As camisolas iniciais eram brancas . A partir de 1908 apresentavam as duas cores, verde e branco, em duas secções verticais separadas ao centro do peito e das costas, sendo o emblema leonino colocado na faixa verde do lado esquerdo. Hoje este é o equipamento Stromp, usado em alternativa às actuais bem conhecidas listas horizontais alternadas de verde e branco. Os calções brancos do equipamento original passaram a ser de cor preta a partir de 1915. O equipamento listado foi inicialmente usado pela equipa de rugby, tendo sido adoptado pelo futebol em 1928 numa digressão ao Brasil .
in wikipédia (Sporting Clube de Portugal)

A estória desta semana começa nos nossos princípios… Aquando da fundação do Sporting Clube de Portugal, não tínhamos equipamento definido, seria branco, bipartido (Stromp) … até camisolas totalmente verdes havia…
Esta confusão arrastava-se pelas diversas modalidades… inclusivé no rugby.

Até que um nosso dirigente, Salazar Carreira, salvo erro em 1925, numa viagem a França, trouxe uma camisola de um clube de rugby, do Racing de Paris. Essa camisola era listada de azul céu e branco… e em Portugal, adaptou-se às cores do nosso Sporting. Nascia assim a verde e branca, listrada horizontal…

Foi usada só pelo rugby primeiramente, até que numa digressão ao Brasil, a equipa de futebol levou essas camisolas na bagagem, e nunca mais as deixámos de usar… Poucas modalidades secundárias em clubes multidesportivos se podem orgulhar de ter tamanha marca na História desse clube, como o nosso Rugby tem no Sporting Clube de Portugal. Demos ao nosso Sporting Clube de Portugal a Camisola mais linda do Mundo.

 

*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio