Não interessa qual o momento de forma das duas equipas, não interessa quem marca mais golos e quem tem o melhor treinador. Na paixão que move o Clássico, dentro de campo e nas bancadas, o vencedor é geralmente quem quer mais, quem não desiste e quem compreende que estão em causa muito mais do que 3 pontos.
A capacidade motivacional, para jogos como o de Sábado, é tão importante como a preparação das bolas paradas, das transições defesa- ataque ou que os posicionamentos.
Longe vai o Porto de Lopetegui, que chegou a Alvalade com um futebol assente na posse e em rasgos individuais dos artistas da frente, com os laterais subidos e os defesas centrais quase sempre mal colocados.
O Porto de hoje, de Peseiro, prescinde mais da bola mas ataca mais rápido, explora as costas da defesa, faz muito menos passes. Resultado? Marca mais golos, sofre muito mais.
Lopetegui estava a escorregar na luta pelo título quando foi despedido, é um facto, mas com ele à frente do Porto jamais o Arouca e o Tondela tinham ganho no Dragão. Da mesma forma que jamais o Porto teria ganho em pleno Estádio da Luz. Tudo o que é excelente em Peseiro, os golos, os contra-ataques, as jogadas ao primeiro toque, ainda não está plenamente incutido neste novo Porto, mas os princípios estão lá e muitos de nós recordamo-nos dos mesmos.
Os fruteiros jogam com o orgulho ferido, porque as expectativas criadas em todos aqueles jogadores cairam com estrondo à medida que as jornadas foram passando. Sabem que a luta pelo título só de deu realmente até Dezembro e a derrota em Alvalade ditou definitivamente o atraso que jamais viriam a recuperar.
Os fruteiros odeiam o Bruno de Carvalho e o Jesus, para além de não suportarem o estado em que se encontra a Torre do Dragão, que perdeu protagonismo nestes últimos três anos para ver o Sporting levantar mais títulos que eles. Os fruteiros pediam um Sporting forte, porque fazia falta à competitvidade do campeonato, mas começam a odiar o facto dessa competitividade não implicar que eles ganhem todos os anos, com qualquer treinador e qualquer plantel.
Os portistas sabem ganhar, e assumo sem qualquer problema que daria tudo para ver o Sporting levantar tantos troféus europeus e tantos campeonatos quanto eles, mas esqueceram-se que o futebol também é perder. E quando nos esquecemos que às vezes também perdemos, o vazio de títulos desorienta, as soluções são muitas vezes impulsivas e a fórmula repetida vezes sem conta até falhar de uma vez.
O investimento brutal dos últimos dois anos, principalmente, a escolha de jogadores do já conhecido catálogo Doyen, o aumento da folha salarial, as escolhas financeiras em prol das desportivas e a falta de verdadeiras referências no clube, formaram um cocktail não de sucesso mas sim de certezas bacocas: se ganhávamos a investir menos, a investir isto tudo só podemos ganhar. Mas para isso tem de ser um treinador, administradores sérios e jogadores que possam capitanear uma equipa.
Ao contrário de muitos, não desejo que nem Porto nem Benfica acabem. Eles dão toda a piada a este campeonato sujo. Ganhar-lhes é a alegria de um ano, ganhar duas vezes a de uma década. Saber que lhes podemos vencer títulos, que estamos à frente, que somos os bons e eles os maus, tudo isso alimenta a verdadeira essência do futebol e das rivalidades que elevam a grandiosidade de cada campenato.
Dá-me apenas gozo ver o estado de desorientação de um clube que corrompeu, enganou, aldrabou resultados e nos prejudicou vezes e vezes sem conta nas suas jogadas de bastidores.
Ver um portista falar da Doyen ou do caso dos fundos é para mim um dos melhores sketches de comédia a que posso ter acesso. Eles são os mesmos que fazem 100 milhões em vendas mas o dinheiro continua a desaparecer e os resultados a piorar, sem saber bem como. Eles são os mesmos que estão presos a agentes, comissões, catálogos e valores completamente surreais. Eles são os que justificam a presença dos fundos no clube de forma a tornar o clube mais competitivo, esquecendo-se que desde a mais agressiva presença da Doyen no Dragão, esses títulos desapareceram.
No Sábado só existe uma fórmula: ganhar. Porque somos melhores, porque somos diferentes, porque apoiamos a nossa equipa sempre e porque, ao contrário da frutaria, o título ainda está ao nosso alcance.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
28 Abril, 2016 at 21:27
fiquei a abarrotar com esta posta, uma autêntica delícia.
SL
29 Abril, 2016 at 0:20
e mais nada Maria.
Sábado lá estarei no meio dos Andrades já que não me despachei a arranjar bilhete e vou com bilhete de sócio dos tripas cedido por um amigo meu tripeiro.
Que gozo me vai dar gritar golo do sporting no meio deles,podes crer que o faço.
29 Abril, 2016 at 0:35
“No Sábado só existe uma fórmula: ganhar.”
É isto !
29 Abril, 2016 at 0:43
welldone Maria….. adorei esta semana…. foi só meter carvão, para se queimarem!!!
29 Abril, 2016 at 0:47
Maria eu gostava (muito) que o Sporting tivesse conquistado tudo o que o porto conquistou, no entanto, não dava tudo por isso. Muito do que conquistaram foi com base na ilegalidade e no crime e nós devemos opor-nos com todas as forças, a esta forma de conquistar títulos. Para sermos maiores temos que ser, indubitavelmente, melhores. Temos que partir, sempre, desta base.
Sábado temos que nos apresentar humildes e solidários para trazer os 3 pontos, tal como na lixeira. Ah, e já agora dava jeito estarmos com a mira afinada.
PS. iamlion14 no esclarecimento do post passado afirmaste que a situação do treinador não deveria acontecer, mas posso dizer-te que aconteceu nos campeonatos profissionais portugueses e que o treinador até é bem conhecido no mundo do futebol, inclusive havia a informação pública de que não iria marcar presença nesse jogo.
Alguma ideia se é possível haver castigo ou penalização?
29 Abril, 2016 at 8:24
Bom dia Pavel
É assim, eu estou a assumir que o controlo e identificação dos intervenientes dos jogos da liga profissional funcionam de forma semelhante ao que acontece nas associações de futebol distritais.
Se existe irregularidade deve ser possível fazer uma reclamação ou algo do género, no entanto não tenho conhecimento do tipo de castigo ou penalizacao que daí possa advir.
Como vimos, no recente caso Harramiz, quando isto acontece ao nível dos jogadores, uma das penas possíveis é a perda de pontos.
29 Abril, 2016 at 0:52
Se o Sporting tivesse conquistado aquilo que o porto conquistou éramos os maiores de portugal, sem sombra de dúvida, e estaríamos a lutar, em número de sócios, para sermos o maior do mundo.
Todos no porto sabem que a aproximação à doyen tramou-os muito bem (nem sabem como se vão desfazer do Brahimi) e qualquer oposição à Doyen seria dar razão a Bruno de Carvalho, a pessoa que mais odeiam no mundo do futebol, pois foi aquela que lhes foi tirar quota de mercado, lhes retirou a entrada direta na champions, lhes retirou títulos (não podem ganhar todos) e ainda a possibilidade de contrarem jogadores por valores mais em conta….
29 Abril, 2016 at 8:29
http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/04/falando-hipoteticamente.html
29 Abril, 2016 at 9:12
Está muito bom. Li-o logo pela fresca e faz-me todo o sentido!
Aliás até já dei comigo a pensar…
“Se o estado português não consegue cobrar a dívida de centenas de milhões de € ao actual presidente do slb, então como conseguiria o Sporting cobrar a uma off-shore?”
Z
29 Abril, 2016 at 9:15
Um grande abraço para os Sportinguistas de Leça de Palmeira, um pequeno bastião de Sportinguismo. Bateram no fundo dizem eles…Um off, como é aceitavel que adeptos do Sporting sejam socios do ACP depois das declarações Carlos Barbosa ? Alias como é que alguem é socio do ACP sabendo que este corja tem um salario de 20 000 euros ? O que ele faz assim de tão genial e que responsabilidades tem ? Salva vidas, é cirurgião ? Investigador ? Devia haver um ultimato
29 Abril, 2016 at 9:43
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT76834
29 Abril, 2016 at 9:33
Amanha espero que os bravos leões que vão aquele covil de mal feitores venha tão feliz mas tão feliz por lhe ter espetado umas ricas batatas … já não posso ouvir ne ler tanta corja junta …. 🙂 VAMOS GANHARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
29 Abril, 2016 at 9:36
Vai ser um jogo muito muito difícil! Quem desvalorizar o porco vai ficar desiludido! Eles têm jogadores muito bons e vão dar tudo o que têm para ter o balão de oxigénio de terem tirado o título ao Sporting! Vai ser muito difícil mas se tivermos completamente concentrados e a 100% podemos ganhar! E ganhando vamos apertar com os lampiões até ao fim! Vão à Madeira todos mijadinhos…
29 Abril, 2016 at 10:11
Eles vão à Madeira tão tranquilos como foram os tripeiros a Paços depois do golo do Kelvin… Esse jogo está entregue.
29 Abril, 2016 at 13:49
Hoje ainda há Guimarães e não acredito que o Sérgio Conceição pape grupos !
Um jogo de cada vez sff !
Não seria surpresa que amanhã se disputasse o 1º lugar do campeonato !
Para ganhar a este AssHoleB basta querer (e ter a sorte que nos faltou).
Há é por aí pouca gente a querer…..
29 Abril, 2016 at 9:43
Entramos no Dragão com 10 pontos de avanço. Vale zero durante o jogo, mas são 10 pontos. Este Sporting é melhor do que este Porto, em qualquer campo, dia e hora.
Por falar em almofadas, o estado em que se encontra a nação tripeira também torna apetecível o lugar de BdC no Sporting. Ao contrário do Benfica, que através do Mendes (e do Special One) pode negociar balões de oxigénio quando quiser, as finanças do Porto estão dependentes da Doyen e dos seus satélites, com os resultados que se conhecem.
O poder migrou para o estádio da Luz e o Benfica vai fazer milhões este ano com vendas para Inglaterra, Espanha e China. Reais ou verdadeiros, pouco interessa. Basta manter o dinheiro a girar na máquina lavadeira.
Já o Porto depende do Nélio. Os empresários amigos fugiram e dos treinadores e clubes cúmplices restam o Rui Quinta e o Marítimo. É pouco.
29 Abril, 2016 at 10:37
Enquanto houver Mourinhos, Valencias e Monacos, nada Lhes faltará.
O Porto começa a ficar entalado… em termos reais, têm pouca gente que valha dinheiro (Danilo, Indi(?), Brahimi(?), Ruben Neves), o resto é refugo ou gente desvalorizada pela idade ou falta de rendimento.
29 Abril, 2016 at 10:53
O porto tem uma esperança, na minha opinião.
António Oliveira como presidente.
Senão, nunca mais ganha nada. Qq outro gajo acaba com aquilo.
29 Abril, 2016 at 10:57
Não me parece que o Oliveira se meta nessa aventura, a não ser que comece a perder mesmo muito dinheiro. Ele ainda é o maior accionista individual da SAD portista…
29 Abril, 2016 at 10:59
esse não é o joaquim?
29 Abril, 2016 at 14:18
Não, é o António.
29 Abril, 2016 at 12:04
O Oliveira (ex jogador) não é parvo nenhum, sabe dos meandros, sabe falar… e talvez siga ali um caminho bem diferente do putedo.
Isto preocupa-me.
29 Abril, 2016 at 11:01
O maior defeito dos ditadores é nunca saberem quando é o tempo de saírem…
(isso e o facto de serem ditadores)
29 Abril, 2016 at 11:12
Até acredito que consigam meter esses e outros no mercado. Indi, Chidozie, Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Danilo, André André, Herrera, Bueno, Brahimi, Aboubakar, Corona, Quintero, André Silva… mas por que preço? E chega? Estão aqui 13 e a maioria requer intervenção divina para valer dinheiro a sério. Os bens naturalmente transaccionáveis já chegaram caros ao Dragão; por outro lado, vender um activo sem gorduras como o Rúben Neves não tapa o buraco. Só no Indi, Herrera, Brahimi, Aboubakar, Corona e Quintero o Porto estourou 50 milhões. E precisam de investir, se querem ser competitivos.
29 Abril, 2016 at 11:53
o fcp já estoirou… Mas a propagação demora tempo a dar sinais exteriores.
Em minha opinião, vão ser comprados por um gajo qualquer nos próximos 3 anos.
Z
29 Abril, 2016 at 9:50
Amém, Maria Ribeiro…. Amém!
29 Abril, 2016 at 10:01
Bom dia tasqueiros,
Eu acardito!
Amanhã vai ser um final de tarde de muito sofrimento, vou estar em viagem com o meu outro clube, jogamos às 21:30, saída para o jogo às 18:30, ou seja, fazer a viagem de autocarro durante o jogo com vários lampiolhos a chatear.
Eu quero ser o ultimo a rir!
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
29 Abril, 2016 at 11:28
É difícil mas é para ganhar…já só faltam 3 finais e se jogarmos o que sabemos, a juntar a alguma eficácia, a vitória será nossa!
“… UMA ESPERANÇA SEM FIM…MUITA FÉ NO CORAÇÃO…O SPORTINGUISTA É ASSIM…” Vamos lá ver o que nos reseva a tarde\noite de hoje.
29 Abril, 2016 at 11:28
Bom dia para a Familia da Tasca…
E muito em especial hoje…para os companheiros…:
“Placebo *** Ricardo Coração de Leão ”
Para eles uma grande abraço de parabéns (a sério e não “a fingir”…)…
Com desejos de muita saúde…
Muitos anos de vida…
E muitas alegrias dadas pelos “Leão Rampante”…!!
Quanto ao “petisco” hoje servido…mais um com todos os ingredientes…
E j´agora deixo-vos aqui uma noticia…
“Por onde passaram muitos dos exitos dos fruteiros”…
Retirado de um jornal “da especialidade”…:
“… Vice de Pinto da Costa gere máfia da noite Antero Henrique dava ordens diretas e controlava finanças.
Por Eduardo Dâmaso …
Novidade…??
Nenhuma…!!
Já todos sabíamos…só tenho uma dúvida…:
Será que o Vice é apenas “o representante do Capo pinto da bosta” e a parte visível de “um negócio” que tem como responsável máximo…o “protector” da brasileirinha…?
“Está bem entregue…o clube da fruta…!
Vamos mas é lá para trazer os 3 pontos…esperando que o apitador não seja frequentador dos “estaminés” da dupla “Pintantero”…!
Abraço do Max
29 Abril, 2016 at 11:36
Amanhã mais uma final onde só um resultado interessa. Quem quer ser campeão não desarma e no fim logo se vê.
#euvoulaestar
29 Abril, 2016 at 12:15
🙂
29 Abril, 2016 at 13:14
E vais almoçar a Gondomar com o Major Valentim
29 Abril, 2016 at 11:40
Placebo e Ricardo Coração de Leão
Parabéns e contem muitos.
Logo a prenda vem embrulhada em papel branco 🙂
29 Abril, 2016 at 11:57
Obviamente, qualquer clube em Portugal tem “inveja” dos títulos do porco.
Sei que a grande maioria dos SCPguistas não os queria do modo que foram ganhos (mesmo os internacionais, ajudou muito a folga no campeonato português… obviamente que ajuda a crescer estar todos os anos na champions e isso conseguiu-se com putas e café em Portugal. ).
Amanhã só temos de jogar o que está equipa sabe. O melhor. Nem é preciso transcender, basta jogar no topo.
So é preciso ter calma e confiança.
E ver ao que vem o asd.
Não quero que acabem.
Quero saber sofram, muito.
Não é vingança.
É justiça.
29 Abril, 2016 at 12:08
Excelente texto Maria!
Sábado eu e o MikeBoiRRas lá estaremos para apoiar a Turma de Alvalade!
Parabéns aos tasqueiros Placebo e Ricardo Coração de Leão! Abraço e SL!
29 Abril, 2016 at 12:17
Post excelente!
Só uma pergunta, nao acham que jj esta a preparar uma surpresa para o dragao?
Tipo joao pereira ou mané?
Nao sei pqe, mas…
29 Abril, 2016 at 12:20
Nem um nem outro, na minha opinião…
Sem surpresas.
29 Abril, 2016 at 12:39
Acho que a única diferença para o 11 da semana passada vai ser a entrada do Ruiz para o lugar do BC.
29 Abril, 2016 at 13:37
desde que não ponha um “david luiz” a LE está tudo bem! 😛
Z
29 Abril, 2016 at 13:52
Zandonaide para quando o regresso daquelas capas do rascord e da burla pa?
29 Abril, 2016 at 14:44
Falta tempo amigo… falta tempo 🙁
Z
29 Abril, 2016 at 16:42
É pena. O quanto eu me divertia a ler 🙁
29 Abril, 2016 at 12:48
Palavra de ordem para hoje, amanhã e para o que resta desta maratona: fé! Mesmo para quem não seja religioso, como eu, nenhuma outra serve.
29 Abril, 2016 at 12:50
Este castigo que o benfica sofreu agora no Futsal, com perda de 3 pontos, será que aconteceria se eles fossem precisos?
29 Abril, 2016 at 13:23
tu fazes cada pergunta …. lol 🙂 claro que não …
29 Abril, 2016 at 14:50
Claro que não, pá. Assim (mesmo que eu não concorde com ela), a lei foi aplicada.
29 Abril, 2016 at 13:11
Parabéns aos Pequeninos hoje ” Placebo e Ricardo Coração de Leão
29 Abril, 2016 at 13:14
este fim de semana tem tudo para ser perfeito …esta sol ..os taxistas estão em greve … o carnide se os deuses do futebol forem justos hoje perde pontos … nós amanha ganhamos … era tudo o que eu queria ..já nem peço o euromilhoes porque pode sair me 🙂 EU ACRADITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
29 Abril, 2016 at 14:10
Vou ao DRAGONNNNNNNNNNNNNN Apoiar o Nosso SPORTINGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG …..
29 Abril, 2016 at 14:17
Qual é a desculpa do Carnide para jogarem hoje?
Haverá situação mais clara do que esta, evidenciando que o Traficante manda nisto tudo?
Se fosse adepto do Vitória morria de vergonha. Toca a baixar as calças ao Traficante, não vá o gajo deixar de emprestar jogadores, ou ajudar nos salários em hora de aflição.
O Traficante Vieira tem os a todos presos pelos cojones.
Para o ano que vem regularizam a estória dos jogos à sexta, sábado, domingo e segunda, e aí, o Traficante e os seus cães treinados poderão dizer coisas como: “então, qual é o problema? não está a situação normalizada e regularizada? Foram vocês que lá meteram o Proença…”
Os mafiosos tentam sempre movimentar-se por entre os pingos de chuva.
29 Abril, 2016 at 14:20
Segunda, Taça dos Correios
29 Abril, 2016 at 14:36
Off.
E é só em Espanha?
http://www.elmundo.es/deportes/2016/04/29/57226a7f268e3e24628b459c.html
Todo o futebol foi tomado pelas apostas, agora perceberão porque alguns jogadores parece que fazem de propósito… e nem se esforçam
29 Abril, 2016 at 18:55
Acabarão por “matar” o futebol…!!
Abr e SL
29 Abril, 2016 at 14:40
Parabéns ao Ricardo e ao Placebo! Que a prenda venha logo à noite e que o dia seja muito bom!
29 Abril, 2016 at 15:55
Aqui está formalizada a ligação entre o Oporto e o crime organizado. Tudo “normal”. Mas atenção que o verdadeiro crime não é aquela “empresa de segurança privada” não ter licença. Aquela “empresa” é uma fachada. O verdadeiro negócio destes gangsters é a noite e depois a “empresa” faz a “limpeza”.
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/04/29/pinto-da-costa-e-antero-henrique-vao-a-julgamento
29 Abril, 2016 at 17:38
Alguém ouviu as declarações do JJ pre match?