De acordo com o jornal Record de hoje, o Sporting tem agendada a substituição do actual relvado e a mesma terá lugar a seguir a evento Alvalade Rocks. A grande questão que se coloca é se a mudança, normal tendo em conta o estado em que o relvado está e o pior estado em que ficará, será acompanhada por medidas que procurem, senão resolver, enfrentar um problema antigo e que em muito nos tem prejudicado e que está directamente ligado à concepção do estádio?
22 Abril, 2016 at 12:29
Parece que o problema será resolvido em definitivo. Isso é que interessa.
22 Abril, 2016 at 13:16
Epah oh GAG… essa frase parece que vem com inside-info… assim ao estilo do nosso compadre “Pavel Horvath”… não me digas que andas em almoços com ele? 🙂 🙂 🙂
Z
22 Abril, 2016 at 12:30
Ainda estou para perceber porque se vai chamar o evento “Alvalade rocks”, quando ainda não vi uma única banda de…rock.
Adiante.
Finalmente, e a confirmar-se é mais uma grande noticia a de mudar o relvado que tantos problemas tem dado, será só mais uma boa noticia dada por esta direcção de garotos.
22 Abril, 2016 at 12:31
C4Pedro, Boss AC… tá na cara que é rock! 👿
Só faltavam os Kussomdulola!
22 Abril, 2016 at 12:36
E o Big Nelo como cabeça de cartaz!
Só falta o Prince!
22 Abril, 2016 at 12:40
Já não vem 🙁 RIP…
Z
22 Abril, 2016 at 12:40
O Prince teve um compromisso inadiável e não vai poder comparecer… 😐
22 Abril, 2016 at 12:47
O chamamento de renato não pode ser ignorado…
Z
22 Abril, 2016 at 12:50
Então vem o Bowie outra vez!
22 Abril, 2016 at 13:20
Talvez…
Alvalade..”on the rocks…!”
E nesse caso o Rui Oliveira e Costa…”assambarca” os bilhetes todos…!! (isto a ter em conta…aquilo que dizem de “como muitas vezes está” a comentar na TV…que eu pessoalmente não sei nada…!)
Abr e
SL
22 Abril, 2016 at 13:04
Júlio César vai prolongar por mais umas semanas o período de ausência no campo.
Lesão ao nivel do pulso.
Diz que estava tão farto de agitar a caneta MontBlanc para assinar o contrato que abriu o pulso… e nada de tinta!
#minha_rica_bic
22 Abril, 2016 at 14:19
Ou foi a abanar a caneta, ou então como anda desocupado deve-lhe dar com força no porno…se calhar exagerou e abriu o pulso 🙂
Falando em pulso, cá para mim tão a crer é que o Julio Cesar corte os dele para não assinar, assim sempre têm desculpa para continuar a meter o Ederson
22 Abril, 2016 at 13:11
MBaye Diagne?
22 Abril, 2016 at 13:13
santinho!
22 Abril, 2016 at 13:18
Desenterraram o assunto passados 3 meses, foi?
22 Abril, 2016 at 13:23
No nojo vem um tweet do gajo (presumivelmente) vestido à SCP.
22 Abril, 2016 at 13:25
isso ja tem 3 meses.
22 Abril, 2016 at 13:52
Relvado
Fosso
Política inteligente de empréstimos
3 assuntos importantes!
SL
22 Abril, 2016 at 13:56
Vamos la a ver se é desta…se bem que se o problema è estrutural, nao estou a ver bem como o vao resolver apenas mudando a relva.
So se for para sintetico…
22 Abril, 2016 at 14:22
O orçamento do Sporting para mim tem de comportar uma relva como deve ser! Por respeito aos adeptos, aos jogadores e aos treinadores! Percebo que o Sporting viveu em grandes dificuldades e que isto era muito difícil mas gosto de saber que se procurou uma forma de financiar a mudança, espero que se encontre os meios de garantir que mudamos para melhor e não apenas para mais do mesmo como foi estes anos todos! Sei que a exigência do presidente em tudo o que se faz é máxima por isso tenho a certeza vamos fazer tudo para resolver este problema crónico. ..
22 Abril, 2016 at 14:30
Boa tarde família da Tasca,
Pouco posso acrescentar ao que já tem sido dito, mas após ler alguns comentários de outros ilustres membros, relativamente á mudança anual de tapete, o que posso dizer é o seguinte:
Na minha opinião, não justifica mudar o relvado anualmente, para além de ser um custo elevado, passa a ser uma despesa fixa e acho que a direcção dispensa mais despesas.
Não tenho dúvidas que já terão sido apresentadas várias soluções, e se calhar uma delas seria fazer uma empreitada para melhorar certas secções do estádio que beneficiem o crescimento e sustentabilidade da relva, o problema será o elevado custo que esta empreitada teria, para além do tempo que demoraria a estar concluída, dependendo da magnitude da obra, mas duvido que durante a pré-época fosse possível conclui-la .
Portanto, creio que soluções existem, o que não existe é tempo e sobretudo dinheiro para as pôr em prática.
22 Abril, 2016 at 15:35
Uma boa notícia esta da mudança de relvado.
A grande vantagem que a nossa equipa têm de jogar em casa , no seio dos seu adeptos e num ambiente de grande emotividade e calor Sportinguista perde-se muitas vezes pela irregularidade do que deveria de ser um tapete verde exemplar, não fosse o verde a cor do grande SCP.
Quantos ressaltos já fizeram perder bolas ao artistas que não necessitam de olhar para ela quando a conduzem em dribles , favorecendo adversários menos tecnicistas ?
Quantos passes aparentemente fáceis para gente que joga da forma que o fazem os jogadores do Sporting se perdem para adversários que estacionados na paragem do autocarro se aproveitam para brilhar?
A única questão que se põe é se o novo relvado vai ou não corresponder às expectativas de uma equipa que sabe trabalhar a bola como ninguém e merece um campo onde possa traduzir em mais valias esta capacidade. Fazer um bom relvado nas condições existentes no estádio que foi desenhado por alguém que manifestamente não tinha nem adquiriu conhecimentos suficientes para isso pode ser uma tarefa muito complicada.
O estádio de Alvalade XXI ( gostos à parte), têm algumas coisas boas, a sua envolvência , a acústica, a relativa proximidade aos jogadores, não fora aquela aberrância do fosso e seria perfeito nesse ponto, a comodidade para os espectadores é um estádio acolhedor e pouco frio de inverno, têm no entanto um erro de concepção que o torna inibidor de um bom relvado.
As plantas (relva) necessitam de alguns parâmetros fundamentais para se desenvolverem corretamente, sendo o equilíbrio entre eles que vai determinar um bom ou mau desempenho no seu desenvolvimento saúdavel, a saber:
A luz – É a fonte principal de energia das plantas é na presença de luz correta e suficiente que se faz a foto-sintese que lhes dá a cor verde e a partir da qual a planta produz a sua energia, com pouca luz a planta definha amarelece e perde vigor. Ora este é um dos problemas dos Estádios muito fechados, como é o caso , podendo dar-se luz artificial, mas para além de ser cara não é a mesma coisa.
A água – É fundamental para a planta, como para qualquer ser vivo, se a planta tem falta de água desidrata e morre se tem excesso de água (muito frequente), como não pode sair de onde está asfixia. A importância do ciclo da água é a razão para que tenha de haver uma boa drenagem do solo, assim como um bom substrato onde a planta possa enraizar e desenvolver-se saudavelmente. Não conheço as condições do solo de Alvalade, mas este é um dos principais causadores de problemas de enraizamento e de aparecimento de fungos como pythium, phytophthora ou fusarium que levam à morte de plantas, não permitindo um relvado uniforme.
A temperatura- As plantas são seres vivos muito rústicos que podem suportar desde temperaturas negativas até extremamente elevadas, dependendo das espécies, mas algumas são muito sensíveis a extremos, as relvas em geral gostam de temperaturas equilibradas, sofrendo por vezes stress com temperaturas elevadas. No caso do Estádio de Alvalade , embora por vezes possa atingir alguns valores altos não me parece que possa ser esse o caso per si.
Cada um destes parâmetros tem soluções que podem ser encontradas para menorizar os danos, mas se juntarmos este cocktail de coisas más , pouca luz, temperatura alta e má drenagem e conseguir ainda assim fazer um bom relvado é obra de milagre.
22 Abril, 2016 at 16:13
Há campos de golfe em Miami e na Escócia. De certeza que há conhecimentos técnicos especializados em fazer crescer relva em locais com pouca luz ou muito calor e elevada humidade.
22 Abril, 2016 at 18:31
Mais uma herança do croquettismo. Um estádio novo concebido por incompetentes que nunca se lembraram que a qualidade do relvado precisava de ser incluída nos planos estruturais do estádio.
23 Abril, 2016 at 1:35
Parece-me que será o 8º relvado desde a inauguração do Estádio.
Por esse mundo encontramos estádios tão ou mais fechados que o nosso e com excelentes relvados.Porquê então este problema que persiste e sem solução aparente? Não sei mas fico com o pressentimento de que daqui por um ano voltaremos ao mesmo. Se não se corrigirem as causas teremos os mesmos efeitos…ou seja mais do mesmo.
23 Abril, 2016 at 7:51
Este relvado para o nosso rugby era um mimo… bem bom 🙂
Mas ainda havemos de jogar em Alvalade casa cheia a apoiar, com uma equipa made by us, a dar um espetáculo daqueles 🙂
I have a dream…