Corria a época de 1981/82, o Sporting de Malcom Allison deslocava-se a Penafiel para dobrar o segundo terço do campeonato. Vitória por dois golos sem resposta (bis de Ademar), a 15ª em 20 jornadas (o campeonato disputava-se com 16 equipas). O Sporting cumpria o segundo terço do campeonato sem derrotas e com 87.5% dos pontos conquistados.
É este o registo mais próximo na história a ultrapassar o actual do Sporting de Jorge Jesus. São 83.3% dos pontos averbados, o melhor registo desde 82, num ano em que o Sporting se sagrou campeão. Nunca desde que a vitória vale três pontos (desde a época de 1995/96) o registo havia sido superior a 77.3% (em 2003/04, com Fernando Santos ao ‘leme’). Exceptuado o fantástico registo de Malcom Alisson, em 81/82, e Fernando Mendes (que já havia substituído Rodrigues Dias), em 79/80, só recuando à década de 60 se encontram registos de aproveitamento superiores.
Em 79/80, à 20ª jornada, o Sporting repartia a liderança com o Porto, em 81/82, o Sporting era líder isolado já com o Benfica a sete pontos de distância. Em ambos o Sporting foi campeão. Esta época, o segundo terço não se completa precisamente agora mas as 34 jornadas não permitem dividir de forma exacta o campeonato em três terços. Assim sendo, o registo de 55 pontos ontem alcançado perfaz o melhor aproveitamento pontual no final do segundo terço do campeonato dos últimos 33 anos, o 3º desde 1970. Apenas em 11 épocas o registo foi superior ao deste ano e apenas em 3 foi igual, a maior parte delas em campeonatos disputados com 14 ou menos equipas.
Por curiosidade, nas 10 épocas anteriores à que disputamos, apenas três registos superam o que o Sporting apresenta: o de Jesus, no ano passado, o de Jesus e Vítor Pereira, que repartiam a liderança em 12/13 e o de André Villas-Boas em 10/11. Em 07/08, Jesualdo Ferreira igualou o registo alcançado ontem pelo Sporting de Jesus. Em todos estes 10 campeonatos o campeão foi a ou uma das equipas que apresentavam o melhor aproveitamento ao segundo terço do campeonato.
Sim são apenas números. Não nos garantem o título mas garantem que, até agora, Jesus cumpriu com o prometido. O Sporting estará certamente até final na luta pelo título e apresenta um aproveitamento que há mais de 30 anos não se via para os lados de Alvalade. Nos 14 anos anteriores em que o Sporting apresentava ao segundo terço do campeonato um registo igual ou superior, foi campeão em 10 deles.
Texto escrito por grandeartistaegoleador, in Grande Artista & Goleador
* “outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom se vai escrevendo na blogosfera verde e branca
21 Fevereiro, 2016 at 21:08
Saudações Leoninas
Onde posso ver o jogo do Grande Sporting contra o Barcelos em hóquei?
21 Fevereiro, 2016 at 21:10
Vou deixar de ver o braga – guimarães…
Como é que a besta do arbitro não expulsou agora o André Pinto do braga que agrediu com uma cabeçada na cara …um jogador do guimarães…
Mas as leis são usadas a belo prazer dos árbitros…ou têm de ser aplicadas de conformidade com as situações…?
Vou fazer outra coisa…!!
SL
21 Fevereiro, 2016 at 21:23
volte a ver o jogo… que está quentinho 🙂
deixe lá o sonso do arbitro… o Guimarães com esforço é capaz de ganhar isto
eu preferia o empate … 5 a 5!
21 Fevereiro, 2016 at 21:19
Este octavio é bom jogador. Tinha lugar no porto…
21 Fevereiro, 2016 at 21:22
até era capaz de ter lugar no Sporting
21 Fevereiro, 2016 at 21:56
Não foi um mau fim de semana
O andebol fez 1-0 no playoff… boa exibição do Cudic (a melhor da temporada?) num jogo em que a arbitragem foi péssima.
(não vi o JOao Antunes e o russo… falha minha ou estão de fora porque…)
O hoquei venceu fora num campo difícil, e aproximou-se do quarteto da frente. Top-4 não parece impossível, depois daquele mau início de campeonato. Tenho dúvidas se seria melhor chegar à liga europeia (onde temos zero chances) ou ficar pela cers.
Juniores abriram com 3-0 frente aos porKos d’alem Douro. Não que ligue aos títulos de jovens, mas era engraçado ganhar o campeonato de juniores só por causa das coisas…
As meninas arrearam nas vermelhas (ou puxaram cabelos, arranharam, não sei ao certo como as meninas lutam hoje em dia) e lideram o futsal feminino.
Juvenis 2-2, acho que nada está em perigo em termos de apuramento(?).
Futsal, 7 em Vila do Conde (pq é que o Merlim ficou de fora?), depois da pausa para brincar nas selecções. Liderança à espera de dar correctivo aos lamps e garantir o 1º posto na fase regular.
21 Fevereiro, 2016 at 21:59
É inacreditável as declarações do Diretor de Comunicação dos benfas
Eles já não desmentem só dizem que os outros é que tiveram mais anos
de nojo – Isto é o descaramento total.
http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/joao-gabriel-eurico-gomes-esteve-anos-em-que-nao-manifestou-nenhum-enojo.html
21 Fevereiro, 2016 at 22:00
OFF OFF OFF
Pavilhão João Rocha – Semana 30 – 21/02/2016
https://www.dropbox.com/s/c04bzldl4p7itq8/30.jpg?dl=0
21 Fevereiro, 2016 at 22:05
é suposto ficar pronto quando?
(não percebo nada de obras, mas ainda falta muitoooooo, não)
21 Fevereiro, 2016 at 22:13
Sim…
21 Fevereiro, 2016 at 22:22
É suporto ser inaugurado em Março de 2017 😉
21 Fevereiro, 2016 at 22:50
A última previsão do vicente Moura apontava para estar pronto em Dezembro deste ano.
Contratualmente ficou estabelecido que tudo ficasse concluído até final de Março de 2017, mas o mais certo é que em Dezembro já tenhamos pavilhão.
http://www.ionline.pt/481299
21 Fevereiro, 2016 at 23:30
por fora pode dar essa ideia… por dentro há muito trabalho pra fazer…
21 Fevereiro, 2016 at 22:32
Um dos topos não vai ter bancadas?
21 Fevereiro, 2016 at 22:58
Vai ter bancadas em ambos os topos.
21 Fevereiro, 2016 at 23:07
Obrigado. É que pela foto parece que o topo do lado direito não tem bancadas
21 Fevereiro, 2016 at 22:06
Em ano de Jogos Olímpicos o futebol português tenta fazer os mínimos para a disciplina de saltos para a água. Pelo menos já temos dois atletas apurados e pela perfeição dos seus saltos ornamentais uma medalha estará, com grande probabilidade, assegurada.
By BdC
21 Fevereiro, 2016 at 22:35
Post completo:
Em ano de Jogos Olímpicos o futebol português tenta fazer os mínimos para a disciplina de saltos para a água. Pelo menos já temos dois atletas apurados e pela perfeição dos seus saltos ornamentais uma medalha estará, com grande probabilidade, assegurada.
Se por um lado, sendo os erros similares, se verifica alguma coerência nestes árbitros de Braga, especificamente em Jorge Ferreira e Luis Ferreira, talvez fosse melhor para o futebol, nos almoços que fazem regularmente, falarem menos do que supostamente o Presidente do Sporting CP disse no Bessa e mais a discutir as regras do futebol, nomeadamente ao que à marcação de penaltis concerne entre outros lances.
E assim, à semelhança de ontem, vivemos mais uma vez aquelas coincidências da vida desportiva.
Com Luis Ferreira, no jogo Sporting CP – Tondela existiu um penalti mal assinalado com a expulsão de Rui Patrício.
Resultado: perda de 2 pontos para o Sporting CP e do seu jogador nesse jogo e no seguinte.
Curiosidade: Nesse jogo o recurso aos auxiliares foi uma constante, por exemplo no lance do penalti.
Hoje, com o mesmo árbitro, penalti mal assinalado a favor do Porto.
Resultado: o Porto voltou a “entrar” no jogo contra o Moreirense conseguindo mesmo vencer e assim ganhar os 3 pontos.
Curiosidade: Neste jogo vimos um Luís Ferreira autónomo, decidido, sem dúvidas, contrariando até “decisões” dos seus auxiliares (por exemplo no penalti ou a cerca de 3 minutos do fim com o auxiliar – ao lado do lance – a marcar uma mão na bola que daria um livre muito perigoso contra o Porto e Luís Ferreira a mandar jogar originando um contra-ataque do Porto).
Já agora, a talho de foice, seria bom o conselho de arbitragem definir bem o tal conceito, que agora implantaram, de tolerância zero para os bancos…
Mas nada disto interessa, temos é de nós focar em nós próprios pois basta vencermos os nossos jogos – dizem os sportinguistas moralistas. Pobre ingenuidade…
Está tudo bem! Uns podem oferecer 1120 jantares por época, dar socos durante os jogos na cara dos adversários ou mesmo pisá-los propositadamente, simular penaltis, chamar nomes e quase todos os elementos do banco de suplentes passarem grande parte do jogo levantados a gritar com tudo o que se mexe.
Nada disto interessa neste belo país à beira mar plantado.
Grave, mas mesmo muito grave, é a “cotovelada” que Slimani “deu” e que mesmo estando lá a bola nenhum elemento da equipa de arbitragem estava a ver. E claro, o crime de lesa-pátria de o Presidente do Sporting CP dizer e escrever as verdades!
Vamos todos amanhã encher Alvalade, mas já dizem os “mestres” dos outdoors: acordem sportinguistas!
Notas de autor:
1. Agora ao escreverem as notícias sobre este post deixem lá isso do “Bruno ataca arbitragem…”
Vamos a isso, não custa muito, é só ter isenção e originalidade!
2. Entendam de uma vez por todas que o Sporting CP não tem de vender absolutamente nada. Aquilo que tem de fazer é gerir o seu plantel em termos financeiros e competitivos, como qualquer grande equipa. Mas aqui com uma pequena nuance, devido à gestão feita nos últimos (quase) 3 anos, venderemos quem quisermos, quando quisermos e de forma perfeitamente autónoma e consciente. E se quisermos nem venderemos ninguém!
21 Fevereiro, 2016 at 22:25
Um video engraçado de dois sportinguistas sobre Renato Sanchez.
https://www.youtube.com/watch?v=WjuCZKYomnQ
21 Fevereiro, 2016 at 22:35
somos mesmo diferentes… até aqui mantemos uma certa elevação.
😉
21 Fevereiro, 2016 at 22:37
Ahaha
22 Fevereiro, 2016 at 0:01
A decisão sobre Slimani sai no dia 2 ou 3 de março.
O relvado de guimarães está em mau estado.
22 Fevereiro, 2016 at 0:10
Se sair nesses dias passados tantos meses, é porque acabou a puta da vergonha!!!
SL
22 Fevereiro, 2016 at 0:25
Sinceramente não acredito. Se é baseado no CM só pode mesmo para destabilizar para o jogo com o Boavista. Estou com curiosidade para ver a capa deles esta segunda-feira…
SL
22 Fevereiro, 2016 at 0:29
Alguém informado sobre o assunto (horvath?) me pode dizer se a decisão é sobre quantos jogos fica castigado ou existe a hipótese de não ficar castigado?
A haver castigo há algum regulamento que defina o timing da decisão e timing para cumprimento do castigo? Porque se não ha regulamento para isso isto ainda anda numa roda viva bem pior do que imaginava…
22 Fevereiro, 2016 at 0:39
Rui Santos a dizer alto e bom som que o venfique deixou de apoiar a inclusão de novas tecnologias no futebol português porque se sente confortável com o estado actual da arbitragem.
Diz que no passado apoiou as novas tecnologias porque tinha razões de queixa, mas hoje não apoia porque lhe convém o actual estado das coisas.
Diz de seguida o porco do Rodolfo que também o Sporting quer o poder, que não quer nenhuma igualdade.
Este filho da puta com pinta de chulo pensa que somos como ele e como a merda que ele é, pertence e representa.
22 Fevereiro, 2016 at 1:14
Mas da no mesmo.
Indirectamente assume que há um poder e esse poder controla a arbitragem !!!!
22 Fevereiro, 2016 at 1:41
Boa noite a todos!
Ultimamente, tenho entrado muda e saído calada!
Claro que nunca deixo de beber um belo nectar ou saborear um belo petisco, que só esta Tasca nos consegue servir, com qualidade e requinte, ou não fosse esta a Tasca das Tascas(Parabéns Cherba!!)! 🙂
E apesar de algumas vezes a clientela não ser a melhor, este é para mim o “ponto de encontro” da blogosfera leonina! Por mais que por vezes chegue aqui, abra a porta e veja tudo de pernas para o ar, são raras as vezes que bato com a porta, sem pelo menos beber um café! Dia não é dia se não vier deitar o olho à Tasca!! Há coisas que não se explicam…
Hoje é dia de Sporting!!
Hoje é dia de ACREDITAR!!
Hoje é dia de me fazer à estrada (eu e mais duas amigas), fazer 300Km só para ir gritar SPORTINGGGGG!!!
Hoje é dia de regressar a CASA!!!
Hoje é dia de UNIÃO!!
Hoje é dia de gritar bem alto O MUNDO SABE QUE
Hoje é dia de BATER PALMAS, com MUITA MUITA força, seja QUEM FOR, que vai entrar em campo, com a verde e branca, e que vai de certeza LUTAR até ao FIM, por todos nós, SPORTING!!
Hoje é dia de APLAUDIR, durante 90 minutos, até sair do estádio com as mãos a latejar e sem voz!!!
Hoje é dia de sermos UM SÓ!!!
Eu Acredito!! Eu CONFIO!! (Apesar de tudo)
Meus amigos, como se diz aqui na Beira Baixa, “O diabo tem uma mão que cobre, e outra com que descobre”!! Este fim-de-semana foi uma vergonha o que se passou!!! É verdade!! Todos vimos e assistimos à VERGONHA NACIONAL com que fomos brindados!! O benfiquista cá de casa, desde Sábado que nem abre a boca, tal é a tamanha vergonha, e como não é lampião, cuja vergonha é coisa que não lhes assiste, é melhor manter-se calado…
Amanhã, e até nem estava programado, vou a Alvalade, só por causa das coisas…
Mas como eu estava a dizer, quando se conta muito com o ovo no cú da galinha, por vezes sai-nos o ovo podre!! Eu acredito que vamos ser CAMPIÕES, contra tudo e contra todos, mas acredito mesmo que eles estão a programar tudo tão ao pormenor, que lhes vai sair tudo furado!!! Chamem-me romãntica, inocente, anjinha, mas algo me diz que DESTA VEZ o BEM vai vencer!!! Premonição? Talvez!! No fim depois falamos…
Mas se formos Campiões…oh meus amigos, isto vai dar uma volta!!! Muita gente vai cair do poleiro, tanto a Norte como a Sul, porque o desespero já é tanto, que já nem se importam de fazer as coisas às claras!! Há muitos milhões em jogo e em dívida, e se os milhões da Champinhom para o ano não entrar nalgum dos cofres das nádegas, preparem-se que vem aí tsunami!!
E por isso eu ACReDITO!!!
E tal como o MUNDO inteiro, também quero o SPORTING CAMPIÃO!! 🙂
SL
Hoje
22 Fevereiro, 2016 at 6:12
É assim mesmo que temos de pensar!
Bom dia Tasqueiros! Hoje é dia de SPORTING!!! Toca a apoiar, apoiar sempre!
SPOOOOOOOOOOOORTING!!!
22 Fevereiro, 2016 at 13:45
O verdadeiro e supremo nectar da tasca ja sabemos qual é, certo???!!
Saké de Feijoka Rulzzzzzz
23 Fevereiro, 2016 at 14:36
Belos tempos!
Nessa época fui ver o jogo com o U. Leiria (em Leiria) e consegui o autógrafo do que era então o meu ídolo: Manuel Fernandes.
SL