Há quem diga que a última semana foi complicada. Eu sorrio e pergunto: «não te lembras dos últimos anos?». Obviamente que não há forma de esconder o desconforto, a azia ou a irritação causada pelo facto de termos deixado de estar isolados na liderança. Mas transformar isso num momento de desespero, recuperar máximas que transformaram o fado num símbolo do país ou falar em filmes já antes vistos é (é é bom que metas isso na cabeça) tornar vazio de sentimento aquele grito que, a cada semana, sai da alma: «nós acreditamos em vocês!»
Claro que é fácil de perceber que o receio invada vários espíritos leoninos. Todos sabemos da importância que tem a conquista de um título para a estabilidade de um clube que se apresenta cada vez mais equilibrado, cada vez mais seguro de si, cada vez mais incómodo para os outros. E é aí que a questão afunila e deve ser aí que tu deves perceber o quão bom é ser adepto do Sporting. É um mar revolto? É. Mas, caraças, olha-te ao espelho de manhã e diz a ti mesmo de que clube és. Aposto contigo que o que seguirá será um turbilhão que te levará a sorrir no final.
Se pensares bem, o facto de estar-se a acabar o tempo do hipócrita “fazia falta um Sporting forte ao futebol português”, foi a melhor coisa que podia ter-nos acontecido. E, não, não estou a falar de estar mais perto de vencer e de deitar por terra, mais uma vez, as teorias de que há muitos adeptos de determinadas cores. Estou a falar-te de colocar a descoberto toda a máquina que move este pardacento futebol português. É verdade que a máquina mudou de “padrinho”, apesar do antecessor continuar a tentar mover as influências que ainda tem pelos corredores (veja-se aquele hino à falta de vergonha que foi a repetição daqueles minutinhos lá na Choupana, onde jogaremos esta noite). Mas não é menos verdade que é uma máquina que utiliza esquemas antigos: as ameaças a líderes federativos e da Liga (Rui Costa, não te esqueças que, hoje, há sempre um telemóvel ligado), o empréstimo de jogadores a clubes cirurgicamente escolhidos, o truque de magia de ir jogar a algum lado e só por pisar a relva deixar no ponto os problemas de tesouraria do anfitrião.
Mas a máquina foi afinada e colocaram-lhe uma peça importantíssima: a comunicação social. Não há volta a dar, está minada. E isso permite ao padrinho chegar com muito mais força a muito mais gente (e “raisparta” se o tombo não há-de ser infinitamente maior) o que, consequentemente, também afecta os espíritos dos leões e leoas mais ansiosos e mais pessimistas. Não deixa de ser um trabalho de excelência a capacidade de continuar a acusar o presidente do Sporting de ser um “falcatrueiro” quando o padrinho já foi preso e espetou um calote de mais de meio milhão. Não deixa de ser um trabalho de excelência conseguir, semana após semana, capas que tenta inflacionar o valor dos jogadores, mesmo que não tenham fato de gala vestido (já agora, o Guedes continua escondido? É que já não há quem se lembre de ir vê-lo). Não deixa de ser um trabalho de excelência conseguir transformar um puto com potencial na última coca cola do nosso futebol, esquecendo que a primeira imagem que o destaca é estar a cuspir em direcção a Octávio Machado ou entrevistado todos os que transformam as constantes faltas do rapaz em momentos de inexperiência e entusiasmo.
Depois há as contas, essas contas que quando são assunto verde e branco não podem deixar quem quer que seja dormir descansado, mas que são fantásticas quando se atravessa a segunda circular, até porque a renegociação do contrato com a NOS dá para pagar a barbaridade que se ai pagar ao Carrillo (o que se diria e escreveria sobre um contrato destes em Alvalade?) e chuta para a caixinha do silêncio os 3,5 milhões gastos num craque argentino que foi recambiado para o Dubai (e, aqui, não esquecer o trabalhinho lambe escrotos do jornal O Jogo na defesa do ex-padrinho, o tal que negoceia direitos televisivos dele e dos outros, e no disfarçar os milhões gastos no Osvaldo ou nos 60% do passe de um tal Adrian Lopez). A propósito de caixinha… já comia qualquer coisa. Mas tanto eu como tu podemos estar à mesa de cabeça erguida de orgulho, não porque és uma das cabeças do sistema, porque mandas na arbitragem, porque te meteram qualquer coisa nos entrefolhos e te colocam na capa de um jornal desportivo diário a defender o clube do padrinho. Acho que, por esta altura, já percebeste o cenário, certo? Não preciso de falar dos Guerras, do Gosmas, dos Diamantinos, dos Janelas e de tantos outros que inquinam opiniões de forma que provoca vergonha alheia, pois não? Nem preciso de continuar a desenrolar este lençol que tem mais nódoas do que o de uma pensão de beira de estrada, certo?
Escuta, saber lidar com tudo isto só tem que tornar-nos mais fortes e cada vez mais espertos no sentido de perceber o que, efectivamente, é importante (como a renovação com dois dos nossos melhores jogadores, ainda por cima formados em nossa casa). A tal semana que pareceu demasiado complicada não mudou o que quer que seja. Tal como, após a derrota com o União, dependíamos apenas de nós para regressar ao primeiro lugar e continuar a lutar pelo título (já agora, não te esqueças com quem o estavas a disputar nessa altura), também agora dependemos só de nós. E quando digo nós falo de equipa e de adeptos. Hoje, como há muito não se sentia, caminhamos lado a lado, cada um fazendo o seu papel, seja em operações mais simples, como uma votação para melhores adeptos que leva o Eurosport a escrever «Eurosport UK: This is getting ridiculous now @SportingCP_en!», quando deixamos os outros a quase 100 mil votos de distância, seja em momentos como aquele recente 0-2 em Alvalade, frente ao Braga, transformado em 3-2. Há o cântico que nos eriça a juba a cada início de jogo, há as tarjas espalhadas pelo mundo a pedirem o Sporting Campeão, há um banho de adeptos antes da partida e à chegada à Madeira. Há, no fundo, algo que nunca deves esquecer: é infinitamente maior o que nos une do que aquilo que nos separa. O Sporting. O meu. O teu. O nosso. Sempre!
13 Fevereiro, 2016 at 12:39
Bom post, é isto!
Cherba envia la esse video à eurosport!
13 Fevereiro, 2016 at 12:40
Cherba, tens este dom de escrever de forma magistral aquilo que nós sentimos e que nem sempre conseguimos explicar.
Obrigado por isso! 🙂
Hoje é importantíssimo vencer! Pode ser a nossa arrancada para o título.
13 Fevereiro, 2016 at 12:42
HEHEHE o Frost esta bêbado logo pela manhã, é no que da começar o dia na tasca.
13 Fevereiro, 2016 at 14:03
lol
13 Fevereiro, 2016 at 12:50
Força Sporting Clube de Portugal!!!
Sportinnnnnnnnmmmgggg!!!…
Um bom dia de sábado para toda a familia tasqueira e Sportinguistas espalhados por todos os continentes.
Sportinnnnnnnnnmmmmgggg!!!…
13 Fevereiro, 2016 at 12:56
Para quem vive fora do país como eu, só posso dizer obrigado Cherba pelo texto e pelo vídeo. Já chorei e tudo.
NY quer o Sporting campeão!!!!
SL
13 Fevereiro, 2016 at 13:17
Excelente texto, Cherba!
Independentemente de se gostar ou não da tasca, quero realçar os motivadores textos do Cherba.
Quando se tem consócios assim,é um orgulho ser Sportinguista !
EU QUERO UM SPORTING CAMPEÃO!
——————
OFF:
foi preciso o SPORTING ter feito o melhor negócio televisivo dos três, para aparecer uma “autoridade” da concorrência e querer anular os acordos feitos.
Onde estava esta “autoridade” quando o Carnide se auto proclamou o grande vencedor e que não tinha sobrado nada para os outros?
Será esta a tal cláusula que o orelhas falava?
13 Fevereiro, 2016 at 16:18
Estás a falar de quê? Estou completamente a leste!
13 Fevereiro, 2016 at 13:25
Nós queremos o Sporting Campeão …. E estamos todos os dias a fazer por isso!
Hoje vai ser o dia em que vamos demonstrar ao mundo Tuga o porque de querermos fazer as coisas bem feitas!
13 Fevereiro, 2016 at 13:26
NÓS ESTAMOS AQUI!!!
13 Fevereiro, 2016 at 13:27
Grande malha Tov.
Vamos a eles caralho! Ontem aquele banho de Sportinguismo no aeroporto eriçou-me a juba. Já há muito que não se via este tsunami verde.
Spoooooooorting!
13 Fevereiro, 2016 at 13:39
Excelente texto, deveras aglutinador e motivador! Parabéns, Cherba!
Também o meu obrigado para aqueles que fizeram o “relato” do jogo de ontem, emprestando-lhe muito humor. Li tudo, depois do jogo, claro e diverti–me imenso!
Ganhar ao Nacional, apesar do BP, é o que se pede e quer!
SL
13 Fevereiro, 2016 at 13:43
Não consigo ver este video, com este “hino” de fundo, sem me emocionar …
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING
13 Fevereiro, 2016 at 13:53
Temos de ganhar! Esta fase era para ganhar folgo para o último quarto da época que vai ser muito difícil! Temos aqui uma oportunidade de ganhar espaço para os lampiões e manter o porto à distância! Perder pontos até aos lampiões virem a Alvalade é proibido!
Ganhar, ganhar, ganhar! Vai ser muito difícil mas tem de ser! Meio zero chega…o que interessa são os 3 pontos!
13 Fevereiro, 2016 at 13:54
Uma coisa pela qual todos estamos de parabéns é o facto de a “Tasca do Cherba” ter um núcleo de colaboradores fantásticos…
Não só o Cherba, mas outros mais (não refiro nomes “para não ser injusto”…)…
Mas a verdade é que temos aqui um número de “criadores” de post’s, à altura do Sporting e dos seus seguidores…
Temos aqui gente com alta capacidade de exprimir por palavras o que lhes vai na alma e que ao fim e ao cabo …reflecte o pensar e o sentir da maior parte de nós…
Da minha parte um sincero obrigado, não apenas ao Cherba…mas também a esses outros…!!
Que sorte temos…por sermos do Sporting…!!
https://youtu.be/8vr675K_F70
SL
13 Fevereiro, 2016 at 14:15
Caro Max acrescento ainda os fiéis seguidores que com as suas opiniões abrilhantam os posts de excelência que nos deliciados a ler.
13 Fevereiro, 2016 at 15:32
Abr amigo e SL
É calro que sem “os fieis seguidores”…
Para que é que servia o Blog…?
🙂
13 Fevereiro, 2016 at 15:33
É claro…!!
13 Fevereiro, 2016 at 18:25
🙂
Aqui somos mais que uma webpage, somos um verdadeiro núcleo, pois vivemos o clube diariamente e de forma intensiva.
13 Fevereiro, 2016 at 14:05
Ainda ninguém se lembrou que o Marquês e o seu Leão querem o Sporting campeão?
13 Fevereiro, 2016 at 14:10
Lindo! Um gajo até se arrepia, tal como com um golo ou uma vitória do Sporting se tratasse
Epa ontem vi o jogo e so pensava que se as lamparinas jogarem assim conta o Maior vao perder! E ainda do mítico (loooooool) minuto 70 quando levaram 3 da nossa equipa.
13 Fevereiro, 2016 at 14:12
Já sei que todos são seguidoress do Twitter do Sporting.
Caro Max, tem de começar a puxar para serem seguidores do Twitter do Sporting, em inglês !!
https://mobile.twitter.com/SportingCP_en
Bem jogado!
Penso que não divide e facilitará a entrada no mundo não português
13 Fevereiro, 2016 at 15:35
Meu amigo eu de Twitter’s e de facebook’s…estou a leste…!!
Abr e SL
13 Fevereiro, 2016 at 16:20
Linkedin.
13 Fevereiro, 2016 at 14:28
Jesus ajuda Deus.
Sporting B com várias carnes no assador.
13 Fevereiro, 2016 at 14:54
Interessante como jogam Dramé, Podence e Matheus, 1 deles jogará no meio! Um 11 que aproxima bastante a B do sistema da A…
Se não tivesse visto o Podence entrar para o meio na taça da carica diria que seria o Matheus a jogar por dentro! Assim acho mais provável ser Podence pelo meio, Matheus pela esquerda e Dramé pela direita! Com Djaló a fazer de William e Gauld de Adrien…
Esta equipa B tem de entrar no esquema! Antevejo uma segunda volta com estes 2 reforços (Matheus e Tobias) a fazer muitos jogos…
13 Fevereiro, 2016 at 15:10
Seguramente, e quer se queira quer não, tendo soado o alarme, não se pode correr o risco de descer de divisão, pelo que ia implicar de atraso na evolução de vários jogadores, do interesse dos mesmos, enfim, de tudo o que se baseia a existência de uma equipa B de um grande.
13 Fevereiro, 2016 at 17:06
O Matheus volta à casa de partida com o regresso do Mané! Fica chuta-chuta e Mané! Matheus é para ir treinando e sendo chamado uma ou outra vez e jogar com regularidade na B!
13 Fevereiro, 2016 at 14:32
Vamos SCP!
Vence por NÓS!!!
Força Sporting Clube de Portugal!
SL
13 Fevereiro, 2016 at 14:49
Excelente post Cherba.
Espero que hoje a equipa demonstre uma verdadeira raça de campeão para trazermos os 3 pontos da Madeira.
Machado? Paixão? So what?
Spoooooooooooooooooooooooorting
13 Fevereiro, 2016 at 15:24
Alguém tem link para o Sporting B?
13 Fevereiro, 2016 at 15:25
Obrigado Cherba
13 Fevereiro, 2016 at 15:31
A taste of things to come…
13 Fevereiro, 2016 at 15:33
Dramé expulso.
13 Fevereiro, 2016 at 15:47
Link?
13 Fevereiro, 2016 at 15:53
http://ifirstrowpt.eu/watch/410043/1/watch-sporting-cp-b-vs-oriental.html
13 Fevereiro, 2016 at 15:58
Consegues ver aí? Esse link está cheio de vírus…
13 Fevereiro, 2016 at 16:03
Isso, carregadinho de Malware, não entrem ai
13 Fevereiro, 2016 at 16:11
Sorry, no meu Mac funciona bem, não dei conta.
Agora passa o Hóquei.
13 Fevereiro, 2016 at 16:13
Estava a seguir o jogo no Livescore, e encontrei esse link fazendo uma busca rápida.
Não sei se a expulsão é justa ou não mas é mais pela quantidade de expulsões este ano na B que é estranho.
13 Fevereiro, 2016 at 16:09
É impressionante o nº de expulsões na B e nas outras equipas de formação. Não sei se a expulsão do Dramé foi justa ou não pq o jogo só passa na SportingTV às 22h, mas o nome do árbitro, Rui Oliveira, se a memória não me trai, parece-me que já arbitrou um jogo nosso onde tivemos muitas queixas. Os ” Vaucher Pereira boys” andam assanhados. Ontem devem ter dormido mal e logo temos pela frente o pior deles todos, o Bruno Lampião.
O Mister do Café já nos presenteou com um excelente trabalho sobre cartões e expulsões dos três Grandes na A durante as vigências dos Apitos Dourado e Encarnado. Se lhe for possível é altura de alargar o âmbito do estudo. As conclusões devem ser do mesmo teor.
13 Fevereiro, 2016 at 15:53
Nevoeiro na Choupana a 3 horas do início do jogo.
13 Fevereiro, 2016 at 16:00
Estava a ler isso agora no MF… Não sei como é que se insiste em querer fazer jogos naquele estádio …
13 Fevereiro, 2016 at 15:58
Com amor para Dimantino Mranda
http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/02/exclusivo-e-oficial-diamantino-o-bruxo.html
13 Fevereiro, 2016 at 16:07
Muito bom Mr.
O Diamantino deve andar com Alzheimer.
13 Fevereiro, 2016 at 16:01
Queremos o Sporting Campeão! Somos Felizes porque somos um Clube sério e lutador, temos um Presidente que é um milagre e uma equipe, incluindo o Treinador & C.ia dedicada e incansável, unida e determinada.
Hoje o Sporting Vai jogar contra uma equipe de Rugby, são 15 e não se vão cansar de dar pau. Em Lisboa Filipe Vieira dá ordens a Vitor Pereira e far-lhe-á um telefonema desagradável se o nosso jogo lhe não estiver a correr de feição para que, no intervalo, ligue ao árbitro e ambos se lembrem das múltiplas caixas da vergonha dourada que receberam das caridosas mãos do patrão da Droga.
Transcrevo aqui o texto do meu primo Heinrich que se dedica a intervir no “Artista do Dia” um pouco a exemplo daquilo que aqui faço. Combater, resistir e pôr os dedos todos nas chagas causadas ao futebol Português:
Procuro explicar, pretendo que entendam. Os meus irmãos mais novos (de nós, irmãos, os sexto e sétimo) são Benfiquistas. Eu e os três mais velhos, somos Sportinguistas e pelo contacto que tivemos com o meu Avô paterno e o meu Tio-Avô Heinrich, dividimos a nossa lealdade clubística entre o Sporting e o Schalke 04. Afinal foi esse o Clube que o meu Avô, o mais novo de quatro irmãos, aprendeu a amar numa perspectiva de ideais, em tudo semelhante aos do Sporting. A lealdade, o respeito pelo adversário, a recusa ao recurso de meios ilícitos para a conquista de vitórias,o trabalho intenso que, realiza a honestidade inquestionável dos dirigentes eleitos, a recusa de subserviência aos poderes constituídos a independência face ao poder político, assente numa valorização assente numa cultura eminentemente cristã do Homem, a tolerância e a protecção de minorias rácicas, ideológicas, religiosas e políticas. No Schalke não há (ou, pelo menos, não havia) descriminação nem se recorria à omissão da verdade ou à instrumentalização da mentira. O Schalke era o meu Sporting B.
Portanto, ano passado, foi com apreensão que percebi que o Sporting teria de disputar dois jogos com o Schalke, num conflito interior de lealdades em que a primeira, resultante da tradição familiar, para com os heróis da minha infância, o Schalke e a segunda, para com o Sporting Clube de Portugal a que o meu Pai aderia plenamente e a quem chamava, carinhosamente, “O Nosso Schalke”. Apesar de ter nascido Alemão, o meu Pai veio tão novo para Portugal (15 anos de idade) que tendo adoptado a Nacionalidade Portuguesa se considerou, até morrer, sempre Português e Sportinguista e não Alemão e “Schalkista”. Para o meu Pai não teria havido dúvidas de qual foi o clube da sua vida e o clube que teria apoiado nessa “contenda”, O Sporting Clube de Portugal. Eu, porém, enfrentei esse jogo numa luta interior de lealdade como se o Sporting tivesse ido à Alemanha, o País onde nasci, jogar com o Sportin “B”. Complicado. O Schalke estava nessa altura no topo superior da tabela e no ano anterior tinha sido vice-campeão Alemão contra o Bayern da corrupção económica e da corrupção do sistema de arbitragem, também. Pelo menos, é isso que consta há muitos, muitos anos. Tal como o Porto, por cá, o Bayern herdou da corrupção a equipe que tem e a cultura vencedora que criou. Ambos os clubes não deixaram por isso de ser mafiosos e detentores de um poder informal, no caso do Porto deteriorado, no do Bayern, omnipresente e vivo, restaurado ano após ano, dirigentes após dirigentes. Roubar é a profissão deles.
Começou o jogo e o Sporting B desvaneceu-se como que por milagre e vi no Schalke o adversário a abater.
Veio o Penalty e esperei ver o jogador do Schalke informar o árbitro que a bola tinha sido desviada pela cara do nosso defesa. Isso não aconteceu. Nós perdemos com a cumplicidade do “meu” Schalke numa vergonhosa atitude anti-desportiva de negação da verdade. O todo-poderoso Gazprom, meu inimigo mafioso e figadal surgiu-me no espírito como um raio. Não houve mais dúvidas e até vencermos em casa de forma absolutamente categórica não me senti ressarcido, nem dividido, nunca mais.
O Benfica tem andado a aprender e a pôr em prática sem pudor a escola do Bayern e do Porto. Mas, ontem, provou o veneno do escorpião. O Porto fez nomear para o jogo com o Benfica o Dragão de Ouro Soares Dias que, este ano já roubou subrepticiamente o Sporting, dando pouco nas vistas, praticando a iniquidade de uma arbitragem totalmente enviesada beneficiando mas, fingindo-se imparcial, compensando um lance que viu de olhos fechados com um amarelo agressivamente mostrado, não marcando faltas perigosas, deixando dar pau e espreitando a oportunidade de criação do benefício, dificilmente passível de ser imputado à sua expressa vontade de falsear o resultado do jogo. Artur Soares Dias e o ilusionista prestidigitador de que o Porto dispõe, é uma carta na manga de Pinto da Costa, tal como Jorge de Sousa e Jorge Ferreira. Joga-as apenas em momentos cruciais pois, não dispõe de muitas. Estão de reserva para jogos destes. O Benfica foi “enervado”, “desestabilizado”, enfim, colocado em vergonhosa inferioridade psicológica.O Porto dava pau e o árbitro ignorava; um jogador do Benfica encostava-se a um jogador do Porto e o outro atirava-se para o chão, Soares Dias marcava falta. Nos últimos 10 minutos, Talisca sofre uma falta do lado direito do ataque do Benfica, encostado à linha esquerda da área do Porto. O árbitro mandou seguir. Dessa falta, resultaria um livre perigosíssimo que foi evitado num piscar de olhos resultante da cegueira mono-lateral, de que enfermam todos os árbitros Portugueses. Uns prejudicam o Sporting, tanto em benefício do Benfica como do Porto. Outros beneficiam o Porto ou o Benfica em prejuízo de todos os outros clubes.
Estava a ver jogo com o meu irmão mais novo e identifiquei-me com o desespero dele, a impotência, a ansiedade a vontade de partir cara ao Soares Dias de o ver afastado definitivamente das arbitragens, a raiva sem limites contra a manipulação. Pois é, nós passamos por isso todos os Domingos, todos os Sábados,todas as Quartas-feiras, no Hóquei, no Futsal, no Andebol, nos jogos da Equipe B e nos da Equipe A.
De manhã, quando olho para o espelho para começar a barbear-me, aponto para a minha imagem no espelho com o pincel da barba cheio de espuma branca e digo alto e bom som: – “Heinrich, die Räuber sind gekommen … Heinrich, chegaram os ladrões, TU HOJE VAIS SER ROUBADO!”
Heinrich von Köpke in comentário efectuado em ” O Artista do Dia”
O Heirich e eu, todos os nossos Filhos eNetos, Genros e Noras e respectivas famílias de todos os lados QUEREMOS O SPORTING CAMPEÃO!
13 Fevereiro, 2016 at 16:14
Golo do Sporting B
13 Fevereiro, 2016 at 16:20
Golo, Domingos Duarte.
13 Fevereiro, 2016 at 16:27
“a azia ou a irritação causada pelo facto de termos deixado de estar isolados na liderança.”
Foram os pontos perdidos com equipas da treta (e principalmente nos jogos em nossa casa), que neste momento nos daria uma folga bastante grande em termos pontuais.
13 Fevereiro, 2016 at 16:32
Golo, 2-0, Matheus Pereira
13 Fevereiro, 2016 at 16:39
Satisfeito com o resultado, desagradado com o facto de ter sido Matheus Pereira. Quando um jogador passa para a equipa sénior, em momento algum deve voltar para a B. Momento algum! É logo uma machadada (mesmo que temporária) na evolução de um jogador.
13 Fevereiro, 2016 at 16:52
A melhor resposta ao treinador é o que ele acaba de fazer.
Não sabemos a razão pela qual ele está agora na B, mas, acho eu, o JJ terá tido, no início da época, a mesma conversa com todos os “miúdos”, do género, tão depressa estão a jogar com o Porto, como a jogar com o Oriental.
Acabou agora, 3-0, Matheus Pereira.
13 Fevereiro, 2016 at 17:07
Se calhar se tivesse se empenhado com o Arouca (Taça da Liga) não estava nessa situação… Que saiba aprender a lição!
13 Fevereiro, 2016 at 17:10
Matheus é da B! Sempre foi para ser da B! Sobe à A porque faltou Mané e Cornillo! Com JM, Gelson, chuta-chuta e Mané + o Ruiz, o Matheus claro que não tem espaço e por isso tem de ir treinando na A e na B e jogar, jogar, jogar! Simplesmente não tem espaço…só em caso de lesões…
13 Fevereiro, 2016 at 16:42
Do meu ponto de vista a evolução de qualquer jogador, seja qual for, não pode ser mais importante que os interesses do Clube. Percebo a ideia mas não concordo.
13 Fevereiro, 2016 at 16:51
Mas aí é que está: os interesses do clube devem ser defendidos, sim, mas sempre sob uma perspetiva de médio/longo prazo. Ajudar um jogador a evoluir pode trazer vantagens futuras ao clube, que qualquer luta pela manutenção, a curto prazo, não traz.
13 Fevereiro, 2016 at 16:59
Evolui mais o Matheus a treinar na A e a fazer um ou outro jogo na B quando não vai ser opção na A ou evolui mais a treinar na A e a ficar a ver os jogos da A e B na tv?
Se não vai ser opção para o jogo (e aí confiança total no JJ para tomar essa decisão) acho muito bem que mantenha o ritmo na B…
13 Fevereiro, 2016 at 17:12
Ele não tem espaço na A depois do mercado de inverso…isso é claro por isso é isso mesmo que dizer! Treinar e evoluir com o JJ, fazer uns jogos de treino com ele como a meio da semana e jogar muito na B…ele tem de jogar e de ir aplicando o que aprende se não é que estagna mesmo!