Se a conjugação improvável de resultados já era obstáculo suficiente para olhar a continuidade na Taça da Liga com desconfiança, a verdadeira manta de retalhos com que o Sporting se apresentou em Arouca aumentava esse sentimento de que a melhor forma de olhar este jogo seria deixá-lo correr e ver o que acontecia (já para não falar dos preços ridículos dos bilhetes para os adeptos do Sporting).
E o que aconteceu, na primeira parte, foi um longo e penoso bocejo, excepção feita ao lance em que André Martins surge a tentar emendar ao segundo poste um centro do esforçado Tanaka. O Sporting não apresentava fio de jogo e as opções de Jorge Jesus tornavam essa mesma arrumação da equipa mais complicada: Esgaio no centro do terreno, quase sempre como médio mais recuado, e André Martins descaído para a ala, opção que deixou o leão amputado num dos corredores laterais. Para piorar a situação, Matheus Pereira esteve completamente ausente da partida, o que deixava o Sporting sem profundidade, até porque os laterais pouco ou nada subiam , talvez preocupados com as paragens cerebrais dos seus colegas do centro da defesa. Com tudo isto, acabou por destacar-se Azbe Jug, o guarda-redes esloveno que teve oportunidade de estrear-se e que respondeu a preceito sempre que foi obrigado a intervir, nomeadamente quando teve que evitar o autogolo de Paulo Oliveira naquela que foi a melhor oportunidade do Arouca.
Ao intervalo, Jesus deixou Matheus e André Martins no duche (sinceramente, não percebo porque raio é que o André jogou na ala e o Esgaio no meio) e lançou Gelson e Mané. A equipa estabilizou e Aquilani teve, então, oportunidade de transformar a sua atitude competitiva em futebol correspondido pelos restantes. E seria o italiano a deixa o primeiro sinal de perigo, com um remate à meia volta que passou perto do poste. Perto do poste passaria, também, um cabeceamento de Paulo Oliveira, ele que voltou a ter duas oportunidades de visar a baliza em lances de bola parada. Por esta altura já Podence estava em campo, permitindo a Mané ocupar a sua verdadeira posição (avançado) e obrigar o defesa contrário à defesa da noite. O golo da vitória chegaria a dez minutos do final, por Zeegelaar, na recarga a um livre bem executado por Montero, dando um sabor menos amargo a uma partida que serviu para confirmar que, afinal, até temos guarda-redes suplente, que Aquilani não sabe jogar a feijões, que Esgaio é pau para toda a obra e ainda acaba transformado numa espécie de Enzo (mas sem dar porrada), que Gelson está cada vez mais crescido, que Mané não atirou a toalha ao chão e só precisa que o deixem jogar na área e que Podence tem características que podem torná-lo num jogador importante. Foram eles os pontos de luz numa noite sem brilho.
27 Janeiro, 2016 at 8:45
Penso que ninguém esperava a qualificação com grande convicção. Depois de Portimão a situação estava mais ou menos decidida. Quando avaliamos o desempenho destes jogadores temos sempre de ter em atenção que o todo é menos que a soma das partes, .ou seja a falta de entrosamento e rotinas faz com que os jogos pareçam ter menor qualidade do que realmente acontece. Concordo com os destaques do Cherba.
Aproveito para saudar a forma como se fez o negócio Coates: com sigilo, rapidamente e … sem conversar com Carlos Pereira. SL
27 Janeiro, 2016 at 8:49
Jogo sem história…
Não gostei do Esgaio no centro, acho que é uma invenção do JJ.
Afinal temos o substituto do Patrício em casa…
27 Janeiro, 2016 at 9:12
1 – Eu estou-me a cagar para a Taça CTT. Ponto.
2 – O Sporting CP, pela miséria de exibição em Portimão, não merecia passar!
3 – Mas…odeio que gozem com a nossa cara… Enquanto a propaganda lampiónica se baba com a goleada ao Moreirense C…se puderem vejam como é que o Portimonense, a perder por 2-0, chega ao empate contra o Paços!
Pois é…um fora de jogo de “kms” e um belissimo cabeceamento…do avançado do Paços para a própria baliza (estou capaz de jurar que o cabrão se ri!!!).
http://www.futevideos.com/resumo-pacos-de-ferreira-2-3-portimonense-26-janeiro-2016/
SL
27 Janeiro, 2016 at 9:51
O bandeirinha que não marcou o fora de jogo no 1º do Portimonense, enfim….
27 Janeiro, 2016 at 9:30
Jesus não podia deixar passar um jogo – que à partida sabia que não tinha futuro – sem estudar outros aspectos do plantel. A inclusão de Esgaio no eixo do meio-campo é uma jogada inteligente. Já eu tinha aqui adiantado (e muitos tasqueiros sabem-no igualmente) que o Esgaio rende melhor noutras posições à parte da de defesa direito.
Esgaio faz-me lembrar o Philipp Lahm (com as devidas distâncias). Um jogador baixo, que parece estar sempre em alta-rotação, com bom controlo de bola e que joga com ambos os pés. Tal como Lahm, não se atrapalha a defesa direito, esquerdo e no meio.
Quando Guardiola chegou ao Bayern Munique “inventou” Lahm no centro, os jornalistas perguntaram-lhe porquê, ele respondeu: “porque é o jogador mais inteligente do plantel, e o jogador mais inteligente tem de jogar no meio-campo”.
27 Janeiro, 2016 at 9:36
inteligente não digo… o mais eficiente.
um jogador a quem tu pedes pra não inventar.
fintas e grandes jogadas individuais não vejo.
mas falhar um passe também não.
27 Janeiro, 2016 at 10:36
Concordo!
O esgaio faz mt mais sentido a meio a Adrien do q a LD…
27 Janeiro, 2016 at 9:33
a equipa que levamos a arouca era melhor que a de portimão…
o campo era muito pior.
alguns jogadores aproximaram-se do 11 base, outros afastaram-se.
poucas conclusões a tirar e isso talvez tenha sido o menos bom da competição.
27 Janeiro, 2016 at 9:44
A manta é curta, exprimida. Alguém consegue imaginar o sporting sem J. Mário, ou Adrien, ou Slimani? Temos de gerir isto com pinças e rezar aos santinhos para que ninguém se magoe, além de preparar um plano B para o jogo, ou jogos, que o Slimani vai apanhar no processo que está em curso (uma apostinha que vai coincidir com o derby?). Claramente, se não te salientas a jogar com o Arouca B, não podes ambicionar a ter mais minutos na equipa principal. Montero, Tanaka, Mateus, André Martins, Scheloto (até me faz ter saudades do meu nick 🙂 ), são fracos, frágeis, e principalmente sem mostrarem “tesão”, vontade de dizer EU ESTOU AQUI!!!. Alguém reparou que Gelson, que é o que tem posição mais vincada no grupo principal, foi quem entrou com vontade, procurou, correu, desmarcou-se? O talento só não chega. Metade de um futebolista é mentalidade, atitude. SL
27 Janeiro, 2016 at 9:49
não era o arouca b, era a equipa mais forte deles com 2 ou 3 alterações.
27 Janeiro, 2016 at 9:51
So tenho a dizer.
Tirando as laterais e ponta de lanca, os reforços para o ano vêm todos da academia.
palhinha iuri, podence, Semedo, Mane from scratch, Geraldes e gauld.
27 Janeiro, 2016 at 11:12
Já agora, Wallison
27 Janeiro, 2016 at 9:52
O nosso Leão Portimonense está de parabéns.
#fairplaytasqueiro
27 Janeiro, 2016 at 10:14
“””Menu (OPEN) for today”””
MEDRONHO
(from the basement)
A M E I J O A S
(from ALL GARVE)
FARÓFIAS
(From Nana)
VIETNAMITE BAILARINAS
(from Hài Durong)
MASSAGES / YOGA AND “OTHERS”
*Vallet Park
*Pífia(s) guaranteed.
27 Janeiro, 2016 at 11:28
Venham de lá uns Don Rodericks… para a sobremesa
27 Janeiro, 2016 at 10:14
Para mim o que mais me enerva é ver a atitude do montero em campo! Ontem que até estava calmo, dei por mim a ficar com uma raiva ao homem que é obra! Detesto pessoas com aquela atitude manhosa. Já o Andre Martins pode ser bom profissional e não digo o contrario, mas acho que não serve para nós. Por fim o Matheus acho que ontem teve completamente fora dela (desconcentrado), parecia que não tinha muito interesse em jogar ontem, mas dou o beneficio da duvida porque ainda é novo. Já pela positiva destaco o Jug, que me parece ter potencial, e não acho que seja preciso outro redes, ficávamos com o da B. O Mané entrou muito bem em campo a querer mostrar que se calhar pode ser muito útil para o que resta da época , e o Gelson a ser o abre latas e o grande jogador que nós conhecemos e que por mim no sábado era titular, pois acho que nestes jogos em casa o miúdo pode resolver cedo pois é um autentico abre latas. Para acabar também gostei do Podence, e acho que um empréstimo a um clube da primeira liga lhe ia fazer muito bem para evoluir ainda mais. Sábado é para ganhar e se possível por três!
Saudações Leoninas
27 Janeiro, 2016 at 10:32
Não me importava de receber por empréstimo no Estoril o Podence e o Gauld. Fazemos negócio? (O gauld tem o Diogo Amado para lhe dizer o que é marcar golos importantes pelo SCP)
Saudações Canarinhas.
27 Janeiro, 2016 at 11:16
Prefiro velo emprestados ao Estoril que ao Moreirense e prefiro vê-los na 1ª liga que a vegetarem na segunda.
O Estoril é um clube com o qual o Sporting tem tradicionalmente forma séria de se entender. Por que não, emprestar um batch de jogadores bons ao Estoril?
27 Janeiro, 2016 at 10:21
Ontem foi para entreter.
Gostei do bezugo!
O Schelotto não vai comer cá as favas.
Tenho de ver mais do Zeegelaar.
Esgaio é de utilidade extrema em qualquer plantel e não gosto nada que a vinda do Schelotto o esteja a passar para 3º plano (embora compreenda que tenhamos de analisar o outro, afim de decidir se fica ou vai).
Oliveira esteve mal mas a braçadeira veio esclarecer quem é o patrão da defesa.
E sim, Aquilani não sabe jogar a feijões mas isso nota-se mais porque ele tem mais ritmo competitivo que todos os outros.
Nunca mais é sábado!
Quero Alvalade cheio!
Quero o Sporting campeão!
27 Janeiro, 2016 at 10:36
O Esgaio foi simplesmente o melhor jogador em campo.
Se revirem o jogo, vão vê-lo a dar indicações constantes aos outros jogadores sobre o espaço de terreno que tinham de preencher, foi sempre o 1º elemento a querer pegar no jogo ofensivo da equipa, correu que se fartou (e sempre bem).
27 Janeiro, 2016 at 10:39
Exatamente!
Um jogador c aquela inteligencia e para tar no centro do terreno e nao nas alas onde precisava de ser mais rapido.
27 Janeiro, 2016 at 10:40
Quem me desiludiu ontem foi o Matheus Pereira. Não terá ganho uma bola. Não me surpreende que não tenha entradado na ficha de jogo contra os castores. O Gelson entrou cheio de ganas e a dada altura parecia o líder da equipa. O futebol passava todo pelos seus pés. As entradas do Mané e do Podence trouxeram mais velocidade e imprevisibilidade ao nosso futebol. O Galgo e o Marvin na 1ª parte foram autênticos buracos. Todavia irei ser mais paciente com estes dois jogadores. Um ano sem jogar (no caso do Galgo) é muito complicado para um jogador. Tal como o JayJay afirmou: uma coisa são os treionos outra é a intensidade de um jogo. O André Martins, o Tanaka… enfim, deixa-me estar calado para não dizer asneiras. Ontem dei comigo a soltar umas caralhadas com o jogo do Montero (o que é raro). O Ewerton está sem ritmo. Pesado a saltar nas alturas. Lento como um caracol. O nosso guarda-redes esteve bem. Pareceu-me sóbrio, concentrado e frio em momentos apertados.
Uma observação: na minha opinião o autor do golo foi o Montero. A bola estava lá dentro. Fiquei com essa impressão com a repetição feita atrás da baliza.
SPOOOOOOOOOORTING!
27 Janeiro, 2016 at 10:42
Sinal mais para o Italiano. O Esgaio na 2ª parte lá conseguiu aparecer com alguma qualidade.
27 Janeiro, 2016 at 10:47
De uma forma geral, gostei da equipa. Foi competente e não cometeu os erros de Portimão. Ou melhor, o Besugo não cometeu os erros do Boeck e deu confiança à equipa para procurar a vitoria. Um erro do Jesus, que custou a eliminação da prova.
Schellloto é de alta cilindrada e esteve bem a atacar. Gostei.
O Jug é aquele tipo de redes pouco exuberante, mas eficaz.
(esqueçam lá os Mikas e os Sás)
27 Janeiro, 2016 at 10:55
E o q tb acho…grande pulmão ala a cima ala a baixo….se um dia tiver a equipa principal e o Scheloto acho q vão dizer q o homem afinal e bom…
Tem de se perceber o contexto….
27 Janeiro, 2016 at 12:22
Sinceramente não percebi as criticas de alguns tasqueiros.
Nota-se a milhas que o Schelloto é jogador para um grande.
Dá muita profundidade à equipa, tem uma passada invulgar, boa técnica e cruza razoavelmente. A extremo não tem grandes hipóteses, mas será sempre um lateral super ofensivo, como se quer no Sporting.
O Marvin também está a ganhar confiança. Bem melhor do quem em Portimão.
27 Janeiro, 2016 at 10:48
Estou deliciado a ver o spreadsheet da Doyen….
Só Mangala superava Rojo em % profit…. 314% em 31 meses!!!
Para Rojo estimavam 300% em 13 meses…
Resultados até 10 março de 2015 ou GRAND TOTAL como lhe chama o Lucas:
85 milhões!!!
Penso que não será preciso explicar a mais ninguém onde anda o dinheiro do futebol e o porquê de os clubes estarem falidos.
Saudações Leoninas
Ps: É simplesmente vergonhoso ver o nome do Sporting Clube de Portugal nesta “sheet”…
27 Janeiro, 2016 at 10:57
Alias a parceria do Porto está a ser muito bem sucedida a todos os niveis…
27 Janeiro, 2016 at 11:28
Onde ves isso?
Eu não consigo ver os doc’s no Football Leaks…
27 Janeiro, 2016 at 11:30
Afinal consigo… lol
27 Janeiro, 2016 at 11:29
https://footballleaks2015.wordpress.com/
27 Janeiro, 2016 at 11:31
Marvin Z é nome de músico (reggie?!) que casa com alguma “filha do destino”…
27 Janeiro, 2016 at 11:55
Bom dia.
Ontem só vi uma final da primeira parte a segunda parte completa.
Jogo longe de ser brilhante (aquele batatal também não dá para mais.. engraçado que o Benfica só foi lá uma vez e numa época do ano com pouca chuva).
Azbe Jug parece sereno (se calhar é uma qualidade intriseca nos guarda-redes eslovenos), gostaria que tivesse tido mais oportunidades para se mostrar, mas agora até ao fim da época deve ter poucas ou nenhumas oportunidades para tal. Fica para a próxima época.
Zeegelaar parece-me que, bem trabalhado, poderá dar um excelente lateral. Tem pulmão, velocidade, verticalidadem desarme.. terá que melhorar nos cruzamentos e em termos tácticos.
Gostei do Podence, agitou o jogo.
Espero que o Mané tenha as devidas oportunidades como 2º avançado. Poderá ser mais importante para a equipa do que o Montero em muitas situações.
Não entro nesse discurso do “estou a cagar-me para a Taça da Liga”. É uma competição onde o Sporting entra e por isso quero sempre vitórias. Mas se é importante dar descanso aos jogadores mais importantes, por mim será sempre nesta competição que isso ocorrerá.
Sábado é para ganhar. Desta vez não podemos entrar a pensar que o jogo se resolve mais tarde ou mais cedo. Temos que entrar como fizemos em Paços de Ferreira ou até mesmo como fizemos na 1ª volta do campeonato em Coimbra.
Eu quero o Sporting campeão!!
27 Janeiro, 2016 at 11:57
1º Não gosto da taça da liga desde que percebi que foi concebida para lampiões a ganharem! Se inicialmente já o achava, com o tempo reforcei a minha ideia! A taça da liga serve única e exclusivamente para dar minutos e ritmo aos mais utilizados e, no caso de um plantel curto dar minutos a jogadores da B!
2º Por causa do 1º ponto só vejo os jogos da taça da liga se forem em casa (e aí vou ao estádio) ou então se não tiver mesmo nada para fazer! Assim ontem acabei por não ver a primeira parte porque estava a trabalhar e apenas vi a segunda.
Tendo estes pontos por base acho muito bem as experiências que o JJ tem vindo a fazer! A consequência negativa de fazer experiências num modelo de jogo tão complexo como o do JJ é que a equipa fica muito perra e comete muitos erros! A consequência positiva é que há jogadores que ganham de facto ritmo e tempo de jogo…
Olhando para ontem o Mané apareceu muito bem ao contrário do apagão do Matheus! Nada de estranho! Todos nós que somos adeptos de um clube que forma jogadores em barda sabemos qual o maior problema dos miúdos…tão depressa estão em grande como têm apagões! A qualidade está lá mas são muito inconstantes! Achar que estes são diferentes de todos os outros é um erro! Mané quanto mais por dentro jogar melhor e mais perigoso é!
Gostei de ver o Esgaio ao meio! Muito muito inteligente no espaço, muito bem a cobrir os laterais nas subidas, muito simples de processos…claro que não é ainda nenhum Adrien nem nada que se pareça mas gostei de ver para inicio de “conversa” a meio campo! Hoje já me faz muito mais sentido o Esgaio ainda não ter sido emprestado…
Gostei da entrada do Podence…mostrou-se bastante à vontade no modelo do Sporting. Até algo surpreendentemente porque ele é jogador tendencialmente de ala mas com JJ tem de jogar muito por dentro…e deu bem conta do recado! Gostei de ver!
Gostei de ver o Aquilani…tinha claramente mais ritmo que os restantes e isso notou-se! Ele não se resignou à apatia e tentou sempre dar movimento ao jogo!
Curioso que os laterais pareceram muito mais fortes que nos primeiros jogos que fizeram…estão claramente a ganhar ritmo e a perceber melhor a equipa.
Confesso que tenho pena de a taça da Liga não ter mais e mais jogos! Eu gostava de ver estes jogadores a crescerem e a ganharem ritmo…mas para grande parte deles isso não vai acontecer! Agora temos só campeonato e por isso eles vão deixar de jogar…sendo que a equipa B não é solução porque estes jogadores precisam de jogar com JJ e de crescer com JJ! Não sei se não faria sentido os clubes tentarem um campeonato de reservas ou assim…que jogassem tipo a meio da semana ou assim com o treinador principal! Um mini-campeonato regional para não se gastar muito dinheiro…não sei…mas sinto desde o ano passado que há demasiados jogadores a deixarem um gostinho bom na taça da liga mas que depois não têm espaço para crescer a jogar…Agora que a 2ª divisão vai diminuir era interessante…acho eu! É que ainda por cima olhando para as equipas B dos grandes nota-se que há esse espaço…ou seja há muitos jogadores do plantel principal a precisar de jogar e que não o podem fazer na equipa B e na equipa B há muito jogador que não tem qualidade para ir a lado nenhum…
27 Janeiro, 2016 at 12:06
Como é que é possível passar uma época inteira sem cometer um erro que seja? Tem direito a 1 erro/mês.
Quanto ao Schelotto, está a subir de rendimento é um plus sério para a próxima temporada.
O “Bezugo” pareceu-me um Super Guarda-redes em stand-vai…não é possível avaliá-lo num jogo como o de ontem. Indicações deu mas, só boas. precisamos de o ver num jogo de taça com um Clube do meio da tabela para cima. Para já, tanto joga de pé direito como de esquerdo e pareceu-me completamente que não treme de frio em momentos quentes. Havemos de ver. Não arrisco um veredicto sem um teste de fogo real.
O Montero é um excelente jogador mas, precisa de outro avançado móvel ao lado. Acho-o ideal para um 4x4x2 em losango. O problema dele está dentro da cabeça dele.Nada que um bom psicólogo não resolva com facilidade. Se o Slimani carece de atenção individualizada, o Montero também mas, de uma natureza diferente.
O Carlos Mané tem de jogar mais. É do melhor material produzido na nossa fábrica de Alcochete. Começa a parecer-me um jogador mais maduro e mais completo, até tecnicamente o senti mais evoluído. Não pode estar parado, se JJ não conta com ele, gostaria de o ver uma época inteira no Estoril ou no Setúbal. Não se pode ter um jogador destes em banho-maria, é mau para o Clube e péssimo para o jogador. Até arriscaria emprestá-lo ao Braga, desde que fosse para jogar como titular. No Braga poderia fazer mais estragos aos gatunos e ao porco.
O Esgaio é um jogador em crescendo. Polivalente e Sportinguista até à medula. Gostei de o ver ontem a trinco e de o ver sair a jogar. Acho-o mais evoluído tecnicamente e mais maduro que na época passada. Fibra sei que tem, desde o momento em que o vi a lateral em casa do Chelsea numa altura em que dava os primeiros passos na equipe. Foi prematuro mas, foi importante para o futuro dele.
Custa-me perceber o porquê de Ryan Gauld estar completamente excluído das oportunidades. Acho que é um erro crasso não explorar aquele filão como deve ser.
Ryan ou Bruno Paulista? Um é o tipo de jogador de que Jesus não gosta, Ryan, se tivesse Leonardo Jardim como treinador, fazia-se um segundo Moutinho, para melhor. É um desperdício mantê-lo na B. Quem não se lembra do jogo dele em Guimarães, das vezes que o sonso o pôs a jogar na Equipe A, do jogo que fez em Belém? Eu lembro-me e não esqueço. Acho-o um jogador extraordinário e se o não o aproveitarmos havemos de torcer a orelhinha e não deitar sangue. Revolta-me o desperdício. Gostamos muito de dizer que Jesus aposta na formação, nem que seja para chatear a Lampionagem mas, o certo é que Jesus não usa todos os trunfos de que pode dispôr. O Bryan teria feito melhor figura ontem, ao lado de Aquilani, que o André Martins…Era uma alegria vê-lo jogar com o Wallison. Por favor, não queremos mais Wilsons Eduardos. Para asneirada da grossa, basta um. Wilson vai acabar a jogar no porco, já no próximo ano. Precisamos de um avançado mais, de um nível tal que fosse capaz de nos marcar golos a nós? Ora aí está: Wilson Eduardo… Se o Wilson não fosse da nossa “fábrica” havíamos de o querer, depois de dois jogos com o Braga. Também não quero mais Hugos Vianas.
Gostei do “Marvin”. Temos homem, melhora de jogo para jogo. É dos que aprendem depressa. Será por ter sido formado numa boa “Academia”? Gostei do Aquilani, está em crescendo. A próxima época dele vai ser excelente.
Gosto muito do Tanaka mas, afinal todos gostamos dele pela simpatia e pelo profissionalismo. Dá sempre o litro mas, não tem caixa de ferramentas…
O andré Martins está “amarrado”. Deixêmo-lo partir, para bem dele. Um jogador da qualidade que tem, do seu estatuto moral e Sportinguista do coração, um super elemento no balneário, merece ter um futuro ainda que jamais possa ser brilhante. No banco não tem futuro nenhum. Ryan ao banco!
Podence, não sabe jogar mal. Ele, Gelson e Mané mudaram o jogo.
27 Janeiro, 2016 at 21:03
Só quero dizer que por muito bem que jogássemos e por muitos ganhássemos, os azeiteiros amarelos aka orcs C (o belém é o B, o tondela é o D) iriam sempre fazer de modo a eliminar-nos.
Urge rifar quem não está lá a fazer nada e emprestar quem tem valor mas não tem lugar. Espero que Mané continue no Sporting, gostei das estreias oficiais de Jug e Podence, acho que este jogo assinalou o fim da linha de Boeck, Martins e Tanaka no Nosso Grande Amor. Nunca mais é Sábado…