Se existe coisas que eu sempre valorizei nas amizades, foi a prontidão, muitas vezes demente, com que aceitamos andar à porrada. Não perguntamos se os nossos amigos têm razão. Cerramos os punhos, damos e levamos até sorrir ou fugir. E conjunto. Não fica ninguém para trás. Ontem, senti um arrepio percorrer-me quando parte da norte, uma lateral e parte da central, foram ao baú buscar aquele velhinho “Sporting clap clap clap Sporting” e levaram atrás de si todo o estádio. Vi o movimento parar na sul, à espera de perceber que som era aquele e, de um momento para o outro estávamos todos, os 40 mil e qualquer coisas, a correr em socorro dos 11 que, em campo era encostados à parede por um sistema que perdeu de vez a vergonha. Aquilo saíu da alma e da alma sai, também, tudo o que esta equipa faz. E é tanto.
Claro que me indignou as pasmaceira que levou a que sofressemos o primeiro golo (e continua a indignar, mesmo depois de ver as imagens que mostram que Adrien foi impedido de tentar estancar o remate), mas o que se seguiu foi – e qualquer pessoa que tenha jogado à bola sabe disso – avassalador. Ninguém se lembrava que Semedo tinha estado fora, ninguém se lembrava que Zeegelaar ainda está a sacudir o peso de um camisola que parece chumbo (e como cresceu o holandês ao longo do jogo, terminando-o a desafiar o segundo amarelo que o tarefeiro lhe queria mostrar), ninguém se lembrava que Mané tinha estado lesionado ou podia ter sido emprestado (bem vindo de volta, companheiro). Com seis jogadores da formação na equipa inicial (e mais três no banco), o Sporting atacava uma, outra e outra vez, frente a um adversário enfiado no seu meio-campo defensivo e com carta branca para fazer as faltas que bem lhe aprouvesse.
Tão branca que, após assistência de Slimani, Mané, quando se prepara para rematar, é empurrado de forma claríssima. Penalti por assinalar, amarelo por mostrar. O puto Mané levanta-se, de boca aberta, e minutos volvidos aparece ao segundo poste a tentar emendar belíssima combinação entre João Mário (que monstro estás tu, João!) e Ruiz. Depois, seria o costariqueno a espalhar magia: João Pereira, um dos melhores em campo, faz mais 100 metros e cruza certeiro; Ruiz mata no peito e vê o golo morrer numa defesa por instinto. O grito de golo paira em Alvalade e na recarga Adrien atira muito por cima. Mãos na cabeça dos adeptos, punho cerrado do capitão, irritado consigo mesmo. Tão irritado que o que se seguiu entra directamente para os melhores golos do ano a nível mundial. Aquele ziguezaguear, por um, por dois, desbravando caminho dentro da área até sentir que a mira estava certeira e arriscar um tiro só ao alcance de Poe Dameron, comandante da Resistência. O disparo sai teleguiado, embate com estrondo no poste e anicha-se na rede.
O capitão voltaria a estar em destaque dez minutos depois, quando o bandalho Cosme resolve mostrar-lhe o amarelo só porque sim. Jesus pergunta ao quarto árbitro porque raio é que o se jogador viu amarelo e diz-lhe que aquela merda não é amarelo em lado nenhum. As concubinas de serviço arroga-se de serem putas finas e, indignadas, cozinham a expulsão do treinador do Sporting (Nelson também viria a ser expulso e Raul José levará um processo por aquilo que disse no flash, portanto contra o Rio Ave será Octávio a usar a braçadeira de treinador). A raiva crescia e o karma mexia. João Mário recupera uma bola na cabeça da área e leva uma porrada (mais um amarelo por mostrar, mas também foram tantos…), a bola sobra para Mané que decide fechar uma bela primeira parte em grande estilo. Entra pela área, faz gato sapato do defesa, contemporiza e diz a Ruiz “toma lá, é só encostar”. Estava dada a cambalhota (mais uma, esta época), no marcador.
Ao intervalo, os números eram esmagadores e só deixavam o sentimento de que a diferença no marcador era curta. Aliás, a missão, no regresso, passava por ampliá-la o mais rapidamente possível, não estranhando que William Carvalho tivesse dado lugar a Gelson Martins. Adrien é varrido a poucos metros do árbitro, que deixa o cartão no bolso (uma vénia para a capacidade do 23 escapar ao segundo amarelo que Cosme tanto queria mostrar-lhe), dando o mote para números de circo ainda mais enervantes. O Sporting carregava, a bola atravessava a área academista uma e outra vez, mas a machadada final no jogo não aparecia e dava permissão ao Machado de serviço para deixar bem claro ao que vinha: saída despropositada de Patrício, cabeçada de um jogador da Briosa, Ewerton como último jogador estorvado por um adversário num dos mais claros foras de jogo da época 15/16. Tão claro que o fiscal de linha não hesitou em levantar a bandeirinha. “Mas o que é que este gajo está a fazer?!?”, pensou Cosme. E correu em direcção ao seu auxiliar, acabando por desautorizar a decisão, correcta, que este lhe havia indicado. Caldo completamente entornado.
E para os que defendem que isto é invadir o campo e partir um gajo destes, pensem porque será que o maior gozo nos é feito em própria casa. Quantos jogos ficaríamos privados da nossa casa, do nosso estádio, do nosso vulcão? Há quantos anos não se sentia que quem se senta na bancada corre, luta, chuta ao lado de quem está no relvado? Há quantos anos não se sentia que quem está no relvado olha em volta e ganha confiança de cada vez que algo corre mal? E foi tudo isso que voltou a acontecer, com Pereira, Adrien, João Mário e Gelson a serem levados às cavalitas por todos nós, podendo, assim , carregar a equipa para a frente. Uma frente onde Montero se juntaria a Slimani para meia-hora de sufoco ao adversário que já não passava do meio-campo com a bola dominada.
O colombiano não demoraria a entrar no jogo, lendo na perfeição que aquele lançamento de linha lateral tinha que ser para Slimani. O argelino correu como cavalo selvagem em busca da bola, ultrapassou toda a defesa, mas viu o redes dizer-lhe que não queria enfiar na cabeça aquele chapéu. Depois seria Ruiz, lançado por Montero, a parar na canhota como bola e pé fossem um só, mas perdendo o duelo à saída do guarda-redes. Aderlan puxava e empurrava Gelson, uma, duas, três vezes. Até o derrubar e ver o segundo amarelo. Livre. Montero ajeita e tenta o remate, que sai em arco, mas à figura. O camisola dez tinha entrado bem e queria escrever o seu nome no jogo (e não era com aquele momento Maradona em que ferra três se uma vez e centra de letra). João Pereira ensaia mais uma subida e a bola encontra o peito de Montero; a recepção é de craque, o remate é de raiva. A explosão de felicidade que se segue parece não afectar “Monterito”, mas, lá na sua própria bolha, ele sorri tanto quanto nós. E mais terá sorrido quando, num grito único, 40 mil rugidos gritam que o resultado está em 3…1! Assim, sem nada ensaiado, porque é assim que os amigos funcionam. Porque, ontem, uma vez mais, a vitória foi em nome do local de culto onde equipa e adeptos são um só. Alvalade.
31 Janeiro, 2016 at 13:54
Grande posta Cherba, GRANDE MESMO!
O golo da vitória ontem foi algo de indescritível.
Desde Maio passado que já perdi a conta à quantidade de orgasmos futebolísticos que o Sporting me deu!
31 Janeiro, 2016 at 14:13
será coincidencia o cospe machado ter sido o 1o (se nao me engano), a levar nota negativa num jogo do SCP, com direito a nota escarrapachada na imprensa??
nao tera sido fruto dessa coaccao psicologica o que o levou ontem a apitar sempre contra nós??
quantos mais apitadores com nota negativa vamos tornar a ter nos nossos jogos??
isto nao é coaccao?
isto nao é pressao?
isto nao é intimidacao?
para os paneleiros azuis e vermelhos, que andam agora num descarado 69 á vista de todos, agora vale tudo? tudo ás claras? desde que o objectivo do SCP nao ser campeao se cumpra??
ah e tal, nao se pode dar nos cornos aos meninos, porque nos interditam o estadio… pois, é melhor sermos gozados, humilhados e espezinhados por esses bois, desde que seja em casa??
ja nao se pode defender a nossa casa de “gatunos”??
é por causa de se pensar assim, que durante 30 e tal anos, o corrupto do norte levou a dele avante, e agora o lord dos pneus vai levando a dele…
desde Joao Rocha, que me lembre foi das ultimas vezes que o estadio foi interditado), que esses caralhos nao levam um “aperto”…
da outra vez jogamos fora, mas para rememdar uma pala que nao precisava de remendos, eheheh… há quanto tempo andamos a ser comidos de “cebolada” e a a char que nao devemos de “reagir”??
ainda nao vos chega?? a mim chega…estou farto…
obrigado pelas moradas de ontem… eheheh
31 Janeiro, 2016 at 14:32
Sendo um pacifista por »defaut«, e como os extremos se atraem, sou, por vezes, um acérrimo apologista da violência.
A violência tem inúmeras faces e de certeza que conseguiremos utilizar com sucesso uma ou mais dessas faces contra aqueles que se estão a sentir muito incomodados pelo renascer do Leão.
Ao verem Alvalade cada vez mais cheio estão a assumir que algo está a mudar e tenho para mim que a coisa vai piorar.
Contra este tipo de violência que está a ser exercida contra o Sporting, todos temo que combater:
―A direcção já o está a fazer.
―A equipa desportiva (como ontem se constatou) já o está a fazer.
Cabe-nos agora a nós, os adeptos, reunir, pensar e começar a distribuir armas (dos teclados aos bastões de basebol) e assumirmos de vez que estamos em guerra.
Desde já me declaro alistado. Posso ser contactado pelo e-mail que consta no registo da Tasca.
31 Janeiro, 2016 at 14:41
Esse não pode ser o caminho.
Há opções mais extremistas e que fariam mais mossa, mas que muitos não iriam seguir essa via.
A violência traria consequências bastante graves ao nosso clube e seria inconsequente.
31 Janeiro, 2016 at 20:26
Caro Dani,
»Há opções mais extremistas e que fariam mais mossa…«
Esta sua afirmação em paralelo com a condenação da violência quase que serviria de explicação à figura de oximoro.
Afirma que a violência teria consequências graves no nosso clube. Teria, não, tem. Somos vítimas diárias de todo o tipo de violência por parte de tudo e de todos e chegou a hora de agirmos. Ficarmos parados à espera do milagre, da luva branca jamais resultará. Veja o exemplo do nosso presidente (com o qual nem sempre concordo). Muitas balas por ele disparadas terão caído na água. Outras foram tão certeiras que estão a abrir fendas irreparáveis.
31 Janeiro, 2016 at 14:34
Necid, Vossen (quase impossíveis, mas assentavam que nem uma luva)…
Nikolic (as últimas 5 épocas são incríveis em termos de média de golos), apesar de ter 28 anos…
O Gauld está de regresso. Seria bom um empréstimo… amanhã é o último dia de mercado, o que significa muito trabalho
31 Janeiro, 2016 at 14:35
O outro clube da 2 circular está a 5 pontos e não fez capa de jornal?? Não acham estranho?
Se é para dar um apertão ao sr árbitros.
Sugiro que se juntem uns tipos de grande porte e vão apoiar a equipa do Moreirence. Quando o FDP marcar um pênaltis a favor da agremiação do sistema… Esses tipos entram em campo e dão duas solhas no Boi de Preto.
Agora a sério…. Deixem se estar e não façam nada! 😉
31 Janeiro, 2016 at 16:30
Logo vi que isso “era conversa”…!
Abr e SL
31 Janeiro, 2016 at 14:39
Alguém me sabe dizer quantos árbitros tiveram nota negativa, vá lá nas últimos 15 jogos do Sporting ? Seria mais um argumento contra o Troll Pereira.
31 Janeiro, 2016 at 14:39
No espaço de apenas UMA semana efectuou-se jurisprudência TRÊS VEZES no futebol porruguês, e as três vezes CONTRA O SPORTING:
– Processo de inquérito a um jogador através de imagens televisivas numa competição da FPF (não da Liga)
– Cartão amarelo a um jogador por cobrar uma falta antes de o árbitro apitar
– Árbitro principal a anular a decisão de um fiscal de linha acerca de um fora-de-jogo
31 Janeiro, 2016 at 14:52
Esta noite até sonhei que um careca me estava a assaltar. fdp.
31 Janeiro, 2016 at 16:05
Acorda, foi verdade !
🙂
31 Janeiro, 2016 at 14:59
Gostei da constituição da equipa B. Mais jovens promissores, alguns ainda juniores, a surgirem. A casa parece estar mais arrumada
31 Janeiro, 2016 at 15:04
já a perder 1-0 🙁
31 Janeiro, 2016 at 15:14
2-0
31 Janeiro, 2016 at 15:19
3-0
este parecia o primeiro de ontem da académica….muita desconcentração
31 Janeiro, 2016 at 15:20
a equipa B a jogar bastante mal…
1-11 nos últimos 6 jogos.
31 Janeiro, 2016 at 15:21
No hóquei estamos a ganhar 1 a 0
31 Janeiro, 2016 at 15:21
2 a 0
31 Janeiro, 2016 at 15:21
Goloooooo zorro! 0-2
31 Janeiro, 2016 at 15:46
Onde está a dar o hóquei? Obrigada.
31 Janeiro, 2016 at 15:24
O mercado fecha hoje às 24h00 ou amanhã?
31 Janeiro, 2016 at 15:25
Fecha de segunda para terça
31 Janeiro, 2016 at 15:27
0-3 aos 20 minutos…
3 golos sofridos de bola parada…
São dores de crescimento ou falta de qualidade ?!?
Um mau jogo (apenas um…) ou insuficiência tecnico-tactica ?!!
SL
31 Janeiro, 2016 at 15:37
Parece-me que são vários factores…
– Instabilidade. Muitas mexidas no plantel.
– Jogadores que já não têm idade para ali estarem e que a segunda divisão é uma espécie de “castigo”… Zezinho, Fokobo (que já esteve na equipa principal com o Jesualdo, já esteve emprestado a equipa da primeira divisão), Dramé, o próprio Gauld. Antes já havia passado o Viola, Labyad, Salomão…
– Claro que também há falta de qualidade. Bem como falta de motivação. Alguns poderiam ver a equipa B como uma hipótese de crescerem e se mostrarem. Quem já o fez, devia ser emprestado a uma equipa de primeira divisão para que continue a evoluir, caso contrário parece-me que travam o crescimento. Exemplos disso são o Gauld, Geraldes, Domingos Duarte e Podence
31 Janeiro, 2016 at 15:30
Fokobo sai aos 30 minutos e nem cumprimenta o seu substituto?!?!
Até posso perceber a azia…
Mas a falta de companheirismo ?!?!
Nunca !!!!
Foi o Zezinho q entrou ?!?
31 Janeiro, 2016 at 15:31
Para mim, o Ruben Semedo foi fundamental. Não me lembro de ter perdido uma bola de cabeça e perdi a conta às bolas que ganhou no meio campo cortando possíveis conta ataques. Quando estava dois a dois o Sporting a defender apenas tinha o Everton e o ruben e o ruben limpou tudo, ao centro, à direita e à esquerda.
31 Janeiro, 2016 at 15:31
O que é que se passa com a equipa B?? E a relva, pá? Até o campo de Alcochete está uma merda!
31 Janeiro, 2016 at 15:31
Foi o Zezinho q entrou ?!?
Sim foi!!!
SL
31 Janeiro, 2016 at 15:38
Foi e também reparei que o Fokobo não cumprimentou o colega ao sair.
Parece não haver espírito de equipa
31 Janeiro, 2016 at 15:40
Excelente!
https://www.facebook.com/SPORTINGNSES.PT/photos/a.595219823872516.1073741827.595191087208723/1066815163379644/?type=3&theater
31 Janeiro, 2016 at 15:53
Gollooooo Cacau! 0-3
Está a dar na burlatv, Maria
31 Janeiro, 2016 at 15:57
Obrigada, Sá. Não tenho essa merda.
SPOOORRRTIIINNNGGGG!!!!
( Nuno Lopes ainda vai calar muita gente!!!! )
31 Janeiro, 2016 at 15:55
Golooo! 0-4 Centeno
31 Janeiro, 2016 at 16:03
Ainda há pouco, ao falar do roubo acontecido ontem em Alvalade tive de ouvir de um lampião a tirada: -então e contra o Arouca, o Cosme já prestou?
O lance falado é o do ‘possível’ penalti do Naldo, quando escorrega e colide com um jogador do Arouca.
Cada vez que vejo esse lance recordo-me de um idêntico, de Maxi ‘trauliteiro’ Pereira num beifica-Sporting, muito semelhante… Aguém se recorda qual o jogo e disponibiliza link do lance para esfregar nas fuças destes lampiões, que têm uma memória muito selectiva?
31 Janeiro, 2016 at 16:06
Esqueçam, já encontrei… Foi no célebre jogo do ‘limpinho, limpinho…’
31 Janeiro, 2016 at 16:24
Isso é conversa de merda.
Nesse jogo também tínhamos sido prejudicados.
Das vezes que os árbitros se enganaram a nosso favor, Serão aí umas 3 vezes, nesses mesmos jogos tiveram um ou dois erros graves contra nós. Acho que só num é que não.
Nesse jogo do arouca foi o dia da tristeza do lito vidigal…
De qualquer modo, no ter e haver teremos sido beneficiados num jogo.
Prejudicados nuns 8 ou 9.
O carnide, quantas vezes prejudicado?
Zerinho
O carnide ajudado?
Quase todos os jogos
31 Janeiro, 2016 at 16:27
Ah, para mim o lance é penalti.
O naldo perturba o arouquense na queda.
Curiosamente, vários árbitros (ex) aceitaram a decisão do cosme.
Claro, não é por ser favorável ao SCP que já aceito a opinião desses badamerdas.
Já agora caro Green.
O benfiquista morreu, só existe o lampião.
So existe:
– o conivente que sabe da podridão e não se importa.
– o conivente que sabe. Não a admite e tem alguma vergonha e relativiza e justifica tudo.
– o atrasado mental que não percebe nada e não vê nada.
31 Janeiro, 2016 at 16:50
Nem benfas, nem lamps, o que nos resta são só belfodils.
SL
31 Janeiro, 2016 at 16:27
E não são mais notórios, na tabela, os erros de arbitragem contra o Sporting porque temos ganho muitos jogos em que temos sido prejudicados
31 Janeiro, 2016 at 16:36
E subitamente torço o nariz em torno da unanimidade que se gera quanto à razão do Sporting ontem. A Burla a fazer parangonas do escândalo, o Rui Pedro Braz a falar de campo inclinado? Isto não é para cheirar logo a esturro?
O “careca” de ontem não é um árbitro do “sistema,” é só um árbitro medíocre a fazer pela vidinha; e nem se deu conta que ontem foi posto em cima da pira para ser o cordeiro sacrificado que purifica o sistema e os lacaios que, na imprensa, o branqueiam.
RPB e companhia, à conta das análises sobre o jogo de ontem, vão poder esgrimir que, contrariamente ao que deles dizem, são capazes de fazer apreciações isentas e imparciais. E é assim que, acrescida legitimidade, vão continuar a contribuir para a reprodução do sistema mafioso encimado pelo orelhas.
31 Janeiro, 2016 at 16:53
É que és capaz de ter toda a razão !!
Muito estranho.
No jogo com o arouca, ” salvaram ” a honra, dizendo que o lance do naldo foi bem ajuizado.
Agora “queima-no”?!?
Estranho
31 Janeiro, 2016 at 16:58
Se tiver razão, Lourenço, o Octávio caiu na esparrela. O Cosme não está entre os árbitros candidatos a sinecuras por bons serviços prestados “à nação.”
31 Janeiro, 2016 at 18:09
Já poderão dizer “então sr. Octávio, queixa-se do quê agora? Nunca mais nomeamos o Cosme para os jogos do Sporting. Caia na realidade e deixe-se de conspirações”.
Boa análise, Gregor, ando a gostar de ler os teus comentários.
31 Janeiro, 2016 at 16:51
Mais uma pérola da formção seixalense que é aposta do clube:
http://www.zerozero.pt/news.php?id=169152
31 Janeiro, 2016 at 16:53
Os belfodils não querem o Sporting campeão.
EU QUERO O SPORTING CAMPEÃO.
31 Janeiro, 2016 at 16:54
…também quer o Sporting Campeão!!!
(feito a machado – não cosme – mas com grande vibração pelo Sporting Campeão).
https://daschorismos.wordpress.com/2016/01/31/o-sporting-campeao/
31 Janeiro, 2016 at 17:16
Belo Horizonte também quer!
31 Janeiro, 2016 at 17:23
Minas Gerais rocks!
31 Janeiro, 2016 at 16:56
Pela primeira vez em muitas semanas, vimos hoje uma arbitrágem decente. E podemos dizer isso, mesmo perdendo 1-3.
31 Janeiro, 2016 at 17:10
Arbitragem decente? Lol
31 Janeiro, 2016 at 17:49
Comparada com tudo que se viu nas ultimas semanas. Hoje não se pode dizer que perdeu por influencia da arbitragem.
31 Janeiro, 2016 at 17:11
Notas do fds
Jesus a desrespeitar a formação, dando a titularidade a um tipo que acabou de chegar do Setúbal
Sporting a pressionar a arbitragem quando ela foi isenta (normalmente costuma beneficiar o Sporting)
Um iniciado do Benfica mandou um GR do Setúbal para o hospital. Deve ser um sucessor do Slimani. Ou isso, ou choques entre GR e avançados acontecem.