Há já algum tempo que não escrevo por aqui no Cacifo, não que haja falta de assunto, mas porque já são tantos os escribas talentosos, e tão pouco o que fica por dizer, que qualquer coisa que se acrescente iria parecer apenas mais barulho na sinfonia, uma espécie de instrumento a mais que se dispensava na orquestra. E ainda bem! Em geral sinto que urge a minha voz em tempos de tempestade, e não nos de bonança. E de bonança são, de facto, os tempos. Não de hoje, mas de há um bom par de anos.
Desde BdC e Leonardo Jardim que a única coisa que me preocupa é não dar nenhum tiro no pé. Leo saiu, e fiquei triste, mas veio o borbulhento Marco (desculpa lá Alexia… :), bom treinador (tecnicamente) que ajudou à Taça e deixou a equipa a jogar bom futebol, mas que não teve o bom senso de cuidar da sua relação com a entidade patronal, coisa de empregado mimado que nunca teve que se debater com questiúnculas de desemprego, e ainda bem para ele. Por isso Marco saiu, e veio Jesus.
E é aqui que estamos, passando por este trilho de uma forma inaceitavelmente apressada (e TANTO haveria para dizer mais, mas que aliás se foi dizendo por aqui…). E com Jesus, com a vossa licença, continuámos a estar cada vez MELHOR. De tal maneira que cada ano que passa fico com mais receio de dar o tal tiro nos pés, pois esses pezinhos têm cada vez mais valor!
Este ano tivemos várias provações. Os jogos com as galinhas dos quais nos desembaraçamos com renovada mestria (e já lá iam muitos anos sem cheirar…), o jogo com os murcões, algumas exibições europeias, mas acima de tudo a consistência de jogo com “qualidade de processos”. Mais uma vez, tanto haveria para dizer sobre isso (e foi sendo dito…), mas resumo tudo sentenciando que a única questão neste Sporting é tentar adivinhar se as bolas vão entrar na baliza adversária no próximo jogo ou não (e, já agora, se vão ser validados…), pois a bitola exibicional é um dado adquirido (e tão mal habituados que já estamos a ficar…). E essa solidez, venho aqui dizer-vos e isso é que motiva este textozinho, não é vã. Não é algo efémero, que se pode desvanecer agora na recta final do campeonato. Não é possível!
Depois do jogo de Guimarães fiquei fodido como todos vós com o resultado. Sabe Deus que, na privacidade (NUNCA em público), pequei contra o meu Sporting, em palavras e pensamentos. Mas depois ouvi a entrevista do Octávio Machado à SportingTV. E estejam descansados: NÃO É POSSÍVEL esta época correr mal. Seria preciso o cérebro apodrecer na cabeça da maioria dos sportinguistas, e os restantes não conseguirem impedir o improvável estrago!
Com esta EQUIPA de jogadores, com esta EQUIPA técnica, com esta EQUIPA dirigente, não é possível o resto desta época correr mal. Basta ouvir “a raposa” Octávio, Homem de inúmeros títulos no Porto, que sabe tudo o que acontece e tudo o que não deveria acontecer neste futebol. Basta conhecer o Inácio, campeão no pós-jejum de 18 anos e que bebeu do Manolo. Basta conhecer o Jesus…. E o BdC, felizmente, conhece-os bem! E mesmo que tenha alguma ingenuidade obrigatória a quem se estreou no cargo há tão pouco tempo (não parece, mas foi há apenas 2 anos!!), ele conhece-os (e reconhece-os), por isso nada pode correr mal.
Assim tenhamos a arte de não dar um tiro nos próprios pés, mantendo-nos incondicionalmente com estes grandes HOMENS que conduzem os destinos do nosso Clube na actualidade (atletas, treinadores e dirigentes), a desfrutar deste caminho rumo à Glória, que finalmente irá coroar os outros 3 elementos do nosso enorme Lema, não tenho dúvida alguma. Porque a Glória não é um momento, é o caminho! E basta isso: AMAR SEM ESTRAGAR NADA! Viva o Sporting!
Comentário feito por Placebo
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
4 Março, 2016 at 14:11
Isto é estranho… muito estranho!!! Um comentário do Placebo sem dizer mal do Polga!! ahah 🙂
4 Março, 2016 at 14:20
Ou do verrugas
4 Março, 2016 at 14:14
Off:
Vale o que vale , mas aqui fica.
O guarda-redes Rui Patrício renovou contrato com o Sporting por mais quatro temporadas (2022). E fica com o mesmo valor na cláusula de rescisão: 45 milhões de euros.
4 Março, 2016 at 14:34
No tal dia do “dopping” vi o Rui Patrício sair dos escritórios de Alvalade, com o empresário (que carrito que ele tem).
E pensei logo que seria uma possível renovação. Parece que se confirmou.
4 Março, 2016 at 15:14
Porra, vale muito !!!
4 Março, 2016 at 14:16
Muito bem Placebo, bem aparecido, um abraço
4 Março, 2016 at 14:18
“Depois do jogo de Guimarães fiquei fodido como todos vós com o resultado. Sabe Deus que, na privacidade (NUNCA em público), pequei contra o meu Sporting, em palavras e pensamentos…. ”
Quisera eu que fossemos todos assim…
4 Março, 2016 at 14:25
Ahhhhh… is Bad! Is back! Welcome Back Placebo!!!
Excelente prosa para oxigenar o cêrebro em véspera de derby!
4 Março, 2016 at 14:29
Já agora aproveito o espaço, para agradecer publicamente ao nosso tasqueiro “belga” Patrício. MUITO OBRIGADO por me teres disponibilizado o teu cartão de sócio de modo a poder comprar um bilhete extra para o jogo de amanhã! Mesmo eu sendo um estranho para ti mostraste que tens um coração enorme!
Espero igualmente, com toda a sinceridade, que deixes de visualizar aquele vídeo do argelino, pois é um vídeo capaz de ferir a sensibilidade dos «telespectadores» pois contém imensas cenas de violência gratuita.
OBRIGADO PATRÍCIO! Um bem haja para ti! Amanhã lá estarei a gritar o dobro!
4 Março, 2016 at 14:30
Sorry por começar com um OFF!
Rei Patrício até 2022! 😀
4 Março, 2016 at 14:31
Antes de mais uma grande salva de palmas para o enorme Rui que acaba de renovar o contrato com o Sporting até 2022. Força Rui, que continues por muitos e bons anos a ser o nosso grande GR.
Em relação ao post, tenho poucas dúvidas que a vitória no jogo de sábado nos abre as portas do titulo. Dificilmente perderemos este campeonato se ganharmos no sábdado. Este é o jogo do titulo. Um empate deixa tudo em aberto mas quanto a mim, favorece mais o porco em caso de vitória em Braga. De qualquer modo em caso de empate dependemos só de nós e o porco passa a depender só deles também. A derrota abre as portas ao carnide. Resumo: temos mesmo de ganhar ou em último dos casos não perder. Tudo menos a derrota.
4 Março, 2016 at 14:35
Ena…. Muitos Parabéns dude Filip!!! Happy BDay!!! Abraço e SL!
4 Março, 2016 at 14:36
E amanhã com futeboladas e petiscos…também há roulottes antes do jogo?
Estava a pensar aparecer por volta das 18:30 /19:00.
———————-
E quanto a cenários para amanhã…. não há cenários! Só certezas!!
Vamos ganhar e o Slimani vai marcar!!
E claro…o Carnide não vai ter expulsões nem penaltys contra!
4 Março, 2016 at 16:47
… só não concordo com o último parágrafo … já é tempo das lamparinas terem jogadores expulsos e que se lhes marquem penaltis, e vai ser amanhã!! eh…eh..eh..
SPORTING SEMPRE!!!
SL
4 Março, 2016 at 17:09
Isso era o cenário perfeito, mas ainda não será amanhã que sairá um vermelho para as galinhas! Foi assim nos 3 derbys desta época, apesar de que em TODOS os jogos se justificavam expulsões dos indios!
4 Março, 2016 at 14:41
É isto! Acreditar! Por mais difícil que possa parecer, considerando as vivências de épocas anteriores, fica mais fácil se olharmos para o que está a ser feito esta época!
Amanhã mais 1 passo (de gigante) rumo ao titulo!
4 Março, 2016 at 14:47
Alguém imprima este (belo) texto, tire cópias e entregue amanhã à entrada do Estádio…e à saída também! E enviem por correio, para toda a gente!
Junto somos mais fortes…. cliché?! Penso que não…
Força Sporting!!!
S.L.
4 Março, 2016 at 15:21
sem tirar nem por!
4 Março, 2016 at 15:29
Grande placedo. .. grande texto. …vamos ganharrrr eu nem durmo ando com uma nervos que nem durmo…..
4 Março, 2016 at 15:52
Um abraço Placebo…
E vamos ganhar sábado e fazer a festa em Maio…!!
Pois estamos a construir o caminho…para a Glória…!!
SL
4 Março, 2016 at 16:43
Na última vez que estive em Alvalade não encontrei as roulottes …. podem-me dar uma dica onde é que ficam?
Agradecia que me dessem informação com um ponto de referência do Estádio ou outro – Porta do estádio mais perto – estação do Metro, etc.
Obrigado SL
4 Março, 2016 at 16:46
Em frente ao Jardim do Campo Grande.
Tens a churrasqueira nas costas e atravessas passando por baixo da segunda circular.
4 Março, 2016 at 16:52
Maria Obrigado
Maria, vou chegar de Metro, quando sair para onde é que viro?? É que não sei onde fica o Jardim do Campo Grande! (Costumo sair pela porta do Metro que fica virada para o Estádio).
SL
4 Março, 2016 at 16:58
Viras para o lado contrário ao Estádio. Passas pela NOS e vês logo as Roullottes
4 Março, 2016 at 16:59
🙂
Sais para o outro lado.
Não sabes onde é a churrasqueira do Campo Grande?
Podes sair por essa porta à mesma, só que viras à direita e contornas o metro. Nos semáforos, atravessas para a tua esquerda. Depois atravessas tudo para o outro lado ( passas por baixo da segunda circular ).
4 Março, 2016 at 19:48
Maria a Paribebe mudou de lugar?
4 Março, 2016 at 20:13
Sim, Ed. Mudaram todas. Acho que desde os lampiões para a taça que estão no jardim do Campo Grande.
4 Março, 2016 at 17:15
Já estou a perceber. OK!
Obrigado aos Amigos.
SL
4 Março, 2016 at 17:57
O Placebo não escrevia nada mesmo há muito tempo…. ainda está em modo “Cacifo”! heheheheh
Bom texto!!!
4 Março, 2016 at 19:12
Bom texto Placebo 😉 e sejas bem aparecido, há muito que não te via ao balcão a beber uma bejeca.
Tu nem me fales no sonso verruguento, agora com o teatro, do copo de àgua na mona, ainda lhe fiquei com mais pó
4 Março, 2016 at 19:33
Placebo, tomorrow Slimani will be the “Special K” to win the match!
4 Março, 2016 at 22:22
Lindo texto Placebo.
4 Março, 2016 at 23:09
Off
O nosso capitão está em grande…
O jornal francês “L’Equipe” dedica esta sexta-feira, na sua edição online, o papel de Adrien Silva no Sporting, considerando o médio de 26 anos, que curiosamente nasceu em França, como a “chave” do clube de Alvalade.
“Dono de um corte de cabelo impecável e um sorriso ultra brilhante, Adrien Silva tem todo ar de playboy. Mas uma vez em campo, com a camisola do Sporting vestida, o galã transforma-se num capitão intratável, que lidera o clube de Lisboa na luta pelo título”, pode ler-se no texto escrito pelo portal gaulês.
Autor: Fábio Lima
4 Março, 2016 at 23:35
😀
Temos um capitão que é um espectáculo. Em tudo! 😀