Amigos meus persistem em me perguntar como é que eu posso gostar de Bruno de Carvalho. O tom é entre o supreendido e o enojado, como se me estivessem a perguntar porque é que eu insisto em defender o Isis ou coisa que o valha. Eu lá digo, sem dar grande troco, que basta olhar para a equipa e a forma como joga, os treinadores contratados, as aquisições, os resultados, os recordes a serem batidos e por aí fora.
Os meus interlocutores fazem sempre um pausa como se não tivessem ligado uma coisa à outra e a seguir, como boas pessoas humanas que são, desatam a criticar Bruno de Carvalho mais uma vez porque este escreve muitas vezes no Facebook.
Para mim é ao contrário e não me canso de o referir: creio que a equipa responde embalada pelo frenesim de Bruno de Carvalho.
Admito sem problema que jogadores e técnicos já não possam com ele (embora eu ache que não), mas sei que as organizações que sejam challengers em países (latinos e tal) como o nosso, precisam de líderes frenéticos, carismáticos, que se imponham perante o exterior.
Com líderes mansos ou “civilizados” que têm o azar ou a circunstância de não obter resultados que o exterior valorize, as nossas organizações tendem a relaxar e a facilitar. Godinho Lopes, simpático e afectuoso, deixou o clube no rumo do sétimo lugar, conservando sempre a simpatia e o bom trato.
É o que tem acontecido com o FC Porto: esqueceu que agora é challenger (o Benfica domina) e relaxou (PdC está muito mais manso ou “civilizado”) e anda pelo terceiro lugar. O Benfica domina o futebol português e como tal LFV pode manter-se nos bastidores, enquanto que há uns que pelejam por ele.
Bruno de Carvalho tem um estilo próprio que é o estilo apropriado em culturas latinas de quem é challenger e quer ser dominante. Não concorre ao prémio de “dirigente que os outros clubes acham que é um bom dirigente”. É chato e irritante, mas macacos me mordam se não leva a sua avante. A sua intuição é a principal força motriz do clube nesta altura, acrescento.
Se BdC não fosse assim, é provável que o (suposto) penalty de Coates sobre Aboubakar tivesse sido marcado e/ou alguns dos nossos golos anulado por faltinhas e ou foras de jogo mirabolantes. Porque era isso que acontecia sempre, nos últimos larguíssimos anos.
As equipas de arbitragem e seus dirigentes são fracos e permeáveis ao ruído e à pressão. Não devia ser assim? Não, não devia, mas é assim e BdC sabe-o. Ele sabe que as arbitragens “iguais para todos” são fulcrais para se ganharem títulos e por isso é que os massacra, porque sabe que um Sporting por baixo será sempre prejudicado.
O Sporting até pode ficar em segundo, que poucos sportinguistas ficarão desiludidos com o que vivemos nesta temporada no campeonato.
Vivemos um Sporting dominador e favorito que em nenhum dos jogos em que deixou pontos não merecia ser o vencedor.
As derrotas com o União e o Benfica podiam perfeitamente ter sido vitórias e os empates parvos que tivemos foram isso mesmo: parvos.
Texto escrito por Pedro Boucherie Mendes em És a Nossa Fé
* “outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na blogosfera verde e branca
2 Maio, 2016 at 12:21
Pois eu acho que BdC ainda fez pouco barulho…!!! (que o barulho que JÁ devia estar a produzir era o som das rolhas a saltar e o marquês a cantar…)
ESTE CAMPEONATO ESTÁ INQUINADO DESDE O INICIO… E só uma “””SUPER-EQUIPA””” conseguiu chegar aqui e estar nesta altura, ainda, em condições (matemáticas) de conseguir um feito inimaginável…… Assaltar a fortaleza do assaltador…
p.s. hoje vamos, provavelmente assistir ao negócio do ano… O carnide (para não se chatear mais nem ter que (re)agendar finais para parecer honesto) oferece a final da taça da liga ao braguilha… O braguilha dá-a ao ‘barbas do atlântico’ – obviamente, num jogo memorável em campo neutro – e recebe o salvo-conduto de lisboa para encavar o manso-bufas no jamor… (como tentou fazê-lo, connosco, o ano passado). Em contrapartida só tem de ganhar na madeira… e fazer com que o braguilha ponha a-carne-toda-no-assador contra nós… na expectativa (certeza) de ganhar o caneco no jamor… (Ái como eu vou torcer pelo porco na final da taça – não podendo perder os dois…, pois que se encave o arcebispo salvador)
#VAMOSTAPAROFOSSO
SL
2 Maio, 2016 at 12:27
elahh isso é que são voltas…
pode ser que alguma coisa corra mal e percam na madeira pá semana e o Sporting limpe o Braga no fim do campeonato e sejamos campeões!!
2 Maio, 2016 at 13:14
Ca granda confusão…
1º Tudo o que seja o carnide perder competições para mim bom!
2º Entre porco e braga na final da taça tou-me a cagar para quem ganha! O Porco tinha a vantagem ou de manter Peseiro ou de apertar com o próximo…o porco perder é sempre bom também…
3º Não me mete medo que os adversários do Sporting dêem tudo contra nós! Aliás é a isso que estou habituado! Aliás o que me tem metido mais impressão desde a nossa vitória no Dragão é o aparente estado de pânico carnidense porque o Marítimo vai jogar na máximo força…só revela o quão borrados eles andam! Por isso não ia fazer o mesmo…
2 Maio, 2016 at 13:03
Para mim o maior feito do BdC é conseguir ver antes dos outros! O BdC percebeu sempre o caminho que tinha de percorrer e mesmo com alguns tropeções e exageros ele percorreu-o! E hoje temos o que temos porque ele viu isto à 3 anos (mais…mas para simplificar…)! Não é apenas uma equipa de qualidade! É uma equipa baseada na formação, com uma raça como há muito não havia, com um enorme orgulho em estar no Sporting e um grupo unido e forte, muito bem blindado! Se pensarmos nestes últimos 3 anos vamos perceber como isto foi sendo construído e alimentado e não nasceu nada de geração espontânea.
Não concordo com algumas coisa, já discutimos isto aqui…mas a verdade é que não há nenhum presidente moldado à minha medida como acho que não à para ninguém que pense pela própria cabeça! Somos todos diferentes, vemos todos coisas diferentes, estimamos para o futuro todos coisas diferentes! Mas para mim as virtudes do BdC superam muito largamente as diferenças que tenho com ele! Não tenho duvidas que é com ele que vamos voltar aos títulos e será com ele que o Sporting se tornará na maior potencia futebolística em Portugal!
2 Maio, 2016 at 13:07
Sporting no Twitter:
“Um pouco de história: o “Jogo da Mala” foi criado por António Sala, ex Vice-Presidente do Benfica, do tempo de Vale e Azevedo.”
#ojogodamala
2 Maio, 2016 at 13:21
HAHAHAHAHA
2 Maio, 2016 at 13:08
Quanto mais o odeiam mais eu o adoro.
Se depender do meu voto fica no Sporting por muitos e bons anos.
SL
#refundaçãoscp
2 Maio, 2016 at 13:14
Alguem me sabe dizer se ainda existe no Active Bank a campanha para sócios do Sporting que abram conta lá??
2 Maio, 2016 at 14:20
Eles dizem q sim
2 Maio, 2016 at 16:38
Ok ,Muito Obrigado
2 Maio, 2016 at 13:15
300k. Foda-se.
https://d1wst0behutosd.cloudfront.net/videos/7804715/20366231.480p.mp4?Expires=1462194843&Signature=eZ4pBpMhoWnb8nfzCnDKy3P31EVqDg9nk0HflmeOz1CIYgKL8J14RUuNU~kb2exXVMBFtyEIulJVJrfd0HvT0zI45HnnqN4IOZupCf~2BBwVrwX-cyPT5G-KT5jJq1mJNd8X77q0HUq4db5wQ1cFS1qt-Ou1Zm5thWxzYA6Js0IX6JLrP7AvpoVfOfZEjYM7REPFWhuICA0HO-S-p6FXf44KSqcvaAFbxWVP8mF-2pkeXOOsua~fwSzzfJqCAQMu5ueFmy03Gm4gPJqUAMm~7xswrf4ukUm0K7IW5Itv–q7qY8ZilATO~vxKfRjdiC3Q0HzmMKf2nUTEkWNnBCDAg__&Key-Pair-Id=APKAJJ6WELAPEP47UKWQ
2 Maio, 2016 at 13:24
Este miudo joga muito.
O que ele evoluiu. Que máquina. Um verdadeiro tanque.
2 Maio, 2016 at 14:29
Boa tarde Tasca.
Não consigo abrir este vídeo. Quem é?
SL
2 Maio, 2016 at 16:10
Sli…
2 Maio, 2016 at 16:23
Obrigado.
SL
2 Maio, 2016 at 13:28
As virgens ofendidas (hipócritas ou senis), começaram já a sua campanha.
Hoje é o moniz muito perturbado pela poupança do Marítimo e pela entrega do Guimarães contra eles.
Foda-se. Acreditam mesmo no que dizem?
2 Maio, 2016 at 13:37
O grave é que acreditam.
Deve fazer-lhes confusão que haja equipas que levem o jogo a serio quando jogam contra eles
2 Maio, 2016 at 13:59
Deve fazer-lhes confusão haver equipas que levem o jogo a sério (stop)
2 Maio, 2016 at 13:43
Eles estão a darnos tudo! Agora era o momento da ironia…
O vice-presidente do benfica não perceber porque é que o Guimarães fez tudo para lhes ganhar explica muita coisa! O vice-presidente do benfica não perceber porque é que uma equipa pode querer jogar contra eles na máxima força explica também muita coisa…
A conversa da jogo da Mala é outra que podíamos carregar porque o director de comunicação do benfica acabou de insultar e chamar curruptos aos clubes pequenos que têm jogado contra eles…
Sinceramente não percebo como perderam a cabeça com tanta facilidade…mas o medo deles renovou a minha esperança no campeonato…
2 Maio, 2016 at 14:17
Quem fala assim acredita pouco nas suas capacidades, ainda para mais sendo bicampeão, mais ridículo se torna. Têm o calendário mais fácil, beneficiam do calendário exigente do Sporting, e mesmo assim choram porque os outros (clubes que estão a MEIO da tabela!!) querem jogar contra eles na máxima força.
Decididamente, NÃO MERECEM revalidar o título!!
2 Maio, 2016 at 14:26
O Moniz é um refinado canalha manipulador. Bem me lembro do que era a RTP quando ele lá estava. Para ter vindo a público falar é porque sabe algo que eu não sei acerca dos jogos que faltam. E bem que gostava de saber.
2 Maio, 2016 at 14:44
O futebol em Portugal é uma “guerra” não um desporto que depende só do que se passa nas 4 linhas. Uma “guerra” de bastidores pelo controlo da arbitragem, da disciplina, dá cá por parte das nalgas. Neste cenário temos que ser fortes e impor a nossa forma limpa de ver o desporto, tendo um “general” igualmente forte. E BdC é esse general forte. Não podemos ser a Suíça do desporto nacional. O BdC é o meu presidente por tudo o que tem feito e fará pelo NOSSO SPORTING. CONTRA TUDO E TODOS.
SPORTING SEMPRE
SL
2 Maio, 2016 at 16:26
Dá cá = cs