Que grande jogo de bola fez o Sporting Clube de Portugal! Esta é a frase que resume uma noite quase perfeita em termos exibicionais, capaz de reduzir a zero uma das equipas mais elogiadas ao longo desta primeira metade do campeonato. Que grande jogo de bola fez o Sporting Clube de Portugal! (vou evitar passar demasiada percentagem da crónica a repetir esta frase, prometo).
Confesso, tal como deixei claro no Bloco de Notas, que estava plenamente confiante na vitória, mas imaginava um jogo rasgado e ganho por margem curta. Para ser mais preciso, passei o dia a recordar aquele 2-3 na noite em que o Balakov arrancou antes do meio campo, fintou uma mão cheia de gajos e marcou um golo à Maradona. Era essa a minha expectativa, embora, escrevi-o, não colocasse de lado a possibilidade de resolvermos isto como fizemos no lampiódromo: toma lá três bombocas na primeira parte e acabou-se a conversa. E o que aconteceu, aproximou-nos mais dessa equipa que bailou na lixeira: fantástica ocupação de espaços, noção táctica de excelência e uma eficácia a todo o nível. Resultado: Que grande jogo de bola fez o Sporting Clube de Portugal!
E numa noite onde toda a equipa merece nota elevada, um tal de Bruno César rouba o protagonismo. Dois golos, o primeiro num tiro fantástico de trivela, uma assistência e uma entrada na equipa como se pertencesse ao grupo desde o início da época. E eu, que me envolvi em interrogações aquando da sua contratação, aplaudo a sagacidade de contratá-lo com tempo suficiente para a integração e confirmo que quem o contratou o fez com total conhecimento do jogador e do que dele se pretendia. Sim, o Sporting fica mais forte com Bruno César e, repito-o, é bem capaz de não ser à toa que Adrien melhorou a sua meia distância e que João Mário, ontem, nos brindou com um golaço capaz de levar uma criança de seis anos a festejar lançando palavrões à toa. Momento para recordar, primeiro naquele jeito pantufas em que a bola fica mais redonda do que já é, depois com um remate cruzado de fazer levantar o estádio. No fundo, não tivemos Balakov, tivemos João Mário, com o extra do respeito demonstrado pelo clube que o ajudou a crescer.
Mas também tivemos Ruiz, o homem que pela lógica mais se aproxima do mago búlgaro, e que espalha perfume a cada lance. O do terceiro golo é uma incontinência para quem gosta gosta de futebol e torna-se impossível não sorrir quando se vê a bola rodar meia equipa e chegar redondinha à cabeça de Slimani, esse intratável ponta-de-lança que entra direitinho para os maiores achados da história do Sporting. E já que falamos em história, a deste jogo merece, também, uma referência ao grande jogo de William, onde nem faltou um sorriso às reprimendas do técnico. O homem engoliu o meio-capo, o Leão engoliu o choco, o Aquilani juntou-se ao João Mário e fizeram um número de circo para agradecer aos mais de 16.500 espectadores que, numa quarta-feira à noite, deram ao Bonfim a sua maior enchente da época (avassalando uns 9 mil e qq coisa aquando da visita do benfica).
Que grande jogo de bola fez o Sporting Clube de Portugal! E com esse grande jogo, aumentou a distância para o segundo classificado e passou a ser a única equipa que apenas depende de si para ser campeã. Os outros? Olha, que la suken y que la sigan sukando!
7 Janeiro, 2016 at 10:17
O primeiro golo do Chuta mão é chouriço, às vezes urge rematar de bico.
Considero uma arte o chutar de bico. Todos conseguem, mas poucos os sabem fazer.
90% dos jogadores chutavam aquela bola para o anel. E esta até subiu um pouco e esbarrou na barra, para nossa sorte foi para dentro.
Um jogador que tenha pouco espaço e esteja sob pressão na altura do remate, e tenha a bola a meio metro dele, a melhor opção é chutar de bico pois não tem que puxar a perna atrás (se é que me faço entender), apanhando o guarda-redes desprevenido.
Sempre que um jogador puxa a perna atrás para rematar, dá uma fracção de segundo ao guarda-redes para fazer uma primeira preparação para o remate.
O remate de bico é como um sniper que não visa, quando o adversário dá conta já a bola passou pelo guarda-redes.
Romário, Ronaldo Fenómeno, Ronaldinho Gaúcho, todos o usaram. Curiosamente todos brasileiros…
7 Janeiro, 2016 at 10:17
*não é chouriço
7 Janeiro, 2016 at 10:25
Pois é!
Se Montero o tem feito no jogo do Bessa, talvez hoje tivessemos a falar de 6 pontos de vantagem!!
7 Janeiro, 2016 at 10:27
O bico é sempre uma arte…
7 Janeiro, 2016 at 10:32
Ah ah ah ah
7 Janeiro, 2016 at 10:43
lolol
7 Janeiro, 2016 at 11:14
WIN!! HEHEEH!
7 Janeiro, 2016 at 11:21
Ahah
7 Janeiro, 2016 at 11:21
O Romário que o diga! Ah, espera lá……….
7 Janeiro, 2016 at 12:43
“A Arte do Bico” – a César o que é de César!
7 Janeiro, 2016 at 14:29
Hahahahaha #WinWin
7 Janeiro, 2016 at 11:42
Se fosse com qualquer outro jogador, qualquer um dos golos de ontem do Bruno César, 9 em 10 iria para fora…
7 Janeiro, 2016 at 13:13
Chutar com o bico é uma técnica bastante utilizada no futsal. Isto acontece porque o campo é menor: a distância entre o jogador e a baliza é menor, assim como o espaço para rematar.
Já num campo de 11, na maior parte das vezes se se rematar com o bico (que, na realidade, não é com o bico mas com a parte de baixo dos dedos dos pés, dobrados para cima – momento freitasbobo), a bola tenderá a subir em demasia, devido à distância entre o pontapé e a baliza.
Nunca pensei dissertar sobre o pontapé de bico!
7 Janeiro, 2016 at 10:22
Que grande Sporting Clube de Portugal.
Um gajo até se benze ao ver a equipa jogar. Maravilha.
Vamos, caralho, com toda a força, DEMOLIR a oposição.
AMO-TE SPORTING
7 Janeiro, 2016 at 10:24
Não há muito a acrescentar. Exibição perfeita, daquelas que infelizmente são interrompidas aos 90 minutos.
Desde Rui Patricio a Slimani não existe uma nota menos…talvez só 2 destaques: Naldo (acho que tem estado muito bem) e William (n consigo perceber quem diz que tem estado mal, ontem falhou passes é verdade, mas o resultado estava em 0-3 já).
Bryan Ruiz é tão craque!!
Esta troca de palvras entre treinadores é tão patética…sinal (muito) menos para JJ na conferência de imprensa. Era tão escusado…
7 Janeiro, 2016 at 10:27
Escusado o caralho.
O Vitória que se foda, e o benfica também.
DÁ CARGA NOS PORCOS, JESUS
FORÇA SPORTING
7 Janeiro, 2016 at 10:30
“as repostas dão-se em campo!!”
Este ano já foram dadas 3, para quê este folclore?!?
7 Janeiro, 2016 at 10:38
Porque com folclore é mais bonito, dá outro charme.
É sempre a dar carga nos lampiões, até ao fim do mundo.
7 Janeiro, 2016 at 11:23
I like your style dude!
7 Janeiro, 2016 at 11:44
Ora nem mais!!
De “mansos” está o passado recente cheio!!
É para responder no Campo e Fora do campo!!!
É para Esmagar!!
7 Janeiro, 2016 at 11:54
ehehe…, +1!;)
7 Janeiro, 2016 at 14:45
Coitadinhos dos lampiões… Chuif chuif.
Que sufoquem no vómito e no fel que produzem. Raça asquerosa!
7 Janeiro, 2016 at 10:28
Que bela jogatana que ontem tivemos, cada vez dá mais gosto ver esta equipa jogar. O golo do Sli é uma jogada para ver e rever.
Chuta Chuta a dar razão ao nome e a chutar 2x para o golo e a mostrar que aquele pé esquerdo ainda vai dar muitos golinhos a marcar ao Sli, vão começar a sair muitos cruzamentos de qualidade daquele pé esquerdo…
Grande tarde/noite em Setúbal, em grande companhia, um belo do choco frito e a acabar naquele magnifico ambiente no estádio com um bailado de 6 golos.
Domingo há mais, e dos próximos 5 jogos 4 são em nossa casa. Está na altura de esta equipa embalar definitivamente para o titulo e de nós só uma coisa pode ser expectável, Alvalade tem de estar cheio!!!
7 Janeiro, 2016 at 10:32
Que grande jogo! Fds…a fazer lembrar 2001! Um misto de classe, eficácia e força incrível!
RP teve a sorte de assistir ao jogo à borla…o lugar não era grande coisa para assistir ao espectáculo mas a cavalo dado…
JP e Jefferson estiveram muito bem quer a defender quer a atacar! JP estava muito sem ritmo no inicio do ano mas já o apanhou e tem sido excelente! Do outro lado o Jefferson vai tendo jogos melhores e piores! Neste caso, não tendo deslumbrado nenhum deles ambos mostraram muito acerto a defender e muito dinâmicos a atacar.
Naldo e PO em forma são intransponíveis! PO a jogar mais em antecipação e mais em cima, Naldo rápido nas dobras! Sim…o central teoricamente que gosto mais até é o Ewerton mas nesta forma o PO e o Naldo são insubstituíveis! Até pela fragilidade do Ewerton, que sinceramente dificilmente conseguirá mais do que dar descanso aos titulares.
William e Adrien enchem o campo! E quando um jogo começa a tocar ao seu ritmo não há hipótese…são eles para mim os pêndulos da equipa! Todo o jogo defensivo e ofensivo passa por estes pés! Toda a manobra da equipa passa por aqui e é por isso que são os 2 capitães!
JM é classe…há ali qualquer coisa naqueles pés que amansa a bola! Ela parece que cola…e desta vez com um golo de levantar o estádio! Muito bom!
Chuta chuta…ontem, logo à primeira respondeu a todos os que perguntavam “porquê?!”! Não é só o remate que tem…é a inteligência e a capacidade de passe! É a suavidade com que joga, é a forma como lê o jogo…é claramente um jogador acima da média e que vai ser MUITO importante este ano!
Ruiz…é Ruiz! Faz mesmo lembrar o Barbosa (em ano de final de contrato!)…tanta classe e tanto talento! Ás vezes parece mais adormecido e perde uma ou outra bola mais chata mas estamos sempre à espera de ver magia a sair daqueles pés! E ele corresponde todos os jogos!
Slimani foi Slimani…golo e raça para dar e vender!
JJ construiu uma equipa que dá gosto! Não sei se vai ganhar alguma coisa e não sei o que vai acontecer, o que posso dizer é que o Sporting não me dava este prazer desde Boloni…e antes disso só no ano do Mirko Jozic! Isto no pós Sousa Sintra! Dá gosto ver esta equipa! Eles têm não só talento como têm classe e garra! Têm tudo o que eu acho que uma equipa do Sporting deve ter! Hoje só tenho um desejo! Que o JJ pelo menos cumpra os 3 anos de contrato! Isso pode pôr o Sporting num patamar de onde nunca devia ter saído mas onde não está à anos a fio!
Só acho que não tinha necessidade de ofender o outro coitado….eu até gosto dos mind games, gosto quando o fazem de uma forma leve mas eficaz, seja com piadas seja com umas bocas meio a brincar meio a sério, seja com umas indirectas…epah ofender não parece grande espada! É desleixado….é à bruta…é matar moscas com basucas…mas enfim! Não é isso que me chateia ou melindra minimamente…estimo bem que o ofendido se foda e que as virgens ofendidas que vão rasgar as vestes continuem a não se foder (claramente é algo que lhes falta…)! Mas gosto muito mais destas merdas com outro….souplesse…hehehe! 😛 !
7 Janeiro, 2016 at 10:40
Tudo dito, quem tem coração de Leão, não se engana, ahahah.
Eu estou completamente rendida ao Ruiz.
7 Janeiro, 2016 at 10:37
Resumo, para quem não viu ontem:
http://desporto.sapo.pt/multimedia/videos_futebol/#/video?28197
7 Janeiro, 2016 at 10:37
Que jogazo!!!
Só quero fazer uma pequena observação: alguém por acaso reparou com olhos de ver aquele lance do JM que deu origem ao golo do Aquilani?! Viram a cueca que o JM fez ao defesa, estando este de costas para o adversário, e saíndo a jogar com toda a classe? Pois é… desta feita o cabeçudo do Goulão não viu, bem como os comentadores do jogo, e mais grave ainda: nem a régie da SporcoTV. Reparem, fazem a repetição do lance omitindo o delicioso pormenor técnico do JM!
O Aquilani dedicou-me o golo. Deu para reparar certo?!
Que ganda jogazo!
7 Janeiro, 2016 at 10:39
SPOOOOOOOOOOOOOORTING!
7 Janeiro, 2016 at 10:41
Não sei se já o disse por cá, mas cá vai: AMO O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!!!!!!!!!
7 Janeiro, 2016 at 12:52
Italiano… és um pinga amor! 😀
7 Janeiro, 2016 at 14:30
Hehehehe 😉
7 Janeiro, 2016 at 10:39
Olá bom dia…
Só dá para algumas notas rápidas:
– grande exibição tornando fácil o que podia ser muito difícil. Já temos no Sporting o futebol dominador e empolgante que se esperava com JJ
– estamos a 4 pontos de ambos os rivais, quer isto dizer que se aplica aquela máxima do “só dependemos de nós”, embora não valha ainda muito a acabar a primeira volta.
– João Mário ENORME. Temos Ruiz, Adrien, Naldo, PO, Slimani também em bom plano. Grande estreia do Chuta Chuta, que parece estar no plantel desde o início da época. Não esquecer que já treina connosco há dois meses e que isso também se mostrou muito útil para esse entrosamento. Mas temos outros jogadores também a serem recuperados: João Pereira, Aquilani… E o William parece que poderá estar de volta. Ou seja, até custa fazer destaques individuais porque a equipa vale como um todo.
– Nada está ganho. Continuemos humildes como sempre, mas com a grande esperança de esta ser a nossa época (mas apenas a primeira, que depois queremos muitas mais e com muito mais frequência). Atenção ao colinho que já está a dar muitos pontos ao Carnide…
– Temos de colocar no mínimo 40-45 mil pessoas em Alvalade, contra o Braga que quererá fazer uma gracinha. Máxima concentração e apoio para os colocar no seu devido lugar.
Viva o Sporting! SL
– Afinal a Fruta parece que já não quer o Suk… não deixa de ser
7 Janeiro, 2016 at 10:40
…não deixa de ser irónico.
7 Janeiro, 2016 at 10:39
Também fui das que torceu o nariz ao Bruno César. Ontem, em Setúbal, cada vez que o homem tinha a bola, o estádio “todo” ( sim! que aquilo era praticamente nosso! ) gritava : Chuta! Chuta! E o homem lá chutou. E que bem chutou!
Grande jogo do Sporting. Grande apoio nas bancadas. Grande choco frito. Enfim. A vida é bela!
SPPOOOOORRRRTTTTIIIINNNGGGG!!!!!
7 Janeiro, 2016 at 10:42
Mais um dos que torceu o nariz ao Aquilani e Bruno César…. Não me custa nada reconhecer. E o último parece que vem com fome de mostrar que é mesmo um jogador de clube grande. Pode ser um verdadeiro achado (até pelo preço) e que nos vem dar mais soluções. Quanto ao Aquilani não há dúvidas da sua qualidade, só existia a reticência das lesões, mas até agora até nem tem sido muito complicado nesse particular….
7 Janeiro, 2016 at 11:00
O B. César fiquei parvo quando vi a noticia, mas depois a frio comecei a pensar que poderia precisamente trazer algo que nos vai faltando. Para além do remate, ontem viu-se a inteligência (aquela variação no 3º golo é sublime), a capacidade de cruzamento e também toda a experiência que traz, ainda para mais já sendo um discipulo de Jesus…
O Aquilani a minha preocupação não era tanto pelas lesões, até porque vendo o historial, não eram tanto lesões graves, mas várias pequenas lesões. Após os primeiros jogos dele, comecei a olhar de lado, porque o achava demasiado displicente, como que a achar que estava a um patamar acima daquilo tudo, levando a que falhasse passes simples, mas ao mesmo tempo fazia uma abertura soberba… Hoje já não vejo isso, vejo que já está inserido no grupo e na forma de jogar da equipa e torna-se cada vez mais útil.
7 Janeiro, 2016 at 11:12
Sim eram sobretudo pequenas lesões (mas várias). Grande lesão só uma na tíbio-társica com paragem de mais de 200 dias. Também já estou rendido.
7 Janeiro, 2016 at 11:12
Tudo dito!
Subscrevo a 100%
7 Janeiro, 2016 at 14:46
Eu vi-te lá 🙂
7 Janeiro, 2016 at 14:59
Oh…. E não cumprimentaste porquê? 🙁
Tens vergonha? Eu estava mal vestida? A dizer palavrões? 🙁
7 Janeiro, 2016 at 15:10
Estavas à toa ao pé da fila para entrar…
Sou envergonhado… Já te lo disse… Mas o dia chegará 🙂
7 Janeiro, 2016 at 15:40
😀
Eu nunca estou à toa, pá! 😛 Parece. Mas é para despistar… 😉
7 Janeiro, 2016 at 15:44
Eu logo vi que não era verdade 🙂
7 Janeiro, 2016 at 10:53
Foi impressão minha ou o Jeferson já mostrou o apertão que o Zeegelaar lhe faz. É que o gajo correu e centrou.
7 Janeiro, 2016 at 10:55
O Jefferson é sempre assim. O ano passado quando o Jonathan jogou dois jogos seguidos a titular, o Jefferson voltou impecável. Este ano percebeu-se que o argentino não contava, Jefferson foi o que foi.
Ele precisa de ser picado, se não é muito irregular.
7 Janeiro, 2016 at 11:08
Já contra o porto tinha estado bem. Ai mais em termos defensivos, esteve como ainda não o tinha visto esta época.
7 Janeiro, 2016 at 15:20
Reperei nisso também!!!
😉
SL
7 Janeiro, 2016 at 10:54
até o vesgo jogou bem ……………… FONIX …………………. 🙂 🙂 🙂
7 Janeiro, 2016 at 10:56
Que jogatana de luxo. William de volta às grandes partidas, que é muito importante agora.
Reparem no primeiro golo, a classe de Ruiz. O Slimani marca e ele antes de comemorar cumprimenta o redes do Vitória. Incrível classe.
7 Janeiro, 2016 at 11:01
eu realmente vi um gajo a correr no campo com os olhos em bico. esse é que é o Suk…?
7 Janeiro, 2016 at 11:05
Pensamentos do Dia
#Faltam18
#NuncaMaisÉDomingo
(A Tasca – facebook)
7 Janeiro, 2016 at 11:06
Jorge Jesus cada vez me faz mais lembrar o Al Pacino no Heat.
É os fatos, é as bocas, só charme caralho.
#tásacherare
7 Janeiro, 2016 at 11:15
Tou contigo Trolha aquando do limpinho limpinho não vi tantas virgens.
Estar contra JJ é fodido, te-lo do nosso lado é lindo.
Cavar um fosso de 4 pontos antes do fim da primeira volta é muito importante, pois estamos a ganhar tracção, mais dois ou três pontos de vantagem e JJ vai-se virar para a Europa.
SL
7 Janeiro, 2016 at 11:40
Preferiam um que mandava bocas ao presidente!
Chupem-mos.
7 Janeiro, 2016 at 11:46
“Estar contra JJ é fodido, te-lo do nosso lado é lindo.”
Esta é a frase!!
O JJ do outro lado da barricada é intragável!
Do nosso lado é meio-caminho andado para o Sucesso!!
7 Janeiro, 2016 at 12:56
Vamos ver se no final da primeira volta (domingo) a vantagem não será maior.
É verdade que recebemos o Braga, mas os lamps vão ao Nacional e o porto ao Boavista.
Era bonito aumentar a vantagem.
7 Janeiro, 2016 at 11:16
Ganda movie!!! E mai nada caralho!
7 Janeiro, 2016 at 11:07
Tenho 28 anos e há uns dias falava com um amigo meu ligeiramente mais velho (31 anos), que apenas me lembrava de jogarmos tão bem à bola (embora apenas a espaços) no período do Peseiro. Sim, tenho memórias dos dois títulos, lembro-me de alguns jogos e golos do Jardel, JVP, André Cruz e outros mas a verdade é que essa memória se vai esbatendo com o tempo. Ontem retirei o que disse anteriormente. Esta equipa é a melhor que vi jogar no Sporting. Temos duas virtudes que particularmente aprecio no futebol, muita garra (Slimani e Adrien como representantes máximos) e ao mesmo tempo CLASSE (Ruiz e João Mário). Aliado a isto temos uma verdadeira equipa de futebol em que todos os jogadores são passíveis de ser elogiados. Deixo no entanto uma nota final para o Naldo: é impressão minha ou é o nosso melhor central para marcação individual ao PLC? É que pelo que me recordo, já secou Jonas, Aboubakar, Suk e outros de forma imperial. Sabe jogar em antecipação, é agressivo sem ser indisciplinado e é muito rápido. Domingo, temos um jogo dificílimo com, na minha opinião, a segunda melhor equipa do campeonato a seguir a nós. Vamos encher novamente alvalade!
7 Janeiro, 2016 at 11:27
falta secar o chicharito 😉
7 Janeiro, 2016 at 11:42
Está para breve… 🙂
7 Janeiro, 2016 at 11:08
Tinha uma fezada no Bruno César, gostei dele em Alvalade pelo Estoril.
Pensava que estaria mais velho e já sem velocidade, mas não, rebentou com o Esgaio.
Há muitos poucos jogadores no mundo com aquele remate potente e sobretudo colocado. Muitos têm força, mas falta-lhe colocação. Só Tanaka tem este remate teleguiado, mas é muito mais lento a rematar. O Bruno César quando alça a perna, a bola já está la dentro. Até de bico!
7 Janeiro, 2016 at 11:13
Parece mais, mas só tem 27 anos. Ainda vem bem a tempo de nos ajudar muito, até a desbloquear jogos, pois remata bem e precisamos disso.
7 Janeiro, 2016 at 12:58
E 27 anos feitos á pouco tempo.
Aquela carreca engana!
7 Janeiro, 2016 at 11:13
TOP TOP TOP!
Mais importante a retirar:
– Confiança reforça entre Jogadores, Equipa técnica e Direcção
– Só dependemos de nós para ser Campeões
– Temos cada vez mais soluções
#QuerOSportingCampeão
7 Janeiro, 2016 at 11:20
Eu por acaso acho que tínhamos um Chuta-Chuta made in Alcochete. Iuri Medeiros…. mas quem sou eu para contradizer a opção que recaiu sobre o Bruno César?! Calou-me e calou-me bem. Siga pra bingo!
7 Janeiro, 2016 at 11:32
That’s it!
Também fiquei de pé atrás com esta contratação..mas depois daquele bico já meti a viola no saco.
7 Janeiro, 2016 at 11:47
Concordo, o Iuri tem um bom remate.
E tem caraterísticas semelhantes com o Bryan Ruiz, até na forma de jogar. Aos poucos está a deixar de ser um extremo de correrias, para ser um 2º avançado.
7 Janeiro, 2016 at 11:33
Basta ver as estatísticas desta época para perceber que o Sporting chuta pouco de longe e que prefere sempre tentar levar a bola para dentro da baliza com toques bonitos mas por vezes pouco eficazes.
Só Adrien tem melhorado neste aspecto de chutar de longe e mais certeiro.
Apenas com o jogo de ontem o chutas ajudou a equilibrar as estatísticas 🙂
Parece até que João Mario o decidiu imitar ao tentar a sua sorte !
O Sporting tem muito a ganhar com este tipo de jogo pois contra defesas super povoadas de jogadores ( e pernas) o remate mais distante acaba por ser o melhor. Sobretudo com Slimani a lutar pelas bolas de ressalto.
7 Janeiro, 2016 at 11:33
Que bela tarde de Reis!!
15:30 apanho um, 16:00 apanho duas… lá vamos quatro passar a ponte!
Pequena fila (bichas nem vê-las)… e A2 rumo a Setúbal!
Casa de Santiago, o Rei (primeiro Rei) do Choco frito, era o destino… chegámos antes de abrir…
Temos tempo para dar um passeio… sugestão de uma delas, lá vamos nós passear… com eles à frente o passeio durou 10 minutos e estávamos outra vez à porta do Rei…
Sai umas pinguinhas para pressionar a senhora a abrir mais cedo, por favor!
Mesa para quatro, por favor!
Uiii que o choco é mesmo real… tenrinho, como se havia de verificar.
Para fechar, dois cafés e um descafeinado e… quatro pacotes de açúcar, por favor!
Vamos lá então até ao Bom Fim…
Agora é sempre à direita que para baixo foi sempre à esquerda!! 😉
Ainda é cedo… dá tempo para fazer a S. Silvestre de Setúbal e lá vamos nós andar pelas ruas com passadeira (daquela cor) e tudo!!
Já começo a ficar transpirado… “olhe, por favor, para o estádio?”
– “Uii… é mesmo para o outro lado?”
– “Eu não disse!!!”
Vamos lá então para o outro lado…
Porta 11, número de outro Rei (Rui Jordão)!!
Grande fila… quando o espectáculo promete o público aparece, nem que prometa chuva!!
Entrada feita, revista apertada… e lá vamos NOS (publicidade paga)!
O mesmo 11 inicial só temos a entrada do Bruno pelo Matheus!!
Dominadores, confiantes, tranquilos, impressionantes e “pressionantes”… um Futebol Real!!
18 minutos foi quanto durou o adversário, (agora não se diz os nomes… é adversário, rival etc) e o Rei Slimani marca o primeiro de dois…
Segue a música… batuta na mão do Capitão, primeiro violino João Mário, ao piano Bryan Ruiz… no bombo, o “Chuta Chuta” e … pumba … 2-0!!!
Pausa para um xixi… neste estádio não dá!!
Regressa a equipa… como nos grandes espectáculos, a vedeta (neste caso a equipa) é a última a entrar… tudo pronto para mais 45 minutos de Futebol e do bom!
O terceiro chega cedo… jogada Real… digna de uma qualquer corte de uma monarquia europeia!!
Bola na esquerda… entra no corredor central, avança para a direita e … inverte o sentido da circulação… alonga no Rei Ruiz… cruza com açúcar e … Slimani bis!!
Que prazer….
Pronto … estava arrumado o assunto, agora restava mostrar quanto se estava obcecado pelo rival (mais uma vez não se diz o nome)… e fazer pelo menos o mesmo…
4-0… Magia… um toque do Rei Midas, leva a bola passa por um por outro e as desmarcações aconteciam à sua frente… ao quarto adversário… deixou-o no chão (desculpa Horta… terá dito baixinho João Mário antes de…) e pumba… aqui vai bomba para o fundo!!
Mostrou agradecimento pelo tempo que passou em Setúbal e pediu perdão por ser tão bom!
5-0… outra vez, “Chuta-Chuta” … ouvia-se a bola a pedir… “dá-me com força”… e uiiiii que bommmm, na gaveta!
Para terminar com chave de ouro… 6-0, João Mário deixa em bandeja para o príncipe Aquilani… mais um toque daqueles que, só quem tem classe sabe fazer… e parece que a classe nesta equipa é contagiante!
“Quando acabar tiramos uma foto com o resultado em fundo”
“Boa ideia”
….
Acabou… já está! Quatro de avanço dos rivais!!
Vamos à foto… “olha …. tiram o resultado do ecrân!!!”
Então chama o Milhafre para tirar uma foto connosco!!
Boa… vamos todos juntos… atenção 1, 2, 3… já está!!
Foi assim o meu dia de Reis!!
7 Janeiro, 2016 at 11:40
Grande texto 😀
Estava capaz de escrever que no domingo pagava uma imperial como prémio por esta deliciosa crónica do dia de reis 😀
SL
7 Janeiro, 2016 at 12:02
“Mostrou agradecimento pelo tempo que passou em Setúbal e pediu perdão por ser tão bom!”
Ganda frase ! sobretudo a parte de pedir perdão por ser tão bom ! Espectáculo !
Foi sem duvida uma tarde (ou final de ) maravilhosa !
7 Janeiro, 2016 at 12:04
O texto é lindo e eu tenho os pés cheios de bolhas.
7 Janeiro, 2016 at 13:34
Quem manda calçar botas apertadas…??
Beijinho e SL
7 Janeiro, 2016 at 12:11
Que bela posta, ao nível do dia de ontem.
7 Janeiro, 2016 at 12:59
Top!
Crónica genial!
7 Janeiro, 2016 at 11:38
Para quem queira rever o recital de futebol de ontem a repetição vai dar às 12h na Sportv 1.
7 Janeiro, 2016 at 11:38
Arrisco a dizer que o SPORTING atual está ao nível dos melhores benficas de JORGE JESUS.
Aliás, permitam-me corrigir: está melhor!
Porque se os benficas de 2009/10 e 2013/14 tinham uma frente de ataque avassaladora (ouviste ó Derrotas?) este SPORTING Jesuíta tem muito mais consistência defensiva e mais classe.
As transições ofensivas neste SPORTING não são tão rápidas (não temos di maria, ramires, markovic, gaitan, salvio ou saviola) mas temos uma capacidade de neutralizar o adversário muito mais eficaz e muito mais dominante e a construção de jogo é muito mais organizada.
Aliás, vejamos um dado muito interessante:
– à 16ª jornada, só o benfica da época passada é que conseguia ter o mesmo nº de golos sofridos do que o SPORTING desta época (7 golos)
2009/10 = 9 golos sofridos
2010/11 = 14 golos sofridos
2011/12 = 13 golos sofridos
2012/13 = 12 golos sofridos
2013/14 = 12 golos sofridos
2014/15 = 7 golos sofridos
Isto é FENOMENAL tendo em conta que JORGE JESUS está na sua época de estreia no SPORTING!
Ao olharmos para as 6 épocas do benfica de JESUS, vemos que houve uma evolução nítida nos golos sofridos por eles.
2014/15 (época com 34 jornadas) = 16 golos sofridos
2013/14 (época com 30 jornadas) = 18 golos sofridos
2012/13 (época com 30 jornadas) = 20 golos sofridos
2011/12 (época com 30 jornadas) = 27 golos sofridos
2010/11 (época com 30 jornadas) = 30 golos sofridos
2009/10 (época com 30 jornadas) = 20 golos sofridos
Não é por ACASO que as épocas dos títulos (09/10, 13/14 e 14/15) foram as épocas com menos golos sofridos.
Neste processo defensivo (e tb ofensivo), JORGE JESUS prova que, apesar da idade, foi evoluindo muito enquanto treinador e acima de tudo aprendeu (e muito com os erros.
É absolutamente NOTÁVEL o nivel de excelencia nos processos defensivos e ofensivos, na atitude mental e competitiva dos jogadores, na disciplina tática, na dinâmica, e acima de tudo na rapidez com que os jogadores assimilaram as ideias de jogo do Mestre, que esta equipa apresenta, após apenas 6 meses de trabalho!!
Ninguém, nem mesmo JORGE JESUS acreditaria que tal seria possível.
E, já agora, só para calar alguns detractores do WILLIAM: só quem não percebe nada de Futebol é que não acha que esta COESÃO e ORGANIZAÇÃO se deve (e muito) ao Angolano.
WILLIAM CARVALHO é o pêndulo da Equipa, na sua capacidade de recuperação e primeira transição. Porque sem o seu trabalho de formiguinha, nenhum de todos os outros se libertavam para o nível de EXCELENCIA que apresentam: ADRIEN SILVA, JOÃO MÁRIO e BRYAN RUIZ.
Por fim, acredito que esta Equipa aionda possa melhorar mais e a chave vai ser o constante trabalho mental que Jorge Jesus e a sua equipa técnica fazem em redor da equipa, fazendo os jogadores acreditarem que NADA ESTÁ GANHO.
Essa tarefa fica muito facilitada , acima de tudo , por duas razões:
1ª – Os Jogadores são HUMILDES;
2ª Os Adeptos são HUMILDES;
SABEMOS DE ONDE VIEMOS E SABEMOS PARA ONDE QUEREMOS IR!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
7 Janeiro, 2016 at 11:46
A qualidade de Jesus nunca esteve em causa, o que sempre esteve em causa são as aldrabices do Orelhas fora das quatro linhas.
Jesus, uma vez mais, demonstra ser um grande estratega, um grande maestro.
Daqui para a frente só vou deslizar o banco para trás, e ver a orquestra a tocar.
Dificuldades existirão até ao fim, por isso é que isto se chama futebol profissional, mas porra, independentemente disso há que reconhecer: ver ases como o Ruiz jogar é do caralho.
7 Janeiro, 2016 at 11:49
Passámos para um ponto em que o nosso maior adversário somos nós! Somos a única equipa que dependemos de nós para ser campeões! Temos de ter noção disso e ter noção que vão ser 17 finais em que temos de dar tudo 90 minutos por jogo…
7 Janeiro, 2016 at 11:53
18 finais, Tiago. 18 😉
7 Janeiro, 2016 at 12:03
Hehehe! Se ganharmos as 17 finais o 18 não é uma final mas sim uma festa! 😀 😀
7 Janeiro, 2016 at 12:26
tens razão e eu estarei lá na pedreira pra rebentar aquela merda toda;)
7 Janeiro, 2016 at 11:59
O Tiago tem razão. Se ganharmos as 17 finais, não precisamos de ir à 18ª!
7 Janeiro, 2016 at 13:41
Estão todos errados 😀
Se ganharmos as 2 finais que temos contra os lamps e porcos, cada um deles ficará a 7 pontos (partindo do princípio que ganham os restantes jogos e nós tb). Quer isto dizer que as 17ª e 18ª finais serão ambas de festa 😀
7 Janeiro, 2016 at 12:41
Gd comentário Converge! Defensivamente o nosso JJ é TOP!
7 Janeiro, 2016 at 11:41
Foi um jogo muito bonito.
7 Janeiro, 2016 at 11:43
Até o Patrício esteve imperial com aquela defesa monumental num lance morto.
7 Janeiro, 2016 at 11:43
Boas!
Algum tasqueiro sócio que não vá ao jogo de Domingo e possa disponibilizar o cartão de Sócio?
Queria levar o meu irmão a ver o Enorme!
SL
7 Janeiro, 2016 at 11:43
A Lei de Murphy começa a estar do nosso lado.
7 Janeiro, 2016 at 11:44
Sempre que vejo o Interstellar, ponho-me a chorári, i.e., “tiro-me da toca”.
7 Janeiro, 2016 at 11:45
já agora, se quiserem rever a Obra de Arte de ontem, integral e HD:
1ª parte
https://www.wetransfer.com/downloads/61d7b72851ceb1c7269c653c16b08c4220160106210551/b6822e8a2e0b0d8ac823414abd6e794620160106210551/afd7bc
2ª parte
https://www.wetransfer.com/downloads/61d7b72851ceb1c7269c653c16b08c4220160106210551/b6822e8a2e0b0d8ac823414abd6e794620160106210551/afd7bc
7 Janeiro, 2016 at 12:26
Muito obrigado Converge, mas os links tao duplicados. Falta a segunda parte. Poderias colocar aqui o bom link pfv ? Obrigado desde ja 😀
SL
7 Janeiro, 2016 at 12:30
tens razão, my bad. aí tens a 2ª parte. enjoy 😉
https://www.wetransfer.com/downloads/a40df9d14b28130b93158f75b5ef878620160106221521/22a5c0872a9b06b0f32c6cf2b5efee0320160106221521/ea2deb
7 Janeiro, 2016 at 12:36
Es grande !
Muito obrigado, desejo-te um excelente ano e que o nosso Sporting seja campeão 🙂
SL
7 Janeiro, 2016 at 13:17
Grd Abraço, CapitãoMoura. tb para ti.
7 Janeiro, 2016 at 13:07
converge obrigadao por disponibilizares o jogao de ontem 😉 mas que esta a 1º parte em duplicado ;(
consegues arranjar a segunda?
abraço
7 Janeiro, 2016 at 13:17
está em cima, freddy
7 Janeiro, 2016 at 11:45
A jogada do terceiro golo, com entrada directa nos melhores lances colectivos de sempre, é tão boa, tão boa que o Cherba inventou e desde já lança uma nova expressão para o Sporting: »Gosta-Gosta«. Terá sido influência do »Chuta-Chuta«?
E se não repete o Cherba, repito eu até à exaustão,
― Que grande jogo de bola fez o Sporting Clube de Portugal!!!!!!!!!!!!!
7 Janeiro, 2016 at 11:45
Este jogo foi tão bom que não tenho mais comentários a fazer.
7 Janeiro, 2016 at 11:47
Ja agora, vale a pena ler isto sobre o Joao Mario
http://www.cortinaverde.pt/socio-do-vitoria-fc-e-a-carta-emocionada-a-joao-mario/
7 Janeiro, 2016 at 20:48
Muito bom – além de uma grande inteligencia JM revela carácter
7 Janeiro, 2016 at 11:47
PURA VIDA
7 Janeiro, 2016 at 11:48
O mestre estava lá!
https://www.facebook.com/OMilhafreOrlando/photos/a.785739738173790.1073741828.785726848175079/964640486950380/?type=3&theater
7 Janeiro, 2016 at 13:44
É o maior 😀
7 Janeiro, 2016 at 11:59
Cherba, que grande posta Alvaladense que nos serviste esta manhã! Pudera, com ingredientes desta qualidade, apanhei uma estúpida duma barrigada que, até tenho medo duma indigestão de bola.
Que grande joga e que grande barrigada que grande treinador e que maior Presidente que o caçou no momento certo, como um relâmpago.
Guardadas as devidas proporções porque tenho de procurar ser objectivo, Jesus fez no Sporting em 6 meses o que o Barcelona fez na sua escola de jogadores numa geração. Mudou o paradigma e criou uma nova maneira de jogar futebol em Portugal.
Digo isto porque a nossa equipe, sendo uma equipe à Jesus, não é um clone da equipe do Benfica dos anos transactos, é totalmente diferente e, perdoem-me o “Sportinguismo”, é bem melhor e caminha para muito melhor. Ontem fomos distinguidos com o melhor futebol praticado em Portugal desde que Balakov regressou a casa. Outros ganharam sujos e meios-sujos, fizeram exibições fantásticas com uma identidade sólida e aparentemente indestrutível mas, o Sporting ontém, excedeu tudo isso. Porque jogou de um modo que nenhuma outra equipe em Portugal foi capaz de fazer. Em 90 minutos, o único jogador parado foi Patrício. Durante o tempo remanescente, tudo mexeu todos estiveram sempre em movimento. O “tiki-taka” subiu a Alvalade mas, não da forma pantufeira e “apaneleirada” daquele jogado pelo Barcelona, O Sporting jogou numa filosofia semelhante à de Guardiola mas, muito mais ao estilo Alemão que Catalão. Foi um “Toma-toma” com “dois “Tomahawks” a apimentar à Cristiano. O nosso sistema de jogo é agora o “Toma-Toma de Alcochete”. Semelhanças com outros, sim mas uma identidade única com todos os traços genéticos Sportinguistas nas mãos do melhor “Chef” que Portugal alguma vez produziu.
Mourinho é um produtor de salsichas que mete uma vara de porcos numa máquina e tira, do outro lado, um cordão de salsichas, todas iguais. Jesus, mete um porco numa máquina e sai de lá um cordão de chouriço Ribatejano com perfume de fumeiro e tudo. É essa a diferença. O futebol de Jesus é mais nosso, é mais único, é mais empolgante e cheira bem, cheira a Sporting!
Mais que os seis a zero fiquei mesmerizado (maldito anglicismo mas, é isso mesmo, mesmerizado) pela forma como jogámos, pela sua beleza e pela sua segurança, convicção e total e absoluta superioridade. Uma arbitragem saída da caixa dourada, apenas sem nos prejudicar, permitiu que viesse à superfície esta pérola que é a Equipe do Sporting Clube de Portugal. Dito isto, que esperar agora?
Vamos a projecções ou, aliás a “projecção” já que estamos todos focados no jogo de Domingo, para fazermos justiça exercendo “vingança”.
Ganhámos 3 a 0 ao terceiro classificado, 2 a zero, ao segundo, 6 a 0 ao quinto, qual vai ser o resultado frente ao “benfica de bragas”?
A matemática, sendo o meu ponto mais fraco, não engana e a sequência, só pode ser uma de duas ou 4 ou 5 a 0. Prefiro que sejam só 4 porque quero guardar a chapa 5 para aplicar ao Carnide, dia 6 de Março. Já somos Campeões? Não. Vamos ser? Podemos sê-lo. Somos o Clube que tem a melhor equipe e joga o melhor futebol portanto, só uma roubalheira desbragada pode impedir que o venhamos a ser.
Estejamos atentos ao Jorge de Sousa “y sus muchachos” no Domingo. Se formos roubados, a Federação tem de arder! Vítor Pereira, tem de ser linchado e o Vieira, abatido. Tudo em sentido figurado, naturalmente mas, que teremos de o fazer, ainda que figuradamente, não nos restem dúvidas.
Ofuscar com a vigarice institucionalizada o brilho desta nossa equipe é criminoso. Quem com ferro quiser matar, terá de morrer sob o ferro. Não podemos permitir que voltem a sequer tentar abater-nos! como se faz? Olho por olho, dente por dente. O Volume do protesto tem de ser tal e continuado que as instituições caiam só com a vibração do nosso grito de liberdade. Não aceitamos ser reféns do Benfica nem do Porto. Não aceitamos ser reféns de ninguém, muito menos do palhaço-corrupto do Presidente do Conselho de Arbitragem.
Atenção Sportinguistas, como diz Bruno de Carvalho, temos de ser vigilantes, no sentido próprio e estar muito mas, mesmo muito atentos à quadrilha de árbitros deste próximo Domingo!
As redes sociais têm de se encher desta vigilância e tem de lhes chegar aos ouvidos que, no Domingo jamais passarão entre os pingos da chuva! Os árbitros terão todo o apoio do Sporrting e nosso mas, têm de deixar de ser sujos, têm de acabar com a corrupção que os invadiu e têm de ser verticais e sérios. Nunca nenhum Clube Português se propôs, como nós, apoiar e proteger os árbitros e as suas carreiras. Não testem porém a NOSSA IRA. Jorge de Sousa se leres isto percebe o que se poderá passar na tua vida pessoal depois do jogo deste Domingo e dos outros jogos que, eventualmente, venhas a apitar do nosso Clube. Põe-te a pau para te não darmos com ele. Fixa bem isto: Não queremos ser sequer levemente beneficiados, não toleraremos ser prejudicados. Se tens olhos para ver e ouvidos para ouvir, lê e não faças ouvidos de mercador. Quem te avisa, teu amigo é.
7 Janeiro, 2016 at 12:02
Não sei se alguém já referiu… Mas que grande jogo de bola fez ontem o Sporting Clube de Portugal!
7 Janeiro, 2016 at 12:04
Bom tasqueiros!!
Depois do jogão de ontem digo apenas isto: O SPORTING VAI SER CAMPEÃO! !
Saudações Leoninas
OFF TOPIC:
Será que me podem esclarecer a situação do Ryan Gauld e do Bruno Paulista? Encontram-se lesionados?
7 Janeiro, 2016 at 12:07
Bom dia tasqueiros queria eu dizer!! LOL
7 Janeiro, 2016 at 12:09
Gosto do Setubal. É certo que em mais uma rábula, desta vez relacionada com o Suk, parece terem-nos afastado das boas relações com um clube (mas eu acho que eles foram enganados), mas o Setubal é um bom clube para rodar os nossos jogadores.
João Mário pode servir de embaixador 😉
De Alcochete/Lisboa a Setúbal é como estar em casa. Se calhar Gauld teria ali uma bela equipa para se afirmar.
7 Janeiro, 2016 at 12:21
O Pantufas está-se a tornar num caso sério e como referiu ontem o Chaimite, o Barça já lhe deve estar a tirar as medidas para o fato.