Que grande jogo de bola fez o Sporting Clube de Portugal! Esta é a frase que resume uma noite quase perfeita em termos exibicionais, capaz de reduzir a zero uma das equipas mais elogiadas ao longo desta primeira metade do campeonato. Que grande jogo de bola fez o Sporting Clube de Portugal! (vou evitar passar demasiada percentagem da crónica a repetir esta frase, prometo).
Confesso, tal como deixei claro no Bloco de Notas, que estava plenamente confiante na vitória, mas imaginava um jogo rasgado e ganho por margem curta. Para ser mais preciso, passei o dia a recordar aquele 2-3 na noite em que o Balakov arrancou antes do meio campo, fintou uma mão cheia de gajos e marcou um golo à Maradona. Era essa a minha expectativa, embora, escrevi-o, não colocasse de lado a possibilidade de resolvermos isto como fizemos no lampiódromo: toma lá três bombocas na primeira parte e acabou-se a conversa. E o que aconteceu, aproximou-nos mais dessa equipa que bailou na lixeira: fantástica ocupação de espaços, noção táctica de excelência e uma eficácia a todo o nível. Resultado: Que grande jogo de bola fez o Sporting Clube de Portugal!
E numa noite onde toda a equipa merece nota elevada, um tal de Bruno César rouba o protagonismo. Dois golos, o primeiro num tiro fantástico de trivela, uma assistência e uma entrada na equipa como se pertencesse ao grupo desde o início da época. E eu, que me envolvi em interrogações aquando da sua contratação, aplaudo a sagacidade de contratá-lo com tempo suficiente para a integração e confirmo que quem o contratou o fez com total conhecimento do jogador e do que dele se pretendia. Sim, o Sporting fica mais forte com Bruno César e, repito-o, é bem capaz de não ser à toa que Adrien melhorou a sua meia distância e que João Mário, ontem, nos brindou com um golaço capaz de levar uma criança de seis anos a festejar lançando palavrões à toa. Momento para recordar, primeiro naquele jeito pantufas em que a bola fica mais redonda do que já é, depois com um remate cruzado de fazer levantar o estádio. No fundo, não tivemos Balakov, tivemos João Mário, com o extra do respeito demonstrado pelo clube que o ajudou a crescer.
Mas também tivemos Ruiz, o homem que pela lógica mais se aproxima do mago búlgaro, e que espalha perfume a cada lance. O do terceiro golo é uma incontinência para quem gosta gosta de futebol e torna-se impossível não sorrir quando se vê a bola rodar meia equipa e chegar redondinha à cabeça de Slimani, esse intratável ponta-de-lança que entra direitinho para os maiores achados da história do Sporting. E já que falamos em história, a deste jogo merece, também, uma referência ao grande jogo de William, onde nem faltou um sorriso às reprimendas do técnico. O homem engoliu o meio-capo, o Leão engoliu o choco, o Aquilani juntou-se ao João Mário e fizeram um número de circo para agradecer aos mais de 16.500 espectadores que, numa quarta-feira à noite, deram ao Bonfim a sua maior enchente da época (avassalando uns 9 mil e qq coisa aquando da visita do benfica).
Que grande jogo de bola fez o Sporting Clube de Portugal! E com esse grande jogo, aumentou a distância para o segundo classificado e passou a ser a única equipa que apenas depende de si para ser campeã. Os outros? Olha, que la suken y que la sigan sukando!
7 Janeiro, 2016 at 12:48
O Slimani está em grande…mas o jogador com melhor média de golos por minuto deve ser o Aquilani! O italiano marca em todos os jogos que entra.
7 Janeiro, 2016 at 13:04
Também já tinha reparado Aquilani tem feito muitos golos…
7 Janeiro, 2016 at 12:53
E agora o Braga. As duas equipas que melhor jogam vão encontrar se. Espera se um grande jogo e desta vez, sem ajudas alheias, uma vitória contundente do Sporting CP.
#EuVouLáEstar
Sem aquele precalço na Madeira e os 3 ou 4 pontos oferecidos aos outros dois pelos amigos apitantes, já quase sentia o troféu. Saibamos ir firmes e constantes para festejar lá pra Maio.
SL
7 Janeiro, 2016 at 13:13
1) De destacar a qualidade e o tipo de jogo do Setúbal (eu emprestava-lhes B. Paulista e F. Geraldes).
2) Gostei da arbitragem deixou jogar e nem utilizou os cartões
3) Do Sporting TODA a equipa esteve bem futebol total! Mas especialmente o “trapézio ofensivo” com especial destaque para o “pantufas” (grande atitude ao não festejar o golaço)
4) Principal destaque deste Sporting numa palavra: Reaçãoàperdadebola!!! Depois soma-se classe, consistência defensiva, controlo de jogo, Slimani e #OndaVerde= Primeiro Lugar!
7 Janeiro, 2016 at 13:14
Do Record de hoje:
_____________________________________________________
” O que o Sporting fez na noite de ontem no Bonfim dificilmente se expressa por escrito. É daqueles momentos que se entendem melhor quando vistos em vez de lidos. Porque a ARTE EM MOVIMENTO não é de simples tradução e foram muitos os lances a merecer essa designação (…) o futebol apresentado, a defender e a atacar foi ÚNICO na sua expressão coletiva. INIGUALÁVEL entre nós (…) Exibições individuais a roçar a PERFEIÇÃO. João Mário e Bruno César, com Bryan Ruiz e Adrien. Um quarteto a que se juntou, em vários momentos, o melhor William da época. Tudo isto provocou uma enxurrada de jogadas em progressão por tabela curta como RARAMENTE SE VÊ EM FUTEBOL. É a NOVA OBRA DE Jesus. Depos do estilo vertiginosos que mostrou no Benfica, no “laboratório” de Alcochete começou a preparar uma fórmula que pode significar “nota” AINDA MAIS ARTÍSTICA. A segunda parte frente ao FC Porto ficou marcada por essa qualidade. Ontem foi a confirmação da nova tendencia de jogo. SUBLIME.”
(excerto de crónica de Jorge Ribeiro).
_____________________________________________________
Assim dá gosto. Isto é Jornalismo.
7 Janeiro, 2016 at 13:33
Não acredito que alguém que goste de futebol, não se tenha deliciado com os golos de ontem. Mesmo que não admitam.
Há diferenças entre o nosso 6-0 e o dos lampiões.
Nós dançamos uma valsa perfeita no bonfim, os lamps pareciam andar aos trambolhões na discoteca.
Nós jogamos contra jogadores titulares, eles jogaram contra as reservas do marítimo (só reconheci o marega e brasileiro da frente. o resto? ficaram no seixal a jantar)
Não precisámos de pênaltis, eles precisam.
Já agora, quando é que marcam um pênalti contra eles?
Em 15 jogos, ainda não vi nenhum.
Nem uma faltinha, nem uma rasteira, nem uma mãozinha marota!
7 Janeiro, 2016 at 14:37
vai ser na Choupana. vao perder com um penaltie contra:)
7 Janeiro, 2016 at 14:52
Ou melhor…penalties contra já vimos muitos (só em Guimarães foram 2)…marcados pelos árbitros é que não vi nenhum !
7 Janeiro, 2016 at 13:29
estamos numa posiçao invejavel , lideres com uma pequena margem de manobra , mas é nesta hora que é mais importante concentraçao maxima e encarar o proximo como o mais importante da época , é altura de os Sportinguistas dizerem presente , ainda não é altura de euforias mas é altura de mostrar confiança , respeito pelo adversário e atençao que o P.Fonseca parece ter uma estrelinha quando joga contra nós , já dos tempos do paços , pelo que Sporting o proximo é como se fosse o ultimo .
7 Janeiro, 2016 at 13:39
Chamar a Slimani, João Mário, Adrien, Bryan Ruíz, William e Chuta-Chuta “Os seis violinos” é uma tentação grande simplesmente tal estatuto não se alcança num jogo, numa época ou em duas.
Ontem, em Setúbal, a nossa geração sentiu finalmente “o perfume” e o som, destilados consistentemente, em Alvalade e por esse País fora, na década de 40 e princípios de 50.
Tivémos o privilégio de assistir ao melhor jogo de bola da equipe do Sporting em 30 anos? Talvez sim, talvez não mas, o som dos violinos ainda faz eco nos meus ouvidos.
7 Janeiro, 2016 at 13:58
O Bruno César não fez remate de trivela, foi mesmo uma biqueirada! A lembrar o grande Romário.
7 Janeiro, 2016 at 14:17
Correu tudo bem, de facto, menos a sessão de referências ao carnide na conferência de imprensa.
Gostava mesmo que o JJ deixasse de falar no benfica nesses momentos. QUE SE LIXE O CARNIDE.
Não cai bem, a meu ver, referir-se ao carnide como um ferrari.
7 Janeiro, 2016 at 15:00
Hoje de manhã estava a ver o Bom Dia Portugal e a parte do desporto começou com o empate do Porto, depois a goleada do beifica, e no fim, em poucos segundos, porque só deram os golos e sem direito a repetições, lá tiveram de colocar a goleada por 6-0 do líder do campeonato na casa do então quinto classificado. Que chatice.
Deve doer-lhes TANTO, mas tanto! Tal como ontem doeu aos fruteiros sofrer a ver um jogo de merda num estádio vazio e ainda perder dois pontos, enquanto ouviam pela rádio à mesma hora os seis golos do Sporting em Setúbal.
Nunca vi tantos lampiões a torcer pelos fruteiros no Sporting-Porto como este ano. Eles estão todos em pânico que nem um nem outro consigam travar o Sporting. Nunca vi nada assim… Continua a provocar-lhes dor Sporting, porque ainda nos dás mais PRAZER! Eles estão com medo de ver, não uma onda, mas um TSUNAMI VERDE!!
7 Janeiro, 2016 at 15:46
A maior vergonha foi ontem, quando ia iniciar-se a Confª de imprensa do NOSso Míster, Jorge Jesus, a rádio nacional, a Antena 1 teve o desplante de cortar a emissão, enquanto que a TSF e a Rádio Renascença continuaram a cobertura em directo da confª de imprensa e subsequente análise do jogo…
Isto é tão só mais uma ‘peça do puzzle’ do dominio encarniçado das direcções de informação das tv’s, rádios e redações de jornais… A rtp passou de dominio azulado para encarniçado…
Temos que os denunciar, sempre… Eu por mim já seguiu reclamação para o Provedor …
SL
7 Janeiro, 2016 at 16:22
O título da RTP era “Sporting mantém a liderança”. Repara como optaram por não destacar que o Sporting tinha aumentado a vantagem pontual na classificação, quando isso era o mais lógico.
O título que a RTP escolheu só fazia sentido se os três grandes tivessem ganho, só que o Oporto empatou em casa e caiu para terceiro lugar. Nada disto é por acaso e é claro que tem de ser denunciado, porque o jornalixo não presta e prejudica o Sporting. Temos de lhes pagar na mesma moeda e ficar por cima.
7 Janeiro, 2016 at 15:10
Li isto no blog http://geracaobenfica.blogspot.pt/ e penso que acertaram em cheio nas intenções de JJ ao fazer estes comentários!
A mais pura das verdades é a seguinte: se JJ perder o campeonato, vai-lhe tudo cair em cima!
“A guerra de Jorge Jesus não é com Rui Vitória, e tenho a certeza que um dia ele próprio explicará isso…
A guerra de Jorge Jesus é com o Benfica e com Luís Filipe Vieira, e Rui Vitória é apenas uma peça na engrenagem, a face visível do projeto, o saco de pancada, aquele que dá a cara e onde lhe é possível bater… Jorge Jesus continua a sua cruzada para provar que a Super-Estrutura era ele!
Os elogios de Jorge Jesus ao Benfica e vê-lo constantemente como candidato tem um propósito óbvio: Colocar pressão no Benfica… Jorge Jesus exige que o Benfica tenha essa pressão, tal como ele a tem.
Jorge Jesus sabe que a pressão sobre os seus ombros é imensa, que a fanfarronice e a gabarolice tem sido tanta que se chegar ao fim e não ganhar, 70% de Portugal irá cair-lhe em cima e rir a bom rir!
E Jorge Jesus sabe também, e é contra isso que ele luta neste momento, que Rui Vitória tem uma grande vantagem em relação a si: é que poucos esperam que o Benfica ganhe este ano, que o discurso da Direção o protege na medida do possível, e que no fim, Rui Vitória pode ser herói inesperado se conseguir o Tri, mas se não conseguir não significa a sua morte, porque o discurso que se passa é que na Luz este é um ano de transição.
É pois contra isto que Jorge Jesus luta neste momento: É que o Benfica sem jogar patavina já vai em segundo e nós já vimos muitas equipas serem campeãs sem jogar pevide…
Jorge Jesus exige que também para Rui Vitória seja como é para ele: Que Rui Vitória jogue também nos limites da exigência e que também para ele o discurso passe a ser ganhar ou morrer… O que irrita Jorge Jesus é no fundo o que também me irrita há muito tempo, este discurso de clube pequeno, de que o caminho se faz caminhando e que no fim logo se fazem as contas… Jorge Jesus sabe que na Luz nunca teve este tipo de contemplações e que para ele a exigência foi sempre máxima!
Mas,
O “espalhanço” de Jorge Jesus na conferencia de imprensa de ontem inclina o tabuleiro a favor de Rui Vitória a partir daqui…
É que a partir de agora Rui Vitória pode de facto ignorar o trauliteiro e recusar-se a descer ao seu nível… e deixar o tempo correr… e deixar Jorge Jesus rir-se sabendo que pode ser ele a rir-se no fim…
Rui Vitória ganhou ontem ainda mais simpatia junto dos Benfiquistas, e mais razões para os Benfiquistas estarem com ele e irem com a equipa até ao fim…
Jorge Jesus sabe que não pode perder para o Benfica…
Jorge Jesus sabe que será uma derrota em toda a linha perder para Rui Vitória este ano, e Jorge Jesus também já percebeu que as armas que há na Luz são mais fortes do que as dele, mesmo que para a opinião pública se tenha passado uma ideia completamente contrária…
Jorge Jesus sabe que entre Benfica e Sporting, a próxima equipa a perder pontos poderá ter um impacto decisivo na moral das duas equipas e inverter a hierarquia dos candidatos que se tem visto até aqui… E Jorge Jesus também sabe que não pode deixar acordar o vulcão da Luz, porque aí sim, começa o verdadeiro colinho – o genuíno, que também a si salvou tantas vezes!
Jorge Jesus espalhou-se ontem porque levou o confronto para caminhos pessoais que são altamente reprováveis aos olhos da opinião publica e que apenas colocam ainda mais pressão sobre ele… É que a batalha humana, essa Jorge Jesus já perdeu por KO, e agora só lhe resta ganhar a das quatro linhas…
O Benfica chegar a Janeiro ainda na luta pelo título talvez fosse algo que Jorge Jesus não esperasse…
E vem aí Sálvio, e Semedo, e já há um grande Renato que não havia há dois ou três meses atrás, e já há um novo defesa esquerdo, e pode ainda chegar este mês um ou outro reforço capaz de colocar o Benfica na luta com argumentos que não mostrou até aqui…
Se ganhar este ano já era por todos os motivos importantíssimo, desde ontem passou a ser uma questão de honra!
E Rui Vitória só tem de se agigantar e perceber que a melhor resposta nesta altura é o silêncio, e servir a vingança fria, no Marquês no próximo mês de Maio”
7 Janeiro, 2016 at 15:22
Tu não és “nada” transparente”. Preocupa-te primeiro com o Oporto, senão o terceiro lugar é teu.
7 Janeiro, 2016 at 15:40
Eu não tenho de me preocupar com ninguém que estou em primeiro!
7 Janeiro, 2016 at 15:33
A única coisa acertada no meio de tanto disparate é mesmo que o único erro de calculo de JJ nesta conferencia de imprensa é que em vez de conseguir semear a duvida em relação ao valor do RV vai conseguir unir mais os adeptos do carnide…
Pode acabar por sair bem se o carnide perder já pontos proximamente mas isso aconteceria sempre…mas se não perder foi um erro e vira os adeptos deles contra o inimigo externo em vez de olharem para dentro de casa!
Podia ter dito qq no sentido de desvalorizar o RV mas tinha de ser dito com mais cuidado…de forma a semear a duvida e não a união! Se eu não gostasse do treinador do Sporting, se o achasse fraquinho e ouvisse alguém de fora dizer o que o JJ disse isso só servia para eu o apoiar mais e mais a ver se se espremia alguma coisa daquilo! Eu não acho mal os mind games e acho bem carregar em cima deles…mas temos de ser inteligentes a fazê-lo sob pena de em vez de os deitar abaixo, os ajudarmos a levantar! E ele tem feito isso muito bem…ontem correu mal…agora na proxima conf. é remediar, não pedindo desculpa (era só o que faltava) mas por exemplo explicando porque acha aquilo! Lançar um debate onde faça balançar o RV…
7 Janeiro, 2016 at 15:44
Não haja dúvidas que conseguiu “juntar” os benfiquistas todos. Ou seja, só está a aumentar a pressão sobre o Rui Vitória, coisa que ele sempre teve enquanto esteve no Benfica.
Daí ter dito que o texto até está bem escrito, tirando claro as parte lampiónicas descritas. Mas o essencial a retirar do texto é muito simples: O JJ quer meter o RV e o JL com a mesma pressão que ele tem, e tem toda a razão para o fazer.
No Porto a desculpa será o treinador. No Benfica a transição. No Sporting não haverá desculpa, mas sim culpa do treinador, presidente e restantes!
7 Janeiro, 2016 at 15:54
“o único erro de calculo de JJ nesta conferencia de imprensa é que em vez de conseguir semear a duvida em relação ao valor do RV vai conseguir unir mais os adeptos do carnide…”
E não é bom ter a lampionagem unida em torno de um pseudo-treinador sem ideias próprias e que é completamente condicionado pelo JJ?
7 Janeiro, 2016 at 16:00
Não porque empurrado pelos adeptos até um medíocre é perigoso, especialmente com os outros “empurrões” todos que eles têm…
Eu prefiro que os adeptos duvidem do treinador, que o orelhas esteja ao lado do treinador porque foi ele que o meteu lá e o medíocre do treinador ande todo cagado…isso é que potencia o erro, tal como está a acontecer com o Lo Patego…
7 Janeiro, 2016 at 16:17
É a tua opinião que respeito, mas não concordo.
Empurrados…. são sempre com ou sem treinador, por isso mais vale manter por lá um incompetente sem ideias próprias 🙂
7 Janeiro, 2016 at 16:25
Eu partilho isso! Só tenho a opinião que o orelhas o manteria de qualquer forma…e por isso prefiro lá um incompetente com os adeptos aos assobios aos 10 minutos de jogo a ter lá um incompetente com um publico que puxa por eles 90 minutos!
Eu só acho que o orelhas vai manter o RV todo o ano, dê por onde der por isso preferia aquilo em convulsão! 😀 😀
De resto eu gosto tanto de ver ali o RV como gosto de ver o Patego a norte! eheheh! Longos anos para ambos…
7 Janeiro, 2016 at 17:27
Prefiro mante-los em “lume brando”.
Quanto mais tempo assim estiverem…. mais se enterram e mais tempo demoram a corrigir a “borrada” 🙂
7 Janeiro, 2016 at 15:43
Se o JJ não for campeão vai-lhe cair em cima todos os que já caem mesmo estando ele em primeiro…lampiões e porcos! Qualquer Sportinguista inteligente sabe olhar para o que está a acontecer e sabe que o JJ tem feito um trabalho magnifico e um feito extraordinário era ser campeão logo na primeira época! Se era um feito extraordinário, significa que se não acontecer não é nada de inesperado! Não sejam Guerra….
7 Janeiro, 2016 at 15:45
exacto. Os sportinguistas não lhe vão cair em cima, isso é certo.
Mas o resto do País vai. E se ganhar o titulo vai ser devido aos outros serem fracos
7 Janeiro, 2016 at 16:27
Deixa-me cá ir ali ao banheiro vomitar o almoço. É que aqui onde estou ainda não são três da tarde e ainda tenho a barriga cheia.
7 Janeiro, 2016 at 20:13
E para além da vinda do Sálvio, do Semedo e de outros…
É sempre de contar com a aparição de mais um ou outro “tipo” Xistra…
O jeito que isso não fará ao benfica…!!
7 Janeiro, 2016 at 16:28
Que grande jogo de bola fez o Sporting Clube de Portugal!
(já alguém disse isto aqui?)
SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
7 Janeiro, 2016 at 17:12
Golos
http://rutube.ru/video/d5bf5a38bb585c18b9973cf4c2600395/
Sir William laughing
http://rutube.ru/video/5b59a85d3019acd34c9a5b3a7c52928c/
http://rutube.ru/video/26bc6de91c9a0b54f1787a63774d0b6f/