A sombra não é um corpo. Não tem fisicalidade. Não tem cheiro, nem temperatura. Para ser visível precisa de um objecto. Para ter dimensão ou mover-se precisa que o objecto também se mova. A sombra depende de tudo o que o objecto é e faz para poder existir, para poder ser sombra.
Desde sempre a sombra tem uma conotação negativa. Está associada à dissimulação, a actos velados, à mentira e à sonegação de intenções. O contexto de preguiça, passividade ou subalternidade está ligado a “estar na sombra” ou “viver na sombra”. Seja qual for o ângulo, devemos evitar “as sombras”, os “assombramentos” ou as situações mais “sombrias” da vida.
Já todos entendemos que se está a desenhar uma “sombra” nas costas do mandato de Bruno de Carvalho. E não refiro oposição. Oposição não é um conceito “sombrio”, mas sim de confronto aberto. Oposição significa que existe algo contra qualquer coisa, para “fazer” oposição é preciso existir, ter corpo e mover-se, ter cheiro e voz. A “sombra” que falo não se pode chamar oposição, isso seria elogiar a cobardia de quem só fará “oposição” se isso lhe der jeito, se o adversário estiver fragilizado e se o gang parecer maior que o opositor já declarado.
Estas sombras não falam, mas espalham cartazes e panfletos. Não agem, mas jantam. Não se apresentam, mas são mencionados na imprensa. Porquê? Não estão convictos das suas ideias? Não estão convictos dos malefícios da presidência da BdC? Não estão convictos que o Sporting merece a sua voz de “oposição”? Não consigo responder a estas perguntas, ainda não falo “sombrês” e só me ocorre ainda mais uma questão, para mim determinante: Se nos mandam “acordar” para um Sporting em perigo, não seria porreiro conhecermos de onde vem o aviso para podermos todos aferir se é fidedigno? É que se um vegetariano me disser que devo evitar aquele talho específico ou se um muçulmano me aconselhar a não entrar naquela igreja específica…digamos que desconfiarei das boas intenções do “avisante”.
As sombras não falam, mas se ouvirem, escutem-me. Não é assim que ajudarão o clube, não é assim que vencerão eleições ou sequer conseguirão posicionar-se para tal. Enquanto não se definirem como independentes de murmúrios, de panfletos e outras acções anónimas, não serão mais que sombras deste presidente, não serão mais que letras mortas impressas em papel ou cartão. A cada notícia de jornal ou jantar cavam um fosso entre um possível debate de ideias e a vontade de o escutar. Saiam da sombra se são sportinguistas, falem, apresentem-se, digam o que são e ao que se propõem, larguem as manobras de “procurar de um nome forte” ou “escutar os sportinguistas”…quem é leão a sério não se escondeu para ter de ser procurado nem precisa de iniciar nenhum processo de escuta porque o faz tão naturalmente como respira. Saiam da sombra!
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
31 Março, 2016 at 11:38
#VoucherCortesia:
Ganha 1 jantar para 4 pessoas, no valor de 301 euros com o #JornalSporting!
Tudo aqui:
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/photos/a.402235511554.185820.98098491554/10153383197356555/?type=3&theater
31 Março, 2016 at 11:53
vejo declarações vagas…
lá nessas reuniões, jantares, etc… não arranjam tempo pra propor nada? Será possível fazer melhor e mais depressa do que a atual direção?
Se é, porque não explicam? Estamos dispostos a ouvir.
Eu também gostava de ser presidente do Sporting mas era pra fazer melhor e mais depressa… não era pra me sentar no cadeirão. Não tenho paciência pra engonhar.
31 Março, 2016 at 11:54
Excelente post LdP.
Eles estão ávidos para voltarem a encher os bolsos à custa do Sporting. Agora o Sporting é um clube ainda mais apetecivel do que no passado recente: foi recuperado financeiramente, os sócios estão a subir em flecha, desportivamente a equipa impõe respeito, os jogadores estão valorizados, etc, etc.
Então a estratégia da sombra é passar a mensagem que o ditador BdC está a levar o Sporting à falência, que os relatórios financeiros são todos mentirosos, que o Sporting está nas ruas da amargura porque até vendeu o Cristiano Ronaldo por 5 milhões no mercado de inverno… cof cof… enganei-me foi o Montero afinal.
É tudo uma estratégia bem delineada, para entrarem no Sporting e poderem roubar à vontade. O problema será sempre do gatuno do Bdc que deixou o Sporting na miséria. Esta corja nem de sombra pode ser apelidada, ou se lhe quiserem chamar sombra chamem-lhe a sombra dum cagalhão!
31 Março, 2016 at 12:02
Começa a ser altura de alguém com visibilidade confrontar publicamente essa canga e lhes perguntar:
Onde é que andavam e que ‘jantares’, reuniões ou outra palavra à escolha que queiram para mascarar eventos conspiratórios e de captação de apoiantes para a causa, quando eram cometidos rombos sucessivos no Sporting, que eram do conhecimento público, concretos e objectivos ao contrário das vacuidades a que se agarram e sem comparação ao que acontecia antes.
31 Março, 2016 at 12:33
leão de plastico, parbéns pelo seu post com qual concordo em absoluto
31 Março, 2016 at 13:07
O Leão de Plástico tem razão, trata-se de “sombras”, algo que se não divisa e que pretende obliterar a luz, sob a qual todos vimos a realidade Sportinguista dos últimos 3 anos.
A Sombra diz que o Sporting não estava morto e enterrado, ou numa caixa montada exclusivamente para o colocar no crematório, é de opinião que Bruno de Carvalho ressuscitou uma entidade que hoje brilha a alturas às quais já não brilhava há mais de trinta anos.
Para eles Bruno de Carvalho anda a engordar um porco que quer comer nos próximos 4 anos. Eles que comeram o lombo todo, os presuntos, o Eisbein e agora deixando a carcaça querem de novo sentar-se à mesa para comerem o que voltou a crescer e tudo o mais criado por Bruno de Carvalho. São cães selvagens, mabecos, perigosos em grupo mas incapazes de se mostrar por mera cobardia. Não têm cara, não dizem os nomes mas, nós sabemos quem são. De dentro do Sporting e de fora juntam-se para a matança.
Azarex. O Leão Acordou de facto e está atento, em guarda e à esperem que se cheguem ao ponto de se poderem ver. Quando se mostrarem, acabamos com eles de vez. Disfarçados de crias de Leão, no escuro, não se divisam, aliados às hienas mal cheirosas do exterior conhecêmo-los pelas sombras que lançam.
Convém que “os CONSPIRADORES” e é disso que se trata tenham a noção que o Sporting já terá sido o porco com o qual se banquetearam mas, hoje, é um Leão Reinante, bem desperto e atento. Não voltarão a enganar-nos.
Não lhes chamo sombras, chamo-lhes conspiradores e inimigos, traidores e malfeitores. quero vê-los para os poder abater de vez e oportunidade acabará por surgir. Dê-se tempo ao tempo. Vão ficar lugares cativos vagos em Alvalade e o benfica venderá alguns, adicionalmente, para a pocilga.
31 Março, 2016 at 17:20
mario
clap clap
31 Março, 2016 at 14:38
Venham de lá debates e o diabo a 4…
Mas se a vontade é a de criar estabilidade é algo estranho nesta fase falar-se disso.
Noutras épocas faria sentido pois pouco ou nada haveria em jogo…
Espero que não haja debates pq é sabida a aversão de BdC pelos confrontos directos e opinativos. Não tivesse ele sempre um ipad ligado com as guidelines a surgir na telinha como aconteceu nas primeiras eleições.
31 Março, 2016 at 16:01
Cá para mim o pessoal está a dar muita importância aos jantares que os presumíveis “notáveis” fazem uns com os outros -e com a escumalha lampiã, como fez o daCunha e o Menezes Rodrigues. (tanta gente com que jantar e vão logo escolher o verme da Porta 18, o lampião ladrão de camiões e sus muxachos?)
Deixem as pessoas alimentarem-se, não lhes dêem o que eles querem: que lhes alimentem os egos dando-lhes mais visibilidade do que aquela que os ‘Rascords’ lhes dão de borla.
Mas alguém acredita que Bruno de Carvalho perde eleições seja contra quem for??
Cheguem-se à frente, se têm coragem. Tenham brio e saiam das sombras aproveitando o longo período que vai de agora até ao próximo acto eleitoral. Assumam-se como oposição, mas joguem limpo como é apanágio dos verdadeiros sportinguistas. Não sejam ratazanas nem se deixem instrumentalizar pelos lampiões, porque -tenham isto bem presente- os sportinguistas não vão esquecer o jogo sujo que praticarem nem a falta de lealdade para com o nosso Clube.
Saudações Leoninas!
….e um grande abraço a todos os leões e leoas que GRATUITAMENTE vivem e defendem o nosso Clube.
O Sporting é o nosso grande amor.
31 Março, 2016 at 18:07
Tenho comentado muito pouco ultimamente, por falta de tempo devido ao meu trabalho, mas é com muita mágoa que vejo, algumas pessoas dentro do Sporting a tentar que este grande clube volte ao ponto deprimente onde andava ainda há tão pouco tempo.
Sombras (vénia ao LdP), que são movidas pelo efeito da luz e que tal como alguns pequenos roedores, à luz de potentes focos, aparecem projectados nas paredes reerguidas, como se fossem gigantes capazes de tomar conta da montanha, mas todos sabemos quando as luzes se apagam que esta apenas parirá aquilo que na realidade são, ratos.
Quando este clube dominado por famosas elites se deixou cair numa espécie de embaladeira, onde todos estavam satisfeitos porque apesar de não ganharmos nada éramos os mais simpáticos, tínhamos um enorme fair-play , para quem nos lixava todos os dias e ainda gozava com a situação, dizendo ter pena de um clube tão grande e que tanta falta fazia à competitividade do futebol português, nunca ouvia-mos falar de união.
Quando o clube ia diminuindo a sua assistência de jogo para jogo, sendo comparado ao nível de um clube como o Braga que embora seja muito respeitável não tem qualquer tipo de comparação com o grande Sporting Clube de Portugal e se transformava no maior “Tiro-peseiro” de Portugal, com contratações sem qualquer nexo nem qualquer conhecimento dos meandros do futebol, contratando três e quatro treinadores por época a ponto de ser apelidado o cemitério dos treinadores, não vi nenhuma destas sombras lamentar o caminho para o abismo que estávamos a tomar.
Mesmo depois quando já toda a gente tinha percebido que o caminho que o clube levava era o de não retorno e que só nos últimos momentos conseguiu travar e inverter o rumo, graças a alguém que pode ter muitos defeitos e os terá com certeza, pois todos os temos, não vi nenhuma sombra chegar-se à frente e dar a cara por uma união salvadora do clube. Teve de ser um bruto de um presidente adepto, que fala desbocadamente, sem medo de enfrentar quem nos quer rebaixar e subalternizar a dar corpo às balas e a fazer com que os adversários nos olhassem com receio e a chamar o bois pelos nomes, situando o SCP no lugar de onde nunca deveria ter saído.
Porque é que só agora que a escuridão da falência e as trevas da bipolarização parecem estar afastadas, aparecem as sombras?
Porque para haver sombra tem que haver luz, tem que haver alguém que se ponha em frente dessa luz. A luz dos contratos impossíveis de fazer fora do espectro vermelho. A luz dos treinadores impossíveis de contratar por um clube sem meios financeiros. A luz dos jogadores que por manias do presidente foram acautelados com mirabolantes clausulas de rescisão, que afinal são agora copiadas por outros sem levantar ondas de indignação jornalística nacional. A luz de sócios que entram em números nunca vistos no clube. A luz de estádios cheios a dizerem que o mundo sabe que o Sporting é o nosso grande amor.
Pois é agora todos queremos ficar bem na fotografia, mesmo sabendo que esta é composta de luz e de sombras.