Fim da 1ª volta da Liga NOS. 17 jogos. Metade do caminho feito, metade por fazer. Seremos mais fortes no que falta jogar? Vamos quebrar por esses Uniões fora? Vamos manter “a pedalada”? Os nossos rivais vão “manter a pedalada”? Como sairão os plantéis da janela “indiscreta” de Janeiro?
Diria um grande amigo meu “demasiadas perguntas, quando apenas uma interessa”. E qual é a pergunta que me/nos interessa? Apenas esta: vamos ser campeões? A verdade é que nem cartomantes, nem experts, nem ciganas moldavas, nem mesmo o mais obeso dos paineleiros conseguirá responder a esta sacramental interrogação.
E no entanto, se qualquer um de nós parar para pensar se quer mesmo saber a resposta, provavelmente, escolherá manter-se alheio a essa “visão” do futuro. Paradoxal? Não. Apenas o mais puro das reflexos de sermos seres vivos conscientes do nosso tempo, da nossa finitude, da finitude de tudo o que nos rodeia. Somos apenas o que vivemos. Não seremos mais do que o nosso tempo permitirá, não viveremos nem mais nem menos.
As nossas experiências, vivências, aventuras, emoções, esperanças e sonhos são tudo o que podemos somar neste caminho chamado vida. Queimar essa riqueza, essa valia nas nossas vidas, o que ganharíamos com isso? Zero. Quantos minutos, horas e semanas passamos a sonhar acordados com momentos que idealizamos de imensa felicidade? No meu caso posso responder com uma espantosa certeza. Muitos! E nesses há sempre um lugar muito especial para os grandes jogos, as grandes vitórias e conquistas dessa paixão chamada Sporting Clube de Portugal.
Não quero saber se o Sporting vai ser campeão. Quero viver. Quero a cada semana ir descobri-lo em Alvalade ou até fora (sim a loucura irá começar mais semana menos semana… desta vez sou pai, mas o impulso não mudou). Quero dia após dia saborear desta incerteza, às vezes ácida, outras mel, esta euforia que me embriaga ao ponto de nas horas antes dos jogos ficar tão nervoso como uma cinquentona prestes a repetir o seu 34º exame de condução.
Que se f…dam as certezas. Eu quero empanturrar-me de incógnitas. Quero furar as bancadas e ao olhar para o verde do relvado imaginar que posso estar a assistir a mais um degrau na subida a um topo que será consagrado. Eu quero gastar todos os latins à face da terra a discutir etereamente a melhor solução para acompanhar Slimani no lugar de 2º ponta de lança. Quero espantar-me com todos os coelhos e lebres que a Costa-Rica nos trouxe de uma cartola gravada de Ruiz, quero cansar-me com os vai e vem caninos de Adrien e suspirar com os golos que estiveram para ser nas mãos de uma muralha chamada Patrício.
Quero viver, estar, festejar, cantar e berrar. E sempre que a pergunta chegar “será que seremos campeões?”…vou rir-me e responder (se for esperto com uma imperial na mão e cachecol ao pescoço) “porra…não tenho pressa!”. Daqui até Maio há muitas batalhas a travar e oxalá muitas para ganhar, quero vivê-las todas e celebrar cada uma como acertos de contas antigas de outros Sábados e Domingos em que tanto desejei não sofrer com o estado miserável de outras equipas e outros Sportings. Metade do caminho feito, metade por fazer.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
13 Janeiro, 2016 at 10:27
Tão isto.
13 Janeiro, 2016 at 10:31
Bela marmita!!
Só acrescento um tempero…
A nossa metade feita é maior do que as outras metades feitas! 😉
Abraço LdP
SL
13 Janeiro, 2016 at 10:34
É a velha história: o mais importante não é o fim, o mais importante é o caminho.
E este caminho está a ser fabuloso!
13 Janeiro, 2016 at 10:35
Que comece a 2ª Volta!
13 Janeiro, 2016 at 10:37
E será assim que seremos diferentes, pelo menos daqueles que antes de começar já têm as faixas, as t-shirts, as praças alugadas … e os bastidores bem oleados 😉
Jogo a jogo Javardeiro, jogo a jogo, ponto a ponto, é mesmo assim …. e acrescento post a post que se estão a tornar cada vez melhores de ler.
13 Janeiro, 2016 at 10:39
Grande texto.
Vamos travando uma batalha de cada vez com todas as nossas forças e em Maio fazemos as contas.
Mas eu acredito que vamos ser felizes
13 Janeiro, 2016 at 10:41
Lá está !
Vamos mas é jogar jogo a jogo !
Ganhar todos os jogos com esforço, devoção e dedicação e em maio logo faremos as contas para a glória !
13 Janeiro, 2016 at 10:42
É isto mesmo. De batalha em batalha e no fim logo vemos. Queremos ser felizes e merecemos. E vai ser tão dificil quanto saboroso.
Nada de festas antecipadas, não sejamos lampiões!
Viva o Sporting!!!!
13 Janeiro, 2016 at 10:50
Exato, de que me servia saber já as coisas e não saborear jogos como o de domingo passado. Muitas tardes-noite de espetáculo ainda estão para vir.
13 Janeiro, 2016 at 10:51
Há apenas uma equipa dependente de si própria para vencer o campeonato, isto é factual.
Hoje, o Sporting tem melhores mecanismos e automatismos (Gabriel, estou contigo!!) que há alguns meses atrás. Algumas posições não têm grandes alternativas, vamos ver se temos sorte no que respeita a lesões.
Algumas equipas mais ou menos fortes vão ficar enfraquecidas neste mercado, pois vão vender os seus melhores jogadores. Setúbal, por exemplo, não marcará tantos golos agora que perde o Suk. Isto levará a que os grandes tenham uma segunda volta ainda mais facilitada.
Pelas amostras, as equipas do Jesus costumam ter os seus picos entre Janeiro e Março, portanto é aproveitar para ganhar embalo, e no mínimo chegar com esta vantagem à 5ª jornada.
Relembrar que o Sporting não precisa de se preocupar com os resultados dos outros. Os outros não podem dizer o mesmo.
13 Janeiro, 2016 at 10:53
Ponto a ponto, enche o Leão o papo! Até Maio vai ser assim, uma batalha semanal para no final vencer a guerra!
E como é bom saborear cada jogo, cada reviravolta, cada golo, cada defesa, cada corte, cada conquista!
O sonho comanda a vida e o nosso ainda só vai a meio!
Aproveito para deixar o apelo, percam 5 minutos e votem no nosso Bryan que bem merece:
http://www.concacaf.com/2015-concacaf-awards-fan-voting
Ele está nomeado para melhor Jogador do Ano e para melhor Médio do Ano.
SL
13 Janeiro, 2016 at 11:00
Já votei 🙂
13 Janeiro, 2016 at 11:09
“…Ponto a ponto, enche o Leão o papo…”
Não seria antes isto o que queria dizer…?
“Bocado a bocado…enche o Leão o estomago…”?
O papo meu amigo…?
Papo têm as galinhas…!!
Abr e SL
13 Janeiro, 2016 at 11:33
Done
13 Janeiro, 2016 at 12:05
mais um voto !
13 Janeiro, 2016 at 13:15
feito!
13 Janeiro, 2016 at 13:32
que trabalheira… já está.
13 Janeiro, 2016 at 13:54
feito
13 Janeiro, 2016 at 23:02
Ja está
13 Janeiro, 2016 at 10:53
Leão de Plástico aqui sente-se o mesmo. No outro dia ouvi o relato do jogo com o Braga, sim verdade revivi os golos todos de novo, depois de ter estado no estádio e assistido a tudinho ao vivo. Chorei com os dois golos na primeira parte e festejei com os nossos 1 a 1, gritei e tudo. Há tanto tempo que não sentia isto… Desta vez estou pertinho, e não nos confins do alentejo como da outra vez em que fomos campeões… E estou a viver isto a 100%. É este o clube que quero contar aos meus futuros filhos, é este o nosso amor…e deixem-nos viver 🙂
13 Janeiro, 2016 at 10:54
Desculpem o off, mas não tenho tido tempo para escrever. Grande jogo no domingo, grande exibição, eu que ao intervalo escrevi no bloco que achava difícil a reviravolta, por causa do estado do relvado.
Mas o que eu queria dizer é o seguinte: hoje vi melhor a imagem da “agressão” do Slimani ao braguistas e tenho isto a dizer: muito, muito cuidado, o toque pode ter sido de raspão, mas a verdade é que na imagem se vê bem o Slimani a olhar para trás para ver onde vem o adversário e embora possa ser visto como um movimento involuntário, como escreveu o ex-árbitro Pedro Henriques no nojo, se já houvesse vídeo árbitro, provavelmente o Slimani ia para o olho da rua! E o cuidado tem que ser grande, pois a “campanha” está montada e lembro-me bem o que aconteceu quando começaram a dizer e a escrever que o Liedson se atirava para a piscina e o que aconteceu ao Montero, depois daquele golo em off-side em Olhão, que teve uma série de golos legais anulados. E quando dizem, como alguns ordinários dizem que se o Slimani fosse expulso não estaria lá para facturar o terceiro, eu respondo com uma pergunta e uma suposição: e se o golo mal anulado ao Sporting fosse validado, teríamos o Braga na luta pelo resultado? E se os nossos adversários, como bem se viu pelas redes sociais, não creditavam sequer que empatássemos, nós poderíamos acreditar que outro marcaria o terceiro golo!
Quanto a esta posta do javardeiro, muito boa, o caminho faz-se caminhando. Eu não sei se vamos ser campeões, as armadilhas vão ser ainda maiores, acho que a nossa equipa ainda não é uma máquina, e os golos que sofremos com o braga e união são a prova disso. Mas que a máquina melhorou muito, melhorou.
13 Janeiro, 2016 at 11:22
“…se já houvesse vídeo árbitro, provavelmente o Slimani ia para o olho da rua! “
Se já houvesse vídeo-árbitro verse-ia que o jogador do braga ia também a dar palmadas nas costas do slimani.
…mas provavelmente isso era involuntário, e o nosso jogador é que é mesmo mau e os outros são anjinhos, coitadinhos.
O samaris também se vê bem que tenta bloquear Slimani quando a bola é posta em jogo, por isso levou um encontrão de cotovelo, tadinho…
13 Janeiro, 2016 at 10:56
Estou bastante tranquilo. A equipa está a mostrar uma capacidade de reação e controlo dos jogos incrível. Neste momento parece claro que somos superiores em confronto directo a benfica e porto. Estamos a falar de (8-1) em quatro jogos. Isto faz-me pensar que o nosso avanço para eles são neste momento 7 e não 4 pontos. Preocupam-me mais os autocarros do que os outros jogos grandes.
Estou muito curioso pela forma como vamos abordar a liga Europa. Eu não acredito que o JJ não a tente vencer. Todos sabemos bem o gozo que isso lhe daria… e a nós…
Z
14 Janeiro, 2016 at 11:22
Isso para mim é o que se chama ter mais olhos que barriga!
Quero ser campeão nacional!
Para o ano que vem logo se vê… A liga europa.
Devagar se vai ao longe!
13 Janeiro, 2016 at 11:06
Bom dia para a Familia da Tasca…
Eu por mim…continuo constipado o que quer dizer que “vou meter baixa para sexta…”…
Eu como todos os “bons” sportinguistas, acredito quer iremos ser campeões…!
Fácil não será todos os sabemos, mas nós…acreditamos…!!
É claro que se não tivessem entretanto acontecido as “coisas do costume”…nós estaríamos na frente na mesma…mas mais distanciados ainda…
No entanto como todos nos apercebemos de há muito…”a táctica” é manter o benfas (em especial este…e por isso é que o Vitor Pereira “não existe” para a central de propaganda…) em “banho maria”…
Esperando situações como a do jogo contra o União…de maneira a poder aproximar-se do Leão, quando este “é obrigado” a escorregar…
Vamos manter-nos unidos, em volta da equipa (no seu todo) e da Direcção (mesmo os que não “gostam” de BC…façam um exame de consciencia e “tente ver” se realmente gostam do Sporting…)…
Esta 2ª volta vai “ser fogo”…vamos ter tudo e todos contra nós…
Por isso é mais necessário ainda…que nós os sportiguistas não nos desunamos…
E quando menos o esperarmos, vocês vão ver…: vão “finalmente” dar 2 ou 3 jogos de castigo ao Slimani…
Spoooorting…!!
Abraço e SL
13 Janeiro, 2016 at 11:09
O texto está perfeito, mas ainda assim destaco esta parte:
” Não quero saber se o Sporting vai ser campeão. Quero viver. Quero a cada semana ir descobri-lo em Alvalade ou até fora (sim a loucura irá começar mais semana menos semana… desta vez sou pai, mas o impulso não mudou). ”
Claro que TODOS queremos ser Campeões… mas mais que tudo VIVER o Sporting!!
E de facto ninguem sabe como a época vai acabar…. mas já ninguem me tira:
—> um Sporting a dar Espectáculo!
—> um Sporting Temido/Odiado pelos adversários
—> uma equipa que acredita no trabalho desenvolvido
—> um treinador de TOP!!
—> uma Comunhão perfeita entre Equipa / Dirigentes / Adeptos
—> A base da equipa com Jogadores Made In Alcochete!
—> O lançamento de mais putos com Gelson e Matheus à Cabeça
—> uma festa constante a cada jogo em qualquer Estádio!
—> Os 3 bailando ao benfas
—-> A vitória ao porto que mais que 3 pontos ou 2-0 demonstrou uma enorme superiodade da nossa parte em termo de Futebol jogado!
E o impulso aqui também não mudou e só eu seiu o que me tenho controlado para a loucura não tomar conta de mim e a festa começar a ser “fora”.
Ai se fosse em outros tempos que era Só EU e não houvesse Mulher e Filhota a caminho….. a festa não era só em Alvalade! Já tinha sido …. Setubal… Madeira (mesmo perdendo com o União….acompanhar o Sporting é sempre um Orgulho e consequentemente uma “festa”)… Galinheiro (3-0)…. e seria …
….”até onde o Coração me Levar”….
Mas lá está…. quem não é do Sporting achará o texto do Leão de Plástico uma loucura, mas quem sente o Sporting terá que rever obrigatoriamente no BRILHANTE texto do Leão de Plástico, pois …. isto é o SPORTING!!!
14 Janeiro, 2016 at 3:43
Excelente Resumo Ricardo!
Estamos mesmo juntos nesta cruzada de defender o NOSso Sporting Clube de Portugal contra tudo e contra todos!!!
SL
13 Janeiro, 2016 at 11:17
“We can be heroes….just for one day!”
Enquanto o pensamento dos jogadores antes de cada jogo for este, tudo é possível.
Descansa em paz, Bowie…
13 Janeiro, 2016 at 13:45
O maior.
13 Janeiro, 2016 at 11:19
Então o Lopatego está a foder os fruteiros a torto e a direito….quer 4 milhões…todos os prémios incluídos…HAHAHA!!!!!!!!
13 Janeiro, 2016 at 11:21
Ir a Alvalade é uma festa. Isso não se deve apenas às vitórias, mas a um feeling leonino de que tudo é possível com esta equipa, com estes jogadores, com este treinador e com estes adeptos. Eu acabei o jogo abraçado ao rapaz que estava ao meu lado, o meu pai aos saltos na bancada como um puto a fazer manguitos ao gajos de braga, toda a gente a comemorar como se fosse dia de casamento, num ambiente indescritível.
Que força brutal saiu das bancadas diretamente para o relvado.
Há quanto tempo não se via isto em Alvalade?
Eu não sei se vamos ser campeões, mas ninguém nos passa a mão pelo pêlo.
Nobody fucks with Jesus!
13 Janeiro, 2016 at 11:22
Tão bom…quem é verdadeiramente Sportinguista revê-se em cada palavra tua.
MERECEMOS e VAMOS ser campeões.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING e nunca mais é sexta…
14 Janeiro, 2016 at 3:44
Deus… e os seu anjinhos todos… te oiçam!!!
SL
13 Janeiro, 2016 at 11:31
nesta fase é bom ter uma maioria de jogos em casa…
tem chovido bem no norte e centro onde se joga a maior parte do campeonato e os campos estão bastante maus.
desgaste tremendo e possíveis lesões.
um jogo em arouca hoje seria impossível.
13 Janeiro, 2016 at 11:35
É isso, Javardeiro. Grande posta. Deixem-nos saborear cada momento, cada vitória, cada golo, cada sprint, cada desarme, cada defesa impossível, enfim , cada vitória. O campeonato virá mais tarde. Não tenho mesmo pressa nenhuma. Está muito bom assim. O que viveu contras os Porcos, contra o Setúbal e contra o Braga é verdadeiramente indescritível!
Queremos continuar assim. O que é certo é que começamos agora um mini campeonato com 4 pontos de avanço (que são cinco na prática) e que temos mais jogos em casa do que os rivais directos. Vamos lá ganhar ao Paços e saborear essa vitória como se fosse a maior de todas. Depois para a semana logo se vê!
Spoooorting!
13 Janeiro, 2016 at 11:37
* Tondela (o Paços lá chegaremos)
13 Janeiro, 2016 at 11:55
Ainda nem tinha pensado nisto a sério e a verdade é que o grande Javardeiro acaba de descrever o meu estado de alma.
Eu quero saborear esta época, a cada vitória. Ser campeão todos os ‘domingos’ e festejar em cada um deles.
Uma ou outra vez pode não correr bem mas nós voltamos a tentar de seguida.
Se formos campeões, no final da época, podem pedir-me um filme detalhado de cada jogo que terei tudo na minha memória.
Vivamos o sonho em vez de apenas sonhar!
13 Janeiro, 2016 at 11:59
Off: Boas, alguém aqui costuma apostar online?
Sabem me dizer neste momento qual o melhor site de apostas desportivas para portugal?
SL
13 Janeiro, 2016 at 12:38
Neste momento em apostas deportivas, só é legal apostares no Placard. Não existe mais nenhum site legal para apostares. Além disso, para apostares no Placard, tens de deslocar a um quiosque ou bomba ou lá o que for, onde tem o jogos da Santa Casa, senão não consegues.
Existe o site Placard, mas só serve para consultas.
https://www.jogossantacasa.pt/web/Placard
Qualquer site que ainda aceite inscrições ou que já tenhas conta e ainda deixe-te lá apostar, tens sempre dois riscos: o primeiro é que se fores apanhado pelo Estado, vais apanhar um coima; o segundo, é que a qualquer momento estes sites podem ser bloqueados e todo o dinheiro que lá tens vai à vida.
A melhor solução é esperares até porque a situação deve estar para ser resolvida num espaço de um, dois ou três meses. É aguardar! 🙂
13 Janeiro, 2016 at 16:26
Pois no placard eu vou apostando mas as odds são fraquinhas hehe
Era essa a ideia que eu tinha.
Obrigado
13 Janeiro, 2016 at 12:06
😀 😀 😀
13 Janeiro, 2016 at 12:13
É a grande vantagem que nós temos! Dependemos só de nós, por isso podemos olhar e encarar cada jogo como uma final, como se não houvesse amanhã! E saborear esse jogo, já que o Sporting tem servido do melhor que se tem visto!
13 Janeiro, 2016 at 12:15
Excerto da SMS do Nélito para o Carlos Vieira:
Carlos vamos ver se nos entendemos…
O MU não vai ajudar com nada até porque não tem porque ajudar.
Já mandou uma oferta por um valor que na opinião de todos, inclusive vossa, é
acima do valor do jogador porque falamos de 15M€.
Mais ainda que fique claro que o Sporting não está em condições de exigir nada,
aqui só se trata de informar se aceite vender ou não e para caso há obrigações e
formas de resolver.
Não aceitando vender enviaremos uma fatura de 15M€ para cobrar os 75% do valor
da oferta como temos direito.
Se isto não é ingerência e pressão sobre um clube, é o quê?
E segundo consta, houve outras bem piores para o BdC.
13 Janeiro, 2016 at 12:15
Mais uma bela posta Javardeiro.
Não sei é se aguento até ao fim… mas cada jogo que acaba, só penso que nunca mais começa o próximo.
13 Janeiro, 2016 at 12:15
«esta euforia que me embriaga ao ponto de nas horas antes dos jogos ficar tão nervoso como uma cinquentona prestes a repetir o seu 34º exame de condução.»
Ahahahahahahhahahaha Já me ri
A vida é feita de momentos e devem ser aproveitados da melhor maneira. Eu quero aproveitar cada momento no nosso estádio e nos estádios adversários, para chegar ao fim e dizer ESTOU FELIZ 🙂
Bela marmita LdP 😉
13 Janeiro, 2016 at 12:16
No ponto LdP
13 Janeiro, 2016 at 12:25
Sentimento que arrisco a dizer é unânime em todos os Sportinguistas… Temos 4 pontos a mais e vantagem clara nos confrontos diretos! Isto numa segunda volta onde temos mais jogos em casa (enfrentamos os autocarros em Alvalade: Tondela, Académica, União, Boavista) e os jogos mais difíceis (fcp e braga) no fim do campeonato…Com Esforço, Dedicação, Devoção vamos chegar à Glória!!!!
#SportingVaiSerCampeão
Nunca mais é sexta-feira…
13 Janeiro, 2016 at 12:31
É isso tudo… 🙂
13 Janeiro, 2016 at 12:40
«esta euforia que me embriaga ao ponto de nas horas antes dos jogos ficar tão nervoso como uma cinquentona prestes a repetir o seu 34º exame de condução.»
PURO MACHISMO porque não um cinquentão? Há por aí muitos que aos 20 anos vão lá 2 e 3 vezes.
13 Janeiro, 2016 at 12:53
Acho que é ao contrário…é um elogio à perseverança das mulheres! Um homem ao 3º chumbo desiste e diz que a culpa é do exame e das leis mal feitas e que é uma palhaçada! Chegar ao 34º exame de condução só mesmo com a perseverança de uma mulher…
13 Janeiro, 2016 at 12:59
E o palhaço do Bernardo Ribeiro do Record a usar o David Bowie para mandar a bicada:)
https://twitter.com/JG1904/status/687213674814136320
Palhacito, já vale tudo
13 Janeiro, 2016 at 13:00
A aguardar moderação
E o Bernardo Ribeiro do Record a usar o David Bowie para mandar a bicada:)
https://twitter.com/JG1904/status/687213674814136320
Já vale tudo
13 Janeiro, 2016 at 13:09
hehehe que maravilha de leitura ao almoço.
13 Janeiro, 2016 at 13:16
OFF
Pessoal toca a votar no nosso Bryan para melhor jogador da CONCACAF
http://www.concacaf.com/2015-concacaf-awards-fan-voting
SL
13 Janeiro, 2016 at 13:33
já tá
13 Janeiro, 2016 at 16:17
Done
13 Janeiro, 2016 at 23:32
feito
13 Janeiro, 2016 at 13:26
Eu também quero viver isto passo a passo. Infelizmente, nunca vi o Sporting campeão como adulto.
Se em criança vi por 2x, acredito que nunca tenha tido grande noção do que se passava. Apenas queria ser o Duscher, o Delfim, o De Franseschi, o Schmeichel, Phil Babb, Quaresma ou João Pinto. Queria marcar o golo que nos faria campeões.
Como adulto, o Sporting emociona-me muito mais. Talvez por agora ter muito mais noção do sofrimento que passámos durante vários anos e da força de vontade que demonstrámos sempre em que enfrentámos contrariedades.
Passo a semana a pensar naquela hora e meia de jogo em cada fim de semana. Nunca mais é sexta…
13 Janeiro, 2016 at 13:27
«Daqui até Maio há muitas batalhas a travar e oxalá muitas para ganhar, quero vivê-las todas e celebrar cada uma como acertos de contas antigas de outros Sábados e Domingos em que tanto desejei não sofrer com o estado miserável de outras equipas e outros Sportings»
Sem dúvida, está a saber muito bem tudo isto que estamos a viver. Por razões que não importa repisar, esta seria uma espécie de normalidade que nos foi negada durante demasiado tempo. E que, agora, devemos saborear ao máximo, tentando controlar a ansiedade o melhor que soubermos.
13 Janeiro, 2016 at 14:00
Grande post LdP !!!
Já votei (2*) no B RUIZ… Q trabalheira! 😉
Festejar no Norte o título do SCP será (uma vez mais… 1982 / 2000 / 2002) algo INESQUECÍVEL!!!!!
Mas ainda falta TODA a 2 VOLTA… Esperança não falta mas o caminho é LONGO !!!!!
SL