Muito se tem falado de Comunicação em matéria de clubes grandes esta época. E fala-se normalmente do que não se percebe. A tão referida “estratégia de comunicação” é encarada pelos opinadores e demais jornalistas como um chapéu onde cabe toda e qualquer mensagem noticiosa ou matéria de opinião que advém dos responsáveis do clube, quer por discurso directo, quer como fonte anónima. É um erro.
Se há coisa que os grandes em Portugal não têm é “estratégia de comunicação”. Apesar de terem profissionais que têm algum currículo na matéria, a verdade é que estão tão perto de exibirem uma política definida e linear de comunicar como de serem clubes sem dívidas. Principalmente, a meu ver, porque:
1/ Não há regularidade nem sistematização do conteúdo;
2/ Os “tons” mudam sistematicamente e seguem os altos e baixos dos resultados;
3/ A estratégia para chegar ao “público” conta com demasiado ruído, entre fugas intencionais e leaks involuntários;
4/ Não há solidariedade, por vezes nem sequer alinhamento entre os “agentes” do mesmo clube;
5/ Ninguém ainda viu as vantagens de ter uma linha de Comunicação padronizada e sustentada na identidade do próprio clube.
A era de instituições com RP e Comunicação Interna e Externa inteligentes, cultas e orientadas para objectivos claros e identificáveis…está ainda muito longe dos nossos clubes de futebol. Sinceramente e apesar de andarem por lá muitos e bons profissionais da área…evolui-se muito desde o surgimento das SADs, mas só superficialmente, em termos de cultura empresarial e especialmente comportamental vivemos ainda nos “loucos” anos 80s.
O Porto vive num cofre fechado, transparência zero, uma verdadeira câmara ardente de segredos, pactos de silêncio acrílicos. À volta desta cintura de poder gravita ainda uma 2ª linha de “nobreza” mais operacional mas também menos capaz de “criar” comunicação e ansiosa pelos “ditados” da 1ª. A informação e comunicação no Porto é uma caixa de muitas ressonâncias, plena de eco, que tende a repetir até à exaustão aquilo que o Presidente diz, ou o que a 2ª linha entende que queria dizer.
O Carnide é uma imitação asiática do modelo do Porto. É paradoxalmente uma cópia desactualizada do modelo portista dos tardios 80s e fulgurantes 90s, mas que introduziu alguns conceitos corporate. Resultado…é um transgender comunicacional. Um ditador que distorçe e afunila a comunicação, mas que a deseja moderna e elegante. Uma coisa é bastante óbvia, há dois níveis de comunicação: o primeiro é oficial, é feito pelos responsáveis do clube em viva voz e absolutamente orientado para uma responsabilidade objectiva….ou seja arco-íris, póneis e gatinhos; a segunda é composta por ex-dirigentes, ex-jogadores e paineleiros e o estilo é mais peixeirada, insulto, intoxicação e desinformação. Ninguém se engane, vem tudo do mesmo lado e é tudo muito bem orquestrado. Não deixa de ser é uma enorme salada de fruta, transgender.
O Sporting…pois…por mais que ouça o nosso Presidente falar em objectividade e resultados, eficácia e estratégia na Comunicação do clube, o que vejo mais é a sua própria figura…enorme e constante, tão larga que tapa o sol, a lua, e coloca todos os outros na numa sombra gelada. Esta verdadeira bandeira humana de BdC é tão generosa como absolutamente reactiva, ocasionalmente desfocada, sim…com objectivos definidos, mas quando são tantos e tão abrangentes, a comunicação do clube, ou seja BdC, torna-se um tsunami de 20 metros que varre a costa sistematicamente, que não distingue prioridades, nem reconhece etapas. A linha de comunicação de um clube não pode ser só imediata, atirar em quem deve ser atingido sem se esconder das balas de resposta. Andar de peito feito a exibir coragem pode até vencer os inimigos pelo cansaço e ser fácil de gabar…mas não é minimamente estratégica e neste jogo de xadrez de pequenas conquistas…é a forma mais rápida de ficar sem rumo ou…”estratégia”.
Quero ser o mais honesto possível nesta matéria, adoro o nosso presidente, mas sei que quando passar ao nivel 2 e orientar-se mais por objectivos a médio longo prazo, desprezando a actualidade e a “feira” diária das pequenas escaramuças…irá atingir sucesso com menos desgaste e muito menos “baixas” involuntárias.
Que é dos presidentes mais energéticos, corajosos, argutos e estóicos que já tivemos…é. Mas Bruno de Carvalho, ainda é (e desconfio que o irá ser até ter uns títulos na carteira) um pesadelo anti-estratégia de Comunicação.
Ainda assim, vejo neste Sporting uma capacidade que nenhum dos rivais possui. Até ver é a instituição mais próxima dos adeptos, que lhes dá espaço e que os entende como maior património. O centro são os sócios, não os objectivos feudais dos bolsos da direcção. Isso é um dos maiores objectivos da Comunicação e todas as estratégias para aí devem ser orientadas. Que o sucesso ou a falta dele nunca faça BdC e restante direcção esquecer da frase que os elegeram – “O Sporting somos nós”. Enquanto assim for, o facebook panzer do Presidente e furtividade da caça de Octávio e Inácio serão mais ou menos bem aceites pela maioria dos adeptos.
Agora, por favor, não me falem de política de Comunicação nos grandes clubes, citando o nosso treinador (esse sim nada “nabo” na matéria): “eiss não iziste”.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
3 Fevereiro, 2016 at 12:57
Tinhas razão: ia gostar do tema, mas não me dás margem para acrescentar muito mais. Assim sendo, assino por baixo 🙂
(e, sim, temos que saber conviver com belíssimos posts do presidente, como aquele que destaquei na publicação anterior, e com outros enraivecidos que são o tal tsunami que apontas)
3 Fevereiro, 2016 at 13:21
O nosso presidente fala em demasia. As suas intervenções deveriam ser mais cirúrgicas. Pois, por vezes, só dá argumentos para nos atacarem.
E nota-se algum nervosismo em algumas intervenções de comentadores ou convidados de programas desportivos associados ao nosso clube (como é o caso de Octávio e Carlos Severino). Sempre é melhor que as intervenções dos comentadores associados ao SLB (que parecem a voz do dono), mas temos que melhorar na área de comunicação.
3 Fevereiro, 2016 at 14:44
É o Sporting que “envia” os comentadores e/ou os convidados aos programas desportivos?
3 Fevereiro, 2016 at 15:00
No caso dos lampiões e tripeiros…. são.
E isso também faz parte da Estratégia….
“Todos” seguem o mesmo fio condutor durante a semana.
Quando em “regra” é necessário ser “quase sempre” ser o Presidente a mandar os “tiros” ( a maioria bem dados!)…. é porque a estratégia de comunicação é uma desgraça!
Para a “Guerra” há fases para todos…. desde o comentador de um programa qualquer até aos “notáveis” que a comunicação social “convida” para falar!
Exemplo concreto —> Porque achas que o Fernando Seara desapareceu de cena? Convém lembrar que o Fernando Santos ainda há bem pouco tempo recusou comentar as declarações do Bruno na Assembleia Geral (em que falou do pontapé e do árbitro gostar) dizendo que não o faria porque o Bruno em breve seria um “case-study” em termos internacionais do que deveria ser um Presidente.
Por isso pessoas com esta visão são afastadas pelo Orelhas.
3 Fevereiro, 2016 at 15:08
Sim, Ricardo. Mas essa parte não está nas mãos do Sporting. Que eu saiba o Sporting não “manda” nada nessa área. Consta que tentou “mandar” alguma coisa ( diz-se que o Sporting queria o Dolbeth num programa desportivo e que foi vetado…. não sei se é verdade ou não…. ) .
3 Fevereiro, 2016 at 15:15
Claro que está…. mas é um trabalho “moroso” e acredito que está a ser feito.
Mas antes de Bruno toda a gente “gozava” com o Sporting, pelo que mudar radicalmente leva tempo.
Exemplo: cmtv é uma bosta de canal, mas vale a pena ver o program Mercado quando lá está o Fernando Mendes! O Homem é um Leão que leva tudo à frente sem papas na língua, ainda por cima num canal minado de lampiões.
3 Fevereiro, 2016 at 15:23
Mas isso tem a ver com as pessoas. Não com serem escolhidas pelo Sporting. Rogério Alves é um excelente comunicador e defende bem o Sporting. E todos sabemos que nunca foi apoiante de BdC, nem foi enviado pelo Sporting.
Isto já foi discutido aqui…. quando o Eduardo Barroso abandonou aquele antro lampiónico, sempre defendi que não devia ir nenhum Sportinguista aquele programa.
Infelizmente, o que não falta no seio Sportinguista é quem lá queira ir sentar a peida.
3 Fevereiro, 2016 at 15:59
No nosso caso ainda está relacionado com as pessoas e o Rogério Alves é um exemplo concreto disso mesmo, pois ninguém acredita que está lá por indicação do Sporting, tal como não está o bêbado na RTP!
Mas nos outros clubes…. é demasiado óbvio que aquilo vai tudo com a “cartilha” enquanto que os “Nossos” depende da pessoa.
Outro que fala bem é o Jaime Mourão Ferreira nos Grandes Adeptos na Antena 1.
Mas lá está…. dependemos da “Pessoa”
3 Fevereiro, 2016 at 17:43
Foi verdade. No JN e no Sol, pelo menos, houve confirmação quer da 1ª pessoa (Dolbeth) quer de terceiros e quais os verdadeiros motivos.
Ver link http://www.sol.pt/noticia/418642/carlos-dolbeth–%E2%80%98os-%C3%A1rbitros-passam-fome-e-o-benfica-ajuda-os%E2%80%99
3 Fevereiro, 2016 at 15:02
Boa pergunta. Arrisco outra um pouco mais difícil de responder: E deverá ser o Sporting a enviá-los?
3 Fevereiro, 2016 at 13:23
+1
SL
4 Fevereiro, 2016 at 15:06
Tenham calma pessoal, esta dicotomia entre os grandes posts do BdC e aqueles que todos nós gostaríamos que ele não tivesse escrito é um assunto muito delicado.
Pessoalmente eu já assisti aos presidentes do carnide e do fcporco dizerem muito pior de jogadores, empresários, adversarios etc etc o problema é que a CS está instrumentalizada á boa maneira do PREC, contra nós e se por um lado o BdC está a fazer o seu papel a defender o clube de todos os engracdinhos que se querem promover á custa de mencionarem o SCP por tudo e por nada, ao mesmo tempo concordo que ele deveria escolher melhor os tempos de intervencao porque a CS é declaradamente HOSTIL ao nosso clube e muitas das vezes isto tem efeito boomerang porque a nossa CS não é seria, nem imparcial, nem sequer profissional.
Podemos comprovar isso com a notícia do DN “carro do presidente do SCP bloqueado na garagem do clube!!!!!” Então no dia seguinte à um ex VP do carnide ter ido preso, um gajo que foi colaborador do vale e Azevedo do vilarinho e do orelhas, que era sócio do filho do pinto da Costa, a notícia IMPORTANTE é um carro bloqueado?
Portanto para o nosso presi ter uma atitude equilibrada é quase impossível se fala é porque fala (e às vezes fala demais) se não fala e deixa passar a CS vai espicaçando e dando de barato que o que ele não contestou é verdade…é muito complicado!!!!
Gostaria de vos lembrar, aos mais novos, que isto não é novidade o último grande presidente que tivemos o JR teve o mesmo problema (menos mediático que os tempos eram outros e as plataformas de comunicação tambem) o JR teve processos em tribunal, contra jornalistas, televisões, CML, Metropolitano etc etc…..
A causa é simples NENHUM lampiao que se apanhe num lugar de influência consegue desempenhar o cargo sem favorecer despudoradamente o carnide e sem tentar prejudicar os adversários de todas as formas legais e ilegais, portanto enquanto não lhes fizerês sombra, andas descansado, se os comecas a preocupar é isto que se vê…..
A única pergunta que vale a pena responder é “O que é que vocês querem? Uma vidinha sossegada ou assumir o estatuto de GRANDE do desporto Português e ir á guerra?”
SL
3 Fevereiro, 2016 at 13:06
Perfeito. Assino por baixo, sem mudar uma vírgula.
3 Fevereiro, 2016 at 13:08
Top.
3 Fevereiro, 2016 at 13:09
Bom texto. Ao contrário dos dedos que nos apontam – “Quem fala mal é expulso de sócio”, isto é o tipo de auto-crítica importante e construtiva.
Há que melhorar. Há que perceber onde, quando e como comunicar.
Salientar o grande trabalho (pioneiro em Portugal) que está a ser feito a nível das nossas redes sociais. O melhor elogio é ver os rivais a copiar as nossas iniciativas regularmente.
Falar menos? Talvez. Falar melhor? De certeza.
Trabalho, trabalho, trabalho.
3 Fevereiro, 2016 at 13:28
Excelente texto.
Em relação à “estratégia” de comunicação do Sporting referista um pormenor pertinente: falta de títulos
A postura reactiva, a meu ver, é pensada ou no mínimo premeditada. E nem sequer é inovadora. Os Fruteiros antes de acabarem com o seu jejum e iniciarem o seu domínio adoptaram a mesma estratégia com várias referências ao “regime” e o poder de Lisboa. Os lampiões, igual. Antes do reinado dourado de Jesus passaram anos a falarem da corrupção do Norte, a pressionar, etc. O Sporting está simplesmente a fazer o mesmo em face do Sistema vermelho vigente. E nem sequer é por falta de ideias, é simplesmente porque nesta podridão esta estratégia é eficaz. Diria mesmo, a única com probabilidades razoáveis de dar resultados.
A diferença é que nos dias de hoje, com as redes sociais, todas as mensagens são disseminadas, recebidas e comentadas à velocidade de um click. E isto, na minha opinião, serve os nossos interesses. Uma “estratégia” agressiva torna-se mais eficaz quanto maior for a proliferação da mensagem.
Depois, quer queiramos quer não, há uma imagem de presidente-adepto que é preciso manter. BdC está a ser exactamente aquilo que nos prometeu ser em campanha eleitoral. Até aqui há coerência, quando a comunicação é institucional, é feita pela página do clube. Quando se trata de dar opiniões sobre vários assuntos, assume a sua página pessoal. Isto é levar à letra o conceito de presidente-adepto. A questão, e que eu entendo, é que ambas as posições se confundem. Mas não se confundem apenas na comunicação. Confundem-se na própria gestão do clube, seja no estar no banco, participar activamente nos festejos das conquistas, provavelmente até em negociações de variadíssima ordem.
O conceito de presidente-adepto é uma imagem de marca de BdC e um conceito completamente contra-natura ao que sucede em Portugal, onde os presidentes preferem manter-se resguardados por razões nada católicas. Uns gostam, outros não. A diferença nunca traz unanimismo. Mas se o Sporting for campeão durante o seu mandato, acredito que o estilo fará escola e despertará consciências, sobretudo dos adeptos de outros clubes.
Bom, acabei por misturar aqui várias coisas mas, de certa forma, estão todas interligadas. Uma vez mais, excelente texto.
3 Fevereiro, 2016 at 13:30
Tudo muito bom… Tudo na “mouche” gostei principalmente de “Mas Bruno de Carvalho, ainda é (e desconfio que o irá ser até ter uns títulos na carteira) um pesadelo anti-estratégia de Comunicação”… E da despedida claro! 🙂
Acho que a tal necessidade de títulos para estabilizar emocionalmente o Presidente advém da incrível pressão interna que existe dentro do Sporting. E que ficou multiplicada por 10 após a garantia de receita no negócio com a NOS. Os “vampiros” vão voltar a mover-se “no céu cinzento, sobre o astro mudo”. Somos outra vez um clube apetecível para delapidar.
No slb a oposição foi sistematicamente comprada até o corpo de alinhados atingir uma massa crítica dificil de derrotar. Ainda para mais, branqueada pelos “novos” estatutos do clube. Mas que não se duvide que manter esta máquina em movimento custa muito, mas muito dinheiro. Daí a preocupação de não deixar o Sporting ganhar. Se a receita de BdC sair vencedora, a máquina vai começar a emperrar… Um “parafuso” insatisfeito aqui… uma “roda dentada” com cabeça para pensar ali… etc… etc…
No fcp ninguém se atreveu a sofrer conseqüências de afrontar o “papa”, e agora o clube parece perder força e entrar numa fase de “Stale-Mate” à espera que este morra ou fuja para o Brasil. Tenho notado (nos últimos meses uma tendência): As capas d’jogo estão cada vez mais agressivas para com o Sporting e tecem enormes loas ao FCP. Sim mais do que é costume… à medida que o ultimo titulo conquistado está cada vez mais distante.
Z
3 Fevereiro, 2016 at 13:30
De acordo.
Mas BC é um “jovem” nestas andanças do futebol português.
E o “garoto” já fez tanto e tão bem que nos orgulha enquanto adeptos.
Há passos em falso? Existirão sempre. Mas com o tempo (e como dizes e bem, com títulos) BC será mais ponderado e menos reactivo, não deixando de ser certeiro.
Estamos em guerra. Somos um alvo a abater. Nesta altura não podemos ser politicamente correctos pq somos dizimados.
Enorme BC, é o que tenho a dizer.
3 Fevereiro, 2016 at 13:42
Um pequeno off:
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-02-03-Jose-Veiga-e-Paulo-Santana-Lopes-presos-por-suspeita-de-corrupcao
o orelhas que se ponha em sentido.
3 Fevereiro, 2016 at 14:10
Quando se investigar a fundo o Orelhas, o Vale e Azevedo, vai parecer ser amador.
3 Fevereiro, 2016 at 14:16
o Vale só desviou 4M, é um reles batedor de carteiras, ao nível dos gajos que atacam no eléctrico
3 Fevereiro, 2016 at 16:48
pois é, o orelhas é mais profissional “bate carteiras” no 18.
3 Fevereiro, 2016 at 13:43
200% de acordo. Temos muito que melhorar – ainda bem que é assim. Alinho com os que dizem que BDC irá melhorar quando tiver o título de campeão nacional de futebol.
A pressão por agora é verdadeiramente asfixiante, mas estamos bem colocados para ser campeões este ano. Por esta e muitas outras razões é que temos que ganhar, será bem mais fácil construir uma comunicação sólida e pujante, sendo o Crónico e não por ora um mero aspirante a esse regresso.
3 Fevereiro, 2016 at 13:43
Tudo dito….
Acrescento que Bruno de Carvalho é Hoje Melhor Presidente que no inicio!!
Cada vez há menos “post’s” de facebook dispensáveis… e isso é bom, pois enquanto está a fazer esses post’s está a perder tempo para o que realmente importa…. nem que seja descansar, pois o Homem também precisa de algum descanso.
Exemplos de post’s dispensáveis —> o pós-Guimarães (concordo com tudo o que lá estava, mas essas coisas dizem-se apenas em Privado ao Grupo) e o de ontem sobre o mercado dos outros e o carrilo (é dar importância a quem não a tem).
3 Fevereiro, 2016 at 13:50
Deu para ler apenas na diagonal, tenho de dar ao texto o tempo devido, mas duas notas:
– na sociedade, mesme pré TI, sempre existiu a diferença entre dados e informação. O que vemos na comunicação social é demasiados dados, e pouca informação.
– estamos numa era em que é necessário debitar info 24/7. As pessoas querem assuntos novos, o seu “life span” de cada caso é cada vez mais reduzido. Aquele tempo em que cada notícia era preparada, trabalhada, e depois saía feito bomba, e ainda se ficavam uns meses a discutir os seus vários ângulos, acabou. Os clubes optam por entrar nesta onda, e o caso dos vouchers, como foi lançado (num programa de entertenimento ao vivo), e depois tratado por todas as partes, é um bom exemplo. A velocidade com que se lançam comunicados e debitam textos nas redes sociais banalizam a mensagem e retiram o impacto. Em resumo, fala-se demais. Mas é uma política, a de fazer barulho constante.
3 Fevereiro, 2016 at 13:53
Ainda relacionado com a comunicação….. com os sócio.
A Linha Sporting continua uma valente porcaria!
Nos 2 contactos que fiz em 2016:
1) Para alterar NIB para o Débito directo das quotas do meu sobrinho. No site preciso do cartão de sócio do “Puto” e por isso liguei para alterar o NIB, sendo que me disseram que iriam enviar a minuta por mail. Continuo à espera há quase 3 semanas. Entretanto cancelei a o débito directo…. se bem que as quotas estão pagas até ao final deste ano.
2) Beneficio CUF Sócios —> E eis que na Linha Sporting , que é o número que consta no site da CUF, me respondem “nós aqui não sabemos. vou ter que reencaminhar internamente….” Se soubessem é que eu me admirava.
Moral da história! A Linha Sporting sabe alguma coisa?
Cambada de inúteis!!
Muito trabalhinho ainda para fazer… mas apanhar um clube “em falência” e cheio de vícios é dose…. e é tudo menos fácil, pelo que obviamente não critico Bruno de Carvalho por isto, mas é um facto que a estratégia de comunicação do Sporting é muito má! E não é só com os Sócios! É com tudo!
3 Fevereiro, 2016 at 14:40
Já disse aqui várias vezes :
A Linha do Sporting é outsourcing. Claro que não funciona bem, mas não vamos pôr as culpas em quem lá está de ânimo leve…..
Quanto ao precisares do cartão do puto….. não consegues saber o número de sócio e os últimos 5 digítos com facilidade? Parrece-me que nisso também estás a ligar o complicómetro. 😉
3 Fevereiro, 2016 at 15:06
Eu sei que é Outsourcing e não culpo quem lá trabalha, pois quem atende limita-se a fazer o trabalho que lhe pagam e do modo como foram formados.
Culpo é quem controla a qualidade da linha!
Claro que consigo saber os 5 números, mas a questão é que na linha disseram que me iriam enviar a minuta do débito em conta e nicles…
Agora quero ver quando me respondem aos benefícios Cuf para Sócios. No site da Cuf fala em benefícios Sporting no Parto, mas para haver parto…. tem que existir Mãe e Pai 🙂 O Pai é Sócio desde 1997. A Mãe é do benfas porque sim, mas não liga ao futebol., pelo que se for preciso ser Sócia para ter desconto no parto…. passa a ser Sócia do Maior 🙂 E eu só quero saber isso!
3 Fevereiro, 2016 at 13:55
Bem… o nosso presidente fala um bocado demais. Parece-me que isso é consensual!
Se a ida ao programa do porco BERRRA foi um golpe de génio, sobretudo pela denuncia das caixinhas do eusÉBRIO… depois disso teríamos era que ter um director desportivo a malhar, a malhar, a malhar no assunto.
Esse deveria ser o papel do Octávio!
Imaginem, por exemplo, um contador nas conferências de imprensa a contar “já passaram 98 dias sem que a justiça desportiva se tenha pronunciado sobre os vouchers”…
Ou depois do “pronunciamento, imaginem um vídeo wall a passar tudo aquilo que podes por cortesia oferecer aos árbitros por 299€… tipo tablets, telemóveis, portáteis, plasmas…
Enfim! há muitas formas de fazer passar a mensagem sem que tenha de ser o Bruno a dizê-lo 300 mil vezes! É que quer queiramos, quer não… chega um altura e o pessoal começa a “desligar”…
Quanto ao demais, só tenho a dizer que (até ver) Bruno tem sido o melhor presidente desde os idos do João Rocha!
SL
3 Fevereiro, 2016 at 13:59
Adorei esta posta!! Adorei mesmo! Eu não percebo muito (ou nada mesmo) de comunicação e de estratégias de comunicação! Mas em relação ao Sporting e nas vezes que o presidente fala tendo a achar (à vez claro):
– O presidente fala demais…para quê dizer isto?!
– Tem toda a razão…a forma pode ser atabalhoada mas tem toda a razão!!
– Muito bem presidente! Isso mesmo! Aperte com eles!
– Não gosto disto…não me soa bem, não me sabe bem…
– Para quê comprar esta guerra?! Já não chega o que temos?!
– Não havia uma forma mais soft e efectiva de dizer isto?!
– Olha olha…o presidente vai dar uma entrevista!!
– Fogo…outra entrevista?!?!
– O Sporting não diz nada sobre isto?! Para que servem as redes sociais e o site?!
– Tem mesmo de ser o presidente a falar disto?!!?
A esquizofrenia de sentimentos que eu tenho nas várias vezes que o presidente fala mostra exactamente o que diz o Javardeiro! Não tenho soluções nem grandes ideias…não é a minha área e não percebo puto dessa área mas se tudo o resto parece pensado e estruturado a longo prazo esta é como diz o Javardeiro…é mais conforme o que a actualidade pode pedir ou interessa (ou não…) no momento!
3 Fevereiro, 2016 at 14:03
Vouchers
(e nao considero que o grande glorias compre arbitros com uma refeição lá no museu)
Tudo isto se resume a três questões:
– qualquer oferta deve ser mencionada no relatório? Sim ou não?
– o que é uma “cortesia”? Mede-se pelo conteúdo ou pelo valor? Uma garrafa de vinho de 10€ é uma cortesia, uma de 301€ já não é? Uma entrada no museu da cerveja é cortesia, no elefante branco não o é?
– existe ou não legislação NACIONAL que regule as ofertas aos árbitros? Se sim, as caixas infringem ou não essa legislação?
O resto, se era açorda, salada, água ou champanhe, se todos receberam, se somente 10% lá foram, é treta…
3 Fevereiro, 2016 at 15:07
A compra dos árbitros não está nos vouchers. Essa é a única verdade deste caso. Os vouchers são, efectivamente, uma cortesia. Uma cortesia complementada com a promessa de promoçōes de carreira (e consequente melhoria de condições) se seguirem determinadas instruções.
Este caso está completamente inquinado com a interpretação que a máquina de propaganda fez passar. A corrupção nunca foi objecto de análise. O que estava em causa é o incumprimento de um artigo dos regulamentos cuja pena é a descida de divisão. Trocando por miúdos, “corrupção” é um processo de intenção passível (e muito difícil) de ser provado. O que diz no regulamento é que o simples acto de entregar os vouchers (com ou sem intençōes corruptivas) é uma violação dos regulamentos com pena prevista.
Este é o maior branqueamento jamais feito no futebol português. A bem ou a mal, os Fruteiros foram condenados no Apito Dourado, que até era um processo bem mais complexo em termos jurídicos. Aqui era muito fácil: Há vouchers de refeição? Há. Têm valor comercial? Têm. Foram entregues aos árbitros, delegados e observadores? Foram. Pena: Descida de divisão. Problem solved.
3 Fevereiro, 2016 at 15:35
Não quero fazer fé no Rui santos, mas ele ontem mostrou uma alínea que efectivamente descrevia ofertas: galhardetes, camisolas miniatura, produtos regionais*.
Isto é que deveria ter sido o ponto por onde pegar.
IMO (agora é fácil falar), o próprio BdC pegou mal no assunto ao puxar para o preço das refeições, ao invés da refeição em si.
Mas continuo na minha, o objectivo sempre foi fazer basqueiro, e não chegar a qualquer conclusão, ou sequer fazer o glorias descer de divisão.
*quando um árbitro for a Chaves e receber um belo de um presunto, conta como cortesia? É um produto regional, está dentro da legislação, mas pode ir acima dos 300€.
4 Fevereiro, 2016 at 6:23
Sá
Tens toda a razao.
Mas era evidente que nunca se conseguiria fazer o glorigozo descer de divisao (pois se nem o foculp com o Apito Dourado teve mais do que uns pontinhos deduzidos…). Nao poderia ser esse o objectivo de BdC. Acho que o pretendido era fazer ruído e criar um foco de instabilidade. Infelizmente, os nossos media raramente pegam “a fundo” nas matérias controversas para o glorigozo (vide os documentos no leaks sobre transferencas e Robertadas…).
Até porque sejamos sinceros – por muito que os rivais possam dizer que gostavam de ver os outros 2 grandes falirem e descerem de divisao (faz parte das picardias), pobre do futebol portugues se ficar sem um dos seus 3 maiores clubes…
3 Fevereiro, 2016 at 15:09
existe legislação Nacional
e se fosse à luz dessa mesma lei, não poderias oferecer nada com valor comercial.
Os voucheres são 4 refeições num bom restaurante e todos sabemos que pode atingir facilmente 250€ ( podendo passar ainda mais facilmente… ou os meninos não sabem que há garrafas de vinho que podem chegar aos miles. (EX: Romanee-Conti DRC 1990: Um lote de oito garrafas de Romanee-Conti foi leiloado em Londres, em 1996, e chegou ao valor de $28,112 )
E por isso se terem recorrido das leis da UEFA, que refere um limite de 180 francos suiços ( agora já falam em 300€ – puta de mentira)
É recorrer até ao supremo – estamos a falar de bandidos extra desporto
3 Fevereiro, 2016 at 15:31
Há várias coisas que tenho lido como certas e que eu não dou como tal!
“Achas que o Benfica quer comprar árbitros com uns vouchers de refeição?!” -> Não sei qual é a intenção…mas se fosse uma cortesia simples davam apenas a camisola! E as pessoas que estão no Benfica se houve coisa que já provaram é que para eles vale tudo…por isso não me ouvirão dizer que não acho…não sei…
“Achas que os árbitros se deixam comprar com vouchers” -> Mais uma vez…as coisas que tenho visto por esses campos fora é difícil de não acreditar na manipulação! Seja de forma implícita ou explicita…se é só com vouchers?! Não sei…não ponho as minhas mãos no fogo como não…
Há uma coisa que é indesmentível! Os vouchers são no mínimo uma prenda inconveniente que têm uma clara intenção por trás! Se é manipulação pela simpatia ou pelo valor em si não sei mas se não houvesse intenção levavam apenas a camisola! Os meus “não sei” são prova disso…a única coisa que separa os vouchers da manipulação é uma ideia pré-concebida e um processo de intenções! E um mundo como o futebol não pode viver de acreditar nas boas intenções…tem de ser claro, transparente e efectivo!
Aliás tenho a dizer que ler a razão do arquivamento ou ouvir o Vítor Pereira só adensa ainda mais que algo está errado porque a argumentação ultrapassa os limites do razoável no que toca à desonestidade intelectual! Por mesmo que achassem que dali não tinha havido nenhum beneficio para os lampiões, o mínimo que podiam fazer era um recomendação para haver cuidado com o que se dá de cortesia! Mas nada…houve um branqueamento brutal e desonesto intelectualmente do que aconteceu! E isso para mim acima de tudo é um sinal que algo está muito errado com os vouchers e que o que sabemos é apenas a ponta do iceberg…
3 Fevereiro, 2016 at 14:08
Já disse isto noutro post e na altura discordaram de mim, mas o Bruno está a perder impacto por sair a falar de TUDO. Como disse a Rute acima, esse papel deveria ser de outros. O Bruno é o general – o general nao participa numa investida menor. Só aparece nos momentos-chave para partir aquela m—a toda (p. ex. vouchers, Doyen, etc.)
Por isso sim, acho que apesar de o Bruno ter ‘his heart in the right place’, se devia resguardar um pouco mais e guardar municoes para os momentos-chave. De resto, instruir uns quantos sobre a linha comunicacional do clube (se quiserem, a ‘party line’) e te-los a eles a defender o Sporting, sem que o Bruno tenha constantemente de estar a dar o corpo ás balas. Depois, quando for hora de arrasar, aí sim, entra o Bruno.
3 Fevereiro, 2016 at 14:23
Eu sei que este assunto pouco nos interessa, mas…
A semana passada coloquei algures por aí a notícia do “exito” do ex-empresário de futebol noutros campos dos negócios…
Hoje parece termos aqui o epílogo do “negociante”
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-02-03-Jose-Veiga-e-Paulo-Santana-Lopes-presos-por-suspeita-de-corrupcao
Desculpem “obrigar-vos” a ir à fonte da noticia…mas não deixei de gostar do “fundo” da imagem…
Diz-vos alguma coisa…?
SL
3 Fevereiro, 2016 at 14:35
até ver é um negócio de outra área… mas convinha investigar se o veiga-rista não veiga-rizou no futebol.
3 Fevereiro, 2016 at 15:38
Naaa…ele era um vigarista em tudo o que faz mas que era incapaz de ser vigarista numa actividade tão cheia de gente pura, tão controlada e tão transparente como o futebol….cof cof…Bullshit…cof cof…
3 Fevereiro, 2016 at 15:34
Vi à bocado um comentário a essa noticia que diz tudo…
É engraçado como o PPC em todos os processos é um “ex-dirigente do Sporting” mas o Veiga é apenas um empresário…
3 Fevereiro, 2016 at 14:25
Like para o post e para o comentário da Rute R …
🙂
SL
3 Fevereiro, 2016 at 14:27
Antes de falar sobre a comunicacao….
Bem sei q neste pais e quase crine ter memoria mas aqui vai:
-lembrem-se cm eram as capas e semanas de trabalho e a total exposicao do clube na Cs no tenpo de sousa cintra onde td o papagaio falava
– da total ausencia na era roquete a nao ser a caca ao bufo e as bufarias q iam saindo. ..das demisoes e inttiga palaciana cooptada
Cm tenho memoria.. digo q prefiro que eu e os nossos adversarios so tenham de levar com un Tsunami de Sportinguismo…
Cm este e um espaco publico, escurtinado por amigos e inimigos mais nao digo senao pa puxarem pelos miolos…
3 Fevereiro, 2016 at 14:32
Talvez o nosso Presidente fale “alto demais”, talvez…
Há momentos na vida em que só conseguimos captar atenções aos berros, dizendo verdades, principalmente quando as “plateias” nos olham com desdém, ignoram e censuram!
Por isso acho que temos de continuar assim mais algum tempo…
Fight & Resist… remeber?
3 Fevereiro, 2016 at 14:53
Tudo o que dizes é verdade. Mas o meu lado mais sádico adora. Adoro quando o Bruno leva tudo à frente, e fala demais e diz coisas completamente chocantes.
Como profissional de comunicação, tremeria sempre que ele liga um dispositivo móvel.
3 Fevereiro, 2016 at 15:00
que Bruno de Carvalho fique longe dos profissionais da comunicação…
não é pior o que se diz…
pior é sempre o que fica por dizer!
e eles no fundo até gostam.
3 Fevereiro, 2016 at 15:00
BdC precisa de “aprender” a estar calado às vezes. Quando “aprender” isso, não vai haver pai pra ele.
3 Fevereiro, 2016 at 15:12
Mas lá está….. para ele ficar calado “às vezes” é preciso Alguém falar por ele e é isso que muitas vezes não acontece.
Por exemplo. Viste alguém falar da tentativa de agressão do gaitan aos 10 min com 0-0 no jogo com o moreirense?
Era expulsão….
Não houve expulsão…. e ninguém fala em sumaríssimo! Ninguem faz queixa! Bem sei que os lampiões controlam tudo e nunca existiria castigo, mas não podemos ficar calados!
3 Fevereiro, 2016 at 15:17
Não, Ricardo. Às vezes é para estar calado. Ponto.
( obviamente que me refiro a outras situações que não a essa. 😉 )
3 Fevereiro, 2016 at 15:38
o regresso da mensagem do face após o jogo de guimarães?
3 Fevereiro, 2016 at 15:42
Não. Essa concordo em absoluto com ela.
Queres um exemplo ? O post a seguir à “confusão” com a equipa de ciclismo.
3 Fevereiro, 2016 at 15:56
e depois? fomos enganados… como é que se reage quando se é enganado?
dar parte de fraco? assumir o erro e seguir em frente?
3 Fevereiro, 2016 at 16:03
O post referia-se ao ciclismo ou era uma salganhada que não se percebia nada e disparava em todas as direcções?
3 Fevereiro, 2016 at 16:15
Comunicado ciclismo:
Ja apos a apresentação à imprensa do regresso do ciclismo ao SCP e na sequência de diversos contactos por parte de Sportinguistas seguidores da modalidade, teve o Clube conhecimento de diversos factos e situações que suscitaram e suscitam as maiores e mais sustentadas dúvidas sobre procedimentos relacionados com análise e controlo anti-doping por parte dos promotores do projecto .
Imediatamente o SCP procurou obter esclarecimentos, informações e respostas por parte dos promotores do projecto em relação aos atletas que iriam fazer parte da equipa, ao suporte de patrocinadores para a mesma e também em relação às questões de que nos chegavam ecos ,já que estavam em causa valores de Ética e verdade desportiva da qual o nosso Clube não abre mão em circunstância alguma.
Por parte dos promotores do projecto as respostas não foram inicialmente dadas e, após reiteradas tentativas, foram insuficientes e não esclarecedoras quando o que está em causa é a imagem e o bom nome de uma instituição centenária e uma tradição da qual nos podemos orgulhar de luta pela verdade no desporto.
Em vez de responder às perguntas do SCP , os promotores do projecto e os seus responsáveis contactavam com a comunicação social procurando na notoriedade pública das notícias, entrevistas e declarações uma chancela de validade para a sua associação com o SCP.
Desta forma, o SCP entendeu suspender imediatamente o processo em curso com os promotores do projecto com vista à formação de uma equipa de ciclismo conjunta.
Foram, no seguimento dessa decisão, dadas indicações expressas ao Departamento Jurídico do SCP no sentido de analisar eventuais procedimentos que se justifiquem, de acordo com o escrupuloso cumprimento das normas éticas pelas quais o Clube se rege.
Mais uma vez demonstramos a nossa preocupação de sempre com a verdade desportiva : doa a quem doer!!
3 Fevereiro, 2016 at 16:17
Facebook do presidente :
“Num dia passado em família, acontecimento que infelizmente é cada vez mais raro, encontrei o espaço para retemperar forças e, fazendo o balanço desta semana, preparar o início de outra semana de trabalho.
E no balanço há notas obrigatórias a deixar:
1- com muita garra, dedicação, entrega, humildade e vontade mantivemos o primeiro lugar no Campeonato. Um prémio merecido para este plantel, que se tem entregue de corpo e alma a esta exigente época. E, claro, um prémio para todos os Sportinguistas que têm sido um importante 12o jogador. O entusiástico e incansável apoio desta onda verde que percorre o País é tal, que o voo charter que irá levar a nossa equipa de novo à Madeira para o jogo com o União já tem poucas vagas que, certamente, serão preenchidas nos próximos dias;
2- As magníficas defesas de Rui Patrício. Como eu tenho repetido várias vezes, tendo sido a última na Gala Mais Alentejo, o Rui é um guarda redes de Top e vai-nos dar muitas alegrias;
3- E por falar em alegrias: que agradável foi depois do “Bailando” no Continente, ter ido dar “Bailinho” à Madeira. Uma vitória com dedicatória, como fiz questão de afirmar, e que permite entender que a diferença que vai de Zé Pereira a Carlos Pereira é a mesma que vai de bombo até bimbo…;
4- A constatação de que o próximo clássico do nosso Campeonato já mexe : antecipando falta de pedalada para o futebol , assistimos a um sprint do FCP para ganhar uma meta-volante no ciclismo numa etapa que será longa e cuja subida para a montanha ainda nem começou. O casamento com a W 52 é válido até porque nas núpcias anteriores o SCP não o consumou com a mesma noiva. Sugere-se a boda seja apadrinhada pela Doyen se bem que associar FCP, Doyen e Padrinhos pode sempre ser mal interpretado…
O Porto diz que foi muito rápido chegar a acordo com a W52 para ter uma equipa de ciclismo. Ao que se diz nos bastidores o acordo de princípio e valores éticos foram obtidos num minuto. Dizem que estavam completamente alinhados em termos de forma e procedimentos para concorrer e ganhar. Dizem também que os restantes 29 minutos foram apenas para decidir se a equipa se chamaria W52 Portimonense ou W52 Porto. Ao que se diz bastou um telefonema ao Lucas e esse assunto ficou ultrapassado.
Sendo assim os meus sinceros votos de felicidades por esta união que afinal faz tanto sentido;
Mas não posso deixar de dar aqui uma palavra aos Sportinguistas, mesmo após o comunicado do Sporting Clube de Portugal. Quero pedir desculpa a todos os Sportinguistas pelo erro cometido ao negociar com os “parceiros deste projecto”, pelas expectativas que foram criadas a todos com o anúncio do regresso do Sporting Clube de Portugal ao ciclismo e a certeza que, depois deste lamentável episódio, irei trabalhar pessoalmente com o Comandante Vicente Moura no regresso do nosso Clube ao ciclismo no período mais breve possível, num projecto que tenha ambição mas onde a ética e a verdade desportiva sejam uma constante. É uma modalidade de resistência , coragem física e muito trabalho e não tenham dúvidas de que são características que não nos faltam no SCP;
5- Termino com a antevisão da semana, pedindo para enchermos o Estádio neste importante jogo contra o Besiktas: na 5a feira, às 20h05m!! É um objectivo muito importante e a vossa presença e ajuda vão ser fundamentais. Venham todos a Alvalade! Só aí conseguimos ser o verdadeiro “12o jogador” e darmos a força adicional que muitas vezes separa o sucesso do insucesso!
Feito este resumo vou novamente ter com a minha família com a consciência tão tranquila quanto é comum em quem sorri quando se lembra da célebre frase de Groucho Marx : “estes são os meus princípios! Se não gostarem, tenho outros…”, que tantas e tantas vezes se pode aplicar no mundo do nosso desporto…”
3 Fevereiro, 2016 at 16:22
Isto tem ponta por onde se lhe pegue?
3 Fevereiro, 2016 at 16:31
Se sobre o Montero o nosso desacordo é quase total….. aqui estamos 100% de acordo 🙂
É demasiado óbvio que o post sobre o ciclismo é uma salganhada. Por exemplo, cabe na cabeça de alguém dizer isto:
“Ja apos a apresentação à imprensa do regresso do ciclismo ao SCP e na sequência de diversos contactos por parte de Sportinguistas seguidores da modalidade, teve o Clube conhecimento de diversos factos e situações que suscitaram e suscitam as maiores e mais sustentadas dúvidas sobre procedimentos relacionados com análise e controlo anti-doping por parte dos promotores do projecto .”
Então apresenta-se aa Equipa sem o contrato estar assinado?
Só descobriram o historial de doping após tal apresentação?
Se assim foi…. é sinal de um amadorismo assustador!
Se assim não foi…. o que foi escrito é mentira.
Por isso…. tudo o que foi escrito era dispensável!
3 Fevereiro, 2016 at 16:42
🙂
Para não falar da quantidade de assuntos que fala. Desde o Rui Patrício à doyen, passando por bailinhos ( a propósito….ganhar 0-1 é dar um balinho???? ).
3 Fevereiro, 2016 at 15:39
Os leões quando caçam não faZem barulho antes. Aproximam-se de mansinho… vi no National Geographic
3 Fevereiro, 2016 at 15:43
Ora bem. 😉
3 Fevereiro, 2016 at 15:51
Quem caça são as leoas, pá.
O King usufrui.
3 Fevereiro, 2016 at 16:01
O Leão come e dorme!
A Leoa “trabalha” 🙂
3 Fevereiro, 2016 at 15:09
ficar calado é comer o que não presta só porque é melhor do que passar fome. O Sporting reivindica, propõe, quer mudar, quer ser melhor clube, quer competir num campeonato melhor.
o discurso das nádegas foi perfeito.
mudou alguma coisa desde esse discurso de 2013 até hoje?
não, não mudou.
E por não ter mudado, o presidente também não precisa de mudar.
Presidente Bruno de Carvalho, faça favor de não mudar… incomode, obrige-os a pensar, nunca os deixe confortáveis.
3 Fevereiro, 2016 at 15:13
Este é um tupperware de marca, daqueles que as meninas vão vender a casa das senhoras de meia-idade.
Muito bom, Javardeiro. Concordo completamente contigo.
3 Fevereiro, 2016 at 15:42
Excelente post! Concordo completamente.
Há momentos em que gosto bastante dos posts e intervenções do nosso presidente e há momentos em que sinto que não dizer nada era o melhor.
Momentos em que deve aparecer BC, momentos em que deve aparecer o Octavio (excelente na conferencia de imprensa) e momentos ou posts com assuntos que não interessam.
3 Fevereiro, 2016 at 16:04
Entretanto recebi sms para a LE.
5 aéreos.
3 Fevereiro, 2016 at 16:04
OFF-TOPIC:
5€ o bilhete para o Sporting vs Leverkusen! Muito bom!
3 Fevereiro, 2016 at 16:11
5. ?
O meu sms diz 15.00…!!
Como é lá isso…?
SL
3 Fevereiro, 2016 at 17:21
Bancada B Superior Sul e Norte caro Max. A minha GB é para superior sul daí ser 5€.
Nas restantes bancadas o preço deve ser mais elevado.
3 Fevereiro, 2016 at 17:34
Ahhh…entendi…
O meu é mais caro, porque os golos do Sporting vão ser metidos na Baliza do Damas e por isso mesmo à minha frente…A23
Está certo…
Abr e SL
3 Fevereiro, 2016 at 16:04
Recebi SMS do Sporting!
Referencia MB válida ate 9/2 para o jogo com o Bayer Leverkusen!
Mais uma vez temos de encher Alvalade!
3 Fevereiro, 2016 at 16:06
15 € para ver o Maior 🙂
3 Fevereiro, 2016 at 16:09
Fonix! A mim é 20€…é o que dá ser meio croquete…. 😛
3 Fevereiro, 2016 at 16:14
Eu sou só 1/3 croquete! 😛 😛 😛
3 Fevereiro, 2016 at 16:23
Quem vai para a zona croquete (mesmo que não seja)…. paga a preço de croquete 🙂
3 Fevereiro, 2016 at 16:29
Epa…sera q devo mudar o nick para De Frostt e SCP?
3 Fevereiro, 2016 at 16:12
+1! 15 euros…não é caro!
Achei curioso que o JJ não tenha inscrito o Marvin nem o Schelotto…pensei era na Liga Europa que eles iam ganhar ritmo! Laterais suplentes só vai o Esgaio acho eu…segundo percebi nas noticias…Assim é provável que o JJ os veja a jogar tranquilamente no campeonato…
3 Fevereiro, 2016 at 16:15
Vamos lá então papar aspirinas como se não houvesse amanhã !
SPOOOOORTING !
3 Fevereiro, 2016 at 16:19
Excelente como sempre LAS 🙂 sempre acertivo é mesmo na mouche
3 Fevereiro, 2016 at 16:46
LDP 🙂
3 Fevereiro, 2016 at 16:37
Então e uma referêncizinha a Pedro Silva, actual 3º guarda-redes do nosso plantel e 13º jogador da formação a poder ter minutos esta temporada?
3 Fevereiro, 2016 at 17:26
Ter minutos onde? Esperemos que não…
3 Fevereiro, 2016 at 16:38
Estranho. No site as superiores B estão a 10.
Mas recebi sms para 5. Melhor.
3 Fevereiro, 2016 at 16:40
Dahhhhhhhh. É mais barato para quem não tem gamebox, oh cromo!
Às vezes nem pareces Sportingguista.
3 Fevereiro, 2016 at 16:40
Porra!
* para quem tem.
Até me deixas c’os nervos!
3 Fevereiro, 2016 at 16:55
Foi do alcoól.
3 Fevereiro, 2016 at 16:42
Parece que contratamos o Pedro Gil, grande reforço!
http://www.record.xl.pt/modalidades/hoquei-em-patins/detalhe/pedro-gil-ja-e-do-sporting.html
3 Fevereiro, 2016 at 16:45
Diz que sim. Lá se vai é a teoria de alguns que não renovámos bem a equipa que é só velhos……
3 Fevereiro, 2016 at 16:53
35? Ainda é um jovem 🙂
O homem é só o melhor marcador da Liga Europa e da Liga Italiana!
3 Fevereiro, 2016 at 16:46
Só é pena é não haver um campeonato de + 35 anos… eramos campeões europeus!
3 Fevereiro, 2016 at 16:42
Notícias de hoje:
Vale e Azevedo volta à prisão.
Veiga detido
PS: Este comentário ofende a memória do Eusébio.
3 Fevereiro, 2016 at 16:46
Curioso, os vigaristas deles começam todos por V.
3 Fevereiro, 2016 at 16:50
Pois claro…. Venfiquistas
3 Fevereiro, 2016 at 16:55
ou pessoao que são do Verifique 🙂
3 Fevereiro, 2016 at 17:48
Ainda há lugar para o Vilarinho?
3 Fevereiro, 2016 at 18:34
Falta o Vieira !
3 Fevereiro, 2016 at 17:07
Nunca se esqueçam que Bruno de Carvalho quando chegou ao Sporting o clube era um monte de escombros , sem dinheiro, com dívidas, sem património, com uma equipa fraca, com salários em atraso, sem auto-estima, desacreditada por todos, até pelos próprios adeptos, gozado por qualquer merdoso fosse na tv fosse nos jornais, fosse onde ou quem fosse.
O que é que cada um de nós fazia?
Ele arregaçou as mangas e com a sua brilhante equipa directiva, foi á luta, uma luta difícil e cheia de armadilhas, reestruturação financeira, despedimento de excedentarios, pagar o que estava em falta, trazer novos sócios (estamos com mais de 130 mil agora), construção de pavilhão, fortalecer a equipa de futebol e modalidades, conquista já de títulos, preservar os melhores jogadores, luta contra a Doyen e todos os que atacam o clube, regresso de Nani, Inauguração da Sporting Tv, jornal do clube e site remodelados e revitalizados, entre outras coisas…finalmente a luta a sério pelo título e o histórico acordo com a NOS….acham pouco?
Falam em política de comunicação? Muito melhor está ela, mesmo um pouco arcaica mas está a dar os primeiros passos, até porque não era fundamental de início, clube falar a uma só voz era fundamental e isso é o que acontece neste momento.
Compreendam que o sporting é atacado de todos os lados e o nosso João Rocha ll está a fazer um trabalho magnífico, só necessita que o apoiemos sem o,harmonia para trás.
3 Fevereiro, 2016 at 17:10
Ultima frase é “sem olharmos para trás”
3 Fevereiro, 2016 at 17:38
Mas também com “harmonia”
Abr e SL
3 Fevereiro, 2016 at 18:03
Exacto meu estimado amigo.
Como vai essa constipação? Segunda-feira queremo-lo ca, já estamos com saudades.
Abraço
3 Fevereiro, 2016 at 17:16
Boa posta sim senhor.
O nosso Presidente muita vezes estende-se em demasia nos comentários mas mesmo assim não vou querer que ele deixe de comentar. A faceta de presidente-adepto pode gerar excessos mas acaba por mostrar toda a alma e paixão com que lida com o nosso Sporting. Eu não quero que essa caracteristica se perca e prefiro ver acontecer algumas escorregadelas do que uma postura pacifica, excessivamente assertiva ou mesmo submissa como os nossos antepassados “croquetianos” nos habituaram.
Quanto à estratégia acho que os clubes necessitam de reformular a abordagem, mas existe uma diferença chave no processo de comunicação de uma empresa e de um clube de futebol, que são os níveis de paixão que o futebol gera. O futebol pode aproveitar ensinamentos do mundo corporativo, mas tem de ajustar certas noções ou estratégias, sob o risco de voltarmos à era Roquette onde quiseram incutir uma logica completamente empresarial que acabou por distanciar os adeptos da direcção.
3 Fevereiro, 2016 at 17:32
confirmo 5€ para a LE
3 Fevereiro, 2016 at 17:38
Ha aqui muitas madalenas não arrependidas mas ofendidas pela postura do presidente. Sou brunista e Carneiro seguidista apoio tudo que ele faz, ao contrario das madalenas deu o passo em frente e esta a dar o melhor e o peito às balas como nunca ninguém fez e as madalenas o que fazem? Criticam e sugerem outra postura em facenooks e por estas bandas em blogs.
Sabem fazer melhor, qurem fazer diferente? Candidatem-se! Ate la um caralhinho para cada um.
Força presidente tem todo omeu apoio, não fosse ele um cocacola com eu.
4 Fevereiro, 2016 at 14:57
Grande post assino por baixo, parabéns
SL