Andei pelo forumscp.com e encontrei este maravilhoso texto. É um pouco longo, mas vale a pena ler até ao fim.
SL
“Não sou propriamente um freguês da cmtv, mas ontem fui lá parar por acaso numa altura em que discutiam o estafado “caso carrillo” e qual não foi o meu espanto quando deparei com um tal de Carlos Janela armado em guru da gestão desportiva, num ataque desenfreado ao Presidente do Sporting que segundo ele não é digno das tradições e da linhagem dos fundadores do Clube.
No meio das suas pretensiosas dissertações, Janela repetiu várias vezes o nome de Francisco Stromp, que segundo ele haveria de estar às voltas no túmulo por causa do comportamento de Bruno de Carvalho, o que me levou rapidamente a concluir que o homem desconhece completamente a história do Sporting, não fazendo a mínima ideia de quem foi Francisco Stromp, pelo que só se referiu a ele, porque deve ser o único nome que conhece dos primórdios da vida do Sporting Clube de Portugal.
Na verdade para o efeito desejado, Francisco Stromp foi a pior escolha possível, pois se há alguém no passado remoto do Sporting que tem alguma afinidade com o actual Presidente do Clube, esse alguém é de certeza o “Chico”.
Francisco Stromp viveu quase exclusivamente para o Sporting, nem namoradas, nem política, nem estudos, nem nada, o clube era a sua grande e única paixão. No campo entregava-se a todos os lances como fossem os últimos da sua vida e ás vezes era considerado um jogador violento, mas pelo Sporting dava tudo, e também não era propriamente um homem tranquilo, chegando ao ponto de chorar nas prelecções, ou no intervalo dos jogos, quando se dirigia aos colegas de equipa, apelando ao seu sportinguismo para chegarem às vitórias, quase lhes exigindo que fossem todos “chicos” como ele, coisa que está bom de ver era completamente impossível.
Nesse tempo em que ainda não havia treinadores, era Francisco Stromp quem fazia as convocatórias, formava e orientava as equipas do Sporting e não admitia que brincassem com o Clube. Ele era o grande Capitão e enquanto dirigente foi um dos que que contribuiu para que Artur José Pereira, considerado o melhor jogador português da altura, viesse para o Sporting quando resolveu sair do Benfica e, foi também ele que mandou o Artur à m****, quando este pediu a Jorge Vieira que intercedesse junto do Capitão do Sporting, para que este o libertasse para ir realizar o seu sonho de fundar um clube de Belém.
Quando se sentiu condenado a morrer na agonia da doença que tinha vitimado o seu irmão, Francisco Stromp escolheu para partir o dia da fundação do Sporting Clube de Portugal, é pois uma verdadeira heresia ver o nome deste homem pronunciado por alguém cujo único objectivo é atacar o líder escolhido e hoje respeitado pela esmagadora maioria dos sportinguistas, um homem que está a fazer o seu caminho de uma forma desabrida e corajosa, que tudo indica lhe irá garantir um lugar de destaque na história do Clube que ama tanto como o “Chico” amava, e que este artista se atreve a comparar a grupos de terroristas ou religiões fanáticas.
A coisa torna-se ainda mais revoltante quando o protagonista destes ataques é alguém que já foi funcionário do Sporting, salvo erro em dois períodos diferentes, deixando atrás de si um lamentável desempenho, revelador não apenas da sua incompetência, mas principalmente da condição de homem que se serve dos clubes, em vez de os servir. São estes que vivem à custa do futebol sem nada fazerem por ele, que Bruno de Carvalho apelida de chulos e que por isso se sentem tão incomodados e o atacam a torto e a direito.
Um pouco mais ao lado deste Janela, estava um tal de Figueiredo, outro artista fino, que em tempos foi dirigente do Benfica, mas pelo que eu me lembro o maior serviço que prestou ao seu clube, foi quando era director do Estoril, o que só por si diz tudo sobre ele.
Pois este Figueiredo para além de afirmar desejar que Bruno de Carvalho fique muitos e bons anos no Sporting, como se nós não percebessemos o incómodo que o Presidente leonino lhe está a causar a ele e a todos os que pensam como ele, ainda teve o desplante de explicar como é que se deveria ter resolvido o “caso carrillo”, que segundo ele era muito simples, bastava dar ao empresário a comissão que ele queria e estava feito.
Pois meu caro Figueiredo, eu e julgo que a maioria dos sportinguistas, estamos dispostos a perder todos os carrillos, danilos, cervis, maregas e outros mais que já foram ou que vierem, se para os contratar ou manter for necessário untar as mãos aos chulos que enriquecem à custa destes negócios, enquanto os clubes se afogam em dívidas incomportáveis, acabando alguns por definhar.
Jogadores há muitos, mas Sporting Clube de Portugal só há um e é nosso, pelo que dispensamos os palpites de gente desta laia, que infelizmente tem guarida e voz na imprensa ao serviço dos nossos inimigos, onde a boa vontade e a educação de Hélder Amaral até fica mal.”
http://www.forumscp.com/index.php?topic=20947.14780#ixzz3zJsTDuSN
Comentário feito por Lina Martins
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
7 Fevereiro, 2016 at 20:06
Acabei de ler a entrevista do Presidente ao “Observador” e agora este text, simplesmente 100% de acordo.
Carallos há muitos, mas, Sporting Clube de Portugal só há um!
7 Fevereiro, 2016 at 20:16
Que texto, esses f..da p…ta, são da laia dos adeptos do tal clube (nem quero pronunciar o nome) .. são uma corja de sabujos, mal intencionados, corruptos, sem qualquer pinga de vergonha… não conheço a vida do Cosme Damião – não sei se era bom homem ou como os actuais dirigentes do tal clube de Carnide… esse é que deve estar a virar-se no caixão com a máfia que manda no seu clubezeco.
SL
7 Fevereiro, 2016 at 20:36
Linda homenagem ao grande Stromp!
Eu acho que ha muita gente que ainda nao percebeu que o Bruno vai ser reeleito com uma maioria esmagadora!
O barulho anti Bruno é tal, que muitos têm a ilusão que os Sportinguistas estao divididos em relaçao ao presidente.
8 Fevereiro, 2016 at 0:35
Graças a Deus só podem fazer barulho, porque os votos são nossos!!! 😉
7 Fevereiro, 2016 at 20:48
Na lixeira do norte os andrades estão quase a dizer adeus ao titulo ou a entrega lo ao carnide
7 Fevereiro, 2016 at 20:54
Perderem ‘e o melhor resultado possivel, vao jogar de orgulho ferido na lixeira
7 Fevereiro, 2016 at 20:55
Olha se o lito estivesse no porto e o peseiro no arouca. 🙂
7 Fevereiro, 2016 at 20:52
Há 3 jogos fundamentais na corrida ao titulo. Os próximos com o rio ave e nacional e contra a merda do benfica.
O porto vai empatar ou ganhar na lixeira para provar que não são coxos (apesar do brahimi ja estar a mandar o peseiro tomar no cu na derrota de hoje) e tentarem não perder o comboio da liga dos campeões. Se nós cumprirmos resolvemos a coisa. Ganhar amanha contra o nacional e contra os merdas garante entre 5 a 8 pontos de vantagem.
7 Fevereiro, 2016 at 21:17
Eh lá…o melhor é ganhar amanhã ao Rio Ave..!!
🙂
Abr e
SL
7 Fevereiro, 2016 at 22:55
🙂
7 Fevereiro, 2016 at 20:57
O Oporto já está em decomposição. O Brahimi se não mandou o Peseiro ir levar no cu, pouco faltou. Estavam à espera do quê? Ainda pode ser que por “milagre” ganhem ao Arouca, mas são uma equipa claramente pressionada e esta é a pior altura para ir à Luz. E logo o frouxo do Peseiro é que vai motivá-los para se excederem na Etar? Por outro lado, mais cedo ou mais tarde os orcs têm de ter um mau dia, e os fruteiros têm alguns jogadores que pode fazer alguma coisa, embora como equipa sejam uma merda sobrevalorizada. Não vejo como seja possível uma vitória fruteira, especialmente porque quando está atrás do Beifica na classificação, o Oporto nunca ganha na Luz.
7 Fevereiro, 2016 at 21:00
O Marega! hahahahaha
7 Fevereiro, 2016 at 21:01
Ri de caralho ahahah.
7 Fevereiro, 2016 at 21:05
Este “atacou” a bola com os olhos! HAHAHAHA
7 Fevereiro, 2016 at 21:26
O senhor 3.5 milhões ehehehee é só rir com com estes andrades, obrigado BC por não ires em barretes.
8 Fevereiro, 2016 at 4:57
Do que nos livrámos.
Prési rédea curta no JJ que só quer picateras! Eu sei que você percebe disto senão não teria ido buscar o Montero, o Gauld e o Ruiz. Permaneça fiel às suas ideias. Não vá na cantiga do JJ de querer contratar Maregas e Teos. O homem é dos melhores Chefes Portugueses mas não sabe ir à praça comprar os melhores alimentos.
7 Fevereiro, 2016 at 21:01
Agora houve uma falta na área do Oporto!
7 Fevereiro, 2016 at 21:05
Se duvidas houvesse sobre quem é o dono actual do sistema basta ver o golo mal anulado ao porto por alegado fora de jogo quando estava 1-1.
É o tipo de coisas que só nos faziam a nós…
7 Fevereiro, 2016 at 21:12
Não faz mal nenhum. Não foi um fruteiro bem conhecido que disse que preferia ver o Beifica campeão? Então agora vão à Luz ser cabeçudos. Eles têm um ódio tal ao Bruno de Carvalho que nem abrem a boca acerca do colinho lampiónico. O ano passado foi a mesma coisa, o único a falar era o espanhol. Pois agora têm o que merecem.
7 Fevereiro, 2016 at 23:07
Isso mesmo Jordão. Esse anormal não verà nem o porto campeão nem o benfica. Deus é grande e o Sporting será o campeão de Portugal.
7 Fevereiro, 2016 at 22:08
Hoje no Dragao… Amanha em Alvalade??? Esse e o meu MEDO…
Jogo dificilimo e importantissimo amanha contra o Rio Ave…
SL
7 Fevereiro, 2016 at 21:11
O penalti é escandaloso. Se fosse marcado o porco metia a boca no trombone pelo golo mal anulado.
O porco na luz vai dar tudo senão são linchados.
Façamos a nossa parte. E não é nada fácil.
7 Fevereiro, 2016 at 21:11
Não podemos vacilar…Amanhã é para ganhar ou ganhar.
7 Fevereiro, 2016 at 21:14
Querem ver que quem tinha razão era o Lopatego?
7 Fevereiro, 2016 at 21:15
Estava a ver que o prolongamento não tinha fim.
Futebol tuga no seu melhor.
7 Fevereiro, 2016 at 21:19
8 minutos de desconto é algo inedito.
7 Fevereiro, 2016 at 21:29
Aqueles 8mins deveria ser o normal. O que os gajos do Arouca fizeram ‘e uma palhacada, igual ao que fazem contra nos. O tempo que se perde com gajos deitados no chao ‘e simplesmente ridiculo.
Portanto, nao me choca nada 8mins (ou mais ainda). Choca-me ‘e nos nossos jogos so darem 3/4mins.
7 Fevereiro, 2016 at 21:30
+1
8 Fevereiro, 2016 at 4:59
Os 8 minutos são muito bem dados!!!!!!
7 Fevereiro, 2016 at 21:15
ganhando amanhã… já será ter um pé na champions
7 Fevereiro, 2016 at 21:22
Isso.
7 Fevereiro, 2016 at 21:37
bem visto
7 Fevereiro, 2016 at 21:17
Incha!!!!
Amanhã é para os deixar a 8. Sem perdão!
Depois é deixá-los jogar lá no campo ao pé do Colombo, pode ser que consigam uma gracinha,
7 Fevereiro, 2016 at 21:22
plo menos não vão jogar à etar sobre “pressão” – hoje disseram adeus ao título
7 Fevereiro, 2016 at 21:23
Obrigatório ganhar amanhã.
Depois os murcões vão à lixeira fazer uma gracinha.
7 Fevereiro, 2016 at 21:26
Façamos nós a nossa parte e ninguém nos pára até ao fim do campeonato.
Amanhã é ganhar.
Rumo ao título
7 Fevereiro, 2016 at 21:32
Amanha?
http://s2.quickmeme.com/img/3e/3e6bf1b230b7d86fb4943ea1f047545ce7e0df10bbef9da7ce74c3a86cc10e13.jpg
7 Fevereiro, 2016 at 21:42
Acredito que vai ser mais assim!
🙂
https://i.ytimg.com/vi/EOESb7laDLg/maxresdefault.jpg
7 Fevereiro, 2016 at 21:46
Camaradas, preciso de legendas 🙂
7 Fevereiro, 2016 at 21:44
O papel do Porto hoje em dia, é aquele que em bom português se pode chamar de “fazer de mula”, estão caladinhos porque por um lado não têm legitimidade para falar de arbitragens (impunidade no desfecho do caso Apito Dourado) e por outro porque há uma total incompatibilidade com o Sporting.
Incompatibilidade em todos os sentidos, mas resumindo, na maneira de estar no futebol.
Com o Boifica é diferente, são os dois corruptos e aldrabões, não se gramam, mas mais vale foder o Sporting que quer fazer limpeza no status quo, e depois arrumar com o Boifica na guerra da trafulhice.
Amanhã a vitória é imperativa.
Se no clássico da próxima empatam ou ganham ou não sei o quê, isso é lá com eles, eles que se desenrasquem. O nosso papel é vencer todos os jogos e vamos tentá-lo.
7 Fevereiro, 2016 at 21:47
Nem mais. Algo que passa da instituição para os adeptos. Basta passar pelas redes sociais e observar as primeiras reacções. Os que conheço já declaram que preferem “lixar o Bruno”. Nem dormem a pensar no Sporting.
7 Fevereiro, 2016 at 21:52
Estou contigo trolha.
Mas também não acredito que Pinto da costa continue a fazer de mula durante muito tempo. O Porco pura e simplesmente tem de vencer o venfique.
Caso isso não aconteça PdC estará em muito maus lençóis. E ele sabe disso.
Por isso sim, na próxima semana veremos a luta titânica pelo poder futebolês. O que pode até ser benéfico para nós.
‘Só’ temos de ganhar o nosso jogo.
7 Fevereiro, 2016 at 22:06
O Pinto da Costa já está mais para lá do que para cá. Já não manda absolutamente nada dentro do clube e exemplo disso são as negociatas que por lá se fazem há uns quantos anos para cá (faz-me lembrar o antigo Sporting).
Continua e vai continuar lá na presidência por mais uns anos porque tem ainda aquele prestígio e também porque ninguém vai fazer frente a ele ou acaba queimado, como aconteceu ao Vitor Baía. Por isso vão preferir que seja ele a sair pelo próprio pé e só depois vai começar a verdadeira guerra pelo poder, uns que querem manter os benefícios e um ou outro que vai querer mudar o rumo.
7 Fevereiro, 2016 at 21:45
O importante é amanhã fazermos o que nos compete e que na sexta-feira o Porto se redima em Carnide.
7 Fevereiro, 2016 at 21:47
ainda vão perder a taça pró paulo fonseca…
aquilo tá tudo em decomposição
7 Fevereiro, 2016 at 21:48
Este Peseiro é mesmo pé frio, livra. Longe de Alvalade é que está bem.
Aquilo implode, não falta muito. E depois o BDC é que não presta, enfim.
Que encavem as galinhas, se ainda têm algum brio. Mas isto não nos diz nada, temos mesmo é que ganhar ao Rio Ave. Bryan Ruiz é o meu feeling para amanhã.
SL
7 Fevereiro, 2016 at 21:52
amanhã é pra espetar 3
7 Fevereiro, 2016 at 22:02
Estes trastes estão a voltar àquilo que eram antes da mafia armada pelo bufas pénacova. Duvido que consigam empatar na lixeira mas gostei de ver o trambolho do Mali com a camisola do putedo – é um jogador quase ao nível do Sinama-Pongolle. Há que carregar também para cima destes: se for possível roubar-lhes Layun negociando com o Watford, era para ontem. E temos de ir ganhar ao Ladrão; um belo cabaz nas ventas do conselheiro matrimonial dos bois e eu duvido que Peseiro se mantivesse no Doyen Balompiè no ano que vem…
7 Fevereiro, 2016 at 22:27
Esse Layun a lateral esquerdo do Sporting não era nada mal jogado. Vender o Jefferson para a Ucrânia por 8M.
7 Fevereiro, 2016 at 22:03
O porco traiu um pouco a minha previsão.
Previa que iriam empatar na ETAR e ficar a 7 pontos e o Carnide a 4, agora podem melhorar ganhando na ETAR, ficam a 8 e o Carnide a 5, para em Alvalade ganharmos ao Carnide e fazer com que fiquem ambos de braço dado a 8 pontos.
Tenho álbum receio dos filhos da apaf, mas, a mi ha fé no título é cada dia, maior.
EU QUERO O SPORTING CAMPEÃO!
NOS QUEREMOS O SPORTING CAMPEÃO!
7 Fevereiro, 2016 at 22:07
PRIMEIRO….GANHAR AMANHA!!
TODOS…MAS MESMO TODOS A ALVALADE AMANHA!!
NÓS QUEREMOS O SPORTING CAMPEAO!!!
7 Fevereiro, 2016 at 22:09
algum receio*
7 Fevereiro, 2016 at 22:18
os outros nao interessa para nada , o importante é amanhã o Sporting , Alvalade tem de encher caralho , todos a Alvalade !!!!!!
7 Fevereiro, 2016 at 22:21
Esta realidaade “virtual” que, para mim não é natural, é uma coisa aque vou tendo de me adaptar, procurando compreendê-la cada dia que por ela passo, tem sido, para mim uma revelação. Uma revelação especial de quanto ela nos influencia a todos os que a partilhamos, do tanto que nela aprendemos e do tanto que nela nos expomos. Uma página no Facebook que, cada vez menos visito, as vindas à Tasca, uns saltos ao “artista do dia”, ao site do Sporting, à verdade leonina, substituíram , na minha vida, o comprar o Record, ouvir a “bola branca”, discussões no café, assistir ao telejornal, falar com amigos de sempre sobre o Sporting e outros temas que integram o meu “mundo mental”, o mundo dos meus interesses e das minhas paixões algumas, como a História do Século XX ou a do Século I AC, a Música, de Bach a Chopin, passando pelos Beatles, Scott Joplin, Monty Alexander, Simon and Garfunkel, Rachmaninoff, John Meyers, Cole Porter, Ernst Weber e tantos outros como Bernardo Sassetti, Jacintha, João Só, Carlos Seixas, António Teixeira. A Pintura e a escultura a Literatura Mundial em algumas das suas vertentes. Os clássicos como Dumas, Göthe como Tolstoi, Eça de Queiroz ou outros mais modernos como Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes, Tolkien, CS Lewis, António Vaz Pinto SJ, Edward “Doc” Smith, Pohl Anderson, Isaac Asimov, o recentemente falecido Robert Jordan ou outros, como Juan Jose Benitez, Coleen McCulough, Simon Scarrow , Steven Saylor ou Lindsey Davies.
Tudo isto se interlaça, virtualmente em blogues, páginas dedicadas, sites exclusivos que vêem substituir as tertúlias específicas dos séculos passados onde grupos de amigos debatiam os seus temas preferidos, regularmente após o jantar. Tudo isto é diferente, tudo isto, nesta nova realidade que é virtual, é um factor de aceleração da aquisição de novos conhecimentos, o contacto com diferentes pontos de vista de uma forma antigamente impossível. Por muito que o meu Pai gostasse de um pianista Norueguês e duma sua específica interpretação num determinado tipo de piano dificilmente se intrometeria numa discussão sobre o assunto com um maetro de renome Internacional ou o fabricante de pianos que teve o pianista em mente quando produziu uma determinada versão de um dos seus pianos. Na semana passada conversei com um Maestro Japonês sobre uma interpretação de Riuichy Sakamoto de peças da obra de António Carlos Jobim, tocando num piano de cauda Australiano Stuart and Sons que, o construtor me confirmou ter concebido pensando especificamente em interpretações a solo de música contemporânea e especificamente, de Bossa Nova…
Apesar dos anos começarem a pesar é neste mundo virtual que me reencontro com pontos de vista e ideias que se não são minhas, pelo menos delas se aproximam e me permitem formar uma opinião mais acertada acerca de muitos dos assuntos que me interessam na vida.
Os nossos blogues Sportinguistas são uma inesgotável fonte de motivação e de união. Servem o Sporting e eu a todos estou grato por isso mesmo. Todos juntos somos mais sólidos, mais convictos, mais unidos, mais guerreiros. Lutar e resistir lutando ou, como o Cherba gosta de dizer, Fight and Resist!
7 Fevereiro, 2016 at 22:36
https://www.youtube.com/watch?v=W9t3mbv2Hd8