Bem, estou a escrever isto pouco mais de 1 hora depois do jogo terminar, o que é inédito pois espero sempre mais algumas horas para clarificar os pensamentos e afastar tudo o que venha do calor da hora, porém tendo em conta que o jogo se realizou a uma hora tardia e que eu, na maior das sinceridades, me sinto capaz de escrever uma análise que, acordando amanhã de manhã, não diga nada como ‘estava de cabeça perdida’, aqui vamos nós…
Que desilusão, Sporting. Por norma, não passo muito tempo a pensar no título das crónicas dos jogos do Sporting e hoje demorei ainda menos até chegar a este. Tinha parado para pensar, para com os meus botões, algumas horas antes do jogo, em todos os cenários com que nos poderíamos deparar no final deste jogo. No melhor possível (e aquele que, sem dúvida, acreditava ser o mais provável), ganhávamos por 2 ou 3 e isolávamo-nos no topo do campeonato, com 4 pontos de avanço sobre o Benfica e com 7 sobre o FC Porto que, também seguindo a ideologia de melhor cenário possível, perderia em Braga. No segundo cenário, pensei num empate entre Sporting e Benfica (aqui torcia um bocado o nariz, mas acreditava que seria o 2º cenário mais provável, quase tão provável como a vitória leonina, na verdade) e na vitória do FC Porto em Braga. Aqui continuaríamos com 1 ponto de avanço sobre o Benfica mas teríamos a enorme dor de cabeça que seria o facto de ainda nos termos que deslocar ao AXA e ao Dragão, ao contrário do Benfica que, de jogos ‘difíceis’, só teria as receções aos bracarenses e aos vitorianos (os do norte) e a vista aos madeirenses do Marítimo. Num último cenário, o pior, em que não pensei muito porque não gosto de ser pessimista, imaginei uma derrota do Sporting (e essa derrota tanto poderia ser por 1 como por 3) e, claro está, na vitória do FC Porto no norte. Aí ficaríamos 2 pontos atrás do Benfica e com apenas 1 ponto de avanço sobre os azuis e brancos.
Que desilusão, Sporting. Daqui veio o título. Por isso foi tão fácil escolher! No final do jogo, lembrei-me logo desses cenários que tinha colocado antes. E, por ter-se tornado realidade o pior que imaginei, chamei-lhe uma desilusão, e com razão. Odeio desiludir-me, odeio confirmar que o meu pessimismo está certo. Até porque eu nem sou pessimista. Até porque eu nem pensava que íamos sequer tremer neste jogo e sairíamos com uma vitória gorda. A realidade é que perdémos. Dominámos, sem dúvida, enviámos uma bola à trave, o Ruiz apanhou diarreia cerebral em dois momentos cruciais… mas perdemos. É esse o fator chave e é sobre essa realidade que temos de trabalhar de hoje em diante. Injustamente ou não.
Falando sobre o jogo em si, penso que é óbvio que o Benfica entrou melhor. Mais pressionante, a chegar mais vezes à nossa baliza. Os nossos jogadores, talvez afetados pela enorme onda verde que se gerou nos momentos e horas antes do jogo (a receção ao autocarro em Alvalade foi incrível), tremeram demasiado nas fases iniciais. Demasiados passes falhados, demasiadas perdas de bola e falta de um fio de jogo credível que nos levasse até à baliza contrária. Posto isto, o golo vermelho podia muito bem ter sido visto por mim com muita mais surpresa – foi de certa forma expectável.
Marcaram num ressalto, o que pode ser considerado sorte, mas lembrei-me, nessa altura, do jogo da Supertaça no Algarve, em que marcámos de ressalto e em que levámos a Taça graças a isso. Por isso acalmei-me. Lembrei-me depois do jogo da Taça de Portugal, em que também começámos a perder em Alvalade contra o Benfica através de um golo do mesmo jogador – e em que empatámos à boca do intervalo com o golo do Adrien. Nessa altura, o único mau pensamento que passou pela minha cabeça foi o facto de que na Taça de Portugal só demos a volta ao resultado no prolongamento – e hoje nem havia prolongamento nem o empate nos servia, tendo em conta o calendário difícil que temos pela frente, ao qual já fiz referência em cima.
Acreditava, porém, que íamos dar a volta. Tinha uma confiança enorme de que íamos dar a volta. E a forma como a equipa jogou nos últimos 5/10 minutos da 1ª parte dava-me essa indicação. Fiquei com pena que tivéssemos mesmo de ir para intervalo naquela altura pois dava a ideia que o jogo poderia mudar positivamente para o nosso lado (empate) a qualquer altura. Tinha medo de que na segunda parte o Benfica voltasse a entrar por cima.
Tal não aconteceu, e o Sporting conseguiu também dominar a segunda parte, em que se viu, em quantidades maiores e mais notáveis, as atitudes de equipa pequena que o Benfica mostrara nos minutos finais da primeira parte – os jogadores que caíam demasiadas vezes para o chão, as substituições que demoravam séculos e as bolas bombeadas para campo depois de serem marcadas faltas/lançamentos, tudo para atrasar um eventual golo de empate leonino, segundinho após segundinho. Já estamos muito habituados a isto, infelizmente. Na semana passada, o Vitória de Guimarães confirmou, através desse tipo de anti-jogo, que era uma equipa pequena. Hoje o Benfica também teve esses tiques, talvez numa quantidade não tão grande mas também em quantidades fáceis de denotar. Não é que o Benfica seja uma equipa pequena, mas sim que contra nós, no jogo de hoje, jogou como uma equipa pequena. Talvez porque se lembraram do que aconteceu nos últimos 5 jogos contra FC Porto/Sporting. Talvez porque tiveram medo de nós. Talvez não, é óbvio que tiveram medo de nós. Mas em frente…
Que desilusão, Sporting. Mais um motivo para o título ter sido este: o Sporting não só não conseguiu dar a volta como também não conseguiu sequer fazer o empate. E, claro, a lengalenga do costume: o Jefferson espetou um balásio na trave, o Ruiz teve um falhanço inacreditável e por aí vai. A bola não entrou e eu já me fartei desta história do ‘se… tinha entrado’. Não entrou, ponto final. Dominámos mas não ganhámos e dominar sem ganhar não serve de nada uma vez que não nos dá ponto algum. Assim é o futebol.
Foi mais um daqueles jogos em que fui confirmando, a pouco e pouco, que o Sporting me ia desiludir uma vez mais. Que as bocas que os nossos rivais nos tinham mandado – nomeadamente a da ‘escorregadela com destino ao 3º lugar’ – talvez tivessem um pingo ou um todo de verdade. Todos estes pensamentos me vieram à cabeça enquanto via o Sporting instalado no meio-campo do Benfica nos minutos finais a trocar a bola, sem ser capaz de criar jogadas que propiciassem o empate. Tic, tac, tic, tac… e confirmou-se. Mais uma derrota frente ao Benfica, mais uma liderança perdida, mais um sapo engolido… enerva porque já vi este filme demasiadas vezes. Muitas vezes, mesmo.
Ao falar com um amigo, depois do jogo (amigo esse que só diz merda quando o Sporting perde e se cala bem caladinho quando ganha), disse-lhe que já esta época seria tardíssimo para o Sporting ser campeão. Já teríamos passado 14 anos sem ser campeões. Por este motivo, parte da minha ‘fome’ de campeonatos, parte das minhas ganas para ver o Sporting campeão tinham-se esvanecido com o passar dos anos. Quando uma coisa demora demasiado tempo, quando leva muito tempo extra para além do que devia levar, perde parte do sabor, uma vez que, de tanto esperar, as pessoas cansam-se de criar expetativas sobre quando realmente chegará. Que o Sporting voltará a ser campeão não tenho grandes dúvidas, porém depois de tantas desilusões ao longo das últimas épocas, temo que esse dia se vá arrastando, arrastando e arrastando… como uma pedra no mar.
Daqui vos escreve um adepto que já largou a frustração de ver o rival vencer em Alvalade novamente e que, neste momento, apenas sente tristeza e desilusão, o tal sentimento que só costumo sentir no dia seguinte mas que hoje, por uma razão ou outra, chegou mais cedo. Como óbvio, há quem ainda crie bodes expiatórios para justificar uma derrota que nos foi atribuída justa ou injustamente, dependendo da perspetiva. Há quem ainda deite as culpas todas para cima do Bryan Ruiz. Por falar nele, depois daquele falhanço tive pena dele e isso é inédito pois normalmente largo um berro enorme, que seria, supostamente, o início de uma celebração de golo que, com o aperceber de que tal não irá acontecer, se torna num ‘Goooaiiiii!’.
Tive pena porque ouvi Alvalade e senti, na voz de todos, o que ia no meu coração. Como é que aquele gajo nos tinha feito aquilo! Ao olhar para a cara dele, coloquei-me na pele dele e pensei como teria sido se fosse eu, ali com a verde e branca, a falhar um golo daqueles num jogo destes. E custou-me ainda mais emocionalmente. Se o Bryan fosse meu familiar, teria ficado com o coração nas mãos. Como não é, fiquei simplesmente com pena dele pois consegui ler, na linguagem corporal dele logo depois daquele lance, a mágoa e a desilusão. E quando nós próprios conseguimos perceber um sentimento apenas olhando para uma pessoa, significa que dentro dessa pessoa o sentimento se está a dar em ainda maiores proporções do que aquelas que nós, do nosso canto, imaginamos. Por estes motivos, mantive-me calado, Ruiz. Apenas sussurrei um ‘era o golo do empate, aqui, feito’ ao ver a repetição. Mas bem baixinho, para não ouvires e para não acrescentar nenhuma gota de mágoa àquela que já se via claramente na tua cara. Continuo-te a achar dos melhores a vestir a verde e branca, não te preocupes.
Agora… ficamos com 2 pontos de atraso para com o Benfica, no 2º lugar, e sem depender de nós mesmos para sermos campeões. Pois é, nesta época, em que dava a impressão que talvez agora fosse a vez… as coisas complicam-se. Não se impossibilitam como os habituais profetas da desgraça afirmam, mas complicam-se e muito. Da mesma forma que antes do jogo sabia que ainda faltavam 10 jornadas para o fim, agora continuo ciente de que ainda faltam 27 pontos para conquistar. O problema, claro está, é que, mesmo que conquistemos esses 27 (e aqui incluo vitórias em casa do FC Porto e do SC Braga), podemos perder o campeonato. Basta que o Benfica vença todos os jogos até ao fim, e nesse objetivo a missão deles é bem mais fácil que a nossa. Por este motivo, considero que as nossas aspirações ao título se complicaram e de que maneira hoje. Mas lembremo-nos sempre que ainda falta muito campeonato, por mais que queiram apregoar o contrário.
Pois é, Sporting… aconteça o que acontecer, o meu amor à verde e branca não irá mudar. Seja qual for o desfecho desta temporada, vou sempre ter orgulho em dizer que sou do Sporting. Mas… a felicidade de te ver campeão, quando me a vais dar? É que da minha parte e da parte de todos os adeptos, nada falta. Esquecendo os ‘adeptos de ocasião’ que nestes momentos te atacam mais que a comunicação social encarnada, todos nós estamos do teu lado e acreditamos em ti. Por mais que nos venhas a desiludir, uma vez mais.
ESCRITO POR Bombas
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
9 Março, 2016 at 9:52
Belo texto, Bombas. Duro, mas verdadeiro. Hoje é quinta-feira e esta maldita tristeza ainda me rasga o coraçao a cada segundo. Acumulámos expetativas muito altas, mas era impossivel não o fazer perante a onda verde que se formava. Que fazer? É exatamente como dizes: seguir em frente na esperança que a conquista do campeonato há-de chegar finalmente, este ano ou noutro.
9 Março, 2016 at 11:32
quinta-feira?
Quarta.
9 Março, 2016 at 10:12
Eu claro que fiquei triste, mas confesso que já ultrapassei a desilusão do derby e estou focado no próximo jogo: Estoril. É para ganhar, tal como são todos os jogos até á visita ao Porto. E acredito que se o fizermos, chegaremos ao Dragão na liderança.
Como posso eu desanimar quando estamos a uns meros 2 pontos da liderança? Um simples empate do Benfica é o suficiente para voltarmos á posição de onde nunca deveríamos ter saído.
Triste e desiludido andava eu nas épocas em que, por esta altura, estávamos a 10 ou 20 pontos da frente.
Neste momento, mesmo com este resultado adverso, estou feliz por ter o meu clube a disputar o título e com todas as condições para o poder conquistar.
Não quero tomar os anos maus como “referência”, porque para isso devemos usar os bons exemplos. Mas é um facto que viemos de um passado recente em que, por um ou outra razão, acabamos sempre por vacilar na luta pelo título.
Mas este ano, vamos ter Sporting até ao final! E por isso é preciso que os adeptos também estejam com esse espírito de luta e garra e que não percam tempo a lamber feridas.
PS: não estou a criticar este post nem o seu autor. Estou apenas a dirigir-me aos inúmeros Sportinguistas com quem vou falando ou que leio na blofosfera /Facebook/etc que parecem ter deixado de acreditar e já dão o título como perdido.
9 Março, 2016 at 10:17
10000000000000 % de acordo!!!!
ACREDITAR ATÉ AO FIM!!!
Só os fracos desistem….. ainda para mais quando estão 27 pontos em disputa e temos o 1º lugar à distancia de um simples empate!
9 Março, 2016 at 10:22
É isso mesmo, Jorge!
Eu acreditei até ao fim, e continuo a acreditar. Tal como não virei as costas no final da Taça em Junho. E que bem que soube:)
Mas nós não somos do Sporting??? E pensavamos que ia-mos ser campeões facil?
Nascemos para sofrer e vamos fazê-los sofrer até ao fim.
Todos ao Estoril!!!!!!
9 Março, 2016 at 10:27
Não é fraqueza, é auto-defesa. As pessoas tem medo de voltar a desiludir-se e por isso procuram mentalizar-se e preparar-se para o pior. Temos sido nós a puxar, e de que maneira, pela equipa. Talvez seja a hora de ser a equipa a puxar um pouco pelos adeptos. Esta é a hora em que o treinador deve deixar-se de merdas, (no discurso e na ação) e apostar num futebol mais prático e menos “elaborado”.
9 Março, 2016 at 10:44
“Não é fraqueza, é auto-defesa. As pessoas tem medo de voltar a desiludir-se e por isso procuram mentalizar-se e preparar-se para o pior.”
Bala78…é essa postura que é derrotista!
Não podemos ter medo de nos desiludir …fdx…parece o pessoal que entra num casamento ja a pensar no divorcio!!
A primeira regra de um alpinista é olhar para cima e não para o abismo…
Aqui a mentalidade é estarem constantemente a olhar para o abismo em vez de escalarem a montanha!!
9 Março, 2016 at 11:23
“Não é fraqueza, é auto-defesa. As pessoas tem medo de voltar a desiludir-se e por isso procuram mentalizar-se e preparar-se para o pior. ”
Essa é a lógica de quem casa com “uma Gaja Boa” e depois anda sempre com medo de levar com os cornos.
E é a lógica de muito Sportinguista…. que pura e simplesmente tem medo de ser feliz e por isso assume essa postura de “preparar-se para o pior”.
Se perder…. que se perca…. mas que nunca se tenha o MEDO de ser feliz —> Ganhar!
9 Março, 2016 at 11:54
Meus amigos, tem muita razao no que dizem. Mas estaria a mentir se dissesse que estou muito confiante. O meu otimismo é moderado. E insisto: o otimismo não valerá muito enquanto o nosso futebol continuar a ser aquela coisa demasiado mastigadinha e “elaborada”, em que se considera que um golo que não seja precedido de uma jogada perfeita não é um golo digno.
9 Março, 2016 at 10:31
“Como posso eu desanimar quando estamos a uns meros 2 pontos da liderança? Um simples empate do Benfica é o suficiente para voltarmos á posição de onde nunca deveríamos ter saído.
Triste e desiludido andava eu nas épocas em que, por esta altura, estávamos a 10 ou 20 pontos da frente.”
Caro Jorge Leão,
Com o devido respeito, não percebo muito esse tipo de raciocínio, o qual QUASE se pode resumir a “bem, perdemos em casa a grande oportunidade de avançarmos para o título, mas há X anos nem isso tinhamos….”.
Nos dois últimos jogos tinhamos tudo para cimentar a nossa liderança e, optimisticamente, dar uma “machadada” no ânimo dos milhafres. Falhamos. E falhamos quando tinhamos TODAS as possibilidades de vencer.
Não vejo como não ficar desanimado com este fracasso.
Obviamente, coisa diferente é perder as esperanças de conseguirmos recuperar os pontos perdidos. Quanto a essa possibilidade deveremos manter a esperança, claro. Mas que foi um rude golpe, lá isso foi…
SL
9 Março, 2016 at 15:25
Compreendo o seu raciocínio e não quero dar a imagem de alguém que está “feliz” só porque esta a fazer melhor do que se fez no passado… Apenas quis dar uma referência para podermos também valorizar o que de bom se tem feito esta época.
A ambição é vencer e ser o primeiro e isso é o que devemos tomar como principal referência!
Infelizmente, os meus quase 40 anos não me permitiram ver muitas conquistas, mas não é por isso que desanimo.
Penso muitas vezes que não é fácil encontrar o ponto de equilíbrio entre a ilusão e o desânimo.
Quando estávamos em primeiro era a ilusão de vencer o campeonato que perseguimos á tantos anos…
Agora que já perdemos a liderança vamos desanimar e desistir? Nunca.
Fiquei de rastos com a derrota, mas pensei que mais vale olhar para a frente do que ficar a pensar no que aconteceu.
Vamos é vencer já o próximo jogo para que a onda verde volte a ganhar a força que já teve está epoca! 🙂
9 Março, 2016 at 10:23
Dilacerado, mal dormido há 4 noites, lá estarei no Estoril no próximo Sábado.
9 Março, 2016 at 10:30
Foi de facto uma grande desilusão!
Antes do jogo deixei aqui as minhas probabilidades de sermos campeões consoante os vários resultados possiveis do derbi e continuo a pensar da mesma maneira:
– Vitoria SCP daria cerca de 80% de probabilidades de sermos campeões
– Empate SCP daria o máximo de 50% de probabilidades de sermos campeões
– Derrota SCP daria o máximo de 20% de probabilidades de sermos campeões
E não se iludam amigos. Teremos uns 20% de probalbilidades de sermos campeões. Não nos iludamos, é mais normal o carnide fazer mais pontos nestas jornadas que faltam do que nós. Temos calendário mais dificil, perdemos a liderança e isso deixa marcas, temos vindo a perder pontos para eles e “last but not least”, não temos o colinho! Claro que tudo isto poderá não passar da teoria da batata e em Maio sermos campeões. Para isso é estritamente fundamental não perdermos pontos nos próximos jogos até o carnide apanhar o braguilha. Pode ser que o braguilha faça uma surpresa no galinheiro. Agora se não ganharmos ao Estoril temo que todos entremos em depressão e aí até o porco nos pode ultrapassar.
9 Março, 2016 at 10:40
Vasco, qual a precentagem que tinhamos de ganhar final da taça no Jamor, a perder por 2 e com menos um jogador?
5%? 6%???
Chegou, não?
A minha pergunta é: Fodasssse, como não acreditar????
9 Março, 2016 at 10:44
Era exatamente essa percentagem podes crer. Pode acontecer? pode.
Agora diz-me quantos jogos estiveste a perder por 2-0 a 7 minutos do final e os empataste. Diz-me!
9 Março, 2016 at 10:49
Ainda este ano tivemos um com o mesmo Braga, não foi facil mas conseguimos.
Mas não estamos nessa situação neste momento, pois não? quando muito estamos a perder por um, mas a pressionar:)
9 Março, 2016 at 10:31
Grande texto pós jogo!
Grande lucidez!
Gostava de ler um texto teu logo a seguir a jogo do Estoril.
Vamos ser campeões!!!
9 Março, 2016 at 10:33
Bombas, foste mesmo ao osso. Gostei, sem falinhas mansas. É duro, ah pois é, mas é o que temos.
Agora é ganhar o próximo jogo. Nada mais interessa – o campeonato para nós está verdadeiramente em jogo no próximo jogo. Façamos a nossa parte – jogadores e equipa – e tragamos os 3 pontos da Amoreira. Tudo o resto logo se verá.
Em Maio fazemos as contas.
9 Março, 2016 at 10:33
O texto que o Bombas escreve não é mais que o reflexo da “Mariquice” Plantada na mente dos Sportinguistas durante anos e que continua diariamente a ser servida na nossa sociedade. E agradeço ao Bombas em o ter escrito e pedido para publicar… Bombas, já viste tanta pieguice escrita?
Sabes qual é o Símbolo do teu clube? Um Leão, símbolo de Coragem e de Liderança!
Não é um rato muito menos um calimero!
” problema, claro está, é que, mesmo que conquistemos esses 27 (e aqui incluo vitórias em casa do FC Porto e do SC Braga), podemos perder o campeonato.”
Mais uma ode á pieguice que tanto é cultivada na mente dos Sportinguistas… A não ser que o Benfica de Rui Vitoria seja melhor que o Porto de Mourinho (wtf??) , o recorde de Mourinho e de 86 pts….ora isso leva a que o Benfica para igualar ainda perca 2 pts…e JJ já conseguiu fazer 85 pts.
Agradeço ao Bombas em ter escrito este texto, que infelizmente muitos Sportinguistas comungam desta patranha derrotista e fatalista que lhes dão a beber, pois traz a luz do dia toda a pieguice e mariquice de muitos adeptos!
9 Março, 2016 at 10:34
A tua desilusão é a desilusão de todos nós, Bombas. Eu próprio não deixei de acreditar e luto diariamente para dar alento a quem o perdeu mas também estou contigo, sinto-me desiludido. E sinto-me frustrado. Mas…depois olho para os 27 pontos que estão em disputa, olho para os mais de 800 minutos que faltam e olho para os dois pontos apenas que nos distanciam e não posso deixar de acreditar.
Desiludido, sim.
Frustrado, também.
Descrente…NUNCA!
9 Março, 2016 at 10:35
Bom…não vale a pena chover no molhado…
Sinceramente dispensava ter de voltar a reviver essa noite de sábado…foi realmente um desilusão.
Mas o discurso agora tem de ser outro:
Ainda não acabou ! faltam 27 pontos e estamos apenas a 2 !
Se é para morrer que seja de pé a lutar !
Todos à amoreira !
9 Março, 2016 at 10:37
Mas, Bombas, há uma coisa que tenho que concordar com o Frost: se pensares agora, passados 4 dias depois do derby, como pensaste uma hora depois…então só posso concluir que o título tão almejado por nós não é feito de medos e pieguices. Se contra o estoril, arouca, e por aí adiante, formos com o espírito que o teu texto revela, então ai nem vale a pena ir ao estadio. aí, é atirar a toalha ao chão.
9 Março, 2016 at 10:46
Se os lampiões conseguiram recuperar aqueles pontos todos com o marinheiro vitoria ao leme, nós vamos deixar de acreditar agora?
Vamos ganhar no sabado e fazer pressão constante até eles tropeçarem. Basta um empate e não podemos falhar.
9 Março, 2016 at 11:06
nem mais. os lampiões têm um cenário diferente. estão à frente e têm de lidar com a pressão. Convém começarmos a jogar antes sempre.
9 Março, 2016 at 11:08
é apertar com esses conas de sabão, já náo os posso ouvir!!!
9 Março, 2016 at 10:41
Não fosse este texto e já me tinha passado.
O foco está na deslocação à Amoreira e já não pensava em mais nada a não ser as horas a que lá vou chegar ou com quem é que vou.
No ano passado estava motivadíssimo e acreditava quandi os lampiões vieram a Alvalade fazer aquele anti-jogo vergonhoso (pragmatismo de JJ, diziam na altura).
É que estávamos a 7 pontos e podíamos ficar a 4.
Então agora, que estamos a 2 e com vantagem no confronto directo, ia desistir?
Eu seria estúpido, confesso.
9 Março, 2016 at 11:22
Com que não vais, não sei.
Eu estou a contar ir contigo. 🙂
9 Março, 2016 at 11:54
Está certo. Só falta acertar horas.
9 Março, 2016 at 11:36
espero que nao sejas … eu vou a estoril e espero que ver te por lá …. assim como a Maria ….
9 Março, 2016 at 10:42
eu acredito …. so tenho esta ilusao porque amo demasiado o clube para desistir dele 🙂 EU ACREDITO SPORTINGGGGGGGGGGGGGGG
9 Março, 2016 at 10:43
Não queria falar mais do filho da puta deste jogo, mas já que veio uma crónica sobre o mesmo ainda quero deixar mais algumas considerações.
– Apesar deste ter sido um jogo importantissimo, o campeonato a ser perdido não foi devido a este jogo. Vejam o carnide que em 4 classicos perdeu 3! O campeonato começou a ficar mais dificil desde que começámos a perder pontos com tondelas, rio aves, união da madeira, guimarães, etc
– E porquê estes pontos perdidos com equipa muito mais fracas que nós? Eficácia meus amigos! Nós temos uma grande equipa, mas não temos uma linha avançada letal e eficaz. Temos Slimani e mais ninguém.
– Por último e ainda relativamente ao jogo. Eu detesto as galinhas, mas quanto a mim fizeram o jogo deles para sair de lá com os 3 pontos e não tenho nada a apontar. Entraram bem no jogo, marcaram 1 golo e defenderam o resultado. E qual a melhor maneira de defender o resultado? A jogar como equipa pequena pois claro. Quantas equipas pequenas não sairam desta forma com pontos de Alvalade ou quase nos iam fodendo esta época a jogar assim? Pois bem, então as galinhas jogaram como equipa pequena porque se jogassem de peito aberto se calhar tinham perdido. Não tenho nada a dizer. Fizeram o trabalho deles porque nós não temos conseguido criar uma fortaleza em Alvalade e toda a gente sabe que qualquer tondela, académica, belenenses desta vida pode sacar pontos em Alvalade a jogar assim.
9 Março, 2016 at 10:47
Vasco,
Mais uma vez estás a por a tua mente e a influenciar os que te leem, direccionando-os para o fracasso e para o derrotismo…
Quando é opçao tua olhares para o copo meio vazio…
9 Março, 2016 at 10:51
FrostSCP,
mas leste nalgum lado eu dizer que tinha deitado a toalha ao chão e que não acreditava? Se fosse assim achas que ia ao Estoril no sábado?
Apenas disse que ficou muito mais dificil e concordas não?
9 Março, 2016 at 10:57
“The great mistake is to anticipate the outcome of the engagement; you ought not to be thinking of whether it ends in victory or in defeat. Let nature take its course, and your tools will strike at the right moment.”
Bruce Lee
9 Março, 2016 at 11:07
grande Bruce Lee, grande filósofo e grande lutador.
9 Março, 2016 at 10:50
É interessante ver vários comentários a comparar com o jogo da Taça, mas se esquecem de uma coisa bastante preciosa: no jogo da Taça dependíamos apenas de nós, ou seja, tínhamos que jogar mais e melhor que o Braga e procurar empatar e depois ganhar o jogo. Agora no campeonato “NÃO DEPENDEMOS DE NÓS”, temos que ganhar os nossos jogos e esperar que as galinhas percam pontos…bolas, do jeito que eles controlam a merda do futebol português (olá Mota no Estoril) é complicado pensar que mesmo ganhando os tais 27 pontos, as galinhas iriam não fazer o mesmo!
LdD
9 Março, 2016 at 10:59
OK “Leão do Deserto”…
Tudo isso sim…mas vá lá…
“deixe-nos acreditar”…”deixe-nos sonhar”…!
Ponha lá para bem longe esse medo de uma “tempestade no deserto”…!!
Abr e SL (e se não estou em erro…saudades de Moçambique…)
9 Março, 2016 at 11:11
No jogo da taça também dependiamos do que o braga fizesse, ou não? e também estivemos sujeitos ao boi do apito, que não ajudou mesmo nada. E com muita alma lá conseguimos.
Temos de acreditar, TODOS
9 Março, 2016 at 10:55
Principio nº 1 de qualquer desporto :
QUEM TEME PERDER JÁ ESTÁ VENCIDO!
Os nossos adversários passam a vida plantar fantasmas e incertezas ..
Cabe a cada um rejeitá-los!
9 Março, 2016 at 11:11
nem mais, concordo a 100%.
9 Março, 2016 at 11:39
200% por cento …. boraaaaaaaaaaaaaaaaaaa eu Acreditoooooooooooooooooooo
9 Março, 2016 at 10:57
Bom dia meus amigos…
Se eu acredito…?
Oh amigos… se eu não acreditasse, como acham que ao logo destes meus 73 anos de vida, até os meus “olhos se riem” quando oiço falar no nome do Sporting…?
É claro que acredito…
E tanto acredito que me atrevo a dizer a cada um de vós…”que não acredita”…:
Amigos…”façam urgentemente” um tratamento de choque…
“Não desesperem”…”tenham fé”…”acreditem”…!!
Vocês já “viram bem” a maneira como se sentirão, quando se juntarem aos que nunca deixaram de acreditar…
Todos juntos a celebrar no Marquês…a tão desejada vitória no Campeonato…?
Vá lá…”deitem para detrás das costas” essa desilusão que “vos devora as vísceras”…e vistam essa “pele de Leão Rampante” que vos acenta tão bem “sobre o lombo”…!!
Abraço para todos e …
Viva o Spoooooorting…!!
Olhem… leiam isto que é engraçado…
http://www.maisfutebol.iol.pt/reportagem/incrivel/chama-se-wembley-balacov-e-sonha-jogar-no-sporting
SL
9 Março, 2016 at 10:58
É daqueles jogos que deixam marcas, não há como negá-lo, mas fdx hoje é 4ª feira, qual a necessidade de continuar a falar do jogo de sabado? O que interessa falar dos lampioes,tondelas,rios ave, boavistas, etc etc, vamos recuperar estes pontos? Podemos voltar atrás e ganhar estes jogos? As asneiras que fizemos estão feitas e não há volta a dar, agora é levantar a cabeça e olhar para as 9 finais que faltam.
Está complicado? Óbvio que sim porque não dependemos de nós.
Mas fdx podemos não ser campeões mas vamos ter que obrigar aqueles montes de merda a também terem que ganhar os 9 jogos.
Temos já que mostrar este sábado que temos estofo e nem que seja por 2 dias vamos voltar à liderança.
Não tenhamos medo de ser felizes. O mais provável é não acabar bem mas voltamos a sentir a emoção de lutar seriamente por algo.
Vamos a eles caralho!!!!!!!!
9 Março, 2016 at 11:03
Não sei porquê mas fiquei mais chateado com o empate com o Rio Ave… Agora só penso no Estoril e passar pelo menos o domingo e segunda de manhã, pelo menos, na liderança!
9 Março, 2016 at 11:09
Olhem é daqui que virão as maiores dificuldades….
Como é possível uma nota de muito bom…?
“…SOARES DIAS VOLTA A TER “MUITO BOM”
Nota do árbitro no dérbi
Soares Dias volta a ter muito bom
Artur Soares Dias foi avaliado com ‘muito bom’ no Sporting-Benfica disputado no passado sábado. O internacional de 36 anos repetiu a nota de 3,6 conseguida em meados de fevereiro no Benfica-FC Porto. Mais uma grande avaliação que, associada ao grau de dificuldade do jogo, vai consolidar a posição de liderança de Artur Soares Dias no ranking nacional de árbitros.
Natálio Silva foi o observador destacado para o Estádio de Alvalade e globalmente avaliou de forma muito positiva o desempenho do árbitro e dos seus assistentes, concluindo que todos eles decidiram bem nos lances mais discutidos. O algarvio Natálio Silva é um dos mais antigos observadores de árbitros da Federação Portuguesa de Futebol mas foi um árbitro modesto, nunca passando dos Regionais. Como observador, conseguiu atingir o quadro principal e já terminou várias vezes em 1º lugar no respetivo quadro de observadores que trabalham para o Conselho de Arbitragem da FPF.
Se, no Benfica-FC Porto, o 3,6 conseguido por Artur Soares Dias foi considerado, por alguns técnicos de arbitragem, uma nota que podia ter subido mais um ou dois pontos, desta vez, sobretudo em função da cor do cartão mostrado a Renato Sanches no final da partida, este 3,6 surge como uma avaliação mais enquadrada com o trabalho de campo realizado.
As notas dos árbitros, sobretudo nos jogos mais difíceis, como era o caso, raramente ultrapassam os 3,9 numa escala que define como um desempenho ‘excelente’ entre 4 e 5 (o máximo). Uma nota que oscile entre 3,5 e 3,9 é considerada ‘muito boa’, com o ‘bom’ a ter como balizas as marcas de 3,3 e 3,4, avaliações mais frequentes. Abaixo de 2,5 , o trabalho do árbitro é considerado ‘insatisfatório’. Entretanto, Artur Soares Dias foi chamado de novo para apitar um jogo da Liga Europa, desta vez a partida entre o Shakhtar Donetsk e o Anderlecht, o seu 5º jogo europeu esta época…”
É assim…
SL
9 Março, 2016 at 11:17
Se tivesse expulsado o Bob Marley das Galinh(eir)as a nossa seria, com certeza, negativa.
9 Março, 2016 at 11:11
desculpa lá, Bombas, tens todo o direito de escrever o teu texto (como o Cherba tem de o publicar, claro!) mas nesta fase em que já estamos a lamber as feridas voltar a pressionar a mesma, é fodido! e aí o Frost tem toda a razão. neste momento, a 3 dias dum jogo tão decisivo quanto o derbi associar as palavras DESILUSÃO e SPORTING é duma patologia aflitiva. nós queremos ver SPORTING = CRENÇA, SPORTING= LUTA não o contrário!
9 Março, 2016 at 11:18
Já chega de bater no ceguinho.
Olhar em frente e ganhar ao Estoril é o que tem de ser!
9 Março, 2016 at 11:20
Nos jogos que já fizemos este ano com os lampinos, foi o que “enfrentei” mais confiante.
Nem por um segundo, antes e durante o jogo, achei que não íamos ganhar.
Sábado lá estarei. VAMBORA SPORTING!!!!!
9 Março, 2016 at 12:40
+1
Por isso é que a derrota foi ainda mais difícil de digerir…
9 Março, 2016 at 11:29
Mas está tudo louco ou quê??
Quando faltam 27 pontos em disputa e basta os lampiões empataram a puta de um jogo….. tenho que andar a ler:
….desilusão e o caraças!
…. o campeonato já era….
Aguentem 1 mês com os lampiões na liderança…. porque no inicio de Abril com a Páscoa ….dá-se a Ressurreição de Jesus e nessa altura (após jogo do braga na luz) passamos para 1º lugar e depois é até ao fim!!
Mas porra …. ACREDITEM!!!
9 Março, 2016 at 11:30
Eu desanimar não desanimo… SEREI SEMPRE SPORTING… porque sou diferente, porque sou melhor… mas dou comigo a pensar…
Por que raio se vai nomear o “AMIGO PÚBLICO Nº1 DO CARNIDE”, depois de uma derrota comprometedora contra o…, imagine-se carnide, e para ir jogar a uma filial do… carnide…??? (e depois do que aconteceu lá no talho ou no matadouro da família…)
Devem ser só maus… gases…!!! ou coincidências… Como eu coincidir, todas as semanas, em não acertar os números do euromilhões… e no meu mau feitio…
PUTA C’US PARIU…!!!
Já alguém disse, e com toda a razão… Decrete-se um campeão permanente e joguem os outros para o… 1º lugar…!!!
SL
9 Março, 2016 at 11:30
O problema não são os pontos que o Sporting tem de ganhar, mas sim os pontos que o lanzudos não vão perder….por isso sim! era muito importante ganhar este jogo. O resto do campeonato vai continuar a ser um passeio para os do outro lado e contra nós rasgam-se todos.
as equipas que se querem grandes é nestes momentos (como os que fizemos da luz e contra o porto) que tem de mostrar caracter, inteligência, concentração e bravura pra levar de vencidos os jogos.
9 Março, 2016 at 11:38
Eu vejo a coisa ao contrário. Eu acho que eles perdem pontos.
Agora nós é que temos que fazer um super final de campeonato para os não perdermos. E a equipa precisa de nós para isso
9 Março, 2016 at 12:48
Isso mm Talk Talk!!
Vamos ter de levar a equipa as costas!!
Siga…Somos Leoes!!
9 Março, 2016 at 11:38
Nós não podemos agora preocupar nos com quem vai a frente
A unica coisa que nos resta, é fazer o nosso trabalho, que é vencer os jogos que temos ate ao fim. O resto ja nao esta nas nossas maos.
Ja tivemos as coisas nas nossas maos, e a verdade é que falhamos. Mas nao falhamos prorpiamente no derby, porque um derby é um derby. O resultado é imprevisivel. As nossas falhas foram contra o guimaraes, contra o rio ave, contra o tondela. Aí sim é que borramos a pintura toda na minha opiniao.
O derby foi so o culminar de um ciclo em que ja nao vinhamos a ganhar tanto como deviamos, para as nossas aspiraçoes.
Os outros o ano passado foram campeoes, e so venceram um derby dos 4 que disputaram.
Ha que analisar o que nao tem estado bem, e tentar melhorar. Se bem que para mim, a unica forma de melhores mais do que ja esta, é com melhores jogadores.
9 Março, 2016 at 11:43
O que nao invalidada que nao acredite, ou que nao apoie atençao.
Somos a equipa em Portugal com processos melhor defenidos. Com o melhor treinador. Simplesmente nao temos os melhores jogadores, principalmente la a frente onde eles sao mais precisos, tendo em conta as caracteristicas do nosso campeonato.
Ha jogadores do Sporting, que estao no limite daquilo que podem oferecer a nivel de qualidade de jogo.
9 Março, 2016 at 12:00
já agora diz me la em que posição é que os lamps ou andrades têm melhores jogadores so para eu perceber a ideia …
9 Março, 2016 at 12:02
Essa é fácil!!!
Eu explico —-> Árbitros, Observadores, Conselho de Arbitragem, Conselho de Justiça.
Chega ou queres mais?
9 Março, 2016 at 12:20
Do Benfica só dois entravam no onze: Gaitan e Jonas.
Do Porto… bem do Porto… talvez os dois laterais
9 Março, 2016 at 13:24
So assim para começar do benfica, salvio, gaitan, jonas. E mesmo o mitroglou. Nao me importava de ter qualquer um deles. Do Porto, corona, brahimi, e aboubakar, ou herrera.
Sao jogadores que têm uma grande qualidade individual, e que integrados num colectivo como o Sporting, iam render ainda mais do que aquilo que rendem.
A nossa equipa, a nivel de qualidade indivdual atacante é inferior as outras. Repito, atacante. Meio campo nao ha como o nosso. Defesa, apesar de nao gostar muito dos laterais, a nivel de centrais temos qualidade para dar a vender. Meio campo e defesa, ninguem nos bate por ca. Por isso é que dominamos todos os jogos. Por isso é que sofremos poucos golos.
Mas para se ganharem jogos, é preciso marcar golos. E nisso, somos inferiores aos outros. Precisamos de criar muito mais oportunidades para facturar do que os outros.
O nosso jogo é assente num colectivo muito forte. Mas como em tudo, nao jogamos sozinhos. Os outros tambem se adaptam a nossa forma de jogar, e evoluem. Por isso é que agora parece que temos mais dificuldades do que tinhamos no inicio da epoca. Os nossos adversarios ja nos conhecem, e logo sabem melhor como anular as nossas qualidades, e explorar os nosso defeitos. Por isso é que nao temos ganho tantos jogos.
Ora quando o colectivo é anulado, sao as individualidades que têm de sobressair. E isso nos nao temos. Nao temos ninguem que tire algo fora da caixa. Nao temos ninguem(gelson e matheus hao de o ser) que arrisque o um para um e que crie desiquelibrios. Por isso é que trocamos a bola, e trocamos, e muitas das vezes nao da em nada. Por isso é que as vezes parece que estamos a jogar a rabia, e que queremos entrar com a bola pela baliza a dentro em posse para marcar golos. Nao se faz um remate quase de fora da area. Ninguem arrisca um milimetro em nada que desiquelibre. Exactamente por falta dessa qualidade individual, que pode ate nem estar nos jogadores em sim no geral, mas mais na falta de caracteristicas para a oposicao que ocupam e o que lhe e exigido.
E isto torna as coisas repetitivas, e mais faceis de anular. É um facto. É futebol. Nao é com bruno cesar, que remata bem sim, mas so o faz aquse em recargas, ou com o ruiz a esquerda a cansar-se em correrias que o desviam do que sabe fazer melhor, ou com o joao mario a direita a fazer o mesmo, tudo adaptacoes, que vamos conseguir fazer algo diferente quando é preciso, como era preciso no sabado, ou como foi em guimaraes. Vamos sim repetir o mesmo, ate conseguir marcar.
Mas o jogo so tem 90 minutos…
É uma dificuldade que temos de saber ultrapassar em equipa, em conjunto. E acredito que possa ser ultrapassada. Mas nao deixa de ser um facto o que estou a dizer.
9 Março, 2016 at 14:19
“O nosso jogo é assente num colectivo muito forte. Mas como em tudo, nao jogamos sozinhos. Os outros tambem se adaptam a nossa forma de jogar, e evoluem. Por isso é que agora parece que temos mais dificuldades do que tinhamos no inicio da epoca. Os nossos adversarios ja nos conhecem, e logo sabem melhor como anular as nossas qualidades, e explorar os nosso defeitos.”
Isto que dizes serve em relação a qualquer equipa. Serviria ainda mais se te referisses a uma equipa que individualmente e colectivamente é bastante inferior ao Sporting; só não serve porque parece que esses adversários preferem fechar os olhos e abrir as pernas (ou o bolso).
9 Março, 2016 at 14:48
Podemos entrar por ai, mas eu prefiro analisar as coisas primeiro pelo plano do futebol jogado, e so depois no nao jogado.
O benfica é colectivamente inferior ao Sporting. Tal como é o porto. A nivel defensivo, a nivel de jogo. O unico colectivo que se “aproxima” ao sporting é o do braga.
Mas falando em termos atacantes, e neste caso particular do benfica, tem no seu plantel jogadores que a nivel atacante que sao superiores aos nossos individualmente. E para as caracteristicas da nossa liga, em que a maioria das equipas joga fechada, essas sao qualidades muito importantes para se vencer mais jogos.
Depois temos tudo o resto que conhecemos e sabemos, e que é verdade sim senhor. Mas nao deixo de ter razao naquilo que estou a dizer.
Basta ver, nos ultimos 6 ou 7anos, os jogadores que foram passando por benfica e porto, e onde eles estao agora, e o que valem, para perceber o que estou a tentar dizer.
Nao temos falcoes ou jacksons. Nao temos di marias ou james rodriguez. E isso ajuda bastante ou nao?
9 Março, 2016 at 13:32
Mas eu estou confiante no futuro. Prefiro ter uma base(treinador), que crie um estilo de jogo colectivo, que possa ir integrando cada vez mais jogadores de qualidade num futuro proximo, e potencia los, do que ter projectos de treinadores a frente da equipa, que so se safam pela qualidade dos jogadores que têm a disposiçao, tal como é o rui vitoria. Se fosse ele a treinar esta equipa do Sporting, estavamos em terceiro a muito.
O nosso metodo pode nao dar vitorias ja,mas é o que garante mais vitorias continuas no futuro, assim tenhamos capacidade de ir buscar, ou potenciar, os bons jogadores que nos faltam.
9 Março, 2016 at 15:09
Eu so gostava de ter um o Gaitas mais nenhum !!!!!! mas ok … nem os laterais nem o meio campo e muito menos trocava o slimani pelo Mitroglou … mas ok
9 Março, 2016 at 11:57
Há um mérito que tenho de dar ao Rui Vitória.
Depois do “equipa contra 11 jogadores” onde foi dizimado, calou-se. É um treinador do 4-3-3 e acabou por se submeter ao estilo do sistema anterior.
Humildade, inteligência, sei lá. Mas percebeu que em 4-3-3 não dava. Então lá se adaptou.
De resto, é adversários a abrirem pernocas e apitos a não verem penaltis.
9 Março, 2016 at 12:33
Estou desiludido? Estou. Mas até o Man United teve épocas assim. Só ve-los cheios de medinho nosso valeu a pena. Sem falar no melhor futebol da última década e meia, futebol de equipa campea á qual só faltou (mais) um avancado de jeito.
Para o ano, os rivais ficam sem meia equipa (ambos) e os reforcos nao convencem nem os mais ferrenhos (Marega???) Nós, em princípio, manteremos a base da equipa (mais William, menos William) e só teremos de dar continuidade ás bases estabelecidas esta época. A partir daí será fácil. Especialmente porque nao vamos ter de contratar outro treinador, que depois demore mais meia época a implementar as bases DELE, etc.
Acreditem, pessoal. It’s coming!