É a primeira vez que escrevo aqui para a Tasca do Cherba, se acharem que falta alguma coisa, é normal…
Gostaria de começar pelo que aconteceu no sábado. Uma das piores possibilidades do que poderia acontecer, aconteceu (se o porto tivesse ganho, seria diferente) . E aconteceu, porquê? Por vezes temos que tocar nas feridas para esclarecer as coisas… Lembram-se da vitória na supertaça em Agosto? Aquela vontade de vergar aqueles fanfarrões , que andam a falar à anos e que se esquecem que sem o nosso treinador as coisas (possivelmente) também seriam bem diferentes e acima de tudo, gente que gozava com a nossa situação quando o Sporting esteve como esteve, para acabar. Isso tudo, foi o caldeirão perfeito para formar a dita “poção mágica” que serviu para todos os outros jogos. Jogamos na Luz com um resultado mítico de 0-3 e fomos eliminar o Benfica em nossa casa para a Taça de Portugal por 2-1. Com isto quero fazer uma auto-crítica mas construtiva e sem ser ofensiva. Nós fizemos precisamente isso quando íamos jogar com eles no Sábado. Vou-me explicar, a sensação que tive de outros sportinguistas em relação ao Benfica era de desprezo total e que ia ser um jogo fácil. Pá, num jogo destes NUNCA se deve fazer isso. Independentemente de quem quer que seja, nós NÃO somos os lampiões.
Se há orgulho em ser associado, adepto ou representante deste clube, é o orgulho na nossa história, na nossa diferença (e ser diferente, mesmo que por vezes se esteja sozinho, não é sinal de insanidade ou que as coisas vão correr mal, MUITO ANTES PELO CONTRÁRIO) e na nossa união! É inexplicável ser sportinguista, é lindo o nosso leão, percebam o que representa o nosso leão (é uma das simbologia ancestrais mais fortes que existe)!
Sem me esticar muito, também gostaria de tocar num ponto crucial. Como disse anteriormente, estar sozinho na luta, ser e fazer a diferença é árduo, exige paciência, perseverança e acima de tudo muita força de vontade, criando assim uma meta, um objectivo, algo pelo que vale a pena realmente lutar, uma ideologia. E SE HÁ ALGO QUE TENHO TODA A CERTEZA é que se pode “matar” o criador dessa ideia mas NUNCA a força que daí sairá. Pois bem, é isso que andam a tentar fazer. Desde que o Bruno de Carvalho assumiu a presidência (embora não concorde com tudo), uma lufada de ar fresco sucedeu no Sporting. Surgiu uma sensação de mudança, uma espécie de força invisível em que nos momentos de dúvida (se alguém ainda os tem) empurra-nos para esta forte crença de querer ver o nosso clube a ganhar. Estejam bem atentos a toda esta cabala que se anda a montar, percebam que o futebol não é apenas dirigido nas federações, nas ligas e não acontece só no relvado, como nos querem fazer querer. Percebam que um dos primeiros passos de controlo de massa passa pela força da comunicação social e deixem de os alimentar. Percebam que esses “jornalistas” se nos mentem no futebol também nos mentem em TUDO O RESTO.
Ser sportinguista no fundo é uma grande luta interior. Analogicamente e muuuuito resumidamente, pode-se dizer que representa a História do Homem. Temos que seguir os nossos princípios e crenças, por muitas vezes esses princípios vão ser questionados, vão ser descredibilizados e vão-nos querer deitar ao tapete, mas “só se levanta quem já caiu”. Nós temos a força de existir, de sonhar, mas acima de tudo de acreditar!! E sem esse “acreditar” posso dizer que não vale a pena. E lembrem-se: Muito respeito pelos outros. SPORTING SEMPRE! Grande abraço a todos os Sportinguistas!
ESCRITO POR Silva
*às quartas (esta semana a fila de cozinheiros dura até quinta), a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
10 Março, 2016 at 15:11
Concordo com grande parte do seu comentario, mas ha uma coisa que gostava de referir.
“Vou-me explicar, a sensação que tive de outros sportinguistas em relação ao Benfica era de desprezo total”
Antes fosse, mas nao é. Nos damos é demasiada importancia a esse clube. Damos porque andamos sempre a cantar filhos da puta nao sei que em todos os jogos que fazemos, mesmo que nao sejam com eles.
Damos porque andamos sempre a falar deles, seja qual for a situaçao, mesmo que nada tenham a haver com o assunto em questao, vai se buscar sempre essa merda desse nome. Falo no geral, pelo que vejo.
Damos porque nos preocupamos com eles tanto, que vemos adeptos fazerem figuras ridiculas como o outro o ano passado que disse que preferia que o Sporting perde-se com o porto, para o outros nao serem campeoes.
E essa é a principal arma deles. Fa-los sentir importantes, e da lhes uma boa arma para nos atirarem a cara.
Nos temos é de nos preocupar conosco, em arrumar a nossa casa, e dispender o minimo de atençao a essa gente, porque nao o mereçe e so os faz é inchar de mania. E distrai-nos do que realmente importa, que é avaliar o que esta bem e o que esta mal no nosso clube.
O que voce diz que sentiu no fim de semana, o desprezo, pode ser antes trocado por excesso de confiança. E isso nao podemos ter com ninguem. Seja com eles, ou com o cascalheira.
Agora despreza-los, nao lhes passar importancia, era o que deviamos fazer todos. A expressao “slb” no meu estadio, so devia de ser usada no papel higienico da casa de banho. Quanto mais canta la. Fdx.
Estou a falar a nivel de adeptos. A nivel institucional, aceito que os nossos dirigentes “ataquem” quem neste momento puxa os cordelinhos do sistema a seu favor. Mas, mesmo estes ultimos, acho que têm abusado nas referencia a esse clube ultimamente.
Mas sao estrategias, e prefiro que falem, do que estejam calado a ser comidos por parvos.
Mas no final o que preferia mesmo era ganhar lhes em campo, porque no meio de tudo, essa é a resposta que realmente importa.
10 Março, 2016 at 15:44
Silva,
Permite-me só dar a minha opinião quanto á frase “Ser sportinguista no fundo é uma grande luta interior”… Para mim não é.
Interiormente não tenho, nunca tive nem terei dúvidas ou lutas nenhumas.
Para mim ser sportinguista é, isso sim, uma grande luta exterior.
De resto, Silva, bom texto.
SL
10 Março, 2016 at 15:45
certo 🙂 …..
10 Março, 2016 at 15:50
Grande texto Silva.
SL
10 Março, 2016 at 17:00
bem, quem me quiser criticar, força nisso e sem paninhos quentes!!
gosto, obviamente, de ver o meu clube SPORTING CLUBE DE PORTUGAL ser apoiado seja em que situação for e por isso não me fez comichão nenhuma ver aquele apoio ao “autocarro” antes do SPORTING – slb, até porque eu estive lá.
se tivéssemos ganho, nem queria ver o que teria sido dito sobre esse apoio, ou vinha um “agora é que ninguém nos para” ou “realmente somos os melhores adeptos do mundo” ou algo do género, como perdemos, foi fanfarronice e não se devia ter feito
mas este comentário não se prende exactamente com o que referi anteriormente.
o que quero dizer é que apesar de gostar de ver esse apoio ao SPORTING, faz-me confusão ninguém falar a puta da verdade do que se anda a passar.
“eu avisei” que muita gente só ia acordar quando o slb passasse para primeiro pois a missão dessa gente(C.S, vitor pereira, árbitros, comentadores e afins) era essa mesmo, pôr o slb em primeiro lugar e se tivessem que marcar golos ao SPORTING como o contra a Académica do Cosme, seriam apenas danos colaterais dessa missão, mas enganei-me redondamente, afinal, continuamos a ser os gatinhos que depois de os outros terem acordado quando íamos 7 ou 8 pontos à frente do slb(porque os vouchers foram denunciados e havia que manter a calma, mas enquanto se mantinha a calma, fazia-se passar a ideia que MEUS DEUS QUE ESCÂNDALO O SPORTING É COMPLETAMENTE BENEFICIADO, OLHEM O TONEL, OLHEM O JOÃO PEREIRA A PISAR A LINHA, OLHEM O SLIMANI etc etc), e a partir dai o colinho voltou mas em força, eram muitos pontos atrás e estava dado o mote para seja de que maneira for, o slb vai ter que recuperar esses pontos, até o fcp sentiu na pele(quem diria), e o que é que nós fazemos? juras de amor, post`s sobre o apoiar e tal…percebem porque somos os gatinhos para essa gente??
eles todos sabem que por mais que nos façam ficamos quietinhos bem educadinhos e sem fazer muito barulho, os outros ameaçam partir joelhos, entram em campo e apertam o pescoço ao arbitro assistente, partem dentes em pleno Colombo ao arbitro etc etc e nós somos espoliados anos e anos seguidos e continuamos gatinhos porque somos diferentes.
mas se andamos aqui a apoiar não ganhando um campeonato à 14 anos, será que é mesmo preciso lembrar as pessoas para continuarmos a apoiar quando FINALMENTE temos tudo conjugado para estarmos mais perto de vencer(Presidente, Treinador Jogadores e Onda Verde)?
só mesmo este amor cego ao SPORTING(digo amor cego mas não em forma de critica, mas sim por não ter explicação para muitas coisas que dizemos/fazemos) é que faz pensar que depois do que se tem passado que ainda vamos ser campeões, quando toda a gente sabe a trabalheira e até falta de vergonha de quem devia ser isento que teve que acontecer para essa missão de pôr o slb em primeiro passar de impossível a possível.
ah e tal não foi só culpa dos árbitros. epa ÓBVIO!!!
Nem o real Madrid nem o Barcelona nem o bayern ganham todos os jogos e têm os jogadores que têm, como tal, havia que esperar que o SPORTING tivesse desses jogos menos bons para perder “pontos honestos” e estar atento a caso o slb tivesse desses jogos, como teve e vários, para jamais permitir perder qualquer ponto, nem que fossem ganhos desonestamente, e assim facilmente se recupera, sem jogar a ponta dum corno(e claro está, com os belenenses desta vida a abrirem o pernil para ajudarem a essa tal missão recebendo uns favorzinhos em forma de jogadores ou pagamentos de ordenados e assim os árbitros ficavam defendidos sem ser necessário “entrar em campo o apito” e assim não gastavam logo todas as munições)
sobre este ultimo paragrafo basta clicarem no link para perceberem o que é um Belenenses desta vida.
http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/03/pastel-de-carnide-uma-especialidade.html
podemos e devemos apoiar o nosso amor, mas se vocês vissem um gajo a assaltar ou a querer fazer mal à vossa namorada/mulher/filha também iam ter a mentalidade de sermos diferentes e não fazer nada?
não quero estar a impingir a ideia que devemos sair à rua e partir isto tudo, mas alguma coisa tem de ser feita e em grupo e não é a escrever prosa e juras de amor que isto muda….
a coisa mais simples que há e que até faz, por mínimo que seja, diferença é a compra de jornais desportivos que não há um a nosso favor, mas é fazer as contas e verem quanto Sportinguistas continuam a dar dinheiro a essa corja.
um simples gesto, que até fazia poupar uns trocos, nem isso se consegue fazer…como querem que a comunicação social deixe de ser, sem qualquer tipo de vergonha, vermelha se eles continuam a dar-se ao luxo de contar com o dinheiro dos próprios Sportinguistas??
por isso acho complicado alguma coisa mudar porque se nem o mais simples acto se consegue fazer em grupo(atingindo onde mais lhes doí, no dinheiro), quanto mais protestar com o que quer que seja em grupo em defesa do nosso amor.
eu quero fazer alguma coisa, mas sozinho não consigo, precisamos uns dos outros mas tendo o mesmo objectivo. se é para ir para a direita é para irmos todos, se é para ir para a esquerda vamos todos, se é para não comprar jornais, TEMOS DE SER TODOS!!!! e quem diz jornais, diz outra porcaria qualquer, eles não podem é ter o descanso e segurança de fazerem o que fazem ou dizerem o que dizem, e nós os gozados ou prejudicados, continuamos ali a alimentá-los seja de que maneira for.
e mais não digo!!!
abraço a todos
SL
p.s- desculpem o tamanho do texto, desculpem os erros, desculpem alguma linguagem, desculpem se o texto tiver algumas partes confusas mas tinha tanto para dizer que metade teve que ficar pelo caminho e desculpem se não concordarem com o texto, mas só peço desculpas porque são vocês!;)