Depois de um ano para esquecer no que toca ao escalão de juvenis, onde o Sporting falha a fase de apuramento de campeão pela primeira vez na sua história, as coisas parecem finalmente entrar nos eixos e temos, felizmente, uma equipa competitiva e que me atrevo a dizer ser a melhor em Portugal.
Qualidade em quase todos os sectores, futebol de ataque e alguns lapejos do que são as exigências tácticas do futebol profissional, bem trabalhados por João Couto e seus pupilos.
Nesta altura, o Sporting assume a liderança da Zona Sul, na fase de apuramento de campeão, com 19 pontos em 7 jogos (seis vitórias e um empate) aproveitando o deslise do rival Benfica para se isolar no primeiro posto depois de uns expressivos 7-1 frente ao Vitória de Setúbal.
31 golos marcados e apenas 5 sofridos, fazem-nos acreditar que estamos perante os juvenis de hóquei e não de futebol 11 (nos últimos 3 jogos o Sporting marcou 16 golos e sofreu apenas dois). Um domínio avassalador que todos esperamos que culmine no título de campeões nacionais no final da temporada.
Digo, sem qualquer reticência, que estamos perante a melhor geração em actividade na Academia. Hoje destacarei aquilo que é o colectivo, mas prometo em breve dar conta de alguns dos muitos jovens que prometem vingar e ser opções no Sporting a longo prazo, presentes nesta equipa. Se é verdade que a segurança defensiva é uma das armas utilizadas, não é menos verdade que a quantidade de tempo que o Sporting passa com a bola facilita todas as operações. Uma frente de ataque recheada de craques, que abre espaços de todas as formas e permite estas goleadas. Verifica-se, e muito, que existe espaço para que estes jovens inventem as suas jogadas, que tenham liberdade para construir, sem existir uma obsessão constante pelos posicionamentos (apesar dos mesmos serem importantes).
Quase todos os avançados apresentam números interessantes, especialmente o Al Hassan Lamin (sim, é português), mas também Rúben Teixeira, Umaro Baldé e Elves Baldé. Tomás Costa Silva, médio ofensivo, é o melhor marcador da equipa. Tudo isto, muito à custa de um trabalho colectivo muito bem realizado, médios com o selo Sporting, que apresentam muita qualidade, e extremos com uma técnica muito a cima da média.
Lá atrás, apenas 11 golos sofridos em 25 jogos. As naturais alterações de jogo para jogo, que por vezes se verificam na formação, não prejudicam a forma segura de defender desta equipa. São 104 golos desde o princípio da temporada. Isso mesmo, 104. Estes jovens fazem sonhar e prometem acumular títulos e tornar-se, a médio prazo, opções na equipa principal do Sporting. Eis as estatísticas de todos eles:
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
5 Abril, 2016 at 22:05
O Sporting ta a fazer um canpeonato fantastico disputando taco a taco com um Benfica forte, que ate tem colinho qd a coisa aperta!
Ao desvalorizarmos os rivais so nos desvalorizamos a nos proprios!
5 Abril, 2016 at 22:50
O Sporting está a fazer um bom campeonato. Vai com certeza acabar a época com mais pontos do que quando foi campeão em 2000 e em 2002, e pode não chegar para vencer o título. Tal como em 1995 também não chegou, quando o Oporto mais batido e eficaz ficou à frente de uma equipa do Sporting que tinha mais criatividade, mas que empatou muitos jogos em casa.
O que é grave não é perder este campeonato. Grave é estar neste patamar alto esporádicamente. O nosso clube tem de ter como OBRIGAÇÃO estar na luta pelo campeonato todos os anos! É isso que temos de assegurar premeiramente para podermos ganhar títulos. É assim que a ansiedade nos jogadores e nos adeptos diminui, ou seja, quando perceberem que se perderem um campeonato voltam a ter outra hipótese real na época seguinte, e não estão sempre com medo de falhar porque senão tão cedo não voltam a estar na luta.
Aluta para o Sporting tem de ser uma constante! É por isso que o clube precisa de estabilidade com quem sabe da poda, e que é quem lá está.
5 Abril, 2016 at 22:53
Haja quem compreenda!
E q esta epoca e o patamar dos 80 pts tem de passar a ser a regularidade e nao a excepcao!
5 Abril, 2016 at 22:21
Depois deste jogo dos lampiões cada vez tenho menos esperança que percam pontos no campeonato. Não é para todos levar um golo aos 2 minutos e fazer depois o jogo que fizeram. Há ali trabalho de treinador como há no sentido em que já marcaram cento e tal golos este ano. Nós não aproveitamos os sete pontos de avanço, fomos a Guimarães e não ganhamos perdemos com eles por falhanços próprios. Foi aqui que o campeonato quase se decidiu. A esperança é a ultima a mitro mas os gajos estão fortes assim como nós só que nós vamos ao dragao e a braga . Tínhamos tudo para ser campeões este ano, será lamentável não acontecer .
5 Abril, 2016 at 22:31
O Dragao e um papao este ano…
5 Abril, 2016 at 22:32
Já foste topado aqui há muito tempo. Sempre a elogiar o carnide no meio de comentários que tentam não dar muito nas vistas. Muda de nick
5 Abril, 2016 at 22:43
Elogiar os lampiões significa ser menos sportinguista do que tu ? E a velha história neste blogue. Se não estamos com a manada se achamos que não é por causa dos árbitros que ia tipos vai à frente é muito menos por comprarem as outras equipas já somos lampiões. E a minha opinião meu caro. Se não formos campeões e porque não tivemos competência numa altura decisiva para ganhar dois jogos fulcrais – Guimarães e lampiões em casa. Para além dos empates estupidos com tondelas e boavistas e derrotas com uniões. Porque dependemos de um avançado e eles têm 2 com um total de 50 golos, sendo que um deles não o quisemos. Qual é o mal de dizer que os gajos jogaram bem hoje em Munique e até tiveram um penalty que não foi marcado ? Qual é o mal de duvidar que ganhemos no dragao ? Já olhaste para a nossa história lá ? Quantas vezes ganhaste para o campeonato nos últimos trinta anos ??? Vai chamar lampião a quem te fez as orelhas nunca partiste uma televisão a gritar um golo do Sporting comi eu em alkmar. Só não estou com a manada e as teorias da conspiração mas se calhar quero mais do que tu que o Sporting seja campeão. Por acaso levas o teu puto desde pequeno aos jogos do Sporting ??!
5 Abril, 2016 at 22:52
O Carnide entao com Guimaraes e Boavista (isto para falar so em 6 pontos sem falar do penalti sobre o Adrien em Alvalade) foi fortissimo, tao forte que alinhou com 14.
Por outro lado os jogos com Pacos, Uniao, Tondela (apenas alguns) todos tiveram influencia do arbitro em prejuizo do Sporting.
Dizia o outro: “O que tu queres sei eu…”
6 Abril, 2016 at 7:39
Já fizeste muita coisa mas nunca te vi aqui a gritar um golo do Sporting. Vejo-te sempre é a elogiar o carnide no meio de comentários trabalhadas para não darem muito nas vistas.
Cantas bem mas já foste topado.
5 Abril, 2016 at 22:41
O Sporting tem de continuar a fazer tudo para ir à procura da sorte, para poder ser feliz. Desistir não serve de nada.
5 Abril, 2016 at 22:21
Não vi o jogo da lampionagem, mas como eles temiam vir de lá com um “cabaz”, a derrota por 1-0 é como se fosse uma “vitória”. Já o Bayern tinha tudo a perder com esta eliminatória, porque bater o beifica é a sua obrigação. Em contrapartida, a eliminação com os lampiões seria visto como uma humilhação, daí as cautelas dos “alemães”.
É como quando um clube grande joga com um pequeno para a Taça, pode dar goleada se a coisa engata, mas se começa de falhar golos, a nervoseira instala-se. Com a tradicional vaca lampiónica, nem sei como eles não marcaram em Munique, porque hoje pelos vistos os “astros” até estiveram com eles. Perderam uma oportunidade histórica de fazer um bom resultado na Alemanha.
5 Abril, 2016 at 22:46
Não vi o jogo mas o resultado agrada-me.
Se eles afinal são tão bons isso só valoriza o campeonato que estamos a fazer.
É importante que exista segunda mão. Se isto estivesse acabado hoje a prioridade máxima na cabeça dos jogadores seria o campeonato.
Mesmo com “capelas” a fazer de recuperador físico.
Para já… é fazermos o nosso papel. E quem sabe…
5 Abril, 2016 at 22:51
Isso td Brave!
5 Abril, 2016 at 23:05
em declarações no final da vitória do Bayern, em Munique (1-0), sobre o Benfica, em jogo da Liga dos Campeões:
«Não me surpreendeu. Esperava este Benfica. Ontem na conferência de imprensa já o tinha dito: o Benfica move-se bem entre linhas, defende bem e ia ser um jogo difícil.
Vi cinco ou seis jogos e, à exceção do Sporting, ninguém lhe cria oportunidades de golo. Só o Sporting teve ocasiões para lhe marcar. Por isso não é fácil criar oportunidades a este Benfica. Felizmente nós criámos várias ocasiões, só marcámos um golo, mas criámos várias ocasiões.
No fim parecia que tínhamos sido nós a perder? Pois, enfim. Aqui em Munique se não ganhas por muitos golos, não está bem. Já estamos habituados a isso.
Quem é agora o favorito? Favoritismo é uma palavra que eu não uso. O favorito vai ser o que jogar melhor em Lisboa. Quem jogar melhor em Lisboa vai seguir em frente, e isso não mudava se tivéssemos empatado ou perdido. Está tudo em aberto.»
In http://www.maisfutebol.iol.pt/liga-campeoes/guardiola-bayern/a-excecao-do-sporting-ninguem-criou-ocasioes-para-marcar-ao-benfica
5 Abril, 2016 at 23:08
Cm vos disse…se ate o Guardiola nos valoriza por nos estarmos a bater c o benfica taco a taco…vamos ser nos a dar tiros nos pes??
5 Abril, 2016 at 23:24
Calma que os bois não ganharam.
Foda se perderam só por um a zero parece que ganharam a champions até o orelhas botou faladura.
Tivessem vindo com um cabaz e ninguém falava.
Se for preciso cá mamam 5 ou 6 porque o boifica tem de se abrir.
Se o boifica tivesse atacado, festival de contra ataque tudo bem, para mim o boifica jogou como uma equipa pequena, perdeu por um a zero com dez gajos atrás da linha da bola.
Mas estou feliz já se festeja derrotas por pouco.
Sl
5 Abril, 2016 at 23:26
Uma outra coisa que eu não disse lá mais em cima e que ninguém por aí tem a coragem (ou está autorizado pelo Estado Lampiânico): o Carnide, perante um Bayern em postura absolutamente cagativa, acabou por ser uma equipa demasiado cautelosa – eu não chegaria, neste caso, ao ponto de dizer que jogou com medo; isso foi mais durante o primeiro quarto de hora ou assim. E acabou por perder uma oportunidade bastante clara de poder sair de Munique com, pelo menos, um golinho, perante o cenário que se apresentou, sobretudo na segunda parte. Mas também, é difícil marcar quando só se tem uma única oportunidade realmente flagrante – as duas outras de que se falam são remates devidamente travados, mais nada.
5 Abril, 2016 at 23:30
A coragem de dizer, obviamente.
5 Abril, 2016 at 23:32
Mais, toda a gente fala do descalabro de 2009 mas estivemos num grupo da champions com o bayern e também só perdemos por um a zero lá e empatamos em alvalade. Não vi tantos elogios. Relembro que até fomos criticados num grupo com bayern roma e outra equipa forte.
Por isso a história do bayern com equipas portuguesas não é só goleadas.
Sl
5 Abril, 2016 at 23:41
O Sporting do Paulo Bento que foi humilhado pelo Bayern era uma equipa muito limitada e em fim de ciclo, infelizmente. Foi goleada pelos alemães, como poderia ter sido pelo Real ou pela Juventus. Este Beifica não é nenhuma equipa desgraçadinha. É bicampeão, tem muitos jogadores experientes, estão motivados e não é facilmente que se desmancham. Não se pode comparar as duas situações.
5 Abril, 2016 at 23:47
Este bayern também está em fim de ciclo, nota se nitidamente.
Sl
5 Abril, 2016 at 23:52
É o fim do ciclo Guardiola, pelo menos. Do que vi do Bayern, posso dizer que o futebol do Ottmar Hitzfeld impressionava bem mais.
5 Abril, 2016 at 23:36
Que é isso de postura cagativa? Porquê? Não vi o jogo.
5 Abril, 2016 at 23:43
Digamos assim: a partir do momento em que se apanham a ganhar tão cedo, pareceu-me ver no Bayern uma postura, não tanto de que estava no papo, mas mais de um grupo de jogadores que não parecia especialmente interessado em se cansar. Genericamente, o Bayern foi uma equipa que, jogando ao ataque, parecia contente em deixar o tempo passar. OK, todos sabemos que as equipas de Guardiola não são conhecidas pela vertigem. Mas a verdade é que dava para sentir que, se se tivessem incomodado em correr um pouco mais em momentos-chave do jogo, a segunda mão quase de certeza que seria apenas um mero cumprir de protocolo.
Não sei se me fiz entender! 😀
5 Abril, 2016 at 23:46
Concordo, eu até acha que se o boifica tem marcado primeiro aí sim veríamos uma goleada para o bayern.
De qualquer forma este bayern cheira a fim de ciclo por todos os lados.
Sl
5 Abril, 2016 at 23:53
Então se calhar foi quase igual como com a Juventus, em que estiveram a perder 0-2 e tiveram de dar a volta ao resultado.
5 Abril, 2016 at 23:55
Não. Contra a Juve, o Bayern deu tudo – até porque a isso se viu obrigado. Hoje, foi um Bayern em serviços (muito) mínimos.
6 Abril, 2016 at 0:12
O Bayern tinha ganho na primeira mão em Itália, salvo erro, mas na segunda mão em casa entrou muito displicente contra a Juve. Só depois de se ver a atrás na eliminatória é que o Bayern foi com tudo para cima dos italianos.
6 Abril, 2016 at 7:48
Tinham vantagem na primeira mão…empataram a 2 em Itália.
5 Abril, 2016 at 23:31
Tanto se fala do Carnide o facto é que o 1-0 caiu que nem gingas, vão dar tudo no jogo em casa o que pode ser benéfico para nós, irão poupar-se na jornada para tentarem dar a volta na eliminatória.
Quanto aos alemães se jogarem cá como jogaram lá arriscam-se a dizer adeus à champions.
5 Abril, 2016 at 23:59
Mas é que não haja dúvidas! Houve momentos em que o Bayern se pôs nitidamente a jeito. O que lhe valeu foi um Carnide que, se conseguiu aproveitar isso durante cinco ou dez minutos da segunda parte, já foi muito.
6 Abril, 2016 at 0:24
Estes baldes são todos guineenses e do Catió?
6 Abril, 2016 at 9:02
Eu continuo sem perceber esta cena de ver tantos jogos do Carnide…
É a gripe das aves q esta a alastrar???
🙂
6 Abril, 2016 at 9:05
Para mim o carnide que ganhe nos 90… E que o bayern os desfaça no prolongamento.
6 Abril, 2016 at 9:07
Maior prazer que ver o Benfica levar na pá (depois de perder em Coimbra) vai ser ver o Barcelona cair.
Que se f***m espanhóis em geral e esses *** em particular.
6 Abril, 2016 at 9:40
Já vi o resumo do jogo nas notícias da manhã. As queixas lampiónicas da arbitragem são ridículas. Foram roubados o caralho. Queriam que o alemão tirasse o braço enquanto ia de rojo pelo chão?
Já estão é a arranjar desculpas. Até aqui não se podia exigir nada ao beifica, para o caso de a coisa correr mal em Munique. Mas como perderam por poucos, foi um bom resultado. Eu também acho que foi, mas por outras razões. Resta saber se o Bayern quer que o vejam como o “brinde” a sair nas meias-finais…