Se estão recordados, há uns tempos escrevi um texto com o título “Sistema 2.0” onde desmontei o novo Sistema que domina o futebol em Portugal. Este texto acaba por não ser muito diferente desse, contendo apenas algumas alterações e actualizações. Porque o Sistema não dorme, reinventa-se e, praticamente todos os dias, surgem situações bizarras no futebol onde se envia para o fundo do poço toda e qualquer ideia de competição justa. Todas essas situações têm um denominador comum: o benefício do clube do Sistema e o prejuízo dos que o tentam enfrentar seja nas instâncias federativas ou dentro do campo.
A arbitragem em Portugal encontra-se, neste momento, no seu ponto mais baixo desde o Apito Dourado. E só sou capaz de fazer a distinção com o Apito Dourado porque neste caso houve condenações (embora demasiado leves). Em termos de qualidade dos árbitros, da sua honestidade (ou falta dela) e da sua personalidade para apitar jogos não tenho dúvidas: estamos mesmo muito pior. E atenção, um árbitro não é apenas um dos 4 elementos responsáveis por apitar um jogo de futebol, é todo o agente desportivo ou institucional que tem a responsabilidade de arbitrar ou seja, ajuizar situações que envolvam os clubes e decidir justamente conforme os regulamentos.
Há razões para esta crise e passo a enumerar:
1) Impunidade criada pelo Apito Dourado
O Apito Dourado, mesmo tendo produzido condenações a nível desportivo, criou um sentimento de impunidade e todos sabem disso, sejam eles árbitros ou dirigentes. Hoje, é mais fácil ser corrupto embora o tipo de corrupção tenha sofrido um upgrade o que que torna cada vez mais difícil prová-la. Se antes se aliciava com prostitutas e viagens, hoje alicia-se com emprego e com promoções de carreira
2) Sistema de carreiras dos árbitros
Hoje, é muito fácil chegar a árbitro do primeiro escalão, sobretudo se obedecer determinadas “directrizes”. Não faz qualquer sentido um árbitro como o Fábio Veríssimo chegar a internacional sem ter feito um único jogo no principal escalão. Não sei se é o único nestas condições mas a verdade é que, de repente, começámos a ver uma série de novos juízes como o que referi, o Tiago Martins ou o Luís Ferreira a apitarem jogos da Primeira Liga e, imagine-se, jogos importantes como a eliminatória da Taça em Braga ou o jogo do Sporting com o Tondela. Obviamente que estes árbitros não têm a experiência suficiente para estas andanças mas a verdade é que cá andam e apitam jogos importantes. E há um padrão: se olharmos para as carreiras desta nova vaga de árbitros verificamos que antes de chegarem à Primeira Liga andaram a “espalhar classe” na Segunda e no CNS. E no caso da Segunda Liga, com as equipas B dos grandes, existe um padrão que se mantém agora que estão no maior escalão. As tais “directrizes”. Diria que esta nova vaga de árbitros fez o seu derradeiro teste na Segunda Liga, e como passaram com distinção, subiram. Isto seria perfeitamente normal se o teste se baseasse nos seus méritos. Aqui o “teste” não é mais do que beneficiar a equipa B do clube do Sistema e prejudicar os seus rivais. Porque é preciso, desde bem cedo, deixar bem claro que há claras vantagens para os árbitros se seguirem as tais “directrizes”. Uma espécie de aquecimento para o que lhes espera no principal escalão.
3) Observadores
O observador é uma peça chave na nova corrupção porque é ele que valida a estratégia montada. Ninguém sabe quem são, ninguém sabe como são escolhidos e ninguém sabe as avaliações que dão. Está aqui uma enorme zona cinzenta para a desonestidade. Reparem, estamos a falar de pessoas que têm o emprego dos árbitros nas mãos. As suas avaliações influenciam directamente o futuro de um árbitro. Talvez por isto é que um inexperiente Fábio Veríssimo chega a internacional num piscar de olhos e um dos bons árbitros como o Marco Ferreira teve de se reformar por ter sido despromovido. Ora, se ninguém sabe de nada, que garantias é que as pessoas têm de que as avaliações são honestas? Nenhumas. A falta de transparência na observação e avaliação dos desempenhos dos árbitros é o maior convite para a corrupção. E é de uma tremenda ingenuidade pensar que em Portugal, pátria de Camões mas também do Apito Dourado e do Calabote, que todo este obscurantismo não gera oportunidades de aliciamento ou corrupção. Ou que essas oportunidades não estão a ser exploradas por quem manda no Sistema.
4) Liderança
Vítor Pereira é o líder da arbitragem e ainda não lhe ouvimos uma palavra sobre o que se está a passar e que levou a que Portugal não tenha sequer um árbitro no próximo Europeu. Parece claro que nem a Uefa confia na arbitragem portuguesa e o maior responsável é ele. Estamos a falar de um indivíduo que tem as piores características que um líder pode ter. Não assume responsabilidades, é parcial, não defende os árbitros e deixa os melhores queimarem em lume brando em detrimento de outros que ainda têm tudo a provar. Por causa de Vítor Pereira já perdemos Pedro Henriques e Marco Ferreira que, na minha opinião, eram do melhor que tínhamos e que apenas tinham um grande defeito: eram independentes (leia-se, não seguiam as dirctrizes). Estamos a falar de dois árbitros que tecnicamente eram bons, beneficiavam o jogo com um critério largo e acabaram “excomungados” por intervenção directa do clube do Sistema. É incrível como os Veríssimos, os Ferreiras, os Santos, os Capelas e os Motas por cá vão ficando e os que falei tiveram de abandonar. Porque é que isto acontece? Porque uma ferramenta importante do Sistema são as nomeações. E quando todo o sistema de nomeações é baseado na premissa “os melhores árbitros para os melhores jogos” e depois vemos que é raro ver um internacional a apitar um jogo do Sporting ou mesmo do Porto, verificamos que as nomeações servem dois objectivos: o primeiro é não expor em demasia os melhores árbitros, o segundo é promover esta nova vaga ávida de demonstrar que foi bem ensinada.
5) Corrupção
Com tantos problemas e tanto terreno para a impunidade, é óbvio que tinha de haver corrupção. Mas é uma corrupção muito sofisticada embora, bastante fácil de desmontar. Quem é que corrompe? O Benfica. Quem é o alvo da corrupção? Vítor Pereira. O que é oferecido? Poder. Quanto a dinheiro ou outros benefícios, parece-me que não, tendo em conta o facto do Apito Dourado ainda ser muito recente. Mas também nem era preciso já que poder é e sempre será a melhor commodity do futebol portugués. Quem o tem controla outros, mantém um cargo importante e acalenta o sonho de subir na pirâmide. Portanto, o Benfica oferece o seu apoio e de todos os clubes e instituições que lhe prestam vassalagem para o manter no cargo. O VP faz o resto. E o que é o resto? Controlar os observadores e os árbitros instruindo-os para apitar e a avaliar de determinada forma. E como as avaliações são confidenciais e só o dito é que tem acesso, a recompensa ou o castigo é feita por critérios definidos por si e mantidos na penumbra até, no final da época, subitamente aparecer uma lista de promoções e despromoções incompreensível para o senso-comum. Depois, o medo dos árbitros faz o resto. Medo de perder um emprego muito bem remunerado numa altura de crise e medo de ir contra um Sistema que, no fundo, fez deles aquilo que eles são hoje. Ao mesmo tempo, o clube do Sistema vai dando uns “miminhos” a todos os intervenientes dos jogos (4 jantares de luxo entregues a árbitros, delegados e observadores em todos os jogos que participa) apenas para reforçar a instrução de Vítor Pereira.
Para alguns, creio que uma minoria, já que tudo isto é visível e desmonstável por qualquer criança que ande atento ao futebol português, é capaz de surgir agora um pensamento do tipo “Eh, lá! Grande teoria da conspiração que para aí vai!”. Será? Os factos dizem o contrário:
1) Vítor Pereira tem o apoio público do Benfica a ponto de ter dado uma entrevista que bem podia ter sido dada pelo seu presidente. E já nem sequer tentam esconder esta promiscuidade. Já no passado, numa das raríssimas aparições públicas do dito, foi para justificar erros e fazer “mea culpa” sobre arbitragens que envolveram o clube do Sistema. Em mais nenhuma ocasião fez o mesmo com qualquer outro clube.
2) O Benfica, durante pelo menos 2 anos, ofereceu jantares a árbitros, delegados e observadores num pack que ultrapassa, em valor máximo possível, os limites impostos pela Fifa. Tudo isto foi escondido ou mantido em segredo até BdC denunciar em directo na televisão. Este facto foi ocultado dos relatórios dos árbitros durante este tempo todo.
3) Olhando para este ano apenas, o Benfica é o único clube da Primeira Liga ao qual não foi assinalado um penalty ou mostrado um cartão vermelho durante 19 jogos do campeonato. Por exemplo, o líder do campeonato já teve 2 expulsões e, salvo erro, 4 penaltys contra. E se juntarmos o ano anterior, estamos a falar de quase um ano inteiro civil sem assinalar penaltys contra o clube do Sistema.
4) Marco Ferreira acusou publicamente Vítor Pereira de pressão aos árbitros, incluindo a ele próprio antes dos jogos contra o Benfica antes de ser despromovido. Depois de o ser, deu uma entrevista a reforçar essas denúncias. Nenhum árbitro veio desmentir.
5) O próprio Marco Ferreira foi um dos raros árbitros que no ano passado assinalou penaltys e/ou expulsões contra o Benfica motivando um linchamento público do clube do Sistema ao mesmo. Acabou despromovido e teve de abandonar a arbitragem.
6) As únicas avaliações de árbitros conhecidas esta época foram apenas em 4 jogos. Três do Sporting e um do Porto. Em todos eles foram especificados os lances que motivaram a má nota e todos esses lances representaram um benefício para os dois rivais do clube do Sistema. Outros lances dos mesmos jogos que prejudicaram os mesmos não foram sequer mencionados. (eis o papel do observador). Por exemplo, no Sporting- Tondela, o árbitro teve nota negativa não pelo lance do penalty e expulsão de Rui Patrício ou pela dualidade de critérios que demonstrous mas, imagine-se, por ter assinalado erradamente um penalty a favor do Sporting e corrigindo a decisão após indicação do assistente. Ou seja, errar e corrigir o erro no momento é mais penalizador do que errar e seguir em frente, desde que o objectivo seja cumprido: demonstrar que se na dúvida o Sporting for beneficiado, a cabeça do árbitro é decepada no relatório do observador. Em mais nenhum outro jogo foi divulgada a nota do árbitro, em particular o Guimarães-Benfica, um dos jogos mais polémicos desta temporada e que resultou num benefício escandaloso do clube do Sistema.
7) A maioria dos clubes da Liga votou a favor do sorteio, o que condicionaria em grande parte o poder de Vítor Pereira. A vontade da maioria não foi respeitada porque a FPF não ratificou a decisão e VP manteve intactos os seus poderes.
8) O resultado prático de toda a influência exercida, ao nível da disciplina, visível neste link (O meu agradecimento ao Mister do Café)
Mas a influência do Benfica não começa nem acaba na arbitragem em campo. Esse é apenas um dos braços do Sistema. O outro, quiçá mais importante, são os órgãos de disciplina. Reparem que no mesmo dia em que se instaura um processo ao Slimani a pedido do clube do Sistema, processo esse que é aberto através de uma situação sem precedentes (nas competições da FPF não estão previstos processos sumaríssimos), o Conselho de Disciplina arquiva o processo do Kit Cortesia. Já a participação do Sporting relativa a agressões dos jogadores do Benfica no mesmo jogo foi arquivada de imediato. Já não se trata de desconfiar de coincidências, já se ultrapassou há muito essa fase. Neste caso específico, o CD abriu um precedente. Veremos se vai ser coerente no futuro.
Portanto, se antes era oficioso, agora tornou-se oficial:
O BENFICA É O DONO DO NOVO SISTEMA, CONTROLA TODOS OS ÓRGÃOS ARBITRAIS DO FUTEBOL EM PORTUGAL E UTILIZA-OS PARA RETIRAR VANTAGENS DENTRO E FORA DO CAMPO.
Para terminar, tenho de deixar uma mensagem a todo o adepto benfiquista que se digne a ler este texto. Eles reclamam para si a denúncia do Apito Dourado, numa altura em que ainda nem haviam escutas no youtube. Todos sabemos que a denúncia partiu de Dias da Cunha mas até dou de barato o facto de terem dado continuidade à luta que o Sporting iniciou e, justiça lhes seja feita, de forma muito mais eficaz. Não me causa espécie nenhuma reclamarem esses louros. A pergunta que deixo no ar é simples: que factos, situações, ocorrências, incidências, etc..é que eles tinham ao seu dispor para darem seguimento à dura batalha do Apito Dourado? Não faço ideia, mas suponho que se tenha baseado fundamentalmente nas arbitragens dentro do terreno de jogo em benefício do Porto e em prejuízo dos seus rivais. Suponho que nessa altura repito, ainda sem escutas disponíveis, não existiam provas concretas de corrupção. Pois bem, o padrão repete-se. Tudo aquilo que o Benfica combateu no passado está a acontecer agora com factos e indìcios muito, mas muito mais evidentes. Aliás, já não são apenas “indícios”. É factual e unanimemente aceite pela imprensa e restante comunidade futebolística que o Benfica controla os órgãos de decisão do futebol português. Porque raio é que o Sporting (ou qualquer outro clube) não pode combater isto? Porque agora é o Benfica que está no poder? Porque é que a luta de há 10 anos era necessária e esta já não é? Porque é o Sporting que a faz? Que gozem enquanto podem. Mas que nunca se esqueçam do seguinte: aqueles que, outrora, conseguiram derrubar um Sistema, também eles podem cair. Nenhum Sistema corrupto perdura na eternidade. A sua queda é uma inevitabilidade.
PS: O novo argumento do clube do Sistema vai ser dizer que tudo foi arquivado. E é precisamente aqui que lhes cai a máscara. Porque os mesmos órgãos que criticavam antes acusando-os de parcialidade e até de corrupção são os mesmos que hoje defendem para justificar o arquivamento dos processos. Subitamente, o futebol português está limpo, os órgãos são todos isentos e devemos todos confiar nas suas decisões. E é aqui que percebemos todos que, efectivamente, o Sistema mudou de mãos.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
29 Janeiro, 2016 at 17:15
Eu já começo a dar uma certa razão ao Tadeu, esta merda só vai lá com mocada!
29 Janeiro, 2016 at 17:25
Não concordo Fito. Isto vai lá é com estádios cheios e vitórias categóricas!
Somos o Sporting chiça!
29 Janeiro, 2016 at 17:28
Estava a ser irónico, a violência é a força dos ignorantes 😉
Mas que temos um Evereste pela frente temos!
29 Janeiro, 2016 at 17:30
Temos que limpar esta porcaria sem duvida. Mas a limpeza vai demorar anos. E queremos ser campeões este ano! Só lá vamos com união de todos. Desde o balneário até às bancadas.
29 Janeiro, 2016 at 18:04
a violência é a força …contra ….os ignorantes!
Assim é que está correcto!
O meu lema de vida é “Love all your enemies”.
Mas às vezes nas nossas vidas temos de dar uma palmada a quem nunca a levou!
29 Janeiro, 2016 at 18:13
O que vence os ignorantes não é a violência, aí és tão ignorante quanto eles, mas com a razão que se procura com inteligência.
Mas a inteligência também não está ao alcance de todos. O vitor pereira é um exemplo disso mesmo, ou o proença que mesmo sem dois dentes nunca deixou de ser ignorante.
29 Janeiro, 2016 at 18:15
Tem alturas que eu gostava de ter 5 minutos a sós de ignorância com estes srs. da arbitragem…
É dificil ser moderado face a tão grande corrupção, mas como disse o Sá, ela está tao visivel que inevitavelmente irá cair.
Fight and Resist
Sábado casa cheia para receber a Académica, entrega a 200%, 3 golos de Slimani e mais importante, + 3 pontos na bagagem
29 Janeiro, 2016 at 18:35
O ditado é assim: “A violência é o último recurso da incompetência”.
Mas dá tanta vontade de ver aquela manada a levar no focinho ….
29 Janeiro, 2016 at 17:16
E já agora o árbitro Piscarreta, o minino que apitou o jogo do boifica contra o Moreirense para a Taça da Carica, foi na última 2ª-Feira elogiado em directo pelo Pedro Morsa Guerra. O que é engraçado é que Ken do Apito, tratou logo de resolver esse jogo ao assinalar um penalty inexistente. Já agora, o Morsa até salivava a falar do minino Piscarreta. Agora acredito mesmo que o Morsa seja um maricas. E o Piscarreta é uma espécie de Renato Seabra. Tudo em nome de uma carreira sempre em ascensão.
29 Janeiro, 2016 at 19:53
Já não foi a primeira vez, DeFran.
Mais um que andou a ‘espalhar classe’ pela 2ª Liga.
29 Janeiro, 2016 at 17:33
Brilhante, Sá. Brilhante.
SL.
29 Janeiro, 2016 at 19:37
Faço minhas as tuas palavras.
29 Janeiro, 2016 at 17:34
Neste momento, contamos por uma mão, o numero de arbitros onde se pode dizer que houve erro de avaliação. Curiosamente todos eles recebem más notas poe alegadamente cometerrem erros que nos favorecem.
29 Janeiro, 2016 at 17:35
Belo artigo: está aí tudo
29 Janeiro, 2016 at 17:39
Piscarreta é amigo de Luís Ferreira, árbitro que teve a arbitragem que sabemos contra o Tondela.
Em relação a este texto do Sá, que aborda várias questões pertinentes, talvez seja interessante também centrar a nossa atenção nos seguintes factos:
– observadores: agente chave no sistema. Quem são (muitos deles nem árbitros foram ou foram árbitros medíocres), qual o histórico deles e quem os avalia a eles próprios? Só temos uma visão muito parcial disto porque as notas continuam a não ser publicadas, exceto os casos em que se quer deliberadamente deixar uma mensagem pública aos demais, correspondendo aos jogos em que o Sporting ganha e as notas negativas são públicas para influenciarem os que a seguir arbitrarem o nosso clube. Aliás temos agora árbitros de baixa (e são vários) porque provavelmente temem que o Sporting ganhe em jogos que tenham de arbitrar a nossa equipa. E aí já sabem o que os espera…
– se o caso do Slimani foi admitido e ignorado tudo o resto, espero que a partir de agora todos os sportinguistas e o Sporting em particular, faça o visionamento a pente fino dos jogos do Carnide e que se proceda de imediato queixa de qualquer agressão dos jogadores desta agremiação de malfeitores, para que se abra processo semelhante. Abriu-se um precedente e há que expor as incoerências
– a seleção natural de árbitros ocorre de facto de acordo com o critério de serviços prestados à causa lampiã e inversamente é apreciada a forma como prejudicam o Sporting. Não foi à toa que tivemos recentemente uma arbitragem deplorável no Feirense – Sporting B de um árbitro nojento que expulsou jogadores do Sporting e que será a breve trecho internacional. Carlos Xistra faz uma arbitragem deplorável em Guimarães, beneficiando o Carnide de forma indecorosa, depois de certamente ter sido avisado que corria o risco de ter o mesmo destino de Marco Ferreira até porque nos jogos em que arbitrou o Sporting, para azar dele, a nossa equipa ganhou. E Xistra, seguiu o guião à risca. O ano passado Marco Ferreira, não fez o mesmo em Vila do Conde, local onde o Carnide perdeu e teve o destino que se sabe…
– não nos iludamos: Vítor Pereira é um dos nossos principais inimigos a abater. Enquanto continuar no lugar em que está e a prestar inestimáveis serviços aos lampiões, será muito complicado para nós.
Vítor Pereira tem de sair e ser descredibilizado. Vá-se buscar novamente Marco Ferreira, agite-se para ver se “cai” mais alguma informação que o comprometa, arranje-se testemunhas que o incriminem (existirão árbitros ou ex-árbitros que poderão de certeza ajudar), mas ele tem mesmo de ir borda fora.
O Sporting tem de fazer tudo ao seu alcance para que os relatórios / notas dos observadores sejam públicas. Temos de acabar com o anomimato que os protege bem como as suas malfeitorias.
Não nos podemos resignar. É nestes palcos que se joga muito do desenho final da classificação. Não podemos continuar a papar estes abusos e a ser fatalistas. Estes fdp só nos farão o que querem se deixarmos.
29 Janeiro, 2016 at 17:39
Grande bacalhau, Sá.
Festejar em Maio no Marquês (inshallah) nunca será tão saboroso, vamos interpretar estas manobras obscuras como um favor que nos estão a fazer, toque de união e prazer redobrado na vitória do Enorme.
29 Janeiro, 2016 at 17:42
Já agora, aproveitar para mandar dar os Parabéns ao tasqueiro Diogo Carvalho, sempre um prazer ler os comentários desse ilustre.
SL
29 Janeiro, 2016 at 17:50
Parabéns pelo excelente trabalho. Basta ouvir o que se diz por esse país fora, excepção feita aos lampiões mais fanáticos, para se perceber que o sistema entrou na fase de apodrecimento, tal o descaramento e arrogância que exibe. Mas o Sporting tem que assumir uma posição forte. Não sei qual a melhor mas está na hora de dizer basta e abanar a árvore para que todos os macacos caiam com estrondo. O núcleo Sportinguista da A República já tomou posição pública mas seria bom que houvesse um movimento com coordenação central, objectivos e estratégia bem definida para que os esforços converjam e não se anulem por falta de direcção efectiva.
29 Janeiro, 2016 at 17:54
Excelente artigo, que explica claramente o que se passa no podre futebol português. Espero que isto tenha o efeito necessário para nos unir e redobrar esforços na conquista do título!
29 Janeiro, 2016 at 18:07
Quanto ao artigo do Sá… já o partilhei no meu facebook. e tu?
29 Janeiro, 2016 at 18:26
Eu muito sou apologista da justiça árabe (embora não me identifique com a ideologia dos talibãs)!
não vai bem vai a mal!
Umas bombas com a gente certa dentro da FPF e boom com os fdp todos lá dentro!
29 Janeiro, 2016 at 18:28
Foda-se somos 3,5 milhões!
é assim tão difícil ir com esta merda para a frente?!
29 Janeiro, 2016 at 18:27
Foram 30 anos de sistema by pintinho
Foram 10 anos de sistema by orelhas
Durante 40 anos andamos sempre atrás e é contra isto que Bruno de Carvalho e restante direção têm lutado durante 2,5 anos
Muito tem sido feito, mas recuperar 40 anos perdidos, não se faz em 2
#PrayForGuedes
#QuemÉcarrillo?
#EuQueroOSportingCampeão
Eles que continuem a comprar extremos e guarda redes para nos tentar fazer cocegas…
a fruta vai em 10 guarda redes entre equipa a e b, o carnide vai em 16 extremos…continuem
29 Janeiro, 2016 at 18:30
para recuperar isto em apenas um dia é facil:
justiça árabe (embora não me identifique com a ideologia dos talibãs)!
não vai bem vai a mal!
Umas bombas com a gente certa dentro da FPF e boom com os fdp todos lá dentro!
29 Janeiro, 2016 at 18:31
Se for preciso fazer angariação de dinheiro para fazer explodir um árabe eu colaboro bem!
29 Janeiro, 2016 at 18:32
Excelente artigo, denúncia com factos e deixa no ar algumas interrogações muito pertinentes, ( quem são os observadores? Onde e quem os nomeiam? Quantos são e quanto custam?)
A cama que fizeram ao Marco Ferreira, já tem destinatário, Jorge de Sousa.
As alegadas lesões e doencas de OITO árbitros, tem de certeza, causas ligadas à óptima liderança do VP….
Ainda é capaz de aparecer algum “jornaleiro” ou paineleiro, a dizer que é uma forma de o Sporting pressionar os árbitros.
O sistema agora virou estrutura lampiónica.
Não vão conseguir travar o nosso caminho do título.
Contra tudo e contra todos, quero o SPORTING CAMPEÃO!
29 Janeiro, 2016 at 18:33
Alguém sabe alguma coisa do Teo? Se fica? Vamos comprar um novo avançado?Imperativo pensar nesta questão ate ao fecho do mercado.
29 Janeiro, 2016 at 18:40
O Teo vai ficar…
O Mané vai ficar…
Linha avançada do Sporting
Slimani e Ruiz
Suplentes
Teo e Mané
E ainda lá ficas com Montero e Tanaka
29 Janeiro, 2016 at 18:34
No mais tabaco avançam 4M de prémio de assinatura para o nº18 da porta 18…lol
Se o vencimento de 5M época for verdade…ah granda orelhas
O dinheiro da nOs por este andar acaba para o ano
29 Janeiro, 2016 at 18:42
O mal está que ele devia andar a treinar no estádio de alvalade aberto e aí já não tinha tempo para assinar…
Assim goza, ganha e passeia….
Não consigo entender BDC neste dossier! não dá mesmo para entender!
29 Janeiro, 2016 at 18:42
E falta aí colocar o que recebeu o empresário… uma maquia interessante certamente. A brincadeira não foi menos de 10 M, fora o que vai receber em salário anual (4-5 M). Mesmo assim menos que alguns que eles têm comprado … esperemos que se ferrem eles e a vaca peruana
29 Janeiro, 2016 at 19:44
E não se esqueçam do que têm de repôr ao pintinho pelo avanço que ele já tinha dado. Provavelmente 10 M é pouco para tudo.
29 Janeiro, 2016 at 20:18
Mais o pagamento ao Sporting dos direitos de formacao…
29 Janeiro, 2016 at 18:42
4 milhões de prémio de assinatura, mas estás-te a esquecer das “comissões” da praxe para o agente…
Quanto aos 5 milhões… eheheheheh!
Afinal o cornillo até é um gajo bem fixe – não é qualquer um que vai encavar o Carnide desta maneira. Ao pé dele…. o Tabarato… até EStábarato 🙂
29 Janeiro, 2016 at 18:44
Está tudo aqui. É isto e mais nada.
29 Janeiro, 2016 at 18:47
E agora para algo completamente diferente: futebol jogado, algo que para os lados de Carnide é mesmo muito pobre.
Jefferson não vai a jogo. Boa oportunidade para Marvin.
Rúben Semedo será convocado, Jesus diz que acredita muito no rapaz. Nós também, mister.
29 Janeiro, 2016 at 19:00
Momento do dia na conferência de imprensa:
Pergunta do jornalista:
O Presidente do Sporting, afirmou que existe uma campanha concertada, em fazer crer que os jogadores do Sporting são violentos, concorda?
Resposta de JJ: Subscrevo tudo o que Presidente disse, ponto.
5 segundos de silencio na sala, como que a dizer…foda-se, já nos lixaste a manchete de amanha
29 Janeiro, 2016 at 19:00
Ya ahahahah reparei tambem ahahah chupem cabrões
29 Janeiro, 2016 at 19:00
Segundo fonte oficial do estado lampianico ninguem assinou nada com carrillo.
29 Janeiro, 2016 at 19:03
então quer dizer que já assinaram …lol
ficaram com latão a pensar que é ouro
29 Janeiro, 2016 at 19:06
Não sejas assim, naqueles lados so trabalham pessoas honestas!!!! Ou nao 😀
29 Janeiro, 2016 at 19:09
Se são 5 milhões de prémio + 4 milhões por ano… acho que, sim! Eu quero o cornillo no carnide!
29 Janeiro, 2016 at 19:42
Não se pode fechar o fosso com o carrillo lá dentro???
Isso é que era.
29 Janeiro, 2016 at 19:30
Excelente artigo, Sá.
Eu só substituiria o “clube do Sistema” pelo “clube do Regime”, o que estenderia a análise a outras paragens:
– Onde é que estão os estudos que comprovam o aumento do PIB português pela vitória lampiã da época passada, tese propalada por membros do Governo anterior?
– O que leva Marques Mendes a pressionar Fernando Santos a levar Renato Sanchez a França?
– Ou o ministro da economia do anterior Governo a exigir ao Sporting o pagamento de uma indemnização a um funcionário?
– Quem é o secretário do desporto do actual Governo?
– Os lampiões mais empedernidos – Bagão Felix, Rui Gomes da Silva – antigos ministros.
– E quantos juízes e jurados terão no bolso? A ponto de assustarem JJ. Aliás, porquê uma estratégia tão descaradamente estúpida?
– E PSPs ou PJs? Porque é que tão tarde se soube da porta 18? A tempo de dizer que se tratava de um EX funcionário?
– E as dívidas escondidas no Novo Banco?
O Merdafica lembra a série do Padrinho. E a operação Apito Dourado serviu para arrebanharem muita gente para uma estrutura que é um polvo. As ligações políticas, jurídicas, judiciais, económicas e financeiras são mais que muitas.
A forma como justificam para si mesmo as patifarias que cometem? “Too big to fail” e seguem contentinhos num país que julgam de bananas. Na verdade, uma República de Bananas que comem gelados com a testa, Banana Split Style.
29 Janeiro, 2016 at 19:30
O Carrillo é como os malmequeres, um dia é uma coisa outra dia é outra.
Carrillo já teve à frente dele, numa mesa e com a caneta à frente (o que quer dizer que já tinha tudo apalavrado e alinhado ), para além da nossa proposta de renovação, 5 contratos de países e clubes diferentes. Por quantos assinou?! Pois….só ele sabe ou não. Mas eu queria muito que ele fosse para carnide um clube cheio de avançados – nos últimos dias têm chegado, ao seixal, contentores com origem nos blacãs – onde os extremos/avançados têm obrigatoriamente que defender (estão a ver o carrillo a defender ou a ser ensinado a tal naquela agremiação?).
29 Janeiro, 2016 at 20:08
Pavel, só uma pergunta:
O treinador do porco internacional pelo país dele que não Portugal, e que nunca jogou/treinou num dos 3 grandes é o que vem a seguir ao Peseiro?
29 Janeiro, 2016 at 20:15
Falas, falas, mas garanto-te, agora, que lito tinha assinado contrato com o porco, embora fosse “emprestado” a outra equipa. Tens que estar atento ao mundo em teu redor. SL
29 Janeiro, 2016 at 19:51
Desculpem lá, mas ninguém estranha 7 arbitros com problemas físicos!!
Ou serão estes que não querem entrar na merda que aí vem?
29 Janeiro, 2016 at 20:01
Não são sete, são oito, hoje foi mais um
29 Janeiro, 2016 at 20:04
Estranha forma de greve
29 Janeiro, 2016 at 20:16
E ainda não levaram nos cornos, como merecem…
Imaginem depois!
29 Janeiro, 2016 at 19:58
Sá, é isto e mais ainda!
O que se passa neste momento no futebol português não tem precedentes e nem em Itália a máfia é tão mafiosa.
Isto só nos vem unir mais e reforçar a confiança, união e entrega da nossa equipa.
Juntos somos mais fortes, unidos podemos ser invencíveis.
Nós queremos o Sporting campeão!
Amanhã vou lá estar! E vocês?
29 Janeiro, 2016 at 20:01
alguém do basquete leonino por aqui?
que acham da jogadora Adaora Elonu (internacional pela nigeria)?
temos músculo financeiro ou isto é tudo muito amador e a ideia de a tentar contratar é uma ideia parva?
vai abandonar a equipa actual por salários em atraso, seria a segunda vez na carreira que sai de um clube por salários em atraso.
29 Janeiro, 2016 at 20:03
O PdC também precisa de desviar as atenções do Oporto e por isso dá-lhe jeito acicatar a “guerra” entre o Sporting e o carnide. Os fruteiros jogam amanhã no Estoril, onde nos últimos anos não têm tido bons resultados. Com cinco pontos de atraso, um mau resultado é era o fim da luta pelo título e o Peseiro ficava marcado.
29 Janeiro, 2016 at 20:06
BTV, perdão, TVI24: “Carrillo já não foge.”
O Carrillo quis vingar-se do Sporting (não sei qual a razão de queixa dele), pois espero que o Sporting se vingue dele como bem entender. Que lhe doa bem.
29 Janeiro, 2016 at 21:31
Que tal criar um prize money para o jogador da equipa B que lhe partir uma perna?
29 Janeiro, 2016 at 20:15
Este artigo espelha todos os pontos sobre os quais eu escreveria.
Muito bem o não esquecimento sobre o sentimento de impunidade que o caso “Apito Dourado” deixou em Portugal, não podemos esquecer este ponto.
Em relação à área cinzenta em que os observadores estão, basta dizer isto, muitos deles são sócios do Boifica e deslocam-se ao Estádio da Luz para verem jogos. É este tipo de escumalha que dá notas negativas aos árbitros que arbitram o Sporting e dá positivas aos que não marcam penaltis ao Boifica.
Em relação a formas de manifestação ou luta existe uma que se fosse posta em prática poderia causar consequências sabe-se lá de que dimensão. Manifestação à porta da federação, mas não num dia qualquer, escolhia-se um dia da semana em que o Sporting jogasse em Alvalade, e depois do jogo 30 a 40 mil pessoas marchariam a pé até ao prédio. Sócios, adeptos e claques, tudo a marchar em direcção ao prédio da escumalha corrupta.
29 Janeiro, 2016 at 21:18
Ora muito bem! Excelente ideia!
29 Janeiro, 2016 at 20:40
É verdade que o Sporting está a ser torpedeado pela maior parte (senão por todas…) as intancias do futebol português…
Só não vê quem não quer…
Alguns dos companheiros da Tasca, vem dando aqui e ali, opiniões de que isto tudo só mudará…
Se houver por aí “um ou vários valentes” que “ofereçam” a um árbitro qualquer…”um voucher” para trocar de dentes por aí algures …num qualquer dentista aderente…
Pessoalmente já várias vezes por aqui deixei as minhas opiniões absolutamente contrárias a qualquer tomada de posição violenta…
Meus amigos, não só o Sporting nada ganharia com isso, mas antes pelo contrário seria fortemente penalizado…
Por mim…acho que nem devem fazer apelos a uma qualquer agressão a um qualquer árbitro…
Por que como sabemos… há pessoas que são bastante “vulneráveis” a apelos dessa índole…(sobretudo se o conseguirem fazer no anonimato…)
De uma vez por todas meus amigos “viremos” as nossas “energias” para um apoio continuado e crescente, pois só isso poderá “empurrar” o nosso Sporting para a conquista do campeonato que é neste momento o nosso maior anseio…!!
Amanhã não vou poder estar…mas alguém estará em meu lugar em Alvalade…
Façamos, se necessário…mesmo algum sacrificio dentro das possibilidades de cada um…
Só isso poderá ser um contributo positivo…na ajuda ao nosso Sporting…!!
Sporting Sempre…!
SL