«Sendo campeão, não apaga tudo, mas é capaz de amenizar um pouco todo este burburinho. Caso contrário, o burburinho é capaz de aumentar». A frase é de Miguel Paim e, com exactamente estas ou com palavras semelhantes, ficou-me retida no pensamento desde o momento em que foi proferida.
Importa dizer, desde já, que este não é um texto para atacar Paim ou quem quer que seja, muito menos para criticar quem resolve jantar com outros Sportinguistas para analisar o clube do ponto de vista que lhe parece o mais acertado. Também não serve para mandar para a fogueira todos os que discordem de uma, cinco ou dez medidas da actual direcção, até porque esta coisa de ir ficando mais crescidinho já me fez perceber que, ao contráro do que o meu lado utópico insiste em fazer-me acreditar, dificilmente teremos uma nação verde e branca a rugir para o mesmo lado (talvez se formos campeões nove vezes em dez anos). A questão não deve ser posta de uma forma “estás comigo ou estás contra mim” e sou totalmente adepto de pessoas que pensam pela própria cabeça e que, com isso, procuram a crítica construtiva sempre no sentido de tentar melhorar e engrandecer o Sporting. Felizmente, a maioria dos adeptos que conheço cabem nesta categoria.
A questão é que, infelizmente, também existe muito boa gente que continua a olhar para o dia-a-dia do Sporting como uma feira de vaidades, como uma escadaria para a glória pessoal, como uma ida ao estádio em que o jogo é visto na tv do restaurante da zona vip, não só porque a comida está incluída no convite, mas, mais, porque é esse o local para mover influência e trocar cartões pessoais. E, com isto, chegamos a uma semana tão importante e somos verdadeiramente cilindrados com notícias e com decisões de tribunais que parecem ter sido cirurgicamente conciliados (é só coincidência, claro).
Claro que um Sportinguista que se preze já está habituado a sentir-se parte do desembarque na praia do filme Soldado Ryan, mas aquilo que incomoda mais do que as bombas a caírem ao redor é olhar em volta e ver que existe quem sorria face a esta situação e que a aproveita para fazer crescer o eco destes ataques. É olhar para o lado e ver Leões que, quando lhes dizes para correr, tentam bater as asas e que, quando lhes dizes para rugir, parecem cuspir fogo (vá, isto não era uma piada fácil ao facto do Rui Barreiro ter passado a assinar artigos de opinião no jornal O Jogo).
E, com isto, o burburinho aumenta e o grande objectivo é atingido: a confusão e a dúvida instala-se entre os Sportinguistas, alimentada por parangonas jornalísticas. É triste constatar, por exemplo, a prontidão com que a comunicação social portuguesa aplaude “as vitórias da Doyen”, a mesma que, um pouco por todo o mundo, tem sido derrotada e tem ficado associada a diversos escândalos lesa-futebol. Importa lá se é um clube português em guerra com um fundo que já se percebeu como funciona, importa lá se essa luta do clube português é elogiada e aplaudida internacionalmente; importa, isso sim, atacar o Sporting em favor de uma empresa offshore sediada em Malta. E para quem acha que o Sporting devia era pagar e calar, seria bom pensar que existe um recurso em marcha e que devemos levar a defesa do mesmo até final (já agora, para que conste, eu continuo a achar que o que se fez em relação à Doyen foi um acto de gestão lúcido e pensado à luz das necessidades do clube nessa altura. E, imaginando que até viremos a pagar, continuo a aplaudir o movimento que nos atirou a despesa para uma altura em que podemos pagá-lo sem ficar com a corda na garganta).
A propósito de dívidas, derrotas em tribunal e, como alguém atirou para a capa de um pasquim, o risco iminente de falência, seria bom que os Sportinguistas parassem um pouco para pensar que todo este burburinho surge na sequência da divulgação dos números dos milhões que o benfica dispendeu em “comissões” com as transacções de jogadores. E o que é que isso nos mostra? Que do total de vendas de 212 milhões de euros, o benfica apenas viu entrar no clube 130,7 milhões, ou seja, mais de 82 milhões foram gastos em compromissos com terceiros, gastos com serviços de intermediação e valor liquido contabilístico do direito do atleta à data de alienação, valor correspondente a 38% das vendas. Por exemplo, em termos líquidos, o Benfica apenas encaixou 300 mil euros com Garay e deu-se ao luxo de pagar comissões superiores a 5 milhões de euros com dois jogadores da formação (Bernardo e Cancelo) dos quais detinha 100% do passe.
E a propósito de passes, também seria bom que os Sportinguistas mais incomodados com todo este burburinho financeiro, se lembrassem de dois pormenores curiosos: o Sporting tem vindo a recuperar a percentagem dos passes dos seus principais atletas e, apesar do presidente Bruno de Carvalho já ter manifestado publicamente o seu comprometimento com a não venda de alguma das jóias da coroa leonina, a verdade é que o encaixe financeiro resultante da negociação de um desses jogadores será almofada suficiente para abafar os nelinhos e todos os arautos da desgraça. Os mesmos arautos da desgraça que fazem subir de tom o burburinho para fazer esquecer, por exemplo, os passes de três mãos cheias de jogadores do benfica (incluindo o vou para Manchester mas já não Vou Gaitan) que foram usados como garantia bancária. Os mesmos arautos da desgraça que fazem subir de tom o burburinho para fazer esquecer os constantes empréstimos obrigacionistas que são uma constante bomba relógio no universo do esseElBê (o que vale é que vão renegociar com a Nos e fica tudo resolvido antes do Vieira emigrar para o Brasil). Os mesmos arautos da desgraça que fazem subir de tom o burburinho para fazer esquecer que o fantástico projecto de formação está em risco de cair na terceira divisão, depois de mais tempo a ser injectado que as nádegas do cometa Sanches.
Mas sabem o que me faz sorrir no meio de tudo isto? Não, não é ser um tolinho que acha que tudo o que se passa em Alvalade é perfeito, muito menos é ser um tolinho que acha que deve atirar água benta a tudo o que a nossa direcção decide. O que me faz sorrir é que, pese todo este burburinho, há um burburinho que não pára de crescer de semana para semana. É aquele burburinho que enche estádios que não são o nosso e transformam o nosso num estádio quase cheio seja contra que adversário for. Pois é, pessoal. Continuamos a desembarcar na praia, com bombas a cair a toda a volta, mas, caraças, por cada um que parece bater as asas vejo dez que fincam as patas no chão. Por cada um que cospe fogo, vejo dez a rugir. E é este burburinho bom, são, capaz de desmistificar e desarmar rumores e armadilhas, que os deixa loucos de raiva. E que, a nós, nos faz ficar loucos da cabeça. Porque o Sporting vai jogar e porque temos a certeza que, independentemente do desfecho deste campeonato, entraremos no próximo com uma dinâmica de grupo cada vez maior e cada vez mais fortes (a propósito, para clube falido, que raio de ginástica a nossa que nos permite estar em vias de fechar o plantel para a próxima época ainda antes da actual estar terminada…).
28 Abril, 2016 at 8:11
Nesta fase da época estou-me a cagar para o burburinho, Doyen, slb, etc o que me interessa é o Sporting e o jogo no dragão; o Guimarães, o Marítimo e o Nacional!
Em resumo é isto:
“O Sporting Clube de Portugal informa que os 2.500 bilhetes para o ‘clássico’ da 32.ª jornada no Estádio do Dragão esgotaram em Alvalade no primeiro dia de venda destinado aos Sócios com Gamebox 2015/2016 e com 13 anos de Gamebox Sócio no novo Estádio José Alvalade (o universo total eram 5.770 Associados).”
28 Abril, 2016 at 8:22
E eis a maneira como ele pensam mais uma vez que conseguem parar a onda de varrer o estádio dos corruptos.
Sábado, não duvido que só se vai ouvir puxar pelo Sporting!
28 Abril, 2016 at 11:27
Ora aí está.
O que interessa agora são as nossas finais e nisso temos mostrado estar sempre unidos. Do resto, tratamos a seguir.
28 Abril, 2016 at 19:06
++++++++++++++++++++++++++++++1
28 Abril, 2016 at 8:31
Bom dia tasqueiros,
Grande texto.
Sim pensamos pela nossa cabeça.
Sim não concordamos com tudo o que a direcção faz.
Sim acarditamos na equipa.
O que nos une será sempre mais forte do que o que nos separa
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
28 Abril, 2016 at 8:39
O Sporting ja acabou????
É que ontem ja la vinha o apocalipse de ter de pagar 60k ao Carnide por estragos na Etar… Mais 250k ao portento da gestao desportiva Freitas q agora continua a sua ascençao meteorica na 2a Liga francesa… Mais o paleio do Nelinho e que tem de se pagar ja porque essa coisa dos recursos é so para os outros ganharem.
Estou atento e estou tranquilo. Tudo tem sido feito com timming… Entao as parangonas desta semana eram mais q esperadas. Espero sim é que isto tenha sido acautelado no lugar certo: no balneario.
Bom… Tranquilo 100% nao estou. Ja sei que vou pperder pelo menos metade do jogo no sabado pela TV. Estou danado… 😐
28 Abril, 2016 at 8:53
Lindo , lindo, mas mesmo um espectáculo, era a resposta em campo ser avassaladora ( acredito que sim ) , ganhar o jogo (acredito que sim), e continuar a ver toda essa gente a espumar e debitar ódio por todos os poros, o que eu acho e acredito que nos tornará cada vez mais unidos e fortes.
28 Abril, 2016 at 9:13
Ja esta na hora de abrir-mos a pestana!
Estamos sempre a encaixar os golpes como uns coitadinhos! estamos no top 7 dos clubes com mais socios no mundo e na CS parece que somos um clube estrangeiro a defrontar 2 clubes Portugueses.
Se eu fosse o Bruno perdia o amor a uma das joias, para reequilibrar esta questão da CS.
Precisamos de um novo grupo de imprensa, financiado por nós de forma indirecta.
Pelo que me lembro a Sporting tv custa 1.8ME por ano, um jornal menos de metade.
Um jornal desportivo “isento” e respectivo canal, estilo a bola e bola tv, custaria à volta de 3ME ano. Se quizermos ser mesmo pérfidos juntamos aqui um clone do correio da manhã,mais 1ME, querem escandalos e polemicas? O reino lampionico é uma fonte inesgotavel.
20ME eram 5 anos de comunicação pagos.
O rascord ja esta à beira da falencia, deixa-los a lutar com a bola pela niche lampionica era so o empurrao de que precisam.
O jogo faz o jogo do norte, a bosta e o record o jogo da lampionagem, precisamos de um jornal e tv “isentos” para expressarem os nossos pontos de vista. Algo que a nossa blogosfera ja faz, mas num jornal com tiragem nacional e numa tv independente!
O mercado nao valorisa o consumidor Sportinguista, mas 138mil socios é muito mais que a tiragem do rascord, o jornal desportivo mais vendido!
Nenhum socio voltaria a comprar esses jornais se tivesse uma alternativa, ja para nao falar nos adeptos.
Temos de dar aos Sportinguistas uma alternativa valida! Não somos consumidores de 2a, pagamos a RTP para nos insultarem, pagamos bilhetes para sermos roubados à descarada, pagamos sport tv para manipularem imagens com intensão de nos prejudicarem.
Alias isto ja devia ter sido feito depois da “crise” macaco silva/ Bruno de Carvalho, um exemplo duma crise criada exclusivamente pela CS.
É um erro desta direção, nao ver a importancia dum jornal desportivo/tv que passe os nossos valores e posiçoes! Que permita atacar o sistema, os compadrios duvidosos, as arbitragens tendenciosas. Chamar os bois pelos nomes, isto é um trabalho de verdadeiro jornalismo que poderia ser feito de forma “isenta”.
Obviamente com uma agenda estabelecida por quem paga, como nos outros jornais. Equilibrar a situação e contra-atacar!
A isenção nao existe, basta ver na politica, és de esquerda ou de direita e isso condiciona sempre a leitura dos factos!
Estamos em guerra temos de ser inteligentes!
Nao adianta boicotar temos de os sufocar, empurra-los para a falencia!
20ME vale a pena, em 5 anos podemos fazer muitos estragos e dar tempo que o jornal se torne rentavel por si proprio.
28 Abril, 2016 at 9:36
Eu acho que não temos de ser tão maus quanto eles para os levar de vencida.
Temos de ter paciência, que com o tempo lá chegaremos…
Acho que o melhor a fazer é tentar apelar aos benfiquistas moderados, e dar-lhes o máximo de informação possível para que as coisas mudem por lá.
Quanto aos lampiões, esses nunca iram mudar por isso que safodam.
Eu não quero que o Benfica se extinga, só quero é que compitam com dignidade.
28 Abril, 2016 at 9:49
A sério? Tens conciencia de viver na era da informação? Tens consciencia que a imprensa num país normal deve reflectir o espectro das opinioes no país e que nós representamos um terço dos consumidores?
Claro que se o oscar da pureza imaculada for confundido com o do abismo da burrice, fica complicado de lidar com um adversario que além de corrupto é inteligente!
28 Abril, 2016 at 10:09
Sim, vivemos numa era da informação, mas não me parece que um clube se tenha de substituir a órgãos de comunicação social supostamente isentos só para manipular a opinião publica.
Isso é exatamente o que os lampiões fazem e nós criticamos…
Será que somos melhores do que eles se vamos usar as mesmas táticas!?
Levando as coisas ao extremo, e eu sei que não foi isto que disseste, a seguir vamos também tentar controlar a Liga e a APAF…
Eu não quero substituir o sistema por outro, como o Benfica fez com o Porto, eu quero é que o sistema morra, e isso inclui a manipulação de noticias nos meios de comunicação social, seja de que clube for.
28 Abril, 2016 at 11:06
Que argumento ridiculo!
28 Abril, 2016 at 11:47
Ora aí estava uma coisa que eu “gostaria de controlar”…
A Liga e a Apaf…
E garanto-vos que não ia aproveitar isso para prejudicar fosse quem fosse…
Sim…nem o benfas…!
O que eu queria…era mesmo que as vitórias dependessem apenas do valor das equipas…
Também um ou outro azar ou sorte…porque como dizem…
Isso “faz parte” do jogo…!
SL
29 Abril, 2016 at 2:47
Os órgão de comunicação social desportiva não são isentos. A erosão do interesse geral e de Sportinguistas em particular em comprar jornais desportivos fez a bola e o record aprofundar mais ainda a sua parcialidade abandonando completamente o cliente Sportinguista e apostando tudo no benfiquista como alvo. Hoje a bola e record apostam tudo em tentar um ser mais benfiquista do que o outro. O Jogo é do fruteirense.
Jornalismo desportivo a sério em Portugal não existe.
28 Abril, 2016 at 10:51
É isso mesmo, Lobão!
28 Abril, 2016 at 9:52
Pois eu concordo contigo.
28 Abril, 2016 at 10:41
já o disse aqui várias vezes.
esse caminho tem de ser feito… nem que seja para por cá fora as noticias menos agradáveis dos outros dois clubes.
Ontem já era tarde ter uma TV e um Jornal “isento”.
e não, não temos que comprar almoços nem telefonar a pedir “um bom jogo”!!!
agora uns correrem de sapatilhas e outros descalços é que não me parece bem…. e que eu saiba não somos kenianos!
28 Abril, 2016 at 12:19
Certo, mas não acho que o melhor caminho seja gastar os 20 milhões em 5 épocas para comprar um jornal/tv “generalista”…
O clube pode e deve denunciar as situações menos claras em todos os sectores que nos prejudiquem, seja arbitragem, CS,…
Mas não se deve querer substituir a agentes que devem ser imparciais.
28 Abril, 2016 at 12:47
“O clube pode e deve denunciar as situações menos claras em todos os sectores que nos prejudiquem, seja arbitragem, CS,…”
Então, mas depois não voltamos à história do fala-se demais, falando muito perde-se o impacto… Etc., etc, e outras pérolas do género???
28 Abril, 2016 at 13:22
Enquanto a critica for essa durmo eu muito bem descansado.
Já houve algumas declarações menos felizes, mas por exemplo as 4 reflexões de ontem foram todas na mouche. Não me incomoda muito 2/3 declarações menos conseguidas…
E esses argumentos normalmente é de quem não consegue discutir o conteúdo, e então atacam a forma.
Para alem de que a comunicação do Sporting não tem necessariamente de estar centralizada sempre no Presidente, podem e devem haver mais interlocutores das mensagens que se querem passar.
28 Abril, 2016 at 14:34
Mas sera tao dificil de perceber a vossa imaculada alteza que esses orgãos supostamente isentos nao existem, nem podem existir?
Nao conheces nenhum benfiquista que respeites, que é tao honesto e inteligente como tu, mas que perante os mesmos factos faz uma leitura diferente da tua?
Nao porque é manipulado, mas porque pensa de forma diferente da tua e tem direito à opiniao dele!
A imprensa existe para espelhar as diferentes correntes numa sociedade, a verdade é a percepçao de cada um!
As ciencias comportamentais ja provaram que perante um facto, cada testemunha vai ter uma verdade diferente, fruto de mil e um factores!
O problema é que por multiplas razoes, a nossa verdade nao tem voz na imprensa mainstream, e isto prejudica-nos muito!
O objectivo nao é silenciar os outros, que têm que compreender que sao manipulados, e aderir à nossa verdade unica qual 1984 e os pensamentos criminosos.
Isto é uma postura ridicula!
28 Abril, 2016 at 14:49
Se a comunicação social atual refletisse só “uma leitura diferente dos factos” eu aceitava, a questão é que isso não acontece, porque é claramente manipulada por o “São Gabriel”.
Porque uma coisa são leituras, outra coisa é a manipulação clara de fatos, desde omissões a invenções.
Agora até pegando no teu ponto de vista, que é para mim é correto, de que as interpretações dependem sempre de quem as observa, quem achas que ia dar alguma credibilidade a um jornal que é propriedade de um clube em relação a temas relacionados com os outros clubes!?
E para noticias do clube já temos o nosso jornal.
Ou o que sugeres é que o façamos de forma dissimulada como os de Carnide!?
Eu recuso-me a que usemos do mesmo tipo de manipulação da informação que eles usam.
E continuo a achar que o papel de um clube não é o de ser “dono” de um meio de comunicação social que se esconde por trás de uma aparente isenção.
28 Abril, 2016 at 11:52
Enquanto todos os Sportinguistas não concordarem com isto seremos sempre espezinhados por todos.
A CS manipula tudo e todos. Emigrem, deixem de ler “notícias ” e jornais e vejam como isto é verdadeiro. Impressionante!
Algo tem que ser feito neste sentido ou num parecido para que nos respeitem. Vamos parar de ser ou parecer “certinhos” e vamos para a guerra. Não é que o vieira fez isso e hoje tem ao seu lado… o principal inimigo, o qual derrubou com este golpe! Sintomático.
SL
28 Abril, 2016 at 12:13
No dia em que vir semelhanças entre o Bruno de Carvalho e o Vieira é o dia em que deixarei de votar nele…
Felizmente para todos parece-me que esse dia nunca chegará.
28 Abril, 2016 at 12:53
E o facto de que desse que BdC foi eleito o “derrubado” pelo orelhas, nunca mais ganhou um caralho no futebol… 0… Bola…nickles…zilch… Nothing… Por isso andam tão juntinhas e tão carinhosas uma para a outra, as nádegas…não serà um ou outro “quisto” que as separará…
28 Abril, 2016 at 14:59
Mais barato que isso tudo seria passar o nosso jornal SPORTING a diário 😉
28 Abril, 2016 at 15:05
Isso já é feito na Sporting TV e parece não resultar 🙁
28 Abril, 2016 at 19:12
É um caminho e é válido, sacrificar o idealismo ao pragmatismo é uma estratégia comprovada, a questão é queremos ir por aí? Ou continuamos como o poeta que dizia “não sei para aonde vou, só sei que por aí não vou?
28 Abril, 2016 at 9:17
até sabado vai ser sempre assim …. ou melhor até ao final do campeonato mesmo … o melhor é a gente rir se desta treta toda…. estou que não posso de os ouvir … sim porque ler já há muito que desisti ler a pasquinada
28 Abril, 2016 at 9:27
“Ser campeão é capaz de amenizar um pouco o burburinho” assim, só naquela. O que é isso de ser campeão quando temos de pagar 60 mil euros ao carnide e depois abrir falência? ..é coisa pouca, não muda nada.
Ou são burros, ou são estupidos ou é mesmo isso: loucos de raiva. Vejam bem a quantidade de gente que andava a mamar na teta do renato.. digo, dos Godinhos e cRoquettes
28 Abril, 2016 at 9:36
grande texto, aplaudo de pé.
O mundo sabe que
Pelo teu amor eu sou doente
Farei o meu melhor
Para te ver
Sempre na frente
Irei onde o coração
Me levar e sem receio
Farei o que puder
Pelo meu Sporting
e o sporting vai jogar…………..
28 Abril, 2016 at 9:54
Desde 2002, que não me lembro de ver uma equipa do Sporting tão superior aos nossos rivais. Apenas uma conjugação estúpida de factores (alguns externos) nos impediu de ser campeões.
O mérito é de Jesus e do Presidente.
E se o Jesus tivesse Carrillo, Nani e Cedric…..
Houve erros? Claro que sim. E espero que o Presidente aprenda com eles (“Olhem bem para nós, que estamos em 1º lugar”?!?), mas só posso elogiar o trabalho feito nestes 3 anos.
O Presidente não precisa de grandes campanhas, nem de processar ex-presidentes para ganhar as eleições. Basta fazer aquilo que tem feito até agora: trabalhar e defender os nossos interesses como se não houvesse amanhã.
28 Abril, 2016 at 10:04
É isto Cherba. Sobre a doyen, nélios, mendes e afins: as vendas de jogadores são o oxigénio que permite aos clubes respirar; ceder passes e % de passes a terceiros é suicídio.
28 Abril, 2016 at 10:16
Continuo sem perceber a necessidade do presidente falar do Benfica.
Alertar, esclarecer?
Por mim, que vivam na ilusão. Tenham passes penhorados, façam empréstimos, ofereçam um terço das vendas a intermediários, não é problema meu. Quanto mais ignorantes, melhor.
Veja-se o Porto, que viveu anos e anos com este modelo de gestão, e agora os adeptos acordaram. Mas é tarde… estão entalados com os Brahimis, Casillas e Indis. Vão dar a volta, pois vão, mas vai demorar tempo.
Não admito ser um anti-Benfica, e muito menos colocá-los como bitola do que for. É algo a rever, urgentemente.
Depois, com todo o ruído diário, acções como a da final da taça de andebol nem se ouvem…
Por último, lembram-se do Bruma? O Baldas todos os dias ameaçava, insultava, falava a torto e a direito. O Sporting respondia? Silêncio… e no fim deu o que deu.
28 Abril, 2016 at 10:39
Na mouche.
Já cansa. Falamos mais do rival do que nós próprios.
28 Abril, 2016 at 15:14
+1
28 Abril, 2016 at 19:52
A questão do carnide é interessante porque não é assim tão preto no branco como dizes, o SCP ou o BdC (como quiseres) fala do carnide, não por causa do clube em si mas por causa do sistema que ele controla, género cortar a cabeça á serpente, porque se os esquemas do carnide forem por água abaixo o sistema caí e o nosso papel nesta fase tem de continuar a ser gritar “o rei vai nu…” o JR fez o mesmo com os corruptos do norte (infelizmente a saúde não lhe permitiu levar essa guerra a bom porto) o orelhas fez isso com o pintinho, malhar, malhar, malhar…
Quanto ao resto eu por mim não se falava do carnide nunca, não estou minimamente interessado em saber notícias do galinheiro o que fazem ou deixam de fazer é indiferente na minha maneira de ver as coisas, ao contrário dos lampiões que nos odeiam, eu não tenho a minima inveja do carnide, não me identifico minimamente com o que representam e nem sequer secretamente gostaria de ser como eles, ao contrário da maior parte dos lampiões que na verdade e lá no fundo invejam aquilo que todos nós temos, a nossa fé clubistica independente das vitórias, o nosso idealismo, a nossa permanente luta contra o sistema, o nosso desportivismo nato, o querermos fazer as coisas da forma certa em vez de irmos pelos “atalhos da vida” e claro que todo aquele ódio primário não passa de sublimação face a algo que na realidade e lá no intimo eles acham superior…
E depois, depois claro vem o nosso meio sócio-cultural fazer o resto, no fim de contas vivemos no País do “elogio da mediocridade” se dizes que és diferente e/ou superior (ás vezes basta o diferente) tornas-te automáticamente num alvo a abater…
Querem exemplos? Em todas as págs de indole Sportinguista aparecem ás claras ou encapotadamente um dois ou mais lampiões a comentar as nossas noticias, a tentarem vender o peixe deles de forma contínua, até parece aquelas cenas de evangelização porta a porta dos mormons ou das testemunhas de Jeová…e eu e nós?
Tou-me a cagar, não frequento ou consulto pags de lampiões (não estou a dizer que nunca tenha entrado numa para seguir uma noticia por exemplo) ignoro completamente o que escrevem, comentam ou falam porque simplesmente NÃO ME INTERESSA e 99% dos Sportinguistas que conheço procede da mesma forma!
Isto tudo para dizer que por mim também não se falava ou comentava o carnide MAS COMPREENDO PERFEITAMENTE a necessidade estratégica de o fazer, como compreendi com o JR vs o fcporco
SL
28 Abril, 2016 at 10:23
Pessoalmente, acho que a direção está a fazer um bom trabalho – mesmo tendo em conta as bombas que estão a cair de todos os lados. Contudo, não me revejo em algumas “políticas de comunicação” que são tomadas – p.e., a “bicada” ao Porto por causa dos bilhetes.
Vamos esperar para ver o legado que fica e a resposta que os sócios darão em Março do próximo ano.
Zlatan deseja a todos um bom dia. 🙂
Zlatan out.
28 Abril, 2016 at 10:38
Sendo assim eles não podem vender esses jogadores com os passes penhorados certo?
28 Abril, 2016 at 10:53
Eles Podem Tudo…
Eles Podem Tudo…
Eles Podem Tudo…
E Não (querem) Deixam Nada…
“REVOLUÇÃO”
SL
28 Abril, 2016 at 10:51
A grande ilusão, vulgo BURBURINHO, é que, MAIS UMA VEZ, já o deveríamos ser (CAMPEÕES) e o mais, que estatisticamente, provável é que não o venhamos a ser…
Obviamente que ninguém… passa ‘cheques em branco’ nem a esta, quanto mais a outras direções…, mas no fim o que conta são os números (os dos canecos…)…
Espero e desejo que, quer os ‘sportenguenses’, ou ‘burburenses’ que este ano até foram minimamente aceites entre nós…, quer aqueles SEMPRE SPORTINGUISTAS não se esqueçam do que andamos aqui a dizer o ano todo… É que no fim as contas fazem-se…, mas com as parcelas que foram pondo durante todo o exercício…
Não há cá vitórias morais… mas FODA-SE… SÓ NUM PAÍS PODRE É QUE ESTE SPORTING NÃO GANHA(OU) O CAMPEONATO…
O ‘burburinho’ faz-de, desde já, pois com a ‘vitória no saco’… é preciso apimentar a concorrência para uma tentativa de verão quente…
TÊM A PALAVRA OS SPORTINGUISTAS… DE FORA E DE DENTRO DO CLUBE…!!!
p.s. Palmadinhas nas bochechinhas… QUE MERDA É ESTA…??? ERA UMA CACHAPORRA NAQUELA CORNADURA QUE O VIRAVA DO AVESSO… Não há cá mel oh JJ…!!!
#VAMOSTAPAROFOSSO
SL
28 Abril, 2016 at 10:52
E as reflexões continuam…
Uma parte do “jogo fora das 4 linhas” – a comunicação social
Nota introdutória: Quem não está nesta área do desporto acha que não interessa. Mas quem percebe os meandros do futebol sabe que a comunicação social tem um peso muito grande no que se passa dentro das 4 linhas. Nunca subestimem o valor de “controlar” a informação e os danos que a “manipulação” da mesma criam.
Vamos a isso…
Ninguém percebe quem é Rui Pedro Braz!
Porque fez a TVI de um total desconhecido um comentador cheio de “moral”? Ele fala de tudo, ele sabe de tudo, tudo lhe chega às mãos….
Estes “fenómenos” mediáticos intrigam-me e lá comecei as minhas pesquisas e reflexões…
Em primeiro lugar analisei (e foi fácil) que “manipula” a informação e erra em quase tudo…. Isto fez-me começar a suspeitar… O modus operandi era-me conhecido e a “mentira” sucessiva também…
Depois comecei a ouvi-lo a “cantar” e pareceu-me ser a melodia igual aos de outros “rouxinóis” que de forma concertada vão dando música a quem consome televisão como se de verdades absolutas se tratasse…
Ascensão “meteórica”, cheio de “moral”, “costas quentes”, informações “duvidosas”…
A triste figura que fez ontem onde, metendo os pés pelas mãos, tentava explicar as minhas supostas contradições no caso Doyen… (confesso que a sua actuação deve ter criado inveja a muitos malabaristas do circo).
Tudo começava a bater certo mas no Séc. XXI as respostas não estão no feeling, estão no Google!
E lá fui eu e deparei-me com esta pérola:
“T1 PASSOU A ASSEGURAR COMUNICAÇÃO DA MEDIA CAPITAL
Por Elsa Pereira a 22 de Março de 2012
A agência T1 Consultores em Comunicação, coordenada por João Gabriel, passou a trabalhar a comunicação institucional do grupo Media Capital, conta que, até ao fim de 2011, estava a cargo da Lift. (…)
A João Gabriel, responsável pela T1, cabe também a comunicação do Benfica.”
Afinal onde há fumo há fogo… Rui Gomes da Silva tem um papel, Rui Pedro Brás recebe um papel, Guerra e restantes “cães de fila” falam do papel… Todos com um denominador comum: João Gabriel.
É caso para perguntar: quanta porcaria cabe dentro de um T1? E chegará o “papel” para limpar tanto esterco?
O cheiro é intenso e acho que se procurar mais um pouco vou avançando nas reflexões…
Aos poucos eu vou chegando lá e comigo todos os que se interessam na reflexão sobre o tal “jogo fora das 4 linhas”.
BY The Presidente
28 Abril, 2016 at 10:59
Esse Rui Brás ontem foi demais até espumava da boca por BdC ter atacado a nomeação do Paixão.
“Ah não falo de arbitragens mas o Sporting foi beneficiado pelo Paixão (esquecendo o golo mal anulado ao Teo).” ” Ah e tal o Paixão marcou um penalti contra o Boifica.” Malandro marcou um penalti contra o boifica, ainda por cima bem marcado, malandro corrupto.
Esse Brás é um lambedor de escrotos vermelhos nojento.
SL
28 Abril, 2016 at 11:22
E ainda por cima é paneleiro.
28 Abril, 2016 at 13:21
Está implicito “lambedor de escrotos ” 🙂
28 Abril, 2016 at 16:06
tadeu +1 pela tua pesquisa.
é sempre importante perceber como as coisas funcionam embora todos no fundo já sabemos os circuitos que estão ligados entre si.
eu acho por exemplo incrivel como na era dos panama papers em relação as offshores que toda a gente condena ( acho eu ) se batem palmas a um offshore doyen e temos mesmo sportinguistas ( ou não, talvez o nome mais apropiado seja chulos ) a defender este offshore em especial, tudo serve para essa gente.
braços no ar
todos de pe
vamos cantar
doyen alé
28 Abril, 2016 at 10:56
Burburinho!!!!!!!
Pro caralho, andar a levar na peida de toda a gente é que era bom.
Discutir o terceiro e quarto lugar com o Braga e Paços é que é fixe.
Até o Paços foi à champions devido ao nosso adormecimento.
Claro que acho que deveríamos ser campeões e que falhamos na jornada decisiva contra os bois de vermelho mas ainda há três jornadas.
Além disso recordo que o golo dos bois de vermelho contra o RIo Ave foi marcado por um rapazinho cujo passe custa 18 milhões e nós temos o titular da Colômbia por 3,5.
Pelo que o Sporting com menos recursos está a fazer muito mais e ainda vai vencer o titulo.
SL
28 Abril, 2016 at 11:00
O que me preocupa é haver certos pseudo sportinguistas como esse Rui barrotes que prestam a vassalagem na máquina lampia…a pluralidade de opinião não justifica tudo….
Será que o famoso jantar teve o tacho no Pasquim do norte como troca…
A minha pergunta é… É nestas pessoas que querem confiar o futuro do nosso clube?…onde andaram elas nos anos do 7 lugar nos 6 a M ir à liga dos campeões …nos 13 sem pavilhão?
Com 515M€ e pavilhao construido é muito facil…
A minha preocupação não são as nadegas nem Vítor Pereira e amigos…a minha preocupação é mesmo daqueles que se dizem sportinguistas e posteriormente prestam serviços aqueles que nos querem derrotados.
Sobre a comunicação social portuguesa…infelizmente… Não há!!!
28 Abril, 2016 at 11:28
A posição ocupada, agora, por Vítor Pereira é de extrema importância para delinear o campeão nacional. Basta ser um indivíduo corrupto para estares todas as semanas com os colhões nas mãos.
Temos de continuar a denunciar, dar nomes aos bois, assim é que se fala.
Mesmo ontem, naquele programa de merda da CMTV estavam três anti-Sporting mais o Fernando Mendes. A pivot desse programa é uma cabra de todo o tamanho. Tudo bem, está a fazer o papel dela de intriguista (audiências), mas foda-se… sempre a martelar no mesmo? CUM CARALHO. Porque é que essa puta não diz aos seus chefes que preferia mamar na pila do Trolha do que continuar a sujar o nome do Sporting?
Esse Octávio Ribeiro é um frustrado de merda, foda-se. Ca puta de perseguição ao Sporting.
Os comentadores do Sporting devem ser mais agressivos, volto a dizer. Não basta sentarem lá o rabo e receberem o dinheiro, devem levar a lição estudada. Mesmo ontem, havia tanta coisa para mandar à cara daqueles três palermas. Eles são tão fraquinhos caralho, atacam sempre em grupo, não passam de hienas.
28 Abril, 2016 at 11:29
Fica já aqui prometido que eu pago uma rodada no dia em que o primeiro dos 3 desportivos encerrar por “inviabilidade financeira”!
Não me deixem esquecer! 😛
Z
28 Abril, 2016 at 11:31
E água para o amigo Max pois claro! 🙂
Z
28 Abril, 2016 at 16:22
a pergunta pedro é onde andavam essse chulos quando foram as eleições e só o couceiro apareceu ( a mando de alguém claro ) mas onde andavam esses salvadores, esses criticos, porque razão não pegaram ou tentaram pegar no sporting na altura quando o barco se estava a fundar, ninguém destes abustres apareceu.
é como tu dizes:
– milhões da nos ( os abustres já as cheiram )
– pavilhão construido
– plantel valorizado ( mais milhões )
– restrutaração já feita
e para não me prolongar muito mais etc
isso deu muito trabalho ai pois deu mas as ratazanas apareçem todas agora com espirito sportinguista pois claro, não basta os lamps fazerem o trabalho deles ainda temos de aturar estas ratazanas / abustres que levaram o sporting a falencia, eu tenho memoria, infelizmente alguns não.
se me perguntarem se concordo com tudo que esta direção faz principlamente através do seu presidente, obviamnete que não, não dou carta branca a ninguém e tem existido decisões com o qual não concordo mas ninguém é perfeito e tenho noção disso e erros vão acontecer sempre em todo o lado e em qualquer empresa como na vida privada.
porque razão a cs não fala e publica os casos ganhos em tribunal pelo sporting ?
ai pois é , nós sabemos.
anos e anos a tentarem resolver a questão da galp, 0 bolas, pronto está resolvido mas alguma noticia na cs ?
0 bolas.
o sporting vai jogar………
28 Abril, 2016 at 16:55
Acho que o Rui Barrotes já está a trabalhar para afundar o NOJO. Se calhar não estamos a dar o devido valor ao seu contributo… (sempre é mais um motivo para não ler/comprar)
😀
28 Abril, 2016 at 19:58
ah ah ah ah muito bom…
28 Abril, 2016 at 11:26
O último parágrafo…Que imagem!
SL
28 Abril, 2016 at 11:37
excelente texto de um repórter de guerra, nunca o nosso SCP foi atacado desta forma maquiavélica, não sou yes man de ninguem, mas por favor, como estava o nosso grande amor à 3 atrás ? se um verdadeiro leão não entender esta guerra…. não passa de um gatinho travestido de leão…. obrig BC por salvares o meu/nosso grande amor e viva o SCP com as SL
28 Abril, 2016 at 11:40
o clube está hoje em muito melhores condições do que estava em 2013.
os jogadores estão motivados, acreditam no clube, não são carne pra canhão de transferências.
temos mais sócios, temos mais modalidades, melhores classificações.
os títulos vão começar a chegar.
28 Abril, 2016 at 15:03
Nem mais !
28 Abril, 2016 at 15:05
Também acho
28 Abril, 2016 at 11:43
A lampionagem anda cega porque o que lhes interessa é ganhar, porque se tiverem que cagar no clube cagam. Sabem lá eles o que é amar um clube, e amar sem ganhar. É papar o Porto, depois o Setúbal e depois o Braga. O resto já não está nas nossas mãos
28 Abril, 2016 at 11:52
Meus amigos…a “unanimidade” nem sempre é o melhor…
Dizer mal por dizer…é péssimo (mas há por aí muito “Hautoclides” e despejar para a fossa…)…e nada acrescenta…
Mas olhem…deixem-nos falar (com Z…)…
Eu por mim…vou tentar acompanhara “cavarana”…( a ouvir ao longe os latidos)…enquanto nos tentamos aproximar do Marquês…!!
Notem que “não é por serem do contra” que eu deixarei de ter consideração por alguns sportinguistas…
Tanto como …”faço de conta”, que algunes nem existem…!
SL
28 Abril, 2016 at 11:59
Quantas vezes dissemos aqui que iriamos passar por isto durante o nosso “recrescimento”?
Que seria muito muito difícil, ataques por todo o lado, de fora sempre, de dentro quando algo de menos bem acontecesse!
Criticar o que achamos que não está bem é um direito que temos e um dever também. Mas cerrar fileiras e defender o que é nosso também é um dever!
28 Abril, 2016 at 12:04
“…Mas cerrar fileiras e defender o que é nosso …”
É um dever…
É uma obrigação…
E é uma atitude de Leão…!
Abr e SL
28 Abril, 2016 at 12:11
Que grande texto 🙂
O burburinho continua e a caravana vai passando.
Estamos unidos num amor comum e isso é que os deixa sem dormir e enraivecidos.
Juntos somos mais fortes, unidos somos invencíveis.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING
E nunca mais é sábado para rumar a Norte e pintar o Dragon de verde e branco.
28 Abril, 2016 at 12:32
Então mas se eu já em 2012/2013 com tudo a desabar à nossa volta tinha as “patas fincadas no chão”, não arredei pé, fiz-me sócia e passei a ir mais vezes ao estádio, era agora que ia desistir? Baixar a cabeça? Deitar a toalha ao chão? Agora que o SPORTING, qual fénix, depois de queimada, renasce das suas próprias cinzas, golpe após golpe, denúncia após denuncia, calúnia após calúnia…
Como diz no texto “Continuamos a desembarcar na praia, com bombas a cair a toda a volta,”, e só vos digo, quando atingirmos o meio do areal, ninguém nos vai parar.
28 Abril, 2016 at 13:17
É esse o espirito Leoa Ferrenha 🙂
Até deixar crescer as unhas, para as fincar mais fundo no chão e não haver nada que me abane. 😛
28 Abril, 2016 at 13:19
* deixei
28 Abril, 2016 at 14:45
😉
28 Abril, 2016 at 12:48
Ah,ah,ah…
Olha mais um “muito preocupado” com o que diz BC…quando devia era estar preocupadao com as próprias acções…!!
in JN.pt
Julgamento
Ex-candidato ao Benfica acusado de burla
O economista e empresário Jaime Antunes
O economista e empresário Jaime Antunes, que foi candidato à presidência do Benfica, vai ser julgado, no Tribunal de Braga, por acusações de burla e branqueamento de um milhão e meio de euros, que transferiu para uma conta bancária na Suíça.
Na origem das acusações, que o juiz Carlos Alexandre já confirmou, está um terreno, em Alenquer, situado a cerca de dois quilómetros onde esteve prevista a construção do aeroporto da Ota, solução defendida pelo então ministro socialista Mário Lino, em 2007.
O imbróglio começou quando, em 2005, Manuel Fonseca da Silva, dono de um terreno com cinco hectares, procurou Jaime Antunes para valorizar a sua propriedade em Alenquer, que não tinha capacidade construtiva. Segundo a acusação, Antunes terá assumido o compromisso de transformar a propriedade num empreendimento turístico com moradias, campo de golpe e piscina.
Leia mais na edição e-paper ou na edição impressa…
*********
Bolas…”não se aproveta um…”
SL
28 Abril, 2016 at 16:52
Campo de Golpe???
O tipo assumiu que fazia um campo de GOLPE e mesmo assim lhe deram o dinheiro à mão?!
LOL… 😉
28 Abril, 2016 at 13:11
Foco TOTAL nas finais que faltam disputar. Em futebol, no hóquei, no andebol, no futsal e em todas as restantes modalidades.
Fim-de-semana importantíssimo, onde destaco a ida ao Dragão, a ‘caça’ à 2ª CERS consecutiva (que nos pode colocar como Clube nacional com mais conquistas europeias, a par do Porto, mesmo depois de tantos anos de ausência), a nossa equipa B, que pode travar o Porto B na conquista do título da 2ª Liga e o derby no futsal feminino…tudo isto antes de, na 4ª feira, o Sporting se deslocar a Braga para discutir o acesso à final do campeonato nacional de andebol.
É nisto que nos devemos concentrar. Ignorar o ruído. Deixar que o Presidente responda (já que é assim que ele prefere fazer, mesmo que ache que pudéssemos fazer diferente) e apoiar mais, mais e mais.
No final da época faremos os balanços e no final do mandato, cada um tire as suas conclusões, analise os programas da concorrência e vote em consciência.
Quanto ao bombardeamento, é deixar cair as bombas. Em cada um de nós há um sobrevivente e mais do que isso, o Sporting estará bem vivo no final de tudo isto.
28 Abril, 2016 at 13:24
+1
28 Abril, 2016 at 13:36
tu sempre dizes tudoe bem explicadinho 🙂 pahhhhhh
28 Abril, 2016 at 15:06
😀
28 Abril, 2016 at 13:47
É tudo isso, mas… na II Liga, o mais importante já está feito, que é não descer. Importante, importante, era ver a Carnidagem B no CNS. Isso sim, não tenhas dúvidas que iria agitar, e muito, as águas por ali.
28 Abril, 2016 at 15:07
Claro que sim, mas quanto a isso já fizemos a nossa parte (ganhando às gaivotas). Não me agrada que o porto seja campeão da 2ª Liga, só isso 😉
28 Abril, 2016 at 14:40
Isso, cenas sérias!
O hoquei é sábado e domingo, final-four da cers?
(essa coisa dos patins não me assiste)
O andebol está garantido para 4ª? Com a deslocação do ABC para a challenge, havia hipótese da data ser alterada.
Quando volta o futsal?
28 Abril, 2016 at 15:10
Hóquei sábado às 21.45h e no domingo às 18.30h, esperamos nós 😉
Andebol tem de ser 4ª por causa da Challenge. E ainda bem! Há que explorar o cansaço do ABC, até porque só levam para Praga um golo de vantagem.
O futsal joga este fim-de-semana a última jornada da fase regular e há recordes para bater 😀 Depois segue-se a Taça de Portugal, antes dos playoff 😉
28 Abril, 2016 at 15:13
Ob rigados
De qq modo, ainda vai sair a ementa do fds, correcto?
(cof cof, não há obrigações, hm hm)
28 Abril, 2016 at 15:17
Amanhã à tarde 😉
28 Abril, 2016 at 20:41
grande artista, sempre atento e assertivo SL
28 Abril, 2016 at 13:23
Gostei deste texto… bué likes
28 Abril, 2016 at 14:36
Fantástico resumo e grande metáfora !
Ou
Grande resumo e fantástica metáfora.
Acima de tudo acho que é isto:
Esperar pelo fim da época para criticar.
Não se deixar intoxicar. Ponto.
Confiar. Confiar. Confiar. Três vezes. E até agora não tenho razao nenhuma de queixa (o que não significa que concorde com tudo mas nada que seja uma quebra de confiança) .
Também acho que não se tem de fazer a divisao carneiros e os outros.
Nem os carneiros são acéfalos nem come tudo. Podem é não valorizar tanto alguma s coisas e relativizar muito outras.
Nem os outros são anti SCP nem sportinguenses nem soa contra BdC. Dao é muita importância a tudo.
Viva o SCP.
Estamos vivos e é graças ao BdC e à sua direção, ao paím e ao patrão, ao cherba ao capto ao MdC ao javardas ao Alamo ao carapinheira e tantos outros que mantém blogues com info limpa de soundbytes de burburinho (me desculpem todos os outros, referi os que mais contribuíram para o meu abre olhos) e é graças a mim e a ti que estás a ler, a ti que comentas na tasca ou no artista ou no café ou noutros , ao teu “vizinho” no estádio , a todos os que se fizeram sócios todos os que contribuíram para o pavilhão e todos os que não fizeram isto mas queriam.
Também todos os que não se deixam comer nos cafés e todos os que tiveram de deixar de discutir futebol ou sequer falar com os amigos lampiões… vai tudo valer a pena!
Aliás, já está a a valer a pena!!!!
28 Abril, 2016 at 15:13
É mais ou menos isto 😉 Pena não teres referido o GAG e isso vai custar-te um jantar. Eh eh eh eh eh
28 Abril, 2016 at 16:49
E faltou também agradecimentos ao Letão… Com a sua ajuda, muitos puderam perceber o que é a comunicação social e o quão nefastos tem sido para o Sporting.
Nota: Caso queiram gratificar o rapaz, não efectuem transferências bancárias…
28 Abril, 2016 at 17:20
Ah ah ah
28 Abril, 2016 at 14:41
Confesso. Finalmente um grande texto do Cherba.
Respeito por quem tem escrito na Tasca, seja nas rubricas seja nas opiniões à 4ª feira, mas faltava algo assim.
Está ali tudo…
Como disse o GAG acima, é apoiar o clube em todas as competições onde está inserido e deixar as análises para o fim. Os balanços devem ser feitos e o nosso como adeptos (sem saber o que se passa lá dentro – tirando o explicado em ROC e Ags) deve ser tido em conta pela direção porque muitos vivem um seguidismo anormal, outros um cepticismo infernal sendo a CS um dos maiores culpados. Mas não a única…
Sobre os lampiões, o exemplo é tal e qual o dos tripeiros. Assim que as coisas correrem mal desportivamente, não precisamos de falar neles. Aí, tudo será posto em causa.
Mas para isso, temos de ser campeões. Enquanto forem eles, tudo está bem e é abafado.