A Sporting TV, por vezes, tira-me do sério com os comentários em off de jovens jornalistas ou os comentários em directo de jovens comentadores em “A Primeira Parte” ou “A Jornada”. Recentemente, na sequência do jogo com o Porto tem aparecido aqui e ali a referência ao “Mais Valioso Plantel Em Portugal” aquele de que o Porto dispõe. Ainda ontem à noite, alguém referiu isso, como se de um facto inquestionável se tratasse. Por mim, digo como o nosso Presidente, PONTO. Chega de valorizar o plantel do Porto. Os jornalistas encarregam-se de atacar o nosso é uma estupidez darmos-lhes munições para carregarem as espingardas que estão apontadas ao Sporting.

Alguém conhece o valor do plantel do Sporting? NÃO e não conhece porque os jogadores vêm, na sua grande parte da nossa formação. Assim, NUNCA estiveram no mercado e quem estabelece o valor dos passes, como em qualquer actividade económica, é O MERCADO, PONTO! Não são as cláusulas de rescisão, não são os sites especializados, não são as capas dos jornais. É única e exclusivamente o mercado e dentro deste, especificamente, a necessidade de determinada equipe de dispor de um jogador com características específicas.Se em 10000 interessados ninguém pagar por Slimani 30 Milhões de Euros mas, um determinado clube estiver disposto a “bater“ a cláusula de rescisão de 45 Milhões (não sei se será este o valor mas, também não importa) o valor do passe de Slimani É MESMO 45 Milhões, PONTO! O mercado pagou, o mercado o levou e o passe dele é isso que vale. Aquele Clube, naquele momento, naquelas circunstâncias, nem que seja por capricho do patrão árabe ou russo ou, ainda, turco, determinou e definiu o valor do passe. Se depois disso sobe ou desce e dentro de dois anos vale apenas 100 Euros, não importa. Em relação ao valor do plantel do Sporting só o saberemos quando e se os jogadores forem vendidos.

A mim, mais que a natureza fungível dos passes, os vlalores indicados nos sites especializados ou as capas dos jornais desportivos, aquilo que me interessa é a qualidade revelada por cada jogador nos treinos e nos jogos mas, mais ainda que isso, o que me interessa é o valor da equipe no seu todo, incluindo Treinador, equipe técnica, equipe médica, Director do Futebol, e Conselho de Administração da SAD, encabeçada pelo seu Presidente. É esse conjunto que determina a realidade da equipe e do clube, o seu posicionamento no ranking interno e Internacional, os títulos que conquista e os resultados de cada jogo. Se aparecer um Árabe carregado de petrodóllares ou um russo com os alforges da mula cheios de guita e quiser comprar toda a estrutura de Bruno de Carvalho até ao Paulinho, se calhar o Sporting vende mas, o Preço, esse situar-se-á, sem Academia, nem Equipe B, na ordem dos 80 Mil Milhões de Euros. Se ganharmos o Campeonato este ano e no próximo, estivermos nas meias finais da Liga dos Campeões, o valor triplica.

Um Clube arrancado das garras dos Credores e do sepultamento da Falência que em três míseros anos se transforma no Sporting de Hoje, vale o que valem os seus recursos Humanos mais o investimento feito, mais a mais valia realizada, mais o “Good Will”, o know how disponível. Este Clube por quem há três anos, ninguém em seu perfeito juízo, daria 10 Reis de mel coado, hoje, não tem valor. Isto é, ter valor, tem mas, no nosso caso, “The Sky is the Limit”.
Um Clube vindo das profundezas da desvalorização que negoceia a transmissão dos jogos da sua equipe principal, em casa, para os próximos 10 anos por 515 Milhões de Euros seria melhor negócio para o Estado Português que a Caixa Geral de Depósitos alguma vez será.

Portanto, meus amigos, não me venham dizer que “o plantel do Porto é o mais valioso” porque me faz passar dos carretos. O PLANTEL MAIS VALIOSO É O NOSSO! PONTO! Quer os jornais queiram, quer o Vieira das queijadas prefira quer o Costa dos apitos sonhe, Ninguém no seu perfeito juízo daria pelas duas estruturas desportivas fosse o que fosse. NINGUÉM NO MUNDO as quereria, cheias de infecções, cadastros de registo criminal todos cagados, negócios escuros com fundos e cartéis, processo-crime em curso contra os seus dirigentes, investigações da polícia Judiciária com buscas às suas sedes, seguros indícios de corrupção dos seus dirigentes, Directores na prisão por tráfico de droga, outros por associação criminosa. Pergunto: – Quem os quer comprar? Quem aposta naquele lixo? Quem quer aquelas estruturas completas, dos Presidentes aos apanha-bolas, à frente de um negócio que seja seu? Financiado com o seu dinheirinho? Há alguém que não esteja institucionalizado num manicómio ou numa cadeia que os queira? “Pergunto ao Vento mas, o vento não Responde…”
Respondo eu: NEM DADOS! PORRA!

Portanto, meus amigos da Sporting TV e do Jornal do Sporting: Chega de dizer que o plantel do Porto é melhor que o nosso porque foi mais caro só para valorizar a nossa vitória sobre eles. O nosso plantel é o melhor em Portugal. PONTO! Não chega isso? Todos o sabem mas, mesmo que venhamos a ganhar este campeonato com 20 pontos de avanço sobre o segundo não haverá um jornal, nem uma estação de televisão (todos falidos, diga-se de passagem) que o reconheça pois, como bem sabemos, fazem parte da estrutura de propaganda do inimigo. Jorge Jesus, chega de dizer que o Lototegui é bom porque isso não valoriza a tua vitória. O Lototegui é uma merda e vai ficar no Porto até ao fim do ano, está descansado que o Mourinho não aceita ir para lá nem para “cá”. Os teus adversários verdadeiros, este ano, não são o Rui Vitória (Derrota) nem o Julen Lopetegui (Lototegui), são os treinadores das equipes do fundo da tabela!

ESCRITO POR Mário Túlio
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]