O titulo é provocativo, claro. E vem esta historieta a propósito da aclamação como melhores adeptos da Europa … nós mesmos. É verdade, eu, tu… somos os melhores da Europa… A calhar com esta votação e com alguns comentários que foram sendo deixados anteriormente, avanço então para uma das tardes que mais orgulho me deram de ser sportinguista.

Na 2ª mão de apuramento para a final da Segundona, os nosso leões vinham de Famalicão em desvantagem, o que somado à maior experiência do adversário prometia ser uma tarde bem dura no campo nº 2 do Estádio Universitário. E assim foi, o Famalicão veio determinado e em jogadas e penalidades a pouco e pouco, foi subindo no jogo e no marcador, quase sem que se desse por ela, a meio da 2ª parte, e com pouco mais de 20 min. para jogar, quem visse o jogo de rugby que estava a acontecer, dizia que o Famalicão ia jogar a final, tal era o à vontade e liderança no marcador.

Mas o Sporting não um clube qualquer. Seja em que modalidade for, o Sporting É o Sporting. Os adeptos acordaram, centenas de adeptos, puxaram pela equipa, cachecóis, e bandeiras e fumos, e cânticos, e tudo. Fomos muitos, fomos enormes, a equipa viu que não estava só, encheu-se de brios e arrancou uma das melhores exibições que a vi fazer… Ruck atrás de ruck, mellées, alinhamentos, foi tudo nosso, até o nosso treinador entrou no campo. Liderou a equipa de uma maneira contagiante, foi uma vitória arrancada a ferros, sangue, suor e lágrimas.

Ainda hoje, quando me lembro desse jogo, me emociono, pois aquele apoio mostrou a generosidade dos sportinguistas, e a sua fibra. No fim do jogo, a comunhão com os adeptos, os cânticos, a felicidade…

Somos os melhores mas não só no futebol, somos os melhores, ponto. O apoio desses tempos, era tão necessário agora… tal como nesse jogo, o Sporting está a duvidar de si, a questionar, será que pertencemos ao Rugby?? A minha resposta é pronta, Nós demos o Rugby ao Rugby em Portugal, quando fizemos a 3ª parte de quase 50 anos, surgiram clubes de rugby por todo o lado, que não surgiriam se não fôssemos nós.

Está na hora de sermos nós, os melhores a levar os nossos à Glória do nosso lema. Há o Esforço, a Dedicação… se houver a nossa Devoção, a Glória só poderá ser nossa!

*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio