Estes últimos dias provocaram a reincidência dos comentários jocosos dos adversários, agravados pelo ressabiamento acumulado nos últimos meses… nos últimos dias dizia-me um amigo “lampião”, mais coisa menos coisa: “Então, o teu SCP? Voltou à terra? Porque é que não mudas de clube de vez?”
Estas simpáticas e genuinamente preocupadas questões tiveram o condão de me fazer reflectir e investir uns minutos do meu tempo, não a pensar no Sporting, mas a explicar a tantos infelizes adeptos dos outros clubes, que vivem na escuridão, o que é realmente isto de “ser do Sporting”!
O verdadeiro Sportinguismo distingue-se daquela coisa banal de ser apenas de um clube, porque é realmente mais intenso e emocional… desde logo porque é a opção menos óbvia! Os adeptos dos “outros clubes” são-no porque não têm escolha, tal a lavagem cerebral que apanham nesse sentido desde tenra idade… desde logo no ambiente tradicional da família, em que ou “são” ou levam uns tabefes, passando pelo autêntico massacre mediático destinado a uniformizar os gostos e a criar novas hordas de “talibãzinhos” acéfalos. Contrariamente, os adeptos do SCP são-no porque sim… porque apesar de todas as pressões para não o serem, decidem sê-lo… porque apesar de ser muito mais fácil não o ser, querem sê-lo!
Apesar da dificuldade óbvia dessa escolha, considerando a arrogância megalómana dos adversários e as injustiças frequentes que custa a digerir… atendendo a algo quase intangível que parece conjurar sempre para que as coisas corram mal, especialmente naqueles momentos em que até podiam correr bem… e até parecia que iam mesmo correr bem… como que um cruel karma fatídico destinado a provar que a lei de Murphy se aplica mesmo no futebol… pelo menos no caso do Sporting, como mais uma vez vimos no último Sábado, com o Bryan Ruiz a ser a última vítima indefesa de um relvado em mau estado e dos conspirativos deuses do futebol, deixando-nos a todos incrédulos e em estado de choque… talvez precisamente por tudo isto junto… os Sportinguistas escolhem sê-lo, e raramente o lamentam.
Enquanto os adeptos dos “outros clubes” têm a vidinha toda facilitada, com gigantescas máquinas destinadas a gerar, facilitar e promover as suas vitórias, por menos meritórias e honrosas que sejam, e facilmente se desmobilizam com pequenos desaires, chegando ao ponto de incendiar os seus símbolos nos piores momentos (remember, remember, the 14th of December!)… os Sportinguistas estão sempre presentes, com a mesma fé inabalável no clube… mesmo quando as televisões conseguem apenas filmar aquele único sector meio vazio no estádio e os microfones conseguem silenciar os cânticos incessantes… prometem repetidamente que “desta vez chega, nunca mais cá meto os pés!” para permanentemente faltarem ao prometido e lá estarem novamente com a fé renovada… pode ser já no próximo Sábado no Estoril?!
É por isso que o Sporting é realmente o maior clube Português! Porque apesar de já nem dever existir, de quase ser contra-natura ainda resistir, teimosamente continua a arrastar milhares todas as semanas, a alimentar infindáveis discussões quotidianas, reais e virtuais, em inúmeros blogs que lhe são dedicados, a preencher incontáveis páginas de “Borlas e Rascords”, a ocupar mais tempo de antena nos vários canais que todos os adversários juntos… a fazer palpitar milhões de corações com emoção e expectativa… e outros tantos com raiva e inveja… de não terem a coragem e a fé de escolher a opção mais difícil e menos óbvia!
Por isto tudo, só nós sabemos realmente porque não ficamos em casa… porque, como bem dizemos, “isto de ser do Sporting não é para todos”… é apenas para aqueles que escolhem o caminho menos fácil… e dele nunca mais querem sair!
ESCRITO POR Lanterna Verde
*às quartas (esta semana a fila de cozinheiros dura até quinta), a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
10 Março, 2016 at 16:40
Caro homônimo português não poderia estar mais de acordo.
Sporting!!!!!!!
Assalto a amoreira.
Sl
10 Março, 2016 at 17:00
“(…) a ocupar mais tempo de antena nos vários canais que todos os adversários juntos…”
Dou isto como exemplo a muitos lampiões que dizem que em Portuga só existem 2 clubes (O Benfica e o Anti-Benfica).
Sábado lá estarei no Estoril para apoiar o nosso grande amor!
10 Março, 2016 at 17:28
Vai estar uma bela comitiva da Tasca no Estoril, estou a ver:)
10 Março, 2016 at 20:14
Também já tenho bilhete para a lateral 😛
10 Março, 2016 at 17:20
4 bilhetinhos já cá cantam … central E na Amoreira!
Não tive a hipótese de ver o Sporting contra o benfica … mas agora vou a todas e para a semana lá estarei em Alvalade…de preferência já em 1º novamente!
Aquilo vai esgotar… já havia pouquíssimos bilhetes.
Quem lá for…leve dinheiro… não tem multi-banco… para evitar complicações com o Fisco 😉
10 Março, 2016 at 17:27
nem passam factura, os brasileiros:)
10 Março, 2016 at 17:57
Eu espero só faltar ao jogo em Belém (mas quero lá ver uma onda verde gigante). Não vou estar em Portugal nesse fim de semana, mas estarei a acompanhar nem que seja pela app “MeusResultados”.
Aos restantes jogos, tentarei ir a todos.
SL
10 Março, 2016 at 17:26
E aquilo que me deixa mesmo fodido, quando olham para os meus filhos e dizem: “ai tadinhos, que mau gosto… vão sofrer tanto”
Vão para a puta que os pariu!!!!!
Eu compreeendo que os filhos deles queiram ser de outro clube qq, n tenho problema com isso. Mas acharem-se uma raça superior tira-me do sério.
Viva o Sporting! Todos ao Estoril:)
10 Março, 2016 at 17:29
Já que falaste no mau estado do relvado se calhar era melhor investir o que for preciso para ter um bom relvado, acho que também passa por ai as dificuldades que temos em Alvalade.
10 Março, 2016 at 17:38
+1
10 Março, 2016 at 17:59
Acho que já se tentou tudo quanto a isso. O problema é que, da forma como o estádio foi construído, a luminosidade é pouca para as necessidades do relvado. É algo estrutural que só será resolvido com uma profunda alteração no estádio ou, se fosse possível, com a construção de um novo estádio.
10 Março, 2016 at 21:45
Exato! Muito importante termos um bom e novo relvado…assunto prioritário.
10 Março, 2016 at 17:39
Oh pá para os lampiões só digo festejem agora com fartura que amanhã acordam e continuam a ser uma merda enquanto nós continuamos sportinguistas sempre.
Agora saíram todos como sempre, nas vitórias, mas não vai ser sempre assim.
Tenho fé e esperança e estes ranços vão acabar.
Sl
10 Março, 2016 at 17:59
Não tenho a mínima dúvida que todos os € investidos num relvado em condições são de menos! O estado do actual só favorece os adversários.
Assim como tenho muita fé que o ranço permanente destes lampiões ainda termine antes de maio, e que o Jonas Gabarolas encontre o seu montinho de relva para tropeçar!
Porra, se um gajo 5* como o Bryan tem esse azar, um dia também tem que calhar a esses pavões nojentos… Haja fé! Um dia o karma tem mesmo que mudar!!
SL
Lanterna Verde
10 Março, 2016 at 18:39
“escolhe” ser do SCP quem tem valores morais…
quem nao os tem vai para as galinhas, (ultimamente para os porcos), ou para sportinguense, podendo fazer-se passar por Sportinguista para “minar” o SCP por dentro, (nao é verdade roquette e filhos bastardos que se seguiram??)…
rio-me quando dizem que nao devemos partir para a violencia, porque somos diferentes… bem, Jesus, o original, tambem era diferente e isso nao o impediu de escavacar as bancas, (e mais qualquer coisa pelo caminho), aos vendilhoes do templo…
quer-me parecer que os actuais vendilhoes do templo da impunidade lampia, já teem as bancas armadas á mais tempo do que o que era (in)devido…
se isto se passasse nos tempos do indios e dos cowboys, nós seriamos a favor dos indios, (que apenas queriam defender as suas terras), e os lampioes iam para o lado dos cowboys, (porque vieram roubar a terra aos indios, tinham espingardas e pistolas contra arcos e flechas, e porque achavam que por “direito divino” a terra devia de ser deles já que eram “superiores”)…tantas coincidencias…
eu sei porque é que sou do SCP…
essa escumalha que grassa no desporto portugues, é pior que um cancro…modalidade onde entrem , destroem tudo…se ninguem fizer nada, (e pelos vistos, tendo tomado conta dos lugares de decisao, nada vai ser feito), isto só lá vai, quando vier alguem de fora e espezinhar, massacrar, arrasar a podridao que agora grassa por aqui…
eu nao perco a esperanca, nunca perdi, nunca irei perder, até porque aconteca o que acontecer, para mim, este campeonato já está ganho por nós…e nao é uma classificacao aldrabada que me vai dizer o contrario… basta-me ver a Minha/Nossa equipa todas as semanas a jogar contra 14/15 e fazer grandes jogos e ouvir/ver relatos de como os outros jogam com 14/15 e mais alguns “emprestados” da outra equipa, que entretanto tiveram dinheiro a tempo e horas, para ir comprar alguma comida…
basta ver o caso do Tonel, por exemplo…1o era do Scp, depois era dos porcos…eles nao precisaram que o Tonel fosse do carnide, porque os outros 10 fizeram o servico, e os guarda redes que tiravam bolas que iam para fora e a davam aos avancados milagrosos deles, e penalties de bradar aos ceus, etc, etc…
num país a serio, isto ja tinha sido investigado…aqui quem apresenta queixa é incendiario e provocador…tudo dito…
10 Março, 2016 at 18:50
Grande texto.
E explicar isto a lampiões, sejam amigos ou familiares? Muito difícil…
10 Março, 2016 at 18:53
outra coisa que me faz um bocadinho de “comichao”…
sendo 90/95% dos nossos jogos á noite, nao deveriam alguns, ou a maioria dos treinos feitos á noite??
faco a pergunta porque quando jogava, notava a diferenca entre jogas á noite e jogos á tarde, (embora no meu caso fosse ao contrario, já que só treinava á noite depois do trabalho e a maioria dos jogos era de dia…)
diferentes jogadores teem diferentes bioritmos e podem fazer grandes treinos de dia e “reagir” diferente ao jogar á noite…
nao sei se será uma teoria “estupida”…mas eu por exemplo em jogos á noite, sentia que nao rendia tanto como em jogos durante o dia…
haverá algum estudo sobre isto??
10 Março, 2016 at 19:00
Uma vez um meu vizinho do verifique comentou o fato de eu ser do Sporting e eu respondi como sempre respondo, “do verifique todos são, do Sporting só são os Eleitos”.
10 Março, 2016 at 19:55
Um meu vizinho do verifique uma vez perguntou-me porque não era eu do seu clube, eu respondi-lhe como costumo sempre responder, “do verifique todos são do Grande Sporting só são os Eleitos”.
10 Março, 2016 at 20:01
Bom texto. Há inúmeras e válidas razões para ser Sportinguista.
Eu não impinjo, por exemplo, o meu Sportinguismo ao meu filho de cinco anos.
Terei, isso sim, quando achar que devo ter, uma conversa muito séria sobre o que é o Sporting Clube de Portugal e porque é que eu escolhi ser adepto (e em tempos atleta) do Sporting.
Não acho que ser do Sporting seja ‘diferente’. Acho apenas que quem escolhe o Sporting (os que escolhem com consciência, pelo menos) são pessoas que se reveem nos princípios basilares do clube (Esforço, Dedicação, Devoção e Glória)
Gosto de pensar que somos um clube de bem. Gosto de pensar que somos mais do que uma agremiação desportiva.
E tanto mais haveria por dizer.
SL.
10 Março, 2016 at 21:37
E dá um gozo do caraças, um pai não “matraquear” a cabeça de um filho. Deixa-lo escolher livremente e ele ser um Sportinguista, mais crente que eu.
10 Março, 2016 at 20:14
Não descreio desta nossa equipe. Jamais me passaria isso pela cabeça. Reúne todas as condições para ser Campeã pois é indubitavelmente a melhor equipe Portuguesa de futebol, aquela que comete menos erros e aquela que melhor futebol joga mas, atenção, não vai ser Campeã este ano. Perdeu o Campeonato contra o Benfica de Soares Dias, de Orelheira, de Vitópreira e de Pinto da Bosta.
Esta nossa equipe, para ser Campeã precisa de um avançado que marque 25 a 30 golos por época e precisa de todos os outros jogadores que a integram, do mesmo Treinador e do mesmo Presidente. Tem de se transformar numa equipe capaz de derrotar, em primeiro lugar, qualquer outra equipe Portuguesa seja em que campo for o jogo, em casa ou fora. Em Segundo lugar tem de ser uma equipe capaz de derrotar as arbitragens e o sistema montado que leva o Benfica, não ao colo mas, em ombros da primeira à última jornada.
Não sei se Barcos é ou não esse avançado de que precisamos para coadjuvar Slimani, para ser quem marca nos jogos SIM e nos jogos NÃO. Montero talvez (só talvez) pudesse sê-lo mas, Montero teve de ser vendido, naturalmente por razões de tesouraria, digo eu que, nada sei.
O Benfica tem beneficiado de golos irregulares de uma exclusiva falta de amostragem de amarelos e vermelhos, de não serem decididos, contra ele, qualquer penalty, de golos válidos dos adversários invalidados à pressa, de livres a seu favor sem qualquer razão que se veja, de agressões a adversários olhadas como carícias entre paneleiros, de reposições de bolas em jogo que lhe não pertenceriam e até de cantos quando os seus jogadores chutam para fora bolas dirigidas à baliza dos adversários.
O Benfica é “La Piovra”, para quem se lembra da célebre série Italiana sobre a MAFIA dos anos oitenta. É o “Polvo Multitentacular” que tudo abraça e tudo leva à boca que se alimenta de detritos, necrófago, coprófago, ávido de domínio, dinheiro e poder absoluto, encaixando-se maravilhosamente na vaga aberta pela perda de poder mafioso do Porto desde o fim do ciclo Pinto da Bosta.
O ciclo Pinto da Bosta acabou de facto. Antero Henriques foi guindado a administrador da SAD para se lamber com participação nos valores de venda de jogadores nos mesmíssimos termos em que foi vendido por 35 Milhões, salvo erro, Jackson Martinez constando como fruto dessa venda, nas contas da SAD apenas 12, 5 Milhões. Como? Porquê? Porque todos mamam! Antero Henriques ainda há-de ir bater com os costados na prisão, não Pinto da Bosta. Ambos acusados do mesmo crime, o de associação criminosa, ambos serão, presumo, condenados em Primeira InstÂncia mas, depois, vêm os recursos com efeitos suspensivos, para a Relação, para o Supremo e finalmente para o Tribunal Constitucional. Trata-se de um processo que verá a sua conclusão no prazo de dez ou doze anos. Lembram-se do Isaltino de Moraes? É a mesma coisa só que Pinto da Bosta tem quase 80 anos e não é provável, face ao Viagra de que se alimenta para poder comer brasileirinhas de vinte ano, seis vezes por noitada, que chegue aos noventa anos sem ter sido já comido pelos bichos que pululam nas terras férteis de alimento que são os cemitérios em qualquer parte do mundo. Só se vier a cumprir pena a título póstumo. Doutra maneira, acredito piamente que a não chegue a cumprir. Nem precisava casar com a putinha brasileira para, adquirindo a nacionalidade da fiel “esposa”, evitar a extradição caso as coisas acelerem e a informação lhe seja prestada por algum comparsa no sistema Judicial Português.
Bastam 24 horas de antecipação e esfuma-se no ar se não o agarrar pelos tomates um Juíz que os tenha ainda maiores. Uma prisão preventiva em Évora é o único garante de que a demência acabará por tomar conta dele definitivamente mas, na cadeia, sem direito a brasileirinha mas, apenas tendo por companhia as mãos direitas e esquerda ou seja, a loira e a morena.
O Orelheira pode ser, digo, pode vir a bater com os costados na prisa pois, o pó branco só é boa companhia para a saúde, se for de talco e mesmo assim, não deve ser metido no nariz e muito menos no bigode. Eu não sei se a associação entre ele e o grupo Johnson & Johnson se limita à distribuição ou se a exemplo do Arquitecto Caveira lhe serve, também para consumo próprio como excitante adição aos comprimidinhos azúis que lhe vão certamente fazendo a companhia quotidiana que requer. Com a idade que tem, nem uma borboleta deve já conseguir levantar, quanto mais um camion roubado. Se calhar não lhe faz falta os morcões, nessa porra, têm uma honra masculina a defender, pelo menos até aos noventaianos e nem que a vaca tussa, deixam dizer que os filhos, de peito, são de facto deles.
Veremos se tenho ou não razão mas, estou convencido que o Américo Amorim terá mais onde dispersar o guito que na SAD do FCP, apesar das promessas já feitas de Treinador de luxo e plantel totalmente renovado para a próxima época. Do Fbolclu’d’porto só têm um jogador que pudesse interessar ao Sporting para a equipe (B, claro) Varela. Mais nenhum. Do “redes” até ao “‘onta de lança” o resto só tem lugar no benfica que, é o único clube europeu a jogar merda com merda e a vencer jogos e campeonatos.
Neste momento, o plantel do Porto se fosse, antes, do Benfica iria exactamente 2 pontos à frente do Sporting. Tanto faz pois, se o do Benfica pertencesse ao Porto, o Braga estaria merecidamente, em 3ºo lugar.
10 Março, 2016 at 20:20
Desculpem lá o off mas achei que devia partilhar o hartgreaves estava a dar uma entrevista na BT sports depois da derrota do Tottenham e disse mais ou menos isto , que hoje os ingleses mostraram que deram prioridade ao campeonato e não as competições europeias depois disse que não havia nada errado com isso.
Então porque é que é um problema tão grande em Portugal
10 Março, 2016 at 21:11
Ha problema pq e a visao do Jorge Jesus!
Se fosse ao contrario tinhas td a gente a dizer q devia fazer rotacao!!
So espero q em Maio seja o JJ a rir por ultimo!
10 Março, 2016 at 20:21
Boa noite caros tasqueiros.
Sábado na Amoreira a onda (tsunami) verde continuará, cá de casa vamos 2 e mais um leão da Ameixoeira, segundo informação fidedigna os bilhetes de ontem esgotaram e hoje chegaram mais 200 que levarão o mesmo caminho.
Sábado todos os caminhos vão dar ao Coimbra da Mota.
Depois iremos ao Restelo e se as “coisas” estiverem dentro da normalidade (desempenho da equipa, arbitragens mais isentas e preço dos ingressos acessíveis) gostava de encher o maior estádio de Portugal (nunca esgotou).
S.L.
10 Março, 2016 at 20:25
E fora os Leões que têm ido comprar bilhetes ao Estoril.
O Coimbra da Mota vai estar pintado a verde e branco.
10 Março, 2016 at 21:33
Só o Saiote foi lá comprar 12. 🙂
10 Março, 2016 at 20:52
Cherba, demais sportinguistas, permitam-me a seguinte pergunta:
Sabe(m) se relativamente ao Sindicato dos Jornalistas, o Sporting já tomou alguma posição perante aquele vergonhoso comunicado?
Vejo em blogues leoninos (EANF, MDC, ADD, por exemplo) que se critica o mesmo, mas parece-me haver alguma passividade a nivel da estrutura…
Estarei enganado?
Agradeço a v/atenção.
SL
10 Março, 2016 at 21:24
Sim…o Bdc respondeu q vai processa-los.
Se tiver facebook pode ir consultar pessoalmente sem as adulteracoes da CS
10 Março, 2016 at 22:24
Obrigado. Tenho o Facebook, sim, no entanto será essa uma posição do BdC e não a posição do SCP. Que vê o seu presidente ser atacado. Nem sempre concordo com as idas ao Facebook do presidente, aqui gostaria de ver a posição do clube em sua defesa. Enfim, pode ser que eu esteja a ver mal as coisas…
SL
10 Março, 2016 at 22:51
Caro jmfs1947
O BdC usa o facebook de forma a circundar o bloqueio da CS ao Sporting.
Ali pode em primeira mao ter contacto direto c o q ele diz.
Fico pasmado qd a malta toda diz que a CS nos e adversa mas critica a forma cm BdC a vai fintando!
Fica para reflexao! 😉
Abc e SL
11 Março, 2016 at 0:06
Caro FrostSCP,
Admito que tenha alguma razão mas o que me parece ser indiscutível é que a sanha contra BdC, a bandeira que os inimigos do nosso clube empunham está, em meu entender, nessa excessiva utilização. Que eles utilizam perversamente da forma que todos sabemos. É um pouco como a história do ovo e da galinha…
Desejo cá bem do fundo que nada nos venha já a atingir no
sábado, no Estoril. Teremos que ser muito superiores para de lá sairmos com os 3 pontos. Estes fdp vão, não duvido, fazer-nos a vida negra e é à descarada. Veja as nomeações para esta jornada…
Um abraço.
10 Março, 2016 at 20:56
Acrescento que tomei a minha posição nos blogues que referi, nomeadamente nos EANF, e só neste espaço ponho esta questão porque é mais hermético às visitas indesejáveis dos lampiões…
SL