Faltam apenas quatro jornadas para acabar o campeonato. Para alguns já está perdido. Divergem se o perdemos naquele empate estúpido com o Tondela… se foi antes na derrota com o União da Madeira ou se foi depois com o empate em casa com o Rio Ave ou fora em Guimarães ou sobretudo na dolorosa derrota em casa com o Carnide. A verdade é que todos esses pontos foram perdidos e nos dariam imenso jeito… mas neste momento não há nada a fazer em relação a isso, mas há tudo a fazer em relação aos últimos 4 jogos.
A razão diz-me que será muito difícil acabarmos em primeiro . Mas o coração este ano está a dar uma abada à razão. E diz-me que vamos ser campeões. Vou mandar a razão bugiar e dar a palavra ao coração:
na época 2012-2013 (o nosso annus horribilis) faltavam 3 jornadas para terminar o campeonato. O Porto estava com 4 pontos de atraso para o Benfica e dependente de terceiros. Mas surge um empate do Estoril em casa do Benfica colocando o Porto a 2 pontos e dependente do que pudesse fazer na penúltima jornada em que existia um Porto-Benfica. E aí Kelvin foi herói. Mas foi preciso antes existir um Jefferson… Na época passada aos 83 minutos estávamos a perder 2-0 com o Braga e com menos um jogador na final da Taça e… vencemos a Taça. Já imaginaram se em qualquer dos casos o Porto e o Sporting tivessem desistido de pensar que era possível?
Fiquei destroçado com a derrota com o Carnide. Mas depois disso ganhámos todos os jogos e sendo sempre superiores… a equipa acredita e está na luta. Vamos nós deixar de o fazer?
O Benfica tem vindo a ganhar com muita sorte os últimos jogos e à tangente. Para muitos pode ser a estrelinha de campeão. Para mim é um sinal de que estão a vacilar. Claro que se o golo do Setúbal tem entrado as coisas podiam ser diferentes. Não entrou, mas há ainda mais candidatos a Kelvin do ano. Pode começar já em Vila do Conde.
Quanto mais fortes nos mostrarmos mais intranquilidade vamos criar no adversário. E eles estão a ficar nervosos, como se viu por vários assobios no jogo com o Setúbal. Para isso temos de ganhar ao União e fazer o mesmo em todos os jogos.
Estamos todos a colocar muita esperança no jogo de Vila do Conde. É natural, foi um dos dois campos onde o Benfica perdeu pontos na época passada e os vila-condenses têm boa equipa. Será talvez o sítio mais provável para poderem perder pontos. Se isso acontecer acredito que vamos ganhar os outros jogos e sermos campeões.
Imaginem que o Benfica ganha esse jogo… resignamo-nos a 3 jornadas do fim e a 2 pontos de distância? Ou vamos ganhar ao Dragão e com a força dessa vitória retumbante mostrar a todos os lampiões que não lhes damos tréguas, que não vacilamos, que têm de suar até ao osso para nos poderem retirar um título que devia ser nosso por direito, pelo futebol que praticámos, pela onda que criámos? Por isso, aconteça o que acontecer em Vila do Conde, nada acaba nem nada está ganho para ninguém. Provavelmente os lampiões pensarão que sim, mas será que não se arranja por aí um Jefferson ou um Kelvin no Guimarães ou no Marítimo? Se forem campeões, têm de ganhar também todos os jogos deles e só poderão festejar na última jornada. Devemos isso a nós próprios e a… eles. Não os quero em festas antecipadas e se querem ganhar-nos terão de comer a relva até ao fim, até ao último jogo, até ao último minuto. Tem de ser este o espírito.
Por fim vamos ser campeões porque… tenho esse feeling como já não tinha há muito tempo. Provavelmente a razão mais absurda para todos é a mais forte para mim.
PS- aconteça o que acontecer esta foi uma época inesquecível e em que tivemos o Sporting de regresso com o seu estatuto de verdadeiro candidato ao título que sempre deve ser. Isso ninguém nos tira. Mas queremos o céu… E ele ainda é possível. Acreditemos sempre e sem vacilar que serão os outros a ceder. SPORTING!
ESCRITO POR Leoníssimo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
20 Abril, 2016 at 17:10
Eu acredito que temos uns 5% de hipótese de sermos campeões. E não é pelo que jogamos mas por tudo o que envolve esta merda de futebol cá no burgo.
Agora… 5% não é 0% por isso tenho de me agarrar a eles com unhas e dentes.
ps: para todos os que dão a vitória no dragão como certa lembrem-se que os gajos foram ganhar à luz, lembrem-se que nem sempre ganha quem joga melhor (vejam a derrota com os lampiões em Alvalade). Lembrem-se do ano em que o benfica era campeão se ganhasse no dragão, foram cheios de basófia que era garantido e saíram de lá com 3 no saco. Confiança sim, basófia não. E o que tenho assistido em algumas fases desta época está a atingir níveis de basófia…
20 Abril, 2016 at 18:13
Foi 50/50
Metade bazófia, metade nos pés de Ruiz…e assim se foi um campeonato
20 Abril, 2016 at 17:15
Slayer… se não formos campeões não será à conta dos tais empates, mas de jogarmos na “liga voucher” contra o clube das “cortesias”
20 Abril, 2016 at 17:24
sejamos sérios… perdemos pontos que não podíamos perder de maneira nenhuma. e estaríamos agora já a esfregar as mãos pq seríamos campeões
20 Abril, 2016 at 17:36
Estaríamos na mesma a festejar se a liga portuguesa fosse séria, mesmo com os tais empates…
20 Abril, 2016 at 17:37
Exato, nós perdemos os pontos que tinhamos a perder, os outros quando era para os perder tinham uma mãozinha
20 Abril, 2016 at 18:03
Sejamos sérios!!
Mas tu acreditas que a actual equipa dos lampiões justifica bater o record de pontos no Campeonato Português?
E convem não esquecer que o actual Record é do porto do mourinho campeão europeu e que o mesmo pode ser e vai ser igualado pelo Sporting esta época!!
20 Abril, 2016 at 17:31
Subscrevo Leonissimo, bom texto.
É acreditar até ao fim, ganhar os nossos 4 jogos e justiça será feita.
20 Abril, 2016 at 18:24
Abraço Moura.
20 Abril, 2016 at 17:31
Subscrevo (quase) tudo!!! Só mudava o título para: ” Acreditar ou acreditar”.
Muitos cenários ainda se podem desenhar mas o importante é fazermos a nossa obrigação que passa por ganhar ao União da Madeira.
Muita fé no Rio Ave mas pode vir a ser mais tarde… Interessante também a esperança do slb no fcp o que lhes pode transmitir um falso conforto (espero jogar depois deles na próxima jornada).
PS: O campeonato “foi ganho” (se for) no jogo em casa contra o braga.
NÓS QUEREMOS, ACREDITAMOS, MERECEMOS E VAMOS SER CAMPEÕES!!!
20 Abril, 2016 at 17:41
Bom texto Leoníssimo! Mas concordo com o Ricardo Coração de Leão. Só devias ter colocado como título “Acreditar ou Acreditar”. Parabéns!
20 Abril, 2016 at 18:24
Ok. Fica registado 🙂
20 Abril, 2016 at 18:11
Nas minhas tentativa somos sempre campeões 😉
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/faltam_quatro_jornadas_simule_quem_vai_ser_o_campeao.html?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&utm_campaign=Echobox&utm_term=Autofeed#link_time=1461057641
20 Abril, 2016 at 18:34
Acreditar, como é óbvio. Passamos para a frente já no próximo fim de semana. Logo se verá o que fazem os assassinos/traficantes contra VSC e CSM…
20 Abril, 2016 at 18:48
Os lampiões se passam em Vila do Conde acabou.
Andam presos por arames mas têm tido a sorte toda do lado deles. E se essa não aparecer aparece o boi da apaf. Atenção que Artur Soares Dias é lobo em pele de cordeiro e levou nota negativa depois do recurso do SCP no SCP-carnide.
Há que ter em conta que NINGUÉM dentro da estrutura do futebol português ( fpf, liga,apaf ) quer o SCP campeão.
Os dois pontos em casa com o Tondela foram talvez os que mais me custaram até agora. Incrivelmente ou nao….mais que os 3 contra o carnide.
20 Abril, 2016 at 19:06
Não, não acabou. Fica apenas mais difícil. Olha como ganharam ao Setúbal e à Academica…
20 Abril, 2016 at 18:50
Mas caberá na cabeça de alguém não acreditar até ao fim!? Ganhemos os nossos e duvido que não sejamos nós a festejar.
Eu acho que eles podem perder pontos em qualquer jogo e temos três bons exemplos disso num passado recente.
Aconteça o que acontecer, não falharei nenhum dos últimos 4 jogos. Seja para festejar ou chorar com os meus.
Se vencermos, é uma das conquistas mais épicas de sempre.
Se perdermos, cairemos de pé, lutando até ao fim e, ao contrário do que eu previa, é capaz de ser mesmo por causa dos pequenos que se pode perder o campeonato.
20 Abril, 2016 at 20:10
Só há uma coisa a fazer…:
“Não lhes dar descanso…”
Obrigá-los a “vomitar as tripas…”…!!
Spooooorting…!!
SL
21 Abril, 2016 at 9:34
Eu acredito !
21 Abril, 2016 at 21:48
Talvez este não seja o melhor post para o efeito, mas cá vai a minha questão.
Sábado vou a Lisboa passar o fim de semana com mais um casal amigo (em que a mulher é leoa) e vamos a Alvalade ver a bola, a questão que coloco é a seguinte.
COmo funcionam os cartões de sócio ? tenho um colega que me empresta o cartão dele caso necessário, e outro com GB para a Juveleo (será que este me pode “comprar” bilhete para outro local do estádio ? é que não queria levar toda a gente para a claque)
A questão dos bilhetes família, diz que dá um sócio, um adulto, um sub-23 e um sub-11 (o sub-23 inclui pessoas com 23 anos feitos este ano ? é que a minha namorada cumpre esse requesito)
Desde já um obrigado e continuação de excelente trabalho tasqueiros.