Após a aprovação do prolongamento das VMOC’s, a máquina de propaganda lampiã veio logo a terreiro berrar sobre perdões de dívida e concorrência desleal. Sobre isso, falarei mais à frente. Para já, vou apenas falar do acordo que o Sporting assinou com a banca e desmontar este chorrillho de disparates da propaganda.
Em primeiro lugar, é preciso perceber o contexto em que as VMOC’s foram contraídas. Hoje parece mentira mas não é, quando Bruno de Carvalho pegou no clube, o Sporting era um clube tecnicamente e realmente falido, com um passivo acima dos 400M, com os activos desportivos completamente desvalorizados, sem património imobiliário e com um resultado financeiro negativo em mais de 100M no último exercício conhecido. O que significa que o clube não tinha liquidez para amortizar a sua dívida e juros associados e, pior do que isso, naquelas condições nem sequer tinha capacidade para crescer para poder pagar os seus compromissos. Recordo que o que estava em cima da mesa era um PER. Ora, neste contexto, nem interessava à banca sustentar este “mono” tal como não estava nos planos do recém eleito Bruno de Carvalho gerir um clube sem o mínimo de condições de sobrevivência. Como tal, era urgente reestruturar o clube, sobretudo a sua enorme e pesada dívida.
Entendido o contexto e o interesse quer da banca quer da direcção em relançar o clube, qualquer acordo de reestruturação minimamente exequível teria de contemplar cedências de ambas as partes. Resumidamente, aquilo que o Sporting queria era mais tempo e menos juros para poder “respirar” e aquilo que a banca queria era cortar com o financiamento e livrar-se das obrigações inerentes a uma gestão caótica somando a isso uma perspectiva real de receber o dinheiro que emprestou. Objectivamente, cada um obteve o que queria. Desde o dia em que se assinou a reestruturação do Sporting, a banca nunca mais meteu um cêntimo no clube e o clube teve de aprender a viver com o que tem. Neste sentido, foi um bom negócio para ambos e foi por isso que assinaram o acordo. Aqueles que pensam que isto foi feito à base de favores ou de caridade, que perguntem à banca se hoje não sente que tem mais e melhores perspectivas de receber o dinheiro que emprestou e se, durante a execução da reestruturação que ainda ocorre, não foi paga mais dívida do que seria no caso de nada ter sido feito. Acho que a resposta é óbvia.
Ora, onde é que a propaganda do Estado Lampiânico se espalha ao comprido? Precisamente quando fala das VMOC’s sem referir o que o Sporting teve de fazer para beneficiar desse mecanismo. E porquê? Porque, como qualquer chico-esperto, o líder do EL, através da sua máquina de propaganda, brada aos céus que gostava de ter as benesses nos juros mas nem se atreve a sentar à mesa com os credores porque sabe que isso implicaria um sacrifício que ele não está disposto a fazer. E que sacrifícios são esses? Bom, em primeiro lugar (e só isso faria o Orelhas fugir como o Diabo da cruz) seria a nomeação de representantes da banca na administração da SAD o que implicaria um escrutínio constante dos negócios e das contas do clube. Depois, seria um corte de despesa sem precedentes que obrigaria a despedimentos em massa, revisōes salariais em baixa, redução no consumo, basicamente, teria de pegar em tudo o que fosse despesa e cortar ou reduzir a eito. De seguida, teria de reduzir drasticamente o investimento em jogadores e realizar receitas com vendas de activos, fossem eles importantes ou não. E ainda teria de entregar à banca uma percentagem da venda de todos os jogadores vendidos e implementar um tecto salarial. Entre muitas outras coisas. O que é que isto implicaria? Assumir, sem rodeios, que não iria lutar pelo título durante um período indeterminado. A questão é: estaria o Orelhas disposto a isto tudo? Se sim, então em vez de intoxicar a opinião pública com mentiras que se faça à estrada e se reúna com a banca. Sendo ele o fantástico negociador capaz de passar entre os pingos da chuva com uma dívida pessoal superior a todo o passivo do Sporting, não tenho dúvidas que teria as mesmas condições que o Sporting teve. Senão, que continue a fazer as negociatas com o Mendes e com o Atletico de Madrid e a pagar, praticamente todo o orçamento do Sporting para contratações em 50% do passe de um avançado suplente. Não dá para ter o melhor dos dois mundos, ou seja, obter benefícios bancários sem fazer os sacrifícios.
Foi precisamente isso que o Sporting fez em 2013. Apertou o cinto, reduziu os custos com pessoal em mais de metade, despediu pessoal, reviu salários, reduziu o consumo (a ponto de poupar até nas fotocópias, segundo se disse na altura), teve de vender os activos mais importantes como Bruma, Ilori, Rojo, ou Dier (no primeiro ano obteve cerca de 20M em vendas) teve de desencantar pechinchas como Slimani, Maurício, Jefferson ou Montero (no primeiro ano investiu pouco mais de 3M) e teve de apostar em miúdos como William, Mané, João Mário, etc. Pior do que isso, teve de assumir perante uma massa associativa sedenta de troféus que o objectivo era “fazer mais com menos”, o que, trocando por miúdos é o mesmo que dizer “esqueçam o título”. Esta é a parte da história que a máquina de propaganda do Estado Lampiânico se esquece de contar. E agora dizem que estão em estratégia de “desinvestimento” (pausa para rirem) depois de gastarem quase 30M em jogadores (e continua a contar, já que parece que está a caminho novo camião de sérvios). Reparem bem no contraste, o Sporting quando assumiu a contenção gastou cerca de 3M, o Carnide quando diz que está em “contenção” (pausa para rirem) gastou 30M. É só 10 vezes mais. Coisa pouca.
A grande azia do Carnide foi ter verificado que o período de contenção do Sporting coincidiu com uma brutal melhoria dos resultados desportivos algo que parecia impossível à partida. Ir directamente à Champions no primeiro ano e conquistar a Taça no segundo foi a prova de que vale a pena começar de novo. Também é verdade que o Sporting beneficiou com a incompetência dos Fruteiros no primeiro ano e com a incompetência do Braga no Jamor somadas, obviamente, a uma exigência e mentalidade diferentes que BdC implementou no clube. Mas disso, nem o Sporting nem a banca têm culpa. Como se diz, a felicidade dá trabalho e no caso do Sporting deu mesmo muito trabalho. Aliás, ainda está a dar. Trabalho esse que permitiu o clube partir para um terceiro ano como um sério candidato ao título, investindo mais e melhor (em qualidade, não tanto em dinheiro) e desferindo um golpe de génio ao rival contratando o seu melhor activo. E o clube que, num passado muito recente, estava moribundo hoje já faz contratos de 500M, um negócio que cobre todo o passivo do clube e ainda sobra para o tabaco. O clube cresceu, passou a ter resultados líquidos positivos, as receitas aumentaram e a capacidade para cumprir as obrigações também aumentou. E olhando para a evolução da SAD do Sporting durante 2 anos e meio, imagino que a banca não esteja arrependida do acordo que que fez há 3 anos.
O que está, então por trás desta manobra de diversão do EL (Estado Lampiânico)? Simples, por um lado é a incapacidade ou falta de vontade de assumirem os riscos de uma reestruturação desta envergadura numa altura em que o Grande Líder está tão perto de ir a votos e, por outro, é a azia de ter de validar uma estratégia de um dirigente que tanto menosprezam. Não tenhamos ilusões, que o rival necessita dela como de pão para a boca parece-me óbvio, o problema é que está constantemente a adiá-la porque sem títulos o povo começa a olhar para outras coisas que convém manter escondidas, como os negócios pouco transparentes e as relações pouco claras com empresários como Jorge Mendes e a sua tríade de clubes satélite com os quais o o Carnide tem “relações privilegiadas”.
Posto isto, quem fala de concorrência desleal provavelmente não sabe do que está a falar. Cada clube tem as suas próprias forças, fraquezas e circunstâncias que qualquer parceiro avalia individualmente antes de se comprometer. A capacidade de pagar dívida é uma delas. E se o passivo do Carnide continua a aumentar depois de 6 anos a vender jogadores como gente grande, isso diz muito da capacidade ou mesmo vontade que têm em pagar dívida. Por mais lunático que BdC seja, acho que ele não foi armado para as reuniões e suponho que quem estava do outro lado da mesa não eram propriamente amadores nestes assuntos. Volto a repetir, perante as circunstâncias de 2013, o acordo assinado foi ao encontro dos interesses das partes, só por isso é que foi assinado. E as circunstâncias actuais validam por completo esse acordo. Aliás, a recuperação do Sporting devia figurar como case-study de gestão de uma organização completamente falida que, em menos de 3 anos, melhora substancialmente todos os seus rácios de produtividade sejam eles de ordem desportiva ou financeira.
É esta a essência do EL. Um manto de bazófia e mesquinhez. O seu modus operandi é facilmente desmontável: Primeiro, definem uma premissa como “somos os maiores”, “sustentamos o futebol português”, premissa essa que na maioria das vezes ou é falsa ou sem sustentação. Depois, definem decretos baseados na premissa que estabeleceram anteriormente como por exemplo, “temos de receber mais que os outros” ou “vamos secar o mercado e “não vai sobrar nada para os rivais”. Por fim, quando confrontados com a realidade de um concorrente atingir metas e objectivos equiparáveis ou mesmo superiores aos seus, espumam de raiva e começam a atacar, como por exemplo, “é concorrência desleal!” ou “estão a perdoar-lhes a dívida!”. Tudo isto é deplorável e representa o que pior existe num ser humano: bazófia e mesquinhez. Mas o pior, meus amigos, nem é isto. É a pura e completa HIPOCRISIA com que falam deste assunto, comprovada aqui:
http://misterdocafe.blogspot.
Sinceramente, gostava de conhecer o conceito que o EL tem de “concorrência leal”. Se calhar passa por controlar a arbitragem oferecendo jantares aos árbitros, delegados e observadores.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
15 Janeiro, 2016 at 11:34
Pimba na beiça.
15 Janeiro, 2016 at 15:28
Que grande Garoupa Grelhada que nos serviste desta vez. Esta Tasca está cada vez melhor.
Diz-se que o Vieira já anda com uma rolha de champagne do Palácio da Cetveja espetada no cú, para se não borrar todo.
Acho que o gajo faz PUUUUUUUUUUUUUM!!!!!!!!!!! ainda antes do Pinto da Bosta fazer BRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR, com merda a chover na Invicta, vinda do Palácio da Justiça local.
15 Janeiro, 2016 at 11:35
Ou isenções de impostos por parte da Câmara Municipal de Lisboa… coincidência o António Costa ser lampião!!!
15 Janeiro, 2016 at 15:30
O gajo tem mesmo cornos de Lampião. Se não fosse cá por coisas, quando sair do Governo é capaz de ser melhor ir fazer um mestrado para a Austrália. Que não siga para Paris que, de lá, voltam…
15 Janeiro, 2016 at 11:39
Muito bom !!!! Para imprimir e reencaminhar para todos os sportinguistas que já se esqueceram como o clube estava à pouco tempo atrás !!!
15 Janeiro, 2016 at 11:46
Isto para mim é um não tema…como já disse antes!
O Sporting fez o negócio que fez, fez o acordo que fez! Teve coisas boas e teve muitas coisas más que o Sporting só foi ultrapassando aos poucos e com muito trabalho e qualidade!
Quanto ao resto os lampiões que se embrulhem todos, que andem todos a espumar…é assim que eu gosto deles…com azia até à ponta dos cabelos…
Era só o que faltava o Sporting agora andar a fazer comunicados a esclarecer lampiões…
15 Janeiro, 2016 at 11:55
Olhe que talvez não seja bem assim meu amigo…
É necessário dar a conhecer a verdade, até para que sejam postas a nu…
Todas as mentiras que dia a dia escutamos, contra nós na CS… muito em especial nas TV’s…
Abr e SL
15 Janeiro, 2016 at 12:00
Eu percebo isso amigo Max…mas isto é o Sporting e por isso já estou vacinado! Prefiro que a mentira seja que o Sporting fez um grande negócio do que depois de esclarecida passem para outra mentira qualquer…porque eles vão passar a vida a encontrar mentiras, distorções, filmes, guerras, etc, etc, etc…por isso prefiro que andem o máximo de tempo a chorar um suposto grande negócio do Sporting do que andem noutra qualquer! Ando à espera do filme da renovação do Adrien já à um tempo…por enquanto andam distraídos com outras coisas mas aposto que está para rebentar que não conseguimos renovar, que o porto está interessado etc, etc, etc…
15 Janeiro, 2016 at 12:15
Pois acerca do Adrien… e embora me custe muito vê-lo sair do Clube…
Possivelmente será mesmo o mais provável…
Adrien é de um patamar de jogador, para o qual “em condições normais” não temos dinehiro para renovar com ele…
Creio, ao que se disse…que o contrato do Adrien já não dará muitas folgas para renovações dentro dos limites financeiros possiveis para o Clube…
Acho que tudo deve ser feito para o segurar, mas também acredito que o Adrien está a entrar numa idade em que quererá fazer o contrato da sua vida…e sendo ele um jogador bastante acima da média…
Temo que não seja no Sporting que o irá fazer…
Estou certo que os responsáveis do Clube já equacionaram todas as possibilidades…
Na minha opinião o que deverá ser feito é tentar vende-lo antes do ultimo ano de contrato, para não acontecer um “novo Carrillo”…
È que os jogadores são todos “umas excelentes pessoas”…mas há alturas da sua vida profissional em que “olham mais” para o saldo da conta bancária do que propriamente para os interesses (do Clube…) que no fundo “podem colidir com os dos próprios…”
Agora também é verdade que por mim, se fosse possível…mante-lo-ia até ao fim no Sporting…
O pior é mesmo o “mas”…e o facto de uma equipa não ser feita apenas por 2 ou 3…!!
SL
15 Janeiro, 2016 at 14:45
Mas alguma vez o Adrien vai para um clube rival do Sporting ?
Mas querem mesmo comparar o Adrien a Moutinho ??? o nem a CS social acreditar nisso é que faz com que não haja noticias !
Adrien é a raça deste Leão !
Não acredito que o JJ pondere sequer dispensa-lo. Mais facilmente JJ substitui qq outro do meio campo (excepção feita a Ruiz) do que ver sair o Adrien !
Ficámos com ele quando não tínhamos dinheiro e agora que os bolsos estão melhores é que o íamos despachar ?
Nem pensar !
15 Janeiro, 2016 at 14:51
Não estou a comparar, eu estou a dizer que estou à espera que esta novela aconteça na CS…
Aliás eu sempre disse que sou um admirador grande do Adrien e que o meu maior desejo é vê-lo no Sporting toda a carreira!
Mas novelas sem sentido criadas na CS é o que não tem faltado nestes últimos 3 anos…
15 Janeiro, 2016 at 11:56
Cada vez que um lampião me vem falar disto o que eu digo é mesmo:
“Epah se é um bom negócio tentem fazer igual! Reestruturam a divida, passam a gastar um terço do que gastam hoje, deixam de poder andar na cama como Mendes e com compras e vendas malucas, passam a ter que ter um orçamento que é um cu deste, passam a ter de reestruturar as empresas todas e a consolidar TODAS as contas de TODAS as empresas…se querem é propor isso aos bancos que eles ficam todos contentes!”
Vocês não querem os juros….vocês querem é o jesus…mas esse já foi!!
15 Janeiro, 2016 at 11:52
Muito bem…
A explicação está aí toda…
Permito-me apenas “discordar” apenas em parte do titulo do post…
“Eles não sabem o que fazem…”
Sabem, sabem…eles sabem bem o que fazem (e nós também sabemos…)
Agora o que eles não sabem nem nunca saberão (é dificil faze-los compreender …e não é possível mudar o chip…) é aquilo que dizem…
E como todos sabemos…dizem mentiras e assumem-nas como se de verdades se tratassem…
É claro que se nós tivessemos uma CS capaz, tudo isto que escreveu o “mister do café”…
Teria sido escrito ou dito por um jornalista que tivesse o desejo de investigar apenas um bocadinho…ou que ao olhar-se ao espelho…
“corásse de vergonha” por alinhar em tanta mentira…
Mas vamos nós os sportiguistas ter calma a e mantermo-nos unidos…
Não podemos esquecer que mesmo podendo discordar de algumas coisas…se se é sportinguista…
O nosso grande amor terá mesmo de ser o Sporting…!
Vamos primeiro unidos… “derrotar os inimigos”…!!
O “resto”…virá por acréscimo…!!
SL
15 Janeiro, 2016 at 11:53
o caminho do nosso clube é continuar a crescer, apresentando resultados positivos no final do exercício financeiro.
o nosso pavilhão será uma realidade… dimimuir custos no aluguer de outros pavilhões, aumentar as receitas nos nossos jogos.
vamos ver como nos corre a época desportiva da primeira equipa. Estamos em primeiro com uma vantagem interessante.
Hoje é pra ganhar… sempre com os pés assentes no chão. O 1-0 antes do 3-0, os pontos vêm antes do espectáculo.
SPOOOOOOOOOOOOOORTING !!!
15 Janeiro, 2016 at 11:56
Nos últimos dias troquei várias impressões sobre este tema com diversas pessoas, não sportinguistas.
Concordo com tudo o que escreves.
A grande azia do Carnide faz parte, está imbutida desde que Jesus é o nosso treinador…
15 Janeiro, 2016 at 12:14
Começou anteriormente, aquando da eleição do actual presidente. A partir desse momento o Sporting cortou com o passado e mostrou estratégias mais agressivas.
Quando o Sporting cresce, os outros dois rivais ficam nervosos. O crescimento e potencial domínio do futebol português por parte do Sporting significa que um dos outros dois passará a ficar em 2º e o outro em 3º.
Nenhum deles estava preparado para esta nova realidade.
Em um ano o Sporting subiu de um desprestigiante 7º lugar na Liga, para uma entrada directa na Liga dos Campeões. Já antes disso, Bruno de Carvalho se havia antecipado a Pinto da Costa e contratou Leonardo Jardim.
No ano seguinte, depois de ser-mos descaradamente roubados, terminamos em 3º e vencemos a Taça de Portugal. Este título veio criar ainda mais animosidade contra o Sporting, sobretudo da maneira que foi ganho, na raça e no querer, quando já toda a gente fazia a festa a favor do Braga.
A contratação de Jesus foi um golpe do qual eles não recuperam tão cedo. A conquista da Supertaça, já este ano, foi mais lenha. As boas contratações, a invasão de Sportinguistas aos estádios, os milhares de novos sócios que têm regressado a casa, a construção do pavilhão João Rocha, a disciplinada recuperação financeira, os títulos nas restantes modalidades, a afronta feita nos media, isto e mais é que contribuiu para a grande azia nacional que se vê desde há 3 anos para cá.
Por isso, eu volto a ideia deles contra eles mesmos: Jesus, meta mais carvão, porque em Março Portugal vai abaixo!
15 Janeiro, 2016 at 12:27
Quando o Bruno apareceu, ninguém do lado deles acreditou que fosse possível fazer este tipo de trabalho.
Inclusive o facto de serem campeões fez com que a sobranceria do costume prevalecesse.
Onde se revelaram em toda a força, foi mesmo quando Jesus saltou para o nosso lado.
Para nós, a grande mudança é com Bruno (big vision). Mas o que lhes dói mesmo no rabo é a vinda de Jesus.
15 Janeiro, 2016 at 12:07
Pois, o Benfica pode também negociar estas condições “vantajosas”.
De resto, é ver o post anterior 🙂
15 Janeiro, 2016 at 12:21
Se quiseres escrever o nome com maiúscula sempre podes usar Boifica.
15 Janeiro, 2016 at 14:43
Ou Benamerdafica
15 Janeiro, 2016 at 12:27
Os lamps são, desde sempre, o clube com mais perdões fiscais, benesses e apoios de que há memória…mas continua sempre a choradeira…
Caguei para a azia do estado lampiânico…
15 Janeiro, 2016 at 14:30
Ainda vamos descobrir com esta merda toda, que os Calimeros são filhos da Vitória.
15 Janeiro, 2016 at 12:28
Parabéns Sá. Deste uma explicação simples do que está a acontecer mas dúvido que os membros do EL tenham a tecnologia necessária para decifrar o conteúdo da mensagem. Talvez com um dicionário de LP consigam. Vamos ver.
15 Janeiro, 2016 at 12:31
Duros, temos de ser duros Sá … este texto tem de ser replicado em todos os formatos digitais.
Enviado a todas as redações de jornais …
Chega de meter carvão 😉
15 Janeiro, 2016 at 12:33
#aziaétãogrande …. eu adoro ve los aziados é sinal que estamos fortes !! que nos têm medo …. que se nos quisermos e queremos muito e se estivermos unidos venceremos …
15 Janeiro, 2016 at 12:36
Ora aqui está a ‘bíblia’ para darem aos vossos amigos lampiões que venham com as tretas do arcanjo gabriel.
15 Janeiro, 2016 at 12:46
não dá bíblia nenhuma a lampiões. está bom assim. para citar o meu ídolo Vieira (Deus o mantenha muitos mais anos onde está) “pimenta no cú dos outros, para mim é refresco”.
15 Janeiro, 2016 at 12:51
já agora, esclareço: esta bíblia é para nós, Sportinguistas. os benfiquistas que se fodam (habitual apontamento brejeiro do amigo Kompensan) e continuem a fazer negócios astronómicos de 400 milhões e a secar.
15 Janeiro, 2016 at 13:27
400 milhões e champomi…haja rigor
15 Janeiro, 2016 at 13:34
verdade. e se os gajos venderem a copo o que sobrou na garrafa, ainda conseguem chegar aos 400 milhões e 10 euros. mais copo menos copo. ah valentes!
15 Janeiro, 2016 at 14:21
Até brindava a isso, mas acho que a lampionagem acabou com essa garrafa de champanhe…
15 Janeiro, 2016 at 12:45
Grande posta.
Apesar de tudo, eu sou um grande adepto do estado lampiânico. Passo a explicar porquê:
Ao contrário de muitos, que insistem em tirar as palas aos benfiquistas, eu sou um fervoroso adepto de Vieira, Gabriel, Vitória, Silva, Guerra e restante entourage, desde que se mantenham no SLB por mais alguns anos. Está bem que este meu desejo é de um anti-benfiquismo primário, mas, a verdade é que não aspiro à perfeição ou à santidade.
Prefiro este tipo de adversários, para os quais vamos chegando, nas suas trapaças, jogadas de bastidores cada vez mais às claras e tentativas de controlo de uma estrutura moribunda, cujos estertores são cada vez mais visíveis, do que indíviduos competentes e genuinamente interessados no benfica.
É importante denunciar, defender o nosso clube e manter o rumo com trabalho e competência. Mas, também é importante que a (risos) “estrutura” do benfica se mantenha. Para mal dos benfiquistas e para nosso bem. Carrega Vieira e Deus nos livre que apareça alguém semelhante a Bruno de Carvalho no SLB. Juro que, se pudesse, votava Vieira nas próximas eleições. Enfim, se o Damásio ou o Vale e Azevedo fossem a jogo, admitia ponderar.
Meus amigos, para quem se recorde, sem Jesus Vieira valeu bola. E bola vai continuar a valer. Se, quando se for embora ou finalmente correrem com ele, o que sobrar for uma mão cheia de nada, Robertos, Pizzis e muita “obra” feita (de construção de estádios de clubes parceiros, é bom de sever) cá estarei para dizer que é uma pena e que o benfica faz falta ao futebol português. De preferência, com o Sporting já montado em vários títulos.
Tenha o Sporting e tenham os Sportinguistas a capacidade de continuar este caminho que começou a ser traçado à custa de muito trabalho e competência pela actual direcção, e o futuro será cada vez mais promissor. Inimigos básicos, que fazem propaganda para básicos, com vista a salvarem as respectivas peles e carteiras, ao que tudo indica, podemos nós bem (desde há 3 anos).
S.L.
15 Janeiro, 2016 at 15:25
Também é uma óptima posta, esta tua invectiva pelo Estado Lampiâmico dentro.
15 Janeiro, 2016 at 18:52
Eh eh eh
É isto tudo !!
Compartilho desta visão futura.
Aguentem o Vieira Mais um triénio !!
Depois acorde Portugal todo para a realidade!
Eu direi, faz falta um benfica fote!!
E até dou um lampião para os ajudar, que é como quem diz, um euro
15 Janeiro, 2016 at 12:47
Muito bom texto Sá!
É a isto que devemos dar atenção e que ninguém se iluda com o que vomitam os paineleiros!
15 Janeiro, 2016 at 13:12
Fdx SÁ… Isto não está bom, isto está muito, mas mesmo muito bom! Parabéns!
Obrigado por conseguires colocar no papel tudo aquilo que nós vamos dizendo no dia a dia e nem sempre conseguimos ter á mão de forma organizada para espetar mas trombas das pessoas que nos comecam a querer atirar areia para os olhos (ou como se diz agora… carvão!).
A tua explicação está fantástica! Merece ser partilhada por todo o lado!
Odeio as pessoas cheias de bazófia e mal intencionadas que acham que se contarem uma mentira 1.000 vezes ela se vai transformar numa verdade (e tantas vezes que isso acontece…).
Este texto desmonta de forma clara a última das mentiras que os nossos rivais querem que se transforma em verdade… E repara que apenas te limitaste a contar a verdade dos factos, sem invenções. A verdade é tão simples de se contar.
Terei muito gosto e espetar isto na cara de todos os lampiões e andrades que me vierem com essa conversa da treta.
E atenção… Quero separar bem esta espécie que acabei de referir dos benfiquistas e portistas, porque (apesar de tudo) conheco pessoas adeptas desses clubes com as quais se consegue falar e discutir ideias… Infelizmente, são cada vez menos.
15 Janeiro, 2016 at 14:31
Amigo Jorge,
Nós vivemos num país em que quando o estado lampiânico repete uma mentira demasiadas vezes, ela passa a ser verdade, a seguir veem os jornaleiros e paineleiros afirmar que a verdade nessa mentira, é verdade, depois são as antigas glórias a afirmar o mesmo e por fim, são os comentadores em geral a reforçar essa mentira.
É um ciclo vicioso de uma mentira que é repetida várias vezes, por várias pessoas, e que no fim os acéfalos deste país tomam por verdade absoluta…isto é a máquina de propaganda.
15 Janeiro, 2016 at 15:00
O Problema do Estado Lampiâmco é o de os “acéfalos” lhe não pagarem as dívidas…LOLADA !
Esperem pela semana que vai anteceder o Derby em Alvalade. Lá para Março o vieira vai começar a ter problemas mesmo a sério.
15 Janeiro, 2016 at 15:10
A ver mas é se não será antes, no jogo com os tripeiros que o castelo de cartas não começa a ruir.
Se ganharmos os jogos todos até esse clássico, temos hipoteses de assistir ao afastamento de pelo menos 1 deles do título, na melhor das hipoteses ficam ambos a 6 pontos de distancia de ambos, sendo que o carnide ainda vai ao Vulcão de Alvalade.
Mas até lá, vamos pensar jogo a jogo, a começar pelo Tondela que vai jogar com a muralha da china á frente da baliza…Estes são os jogos mais perigosos
15 Janeiro, 2016 at 13:18
Grande bacalhau. Dos melhores de sempre, Sá! Isto é para ser impresso e distribuido a todos os Sportinguistas. E na blogosfera igual!
Aquile cena lapiânica do lado de lá rebenta um dia! Ai se rebenta. E não vai ser bonito! O modelo de negócio deles está profundamente errado, mas deixá-los andar, tapados como são, eles que sabem.
Hoje é para ganhar e meter mais carvão. Cheira-me que vai ser contra 14, o costume. Venha o bloco!
Spooooooooooooorting!
15 Janeiro, 2016 at 13:25
Grande post do Sá a desmistificar por completo um dos temas do momento.
Esta recuperação do Sporting, faz-me lembrar o Borussia Dortmund, que passou por uma situação semelhante, esteve na 2ª liga e que, depois de subir, foi bi-campeão num espaço de 2/3 anos (se não estou em erro)
Obrigado Tasca por todos os dias nos dares factos que desmascaram o Estado Lampianico e mostram que o nosso clube está no caminho da transparência e do rigor.
15 Janeiro, 2016 at 13:26
Grande post. Parabéns também ao ” Misterdocafé” pelo excelente trabalho que fez, na sequência de outros, onde o rigor e o profundo conhecimento das matérias que aborda tem sido um contributo fantástico para pôr a nú o lado ficcionista da realidade da fanfarra lampiónica.
Uma nota mais para o desconforto que me causa a perda de tempo com a insistência em comparar os contratos de cedência de direitos televisivos. Faz-me lembrar aquele anúncio fanfarrónico que, sem base de medição, anunciava: ” a minha é maior que a tua “.
15 Janeiro, 2016 at 13:26
O número de críticas ao trabalho que é feito no Sporting é directamente proporcional à sua qualidade. O aumento do número de mentiras e falatório contra o Sporting é o melhor indicativo de que estamos no bom caminho.
15 Janeiro, 2016 at 13:32
BRUTAL!!
Muito obrigado por esta magnífica leitura.
15 Janeiro, 2016 at 13:33
Existe um facto do passado do “e”l que ainda hoje muito me intriga. Como é que foi possível tanto o SCP com os fruteiros terem deixado passar em claro a forma vergonhosa como os lampiões foram amparados pelo estado (fisco e cml) e pela liga na ressaca do reinado do vale e azevedo. Se se tivesse cumprido a lei no mínimo os gajos tinha sido varridos da 1ª liga e não teria havido estádio novo.
15 Janeiro, 2016 at 13:43
Grande coice no Estado Lampiâmico. Aquilo no EL é um bando de corruptos e de terroristas empresariais.
Penso que até o “Amigo Jorge Mendes” começa a estar farto de um parceiro que não cumpre e quando cumpre revela a total incapacidade de continuar a cumprir.
O RATIO 1:2
Hoje em dia o Carnide não tem crédito na banca, por duas razões:
1. O comportamento é financeiramente insustentável e os bancos apenas esperam a oportunidade de tomar conta da SAD. Vão adiantando alguma tesouraria para o estouro não cair em praça pública e os seus créditos privilegiados se verem prejudicados perante os créditos estatais, esses sim, preferenciais em comparação com quaisquer outros e, finalmente, a Banca não ver um simples chavo, isto é, um corno.
Agora, dinheiro a sério, para o Carnide, não há. Para alimentar a besta insaciável já não existe ninguém, senão algum cartel da droga da Colômbia para lavar dinheiro, à razão de 1:2. Aí o problema reside na devolução do indevido que não é natural aos hábitos do vieira do pó-de-talco. Se o não fizer, porém, a pena, nesse caso, é a limpeza do sarampo, como medida de elevado valor higiénico.
2. O Banqueiro (não o banco) que esteve disposto a entregar 300 Milhões ao vieira (ratio 1:2) contra a garantia real constituída pela hipoteca de um terreno nas serras Algarvias que vale para aí 20.000 Euros, também só a isso se dispôs, mediante a celebração de um contrato de mútuo oneroso com garantia real(tiva) no valor de 600 Milhões, ficando ele com metade para pagar o favor, em depósito, numa conta numerada nas Ilhas Caimão (um crocodilo mais pequeno mas voraz e de boca grande). Por isso, Ricardo Espírito Santo Salgado que, roubou a própria Família, está engavetado em condições “suaves” como base de um “acordo de facto” (em Portugal o Direito não patrocina acordos com criminosos seja qual for a cor do colarinho do criminoso).
Contra a colaboração “de facto” do banqueiro no esclarecimento da corrupção em que está envolvido, passiva e activamente, com todos os buracos do corpo, fazendo vieira parte das sombras do BES, com as quais Salgado acena, levando o Carnide, por arrasto, Salgado acabará por ser acusado de vários crimes, dos quais só será possível fazer prova, apenas, daqueles que mesmo em cúmulo de penas, são de menor importância. Questões menores que, se resolvem condenado-o a cinco anos de cadeia, dando por cumprida parte da pena no período de prisão preventiva. Depois, passados dois anitos, porque a memória dos Povos é curta, um belo dia e sem dar nas vistas, apanha um avião para as Honduras e por lá fica ao sol, a tostar a pele, a beber uns gin tónicos e a passear umas latinas de vinte aninhos e curvas generosas por trelas de diamantes, até que a morte venha e o liberte de tanto sofrimento. Um verdadeiro “Papillon”.
Para Vieira cair e para poder ser preso por fraude fiscal (é desse modo que os apanham a todos, filósofos e simples gangsters, ainda que, de sobretudo, chapéu e metralhadora Thompson com tambor de 100 balas) a Banca tem de continuar a negar-se injectar dinheiro no buraco e tratar de tomar conta da SAD do Carnide.
Nessa altura a Judiciária vai olhar tudo com os óculos bem lavados e o microscópio electrónico com as lentes limpas.
Primeiro saem notícias escandalosas nos jornais que, a Banca, mais eficazmente que o Estado Lampiâmico, saberá pagar e plantar. Na sequência disso, o vieira do pó-de-talco vai ser chamado à PJ para ser interrogado e já de lá não vai sair.
Tudo isso acontecerá antes das eleições no Carnide às quais vieira concorrerá contra candidato “pago” pela Banca. Nem as alterações estatutárias que fez aprovar em várias AGs com 100 presenças lhe valerão.
A descredibilização de vieira perante os desgraçados dos lampiões (quem lhes dera terem eleito presidente o Godinho Lopes pois, nem imaginam o que os espera) virá da banca, em tempo útil, de modo a assegurar uma parte dos seus créditos e mandar lixar o resto.
Fico à espera a lamber as beiçolas…
15 Janeiro, 2016 at 13:53
Nunca se sabe companheiro…se o seu comentário não será uma premonição…!!
Como “eles estão em todo o lado”…
Assim há-de ser que… sai o Vale e entra o Vieira…!!
Abr e SL
15 Janeiro, 2016 at 14:19
Caro amigo, como contribuinte, não tenho grandes esperanças de reaver um cêntimo. Como Sportinguista, para mim Vieira faria mais um mandato, só para o trabalhinho ficar ainda melhor e o “legado” mais interessante.
15 Janeiro, 2016 at 14:50
O candidato da Banca será o Moniz? O rapaz é capaz de se dar bem com um perdãozito de dívida ralativa ao empréstimo que contraiu para comprar, na Rua da Lapa, um Palacete dos séculos XVIII aumentado no Século XIX, de 4 andares, com Jardim, Piscina e Garagem para 3 carros. Uma mão cheia de Milhões que, perante o problema que enfrenta na Etar, são verdadeiramente trocos ou piners, como se queira.
15 Janeiro, 2016 at 14:52
e se o Vieira for o candidato, não da banca, mas de banqueiros e possuem um lavadaria de qualidade especializada em notas sujas com pó branco?
15 Janeiro, 2016 at 14:52
*e = que
15 Janeiro, 2016 at 13:47
in Mais Futebol
“Andebol: Sporting rescinde contrato com Pedro Spínola
Jogador tinha sido contrato há um ano e meio ao FC Porto
Por Redação há 10 minutos
Andebol: Sporting rescinde contrato com Pedro Spínola
O Sporting anunciou esta sexta-feira ter chegado a acordo com Pedro Spínola para a rescisão do contrato.
Pedro Spínola tinha sido contratado há um ano e meio, em julho de 2014, ao rival FC Porto, chegando a Alvalade com enorme crédito depois de integrar o sete ideal da Liga dos Campeões.
O Sporting não explica as razões que estiveram na base da rescisão de contrato, limitando-.se a desejar sucesso ao jogador de 32 anos.”…
SL
15 Janeiro, 2016 at 14:52
a razão é de origem Russa e vive em Lisboa com o colega sueco que explica a rescisão com o Ricardo…
15 Janeiro, 2016 at 15:25
na altura pareceu ser uma mais valia para a nossa equipa… fazendo as contas, não acrescentou muito ao que tinhamos e se é possível encontrar melhores jogadores, pois boa sorte ao Spínola.
15 Janeiro, 2016 at 13:53
* * * * * * !!!!
Que texto do caralho!
Ainda estamos em Janeiro e aqui está um sério candidato a “Post do Ano”
Excelente Sá!
Z
15 Janeiro, 2016 at 14:02
” FDX SÁ… Isto não está bom, isto está muito, mas mesmo muito bom! Parabéns! ”
Reforço: PARABÉNS – excelente post !!!!!
Alguém tem o e-mail dos NOSSOS defensores televisivos — Rogério, Pina, Inacio, Scotch, …. ?!?
Eles têm de conhecer este EXCELENTE post !!!!!
SL
PS: gostava q o Adrien usasse o MANTO SAGRADO até ao fim da S/ carreira…. 😉
15 Janeiro, 2016 at 14:05
De acordo com as regras do “fair play” financeiro da UEFA, em termos rigorosos, os clubes podem gastar até mais 5 milhões de euros do que ganham por período de avaliação (três anos).
Para o SCP apresentar resultados liquidos positivos (ou lá próximo), as receitas renegociadas no contrato dos 515M chegam ou é preciso vender algum jogador?
15 Janeiro, 2016 at 14:56
Chegam, então não chegam? O Sporting, se quiser antecipar as receitas pode eliminar de uma assentada o total do passivo, sobrando-lhe cerca de 230 Milhões para, ao longo de dez anos somar 23 Milhões ao ano ao activo. O Sporting Não precisa vender jogadores para porra nenhuma, a não ser para realizar lucros e remunerar investimentos feitos por alguns parceiros, todos accionistas da SAD.
15 Janeiro, 2016 at 14:05
e hoje apelo a todos que possam para ir ao vulcao de alvalade sportinguistas vamos apoiar o grande Sporting clube de PORTUGAL dar força para a caminha para a glória sportttttttttiiiiiiggggggg
15 Janeiro, 2016 at 14:41
sem mais nada a acrescentar
15 Janeiro, 2016 at 14:48
Se alguém tiver links dos videos da cotovelada do Eliseu, agressões do Fejsa, Samaris… O lampião nos comentários do video do 3D do Rui Santos acerca do penaltie, só sabe falar nas cotoveladas do Slimani. Eu gostava de o calar com a cotovelada do Eliseu em Guimarães, mas não há videos.
https://www.youtube.com/watch?v=UTCqelV0_9c
15 Janeiro, 2016 at 15:21
Pior que a cotevelada do Eliseu é o pontapé na barriga do Nacionalista
https://www.facebook.com/ChampionsTrollLeague/videos/1256695037681151/?fref=nf
https://www.youtube.com/watch?v=aSK0afBzvCE&feature=youtu.be
15 Janeiro, 2016 at 15:22
https://gfycat.com/TerrificScaredIndianglassfish
15 Janeiro, 2016 at 15:47
http://www.dailymotion.com/vídeo/x3f91uq_107min-eliseu-agride-jc