Há quem diga que a última semana foi complicada. Eu sorrio e pergunto: «não te lembras dos últimos anos?». Obviamente que não há forma de esconder o desconforto, a azia ou a irritação causada pelo facto de termos deixado de estar isolados na liderança. Mas transformar isso num momento de desespero, recuperar máximas que transformaram o fado num símbolo do país ou falar em filmes já antes vistos é (é é bom que metas isso na cabeça) tornar vazio de sentimento aquele grito que, a cada semana, sai da alma: «nós acreditamos em vocês!»
Claro que é fácil de perceber que o receio invada vários espíritos leoninos. Todos sabemos da importância que tem a conquista de um título para a estabilidade de um clube que se apresenta cada vez mais equilibrado, cada vez mais seguro de si, cada vez mais incómodo para os outros. E é aí que a questão afunila e deve ser aí que tu deves perceber o quão bom é ser adepto do Sporting. É um mar revolto? É. Mas, caraças, olha-te ao espelho de manhã e diz a ti mesmo de que clube és. Aposto contigo que o que seguirá será um turbilhão que te levará a sorrir no final.
Se pensares bem, o facto de estar-se a acabar o tempo do hipócrita “fazia falta um Sporting forte ao futebol português”, foi a melhor coisa que podia ter-nos acontecido. E, não, não estou a falar de estar mais perto de vencer e de deitar por terra, mais uma vez, as teorias de que há muitos adeptos de determinadas cores. Estou a falar-te de colocar a descoberto toda a máquina que move este pardacento futebol português. É verdade que a máquina mudou de “padrinho”, apesar do antecessor continuar a tentar mover as influências que ainda tem pelos corredores (veja-se aquele hino à falta de vergonha que foi a repetição daqueles minutinhos lá na Choupana, onde jogaremos esta noite). Mas não é menos verdade que é uma máquina que utiliza esquemas antigos: as ameaças a líderes federativos e da Liga (Rui Costa, não te esqueças que, hoje, há sempre um telemóvel ligado), o empréstimo de jogadores a clubes cirurgicamente escolhidos, o truque de magia de ir jogar a algum lado e só por pisar a relva deixar no ponto os problemas de tesouraria do anfitrião.
Mas a máquina foi afinada e colocaram-lhe uma peça importantíssima: a comunicação social. Não há volta a dar, está minada. E isso permite ao padrinho chegar com muito mais força a muito mais gente (e “raisparta” se o tombo não há-de ser infinitamente maior) o que, consequentemente, também afecta os espíritos dos leões e leoas mais ansiosos e mais pessimistas. Não deixa de ser um trabalho de excelência a capacidade de continuar a acusar o presidente do Sporting de ser um “falcatrueiro” quando o padrinho já foi preso e espetou um calote de mais de meio milhão. Não deixa de ser um trabalho de excelência conseguir, semana após semana, capas que tenta inflacionar o valor dos jogadores, mesmo que não tenham fato de gala vestido (já agora, o Guedes continua escondido? É que já não há quem se lembre de ir vê-lo). Não deixa de ser um trabalho de excelência conseguir transformar um puto com potencial na última coca cola do nosso futebol, esquecendo que a primeira imagem que o destaca é estar a cuspir em direcção a Octávio Machado ou entrevistado todos os que transformam as constantes faltas do rapaz em momentos de inexperiência e entusiasmo.
Depois há as contas, essas contas que quando são assunto verde e branco não podem deixar quem quer que seja dormir descansado, mas que são fantásticas quando se atravessa a segunda circular, até porque a renegociação do contrato com a NOS dá para pagar a barbaridade que se ai pagar ao Carrillo (o que se diria e escreveria sobre um contrato destes em Alvalade?) e chuta para a caixinha do silêncio os 3,5 milhões gastos num craque argentino que foi recambiado para o Dubai (e, aqui, não esquecer o trabalhinho lambe escrotos do jornal O Jogo na defesa do ex-padrinho, o tal que negoceia direitos televisivos dele e dos outros, e no disfarçar os milhões gastos no Osvaldo ou nos 60% do passe de um tal Adrian Lopez). A propósito de caixinha… já comia qualquer coisa. Mas tanto eu como tu podemos estar à mesa de cabeça erguida de orgulho, não porque és uma das cabeças do sistema, porque mandas na arbitragem, porque te meteram qualquer coisa nos entrefolhos e te colocam na capa de um jornal desportivo diário a defender o clube do padrinho. Acho que, por esta altura, já percebeste o cenário, certo? Não preciso de falar dos Guerras, do Gosmas, dos Diamantinos, dos Janelas e de tantos outros que inquinam opiniões de forma que provoca vergonha alheia, pois não? Nem preciso de continuar a desenrolar este lençol que tem mais nódoas do que o de uma pensão de beira de estrada, certo?
Escuta, saber lidar com tudo isto só tem que tornar-nos mais fortes e cada vez mais espertos no sentido de perceber o que, efectivamente, é importante (como a renovação com dois dos nossos melhores jogadores, ainda por cima formados em nossa casa). A tal semana que pareceu demasiado complicada não mudou o que quer que seja. Tal como, após a derrota com o União, dependíamos apenas de nós para regressar ao primeiro lugar e continuar a lutar pelo título (já agora, não te esqueças com quem o estavas a disputar nessa altura), também agora dependemos só de nós. E quando digo nós falo de equipa e de adeptos. Hoje, como há muito não se sentia, caminhamos lado a lado, cada um fazendo o seu papel, seja em operações mais simples, como uma votação para melhores adeptos que leva o Eurosport a escrever «Eurosport UK: This is getting ridiculous now @SportingCP_en!», quando deixamos os outros a quase 100 mil votos de distância, seja em momentos como aquele recente 0-2 em Alvalade, frente ao Braga, transformado em 3-2. Há o cântico que nos eriça a juba a cada início de jogo, há as tarjas espalhadas pelo mundo a pedirem o Sporting Campeão, há um banho de adeptos antes da partida e à chegada à Madeira. Há, no fundo, algo que nunca deves esquecer: é infinitamente maior o que nos une do que aquilo que nos separa. O Sporting. O meu. O teu. O nosso. Sempre!
13 Fevereiro, 2016 at 8:50
Puxa Cherba, que pequeno-almoço tão arrebatador nos estás a proporcionar! É isso mesmo, sintam sempre o orgulho de ser do Sporting, de um clube diferente, de um clube que não alinha em jogos de bastidores para ganhar titulos! E o Sporting é o nosso Grande Amor, la la la la!
13 Fevereiro, 2016 at 8:51
O Sporting. O meu. O teu. O nosso. Sempre! Grande texto pela manhã. ” … ver o meu Spoooooooooooooooorting”
13 Fevereiro, 2016 at 9:06
mais uns votos no poll da eurosport…
Pensamento positivo:
– Adrien para João Mário
– João Mário para Adrien
– Adrien para Bruno Cesar
– Cesar cruza para a área
– Golo do Sporting !!!
– Slimani a meter de cabeça lá pra dentro.
13 Fevereiro, 2016 at 12:06
Gosto de rever o Bruno César aí no meio da jogada.
Ouviste Jesus?
13 Fevereiro, 2016 at 12:18
Teo aplaude o golo na bancada.
13 Fevereiro, 2016 at 9:09
Sporting! Abrace a todos!
13 Fevereiro, 2016 at 9:12
Grande abraçe pra ti também, Emil PES.
13 Fevereiro, 2016 at 9:13
O Sporting é de todos nós e vamos continuar a acreditar que em Maio seremos felizes!
SPOOOOOOOORTING !
13 Fevereiro, 2016 at 9:13
Tudo a rezar ao Deus do não-nevoeiro.
13 Fevereiro, 2016 at 9:15
Mesmo que seja adiado pelo fdp do nevoeiro, temos sempre o dia de amanhã para afiambrar os alvi-negros.
13 Fevereiro, 2016 at 9:14
Tomar o pequeno almoço e ler estas palavras é brutal!
É isso tudo Cherba!
Vamos todos juntos continuar a levar o grande Sporting prà frente, para o lugar que merecemos: o topo!
SPOOOOOOOOOOOORTING!!!
13 Fevereiro, 2016 at 9:17
Prognósticos
para hoje: 1-1
para amanhã: 1-3
13 Fevereiro, 2016 at 14:26
E se hoje for amanhã?
:/
13 Fevereiro, 2016 at 14:36
After-hours?
13 Fevereiro, 2016 at 9:17
Grande texto Cherba! Foi uma semana complicada, mas acredito que nos fez mais fortes a todos, jogadores e adeptos, na caminhada triunfal até 15 de Maio.
O dia aqui na Camacha, onde vivo, que é praticamente a mesma cota da choupana, acordou cinzento, mas está previsto sol e se for como ontem será um fim de tarde de verão. Hoje eu vou cantar para os nossos jogadores O Mundo Sabe Que… E não me calarei do princípio ao fim!!
PRA CIMA DELES!!!!
SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
13 Fevereiro, 2016 at 9:47
Quanto e que foi o bilhete?
13 Fevereiro, 2016 at 11:58
10,00€ mas comprado logo na 2 feira o CDN disponibiliza alguns bilhetes a esse preço só no início da semana do jogo. Nos jogos com os grandes a procura é muita e acabam por vender rapidamente
SL
13 Fevereiro, 2016 at 13:17
ok, obrigado pela informação
SL
13 Fevereiro, 2016 at 14:26
Força aí LEão da Camacha!
SL
13 Fevereiro, 2016 at 12:08
Força nisso Leão.
Garganta afinada com muita poncha!
Spooooooorting!
13 Fevereiro, 2016 at 13:30
Até que a voz te doa LdC! Abraço e SL
13 Fevereiro, 2016 at 9:21
O vídeo mostra que mais do que Sporting Clube dr Portugal, podíamos set Sporting Clube do Mundo!
SPOOOOOOOORTING!
13 Fevereiro, 2016 at 12:32
😀
13 Fevereiro, 2016 at 9:33
Grande foto.
A bazófia dos lampiões saiu-lhes cara e é por isso que hoje temos de meter uma grande atitude em campo, são 3 pontos importantíssimos.
O meu maior receio hoje é o Paixão.
13 Fevereiro, 2016 at 9:41
Bom dia,
grande texto , SPOOORTING!!!!
13 Fevereiro, 2016 at 9:44
O McLovin quer que o Estado Lampiânico se foda.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING.
13 Fevereiro, 2016 at 9:46
É tão bom começar assim o dia. Lindo, arrepiante, magnífico, sublime…. é o nosso Sporting. No vídeo falta Aveiro, vou enviar.
Ainda falta tantas horas…. SPOOOOOOOOOOORTING
13 Fevereiro, 2016 at 9:50
Dormi como já não dormia faz muito tempo(ahahahah),hoje estaremos isolados no 1º lugar ,se houvesse dúvidas que este campeonato vai ser nosso ontem foram dissipadas, contigo até ao fim dos meus dias !!!
Spooooooooooooooooorting !!!!
SL
13 Fevereiro, 2016 at 12:21
Que bazófia. Shhhhh!
13 Fevereiro, 2016 at 9:53
E cherba obrigado por mais um texto motivador e agregador da familia sportinguista foi um óptimo pequeno almoço 🙂
13 Fevereiro, 2016 at 9:54
Para cima deles! Sporting acima da corrupçao! Hoje jogo do ano na Choupana! Eu acredito! Sempre! Força Sporting! Obrigado Bruno!
13 Fevereiro, 2016 at 10:16
Não vai ser um jogo fácil, mas não podemos facilitar e desperdiçar a oportunidade de nos isolarmos mais uma vez
Focados como tivemos em Setúbal e saímos de lá com os 3 pontos!
Bora lá crl!! SPOOOOOORRRTTTTTTTIIIINNNGGGGG
13 Fevereiro, 2016 at 10:40
Isto tudo. Grande prosa Cherba.
13 Fevereiro, 2016 at 10:53
Laralaralara
AALLLEEEZZZZZ SPOOOOOOOOOOORRRRTINNNGGGGGG!!!
PS- Mandem este vídeo à Eurosport ou um vídeo da entrada da equipa em Alvalade com “O Mundo sabe que” talvez eles comecem a perceber que a votação não é assim tão ridícula:
SOMOS MILHARES A RESPIRAR E A VIVER SPORTING!
Os nossos rivais ainda não perceberam q a paixão não se compra: conquista-se. O Sporting conquista-nos jornada após jornada, dia após dia!!!
Nos não muito distantes anos negros, sempre disse aqui que pior que a gestão ruinosa dos croquetes era o facto de estarem a destruir a nossa identidade. Pois bem recuperá-mo-la!!
13 Fevereiro, 2016 at 11:08
esta foto p/ a Eurosport tb era bem esgalhado
13 Fevereiro, 2016 at 10:56
Belo texto, acompanhado dum excelente vídeo!
Força LEÕES!!!
Malta não esquecer de mostrar um pouco desse amor ao nosso clube aqui >>>> http://lebuzz.eurosport.co.uk/polls/vote-who-has-the-best-fans-in-europe-11002/
13 Fevereiro, 2016 at 11:00
Nunca mais são 18:30….
13 Fevereiro, 2016 at 11:11
E antes ainda há futebol inglês… espanhol… os Bs… e o hóquei (vou lá estar).
Belo sábado.
13 Fevereiro, 2016 at 12:31
Tu grita por mim! E pela Ed. 😉
13 Fevereiro, 2016 at 13:41
As always.
Se bem que hoje vai ser bem complicado.
Mas… é já ali.
13 Fevereiro, 2016 at 13:41
Eu como não posso estar lá a gritar…
Deixo um beijinho para estas duas grandes Leoas…
A Maria e a Ed…
SL
13 Fevereiro, 2016 at 11:28
De nada valia a vitória do fifica sem um vitória nossa, de nada valia o empate do fifica sem uma vitória nossa, de nada valerá a derrota do fifica sem uma vitória nossa.
No geral, interessa é ganhar hoje. E, se possível, jogar bem! Mostrar que não estamos lá em cima por acasos da vida…
13 Fevereiro, 2016 at 11:50
O nosso jogo de hoje, começou a ser ganho ontem. Aquela recepção e despedida no aeroporto só está ao nível dos melhores adeptos do Mundo.
Basta que os jogadores interiorizem o significado daquilo e façam a parte dele.
Hoje, não quero saber de árbitros, propagandas, hipocrisias nem negociatas dos rivais.
Só quero que mostremos que todos queremos o Sporting campeão e que, quem de direito, fará o que lhe compete em campo.
Vamos lá, Sporting!
13 Fevereiro, 2016 at 12:18
Mais incrivel se torna se tivermos em conta que essas imagens no aeroporto são na sequência de um empate e antes de sabermos o resultado do clàssico de ontem. E jà agora depois de ver o video realço: substituam o: e que não salta é lampião, pelo: eu quero o sporting campeão.
Estou mais confiante para hoje do que no jogo com o rio ave.
Cherba obrigada pelo texto.
SPORTING ÉS O MEU GRANDE AMOR
13 Fevereiro, 2016 at 12:37
Contra a academica no 3 golo eu acho que quando comecaram a saltar estavam a cantar eu quero o Sporting campeão
13 Fevereiro, 2016 at 12:46
Acho que a leoa se refere ao cântico no video.
13 Fevereiro, 2016 at 13:02
Ah ok ok erro meu
13 Fevereiro, 2016 at 14:05
Isso mesmo Maria 😉
13 Fevereiro, 2016 at 13:44
Tem toda a razão Leoa Ferrenha…
“Eu quero o Sporting Campeão…”
É de longe muito mais bonita e acertado do que “essa porcaria de saltar”…para não ser lampião…!!
SL
13 Fevereiro, 2016 at 12:22
Leoa, aquilo surpreendeu-me a mim, que sei a força que temos.
Se assim foi, os jogadores têm de encaixar aquilo de forma e que tenhamos mais uma semana feliz. Não podem encarar uma demonstração destas de ânimo leve e têm de perceber o verdadeiro significado dela.
Nós acreditamos neles!
Sporting, sempre! O maior Clube do Mundo!
SL
13 Fevereiro, 2016 at 14:06
Hoje tou confiante
13 Fevereiro, 2016 at 11:53
Obrigado Cherba, eu que sou um tipo positivo e que olho sempre para o futuro de forma positiva ,ao ler este texto ainda me sinto mais revigorado.
Vir aqui á tasca beber um copo de vitalidade faz bem a todos, e o meu, teu, nosso Sporting agradece, agradece por todas as mentes que sofrem mutações de sportinguismo guerreiro pelas tuas esclarecedoras prosas.
Grande abraço moço!
Eu quero o Sporting campeão!
13 Fevereiro, 2016 at 12:07
Como diz o Luisvt, nada vale se não ganharmos logo.
13 Fevereiro, 2016 at 12:08
Já estou cheio 😉
Grande pequeno almoço eh eh eh !
13 Fevereiro, 2016 at 12:11
Grande texto e grande mensagem Cherba!
Vamos a eles leões, como se fosse a final da Champions!
13 Fevereiro, 2016 at 12:14
Do facebook de um amigo:
“Foram simplesmente vergonhosos os NN levaram um banho do que é puxar pela equipa (mesmo a perder) dos marrecos do Porto. Fdx”
😛
13 Fevereiro, 2016 at 12:14
Tds queremos a vitoria mas nao desvalorizem um empate.
Um ponto podera fazer td a diferenca
..e nos campeonatos ganhos pelo Sporting e sempre ate a ultima jornada!!
FORCA SPORTING!
13 Fevereiro, 2016 at 12:17
Ó Frost, tem juízo, pá!
13 Fevereiro, 2016 at 12:24
Oh FrostSCP o empate que vai fazer a diferença é o que já tivemos com o Rio Ave. Esse é que nos vai permitir estar melhor “hoje” do que estávamos à 2 semanas.
Hoje só se pode pensar em ganhar, para dar cabo do moral dos outros e lançar nos finalmente.
13 Fevereiro, 2016 at 12:37
Isso! Não é só conseguirmos distanciar-nos. É o efeito que poderá ter nos outros.
13 Fevereiro, 2016 at 12:38
Porra. Caíste da cama e bateste a cabeça?