Depois de um ano para esquecer no que toca ao escalão de juvenis, onde o Sporting falha a fase de apuramento de campeão pela primeira vez na sua história, as coisas parecem finalmente entrar nos eixos e temos, felizmente, uma equipa competitiva e que me atrevo a dizer ser a melhor em Portugal.
Qualidade em quase todos os sectores, futebol de ataque e alguns lapejos do que são as exigências tácticas do futebol profissional, bem trabalhados por João Couto e seus pupilos.
Nesta altura, o Sporting assume a liderança da Zona Sul, na fase de apuramento de campeão, com 19 pontos em 7 jogos (seis vitórias e um empate) aproveitando o deslise do rival Benfica para se isolar no primeiro posto depois de uns expressivos 7-1 frente ao Vitória de Setúbal.
31 golos marcados e apenas 5 sofridos, fazem-nos acreditar que estamos perante os juvenis de hóquei e não de futebol 11 (nos últimos 3 jogos o Sporting marcou 16 golos e sofreu apenas dois). Um domínio avassalador que todos esperamos que culmine no título de campeões nacionais no final da temporada.
Digo, sem qualquer reticência, que estamos perante a melhor geração em actividade na Academia. Hoje destacarei aquilo que é o colectivo, mas prometo em breve dar conta de alguns dos muitos jovens que prometem vingar e ser opções no Sporting a longo prazo, presentes nesta equipa. Se é verdade que a segurança defensiva é uma das armas utilizadas, não é menos verdade que a quantidade de tempo que o Sporting passa com a bola facilita todas as operações. Uma frente de ataque recheada de craques, que abre espaços de todas as formas e permite estas goleadas. Verifica-se, e muito, que existe espaço para que estes jovens inventem as suas jogadas, que tenham liberdade para construir, sem existir uma obsessão constante pelos posicionamentos (apesar dos mesmos serem importantes).
Quase todos os avançados apresentam números interessantes, especialmente o Al Hassan Lamin (sim, é português), mas também Rúben Teixeira, Umaro Baldé e Elves Baldé. Tomás Costa Silva, médio ofensivo, é o melhor marcador da equipa. Tudo isto, muito à custa de um trabalho colectivo muito bem realizado, médios com o selo Sporting, que apresentam muita qualidade, e extremos com uma técnica muito a cima da média.
Lá atrás, apenas 11 golos sofridos em 25 jogos. As naturais alterações de jogo para jogo, que por vezes se verificam na formação, não prejudicam a forma segura de defender desta equipa. São 104 golos desde o princípio da temporada. Isso mesmo, 104. Estes jovens fazem sonhar e prometem acumular títulos e tornar-se, a médio prazo, opções na equipa principal do Sporting. Eis as estatísticas de todos eles:
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
5 Abril, 2016 at 13:49
Eu “apenas” rectificava o título…:
“De pequenino…ruge o Leãozinho”
Esperemos que “não se percam” pelo caminho, ou talvez melhor dizendo…: que não sejam desencaminhados…!!
SL
5 Abril, 2016 at 13:54
Face a conteúdo tão vasto sobre o futebol de formação do Sporting Club de Portugal, agradeço, a quem tenha tido a possibilidade de ver, o que aconteceu no jogo do juniores entre o SCP e o Rio Ave. Foi só superioridade do adversário ?
Tinha interesse em saber, dado que estou fora, mas tento acompanhar por estes dias o que se passa sempre com o nosso clube.
Grato.
5 Abril, 2016 at 14:24
Perdemos bem. A nossa expulsão foi correcta.
Pouco mais há a dizer. Vi o jogo é a minha opinião.
5 Abril, 2016 at 14:34
Fica aqui o resumo. Aquele penálti explica quais os problemas desta equipa.
https://youtu.be/UDJ2pTOrmf8
5 Abril, 2016 at 15:25
Não entendi minimamente a expulsão…
SL
5 Abril, 2016 at 14:43
A equipa não é grande espada…nem colectivamente nem individualmente! E isso nesta fase final em que os jogos são mais a doer está a notar-se! Tem raça, está relativamente bem trabalhada, tem no Ronaldo um jogador que se destaca nos juniores pelo tamanho mas pouco mais que isso…
Na minha opinião pouco haverá a aproveitar desta equipa a não ser que alguns jogadores dêem um grande salto na equipa B e no inicio da sua vida como seniores…
5 Abril, 2016 at 15:00
Existem excelentes jogadores nesta equipa. Bruno Paz é topo e será topo, por exemplo. Colectivamente a coisa não está a correr muito bem, mas existem 5 ou 6 miudos capazes de dar o salto.
5 Abril, 2016 at 15:06
Espero que sim…vamos ver…acho que 5 ou 6 são os que passarão para a B…e desses tenho dificuldade em ver quem poderá chegar à A…mas vamos ver! 🙂 Espero que tenhas razão!
5 Abril, 2016 at 15:10
Os últimos juniores também não eram muito bons colectivamente, no entanto Gelson, Matheus já estão na equipa principal, Palhinha e Domingos Duarte será uma questão de tempo e ainda existe esperança por Riquicho.
5 Abril, 2016 at 15:15
O Gelson não era Júnior com o Matheus ou era?! Tenho ideia do Gelson ser mais velho, assim como o Palhinha! A ideia que eu tinha é que no ano passado nos Juniores só estava o Matheus. E que Palhinha, Gelson e Riquicho eram dos Juniores de à mais anos, estando o Podence entre os 2…mas provavelmente estou enganado! 🙂 ! Isto de andarem a jogar em anos posteriores ao da idade trocam-me todo…heheh! Já não sei quem é da geração de quem…
É como dizes…títulos ou mesmo como a equipa funciona não quer dizer nada para mim! Se se aproveitar 2/3 por geração já seriamos claramente a melhor formação do mundo…seria 5/6 jogadores em 2 anos…muita fruta!
5 Abril, 2016 at 15:21
Matheus é mais novo, sim, da geração anterior mas andou sempre à frente. Matheus ainda era junior o ano passado, por exemplo. Andava pela B e pelos juniores.
O Podence, tal como o Gelson e Palhinha, é de 95.
5 Abril, 2016 at 15:26
É isso…tinha ideia que era algo assim mas não tinha a certeza!
Obrigado! 🙂
5 Abril, 2016 at 22:12
Mateus ainda tem idade de junior, faz 20 anos em Maio próximo.
5 Abril, 2016 at 15:13
O treinador é muito fraco. Não há fio de jogo.
Depois… Estes putos treinam em pisos sinteticos para poupar o principal (salvo erro vão um dia à relva) e as primeiras partes são para adaptação.
Por fim… urge melhorar a academia. Mais dois relvados… Entre outras coisas.
5 Abril, 2016 at 15:25
Ou não….Ajax e Barcelona segundo li algures estão a fazer o inverso e a voltar a meter os putos a jogar muitas vezes e a treinar no pelado para recuperar o jogo de rua…
5 Abril, 2016 at 15:46
Ou sim, Tiago…
5 Abril, 2016 at 18:21
Vou fazer uma pequena introdução a meu ver, a equipa de juniores deste ano é bastante limitada, direi mais que será talvez a pior geração presente na academia (nascidos em 97) e por isso mesmo são raras as excepções dos jogadores juniores de 2º ano titulares, a meu ver apenas o lateral esquerdo Pedro Empis terá possibilidades de chegar à equipa principal, noutro patamar a seguir surgem o redes P.SIlva, o médio Bobacar Djaló e o avançado Ronaldo Tavares, de resto os jogadores juniores de primeiro ano e juvenis têm sido preponderantes, e nestas idades 2 anos a menos em relação aos outros faz a diferença.
Quanto ao jogo estava equilibrado, mas uma expulsão algo cedo começou a fazer a diferença, e com a tentativa de ir para a frente o resultado foi acabando por chegar a estes numeros.
De resto o Rio Ave, tem uma boa equipa de juniores, lidera o nacional e alguns dos seus jogadores até já jogaram na equipa principal do Rio Ave
5 Abril, 2016 at 13:55
Ao contrário dos sub-19 (até mete dó) esta geração está repleta de talento, assim saibam potenciá-lo!
5 Abril, 2016 at 14:01
Esse Al Hassan (devia mudar de nome, para Zé Manel, como fazem nos países árabes com o s naturalizados) mede 1.90???
5 Abril, 2016 at 14:54
O Hassan já saiu (creio que para itália)
5 Abril, 2016 at 14:55
Está na Lazio desde o ano passado.
http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=404806
5 Abril, 2016 at 14:58
Verdade, saiu para Lázio em Janeiro.
5 Abril, 2016 at 15:12
Como diria um antigo colega meu, fui então seduzido em erro.
5 Abril, 2016 at 15:30
E a culpa é do Hassan?!?!? E tu tás aí smile para quê caralho?!?!?
😛 😛 😛
5 Abril, 2016 at 19:09
” Fui seduzido em erro”
Alguma gaja boa??? 🙂 🙂
5 Abril, 2016 at 20:40
Um colega meu de escola usava esta expressão.
Tal como a lei da gravidez de newton, ou “a minha aparelhagem não é hi-fi, é Sony”
5 Abril, 2016 at 14:09
Vi a primeira parte do jogo com o Setúbal ao vivo e a cores. Fiquei impressionado com a equipa em geral e com dois ou três miúdos em particular
5 Abril, 2016 at 14:20
A próxima geração de Ouro da Academia, desde a geração de 93/94.
5 Abril, 2016 at 14:24
Daniel Bragança é máquina. Se ainda lá estivesse o Vinagre…
5 Abril, 2016 at 14:50
+1
5 Abril, 2016 at 14:37
É bom ver que há uma geração que nos pode voltar a dar talento para a equipa principal! Assim saiba o Sporting potenciar o seu talento. Mas de Juvenis à equipa A o caminho é TÃO longo que tendo sempre a não ter expectativas de jogadores tão jovens.
Não conheço esta equipa de Juvenis mas já por diversas vezes me falaram dela! Não preciso de equipas que conquistem muitos títulos na formação! Preciso de equipas com talento e jogadores bem tralhados e com um bom crescimento!
Já a equipa de juniores não é grande espada…já o ano passado não era e a deste ano não é muito diferente! No entanto reforço o que sempre disse…se por geração conseguirmos aproveitar 2/3 jogadores para a principal já é espectacular e já dá bem para manter um grande nível!
O trabalho desta direcção relativamente à formação será visto no segundo mandato! É aí que vão começar a chegar à B e quem sabe à A jogadores trabalhados praticamente sempre sob a batuta desta direcção por isso veremos…
5 Abril, 2016 at 14:44
Muito boa equipa. Os meus destaques são o Daniel Bragança e o Miguel Luís. São o motor, sem dúvida.
Em relação aos sub-19, parecia estar tudo a correr bem na fase regular. Embora seja uma equipa com novo treinador e com miúdos da tal equipa de juvenis que não conseguiu apurar-se para a fase final no ano passado, existe uma quebra de rendimento um pouco anormal. Mas também temos que perceber que as equipas médias cada vez trabalham com mais qualidade na formação. De qualquer forma, perder 5-1 em casa com o Rio Ave, ou com outra equipa qualquer, exige uma reflexão.
SL
5 Abril, 2016 at 14:51
A ideia que tenho para essa quebra é que ela está relacionada com a qualidade dos adversários. Os adversários desta fase são muito mais fortes e por isso a coisa não vai lá apenas com uma equipa de coração e bem arrumadinha…na fase regular as equipas são mais fracas…
5 Abril, 2016 at 14:56
O Hassan saiu o ano passado para a lázio
http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=404806
5 Abril, 2016 at 15:42
Os vários Baldés que temos no Sporting são todos parentes?
5 Abril, 2016 at 15:49
receio que sim e que tenham sido inscritos junto com o Renato Deus Sanches
5 Abril, 2016 at 16:07
Todos prestes a receber da caixa geral de aposentações
5 Abril, 2016 at 15:48
O relativo deserto de talento dos Juniores (deste ano e do ano passado) é o resultado dos anos desgraçados de Bettencourt e Godinho.
Se formos ver a grande geração de 93/94 estão no Sporting desde 2004-5-6 a partir daí, enquanto a equipa A se enchia de fundos e bolos de arroz, a Academia não apanhava ninguém.
O fundo do poço foi 2012, nesse ano estavam a entrar os actuais juniores e juniores do ano passado. Uma geração perdida, que talvez se safe por um outro achado para contrastar.
A partir daqui temos vindo a recuperar atraso e os Juvenis e Iniciados já parecem ser mais perto do que desejamos.
Quando olhamos para os maus resultados dos juniores deste ano, ou para os mais que prováveis maus resultados da B do próximo ano, temos de nos lembrar que isso são sementes deixadas por Godinho e seus amigos, dois ou mais anos antes.
5 Abril, 2016 at 16:07
um pequeno Off e ainda em relação á bela jogatana de ontem:
1- Não se pode continuar a falhar golos de baliza aberta;
2- Um jogo que podia ter ficado 7 ou 8 a zero sem acelerar muito, fica 2-5. O desleixo que levou aos 2 golos sofridos não podem acontecer (guimarães, academica, arouca….), demasiados golos sofridos sem razão
3- Aos iluminados que afirmavam que Slim era um dos “grandes” problemas desta equipa…enfim
4- JMário e William jogam tanto!! Adrien está CAPITÃO!!
5 Abril, 2016 at 16:10
Capela na luz, não fosse a coisa dar para o torto.
Recordo o histórico de jogos do benfica com este “árbitro”:
– 13 vitórias;
– 1 empate;
– 0 derrotas;
– 34 golos marcados;
– 0 golos sofridos.
(info retirada do oartistadodia.blogspot.pt)
5 Abril, 2016 at 16:14
Excelente registo!
Ha que louvar o espirito competitivo da APAF!
Nao facilita um milimetro!
Continue-se a bater palminhas e a considerar como fantásticos jogadores que falham golos cantados ou não centram logo que vai se ver o que é bom para a tosse….
5 Abril, 2016 at 16:15
Os adeptos dos lampiões a responderem na mesma moeda à união e força dos adeptos do Sporting! Todos os adeptos dos lampiões a remarem para o mesmo lado!
Próximo será o dos talhos….
5 Abril, 2016 at 17:21
eles vão perder onde menos esperam! 😉
5 Abril, 2016 at 18:21
Onde eles menos esperam é na secretaria!
5 Abril, 2016 at 16:40
Não fosse o diabo tecêlas…:
“…ARBITRAGEM
João Capela nomeado para o Académica – Benfica
15:54 – 05-04-2016
A- A A+
O árbitro João Capela, da Associação de Futebol de Lisboa, foi o nomeado para dirigir o encontro do próximo sábado em Coimbra, entre a Académica e o Benfica, referente à 29.ª jornada da Liga…”
Isto é o que se chama de …”quem vai ao mar avia-se em terra”…
Ou então… “homem prevenido…vale por dois…”…
Olhem se as coisas “corressem mal” como é que se iam arranjar…
Se não tivesse junto um “nadador-salvador”…?
5 Abril, 2016 at 16:48
A fama do Sporting
http://www.oktoberfesthaus.com/blogs/okt/147438663-bayern-ready-for-champions-league-quarter-final
5 Abril, 2016 at 17:02
Ora aí está como os tentáculos do polvo se esticam! Desde Munique até Lisboa, esticam-se bem esticadinhos e conseguem chegar à sede da FPF. Nomeação de João Capela para o jogo Académica-carnide. A isto se chama trabalhar à distância! Em terras alemãs continua-se o excelente trabalho de bastidores, não vão os rapazes hoje levar uma valente encavadela e o Capela estará lá para os ajudar a erguer.
#corrupcao_APAF
#carnide_é_corrupto
#fight_and_resist
5 Abril, 2016 at 17:29
Na escola … quando uma equipa “ganhava” com batota… eu não me importava com a “derrota”.
Para vos dizer que este ano…. estou tão feliz….com o meu Sporting que as “vitórias” do Benfica em nada me beliscam.
Metem me nojo… mas não retiram uma miligrama ao nosso futebol total!
AH… e na escola, nós dizíamos lhes na cara,
– “seus batoteiros de merda só ganham assim”
PS: O Sporting devia convidar o Benfica para um particular, chamado de tira-teimas. Gostava de saber se eles aceitavam ou fugiam-com-o-rabo-à-seringa.
5 Abril, 2016 at 17:52
FUGIAM, ESCUDANDO-SE EM QUE CORTÁMOS RELAÇÕES COM ELES… lol!
De resto, tudo bem caso aceitassem as minhas 4 condições:
1. Árbitro Internacional e estrangeiro a designar pelo Presidente da FIFA
2. Teste de Video árbitro com imagens a serem mostradas nos écrans gigantes do Estádio.
3. Jogo a realizar no Parque dos Príncipes em Paris e transmitido live, gratuitamente pela Sporting TV e pela Benfica TV para Portugal e Países de expressão Portuguesa, incluindo Brasil.
4. Comentadores ingleses da BBC, especialistas em bom futebol.
Ouve, levavam live naquelas peidolas o suficiente para nunca mais se esquecerem e para contar aos netos. Também acho que lhes poderíamos dar chapa 5 como ontem à sucursal nº1 dos gajos. O que eu gostava…
Espero vê-los hoje levar 6 ou 7 naquela pá . Ou oito, já agora. Ich bin Heute ein Münchner! Bayern München sieg hoch!
5 Abril, 2016 at 18:59
Quem sabe para o 110º aniversário 😉
5 Abril, 2016 at 17:41
Tive oportunidade de ver e rever o jogo dos nossos juvenis com o Setúbal.
“TANTO FUTEBOL TEM ESTE SPORTING QUE… FAZ SONHAR!”
5 Abril, 2016 at 18:06
Concordo esta fornada (nascidos em 99) será a melhor que dispomos neste momento na academia, no entanto a de 98 (que não chegou como foi bem mencionado à fase de apuramento do campeão, não é assim tão fraca e tem alguns dos melhores jogadores que estão este ano nos juniores concretamente Pedro Ferreira, Bruno Paz e Gil Santos, essa geração sim bastante fraca salvo raras excepções).
Quanto à geração em análise tem vários excelentes executantes, sobretudo na zona atacante com os extremos Elves Baldé, Leandro Tipote e David Tavares, e o avançado Rafael Leão (sendo que os 3 últimos jogam com regularidade no escalão acima!).
Também os médios Miguel Luis , Nuno Moreira e Tomás Silva (espero que a fraca compleição física não o prejudique nos escalões acima) se têm destacado todos já levam mais de 10 golos.
Mas é uma geração completa sem duvida, talvez a melhor da academia seguida de perto pela de 2000, que foi campeã nacional de iniciados no ano anterior.
De resto penso que um dos jogadores mencionados já saiu, para a Lázio,
Al Hassan Lamin.
SL
5 Abril, 2016 at 18:16
Pessoal, deixo-vos com um pensamento: às vezes, elas acontecem quando menos se espera…
5 Abril, 2016 at 18:23
Há link para esse jogo?
5 Abril, 2016 at 18:27
Depois de olhar para as stats que o Mestre de Cerimónias disponibilizou n’O Artista do Dia, também tenho que partilhar outro pensamento: há sempre uma primeira vez para tudo…
5 Abril, 2016 at 18:38
Querem mais outro pensamento? Aqui vai: não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe…
5 Abril, 2016 at 18:55
Off-topic: Hoje tem estado um cheiro terrível aqui por Munique! Tanto no emprego como no carro sempre com a janela fechada não fosse apanhar alguma doença! Espero que daqui a pouco recebam o correctivo que merecem! Confiança nos bávaros! “Mia san mia”!
5 Abril, 2016 at 18:57
Não sei se repararam, mas durante o jogo de ontem, tanto nas tv´s como rádios, falou-se na maior enchente do estádio do restelo esta época. Decidi ir ver os números das assistências. Parece que afinal tivemos 12487 espectadores ontem. Convenientemente o carnide teve 13109 espectadores. Será que até os números de espectadores são aldrabados, para passar a ideia que eles é que têm sempre mais adeptos nos estádios. Jurava que ontem tínhamos passado a barreira dos 16000 espectadores no restelo. Pelo menos foi-me dito por várias pessoas.
5 Abril, 2016 at 19:06
os camarotes não podem ter sido contabilizados porque estava tudo de pé….
5 Abril, 2016 at 20:04
Como é que é feita a contagem? Não há torniquetes…é pelos bilhetes vendidos?
5 Abril, 2016 at 20:09
Contam os bocadinhos de bilhetes que rasgaram. 😛
Deve ser. 🙂
5 Abril, 2016 at 20:27
😀 Só pode…
5 Abril, 2016 at 19:06
Uma questão importante para mim: será esta a geração que finalmente nos irá dar um matador?
5 Abril, 2016 at 19:13
Ontem aquele estádio tinha borlas por todo o lado… a quantidade de gente em pé era assinalável.
Depois… estive o jogo todo sem ver um tipo a vender aguas ou queijadas.
parecia um estádio (sem vida própria/alma) que tinha sido assaltado e não ofereceram resistência alguma.
Pergunto me para que serve um clube assim… se não para ajudar a lavar dinheiro da Merdafica???
5 Abril, 2016 at 19:38
Não querendo fazer de advogada do Belenenses…..havia muita gente de pé, mas não foi por falta de lugar para se sentarem.
E havia bares e pessoas a vender água e queijadas nas bancadas.
5 Abril, 2016 at 19:40
pois devia haver Maria … eu estava na central porta 10… e não vi. tive azar.
E as pessoas estavam muito felizes de pé 🙂
5 Abril, 2016 at 19:47
Eu estive no topo e dava para perceber que a central era toda nossa. 🙂
Se calhar não vendem águas e queijadas na central que é coisa de pobre. 😀
6 Abril, 2016 at 8:52
E vocês porque tinham comido muitas queijadinhas não paravam de cantar 🙂
Sortudos!
5 Abril, 2016 at 19:50
ahahah
a ver o barcelona- atletico na BT Sports, e diz o gajo em ingles:
isto vai ser interessante…bar-atlet ainda nao comecou e Bayern ja esta a ganhar, ahahahah
5 Abril, 2016 at 19:54
Ligo o stream e vejo que o boifica já está a levar no pacote.