar o projeto para o clube no médio prazo?
R – O Sporting precisava de ousadia e coragem. Costuma dizer-se que a sorte protege os audazes e que a sorte dá muito trabalho. Ora, como trabalhamos muito, temos sorte, e temos sorte porque somos audazes. Este contrato não muda nada. A nossa ambição mantém-se.
P – Relativamente às VMOC, este negócio pode acelerar a recompra?
R – O Sporting tem até 2026 para ter o dinheiro suficiente para manter a maioria da SAD. Sempre assumimos que essa é a vontade desta administração. Porque acreditamos que é importante manter essa posição.
P – Que operador tem em casa?
R – É a NOS. Já tinha antes. O Sporting respeita todos os seus parceiros, sejam atuais ou antigos e a PT foi parceira do Sporting durante muito tempo. Mas, para mim, desde o primeiro dia foi fácil escolher o operador em minha casa, porque a MEO tinha o canal do Benfica…
P – Curiosamente, a MEO tem agora o Cristiano Ronaldo, a pérola da formação do Sporting, como novo rosto.
R – É uma forma de limparem a imagem com que ficaram por terem sido os primeiros a ter o canal do Benfica… Estou a brincar, mas é verdade: foi por isso que escolhi a NOS. Podem dizer que sou um obcecado, mas não me apetecia ter esse canal.
[email protected]
“Não ganhar o título será grande desilusão”
P – Este contrato com a NOS também permite não ter de vender nenhum jogador?
R – Já tinha dito que não sairia ninguém do Sporting que o Sporting não quisesse. Isso era claro e evidente antes desse negócio.
P – Este dinheiro pode acelerar o projeto desportivo?
R – Em quê? Temos o melhor treinador, o plantel que é considerado como o mais valioso, o pavilhão está em crescimento, voltou uma modalidade histórica como o hóquei que ganhou logo uma taça europeia no regresso, volta agora o ciclismo para honrar a memória do Joaquim Agostinho… o que é que quer que se faça mais?
P – Será uma desilusão se não for campeão?
R – Tendo em conta a onda verde que se criou, a alegria que se vê nos olhos dos sportinguistas, a fé e a crença que se sente, estaria a ser hipócrita se não dissesse que seria uma grande desilusão.
P – O clássico Sporting-FCP Porto é decisivo?
R – É um jogo muito importante, são duas excelentes equipas e estamos a falar de um jogo que pode mudar ou sedimentar posições no campeonato. Tem esses dois picantes, mas muitas vezes os campeonatos ganham-se ou perdem-se nos outros jogos. E é nisso que a equipa tem de estar focada.
P – Levou a mal que Jorge Jesus tenha falado do FC Porto na entrevista à TVI e dito que gostava de ser campeão nos três grandes?
R – Ele não disse propriamente isso, porque eu também vi a entrevista. Mas quando lhe perguntam 50 vezes se fecha a porta, se fecha a porta e se fecha a porta… bem, a mim bastava perguntarem uma vez e eu diria logo que fechava a porta a tudo o que não fosse o Sporting, porque o meu grau de gosto só tem o Sporting. Mas eu percebo, porque ele é um profissional e estamos a falar de um clube grande e nunca se sabe o futuro.
P – Como está o assunto Carrillo?
R – Já disse várias vezes que o Carrillo é um assunto delicado. Não é fácil. As coisas têm uma velocidade vertiginosa na vida e o que ontem era verdade hoje já é mentira. Ontem o Sporting precisava de muito dinheiro e hoje se calhar já não precisa. Temos de ter a sensatez de estar calados. As pessoas podem dizer que eu nunca estou calado e que agora venho falar na sensatez de estar calado. Mas uma coisa é falar e saber do que se está a falar e tirar consequências positivas do que se fala. Outra coisa é falar por falar e aí a coisa corre mal.
P – Está preparado para que o Carrillo fique sem jogar?
R – Estou a dizer que ele está num processo disciplinar. Sei que o comunicado que emitimos sobre o caso era maçudo, mas quem quiser ficar a saber tudo, é dedicar meia hora a lê-lo.
31 Dezembro, 2015 at 10:08
Obrigado!
Merece um post 😉
31 Dezembro, 2015 at 10:09
que garotada … , enfim não há condiçoes …
31 Dezembro, 2015 at 10:15
Thanks!
E ainda por cima é uma entrevista feita por um Sportinguista!
Na Uefa Futsal Cup lá estava o Pedro Candeias com a verde e branca vestida a apoiar os nosso Leões 🙂
31 Dezembro, 2015 at 13:51
Obrigado Pedro Filipe
31 Dezembro, 2015 at 9:41
:)!nada mais a acrescentar a nao ser…um bom ano de 2016 para tds e para o nosso Sporting:)
bem haja!:)
SL