Quatro minutos de jogo. Adrien, o capitão que está em todo o lado, cruza para a área. Casillas afasta a soco, William vem na segunda vaga e provoca uma carambola que Ruben Semedo amplia de calcanha. E, de um momento para o outro, João Mário está na cara do redes portista. O remate sai em estilo karaté kid (mas sem a mariquice dos braços de gaivota) e a bola sai por cima. E eu e tu e o João de mãos na cabeça (mais o Teo a juntá-las num quésta merda, Diós?!?), naquele sentimento perturbador de filme já visto em que somos melhores, mostramos que o somos, mas falhamos golos em catadupa.
Passam dois minutos, um gajo qualquer que custa um balúrdio desce pela esquerda e cruza para o Bakar em fora de jogo. Esta o Peseiro não viu, porque estava a apagar mais uma foto da filha boazuda no face, e o fiscal de linha também não viu porque não quis ver. Ruben Semedo tenta vir fechar a jogada irregular e Herrera fica solto para rematar ao poste (também não podia ter rematado mais para dentro, porque o Rui se esticou tanto que a perna direita ficou do tamanho da linha de golo). Na recarga, o tal avançado que estava em fora de jogo fica a olhar para o topo do estádio onde três mil vozes gritam «Ruuui!» e eu fico a pensar para mim mesmo, «ok, o Teo fez bem em falar com o Diós do futebol e o gajo já equilibrou as contas em termos de lances de golo».
E se o jogo estava dividido em lances de golo, também o estava em termos tácticos. Tal como em Alvalade, na primeira volta, os duelos a meio-capo faziam faísca e só depois de levada de vencida esta luta pelo miolo se perceberia quem ficava com o ascendente. Vieram as bolas paradas, primeiro com Slim a afinar a mira num cabeceamento fraco, depois com Bakar (o Peseiro é que o trata assim) a tentar aproveitar uma bola solta, mas a assustar-se com a saída temerária de Rui Patrício.
E se era no miolo que tudo começaria a resolver-se, foi daí que William deu ordem para iniciar a jogada do golo. Abertura para a direita, recepção fantástica de João Mário, que em menos de três segundos aconchega no peito, baixa para a relva e prega uma cueca, em patunfas, a um gajo qualquer que custa um balúrdio e joga a defesa esquerdo. Depois arranca, descalço, qual Tom Sawyer a fugir do castigo e mortinho por encontrar-se com o seu amigo Huckleberry Slim. Tau! Golo, golaço, e uma nação verde e branca de bandeiras ao vento e gargantas no limite da felicidade.
O jogo está dominado e, volvidos dez minutos, Schelotto volta a aproveitar a faixa direita para imitar o João e cruzar a preceito para Slimani. Vale Casillas a evitar o 0-2. Na resposta, Bakar faz falta clara sobre Schelotto a meia dúzia de metros do árbitro, a bola sobra para Brahimi e o argelino atira-se para a piscina dentro da área. Soares Dias nada assinala, até parece preparar-se para mostrar amarelo ao extremo portista, mas, depois, aponta para a marca de grande penalidade. Há quem diga que foi por indicação do assistente (estranho), há quem diga que foi o Mota quarto árbitro que lhe segredou ao ouvido. Eu, tu, o Coates e qualquer Sportinguista que se preze diz “é mais do mesmo”, enquanto, um pouco por todo o lado, Drampiões celebram a sua atracção pelo futebol ilegal.
Era o empate e era essa a receita para fazer a equipa abanar. Durante cinco minutos o Sporting deu voltas à alma para conseguir encaixar mais uma injustiça e, nesse diálogo tão íntimo, esqueceu-se de manter posições e viu Herrera esgueirar-se pela direita e desperdiçar uma boa oportunidade de golo. E como é que o Sporting soube dar a volta a esse cabrão desse sentimento de estar a jogar contra um sistema? Com classe, claro. E quando se fala em classe, surge Ruiz. Bryan, que o outro está escondido para não ser linchado pelo inchas. E o que o Bryan fez foi dizer ao Maxi que o futebol se joga com bola e não com canelas. Olha aqui na coxa, olha aqui no chão, olha onde eu já vou e olha onde ela já vai, ali, pá, a caminho da cabeça do Slimani, o goleador que não se esconde nos jogos grandes nem marca só a equipas compradas. Iiiiiiiiiiiiiiiiinchalá! grita o Leão do Atlas depois de um cabeceamento perfeito que deixa Martins Indi com maiores problemas de foco do que aqueles que já tem.
Venha de lá esse intervalo que um gajo está de coração cheio, mas precisa diminuir o ritmo. Mas este é daqueles jogos onde o pé não pode sair do acelerador e quando isso acontece o adversário entrar-te pela área dentro. Um, Corona, atira-se para o chão à espera de nova invenção; outro, Maxi, é mais rápido a reagir e obriga Rui a mostrar o porquê de ser um dos melhores do mundo na sua posição. Depois, é Artur Soares Dias a tentar inclinar novamente o campo: falta inexistente assinalada, livre perigoso que acaba a embater na barra. O Sporting tinha entrado mal na segunda parte e precisava sacudir a pressão. E fê-lo.
Slimani voltou a praticar tiro ao alvo, na sequência de um canto (o único dos seus remates que não acertou na baliza); João Mário apareceu embalado na direita mas o seu remate sai com pouca força e à figura. O Sporting volta a pegar no jogo, mas quase é traído numa desatenção defensiva que acaba com Coates (agora, sim) a cometer falta no interior da área. O lance que servirá para muito boa gente justificar uma derrota, o lance que servirá para minimizar uma vitória justa e clara. E antes de Bruno César aproveitar mais uma arrancada fantástica de João Mário para chutar com força suficiente para Casillas meter água, já Slimani tinha visto o redes espanhol fazer uma daquelas defesas que dão fotos intemporais e roubar-lhe o hattrick.
Por esta altura, já a debandada de adeptos azuis e brancos se fazia em larga escala enquanto lá no topo a Onda verde continuava o seu recital de apoio às suas cores. As cores que, no relvado, ao longo de 90 minutos, foram envergados por homens que souberam honrá-las e por uma equipa que chega ao fim deste campeonato dando consecutivos exemplos de capacidade colectiva e individual, numa combinação que resulta em futebol adulto e em movimentos que não deixam margem para dúvidas: cada um daqueles jogadores sabe, perfeitamente, qual a sua missão dentro de campo. E que, ontem, uma vez mais, souberam, todos eles, ser tão grandes como o símbolo que nos une.
1 Maio, 2016 at 16:40
Todos temos orgulho no que ja fizemos este campeonato. E indiscutivel que somos a melhor equipa do campeonato. Ganhando os dois jogos que faltam fazemos 86 pontos, mais um que a lampionagem fez o ano passado. Por isso ainda e mais inacreditavel nao sermos campeoes. E acima de tudo frustrante. Frustrante ainda podermis ser gozados pela lampionagem depois da facada que demos ao ir buscar o melhor treinador a actuar em portugal. O que e triste e que um rui vitoria qualquer, embora com a sua dose de merito, consiga mais pontos do que nos. Estivemos a 45 minutos de ser campeoes com paulo bento, no campeonato do andebol do ronny. Estivemos a 180 minutos de ser campeoes com peseiro no golo ilegal de luisao. Mas dos vencidos infelizmente nao reza a historia. Como nao escrevemos o nosse nome na historia nesses dois campeonatos este ano tambem nos arriscamos a lamentar os falhancos do ruiz, do arnold e do hurtado, do golo caido do ceu dos lampioes no bessa ou em vila do conde. So cometemos dois erros este ano. Um no discurso de jj apos setubal que uniu o estado lampionico. Coincidentemente a partir dai tivemis a nossa fase menos convicente no campeonato. O segundo foi perante 45 mil nao termos ganho aquele jogo aos lampioes e fechado o campeonato ai. Eles nunca teriam ganho os jogos todos de tivessem perdido esse jogo, tenho a certeza. E frustrante e tristre se ficarmos em segundo. Tem que aparecer um kelvin qualquer tem que aparecer nos merecemos !!!!!! Sporting4ever
2 Maio, 2016 at 6:53
Se valesses alguma coisa, eras uma das maiores vergonhas da nação sportinguista.
Só que vales bola.
Nem mais, nem menos.
Bola.
1 Maio, 2016 at 16:42
minha nossa…
o que é isto? a bola não entra?
1 Maio, 2016 at 16:52
Se fosse fácil não era para Nós.
o Sá a demonstrar que é bom guarda-redes… O que é bom sinal.
Acredito que podemos ganhar!
1 Maio, 2016 at 16:48
marítimo naquilo que o futebol tem de melhor: a vencer contra o que é lógico…
não sei como estamos de amarelos…
1 Maio, 2016 at 16:49
e por agora a liderar o pelotão das ilhas que é uma competição que não tem muita importância no continente mas que eles por lá ligam muito.
1 Maio, 2016 at 16:56
Já foi quase tudo dito… Realçar o excelente post e…
1) J. Mário é um excelente jogador!!! Tal como Ruiz e Slimani (que repetiram o golo que já tinham feito em Alvalade com o braga) e Rui Patrício.
2) Danilo, num lance em que me parece que é ele que faz a falta, vai ao chão…Sporting parte para um ataque potencialmente perigoso mas mete a bola fora. Passado uns instantes Maxi dá uma cotovelada a Slimani , que fica por terra, fcp segue rapidamente o jogo! Descubram as diferenças….
3) #EuAcredito Fazer a nossa tarefa no sábado e quem sabe se somos felizes no domingo.
1 Maio, 2016 at 17:01
tomas podstawski… um grande jogador na minha opinião mas que joga no clube errado…
o tomas é 100x melhor que o ruben neves.
1 Maio, 2016 at 17:03
se nós fossemos um clube inglês cheio de dinheiro era um dos que nem perguntava o preço… contratar e ponto final.
1 Maio, 2016 at 17:15
Nunca vi nada de especial dele… “Bom jogador” mas nada de especial. Palhinha é 100x melhor
1 Maio, 2016 at 17:09
Golo Matheus. Que grande jogada.
1 Maio, 2016 at 17:10
jogada de bilhar… épico.
1 Maio, 2016 at 17:10
Matheeeeuuuussss!!!!!
1 Maio, 2016 at 17:10
Gooolo! Que grande golo! 😀
Grandes putos!
1 Maio, 2016 at 17:10
Golo! Matheus Pereira (a passe de Podence) 1-0
1 Maio, 2016 at 17:11
1-1, mijões.
1 Maio, 2016 at 17:12
Oh porra….
1 Maio, 2016 at 17:12
Nem 1 minuto de vantagem tivémos… 1-1
1 Maio, 2016 at 17:13
o mama baldé é grande flecha… pena que não decida da melhor forma.
1 Maio, 2016 at 17:17
Jogo de sentido único com maheus a espalhar magia (incrível, faz sempre a mesma finta sobre o defesa e passa sempre).
1 Maio, 2016 at 17:18
Na amoreira o estoril já ganha e já saiu o primeiro amarelo para os madeirenses, Dirceu foi o “encartado”
1 Maio, 2016 at 17:22
o João tem de mexer no ataque… Se o Ronaldo Tavares fosse opção era quem eu metia.
1 Maio, 2016 at 17:26
Pessoal, não se preocupem com a suposta chuva de amarelos ao Marítimo! O Nelo Vingada, que é raposa velha, já se antecipou:
https://pbs.twimg.com/media/ChXXs8UWgAA04MO.jpg
1 Maio, 2016 at 17:27
é nisto que o Matheus precisa de evoluir…
isto era bola para o barulho.
1 Maio, 2016 at 17:28
o Matheus precisa de ser mais consistente, pensar o jogo de outra maneira.
1 Maio, 2016 at 17:28
Os comentadores da Sporttv estão intrigados com o facto de o nelo vingada ter poupado 5 dos 6 jogadores amarelados que podiam falhar o jogo com os lampioes.
1 Maio, 2016 at 17:31
os nossos B’s têm de ter pernas para estes minutos finais… o porto é normalmente muito perigoso.
1 Maio, 2016 at 17:40
vamos ver se ainda podemos vencer o jogo… é preciso estar atento a alguma bola que possa aparecer no ataque.
1 Maio, 2016 at 17:42
A equipa estourou há 15 minutos….e falhámos tanto durante o jogo….
1 Maio, 2016 at 17:45
oxalá o Podence tenha sorte na carreira porque me parece que vai ser um caso sério.
1 Maio, 2016 at 18:03
Esperemos que sim… Tobias e Francisco Geraldes também me enchem as medidas! Que tenham a possibilidade de brilhar com a nossa camisola.
1 Maio, 2016 at 17:57
E o mané do southampton a partir o city ao meio. 4-1, com o hattrick de mané e ainda faltam 20 minutos…
1 Maio, 2016 at 18:10
Joga tanto o Sadio Mané… Já não tenho visto o Southampton a algum tempo porque o Cédric perdeu a titularidade mas sempre foi uma equipa com excelentes jogadores que não ficam a dever nada aos colossos ingleses (Forster, Fonte, Van Dijk, Wanyama, Mané)
PS: http://svpn.blogspot.pt/2013/12/olheiro-de-bancada-parte-i.html?m=1
1 Maio, 2016 at 18:21
Alguém viu o estoril marítimo?
Alguma coisa estranha? Quantas expulsões para os insulares? Muitos amarelos?
1 Maio, 2016 at 18:40
Não jogaram o que estavam com o 4º amarelo 😉
1 Maio, 2016 at 19:13
Desconfio que tenha sido exigência do presidente do Marítimo que já percebeu bem com a palhaçada da marcação do jogo do carnide na taça da liga que no terceiromundistão do futebol português há um coronel – o kaddafi dos pneus – que manda nessa merda toda. Deve querer que o Marítimo entre com a carne toda no assador contra os lamps. Espero que resulte. Mas claro antes há que ganhar ao Setubal que poderá estar também lixado com o Sporting por causa das insinuações que lançámos quando eles jogaram com o cocaínas. Vai ser um jogo muito difícil.
1 Maio, 2016 at 19:07
O braga está claramente alinhado com os lampiões. De certeza absoluta que não farão poupanças nenhumas no último jogo do campeonato, ao contrário do que fizeram na Luz, por causa da vitória do Sporting no Dragão. O que significa que o braga vai querer algo em troca, e isso será a arbitragem da final da Taça de Portugal. O Oporto vai ser o corno desta história toda.
1 Maio, 2016 at 19:13
Tinha mais certezas disso se o finalista não fosse o frutas clube.
Sendo o frutas nao sei não…
Ainda por cima é certinho que na taça da carica vão levar – o benfas precisa dessa final para dar distribuir pozinhos na madeira…
1 Maio, 2016 at 19:22
O beifica vai ganhar amanhã. Não pode ser de outra forma. Uma derrota nesta altura vinha causar intranquilidade nas hostes. Depois “oferece” a Taça da Liga ao Maritme e o braga é beneficiado na final da Taça de Portugal. Pode é alguma coisa falhar porque o corno da história pode mover influências para desfeitear os outros.
1 Maio, 2016 at 19:18
por isso o Nelo vingada recebeu as ordens do pereira, (mandado pelo PC, de quem agora é o melhor amigo, depois do “despejar”do marega e do sá e do danilo), para nao por os amarelados hoje e usa-los contra os lampioes… o orelhas quis lixar o pereira do meretime…mas pode ser que se lixe, ahahah
isto é que vai ser chorar esta semana…ahahah, isto é uma ofensa á memoria do vodka preta, ahahah… o mundo está contra o mais, melhor, grande do mundo e arredores…
há 3 anos fizeram lá a festa falhada…
pode ser que este ano facam a procissao dos cabecudos, ahahah
1 Maio, 2016 at 19:27
O Braga não vai meter a carne toda no assador no nosso jogo porque tem uma final no Jamor para ganhar, não esquecer que já o ano passado perderam e não vão querer perder outra vez.
1 Maio, 2016 at 19:30
Vai sim, Alexia, porque o beifica precisa. A contrapartida será o árbitro da final da Taça.
1 Maio, 2016 at 19:40
Jordão estás a esquecer-te do outro finalista 😉
Eu não acredito que o Braga ponha a melhor equipa contra nós nem acredito que tenham facilidades no Jamor.
E que ponham, fomos ganhar ao dragon também vamos buscar os 3 pontos à cidade dos Arcebispos.
1 Maio, 2016 at 20:23
Nem tenham dúvidas…. Vamos a braga jogar o que sabemos e será para ganhar!
1 Maio, 2016 at 19:30
Depois disto, o muarítme não estagia mais no Seixal.