A formação leonina, apesar de tudo o que já deu e já provou, continua a ter de afirmar, ano após ano, que ainda tem o domínio no que toca ao lançamento de jovens atletas oriundos das camadas jovens.
Não podemos negar que a balança se equilibrou, e muito, no que toca à captação de talentos em Portugal e além fronteiras. Hoje, tanto Benfica como Porto têm ao seu dispor jogadores tão talentosos como os nossos, em algumas gerações melhores, e profissionais tão ou mais conhecedores que os nossos. Copiando o nosso modelo, iniciado pelo enorme Aurélio Pereira, os rivais conseguiram equilibrar forçar e formar excelentes jogadores. Algo que antes aconteceria apenas de 10 em 10 anos.
A diferença, que tanto pesa e tanto lhes dói, continua a ser, e será durante muito tempo, na integração destes jovens naquele que é o futebol profissional. Um atleta que consiga terminar como júnior do Sporting, mesmo que não consiga chegar à equipa principal, está preparado para ser peça importante em quase todos os clubes de Primeira Liga. Um jovem jogador formado pelo Sporting, tem em si a confiança e a maturidade de se afirmar, mesmo que se perceba que o nível do seu futebol não seja suficiente uma equipa que luta pelo título.
E isso explica o impacto de quase todos os jogadores que o Sporting empresta a clubes portugueses. Casos de Palhinha, Rúben Semedo, Esgaio, Iuri, João Mário, e até mesmo os mais longínquos Nuno Reis, Adrien, Cédric e Wilson Eduardo. Fazem diferença porque em Alcochete lhes é dada a liberdade de jogarem o seu futebol, explorarem as suas qualidades e perceberem, através do erro, quais as maiores fragilidades.
Os nossos juniores estão a lutar pelo título, mais uma vez, e é tempo de esquecermos por dois segundos que o Adrien faz anos e destacar alguns nomes:
Ronaldo Tavares: Se André Silva é o melhor jovem avançado português, Ronaldo tem tudo para ser o senhor que se segue. Já tivemos algumas desilusões no passado, com pontas de lança que muito prometeram mas que falharam no futebol sénior. Mas Ronaldo é diferente deles todos. Imaginem vocês que conseguimos formar um Slimani, com os conhecimentos técnicos e tácticos de uma das melhores escolas da Europa. Impecável no jogo aéreo e a jogar no limite do fora-de-jogo, bom sentido posicional, mas ainda muito “trapalhão” nas acções com bola.
Jovane Cabral: Apenas 17 anos, mas o futuro Gelson Martins desta geração. O Cabo Verdeano foi recusado pelo Porto e rapidamente captado pelo Sporting, que apostou na sua velocidade para dinamizar a ala. Tem tudo para evoluir, principalmente no momento de decisão, mas parece estar aqui mais uma aposta ganha quando se junta Sporting, Cabo Verde e a ala direita.
Bruno Paz: Um autêntico mágico táctico. Capaz de actuar a defesa central, onde se formou, médio ou lateral direito, Bruno tem uma capacidade de ler o jogo fora do vulgar. Sabe ocupar espaços, sabe jogar sem bola e sabe equilibrar a equipa. O futebol profissional pode trazer-lhe alguma indefinição, como trás a jogadores capazes de fazer tantas posições, mas parece demasiado inteligente para não vingar ao mais alto nível.
Pedro Ferreira: Médio defensivo de 18 anos que, junto a Bubacar Djaló, poderá ser mais um excelente jogador que o Sporting forma na posição nestes últimos anos. Aliás, os dois actuaram já muitas vezes juntos e mostram características físicas naquilo que temos com William e Palhinha.
Capacidade de transporte, capacidade defensiva e muita intensidade, Pedro Ferreira tem sido um dos melhores a nível nacional, na sua posição.
Pedro Empis: Um clássico de todos os jogadores de FM. Empis evoluí sempre muito bem e dá muito jeitinho, porque bons laterais esquerdos são difíceis de encontrar. Na vida real, muita maturidade, também é dos mais velhos da equipa, capacidade defensiva, pelo menos para o seu escalão, e muito bom no apoio ao ataque. Tem técnica, sabe ocupar espaços, desequilibrar defesas e tem a vantagem de fazer uma posição cada vez mais complicada no futebol moderno.
Bruno Fernandes: Tenho um gosto pessoal por este jogador, apesar de perceber que não é fácil afirmar o que pode dar. Tem classe, bom passe, capacidade de aparecer a fazer golos. Um craque ao mais belo estilo português, que actua como extremo mas que poderá também fazer o papel de ponta-de-lança. Chegou no princípio da temporada, vindo do Vizela, e penso que foi uma excelente aposta.
Aqui ficam os meus destaques, mas atenção à geração que aí vem, de 99, onde teremos, pelo menos 8 jogadores de alto nível e uns outros tantos interessantes.
*às terças, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
16 Março, 2016 at 0:25
os meus votos são o Ronaldo Tavares… não me falhes, tens de dar o tal avançado made in Sporting que não temos sei lá… desde o Jorge Cadete.
e o Bruno Paz… vejo pela TV obviamente mas do que vi dá a impressão de saber sempre o que fazer com a bola e nunca se deixa apanhar de surpresa.
16 Março, 2016 at 1:08
Concordo com quase tudo o que foi dito. Só não acho é que o Ronaldo tenha assim um futuro tão brilhante como o que pintam (espero estar enganado). É fraco tecnicamente e não é muito eficaz. Outro que não é acima da média é o Pedro Empis. Não arrisca na frente (embora jogue várias vezes na posição de extremo) e não compromete lá atrás. É certinho. Na linha do Mica Pinto. O que vale é que eles ainda são jovens, podem melhorar, e decerto vão melhorar bastante…
E ainda há 2\3 que podiam estar no texto da Maria. São eles o Gil Santos e o Leandro, o primeiro é júnior de primeiro ano, e o segundo ainda é juvenil, mas já com várias presenças nos juniores. Fortíssimos no 1×1, com uma capacidade de decisão acima da média, qualidade técnica e fazem bem em jogar (no caso do Tipote) com jogadores mais velhos para receberem estímulos diferentes dos que recebem com jogadores da mesma idade
16 Março, 2016 at 1:10
P.S.: Leandro e Tipote são a mesma pessoa. Isto de escrever à pressa, às vezes corre mal…
16 Março, 2016 at 3:36
Proponho um movimento dos sócios e adeptos de Sporting a favor da exclusão do CM do Estádio de Alvalade. Qualquer jornalista do CM deve ser considerado persona non grata.
Talvez se possa começar por aqui para que a direcção considere essa possibilidade.
16 Março, 2016 at 6:19
A esses cabrões é deixa-los nas conf imprensa com laconicos monossilabos e dar tantas condiçoes como numa ida ao ladrom que havia so duas cadeiras num balneario.
Era po-los com net movida a carvão, telef do tempo das rodelas que ae discava em vez de tocar teclas, agua d`el cano e uma arrastadeira…
16 Março, 2016 at 7:31
O Sporting seria castigado de banisse o CM das suas instalações? Não sei qual o regulamento.
16 Março, 2016 at 7:46
Acredito que se isso fosse viavel ja tinha acontecido. E nao seria só o Asco da Manha… Era tudo a eito… Nada se aproveita na comunicaçao desportiva em Portugal. Nada!!!
16 Março, 2016 at 10:14
Verdade.
16 Março, 2016 at 7:05
Off:
Ai esta a resposta ao Inacio.
Mais uma caldeirada preparada ao almoço dos lãzudos…
No pasquim do ribeirinho não podia faltar agora uma farpa ao Inacio e uma suposta divida ao fisco.
Não li nem vou ler… Bastou ver a capa de relance na sicnoticias. Não sujo as maos com jornais em que quem escreve bate canholas aos mergulhos do jonas e depois se limpa a eles.
Continua a campanha… Sem pudor.
Antes ser Inacio 1000 x que ser lãzudo.
16 Março, 2016 at 10:10
100 mil euros é mau…
600 milhões de euros no antigo BES, quanto é?
16 Março, 2016 at 8:26
O Ronaldo Tavares ainda não me convence…vamos ver o que dá no futuro!
Arrisco-me a dizer que de qualidade e que possam pelo menos jogar na B nos proximos tempos temos Pedro Empis (muito certinho mas gosto), Bruno Paz, Pedro Ferreira e Bubacar Djaló. Os outros para mim seriam uma surpresa. Mas confesso que não tenho acompanhado muito os juniores e que o Jovane parece ser interessante.
16 Março, 2016 at 8:31
primeiro que tudo …obrigada Maria pelo resumo 🙂 desta nova geração
quantos aos pasquins hoje realmente a vergonha e o pudor há muito que estão perdidas … mas eu cá acredito numa justiça divina …. e nos vamos ser campeões …. SPORTIIINNNGGGGGGGGGGGGG
16 Março, 2016 at 8:35
Então e o Gil Santos!
Será que sou só eu e o Cherba que vemos talento naquele miúdo!!!
16 Março, 2016 at 8:49
Bolas esqueci-me do Gil. Mas mercia destaque claro que sim
16 Março, 2016 at 9:22
Que excelente e util petisco Maria, seria possivel volta na volta termos acesso a esta informação ? Quem são os jovens que se estão a destacar na nossa academia assim como temos com os nossos emprestados ?
16 Março, 2016 at 9:54
na semana passada deixei um “classificado”, abrindo vaga para quem quisesse escrever sobre a formação. Vai na volta ainda tenho que aumentar o tempo do part-time da Maria Ribeiro 🙂
16 Março, 2016 at 10:04
Farei com todo o gosto 🙂
16 Março, 2016 at 10:47
Por mim, os castings paravam já hoje !
Contratada !
16 Março, 2016 at 9:54
a geração de 99 a que te referes é a nossa equipa de Juvenis, certo? Tenho uma fezada do caraças nessa fornada
16 Março, 2016 at 10:03
Exactamente. Temos lá tanto bom jogador que até dá dó.
16 Março, 2016 at 10:02
Bom dia para a Familia da Tasca…
E pelo que diz a “chefe de cozinha”…
Temos muitos e bons ingredientes…para suculentos pratos…
Parece haver por aí… muitosprodutos groumet…!!
É só “saber misturar”…e cozer em lume brando…!!
Abraço e SL
16 Março, 2016 at 11:09
Gostei imenso deste texto. Aprecio imenso o Bruno Paz 🙂 parece o nosso Marcelo (Real Madrid). Pelo que vi pode vir a ser um lateral com enorme propensão ofensiva. É um jogador que revela inteligência, tem boa técnica e é relativamente rápido. Além disso tem um pulmão enorme.
O Pedro Ferreira é um calmeirão com bom toque de bola. No ano passado era juvenil e já jogava na Youth League pela equipa júnior. Gosto mais do Pedro Ferreira do que do Buba.
Tenho dúvidas quanto ao Ronaldo Tavares. Reconheço-lhe potencialidades, mas tem de evoluir em muitos apectos.
Interessante o Empis, Daniel Bragança, Gil Santos (pode vir a ser uma surpresa, dependerá muito da sua aplicação diária, pois tecnicamente é muito evoluído).
O Bruno Fernandes tem jogado?! Ahhhh e que tal o Neymar moçambicano?! Chanembe?! Contra o putedo ainda o vi a mostrar alguma habilidade.
É tudo ainda muito prematuro, mas uma coisa eu tenho verificado: as equipas leoninas da nossa formação voltaram a ser competitivas, a mostrar respeito pelo leão rampante, e nota-se novamente orgulho em vestir a verde-e-branca.
16 Março, 2016 at 11:14
É não esquecer o Pedro Silva 🙂 estamos a formar bons guarda-redes! Bom trabalho da equipa técnica da nossa formação que não ignorou a importância do sector, além de querer continuar a recuperar e homenagear o passado das nossas balizas, representadas por míticos guarda-redes Carvalho, Damas, Ferenc Mészáros, Peter the Grand Danois e tantos outros
16 Março, 2016 at 11:15
Acredito que esta turminha de Alvalade ainda se vai sagrar campeã nacional de júniores!
16 Março, 2016 at 11:39
Ora aí está algo que me interessa verdadeiramente.
A fornada de 97 (os que serão seniores para o ano) a Maria identificou-os a todos mas esqueceu-se de um que vai ser um caso sério: Guilherme Ramos.
O Aya Diouf também não é mau (tem algumas semelhanças com o Ilori) mas o Guilherme é um ‘bicho’. Ambos defesas centrais, ambos intratáveis no jogo aéreo, com qualidade de passe mas o Guilherme acrescenta a isso uma dimensão física incrível e um bom transporte de bola.
De resto, nos de 97, é isto: Pedro Silva, Guilherme Ramos, Bubacar Djaló, Pedro Empis e Ronaldo Tavares.
Depois, temos Pedro Ferreira, Bruno Paz e Gil Santos, os mais talentosos de 98.
É mais difícil projectar o que podem dar os de 99 mas há lá mais de meia dúzia de potenciais talentos.
Obrigado pelo petisco, Maria.
16 Março, 2016 at 11:45
Prometo dedicar-lhe um post em breve. A ele e ao Gil Santos 🙂
16 Março, 2016 at 11:48
E sim, o Empis dá um jeitaço no FM 😛
16 Março, 2016 at 11:49
Muitos vão mandar-me ás malvas mas para quem ainda tiver saudades do Montero…
http://gofirstrow.eu/watch/419904/2/watch-tianjin-teda-vs-beijing-guoan.html
16 Março, 2016 at 16:31
Jogou bem?
16 Março, 2016 at 19:20
Se aquilo fosse futebol, acredito que o tivesse feito. Joga isolado, como nº 9. Falta que a equipa lá chegue com a bola 😛
19 Março, 2016 at 17:58
Bruno Fernandes é aqui da terra 😀