Este é o último petisco que vou servir aqui na Tasca em 2015 e se não se importam vou aproveitar para dizer umas coisitas sobre este este local virtual.
Assisti de cadeirinha à passagem (enterro) de um excelente blog chamado Cacifo do Paulinho e ao nascimento aqui do tasco. Ficou claro desde a primeira hora que o “pulmão” e a maioria do “cérebro” tinha transitado de um blog para o outro. Não só transitou como teve espaço e “direitos autorais” para construir uma nova forma de falar às massas. O Cherba não só arranjou tempo para ter o melhor blog leonino como encontrou a forma ideal de uma pessoa sozinha conseguir ajudar a melhorar um clube. Construiu uma ideia, não nova, porque todos os bloggers o tentam de alguma forma, mas maior e sobretudo mais altruísta.
A Tasca do Cherba atraí o melhor que o espírito Sportinguista defende e tem. Logo, atraí os melhores Sportinguistas. Um blog que constrói uma comunidade atinge o Nirvana, o Olimpo, a Meca dos pequenos prazeres da fama pessoal. Ao contrário de muitos dos que o fizeram em Portugal, o Cherba preferiu aumentar a comunidade e dar-lhe vida própria ao invés de começar a sugar os proveitos do estrelato. Resultado: muitas dezenas de sportinguistas, ou melhor…pessoas, encontraram novos companheiros de bola, amigos, parceiros de viagem, bilhetes e gameboxes, companhia para muitas refeições e copos. Isto não é um blog que faz, é o Sporting. Mas este Sporting precisou de um Cherba, precisou de uma Tasca para aproximar as pessoas…um dos principais problemas de muitos leões espalhados pelo país e além-fronteiras é a distância. Não tanto a distância um dos outros, mas a distância de viver o clube “à distância”. O melhor atributo da Tasca, perdoa-me Cherba, não é a excelência dos posts, o brilhantismo das ideias ou a cultura de combate pelos ideias leoninos…é apenas uma coisa tão pequena como fundamental…a amizade.
Se a Tasca atraí os bons Sportinguistas, posso dizer (porque que sei que estarei acompanhado na opinião) que o Cherba é daquelas pessoas que se rodeia facilmente de pessoas que o chamam de “amigo” e eu aposto que tivesse um dia as horas suficientes para tal e este homem faria questão de estar a construir novas formas de “a malta” se aproximar ainda mais, sermos ainda melhores Sportinguistas, sermos ainda…mais amigos.
É para mim uma honra poder partilhar as minhas ideias neste blog e é com todo o orgulho que me sinto cada vez mais um membro da Tasca do Cherba. Ao contrário das “invejosas” a minha amizade não tem exclusividade, por ser “tasqueiro” não perco a minha identidade, nem como pessoa, nem como blogger, nem como Sportinguista. A Tasca é uma soma (boa) aos prazeres que tenho na vida e os amigos que aqui fiz e continuarei a fazer serão a minha forma de agradecer ao Cherba tudo o que faz e sobretudo as razões porque o faz. Este foi o ano em que, em boa hora, o clube deu uma mãozinha para existir um reconhecimento “mais ou menos” oficial de que é o melhor blog leonino da actualidade. Também foi o ano em que mais se insultaram os méritos da Tasca. Alguns jurássicos que não levaram os açoites devidos em criança não conseguem distinguir entre crença e cegueira, entre amor e seguidismo, entre combatividade e acefalia. Infelizmente já será tarde para estes compreender alguma vez que ninguém se diminui por juntar-se a outros para defender uma ideia, já será tarde para entenderem que a aristocracia e a arrogância dos que se acham “mais” do que os outros passam ao lado do melhor que existe na vida…a amizade.
Somos todos iguais, viemos todos do mesmo sítio e para lá voltaremos um dia. Que percamos o nosso valioso tempo a construir, a aproximar, a engrandecer boas ideias ou a lutar pela validade saudável das mesmas. Que percamos o nosso tempo a sonhar e a acreditar e menos a desesperar ou desmotivar. A permanente lição da Tasca do Cherba, para mim, é essa…partilhando Sportinguismo somos mais fortes. Quantos mais o fizermos, mais forte será o nosso clube. Crescemos juntos, solidários, companheiros e amigos.
Bom ano a todos os tasqueiros, bom ano… meus amigos.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
30 Dezembro, 2015 at 23:52
É graças à tasca que sàbado vou fazer cerca de 600km não só para ver o jogo mas tambèm para ter o prazer de conhecer pessoalmente uma amiga tasqueira que conheci aqui.
PS: alguém sabe como posso arranjar um bilhete por menos de 60€?????
31 Dezembro, 2015 at 2:00
Ir e vir de Viseu a LX também são 600 Km’s.
31 Dezembro, 2015 at 11:18
Vou estar em Viseu no Setúbal – Sporting.
Forno da Mimi?
30 Dezembro, 2015 at 23:53
Muito bem. Só uma correção, a qualidade dos post também é uma das razões do sucesso do Tasco.
Obrigado e feliz ano novo para todos.
SPOOOOOOOOOORRTIIIIIIINNGGGGG
30 Dezembro, 2015 at 23:58
Nuno Espírito Santo no Benfica!
31 Dezembro, 2015 at 0:01
Se é verdade, já tem as injecções preparadas para o Salvio, Luisão e o puto. Digam adeus às carreiras como o vai dizendo a Supernova André Gomes que tem levado mais injecções, este ano, que uma almofada de alfinetes de alfaiate!
31 Dezembro, 2015 at 0:02
Eu à espera que o jorge mendes o escolhesse para o lugar do lopetegui….
31 Dezembro, 2015 at 0:21
Espera por dia 3…
31 Dezembro, 2015 at 11:21
Esquece.
Paulo Bento, Vilas Boas e Marco Silva.
Os 3 sondados.
31 Dezembro, 2015 at 0:02
Onde?
31 Dezembro, 2015 at 0:03
Já agora, JJ no Man United, Mourinho no Sporting LOL
31 Dezembro, 2015 at 0:04
Vieira quer Mourinho por 300 Milhões até final da época!
31 Dezembro, 2015 at 0:05
Médica do Benfica com medo de ser despedida por apalpar jogadores acima do joelho…
31 Dezembro, 2015 at 0:07
Mourinho compra Vitória de Setúbal e contrata equipe milionária. Benzema na frente! 600 Milhões da NOS em contrato milionário com o Setúbal.
31 Dezembro, 2015 at 1:06
Eh amigo…”o que é que lhe deu” assim de repente…?
Abr e SL
31 Dezembro, 2015 at 0:06
Era mais uma grande venda de BdC ah ah!
31 Dezembro, 2015 at 0:05
A Tasca é do caralho! Ponto.
Off topic: Se Eu fosse o ROC:
https://www.facebook.com/Se-Eu-Fosse-o-ROC-207316082773830/?fref=nf
“Real Madrid 3 / Real Sociedade 1.
2 golos de Ronaldo e 1 de Bruna.
Sai mais um Global Suckers Award para o Seixal.”
WIN!
31 Dezembro, 2015 at 0:06
Descubra as diferenças entre pablo osvaldo e shikabala…
A mais flagrante é que no Sporting não ha macacos para ” inspirar ” jornaleiros.
31 Dezembro, 2015 at 0:12
Eles são tão bons a formar jogadores…ou melhor como é a super-estrutura que forma os jogadores desconhecem o que é o mecanismo de solidariedade fifa, daí que ainda não pagaram o Renato Sanches, agora sabe-se que não pagaram o Lima e, parece-me ser um procedimento normal para aqueles lados, devem parecer mais nos próximos dias.
31 Dezembro, 2015 at 0:15
É um achincalhamento diário ao Sporting, vi 15 minutos do progama 13 da RTP, fiquei a saber que as únicas esperanças para vencermos medalhas no Rio`16 são atletas do carnide ou que já lá passaram (Rui Costa – ciclista) e a seleção olímpica será comandada por Rúben Neves e orelhudo guedes.
31 Dezembro, 2015 at 5:59
Embora tenhamos atletas em 16/17 modalidades, o Clube mais representado nos J.O…
31 Dezembro, 2015 at 0:18
Já que vamos jogar como visitados no fundão para a taça, proponho bilhete a preço máximo possível e entrega do número máximo de convites aos núcleos próximos do fundão. Quero que FPF se f*d*. Corruptos.
31 Dezembro, 2015 at 0:23
Parece que o Sporting minhoto, conhecido por lá, unicamente, por braga, conseguiu 100 milhões de euros da NOS por 10 anos. Deixem-me ser lírico e acreditar que se vão livrar das amarras do mendes.
31 Dezembro, 2015 at 0:53
Aos que amam o SCP e têm a sorte e o prazer de frequentar este extraordinário tasco, ao seu responsável e colaboradores mais assíduos e a todos, desde os mais otimistas, aos realistas e aos menos otimistas, que me proporcionam momentos grandiosos de sportinguismo, um ano de 2016 recheado de êxitos, saúde, alegria e com muitas vitórias para o nosso clube, para fazerem história e perdurarem no futuro.
31 Dezembro, 2015 at 1:27
Meus Amigos Tasqueiros e Sportinguistas
A amizade, a solidariedade, o companheirismo e o Sportinguismo quanto mais se divide para partilhar com os outros, maiores nos tornam!!!
SPORTING O MELHOR CLUBE DO MUNDO!!
A “TASCA DO CHERBA” O MELHOR BLOG!!
Que 2016 seja à medida dos vossos desejos!
Cherba um grande abraço, continuação de Boas Festas e Ano Novo do melhor, para ti e família.
Saudações Leoninas para todos.
31 Dezembro, 2015 at 1:36
Esta tasca é do caralho, até serve menu gourmet em tupperwares.
Um grande obrigado ao Cherba e a todos os colaboradores do estabelecimento, assim como a todos os tasqueiros, por nos proporcionarem tantos e tão bons petiscos sempre com um tom ecologico, que é como quem diz, verde.
Um bom ano de 2016 para todos e tambem para o nosso Sporting.
31 Dezembro, 2015 at 1:42
A vida sem Tasca do Cherba também era bom? Era! Mas não era a mesma coisa!!!
Viva Nós!
Viva o Sporting Clube de Portugal! ( ponto!)
🙂
31 Dezembro, 2015 at 2:17
é a economia,
http://expresso.sapo.pt/economia/2015-12-30-As-50-sombras-do-BES
31 Dezembro, 2015 at 8:46
Era enviar isso aos nossos “comentadores” para mostrarem ao mundo e especialmente ao pedro gordo guerra!
Curioso, mais uma vez e bem bom que não comemos gelados com a testa, vem o orelhas lançar areia para os olhos dos burros da segunda circular. A entrevista apenas serve para isso. Propaganda pura e dura! Esteve calado até agora e depois de ser enrabado vem atirar areia para os olhos. Depois das declarações de ontem na comunicação social por parte de uma pessoa com “fontes seguras” e do que vem hoje na CS a dizer que o benfas vai fazer ainda mais dinheiro, espero que a CMVM peça os mesmos esclarecimentos pedidos ao Sporting C.P.!
31 Dezembro, 2015 at 9:39
Deveras impressionante! A empresa de Vieira é só o 3.° maior devedor do BES . Se juntarmos a dívida do Benfica são o 2.°. Nem imagino o nojo e a corrupção que deve andar no meio destes negócios. Isto merece divulgação a sério, os contribuintes não podem andar a pagar por estes criminosos.
31 Dezembro, 2015 at 3:08
Bom Javardeiro,
Conseguiste resumir, muito do sentimento que NOS une, e que NOS faz visitar A Tasca do Cherba diversas vezes ao dia!
A todos, a todos e a todas que tenho tido o prazer de conhecer devido á Tasca, quer pessoal, quer virtualmente, de compartilhar momentos de dor, momentos de sofrimento, momentos de alegria, e que fazem o dia a dia da NOSSA Tasca, que 2016 vos traga tudo aquilo que mais desejam!
Ao Cherba, um enorme obrigado por fazeres das tripas coração para conseguires manter A Tasca aberta sempre com petiscos saborosos para que possamos degustar. Mas epá, não podes falhar com o Bloco de Notas do Gabriel Alves antes dos jogos, é que isso já virou superstição, sempre que não há Bloco… o SCP tropeça no resultado… Há já quem diga que o Míster Jesus, costuma ler o Bloco de Notas aos jogadores na palestra final antes das partidas… Por isso já sabes…
Que seja um grande, um grande não, um Enorme 2016 para todos NOS!
E viva o Sporting Clube de Portugal! E Viva A Tasca do Cherba!
Vamos SCP! contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
FIGHT & RESIST sempre !!!
SL
P.S. – Se alguém tiver uma Gamebox que não possa ser utilizada no próximo Sábado, avisem-me!!! Gostava de ir apoiar a NOSSA equipa, o NOSSO SCP!
31 Dezembro, 2015 at 8:33
Bom dia , a tasca é isso tudo , ponto de encontro de Sportinguistas , bem hajam e votos de um bom ano !
31 Dezembro, 2015 at 9:32
Isso é tudo verdade, mas permitam-me dizer que acompanho esta “Tasca” desde o início, visto que transito do “Cacifo” e não é a amizade que me une a este espaço. Estive fora durante 7 anos e vir aqui era, e será sempre, uma lufada de ar fresco a tudo o que se diz e a tudo o que se escreve. Ler os vossos textos é sentir-me em casa, é ver que se defende o grande Sporting e não se anda ao sabor do vento ou de vontades. O que me agarra é a coerência, a vontade e a lucidez de pessoas que percebem que só bramindo as espadas se consegue elevar ainda mais o que o nosso GRANDE PRESIDENTE tem conseguido ao longo destes tempos. Pode-se não gostar do estilo, poderão dizer que deveria falar menos, ou até mesmo não gostarem da forma como usa o risco ao lado, mas sem dúvida tem sido o principal motor do orgulho em crescendo de milhares Sportinguistas. E o Cherba tem conseguido ter a lucidez e a firmeza de defender e agarrar com unhas e dentes o que deve ser defendido: O SPORTING
Parabéns a todos vocês que se esforçam para que milhares de Sportinguistas visitem este espaço e sintam prazer em fazê-lo!
31 Dezembro, 2015 at 9:37
Entrevista de Bruno de Carvalho ao Expresso:
Bruno de Carvalho: “Dinheiro vai para o Sporting, não para bancos ou comissões”
Em entrevista ao Expresso, o presidente leonino explica o negócio dos direitos televisivos e diz que uma das operadoras propôs um negócio que incluía comissões
Bruno de Carvalho – Presidente do Sporting
”O mercado reconhece a grandeza do Sporting”
Depois dos acordos do Benfica com a NOS e do FC Porto com o MEO, o Sporting anunciou esta semana um acordo de €515 milhões com a NOS e com a PPTV pelos direitos de emissão dos seus jogos, pela distribuição exclusiva da Sporting TV e pelo patrocínio das camisolas. Ao Expresso Bruno de Carvalho diz que é o “maior negócio de sempre do futebol português”.
Bruno de Carvalho – Presidente do Sporting Clube de Portugal
“O dinheiro da NOS não vai para bancos ou comissões”
Texto Pedro Candeias e Adriano Nobre
Foto João Lima
Horas antes do Sporting-Paços de Ferreira, Bruno de Carvalho recebe-nos na SAD para nos explicar, afinal, que acordo é este que o Sporting acabou de assinar com a NOS. “É, de facto, o maior negócio da história do futebol português”, diz ele, frisando que quer continuar a engordar o currículo do clube e a emagrecer mais uns quilinhos. “Já perdi 13”. O presidente do Sporting fala dos contratos do Benfica e do FC Porto, da mentalidade do futebol português e explica porque é que, lá em casa, são os canais da NOS que passam na TV.
P – Quando começou a negociar?
R – Para o Sporting era importante perceber como se iriam posicionar o Benfica e o FC Porto. As conversações existiam, o Sporting nunca negou, mas há que esperar sempre pelo momento certo, sem pressas.
P – O Sporting beneficiou por ter sido o terceiro a chegar a acordo?
R – É como olhar para o futebol: se o mérito é de quem marcou mais golos ou o demérito de quem os sofreu. A minha estratégia foi esperar para ver o que acontecia nos rivais e, depois, a partir daí, fazer valer a dimensão do Sporting. Nunca tinha visto o Sporting fazer um negócio a este nível, de patrocínios e de direitos televisivos, melhor do que os rivais.
P – Acaba por ser irónico o que Luís Filipe Vieira disse na apresentação do acordo com a NOS – que os €400 milhões seriam um referencial e que os outros clubes iriam beneficiar.
R – Há os que querem fazer as coisas de uma forma apressada, ou porque têm estratégias específicas, ou porque têm eleições [2016, presidenciais no Benfica], dívidas de dezenas largas, ou mesmo centenas de milhões para pagar. O nosso acordo é de €515 milhões, é um negócio tripartido, com a NOS e a PPTV. E o valor resulta de contas simples: os ativos, os custos desses ativos e o resultado líquido de agora até final do contrato. O Benfica fez o negócio que achou que devia fazer e teceu os comentários que achou por bem tecer. E o Sporting fez o negócio dele: o maior negócio de sempre do futebol português.
P – É o terceiro presidente de um clube a dizer isso no espaço de um mês…
R – Havia uma história que se contava, dos seis milhões [de adeptos do Benfica], que depois eram 14 milhões, mais a capa do jornal em que o país era vermelho e o resto do mundo azul, como se o Sporting, que é verde e os marcianos são verdes, só tivesse adeptos em Marte. Isso não é real. O mercado reconhece a grandeza, credibilidade e solidez do projeto do Sporting.
P – É possível saber os valores associados a cada uma das parcelas? Patrocínio da camisola, publicidade, etc.
R – Não, por questões de confidencialidade. Mas não escondemos nada naquilo que foi transmitido à CMVM. O Sporting não pode ser o mais prejudicado por ser o que melhor explica os seus negócios. Quando nós discriminamos o contrato, é porque temos esta maneira de ser e de estar. E o comunicado deixou isto bem claro: o Sporting vendeu a publicidade de primeira linha e na camisola, direitos televisivos e a exclusividade do seu canal a partir de 1 de julho de 2017.
P – O canal será exclusivo da NOS?
R – Sim. Qualquer presidente gostaria de estar em todas as plataformas de Portugal e do mundo inteiro. Só que, depois, há a realidade do negócio.
P – Este dinheiro que recebe é para abater passivo, recuperar valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis em ações (VMOCS)…?
R – Este dinheiro é cash. Agora, vamos esperar para ver os relatórios e contas dos outros, para se perceber qual a real diferença entre os contratos. O dinheiro vai estar todo disponível para o Sporting, não vai para bancos ou comissões, que também são custos associados às receitas. O Sporting não está obrigado a destinar verbas para os bancos por causa deste contrato…
P – [interrupção] Que é o caso do Benfica?
R – Vocês é que o dizem, não sou eu. E no Sporting também não pagámos nenhuma comissão por este contrato…
P – [interrupção] Que foi o que aconteceu no FC Porto?
R – Não vou responder a isso.
P – Então refazemos a pergunta: foi-lhe proposto algum negócio que incluísse esse tipo de pagamentos?
R – Em termos de banca, não; em termos de comissões, sim.
P – De que operadora?
R . Não vou dizer.
P – O Sporting recebe já algum adiantamento financeiro com este acordo?
R – Houve renegociação dos contratos com a PPTV já para 2016. E os patrocínios são válidos já a partir de janeiro. Portanto, o Sporting joga já este clássico com a NOS na camisola.
P – Este contrato com a NOS também é válido por três anos e renovável anualmente a partir daí, como o do Benfica?
R – Tem que se entender o seguinte: com quem foram feitos os contratos e que duração tem a vigência com cada uma das entidades. Se calhar aí chega-se à conclusão de porque é que este contrato é apresentado de uma forma e o do Benfica de outra.
P – O que quer dizer com isso?
R – Nada. Só isso. Ouço dizer que o Benfica pode renegociar o contrato daqui a três anos e que vai rebentar a escala. Mas não estou preocupado com o que vai acontecer.
P – Este contrato permite-lhe respirar melhor, por causa do caso Doyen e da não entrada na Liga dos Campeões?
R – Ainda não aconteceu nada no caso Doyen, a não ser uma primeira decisão [do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS)]. Estamos a trabalhar no recurso e não temos dúvida de que no mínimo há situações previstas na lei cível e na lei desportiva que tiram a validade ao contrato com a Doyen. Porque há questões de desproporcionalidade nos ganhos possíveis e porque não pode haver intromissão na gestão desportiva. A partir daí, o Sporting denunciou o contrato, pagou todo o valor que a Doyen tinha investido e foi defender os seus direitos. Quanto à não entrada na Liga dos Campeões, foi um revés, mas com este contrato [com a NOS], acho que resolvemos alguns problemas.
P – Há a ideia de que processa tudo.
R – Nós já cumprimos vários contratos hediondos. Mas não eram nulos ou anuláveis. Eram só péssimos negócios. Mas depois há casos mais falados. A Somague, por exemplo, veio fazer exigências de última hora, que contrariavam o próprio concurso; o que é que o Sporting podia fazer quando, depois, de aceitarem, vieram pedir coisas que não estavam previstas na adjudicação? P – Qual a ordem de valores dos processos em tribunal?
R – Posso dizer-vos que quando entrámos no Sporting havia cerca de €21 milhões de assuntos que eram considerados na reestruturação financeira como contingências. Eram assuntos que estavam a decorrer, em tribunal ou ainda não, e que não seriam cobertos pela reestruturação. O Sporting teria de arranjar verbas pelos seus meios para os pagar. Dessas contingências de €21 milhões, até agora, sem custo nenhum para o Sporting, já foram resolvidos €19 milhões. Isto significa que o Sporting pela primeira vez está a dar lucro, está a pagar as suas dívidas aos bancos, está a amortizar capital em dívida e consegue ainda resolver €21 milhões de problemas herdados.
P – O Sporting e o Benfica eram a favor da centralização dos direitos televisivos. O que correu mal?
R – O Sporting era a favor da centralização, ponto. Fomos os primeiros a falar nisto. Mas, a partir do momento em que um dos clubes [Benfica] que faz parte da presidência da Liga e que assina um business plan em que estava escrita a centralização, depois avança para outro lado e fura o acordo… o Sporting tinha de ir para o mercado.
P – E como fica Pedro Proença, presidente da Liga, neste filme?
R – Quando um clube lhe puxa o tapete, depois de assinar um contrato, vai fazer o contrário e ele vem dar os parabéns, porque é um bom sinal para o futebol português… A partir daí, deixa de haver compromisso. Não podemos agradar a gregos e troianos. No futebol, não dá. Quando alguém quebra um compromisso tem de ser avisado. O Pedro errou e muito.
P – Diz que gosta de pensar a longo prazo. Estamos a chegar ao final de 2015. No início do ano pensava em contratar Jesus e ter este contrato com a NOS?
R – Tenho duas características: ambição e amor ao clube desmedidos. E se não tivesse essas duas características, não estava onde estou hoje. Se me perguntasse que tinha isto pensado exatamente assim, não, mas queria pôr o Sporting no lugar em que ele deve estar. No dia em que deixar de ser uma mais-valia, o sócio Bruno de Carvalho dará um pontapé no rabo do presidente Bruno de Carvalho. Quero um Sporting vencedor, campeão, com mais sócios ainda, e tudo farei para chegar aí. Quero fazer melhor, melhor, melhor…
P – €515 milhões é mais do dobro do passivo atual do Sporting. Este negócio permite repensar o projeto para o clube no médio prazo?
R – O Sporting precisava de ousadia e coragem. Costuma dizer-se que a sorte protege os audazes e que a sorte dá muito trabalho. Ora, como trabalhamos muito, temos sorte, e temos sorte porque somos audazes. Este contrato não muda nada. A nossa ambição mantém-se.
P – Relativamente às VMOC, este negócio pode acelerar a recompra?
R – O Sporting tem até 2026 para ter o dinheiro suficiente para manter a maioria da SAD. Sempre assumimos que essa é a vontade desta administração. Porque acreditamos que é importante manter essa posição.
P – Que operador tem em casa?
R – É a NOS. Já tinha antes. O Sporting respeita todos os seus parceiros, sejam atuais ou antigos e a PT foi parceira do Sporting durante muito tempo. Mas, para mim, desde o primeiro dia foi fácil escolher o operador em minha casa, porque a MEO tinha o canal do Benfica…
P – Curiosamente, a MEO tem agora o Cristiano Ronaldo, a pérola da formação do Sporting, como novo rosto.
R – É uma forma de limparem a imagem com que ficaram por terem sido os primeiros a ter o canal do Benfica… Estou a brincar, mas é verdade: foi por isso que escolhi a NOS. Podem dizer que sou um obcecado, mas não me apetecia ter esse canal.
[email protected]
“Não ganhar o título será grande desilusão”
P – Este contrato com a NOS também permite não ter de vender nenhum jogador?
R – Já tinha dito que não sairia ninguém do Sporting que o Sporting não quisesse. Isso era claro e evidente antes desse negócio.
P – Este dinheiro pode acelerar o projeto desportivo?
R – Em quê? Temos o melhor treinador, o plantel que é considerado como o mais valioso, o pavilhão está em crescimento, voltou uma modalidade histórica como o hóquei que ganhou logo uma taça europeia no regresso, volta agora o ciclismo para honrar a memória do Joaquim Agostinho… o que é que quer que se faça mais?
P – Será uma desilusão se não for campeão?
R – Tendo em conta a onda verde que se criou, a alegria que se vê nos olhos dos sportinguistas, a fé e a crença que se sente, estaria a ser hipócrita se não dissesse que seria uma grande desilusão.
P – O clássico Sporting-FCP Porto é decisivo?
R – É um jogo muito importante, são duas excelentes equipas e estamos a falar de um jogo que pode mudar ou sedimentar posições no campeonato. Tem esses dois picantes, mas muitas vezes os campeonatos ganham-se ou perdem-se nos outros jogos. E é nisso que a equipa tem de estar focada.
P – Levou a mal que Jorge Jesus tenha falado do FC Porto na entrevista à TVI e dito que gostava de ser campeão nos três grandes?
R – Ele não disse propriamente isso, porque eu também vi a entrevista. Mas quando lhe perguntam 50 vezes se fecha a porta, se fecha a porta e se fecha a porta… bem, a mim bastava perguntarem uma vez e eu diria logo que fechava a porta a tudo o que não fosse o Sporting, porque o meu grau de gosto só tem o Sporting. Mas eu percebo, porque ele é um profissional e estamos a falar de um clube grande e nunca se sabe o futuro.
P – Como está o assunto Carrillo?
R – Já disse várias vezes que o Carrillo é um assunto delicado. Não é fácil. As coisas têm uma velocidade vertiginosa na vida e o que ontem era verdade hoje já é mentira. Ontem o Sporting precisava de muito dinheiro e hoje se calhar já não precisa. Temos de ter a sensatez de estar calados. As pessoas podem dizer que eu nunca estou calado e que agora venho falar na sensatez de estar calado. Mas uma coisa é falar e saber do que se está a falar e tirar consequências positivas do que se fala. Outra coisa é falar por falar e aí a coisa corre mal.
P – Está preparado para que o Carrillo fique sem jogar?
R – Estou a dizer que ele está num processo disciplinar. Sei que o comunicado que emitimos sobre o caso era maçudo, mas quem quiser ficar a saber tudo, é dedicar meia hora a lê-lo.
31 Dezembro, 2015 at 10:08
Obrigado!
Merece um post 😉
31 Dezembro, 2015 at 10:09
que garotada … , enfim não há condiçoes …
31 Dezembro, 2015 at 10:15
Thanks!
E ainda por cima é uma entrevista feita por um Sportinguista!
Na Uefa Futsal Cup lá estava o Pedro Candeias com a verde e branca vestida a apoiar os nosso Leões 🙂
31 Dezembro, 2015 at 13:51
Obrigado Pedro Filipe
31 Dezembro, 2015 at 9:41
:)!nada mais a acrescentar a nao ser…um bom ano de 2016 para tds e para o nosso Sporting:)
bem haja!:)
SL
31 Dezembro, 2015 at 9:51
Desejo a todos os tasqueiros uma optima saida de 2015 e uma melhor entrada em 2016.
Nada melhor para acabar o ano do que ter comprado bilhete para o jogo 🙂
Um abraço a todos
31 Dezembro, 2015 at 9:52
Hoje apeteceu-me fazer uma “continha”. Então é assim:
Promovalor (LFV) + José Guilherme (um dos financiadores do SLB) + Obriverca (LFV) + SLB = € 896.490.000,00 de dívida ao BES.
Se Portugal fosse um país normal, cada vez que o traficante fala em milhões do beifica, deveria ser questionado sobre se já pagou o que deve ao banco. Mas isso seria esperar muito de uma comunicação social que está na sua maioria comprada por gente como o Vieira.
http://expresso.sapo.pt/economia/2015-12-30-As-50-sombras-do-BES
31 Dezembro, 2015 at 9:57
E atenção que isso são “Valores a 31 de dezembro de 2012”, conforme consta na noticia.
Não vou estar com trabalho agora, mas lembro-me de ter lido num lado qualquer que a divida do orelhas ao bes aquando do estouro em Julho /Agosto de 2014 era de 600 milhões (só as empresas do orelhas), pelo que a coisa é ainda pior do que a noticia reflecte.
E o mais triste deste país é que se falarem disto aos lampiões a maioria ainda vem com conversas que isso não interessa nada e o caraças!
Será que não percebem que são estas merdas que andamos TODOS a pagar nos impostos!
31 Dezembro, 2015 at 10:50
“a coisa é ainda pior do que a noticia reflecte.”
Sim, é pior. Este fruteiro fez bem o “retrato” ao “Kadhafi dos pneus”. Mas entretanto a coisa pode ter piorado ainda mais.
http://www.reflexaoportista.pt/2015/07/as-50-sombras-de-vieira.html
31 Dezembro, 2015 at 10:55
Lá estão os 600 milhões que eu dizia que tinha lido num lado qualquer…
Mariana Mortágua na comissão de inquerito ao caso GES, tendo certamente escrito numa nota de rodapé de algum jornal não desportivo…
31 Dezembro, 2015 at 10:54
Está aqui a referência aos 600 milhões e a tramoia feita para esconder isso do público.
http://www.noticiasaominuto.com/economia/325007/bes-vida-comprou-ativos-da-holding-de-luis-filipe-vieira
31 Dezembro, 2015 at 9:59
A capa de hoje da Bola traduzida:
“FOMOS ENRABADOS PELO SPORTING!”
31 Dezembro, 2015 at 10:26
o Sporting vai pagar com uma nova vitoria no jogo da segunda volta… 3-0 outra vez.
31 Dezembro, 2015 at 10:21
como é do conhecimento público, adeptos identificados com o carnide provocaram desacatos na fase final da taça do ano de 2015 no pavilhão de sines… foram detidas 6 pessoas por agressões e posse de droga.
e o castigo?
31 Dezembro, 2015 at 10:28
Apesar de comentar muito pouco continuo a passar por cá todos os dias.
Ao Cherba, principalmente, o meu obrigado por manter esta luta e paixão.
Ao Javardeiro, o meu obrigado por materializar em palavras o que eu e muitos sentimos acerca deste espaço.
A todos, um excelente 2016 e que este ano que aí vem possa ficar conhecido na história de todos nós como o ano do Leão!
SL.
31 Dezembro, 2015 at 10:29
Another day, another dollar. Tem sido assim com Bruno de Carvalho. Cada cavadela sua minhoca. Tem sido assim com a Tasca, cada cavadela, sua minhoca.
Aqui louvamos, aqui denunciamos, aqui lutamos e aqui sofremos durante os jogos, quando não vamos ao Estádio. Aqui caminhamos juntos, unidos por um mesmo ideal. Somos Sportinguistas até ao âmago das nossas almas verdes!
Estamos hoje no último dia de 2015 um ano que, para mim, teve de bom só e apenas o nascimento do meu quarto Neto, a chegada de Jorge Jesus ao Sporting, a conquista da Taça de Portugal, a conquista da Taça CERS, A TAsca e finalmente, Bruno de Carvalho que denunciou a “Caixa Dourada” abalando efectivamente a estrutura do poder informal do Benfica, no futebol Português e que celebrou “O Contrato” que restitui ao Sporting a sua Liberdade das garras da Falência, definitivamente.
A passagem do tempo ajuda-nos a colocar em perspectiva a realidade que nos circunda e o tempo que passa deixa para trás obra feita e obras desfeitas.
Vieira diz que o Sporting vai pagar as palavras de Bruno de Carvalho. Caguei! O Benfica já está a pagar as vigarices de Luís Filipe Vieira e neste momento, vai a procissão no adro, ainda.
Quero entrar em 2016 com a alegria decisiva de uma vitória sobre o Porto. O resto, já é História.
31 Dezembro, 2015 at 10:43
Bom ano a tod@s e viva o nosso Sporting!
31 Dezembro, 2015 at 10:53
Bom ano para a Tasca, para o seu staff e para toda a clientela!
A entrevista de BdC é basicamente o que ele disse na conferência de imprensa após o jogo com o Paços. Não há qualquer novidade. Porém, nada melhor do que ter isso por escrito.
Quanto à entrevista com LFV.. Enfim, hoje já não há coro de indignados com Presidentes que mandam recados a outros presidentes.
LFV admite mesmo que a passagem da BTV para exclusivo da NOS não levará a qualquer redução de custos (despedimento). Refere mesmo que desde que está no Benfica, nunca despediu ninguém. Nisso temos que lhe tirar o chapéu. Sabe perfeitamente que um despedimento, pode tornar um antigo funcionário do clube num inimigo. Assim, consegue-se facilmente calar opositores porque há tacho para todos….
SL
31 Dezembro, 2015 at 10:53
Um excelente 2016 para todos
31 Dezembro, 2015 at 11:04
Obrigado Cherba!! London 🙂
31 Dezembro, 2015 at 11:18
Aproveito para deixar a minha análise ao impacto deste acordo que deixei também no Artista:
R&C de Sporting, slb e fcp
Custos totais da época 14/15 Sporting: 81M
Custos totais da época 14/15 slb :178M
Custos totais da época 14/15 fcp :166M
Se nos próximos 10 anos os custos se mantiverem desta forma ( não acredito que diminuam ):
Sporting = 810M
slb = 1780M
fcp = 1660M
Valor dos contratos.
Sporting (10anos) 470M = 47M ano = aprox 58% dos custos da época 14/15
slb (10 anos) 400M = 40M ano = 22% dos custos da época 14/15
fcp (10 anos) 457M = 45M ano = 28% dos custos da época 14/15
Orçamento de Sporting, slb e fcp para 15/16
Sporting aprox 40M
slb aprox 60M
fcp aprox 80M
% do valor do acordo no orçamento dos 3
Sporting 117% do orçamento
slb 66% do orçamento
fcp 54% do orçamento
Estas contas à pasquinada não interessa saber
Pedro
31 Dezembro, 2015 at 11:47
Essas e q sao as contas a fazer!
31 Dezembro, 2015 at 11:42
Excelente como quase sempre, este LdP, os votos de um bom ano, meu caro Leão javardo, e continuação de excelentes postas, na Tasca e no teu blog!
Tocaste na “ferida”, e já agora, são votos extensíveis ao fabuloso Cherba, como já está tão bem escrito nessa bonita e acertiva homenagem, à qual não vou acrescentar nada.
Só para sublinhar um modesto obrigado. Sim: obrigado!
Comecei a frequentar isto em 2008 no Cacifo, e a minha participação em geral é inversamente proporcional à minha satisfação. Por motivos vários, hoje pouco ou nada participo, as opiniões estão cá todas, e em múltiplos. E tenho estado tão contente, graças ao Clube e a todos vós.
Quanto ao Cacifo, perdão, à Tasca, não abranda, nem pode, coitada. Essa divulgação que faz da verdade é vital nesta franja da sociedade onde os blogues e o FB incidem (e incidem muito)!
Este hino à qualidade de opinião independente e inteligente num mundo cada vez mais cretino (dentro e fora do futebol) é oxigénio para os nossos neurónios.
Não usufruo tanto assim de toda esta extrapolação do “virtual” para o “real” que o Cherba proporciona (e que o LdP também descreve), mas o que usufruo faço-o com muito gosto (e se conseguir bilhetes para o FCP, encontro-me convosco, seja lá em que roulotte for…).
E reconheço que é… único! As amizades (sim, o LdP acertou -mais uma vez- na mouche, a palavra-chave é mesmo “amigo”), os convívio, a qualidade de vida que melhora.
E não é mesmo “isso” o que todos dizem “não ter preço”: a felicidade?
Bem, obrigado Cherba por seres o exemplo vivo que isto é um Clube de gente diferente.
E obrigado Sporting por praticamente me teres feito desaparecer destas caixas de comentários… 😉
Muitas Felicidades a todos as cacifo-tasqueiras e cacifo-tasqueiros do mundo, para 2016 e sempre (e à Sporting)!!
31 Dezembro, 2015 at 11:47
Um bom ano para todos e que 2016 seja um ano verde, não só desportivamente, mas tambem em termos pessoais!!!
31 Dezembro, 2015 at 12:02
Grande abraço a todos 🙂
31 Dezembro, 2015 at 12:12
A todos os tasqueiros votos de um ano de 2016 cheio de coisas boas e de muita saúde que é o fundamental!!! Saudações Leoninas!!!
31 Dezembro, 2015 at 12:24
Excelente homenagem do Javardeiro à Tasca do Cherba. Subscrevo inteiramente.
Desejo a todos um Feliz 2016! Abraço e SL!
31 Dezembro, 2015 at 12:32
Obrigado Cherba e a todos os tasqueiros por terem colorido de verde o meu dia a dia de 2015. Leão javardeiro expuseste o meu sentimento pela tasca que já faz parte da minha atividade como Sportinguista e como amigo virtual. Setudo correr bem vou poder ir ao estádio o ano que vem e talvez ter o prazer de conhecer alguns tasqueiro pessoalmente.
Bom ano de 2016 para todos e que o Sporting nos dê muitas alegrias
Saudações Leoninas
31 Dezembro, 2015 at 13:04
Bom ano a todos os tasqueiros!
Obrigada a quem todos os dias põe a tasca a funcionar,principalmente ao cherba mas também aos restantes cozinheiros.
Feliz 2016!
Viva o nosso Sporting
31 Dezembro, 2015 at 16:04
Foi precisamente isso que encontrei na Tasca… amizades!
Por isso só me resta agradecer ao Cherba e a todos os que por cá andam os bons momentos que me proporcionam ao longo do ano.
Muitas vezes este cantinho acaba por funcionar como um refúgio para aqueles momentos em que precisamos de desanuviar e fugir um pouco dos problemas do dia a dia.
Um excelente 2016 para todos e que seja um ano muito verdeeeeee 😀