– Mãe? – O quarto ainda estava escuro e eu procurei o telemóvel, desenfreadamente, pela cama. Com o coração aos saltos, acendi a luz do ecrã e fixei os olhos na data: 3 de Janeiro de 2016. Eu só queria que fosse verdade… – Mãe? Mãe, vem aqui. Por favor!
– São 7:00 da manhã… O que é que se passa? – Olhou-me com um misto de sono e preocupação e sentou-se na minha cama.
– Mãe, promete que não foi um sonho…
– O quê, filha?
– Alvalade. Alvalade estava cheio! Eu nunca vi algo tão bonito em toda a minha vida, mãe. As filas para entrar no estádio pareciam comboios intermináveis e repletos de pessoas felizes. Todos riam, todos entregavam o sportinguismo necessário para criar uma atmosfera inenarrável.
– E tu? Também estavas na fila? – A minha mãe esboçava um calmo sorriso. Tive a sensação de que não me queria deixar nervosa com aquela pergunta, apenas continuar a ouvir-me.
– Sim… Eu entrei muito antes de o jogo começar, mas as bancadas já estavam bem compostas. Estranhamente, estava mais calma do que o habitual. Claro que tinha o corpo ligado a uma corrente eléctrica, mas quando me sentei no topo Sul e comecei a olhar à minha volta, houve algo que me tranquilizou: a comunhão. Entre os jogadores. Entre os adeptos. Entre os jogadores e os adeptos. Entre os adeptos e o treinador. Entre… tudo! Quando tu amas um clube, sentes-te bem quando não há um ponto de conflito, quando não conseguem desestabilizar o teu castelo. O facto de ser possível estarmos focados numa única guerra torna-se uma arma importantíssima.
– Vestiste a armadura? – Brincava com a minha mão, na tentativa de acalmar os meus descontrolos de voz causados pela ansiedade.
– Espera, tenho de te contar uma coisa: no meu sonho, as equipas entraram em campo ao som daquela que é, na minha opinião, a canção mais bonita do Sporting Clube de Portugal… O mundo sabe que…
– A mãe viu o vídeo…
– O quê?
– Nada. Continua… Isso tem assim tanto significado?
– É a nossa identidade a transbordar pelos poros e pelas nossas gargantas. É tudo aquilo que queremos que os jogadores sintam, que estaremos sempre a empurrá-los para os manter na frente. É tudo aquilo que queremos que o mundo saiba, que somos doentes pelo amor ao Sporting. No meu sonho, todos os adeptos colocavam bem alto a voz e os cachecóis e eu não quis chorar, mas os arrepios controlaram-me o corpo e, sinceramente, não me recordo se deixei fugir algumas lágrimas. As tarjas cobriam grande parte da Curva Sul. Enormes, possantes. Fizeram-me sentir tão pequenina… Nos primeiros minutos do jogo, andava desesperadamente à procura de uma pequena fenda para conseguir visualizar os nossos guerreiros pela primeira vez. A descarga de energia foi enorme: a magia do cântico, os aplausos ensurdecedores e o início frenético do jogo.
– E a batalha, como correu?
– O Adrien, mãe. O nosso capitão! Sonhei que ele tinha feito a melhor exibição de sempre com a camisola do Sporting Clube de Portugal. Caía em cima dos adversários como uma seta, adornava constantemente as jogadas com pequenos toques de magia, “comia a relva” na tentativa de ganhar e recuperar todos os lances e ainda mandou uma bola ao poste, naquele que teria sido o golo mais merecido da noite, que teria coroado o soldado incansável. O Adrien foi o protagonista do meu sonho, embora os dois golos tivessem sido marcados pelo Slimani e embora o João Mário se tenha apresentado como um autêntico todo-o-terreno. Muito esforçado a apoiar o João Pereira e inteligentíssimo a levar a bola para o ataque. Mãe, promete que não foi um sonho…
– Ganharam por dois a zero? – Questionou-me, tentando demonstrar surpresa.
– Acho que o meu subconsciente me quis contrariar, fazendo-me compreender que o Naldo merece uma oportunidade. Sou fã do Ewerton, mas os arquitectos do meu sonho não o lançaram no onze inicial. Lançaram um Naldo imperial, irrepreensível e com uma leitura de jogo muito acima da média. Ele e o Jefferson conseguiram anular as investidas pelo lado direito com exibições extraordinárias. Claro que adicionaram duas fantásticas defesas do Rui Patrício, para alimentarem a minha paixão pelo verdadeiro herdeiro de Vítor Damas. Sim, ganhámos por dois a zero.
– Ontem chegaste a casa a dizer que tinha sido um sonho e hoje acordas-me e pedes-me para eu te garantir o contrário. Em que ficamos?
“Sinto que, ao longo do tempo, começamos a ver a realidade como o primo pobre dos nossos sonhos. Eu acho que os nossos sonhos e as nossas realidades virtuais são parte da realidade. Talvez todos os níveis de realidades sejam válidos”, Christopher Nolan.
Texto escrito por Rugido de Uma Leoa, in As Redes do Damas
* “outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom se vai escrevendo na blogosfera verde e branca
4 Janeiro, 2016 at 7:54
Bom dia. Li ontem, muito bom.
Aliás, como é hábito nas Redes do Damas.
Teremos um dia um blogue chamado “As redes do Rui”? Julgo que sim…
4 Janeiro, 2016 at 8:10
Grande texto a ilustrar um grande jogo!
4 Janeiro, 2016 at 8:16
Bom dias e bom ano tasqueiros,
Muito bom o texto e quero apenas confirmar que não foi um sonho, eu também lá estive e vi 😀
O meu sonho começa a ser outro mas com os pés bem assentes no chão, nunca sabemos quando vai aparecer um xistra, ou um super dragão a lixar a nossa equipa depois do colinho que tem havido para os outros, só nestes últimos jogos foram pelo menos 2 pontos oferecidos a cada um…
eu acardito na nossa equipa
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
4 Janeiro, 2016 at 8:58
Sim e o golo do união também me pareceu em fora de jogo claro no inicio da desmarcação. eles nunca mostraram a repetição mas tenho quase a certeza absoluta que estava em fora de joga com mais de um metro.
4 Janeiro, 2016 at 8:51
A que horas é o jogo em Setúbal? Eu sou da cidade do Sado mas trabalho em Lisboa, não sei se chego a horas. Estão a combinar alguma coisa para 4a—feira?
Devíamos encher as 2 superiores do Bonfim, ia ser uma réplica do Vulcão.
4 Janeiro, 2016 at 8:57
Lembro de ir ao Bonfim ver o Sporting na altura do Careca ao domingo à tarde, era lindo ver as Superiores repletas de adeptos do Sporting, famílias inteiras que aproveitavam os Domingos Soalheiros e iam em autênticas excursões comer um peixinho assado ou o belo do choco frito e ver o nosso Sporting.
4 Janeiro, 2016 at 9:06
Penso que é às 20 h.
4 Janeiro, 2016 at 9:14
20.15h
4 Janeiro, 2016 at 10:28
Na SportTV dizia 16h00
4 Janeiro, 2016 at 10:48
16h é com o braga no fim-de-semana 🙂
4 Janeiro, 2016 at 11:25
Às 20:15!
4 Janeiro, 2016 at 9:08
Off:
Maquina lampionica na RTP!
Agora ha pouco foi apresentado um resumo de 17s do classico com descriçao dos golos pela pivot do programa… E 90s do jogo de guimaraes com resumo editado!!!
Mas estao a gozar?? 6x mais tempo de antena à lamparina do que ao jogo onde estava em causa a liderança entre 1ro e 2do?!?!?!
Quem puder que se queixe ao provedor. Uma vergonha dar 6x mais relevancia a um jogo de meio de tabela.
F&R… SEMPRE!
4 Janeiro, 2016 at 11:05
Esses estavam a torcer por uma vitória do fruteiros tanto que nos noticiários que do dia do clássico convidaram apenas um gajo ligado ao Porto para comentar (Domingos), tipo a fruta ia jogar sozinha…
LdD
4 Janeiro, 2016 at 9:12
E no Sábado…. tudo normal 🙂
Sim…. normal…porque este Sporting é muito melhor que qualquer equipa da liga, pelo que jogando o “normal” ganhamos com mais ou menos facilidade a qualquer equipa e o porto não foge à regra.
E não é basófia…. é simplesmente a constatação da qualidade do nosso Plantel e do ENORME trabalho que está a ser feito!
Venha o setubal para ser aviado!!
4 Janeiro, 2016 at 9:13
OFF-TOPIC
E continua a doer-lhes. Que grande enrabadela que o Bruno de Carvalho lhes deu! LOL
http://geracaobenfica.blogspot.pt/2016/01/as-clausulas-com-as-operadoras-porque.html#comment-form
4 Janeiro, 2016 at 9:58
Não haverá melhor modo de colocar a pub na camisola? Bem sei que as riscas não ajudam, mas… aquilo fica um bocado à moda das estampas que se fazem na feira de carcavelos com um ferro de engomar ligado ao isqueiro da carrinha
4 Janeiro, 2016 at 10:50
Para já foi um remendo. Provavelmente não dava para ser melhor. Os tripeiros também tinham um remendo mas era mais pequeno…. penso que vai mudar.
4 Janeiro, 2016 at 13:03
Ou muito me engano ou vamos ficar com aquele autocolante até ao final da época. Não estou a ver a macron a fazer novas camisolas a meio da época para inserir a publicidade. Agora é trabalhar no novo equipamento da próxima época para inserir o logo da NOS da melhor maneira.
4 Janeiro, 2016 at 13:07
Aliás o do ano passado não era muito melhor…a única diferença é que era mais pequeno…este é maior por causa do “O”…vamos ver o que conseguem fazer daquilo mas fica de facto muita fatela….
4 Janeiro, 2016 at 13:13
A risca verde tem de ser interrompida para colocar as letras do logo da NOS. O fundo branco tem de ser o próprio tecido da camisola. Eu baixava ligeiramente as riscas para o logo não ficar tão subido.
4 Janeiro, 2016 at 13:14
O equipamento do Sporting em 2002 exemplifica bem o que digo.
4 Janeiro, 2016 at 9:14
Lindo post!
A noite de sabado não foi um sonho, foi uma realidade… que já se repetiu por 4 vezes este ano (vitória contra os rivais) e que tem tudo para continuar a alimentar os nossos sonhos.
Eu acredito!
4 Janeiro, 2016 at 9:32
Muito bom o texto, como costumam ser estes das Redes do Damas, sobretudo os assinados pela Leoa.
Ontem estive a rever o jogo que deu novamente na Sporting TV e gostaria de destacar algumas coisas…
Em primeiro lugar se Adrien foi enorme (tem sido determinante, sobretudo em jogos decisivos e importantes), Slimani decisivo e presente em todo o lado (até veio dar ajuda à defesa, como acontece num lance em que ao contrário do habitual o Rui Patrício não segura a bola, para além de ter feito de defesa esquerdo algumas vezes) e se Ruiz, apesar de inconstante, tem mesmo toques de classe, não se pode esquecer o ENORME jogo de Naldo.
Segundo estatísticas que vi, fez mais intercepções de passes, que João Pereira, Paulo Oliveira, Jefferson e William Carvalho… juntos. Não terá falhado um único passe a meio-campo… Excelente mesmo.
Quanto a William Carvalho, embora esteja largos furos abaixo do que já fez, fiquei com melhor impressão do que quando o vi ao vivo no sábado. Fez vários alívios importantes na defesa e apenas peca, por ser batido várias vezes por trás, devido à lentidão que continua a revelar, provavelmente fruto de ainda não ter atingido os níveis físicos ideais. Era bom que rapidamente os recuperasse porque precisamos dele. Houve passes em que me tinha parecido que seria o principal culpado e que redundaram em lances perigosos para a nossa defesa, mas em que afinal não o foi.
Estivemos muito bem. Arrepiante o cântico antes do jogo “o mundo sabe que…”, cantado pelas 50 000 gargantas. Começámos logo aí a ganhar. Penso que é isto que os adversários já perceberam: mora em Alvalade um leão renascido, com uma força tremenda, que não teme ninguém e que por sua vez já começa a ser temido. Há alma e uma comunhão dos adeptos com a equipa e com o clube como há muito não se via.
Dá gosto ver Alvalade assim. Que bom é ver que o jogo acaba e em vez de termos espectadores a sair mais cedo, temos é pessoas que ficam largos minutos no Estádio depois do jogo terminar, a desfrutar do momento.
Como eu e muitos outros já o dissemos, há muitas épocas que não tínhamos tantas possibilidades de chegar ao título.
Mas desengane-se quem pense que vai ser fácil. O colinho escandaloso do Carnide em Guimarães, em que Xistra procurou agradar novamente aos senhores do sistema (não porque os tivesse prejudicado, mas porque no jogo connosco, tinham perdido), provavelmente a pensar no futuro. Em vez de ter sido pelo menos um empate, tivemos mais uma bajulação estratosférica do prodígio Renato que assim marcou o golo “decisivo”. Claro que mesmo assim, vão continuar a dizer que quem é beneficiado é o Sporting. Nojento.
E voltando a isso, devo dizer que a arbitragem de Hugo Miguel, não tendo tido influência em nenhum lance decisivo, foi uma bela trampa, sobretudo na segunda parte. A começar, um livre perigoso contra nós, que nem falta era. Depois, cartões amarelos a torto e direito contra os jogadores do Sporting, incluindo Slimani que já se transformou num alvo a abater. Vergonhoso o lance de Maxi com Gelson em que o caceteiro procura intimidar o nosso jogador logo após ter entrado e em que levam cartão os dois! Ainda mais grave um lance a acabar em que há uma cotovelada do Maxi em Naldo, nas barbas do fiscal de linha e que em vez de ser expulso, é falta contra nós!
Portanto, não vai ser nada fácil. O sistema estava montado para provavelmente este ano serem os tripeiros campeões e o Carnide o segundo. O Sporting está claramente a incomodar. Sabem ainda que se ganharmos este ano, será completamente impossível que BdC saia de presidente do Sporting (o que já de si é difícil) que é o que mais desejam. E mais que isso, temem que não apenas ganhemos como que lhe tomemos o gosto, como é próprio da nossa matriz.
Vamos manter-nos todos unidos, denunciar tudo o que seja escandaleira como a de Guimarães, porque quando há um lance, por duvidoso que seja, a nosso favor é um banzé infernal. A luta é difícil, mas nós somos o Sporting.
Agora é ganhar os próximos dois jogos (não é fácil) e comparecer em massa em Alvalade no domingo com o Braga.
Para os mais novos, não se deixem enganar. O Sporting tem mais de 100 anos e não apenas os últimos 30, em que tivemos de nos conformar com um lugar subalterno, comendo os restos do festim. Mesmo eu, já avançado nos 40’s, vi vezes demais o Sporting a ser roubado, espoliado do seu lugar natural. Queremos e merecemos o prato principal. E não se resume a ser campeão de vez em quando. Temos de ser campeões e sê-lo muito mais vezes que os outros. E isso vai acontecer mesmo. Isso é que é o Sporting: ganhar e sermos temidos. E se nos odiarem, tanto melhor, não queremos é ser “coitadinhos”. Chega!
VIVA O SPORTING!
4 Janeiro, 2016 at 11:36
Só foi pena os comentadores da Sporting TV estarem com “comentários da treta” quando as equipas entraram em campo…aquele momento era só para ouvir os adeptos!
PS: Grande, grande, grande jogo do Naldo!!!
4 Janeiro, 2016 at 11:40
Faltou-me aqui uma referência imperdoável a um jogador que encheu o campo pela sua qualidade: João Mário.
4 Janeiro, 2016 at 16:56
Muito bom Leoníssimo! Subscrevo inteiramente o teu texto!
4 Janeiro, 2016 at 9:42
E já agora vamos lá desfazer o “mito” de que o plantel do porto é super…. quando comparado ao nosso!
O caraças é que é superior!!
Espinha dorsal de qualquer equipa…
GK —> Rui Patricio
Centrais —> Paulo Oliveira / Naldo / Ewerton
Meio-Campo —> William / Adrien / João Mário
Ponta de Lança —> Slimani
E depois há ainda o “mago” Ruiz 🙂
Alguem no seu juizo perfeito trocaria algum destes Leões por o fruteiro do mesmo lugar?
Parece-me claro que não!!!
Por isso ganhe juizo o pessoal que diz que o porto tem um superplantel! Tem jogadores mais caros… isso sim… mas quanto a qualidade que fiquem com eles!
4 Janeiro, 2016 at 10:11
A nível de 11 concordo que não são melhores…mas se vamos ao plantel acho que o Porco tem melhor plantel que o Sporting! Tem mais soluções para muitas posições! Mas isso é fruto de serem a Doyen…mais nada…
Além disso o treinador conta muito…basta ver o que valiam os jogadores do Sporting no ano passado e o que valem este ano…
4 Janeiro, 2016 at 10:18
É a tua opinião, que naturalmente respeito mas não concordo.
Centrais… por exemplo eles não têm 1 de jeito! Nós temos 3.
Extremos…. os deles foram mais caro e têm mais nome, mas eles que fiquem com os tellos e coronas…. e nós com o Matheus…Gelson e até o Ruiz que joga também nessa posição.
Mas outro exercicio…
Jogadores que ficaram de fora no 11 inicial de Sábado
Ewerton / Aquilani / Bruno Cesar / Gelson / Teo / Montero
Tomara o lotopegui ter um jogador como Teo ou até mesmo Montero como alternativa.
André Silva tem muito futuro, mas actualmente ainda está verdinho para a SuperLiga.
4 Janeiro, 2016 at 10:31
Para mim o exemplo que dás dos extremos é revelador…eu adoro os nossos miúdos e adoro o Ruiz…mas o Corona, Brahimi e Tello são mais jogadores para já! Até o Varela. E só não é mais evidente porque o treinador deles é o Patego…Basta rever o jogo de Sábado e perceber que aquelas arrancadas deles são impressionantes! São grandes jogadores!
Outro exemplo são os suplentes…Para o meio campo suplente eles tinham o André André, o Imbula, o Evandro, o Sergio Oliveira (para mim uma pena estar tão mal aproveitado…tinha um grande futuro) e ainda o Bueno (basta ver a liga que fez no ano passado para perceber a sua qualidade)! Não são foras de série…mas são do valor dos titulares, soubesse o Lo Patego tirar partido deles…
Outro…o Osvaldo é um excelente jogador (quantas vezes “molhei a cueca” com ele na Roma…)! Mas não joga! Tivesse lá o Teo e rendia o mesmo que o Osvaldo! Ninguém vive a jogar 15 minutos de 5 em 5 jogos! O mesmo acontecerá com o puto que joga como crl e é desperdiçado com o Patego sem saber como o aproveitar! Osvaldo com JJ era craque! Olha o Aboubakar do ano passado…
Basta dizer que acho que com os treinadores trocados o Sporting estava a lutar com os lampiões pelo 2º Lugar (e com dificuldade por causa do colinho) e o porco já ia embalado na frente!
Mas isto sinceramente pouco interessa! O que conta é o conjunto e eu acho que no conjunto (11, Plantel e treinador) nós podemos perfeitamente ser mais fortes! Porque o 11 para mim é equilibrado, o plantel é melhor o do Porco e treinador…bem…nós temos um grande e eles não têm nenhum…
4 Janeiro, 2016 at 11:15
Também não compreendo esse mito. Neste momento, só Brahimi seria titular.
Admito que Maxi e Danilo estejam no mesmo patamar de William (apenas porque não está ainda ao seu melhor nível) e João Pereira. De resto, perdem em todas as posições.
O plantel deles é super-caro, não é super-bom.
Nem poderia, com aqueles centrais.
4 Janeiro, 2016 at 12:23
Maxi e Layun achas que não tiravam o lugar a Jeff e JP?
Eu acho que tiravam…
4 Janeiro, 2016 at 10:13
Off
Entrada na Porta 4 foi para lá de má!
Não se “aprendeu nada” com o jogo da taça em que foi a mesma porcaria.
Não se admite que esteja 45 minutos na fila para entrar….sendo que só não estive mais, porque fiz aquilo que a “maioria” do pessoal estava a fazer que era colar-se mais á frente na fila, pois a policia estava a dormir na forma.
Ou seja, estava ordeiramente na fila e era ver enormes grupos a “colarem-se” mais á frente…. até que fiz o mesmo. Se é o mais bonito? Óbvio que não! Mas se aquilo estava uma selva…. era a lei da selva.
4 Janeiro, 2016 at 10:22
Costumo entrar na 1, desta vez tal como no jogo da taça entrei na 2, se no jogo da taça demorei uns 10 minutos, neste foi chegar e entrar.
Confesso que nem me revistaram, apenas vi ser revistado um certo tasqueiro mas deve ter a ver com o seu aspecto de marginal 😀
Cheguei faltariam cerca de meia hora para começar o jogo, parece-me que o problema será a diferença de “zelo” nas revistas, o que leva a demora maior numas portas que noutras.
SL
4 Janeiro, 2016 at 10:26
Oiço tanto falar desse tasqueiro “com aspecto marginal”…
Que “até tenho receio de me ver ao espelho”…!
Mas eu também passei pela revista…como “cão por vinha vindimada”…
Nem “dei tempo” ao amigo Jorge…de pôr a máquina a jeito para a fotografia histórica…!!
Abr e SL para todos os amigos/as…!!
4 Janeiro, 2016 at 10:49
Mas é uma um era mesmo uma foto histórica! Tinha apanhado o hooligan a ser revistado e a saltarem cá para fora umas quantas armas letais (tais como rebuçados…).
Mas não fui rápido o suficiente! 😀
4 Janeiro, 2016 at 11:01
Os rebuçados “iam camuflados”…de verde…!!
Abr e SL
4 Janeiro, 2016 at 10:54
Quando fui à bifana…. não encontrei o parybeb e só quando me vinha embora é que encontrei o parybeb (fiz a volta ao contrário) e lá vi o Enorme (enorme em espirito Leonino!!) Max a distribuir ginginha, mas nessa altura preferir permanecer “incógnito”, pois achei que seria má onda aparecer só para beber ginginha.
4 Janeiro, 2016 at 11:00
Estiveste lá e não disseste nada? Fizeste mal! 🙂
Eu estava sempre a levantar o cachecol da Tasca para ver se hoje não aparecia aqui ninguém a reclamar que a reunião da Tasca na Parybebe era um mito.
E olha que até resultou, porque houve uns quantos que viram o cachecol e se juntaram.
Estava um grupo muito porreiro! Éramos bem mais de 20 tasqueiros!
Na próxima vez vamos ter que mandar reservar aquele espaço para nós… Hehehe
4 Janeiro, 2016 at 11:04
Amigo Jorge…
Os copitos (verdes, claro…) eram 22…
E da garrafa…
Sobrou a rolha e o vidro…!
Abr e SL
4 Janeiro, 2016 at 11:03
Oh meu amigo…
Qual “má onda”…!
Sempre se “apertava” a garrafita…e sairia mais um copito de ginja…!!
Mas já agora…
Deixem-me dizer que não gostei mesmo nada do local onde colocaram as roulottes…!!
Abr e SL
4 Janeiro, 2016 at 11:10
Amigo Max,
Desta vez enfiou um barrete que não era para si. Não falei do holligan das barbas, falei de um tasqueiro que me fez companhia até à entrada na porta 2 e enquanto a mim nem tocaram, ele foi rigorosamente revistado. Nem que me torturem eu revelo que foi o braveheart 😀
SL
4 Janeiro, 2016 at 11:53
Eh amigo…
Lá tiraste “o foco” de cima de mim…
E eu a “pensar” que era o unico “perigoso” de entre a malta…!!
Abr e SL
4 Janeiro, 2016 at 12:27
Estive quase para lhe explicar o que é o Muay Thai.
Ainda vou mudar o nick para kao dode.
4 Janeiro, 2016 at 10:28
Entrei na 4 uma hora antes e não correu mal. Se calhar depois complicou-se…
4 Janeiro, 2016 at 10:50
Pois.! Foi o que eu fiz!
Entrei 1 hora antes para ter a certeza que não ficava nas filas e correu bem.
Demorei para aí 3 minutos a entrar!
4 Janeiro, 2016 at 10:58
Fui para a fila quando deviam faltar para ai 50 minutos e já estava o caos…
O que vale é que estavam 4 ou 5 tripeiros mesmo atrás de mim na fila e lá deu para ir moendo o juizo aos gajos. hehe
4 Janeiro, 2016 at 10:19
Eu estou muito contente com o Sporting! Acho que estamos inevitavelmente no caminho certo! Não estou em êxtase, não acho que estou a sonhar mas olho para tudo o que se passa e sei que o Sporting está de volta! Não é só de hoje nem deste ano mas tem o seu expoente máximo este ano! Se vamos ser campeões já este ano?! Não sei…o que sei é que se o JJ cumprir o contrato não tenho duvidas que num dos anos seremos campeões! E isto é um horizonte que há muito não tínhamos! Estar na fase de construção como nós estamos este ano diz muito do que poderemos vir a atingir!
Agora é seguir o nosso percurso com calma! Sabemos que ainda nem sequer acabou a primeira volta, que possivelmente somos a equipa mais vulnerável a equipas pequenas (seja por colinho, seja por a equipa ter muitos desequilibradores, seja por o que for) , seja porque até ao fim da primeira volta temos 2 jogos de grau de dificuldade máxima, seja porque acabamos o campeonato com a ida ao porco e a Braga! Ainda há um longo percurso, a recta final é terrível e por isso a nós cabe-nos 5 coisas! Apoiar, acreditar, apoiar, apoiar e apoiar! Se conseguirmos aquele ambiente de Sábado em todos os jogos em casa esses pontos estão garantidos! Depois é tentar replicar fora e sermos nós a empurrar a equipa quando esta mais precisa!
4 Janeiro, 2016 at 10:20
Foi tudo perfeito, mas aquela entrada…. aquela entrada ao som do “O mundo sabe que…”. Não me sai da cabeça, da pele, do coração.
Já aqui contei que fui sozinha ao jogo…. sim sozinha. Talvez por isso, não sei, senti de uma força tão especial aquele jogo…. Era só eu… só eu e mais 50.000. Só eu e a minha equipa, o meu treinador, o meu presidente e o meu Sporting Clube de Portugal.
Já vos disse que foi tudo perfeito????
4 Janeiro, 2016 at 10:22
Bom dia para a Familia da Tasca…
“Verdadeiramente não foi um sonho”…foi e é uma “linda” realidade…!!
Agora “isto” que vou aqui colocar e que certamente muitos como eu escutaram ontem em directo…
É um “sonho mau”…digamos mesmo que é um “pesadelo” que se está a tornar real…!!
“AUGUSTO INÁCIO: «BENFICA É SÉRIO CANDIDATO AO TÍTULO COM ARBITRAGENS DESTAS»
Dirigente aponta “passagem ao lado” de penáltis
Foto: Luís Vieira
Bruno de Carvalho falou em dois penáltis perdoados ao Benfica, Augusto Inácio fala em três. Depois das duras críticas do presidente do Sporting, também o diretor de relações internacionais dos leões comentou a arbitragem de Carlos Xistra no V. Guimarães-Benfica.
“É este tipo de arbitragem que o Benfica gosta. O árbitro condicionou o V. Guimarães e o Benfica passou ao lado de três grandes penalidades, o árbitro não marcou nenhuma – aos 20′, 31’ e aos 50 -, acrescentando a isto o aspecto disciplinar. O V. Guimarães foi empurrado para a derrota, sofreu uma carga emocional de aguentar os erros do árbitro. Gostei muito da atitude do V. Guimarães e o Benfica marcou um grande golo de um grande jogador que agora é a bandeira do Benfica – depois do Guedes, que agora não joga… O Benfica passou incólume, não houve retratos, nem fotografias ou facebooks, porque esta arbitragem foi fantástica. Com esta arbitragem, o Benfica é um sério candidato ao título”, afirmou no programa “Play-off” da SIC Notícias.”
É necessário e urgente…
Que os responsáveis do Sporting se não calem…!
É preciso continuar a “descobrir a careca” aos “xistras” da arbitragem portuguesa…!!
Abr e SL
4 Janeiro, 2016 at 10:30
Sem dúvida amigo Max. Se eles não se calam quando num jogo somos beneficiados num lance e prejudicados em 2 ou 3 porque motivo nós não devemos fazer um estardalhaço com escandaleiras como a de Guimarães? SL
4 Janeiro, 2016 at 10:57
Já hoje falei com um lamp que nem reclama… assume que foram dois penalties roubados ao Guimarães.
Mas… A conversa deles é que este tipo de lances acontecem a todos os grandes e que no final todos são beneficiados e por isso nem se deve dar grande relevância ao assunto.
Estes lampiões têm cá uma lata!!!
Quando não lhes dá jeito, falam assim. Quando lhes interessa, levantam terra que não se calam.
4 Janeiro, 2016 at 10:58
Lampiões…what else? lol
4 Janeiro, 2016 at 11:02
Com este vento todo não deve ser fácil ser lampião…é que com tanta “ginástica” aquela espinha já se foi à muito! Por isso nestes dias de vento devem parecer daqueles bonecos grandes de ar….
4 Janeiro, 2016 at 10:52
Fiz um vídeo fantástico da entrada das equipas e da música “O mundo sabe que…”.
Na hora de almoço já partilho aqui.
4 Janeiro, 2016 at 11:07
🙂 Momento absolutamente arrepiante e para repetir em todos os jogos em Alvalade. A começar já com o Braga. Se não estiverem pelo menos 45 mil é porque somos um clube de c**** moles.
4 Janeiro, 2016 at 11:11
By the way, tenho para oferecer um bilhete (que ganhei num passatempo no sábado) para o próximo Sporting X Braga.
Alguém interessado?
4 Janeiro, 2016 at 11:34
Se ninguem se chegar a frente, eu possivelmente ate estou!
4 Janeiro, 2016 at 13:25
Olá, ainda o tens? Fica aqui o email [email protected]
Obrigado Leoa
4 Janeiro, 2016 at 14:14
E agora como faço para desempatar??????
4 Janeiro, 2016 at 14:56
Pode da lo ao companheiro Rafael, pois eu ainda nao tenho a certeza de poder ir.
O que mais importa é o lugar estar ocupado por mais um leao/leoa!
4 Janeiro, 2016 at 14:57
E obrigado na mesma =)
4 Janeiro, 2016 at 15:00
Ok….
4 Janeiro, 2016 at 11:51
Sem dúvida Leonissimo!
Temos que ter novamente perto dos 50k no domingo contra o Braga.
Eu não vou lá estar, mas a minha box já está entregue e vai estar outro leão no meu lugar.
4 Janeiro, 2016 at 11:55
Eu também não tenho hipótes de lá estar…
Mas estará outro por mim…porque como o amigo Jorge…
Já deixei a minha box “entregue”…!!
Sporting Sempre…!!
SL
4 Janeiro, 2016 at 14:19
Eu quando não posso ir, tento fazer o mesmo. Assim o lugar está sempre ocupado.
4 Janeiro, 2016 at 12:05
Ainda por cima o jogo é às 16h!!!
Hora excelente para levar a criançada e dar-se uma injecção de LEÃO 🙂
4 Janeiro, 2016 at 12:23
Pois… tenho pena de não poder ir! a hora era perfeita para levar o meu mais velho 🙁
4 Janeiro, 2016 at 11:09
Foi bom, foi bonito!!!
Mas já passou…. Agora vamos ao choco frito. Aqui os tasqueiros vão a Setubal? Ainda se consegem arranjar bilhetes?
SL
4 Janeiro, 2016 at 11:35
Eu estava a pensar em ir. Sera que ja ha bilhetes a venda em alvalade?
4 Janeiro, 2016 at 12:13
Eu gostava de ir, mas não devo conseguir ir a Alvalade buscar o bilhete. Se por acaso alguem lá for, faziamos as contas:)
4 Janeiro, 2016 at 15:09
Ao que pareçe os bilhetes ainda não estão a venda em Alvalade…possivelmene so amanha.
Na pior das hipoteses é arriscar e comprar mesmo em Setubal.
Resta saber é qual a zona do estadio reservada para nos.
4 Janeiro, 2016 at 17:25
Pedro, por acaso não vais lá amanhã comprar bilhete? Se pudesses trazer um para mim, fazia-te a transferencia. o meu mail: [email protected]
4 Janeiro, 2016 at 11:09
Mais um grande texto da Sofia! Muito bom ver que n’A Tasca é dado o devido crédito e valor aos bons textos e análises de outros blogs.
4 Janeiro, 2016 at 11:29
OFF:
Por se tratar de um discípulo com o qual partilhei muitos momentos de composição musical, cá vai um cheirinho…
https://www.youtube.com/watch?v=u4qJ17_FuPI
4 Janeiro, 2016 at 11:53
Gostei!
4 Janeiro, 2016 at 11:57
Também gostei…!!
SL
4 Janeiro, 2016 at 11:34
Ainda não tive oportunidade de falar sobre o jogo. Acho que foi um jogo praticamente perfeito da nossa equipa.
Rui Patricio continua a dar uma segurança enorme a toda a sua defesa. O melhor, é que a atual defesa do Sporting, concede muito poucas oportunidades ao adversário. Se fizerem um resumo de todos os jogos do campeonato, verificamos que no total existiram no máximo uns 10 a 15 lances perigosos para a nossa baliza. Infelizmente, a maioria deram golo e não me recordo de quase nenhum lance em que o Rui Patricio pudesse ter feito melhor.
Ainda sobre a defesa, o destaque vai obviamente para Naldo que fez a melhor exibição de um defesa central do Sporting esta época.
Jefferson demonstrou que consegue fazer muito mais do que tem feito esta época.
João Pereira parece um jogador talhado para os grandes jogos. Segurissimo a defender, menos empolgante no ataque. Não lhe podemos pedir que faça piscinas constantemente, mas pode-nos garantir muita estabilidade nestes jogos em que as preocupações com extremos adversários são maiores do que o normal.
Paulo Oliveira com sinal menos, mas mesmo assim, quem me dera que o sinal menos de um defesa nosso fosse sempre assim.
No meio campo, excepto William (muito desconcentrado na transição defesa-ataque), tivemos Adrien e João Mário a encherem o campo. Adrien incansável, nunca virou a cara à luta. João Mário com a fantasia e o altruísmo suficiente para perceber todos os momentos de jogo.
Matheus e Bryan Ruiz fizeram exibições sem pormenores para uma compilação do Viva Futbol, mas a classe esteve toda lá. Muito importante termos começado com o Matheus, Gelson tendo só entrado na segunda parte (com o gás todo) conseguiu deixar a cabeça em água aos laterais contrários.
Por fim, Slimani… Poderá não ser o melhor marcador do campeonato, mas tenho a certeza que a continuar assim será de certeza o avançado mais importante do campeonato. Incrivel como não dessiste de nenhum lance, muitas vezes parecendo ser empurrado pelas nossas gargantas, absolutamente incrível a evolução técnica que tem demonstrado época após época, mês após mês, jogo após jogo.
Tenho muita confiança nesta equipa. Acho que temos muitas hipóteses de sermos campeões. E tenho muita confiança porque vejo a nossa equipa a jogar o que é de longe o melhor futebol em Portugal. Atacamos bem e defendemos muito bem. O mestre trouxe um upgrade ao nosso futebol… Não há dúvidas que é o melhor treinador que poderíamos ter.
E tudo isto não seria possível se não fosse BdC… Comete erros, mas felizmente tudo que fez e fará bem, valerá sempre mais numa avaliação ponderada do seu trabalho.
Atenção, os próximos dois jogos serão muito importantes. Não sei se conseguirei ir a Setúbal, mas espero que a onda verde seja gigante em Setúbal. Mobilizem-se em massa os sportinguistas da margem sul porque este jogo será fundamental para marcarmos ainda mais a nossa posição (até porque acho que Benfica e/ou Porto, vão perder pontos nesta jornada).
No jogo contra ao Braga, no Domingo, estão criadas condições para mais uma enchente. Será também um jogo complicado, mas em nossa casa só nós podemos mandar.
SL
4 Janeiro, 2016 at 12:48
Muito bem Brunotelli.
Apenas uns pormenores:
William desconcentrado, parece-me mais fora de forma e algo lesionado, pergunto-me se não tem a ver com a falta que sofreu em Braga, falta esta que lhe poderia ter custado uma rotura do tornozelo.
João Pereira, um excelente jogador com provas dadas, tem perante nós um pouco o síndroma do CSKA em que sem ritmo, após quase um ano parado foi completamente comido em velocidade e falta de antecipação, hoje está um jogador completamente diferente.
Slimani, tens toda a razão, que grande evolução este jogador tem tido no Sporting. Onde chegaria se tivesse tido uma formação com a qualidade da nossa academia? Daí a importância de descobrir jogadores destes em idades ainda de formação.
4 Janeiro, 2016 at 13:12
Sem dúvida. O Slimani é quase um “case study”. Para além de ser de facto alguém muito dedicado e trabalhador (inquestionável) parece-me também um tipo minimamente inteligente porque não é fácil vir para a Europa, integrar um grande clube como o Sporting, ter um novo treinador todas épocas e conseguir assimilar os conhecimentos que cada um lhe transmite.
Na nossa academia, o Slimani deve ser dado como exemplo para os jovens pontas de lança, principalmente na capacidade de trabalho sem bola, no jogo de cabeça e na perceção das linhas de passe.
4 Janeiro, 2016 at 11:41
OFF
Nada melhor que uma foto com o António Leonel com o manto sagrado para ilustrar a noticia? cambada de fdp’s
http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2016-01-04-Carlos-Xistra-arrisca-ate-15-jogos-de-suspensao-por-alegados-insultos-a-Sergio-Conceicao
4 Janeiro, 2016 at 12:02
Até metem nojo…
4 Janeiro, 2016 at 12:15
Que filhos da puta, esses gajos da SIC. Não escondem…
4 Janeiro, 2016 at 11:52
Mais um grande texto…neste caso do blogue ” As Redes do Damas”!!!
Só faltou referir que ao intervalo, ironicamente, foi apresentada a equipa de ciclismo diante daqueles que nos quiseram roubar esse sonho…
4 Janeiro, 2016 at 11:54
Para dar mais expressão e importância a vitória do fim de semana é fundamental vencer o Setúbal .
4 Janeiro, 2016 at 11:55
Ainda com os 2 golos de sábado na cabeça, mas já a pensar nas proximas 2 finais.
Em Setubal não podemos vacilar, é ganhar e manter a distância!! Sem isto, a grande exibição de sábado vale pouco.
Até porque acho que todos já percebemos que a grande dificuldade da nossa equipa é nos jogos considerados “mais acessiveis”. Portanto, foco total.
De sábado retenho 2 coisas…ainda consideram Slimani dispensável?!? Incrivel como ainda há uns dias afirmava-se que Slimani era um grão de areia na máquina pois não tem capacidade técnica…enfim. A outra é, e ao contrário de todos, não acho que William tenha feito um jogo tão mau como descrevem, o “problema” é que Adrien fez uma exibição ENORME!
4 Janeiro, 2016 at 11:58
Ainda sobre o apoio que tem de aumentar cada vez mais:
Há quem apoie depois de ganharmos;
Há quem apoie para ajudar a ganhar e assim poder fazer parte das vitórias de forma efetiva.
Em qual dos grupos queremos estar?
4 Janeiro, 2016 at 12:22
E ainda há o grupo …
Dos que esperam que se perca…
Para fazerem ouvir os seus grunhidos…!!
SL
4 Janeiro, 2016 at 12:16
E saiem mais umas notas soltas
William —> estamo muito mal habituados e por isso quando o Sir joga Bem, mas abaixo do que sabe lá sai “ai e tal o William não jogou grande coisa”.
Adrien —> Um monstro no meio-campo!! Quem diz que o Adrien é dispensável e que pára o jogo e o caraças….. ou é cego ou não percebe nada de futebol!! Adrien é um Capitão que joga e faz jogar e até já remata e bem á baliza! Na 4ª com o paços…foi uma enorme defesa que evitou um golão….no sábado… foi o poste.
João Mário —> o “puto” joga muito, mas continua a ter uma lacuna “grave” na finalização! Quando começar a ter “golo”…. ficará impossivel segurá-lo, pois o miudo joga muitissimo à bola, mas aquele cabeceamento completamente à vontade na 1ª parte, no minimo tem que ir na direção da baliza (com slimani era golo) e na recarga ao remate ao poste por parte do Adrien, o João Mário tinha tempo para tudo e marcar em vez de se precipitar.
Slimani —> Slimani é … Slimani!! Apenas digo que só o “trocava” por um lote muito restrito de avançados, pois Slimani já um dos melhores do MUNDO 🙂
4 Janeiro, 2016 at 12:49
O cabeceamento falhado pelo J. Mário (cruzamento perfeito do Matheus Pereira!) é aos 45 minutos da primeira parte…se entra o fcp já nem precisava de vir jogar a segunda parte! Foi pena até porque estava em excelente posição… Mas depois o J. Mário ainda faz um excelente cruzamento no cabeceamento do Slimani à barra.
4 Janeiro, 2016 at 12:39
Alguém me consegue explicar o porquê de jogarmos a dia 6 e a dia 10 para o campeonato?
Quando se joga a Taça da Carica?
4 Janeiro, 2016 at 12:42
nova experiência da liga de clubes: colocar uma jornada a meio da semana conforme fazem os campeonatos mais fortes. Estava programado desde o sorteio dos campeonatos em agosto.
4 Janeiro, 2016 at 12:58
É igual para todos…por isso estas nem me chateia…para mim é pior naquelas eliminatórias das taças em que só alguns têm esse desgaste…
Aliás para mim devíamos ter era mais jogos…mas isso é uma discussão antiga e que nos leva muito longe…à organização dos campeonatos, à mentalidade, à falta de dirigentes decentes, ao preço dos bilhetes…enfim…MUITO longe…
4 Janeiro, 2016 at 12:47
3ª feira em Portimão. 19:45.
4 Janeiro, 2016 at 13:17
No dia 12?
4 Janeiro, 2016 at 13:18
Esqueçe, já vi em baixo que é a 19 😀
4 Janeiro, 2016 at 14:38
Primeiro recebemos o Tondela (sexta feira).
4 Janeiro, 2016 at 12:53
Campeonato com mais jornadas em ano de Europeu…
4 Janeiro, 2016 at 12:54
Calendário do Sporting em Janeiro de 2016:
– dia 2 sábado-> SPORTING vs porto (20:45)
– dia 6 quarta-> Setúbal vs Sporting (20:15)
– dia 10 domingo-> SPORTING vs braga (16:00)
– dia 15 sexta-> SPORTING vs tondela (20:30)
– dia 19 terça-> Portimonense vs Sporting (19:45 taça da liga)
-dia 23 sábado-> Paços vs Sporting (20:45)
– 26\27 ?-> Arouca vs Sporting ( ? taça da liga)
– 31\ 1de fev ?-> SPORTING vs Académica (??:??)
4 Janeiro, 2016 at 12:45
aumentam as dificuldades do jogo de setubal se estiver a chover bem por lá…
o jogo será uma versão de inverno que não tínhamos experimentado até agora.
4 Janeiro, 2016 at 12:48
Temos de aproveitar a defesa deles, que sem o Ruben Semedo estará mais fraca. Carne toda no assador, entrar com tudo.
Se resolvermos o jogo cedo, gerimos depois.
4 Janeiro, 2016 at 12:48
E já agora, com uma notícia entre hoje e amanhã: Suk no Sporting.
4 Janeiro, 2016 at 12:59
Epá chuva é que não, não quero vir toda molhadinha.
4 Janeiro, 2016 at 14:33
a loja verde tem de passar a vender impermeáveis para ver jogos à chuva.
4 Janeiro, 2016 at 12:55
Grande texto! Parabéns às Redes do Damas.
Um pequeno à parte, ou nem tanto, não desgosto do Ewerthon, mas nunca percebi o imenso hype dado a ele. Para mim é o nosso 3º melhor central. Gosto mais do Naldo, que é muito mais acertivo e até raçudo. O melhor central continua a ser o Paulo Oliveira, nontheless.
Abraço
4 Janeiro, 2016 at 13:28
O ewerton dos 3 é o que melhor sabe sair a jogar
4 Janeiro, 2016 at 13:34
É o mais completo para mim…só não chega a níveis maiores de forma por causa do seu único defeito…fisicamente é de cristal…
4 Janeiro, 2016 at 13:38
Pois eu concordo, é mesmo pena as lesões
4 Janeiro, 2016 at 14:42
Para mim tb é o melhor. Classe, sair a jogar… faz lembrar o André Cruz. Mas anda preso por arames.
Naldo é parecido com o Oliveira.
Resumindo, temos 3 bons centrais e estamos para já descansados qd um não joga.
4 Janeiro, 2016 at 13:14
Há 2 coisas que me têm feito pensar…
1º No Sábado entrei em Alvalade…estádio bonito, pouco arejado e cheio…mas o Sporting ia fechar portas paí à 15 dias depois de termos sido obrigados a pagar os 12M à Doyen em 3 dias…epah fiquei baralhado…Então mas o Sporting acabou e as portas estavam….abertas?!
2º Então o novo Messi que nos roubaram porque tinham uma proposta muito mais solida que nós e que ele teve uma vontade gigante de assinar especialmente por eles porque são os maiores…já joga nesta jornada a meio da semana?!
4 Janeiro, 2016 at 13:33
Boas tardes, Caros Tasqueiros.
Fiquei contentíssimo com a vitória sobre os andrades por dois factores:
1- Termos (mais uma vez) estado bem perante outro (talvez “o outro”) candidato ao título, mostrando assim grande personalidade e fortaleza de carácter;
2- Conseguirmos anular o desastroso resultado da Madeira.
Interessantemente (ou talvez não) termos ganho aos andrades mesmo sem termos efectuado um excelente jogo. Com efeito, houve algumas “peças” que não tiveram grande rendimento. Mas MESMO ASSIM foi uma vitória incontestável e que, quanto muito, peca por escassa. O que também é animador: não precisamos de fazer uma exibição “de outro mundo” para ganhar aos andrades.
Já muitos Caros Tasqueiros falaram (e bem!) sobre o jogo e os jogadores, mas não posso deixar de (re)salientar aquele que para mim tem sido o mais forte sector da equipe: a defesa.
É verdade que o Jefferson e o João Pereira (e o Esgaio) não têm sido muito constantes exibicionalmente. Mas quando isso acontece, se juntos à solidez demonstrada pelos nossos três centrais (o Naldo esteve imperial contra os andrades) torna-se muito difícil marcar golos ao SCP. Por alguma razão o SCP tem a defesa menos batida do campeonato.
Se é certo que em termos ofensivos a equipe tem oscilado bastante (“perda” do Carrillo, fraca condição do Téo, falhanço do Montero como alternativa, lesão do Mané, etc.) a defesa (e o Rui Patrício!) tem aguentado a equipe.
Necessário agora manter a concentração competitiva para não mais perdermos o primeiro lugar!
SL