Este é o último petisco que vou servir aqui na Tasca em 2015 e se não se importam vou aproveitar para dizer umas coisitas sobre este este local virtual.
Assisti de cadeirinha à passagem (enterro) de um excelente blog chamado Cacifo do Paulinho e ao nascimento aqui do tasco. Ficou claro desde a primeira hora que o “pulmão” e a maioria do “cérebro” tinha transitado de um blog para o outro. Não só transitou como teve espaço e “direitos autorais” para construir uma nova forma de falar às massas. O Cherba não só arranjou tempo para ter o melhor blog leonino como encontrou a forma ideal de uma pessoa sozinha conseguir ajudar a melhorar um clube. Construiu uma ideia, não nova, porque todos os bloggers o tentam de alguma forma, mas maior e sobretudo mais altruísta.
A Tasca do Cherba atraí o melhor que o espírito Sportinguista defende e tem. Logo, atraí os melhores Sportinguistas. Um blog que constrói uma comunidade atinge o Nirvana, o Olimpo, a Meca dos pequenos prazeres da fama pessoal. Ao contrário de muitos dos que o fizeram em Portugal, o Cherba preferiu aumentar a comunidade e dar-lhe vida própria ao invés de começar a sugar os proveitos do estrelato. Resultado: muitas dezenas de sportinguistas, ou melhor…pessoas, encontraram novos companheiros de bola, amigos, parceiros de viagem, bilhetes e gameboxes, companhia para muitas refeições e copos. Isto não é um blog que faz, é o Sporting. Mas este Sporting precisou de um Cherba, precisou de uma Tasca para aproximar as pessoas…um dos principais problemas de muitos leões espalhados pelo país e além-fronteiras é a distância. Não tanto a distância um dos outros, mas a distância de viver o clube “à distância”. O melhor atributo da Tasca, perdoa-me Cherba, não é a excelência dos posts, o brilhantismo das ideias ou a cultura de combate pelos ideias leoninos…é apenas uma coisa tão pequena como fundamental…a amizade.
Se a Tasca atraí os bons Sportinguistas, posso dizer (porque que sei que estarei acompanhado na opinião) que o Cherba é daquelas pessoas que se rodeia facilmente de pessoas que o chamam de “amigo” e eu aposto que tivesse um dia as horas suficientes para tal e este homem faria questão de estar a construir novas formas de “a malta” se aproximar ainda mais, sermos ainda melhores Sportinguistas, sermos ainda…mais amigos.
É para mim uma honra poder partilhar as minhas ideias neste blog e é com todo o orgulho que me sinto cada vez mais um membro da Tasca do Cherba. Ao contrário das “invejosas” a minha amizade não tem exclusividade, por ser “tasqueiro” não perco a minha identidade, nem como pessoa, nem como blogger, nem como Sportinguista. A Tasca é uma soma (boa) aos prazeres que tenho na vida e os amigos que aqui fiz e continuarei a fazer serão a minha forma de agradecer ao Cherba tudo o que faz e sobretudo as razões porque o faz. Este foi o ano em que, em boa hora, o clube deu uma mãozinha para existir um reconhecimento “mais ou menos” oficial de que é o melhor blog leonino da actualidade. Também foi o ano em que mais se insultaram os méritos da Tasca. Alguns jurássicos que não levaram os açoites devidos em criança não conseguem distinguir entre crença e cegueira, entre amor e seguidismo, entre combatividade e acefalia. Infelizmente já será tarde para estes compreender alguma vez que ninguém se diminui por juntar-se a outros para defender uma ideia, já será tarde para entenderem que a aristocracia e a arrogância dos que se acham “mais” do que os outros passam ao lado do melhor que existe na vida…a amizade.
Somos todos iguais, viemos todos do mesmo sítio e para lá voltaremos um dia. Que percamos o nosso valioso tempo a construir, a aproximar, a engrandecer boas ideias ou a lutar pela validade saudável das mesmas. Que percamos o nosso tempo a sonhar e a acreditar e menos a desesperar ou desmotivar. A permanente lição da Tasca do Cherba, para mim, é essa…partilhando Sportinguismo somos mais fortes. Quantos mais o fizermos, mais forte será o nosso clube. Crescemos juntos, solidários, companheiros e amigos.
Bom ano a todos os tasqueiros, bom ano… meus amigos.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
31 Dezembro, 2015 at 9:51
Desejo a todos os tasqueiros uma optima saida de 2015 e uma melhor entrada em 2016.
Nada melhor para acabar o ano do que ter comprado bilhete para o jogo 🙂
Um abraço a todos
31 Dezembro, 2015 at 9:52
Hoje apeteceu-me fazer uma “continha”. Então é assim:
Promovalor (LFV) + José Guilherme (um dos financiadores do SLB) + Obriverca (LFV) + SLB = € 896.490.000,00 de dívida ao BES.
Se Portugal fosse um país normal, cada vez que o traficante fala em milhões do beifica, deveria ser questionado sobre se já pagou o que deve ao banco. Mas isso seria esperar muito de uma comunicação social que está na sua maioria comprada por gente como o Vieira.
http://expresso.sapo.pt/economia/2015-12-30-As-50-sombras-do-BES
31 Dezembro, 2015 at 9:57
E atenção que isso são “Valores a 31 de dezembro de 2012”, conforme consta na noticia.
Não vou estar com trabalho agora, mas lembro-me de ter lido num lado qualquer que a divida do orelhas ao bes aquando do estouro em Julho /Agosto de 2014 era de 600 milhões (só as empresas do orelhas), pelo que a coisa é ainda pior do que a noticia reflecte.
E o mais triste deste país é que se falarem disto aos lampiões a maioria ainda vem com conversas que isso não interessa nada e o caraças!
Será que não percebem que são estas merdas que andamos TODOS a pagar nos impostos!
31 Dezembro, 2015 at 10:50
“a coisa é ainda pior do que a noticia reflecte.”
Sim, é pior. Este fruteiro fez bem o “retrato” ao “Kadhafi dos pneus”. Mas entretanto a coisa pode ter piorado ainda mais.
http://www.reflexaoportista.pt/2015/07/as-50-sombras-de-vieira.html
31 Dezembro, 2015 at 10:55
Lá estão os 600 milhões que eu dizia que tinha lido num lado qualquer…
Mariana Mortágua na comissão de inquerito ao caso GES, tendo certamente escrito numa nota de rodapé de algum jornal não desportivo…
31 Dezembro, 2015 at 10:54
Está aqui a referência aos 600 milhões e a tramoia feita para esconder isso do público.
http://www.noticiasaominuto.com/economia/325007/bes-vida-comprou-ativos-da-holding-de-luis-filipe-vieira
31 Dezembro, 2015 at 9:59
A capa de hoje da Bola traduzida:
“FOMOS ENRABADOS PELO SPORTING!”
31 Dezembro, 2015 at 10:26
o Sporting vai pagar com uma nova vitoria no jogo da segunda volta… 3-0 outra vez.
31 Dezembro, 2015 at 10:21
como é do conhecimento público, adeptos identificados com o carnide provocaram desacatos na fase final da taça do ano de 2015 no pavilhão de sines… foram detidas 6 pessoas por agressões e posse de droga.
e o castigo?
31 Dezembro, 2015 at 10:28
Apesar de comentar muito pouco continuo a passar por cá todos os dias.
Ao Cherba, principalmente, o meu obrigado por manter esta luta e paixão.
Ao Javardeiro, o meu obrigado por materializar em palavras o que eu e muitos sentimos acerca deste espaço.
A todos, um excelente 2016 e que este ano que aí vem possa ficar conhecido na história de todos nós como o ano do Leão!
SL.
31 Dezembro, 2015 at 10:29
Another day, another dollar. Tem sido assim com Bruno de Carvalho. Cada cavadela sua minhoca. Tem sido assim com a Tasca, cada cavadela, sua minhoca.
Aqui louvamos, aqui denunciamos, aqui lutamos e aqui sofremos durante os jogos, quando não vamos ao Estádio. Aqui caminhamos juntos, unidos por um mesmo ideal. Somos Sportinguistas até ao âmago das nossas almas verdes!
Estamos hoje no último dia de 2015 um ano que, para mim, teve de bom só e apenas o nascimento do meu quarto Neto, a chegada de Jorge Jesus ao Sporting, a conquista da Taça de Portugal, a conquista da Taça CERS, A TAsca e finalmente, Bruno de Carvalho que denunciou a “Caixa Dourada” abalando efectivamente a estrutura do poder informal do Benfica, no futebol Português e que celebrou “O Contrato” que restitui ao Sporting a sua Liberdade das garras da Falência, definitivamente.
A passagem do tempo ajuda-nos a colocar em perspectiva a realidade que nos circunda e o tempo que passa deixa para trás obra feita e obras desfeitas.
Vieira diz que o Sporting vai pagar as palavras de Bruno de Carvalho. Caguei! O Benfica já está a pagar as vigarices de Luís Filipe Vieira e neste momento, vai a procissão no adro, ainda.
Quero entrar em 2016 com a alegria decisiva de uma vitória sobre o Porto. O resto, já é História.
31 Dezembro, 2015 at 10:43
Bom ano a tod@s e viva o nosso Sporting!
31 Dezembro, 2015 at 10:53
Bom ano para a Tasca, para o seu staff e para toda a clientela!
A entrevista de BdC é basicamente o que ele disse na conferência de imprensa após o jogo com o Paços. Não há qualquer novidade. Porém, nada melhor do que ter isso por escrito.
Quanto à entrevista com LFV.. Enfim, hoje já não há coro de indignados com Presidentes que mandam recados a outros presidentes.
LFV admite mesmo que a passagem da BTV para exclusivo da NOS não levará a qualquer redução de custos (despedimento). Refere mesmo que desde que está no Benfica, nunca despediu ninguém. Nisso temos que lhe tirar o chapéu. Sabe perfeitamente que um despedimento, pode tornar um antigo funcionário do clube num inimigo. Assim, consegue-se facilmente calar opositores porque há tacho para todos….
SL
31 Dezembro, 2015 at 10:53
Um excelente 2016 para todos
31 Dezembro, 2015 at 11:04
Obrigado Cherba!! London 🙂
31 Dezembro, 2015 at 11:18
Aproveito para deixar a minha análise ao impacto deste acordo que deixei também no Artista:
R&C de Sporting, slb e fcp
Custos totais da época 14/15 Sporting: 81M
Custos totais da época 14/15 slb :178M
Custos totais da época 14/15 fcp :166M
Se nos próximos 10 anos os custos se mantiverem desta forma ( não acredito que diminuam ):
Sporting = 810M
slb = 1780M
fcp = 1660M
Valor dos contratos.
Sporting (10anos) 470M = 47M ano = aprox 58% dos custos da época 14/15
slb (10 anos) 400M = 40M ano = 22% dos custos da época 14/15
fcp (10 anos) 457M = 45M ano = 28% dos custos da época 14/15
Orçamento de Sporting, slb e fcp para 15/16
Sporting aprox 40M
slb aprox 60M
fcp aprox 80M
% do valor do acordo no orçamento dos 3
Sporting 117% do orçamento
slb 66% do orçamento
fcp 54% do orçamento
Estas contas à pasquinada não interessa saber
Pedro
31 Dezembro, 2015 at 11:47
Essas e q sao as contas a fazer!
31 Dezembro, 2015 at 11:42
Excelente como quase sempre, este LdP, os votos de um bom ano, meu caro Leão javardo, e continuação de excelentes postas, na Tasca e no teu blog!
Tocaste na “ferida”, e já agora, são votos extensíveis ao fabuloso Cherba, como já está tão bem escrito nessa bonita e acertiva homenagem, à qual não vou acrescentar nada.
Só para sublinhar um modesto obrigado. Sim: obrigado!
Comecei a frequentar isto em 2008 no Cacifo, e a minha participação em geral é inversamente proporcional à minha satisfação. Por motivos vários, hoje pouco ou nada participo, as opiniões estão cá todas, e em múltiplos. E tenho estado tão contente, graças ao Clube e a todos vós.
Quanto ao Cacifo, perdão, à Tasca, não abranda, nem pode, coitada. Essa divulgação que faz da verdade é vital nesta franja da sociedade onde os blogues e o FB incidem (e incidem muito)!
Este hino à qualidade de opinião independente e inteligente num mundo cada vez mais cretino (dentro e fora do futebol) é oxigénio para os nossos neurónios.
Não usufruo tanto assim de toda esta extrapolação do “virtual” para o “real” que o Cherba proporciona (e que o LdP também descreve), mas o que usufruo faço-o com muito gosto (e se conseguir bilhetes para o FCP, encontro-me convosco, seja lá em que roulotte for…).
E reconheço que é… único! As amizades (sim, o LdP acertou -mais uma vez- na mouche, a palavra-chave é mesmo “amigo”), os convívio, a qualidade de vida que melhora.
E não é mesmo “isso” o que todos dizem “não ter preço”: a felicidade?
Bem, obrigado Cherba por seres o exemplo vivo que isto é um Clube de gente diferente.
E obrigado Sporting por praticamente me teres feito desaparecer destas caixas de comentários… 😉
Muitas Felicidades a todos as cacifo-tasqueiras e cacifo-tasqueiros do mundo, para 2016 e sempre (e à Sporting)!!
31 Dezembro, 2015 at 11:47
Um bom ano para todos e que 2016 seja um ano verde, não só desportivamente, mas tambem em termos pessoais!!!
31 Dezembro, 2015 at 12:02
Grande abraço a todos 🙂
31 Dezembro, 2015 at 12:12
A todos os tasqueiros votos de um ano de 2016 cheio de coisas boas e de muita saúde que é o fundamental!!! Saudações Leoninas!!!
31 Dezembro, 2015 at 12:24
Excelente homenagem do Javardeiro à Tasca do Cherba. Subscrevo inteiramente.
Desejo a todos um Feliz 2016! Abraço e SL!
31 Dezembro, 2015 at 12:32
Obrigado Cherba e a todos os tasqueiros por terem colorido de verde o meu dia a dia de 2015. Leão javardeiro expuseste o meu sentimento pela tasca que já faz parte da minha atividade como Sportinguista e como amigo virtual. Setudo correr bem vou poder ir ao estádio o ano que vem e talvez ter o prazer de conhecer alguns tasqueiro pessoalmente.
Bom ano de 2016 para todos e que o Sporting nos dê muitas alegrias
Saudações Leoninas
31 Dezembro, 2015 at 13:04
Bom ano a todos os tasqueiros!
Obrigada a quem todos os dias põe a tasca a funcionar,principalmente ao cherba mas também aos restantes cozinheiros.
Feliz 2016!
Viva o nosso Sporting
31 Dezembro, 2015 at 16:04
Foi precisamente isso que encontrei na Tasca… amizades!
Por isso só me resta agradecer ao Cherba e a todos os que por cá andam os bons momentos que me proporcionam ao longo do ano.
Muitas vezes este cantinho acaba por funcionar como um refúgio para aqueles momentos em que precisamos de desanuviar e fugir um pouco dos problemas do dia a dia.
Um excelente 2016 para todos e que seja um ano muito verdeeeeee 😀