O actual Primeiro-ministro, Nuno de Orvalho, em entrevista recente a uma estação de televisão, denunciou uma prática habitual do anterior Governo PSD/CDS. Soube Nuno de Orvalho que durante os quatro anos da legislatura anterior, sempre que um diploma aprovado pelo PSD/CDS era enviado para o Tribunal Constitucional, para que procedesse à verificação da sua conformidade com a Constituição, o Governo enviava a cada um dos 13 juízes e restante staff do Palácio Ratton algumas lembranças.

Soube Nuno de Orvalho que eram enviados para os juízes e demais funcionários uma placa de prata comemorativa de uma qualquer personalidade histórica portuguesa, bem como um vale para visitar as sedes do PSD e do CDS e um vale para jantar num dos restaurantes do José Avillez. Nos quatro anos de legislatura PSD/CDS, nenhuma lei foi chumbada pelo TC.

O Governo PS, liderado por Nuno de Orvalho, perante estes factos, exigiu que se iniciasse uma investigação aos mesmos. Enquanto decorria essa investigação, o ex-juiz do TC, Márcio Pereira, que havido saído no final da legislatura e que votou vencido numa das decisões que apreciou um diploma aprovado pelo PSD/CDS, deu uma entrevista a um jornal espanhol na qual desmentiu que tivesse abandonado o cargo de juiz por razões pessoais. Revelou ainda que sofreu pressões por parte do Presidente do TC, Igor Ferreira, para que decidisse em favor do Governo PSD/CDS.

Os 13 juízes e restantes funcionários, num total de 142 pessoas, declararam não ter existido corrupção. O caso foi arquivado. Qualquer semelhança com o futebol, é pura coincidência.

ESCRITO POR Duarte
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]