Quando o telefone toca – e toca, toca, toca -, Amunike atende. Sempre! A chamada cai uma, duas, talvez dez vezes. Insistimos. Ring, ring, e o bom do Emmanuel só se ri. «Ah, ah, ah, isto é África amigo. É de Portugal? Viva o Sporting, o meu Sporting».
Emmanuel Amunike, nigeriano gingão, pé esquerdo viperino, leão entre junho de 1994 e janeiro de 1997. Amunike, atenção, não é um jogador qualquer. Anotem bem o currículo:
. Jogador Africano do Ano de 1994;
. Vencedor da CAN em 1994, dois golos na final;
. Medalha de Ouro dos Jogos Olímpicos de 1996;
. Vencedor da Taça das Taças em 1997;
. Vencedor da Supertaça Europeia de 1997.
Impressionados? Ora tomem mais isto: quatro jogos e dois golos no Campeonato do Mundo de 1994, estrela de uma Nigéria pejada de gente inesquecível. Certo, Amunike? «O melhor de todos era o meu amigo Yekini. Que saudades eu tenho dele».
A conversa arranca em Inglês, passa pelo Espanhol, cai de dois em dois minutos e ainda arrisca a língua de Camões. Afinal, por onde anda Emmanuel Amunike, antigo futebolista do Sporting, jogador acarinhado como poucos em Alvalade na década e 90? «Vivo entre Santander, Espanha, onde me radiquei depois de deixar de jogar, e Abuja, na Nigéria. Sou o selecionador nacional de sub17 e fomos campeões do mundo em 2015».
Acrescentem ao currículo, por favor: Campeão do Mundo de Sub17 em seleções no ano de 2015.
«Colaborei com o Manchester United e fiz comentários para a Al Jazeera. Estou desde 2012 nos quadros da federação nigeriana e a adorar», diz Amunike aoMaisfutebol, a partir da capital do país que o viu nascer no dia de Natal de 1970. E o futuro? «Ajudar o meu país, construir as próximas gerações do futebol nigeriano, recordar os grandes nomes do nosso futebol. Estou empenhado e comprometido com isso». Bravo, Emmanuel!
Presente e futuro falados, resta o passado. Recordar Amunike e as três temporadas de leão ao peito. Nunca foi campeão nacional, apesar de ter integrado plantéis de luxo. Ganhou uma Supertaça e uma Taça de Portugal.«Pouco», confessa o nigeriano. «Merecíamos mais».
Mas como é que tudo começou? Como veio Amunike parar ao Sporting no verão de 1994, depois de ter feito um Mundial extraordinário? Essa Nigéria derrotou a Bulgária e a Grécia, perdeu contra a Argentina – ainda de Maradona – e caiu aos pés da Itália. «Que grande seleção! Todos os espiões dos grandes clubes caíram em cima de nós. Na altura voltei ao Egito e a direção apresentou-me uma oferta do Duisburgo, da Alemanha. Era muito dinheiro», recorda Amunike.
A confusão surgiu depois. O Sporting, e Carlos Queiroz, não desistiram de ter Amunike e o presidente Sousa Cintra viajou para o Cairo. No seu estilo intempestivo, Cintra deu a volta ao que estava estabelecido e conseguiu Amunike. «Nessa reunião, um dos dirigentes do Zamalek apontou uma faca ao senhor Cintra. Havia um pré-acordo com os alemães. No aeroporto até me tentaram raptar! Não imaginam a confusão. As pessoas do Sporting perceberam o que estava a acontecer e só me lembro de ver alemães a puxar-me por um braço e portugueses por outro. Era assim o futebol».
Emmanuel Amunike não se desfez. Chegou inteiro a Portugal. A estreia de verde e branco ocorreu a 30 de outubro de 1994. Apenas à 9ª jornada porque o Duisburgo levou a traição de Amunike para Justiça. «Sim, contra o Beira-Mar». E os golos, Amunike? «Don’t remember, eh eh». Nós ajudamos: Juskowiak e autogolo de Pedro Miguel, central dos aveirenses.
A ligação telefónica teima em não acompanhar os níveis de simpatia de Emmanuel Amunike. E é ele a pedir-nos desculpa. «É sempre assim. Mas ligue, eu atendo». Amunike atende sempre. Por motivos óbvios, as perguntas são curtas e as respostas também. Melhor golo em Portugal, Amunike? «Ao Benfica, num 1-0 em Alvalade [1 dezembro de 1994]. A bola apareceu na área, solta, corri e encostei de pé esquerdo. No chances para o grande PreudHomme». E o pior momento, onde aconteceu? «Fácil, o vermelho nas Antas [20 de agosto de 1995, derrota 2-1]». Amunike foi, de resto, expulso duas vezes contra o FC Porto. Nessa primeira jornada da Liga 1995/96 e na Supertaça vencida pelos leões em Paris, 3-0.
Há muitas perguntas para fazer, a qualidade da ligação contraria-nos, Amunike espera e colabora. «Melhor colega foi Figo, grande Figo. Jogou comigo em Alvalade e no Barcelona, enorme! Outro craque era o Pedro Barbosa. Eu era bom, rápido, competitivo, adorava os jogos grandes». Fala-se de Carlos Queiroz – «um pai, um professor» – e de Bobby Robson – «fui para o Barcelona porque ele quis, adorava esse homem» – até o telefone se desligar. Olhamos o bloco e ficam cinco questões por fazer. Amunike não volta a atender. Afinal, nem ele atende sempre.
Em Barcelona, as lesões mataram-no. Faz 22 jogos (e um golo, ao Logroñes) na primeira época, quatro na segunda e desaparece das fichas de jogos. Torna-se um flop aos olhos da tribuna catalã e até a um cântico pouco simpático tem direito, associado ao atual treinador do Barcelona: «Luís Enrique, tu padre es Amunike!» Adorávamos perguntar a Emmanuel Amunike o que significava isto. Mas ele já não atende.
NÚMEROS DE AMUNIKE EM PORTUGAL:
. 1994/95: Sporting (21 jogos, 7 golos) – 2º lugar na Liga
. 1995/96: Sporting (23 jogos, 7 golos) – 3º lugar na Liga
. 1996/97: Sporting (8 jogos, 3 golos) – 2º lugar na Liga
(in MaisFutebol)
18 Março, 2016 at 14:02
Desejo sempre o pior para os adversários.
É altura dos lampiões que gozaram com os sportinguistas pela eleminacao do bayern que paguem com o cu os cheques de bazófia que pesaram com a boca.
Recordo que no ano da eleminatoria com o bayern o nosso grupo calhou só com o futuro campeão da Europa e de Espanha (barça de guardiola) e com o schaktar campeão da Ucrânia e futuro vencedor da liga Europa nesse ano.
Passaram do grupo com astanas e o catano agora provem que são bons eliminem o bayern ou caiam de pé mas eu sinceramente espero uma goleada muito forte na Alemanha e fica tudo resolvido.
Sl
18 Março, 2016 at 14:32
Eu defendo eliminações com situações irregulares. Só. Está mais que na altura de benfica, porto e braga começarem a ser humilhados com decisões escandalosas dos árbitros.
A final do carnide com o Sevilha foi uma, aceito e concordo, mas têm que ser ainda mais. Sobretudo com lances ainda mais macabros.
Depois é beber o cházinho como Kermit e esperar pelo choro compulsivo e a imparcialidade de comentários nos media e plataformas sociais.
Aceito perder por ser inferior desportivamente num determinado jogo/eliminatória, mas recuso-me a aceitar perder com erros grosseiros de arbitragem que condicionam o normal funcionamento do jogo/esforço do Sporting Clube de Portugal.
18 Março, 2016 at 14:22
Abril de 2016 vai ser um Grande Mês!!!
–> Sporting assume a Liderança do Campeonato 🙂
–> Nasce a minha Filha 🙂
–> Faço anos 🙂
–> Bayern goleia os lampiões e acaba-se a conversa dos 12-1 tal como acabou na época passada com os fruteiros!!!
18 Março, 2016 at 14:25
Espero qq coisa tipo…
Bayern feat. Celta…
18 Março, 2016 at 14:27
Ou melhor…
Muller e companhia lembram Brasil 2014 a Julio Cesar!!!
18 Março, 2016 at 14:46
O Júlio Cesar está “lesionado” e vai continuar até fazerem os 2 jogos com o Bayern.
E curiosamente o Orelhas até lá não terá tempo para assinar a renovação….
18 Março, 2016 at 14:50
Mas nao ha qq problema….apenas falta de agenda!
18 Março, 2016 at 14:26
o nando santos para “tentar calar a boca” aos Sportinguistas….convocou o Adrien, mas a noticia é mesmo o Deus Sanches na convocatória!
o André André serve para a apresentação dos equipamentos, mas não serve para ser convocado! lol
18 Março, 2016 at 14:30
Preferia que nao convocasse ninguem do SCP.
Desde que o WC foi para o Brasil nao foi mais o mm que jogou com o Leo Jardim.
Dispensava ver o Adrien cansar-se neste momento. A nao ser que se jogue com o facto de estar amarelado e à bica.
18 Março, 2016 at 14:30
Nove jogadores da formação do SCP convocados: Patrício, Cédric, Fonte, William, Adrien, J.Mário, Nani, Quaresma e CR7.
Só espero que Rui, William, Adrien e JM não se cansem.
18 Março, 2016 at 14:38
E o amadorismo do vídeo de apresentação?
Puseram a cabeça do deus da musgueira no corpo do João Mário.
18 Março, 2016 at 14:45
Só comprova as suas “Divinas Capacidades”….
18 Março, 2016 at 15:42
Priceless…
https://vine.co/v/idbBJ2HTxr2
18 Março, 2016 at 15:44
O Adrien é suspeito de terrorismo contra o Estado Lampião
18 Março, 2016 at 14:51
Então eram 80 “ilustres” sportinguistas a debater em reunião o estado (catastrófico? eheh) do Sporting Clube de Portugal, mas agora afinal chegou-se à conclusão de que foram só 15? Contem bem as pessoas, porque sem o copeiro, a senhora que serve as entradas e o indiano que só estava lá a vender flores de plástico vai na volta eram 2 ou 3. E destes 3, 1 era tripeiro e o outro lampião.
18 Março, 2016 at 15:34
A grande vantagem é que hoje em dia não há ilustres.
Há Sportinguistas.
Nisto, BC dá 10-0.
18 Março, 2016 at 15:01
Só espero que Patrício, William, Adrien e J Mário nem calcem. O melhor mesmo era nem irem…
18 Março, 2016 at 15:02
E já agora que a super-hiper-mega estrela jogue os 90min de todos os jogos… e se lesione. semedo style.
18 Março, 2016 at 15:29
Off —> esta “Doy”en…
http://www.youtube.com/watch?v=PGm1oyMMkmM&feature=youtu.be
18 Março, 2016 at 16:48
Merece ser visto!!!
A parte do mangala já conhecia mas vale bem perder 50 minutos
18 Março, 2016 at 15:30
Vai ser um cabaz da Páscoa vindo directamente de Munique.
Arrisco o prognóstico
Bayern – 6 Lampiões 0
Lamnpiões – 0 Bayern 6
18 Março, 2016 at 16:23
Engracado como o feitico se vira contra o feiticeiro.
A CS e o rui badocha tanto criticaram o Sporting por fazer rotacao do plantel na LE que agora estao “obrigados” a colocar a carne toda no assador. Espero que possamos colher frutos da bazofia deles.
Ah e ja sabem, se falarem com algum carnidense, nao se esquecam de lhes encher o balao. É alimentar as nocoes dos bichos que assim QUANDO cairem a depressao sera ainda maior.
18 Março, 2016 at 16:31
Se o carnide rodar a equipa corre o risco de ser goleado como não há memória em Portugal e a postura dos jogadores não será a mesma no campeonato. Se for goleado em munique, com os titulares, a equipa vai ressentir-se nos jogos para o campeonato. Todos os jogadores vão poupar-se no campeonato para se apresentarem em excelentes condições contra o bayern.
Vai uma aposta que os árbitro vão ser decisivos:
1- Levam o carnide num andor ao título
2- Roubam descaradamente os clubes subsequentes na tabela
3- São isentos ou tentam e correm o risco de levar com o Sporting campeão e todos sabemos que o maior clube de Portugal é o anti-Sporting
18 Março, 2016 at 16:36
Moral da estoria: Desde que sejam goleados é sempre bom para nos.
Sinceramente nao vejo que tenham margem de manobra para rodar a equipa depois da bazofia.
Se pensam que vai apanhar o Bayern desprevenido, podem tirar o cavalinho da chuva. O aviso foi dado pela Juve. O bayern vem com tudo para esta eliminatoria
18 Março, 2016 at 16:54
Pode ser que na primeira mão a eliminatória ainda fique em aberto…
Senão no 2º jogo os lampiões já só pensam na liga.
18 Março, 2016 at 17:25
Talvez nao. Se aparecem com outros que nao os titulares arriscam uma humilhacao das antigas. E isso iria afectar o plantel de qualquer maneira
18 Março, 2016 at 16:38
4 – Ou então dão um “folga” iludidos que são os Melhores do universo e a coisa corre mal para o benfas!
Folga –> arbitragem isenta tipo benfas-porto, que deu como resultado a vitória do porto. E isto aconteceu porque eles se mentalizaram que eram de facto melhores que o porto e que ganhavam jogando apenas futebol….
Por isso…. muita Esperança nos próximos 2 jogos…principalmente o da recepção ao braga, em que as “vedetas” dos lampiões (com Gaitan à cabeça… vão estar a pensar no jogo de Munique!)
18 Março, 2016 at 16:49
OFF-TOPIC!
O Fernando Lampião Santos convocou o Adrien! Perdeu a cabeça! Claro que também convocou o Renato Maradona Caceteiro, o que é natural e era expectável.
Ainda há quem diga que a Maçã não está podre, cheia de lagartas e a deixar cair os caroços.
Fernandinho, já te tenho dito, etc.
18 Março, 2016 at 16:52
Peço novamente desculpa aos meus amigos de não rever os meus textos antes de os publicar . Só depois de clicar em “publicar comentário”é que me lembro de o não ter feito…
18 Março, 2016 at 17:08
Amounike…
Gostava que a mesma raça para contratar também fosse utilizada agora porque não a temos tido!
…
O Sporting avançou esta sexta-feira com processos contra nove antigos dirigentes do clube, por atos de gestão.
Os visados são: Godinho Lopes, José Eduardo Bettencourt, Luís Duque, José Filipe de Mello, José Silva e Costa, Francisco Sousa Louro, Lino de Castro, Carlos Barbosa e Carlos Freitas.
Os processos já deram entrada em tribunal.
Vamos colocar estes ilustres no devido lugar!
18 Março, 2016 at 17:17
Se alguém tinha dúvidas que isso está tudo minado, ouçam bem isso e depois digam de sua justiça!
http://misterdocafe.blogspot.pt/
Os apertos que o Nosso Presidente tem dado na comunicação social tem servido para que alguns saiam da toca e comecem a dizer as verdades!!!
18 Março, 2016 at 17:28
http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/03/onde-e-que-eu-ja-vi-isto.html
Alguém deu ao Octávio Lopes o soro da verdade e o homem revelou-se.
18 Março, 2016 at 18:00
Ou se calhar o “voucher” tinha caducado e o idiota teve que pagar a conta no museu da cerveja….
Isto…porque esse idiota é mais que lampião…. Anti-Sporting!
18 Março, 2016 at 17:35
OFF-TOPIC:
Spalvis acabou de marcar o primeiro golo do Aalborg.
Deixo uma sugestão ao GAG (sei que o trabalho feito já é excelente). Será possível ires dando um feedback dos jogos feitos pelo rapaz?
18 Março, 2016 at 17:45
onde estás a ver?
18 Março, 2016 at 18:05
Na app “MeusResultados” 🙂
18 Março, 2016 at 18:36
Enquanto os lãpiursos têm vergonha dos seus antigos dirigentes quando estes são presos, nós temos vontade de meter atrás das grades todos aqueles que nos roubaram na era roquetista.
PS. O herrada é um grande ciclista, está-me a surpreender, apesar de me terem dito que ele ia dar cartas.