Os clubes são pessoas. O Sporting são pessoas. Os seus dirigentes, os seus atletas e os seus adeptos são pessoas. As pessoas são o seu maior trunfo e simultaneamente o seu calcanhar de aquiles. A forma de tornar o clube cada vez mais eficiente e bem sucedido é fazer com que todas as pessoas que constroem o clube tenham a oportunidade de dar contribuições cada vez melhores. Mas para que isso seja possível existe um ingrediente que torna tudo muito mais fácil: a união.
A união estabelece um compromisso, as bases para concordar num caminho, a força de todos se concentrarem nas mesmas estratégias. Ao contrário do que penso existir actualmente no Sporting, esse compromisso é feito através do pressuposto de que o caminho desenhado e os instrumentos escolhidos para o fazer são os mais correctos. Não há união, nem liderança sem a aceitação que as mesmas resultam das melhores escolhas, as melhores políticas, as melhores pessoas. BdC assenta muito da governabilidade do clube na sua própria capacidade de liderança. O carisma advém de resultados, não o contrário. O carisma não se funda numa pessoa, mas na sua capacidade para motivar outras, para fazer com que as outras sejam cada vez melhores e vejam a ser também elas…carismáticas.
Ao contrário de alguns, não vejo Bruno de Carvalho como um produto acabado. Para o bem ou para o mal, o nosso Presidente é uma pessoa. É ainda jovem, com muita margem de progressão, com tremendas capacidades de liderança e uma entrega total e incondicional, bastante necessária a este Sporting. O problema é que ninguém lhe perdoa alguns defeitos, que sim…afectam a sua capacidade de diálogo e em alguns casos gerando forças contraproducentes. Mas o que escapa a estas pessoas é a compreensão de que toda a liderança acarreta erros e defeitos…e o diálogo é apenas uma das competências no meio de muitas outras.
Ao longo deste ano tem sido muitos os sinais de choque e trauma interno gerado pela intransigência do Presidente em aceitar visões do clube diferente da sua. O ego de Bruno de Carvalho começa a ser apontado como o travão maior à definição de um Sporting diferente…sendo que a diferença oscila de…pessoa para pessoa. De facto, acredito que este Presidente tenha uma incapacidade crónica em relacionar-se com pessoas que colocam os seus interesses (ou visões) acima da sua visão do que é o “interesse ou vantagem do clube”. Sendo que é o próprio BdC a definir para si próprio o que é o “interesse do Sporting” torna-se por vezes inevitável que a médio ou longo prazo, estas visões venham a colidir. É nesta matéria que peço (se por mero acaso venham a ler estas palavras) que compreendam todos (presidente, atletas, dirigentes e adeptos) que tanto é ineficaz a pressão presidencial para impor métodos e ideias, como a resistência dos restantes em aceitá-la como necessária. É nesta matéria que imagino o Sporting com mais caminho a percorrer – a união.
Não valorizo facebook´s pessoais, blogs e “círculos de amigos” ao ponto de imaginar que existe uma real oposição a esta Direcção. Não penso que ninguém que pense e se dedique ao clube queira neste momento “derrubar” as ideias fundamentais desta presidência. Mas tenho como certa a dificuldade de muita da inteligência sem “posição” dentro do clube…em aceitar a estratégia de agressividade e combate “até ao último pintelho”. Este ponto fracturante só é possível, como já escrevi antes, graças à ausência de diálogo das partes sobre esta questão. É como se as visões estratégicas de como deve estar, ser, comunicar e projectar o Sporting estivessem lentamente a divergir e não a convergir. Quer BdC queira ou não, este facto esvaziará de autoridade (que tanto valoriza…e bem) o seu espaço de acção e muito mais importante que isso…criará vazios de opinião nos adeptos que outras “forças” com pouca expressão podem vir a querer ocupar.
Ao contrário de muitas pessoas com quem já conversei sobre estes assuntos, não sou da opinião que “há temas que não podem ser debatidos”. Sejam mais melindrosos ou não (financiamento por terceiros, pactos com empresários, alianças pontuais e comerciais com alguns clubes, conquista de poder de influência na FPF, Liga e Arbitragem, concertação de opinião nas redes sociais e imprensa) todos os pontos em que assenta o futuro do clube pode e deve ser debatido, não há que ter medo das opiniões dos Sportinguistas, não que “fugir” do puritanismo utópico de uns, nem do fascismo “real politik” de outros. Ambas fazem parte do Sporting…e se “ele” é nosso…nada como debatê-lo. Não é debater a liderança nem a autoridade para tomar as decisões, não se trata de manietar ou desautorizar o espaço de BdC e restante direcção, mas sim de enriquecê-la e dar-lhe muito mais substância. Muitos dos mais recentes “opositores” pontuais da presidência não desejam poder nem cargos no Sporting, mas sim que o mesmo “escute” outras opiniões, dando abertura para que sejam avaliadas. Isto não tem de acontecer na tv, na rádio, num fórum ou em qualquer espaço formal. Todo este diálogo pode acontecer à mesa de um restaurante, num sofá de uma sala, num corredor do clube, a forma é muito mais importante que o formato.
O que não pode continuar a suceder é a repetição do eterno flagelo do Sporting: a “partidirização” do que é o “superior interesse do clube”. Este autêntico vírus congénito que acaba invariavelmente a criar “medições de Sportinguismo”, medições de capacidade e…autoridade. E sim, a ausência de títulos estimula o alastramento desta virose. Mas não devia. A cura é o debate, o escutar melhor para decidir melhor, o criticar no espaço e momento ideais, o entender que o egos são o que mais mina o sucesso das organizações…e que devemos sempre ter bem presente que o Sporting são as pessoas. Sem “nós”, nem “eles”. Somos todos pessoas. Se tivermos alguma inteligência, sentamo-nos à mesa…ou no chão e resolvemos as diferenças como boas e não como combustível para incendiar o lado “mau” do clube.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
11 Maio, 2016 at 11:23
eu não vejo partidos dentro do Sporting.
a oposição que se diz que há, não apresenta nenhuma proposta e é apenas malcriada.
dizer mal não convence ninguém. Serão o resto da vida a oposição dos jantares onde se conspira sobre nada.
11 Maio, 2016 at 12:06
Concordo. É uma oposição residual e destrutiva que apenas tem a seu favor a amplificação e exposição proporcionada pela máquina de propaganda anti-SCP. Nem tão pouco vejo esta “oposição” com disposição para o diálogo sincero e construtivo. Ou pelo menos com uma disposição igual ou maior que a da direção. E assim é impossível sentarem-se à mesma mesa.
O “superior interesse do Clube” também não pode ser um conceito tão vago e diluído de forma a ser instituído a partir de uma mesa de café ou de vontades individuais expressas numa discussão particular. As eleições e as assembleias gerais sufragam e aprovam direções e medidas e a partir daqui é legítimo que a direção tenha o seu espaço de manobra para exercer o seu mandato e defender, em consciência e com responsabilidade, o seu entendimento dos superiores interesses do Clube.
11 Maio, 2016 at 11:30
ATENÇÃO! Já só dá para mais 1465 nomes na Missão Pavilhão.
Despachem-se!
https://missaopavilhao.pt/
11 Maio, 2016 at 14:42
Quem não puder/conseguir participar pode antes ligar para este numero 760456364 e ouvir o agradecimento do Presidente por ter contribuído com 1 Euro para o Pavilhão !
11 Maio, 2016 at 14:45
Se todos os tasqueiros usassem o telefone pessoal ou de trabalho para ligar 1 vez por dia , o Pavilhão ficava pago antes do final do ano !
11 Maio, 2016 at 11:54
Concordo muito com este post, mas parece-me impossivel chegar a uma base de trabalho que seja satisfatoria para ambos os lados!
Estando definitivamento do lado “real politik” que infelizmente é minoritario no clube, nao consigo levar a serio nada que vem do lado “puritanismo utopico”.
Pior que nao os levar a serio, sinto deprezo, por vezes nojo, das atitudes liricas de que tanto se orgulham. Vejo-os como um cancro que mina e destroi o meu grande amor! Uns hipocritas que projectam no Sporting os delirios que nao aplicam nas proprias vidas. Sao aquelas pessoas que quando procuram um emprego, metem cunhas, apelam aos familiares, embelezam cv’s. Mas depois criticam clientelismo, nepotismo, e jornais com narrativas falsas!
Acho que o dialogo entre estes dois Sportings é impossivel, um dos 2 tera de abandonar o clube, esvaziar-se completamente, como um balao e ser deitado ao lixo.
O combate entre Darwin e a imaculada concepçao, so acaba com a morte de um dos 2 protagonistas!
11 Maio, 2016 at 12:42
Estando eu do outro lado, acho que o chamar hipócritas a pessoas que se conhece de forma virtual só porque sim não tem qualquer credibilidade.
É aliás contrário àquilo que este post defende, que é que o diálogo são entre Sportinguistas que têm visões/opiniões diferentes.
Sinceramente acho que era escusado esse tom.
Para além de que por um lado diz que concorda muito com o post, e depois diz que só um dos lados “sobreviverá”, o que me parece no mínimo contraditório.
11 Maio, 2016 at 12:48
Parece que os nossos, só conhecem duas cores. ( E não me refiro às cores verde e branca ).
Ou seja, lêem o post e ficam a viajar na maionese.
11 Maio, 2016 at 12:55
@ Lobao o Leao, concordo com o post quanto à problematica, mas nao acredito que seja possivel um dialogo, sera sempre um dialogo de surdos!
Eu expliquei no meu post a razao porque os considero hipocritas! Nao preciso de conhece-los todos pessoalmente.
Esses lirismos eles reservam-nos ao Sporting, na vida pessoal agem de forma real politik, o que é normal, têem familia, filhos, devem adaptar-se à realidade!
11 Maio, 2016 at 13:08
Ok, mas esse tipo de generalização é sempre injusta, haverá com certeza pessoas assim, e outras que defendem o tal “purismo” de forma convicta.
Por isso acusar todos de algo que só se aplica a alguns é injusto como referi, e até perigoso, é esse tipo de atitudes que extrapoladas depois levam ao racismo, xenofobia, …. é evidente que não é o caso aqui, nem eu estou a acusá-lo disso, só quero reforçar o facto desse tipo de abordagens são de facto perigosas e são a origens de muitos males que se encontram neste mundo e em nada ajudam num diálogo, que não acredito que tenha de ser de surdos.
Acho que somos todos adultos e inteligentes o suficiente para tentar encontrar pontos em comum, é óbvio que nunca se irá agradar a todos, mas podemos pelo menos tentar e esperar que daí saia algo melhor.
11 Maio, 2016 at 11:54
Ultimamente não tenho “concordado” muito com os teus textos.
Aqui, nada que discorde. E só não percebe quem não quer perceber.
11 Maio, 2016 at 11:58
Só concordo tipo 200000000000% com este texto. É que é tão isto!
11 Maio, 2016 at 12:49
welcome jusko!
11 Maio, 2016 at 12:13
Dificilmente uma oposição terá simpatia dos adeptos se criticar o modelo que esta a ser seguido, aos meus olhos gostaria de ter não um mas varios rostos de uma lista alternativa mas tudo numa base construtiva, estamos no bom caminho mas podíamos fazer e podemos fazer melhor, e de preferência rostos que não estiveram ja associados ao passado do Sporting em termos de dirigentes, pois ai já sabemos ao que vem, será que podemos chamar de oposição esses bonecos que criticam e atacam uma pessoa sem apresentar soluções ? Que lançam foguetes quando o Sporting perde para terem razão e terem argumentos para atacar uma pessoa? E digo isto porque, porque essa lista alternativa teria, que eu não tenho, capacidade de acompanhar todas as decisoes da direcção do Sporting a todos os niveis, podiam propor, dispensar mais tempo que o adepto comum em função do clube, ter uma visão estratégica, pro-actividade, temos que sentir sportinguismo quando discursa e não vir com uma agenda pessoal, não fazer do Alvalaxia a sede de uma construtora civil qualquer. Podemos fazer melhor, podemos…nos mudamos, outros não mudam e não vão mudar nos proximos 20 anos, temos que viver com essa realidade, as nossas principais ligas estão impregnadas de dirigentes com “agendas pessoais”, “lambe-botas”, só quando descem divisão é que lá vem os adeptos pedir a demissão como carpideiras a chorar nas redes sociais a perguntarem como é que chegar aquela situação, outros sabem lidar com isto e sentem-se como peixes.
11 Maio, 2016 at 12:16
Totalmente de acordo.
11 Maio, 2016 at 12:37
Embora a chafarica onde moramos tenha 40 (e picos) anos de democracia, alguns hábitos tendem a não morrer.
Oposição é coisa que por cá não existe. Quem está no poder, seja no governo, na junta, na associação de bombeiros, ou na empresa, acha que a posição de liderança lhe dá carta branca para governar como bem entende, e o resto tem é de aceitar, e de preferência aplaudir. Quem está de fora, quer é falar mal. Muitos porque sim, porque sem nada de concreto para apresentar optam pelo bota-abaixo, outro com o objectivo de chegar ao poder.
Confunde-se democracia com todos a mandarem. Isso é mais anarquia. O Sporting foi durante anos uma anarquia, em que cada um fazia o que lhe apetecia sem dar satisfações à estrutura.
11 Maio, 2016 at 14:42
nuno,
completamente de acordo, a sociedade movimenta-se conforme os seus intresses.
cidadania ? o que ? não percebi, por favor repetir.
cidadania ? que palavra tão bonita
cidadania ? hahhahhahaha
todos tem a sua parte da razão mas dar a mão e unir em prol que é superior a eles mesmo está quieto, os egos e intresses pessoais são demasiados grandes mas é assim que funciona a sociedade.
quem defende o bdc é carneiro quem ataca é croquete e não saimos disto.
11 Maio, 2016 at 12:40
É bom que haja oposição, seja lá em que sector da vida de uma colectividade, seja país, igreja, instituições, clube de futebol, etc.., o que tem é que essa oposição tem de se comportar dentro de um quadro democrático, e não num quadro do bota abaixo, desprezível, sem sentido ou demagógica.
SL
11 Maio, 2016 at 12:40
Numa palavra, uma oposição construtiva!!!!!!
SL
11 Maio, 2016 at 12:43
Vengam os títulos e o bla bla bla termina na hora
11 Maio, 2016 at 13:01
Desculpem o off:
O árbitro que eles não queriam, vai apitar o nosso jogo (árbitro internacional), o deles é o normal é árbitro não internacional! Dúvidas?!?
http://www.zerozero.pt/news.php?id=174668
11 Maio, 2016 at 13:02
Epa, sou totalmente a favor de oposição, de alguém que diga: Bruno, não é esse o caminho, o que deves fazer é….
Para isso há sempre lugar, nas televisões, redes sociais, etc…
Mas fundamentalmente tem que haver esse espaço nas assembleias gerais, aí sim, confrontar o presidente com os seus erros.
Como não temos buzinas nas assembleias, todos são bem vindos, mesmo que só digam disparates.
Bom texto javardeiro, os meus parabéns.
PS: quero agradecer a todos os que relatam os acontecimentos das assembleias para os que estão longe.
11 Maio, 2016 at 13:03
Este post é o cerne de qualquer instituição e sua liderança.
Nunca estamos todos de acordo e é difícil convencer quando não vencemos ou estamos em curva decrescente.
Neste momento e desde que o Bruno de Carvalho chegou à liderança do nosso clube, só consigo ver uma linha sempre a subir neste gráfico de avaliação de resultados.
HÁ 3 ANOS O NOSSO CLUBE ESTAVA QUASE A FECHAR E NUNCA NA VIDA ME LEMBRO DE TER TANTO ORGULHO NUM PRESIDENTE!
( estas letras em caixa alta, estão gravadas no agradecimento que tenho por este Homem)
Se tenho opiniões pontualmente diferentes…. fodasse, chamo Ricardo Tadeu e não sou eu o Presidente!
Até contra Deus nós nos rebelamos tantas vezes…quanto mais contra um Homem…. mas este já vimos que Ama o Sporting como nenhum outro o conseguis demonstrar até agora!
Só sendo UM conseguiremos ser mais fortes e vencer … temos que deixar de lado muitas merdas e mariquices, para voltarmos a ser os maiores de Portugal temos ainda que comer muita “Papa” e para ser um dos maiores da Europa…. ui uii ui
Que é este o caminho…. é!
Vamos ser Campeões e este texto continua a ser tão válido como agora e a minha opinião não vai mudar.
11 Maio, 2016 at 13:03
Boas tardes, Caros Tasqueiros.
Muito sinceramente, não creio que exista “divisão” entre os Sportinguistas, pelo menos com dignidade/dimensão suficiente como que para se falar de uma verdadeira “Oposição”.
Colocando de lado o óbvio (a decisão de responsabilizar anteriores Direcções por actos de gestão obviamente colocará os visados e as pessoas que lhe são mais próximas em desacordo com a actual Direcção + a restruturação em termos de Recursos Humanos terá levado a insatisfação dos “dispensados”), a única “divisão” que me parece existir é no que toca à política COMUNICACIONAL do Clube, e não à política de GESTÃO.
Tirando casos pontuais (questão Marco Silva, questão Doyen…) não me parece que exista qualquer franja de Sportinguistas que se opôem à gestão do Clube efectuada até ao momento pela presente Direcção, pelo menos em termos estruturais.
Quanto à política comunicacional, já isso é outra história. E, muito sinceramente, a mesma é propícia a que aconteça uma certa divisão.
Nalgumas situações, tal é feito deliberadamente, como o discurso que pretende defender que, com a entrada da actual Direcção, se está como que a fazer uma refundação do Clube, em que no passado (pelo menos mais recente) tudo era mau, errado e feito de forma egoísta.
Noutras situações tal surge pelo pouco cuidado que o nosso Presidente tem no que toca às suas intervenções. E, mesmo, pelo pouco cuidado que a Direcção tem com as intervenções de outros, e nomeadamente do actual treinador.
Quanto a isto, acho que com o tempo a comunicação irá melhorar, e o voluntarismo “bacoco” que peja a comunicação institucional do Clube será diminuido e esta, optimizada.
SL
12 Maio, 2016 at 9:39
Livramento, na esteira do teu comentário reforço a tua opinião acerca da política de comunicação do clube.
Eu até entendo a posição do BdC: não havendo isenção nos meios de comunicação “normais”, ele utiliza o que tem ao seu alcance – as redes sociais. Nada de mais natural. A questão é que existirá sempre uma tendência para minorar ao que vem via FB ou Twitter e afins: serão sempre vistas como “bocas ressabiadas” ou “lá está este e os seus posts”.
Não temos de ter vergonha ou pudor em falar a verdade ou chamar a atenção. Sei que só dizer “a culpa é do sistema” e serem gentlemans nunca resolveu nada – durante anos a fio assim foi. Mas acho que há maneiras mais assertivas em termos de comunicação de chegar a esse objetivo colhendo o máximo de retorno: e isso não passa só pelo presidente, passa também pelo treinador e equipa.
Por exemplo: quando o JJ entrou no clube era natural as primeiras conferencias falar do benfica, tal tinha sido a tinta que tinha corrido sobre o assunto. Agora, continuar a falar do benfica meses a fio, já o campeonato tinha começado e ainda se falava do assunto? Em todas as conferencias? “Mas os jornalistas perguntavam” pois, e era apenas necessário dizer “sou treinador do sporting, falo do sporting e mais nada”. E o assunto morria ali. O que acabou por fazer foi dar uma nova onda de apoio ao ceboladas – os adeptos sentiram o “ataque” e fecharam-se em torno do treinador e equipa – conjugado com o LFV a aparecer ao lado do treinador e a reunir as tropas para o ataque. Foi a partir daqui que eles não desarmaram mais e exerceram as influências necessárias para compensar as deficiências da equipa e treinador.
Tudo isto à pala da comunicação. Ou falta dela.
11 Maio, 2016 at 13:07
Concordo com tudo, menos com isto….”Muitos dos mais recentes “opositores” pontuais da presidência não desejam poder nem cargos no Sporting, mas sim que o mesmo “escute” outras opiniões, dando abertura para que sejam avaliadas.”
Todos já entendemos que querem poleiro no Sporting e querem derrubar o BdC para que isso aconteça.
11 Maio, 2016 at 13:13
Post a fazer uma leitura perfeita do que se passa … É hora para perguntar : estarão as bases piramidais a querer subir na hierarquia, fazendo um jogo que o topo da pirâmide desconhece ?!
Serão os “consultants ” do presidente, gente que quer agregar em vez de desagregar ?!
Nem tudo o que é inimigo mora na Musgueira e usa rastas … Tem LFV como nome, ou é da série Simpsons !!
É hora do presidente escutar quem ainda não quis escutar … Talvez a solução esteja tão somente em ouvir o que é dito fora da “caixa” !!
Mas.muitos, como disse a Maria, vão nadar em maionese … Muita maionese.
É hora de dar a palavra a todos, cara a cara … E não tem que ser na TV. Os malandros não duram 3 minutos.
11 Maio, 2016 at 13:42
«É hora de dar a palavra a todos, cara a cara … E não tem que ser na TV. »
Paulo ele já dá a palavra a todos os que o queiram questionar nas AG’s, vou a todas as AG’s e ainda nunca vi algum sócio ser proibido de falar na tribuna e também assisto ao Presidente a responder às perguntas que lhe fazem.
Pena é que atrás do ecrã diz-se de tudo um pouco mas depois quando têm oportunidade de questionar cara a cara, numa AG, nem sequer lá metem os pés.
Entretanto parabéns LdP pelo excelente texto, aliás como são todos.
11 Maio, 2016 at 14:27
As assembleias são um sitio demasiado público para ter este tipo de conversas, se fossemos todos para a Assembleia mandar opiniões, o que passava para a comunicação social é que BdC não tem competência para dirigir, que tem medo de tomar decisões sem ouvir os sócios, etc, etc, isto era mais uma arma de arremesso Alexia.
Na minha opinião, ele devia era marcar reuniões privadas com quem lhe faz oposição, ouvir os pontos de vista desses opositores, expor os seus e tentarem chegar a uma base de entendimento em prol do Sporting. Agora, tem de haver é seriedade da parte de quem discorda em querer sentar-se com o presidente para debater a actualidade do clube.
12 Maio, 2016 at 9:41
Concordo. +1
11 Maio, 2016 at 13:17
Enorme texto (em todos os sentidos) mas é uma reflexão que todos devem fazer.
Acho que no decurso do texto, subestimas de alguma forma a importância que a comunicação tem noutras áreas do clube, influenciando por vezes (tanto de maneira positiva como negativa) os efectivos resultados. Sejam eles financeiros ou desportivos.
Claro que pessoalmente não me passa pela cabeça substituir esta direcção mas acompanho com muita preocupação o que tem sido feito nessa área.
SL
11 Maio, 2016 at 13:24
Concordo em grande parte com o post e também com os comentários á falta de oposição real e credível ao presidente.
A comunicação é um problema que BdC ainda não conseguiu resolver e aqui que todos pegam quando querem atacar o Clube e o presidente. Para mim é aqui que reside grande parte do negativismo em relação a BdC, agora também não é menos verdade que por vezes temos que nos rodear de pessoas que nos digam o que precisamos de ouvir e não o que queremos ouvir.
Existem demasiados “Yes Man” em torno do presidente
11 Maio, 2016 at 13:35
Completamente. BdC tem que aprender a ouvir conselhos que nao sejam somente de yes man.
11 Maio, 2016 at 14:26
Quando nos rodeamos só de quem nos diz o que queremos ouvir e não o que devemos ouvir acabamos por dizer e decidir o que não devemos. Esperemos que a Comunicação encontre o trilho certo.
11 Maio, 2016 at 13:52
A proposito, alguem viu ontem o momento cómico na CMTV?
11 Maio, 2016 at 13:57
Qual?
11 Maio, 2016 at 14:00
Este assunto …
«As contas de sumir dos Ignorantes – O Piolhoso saíu com 11 anos da Musgueira e está há 10 anos na Seita Vermelha , é igual a 21 anos . Mas como dizem que têm 18 anos ??? Ok , Não há dúvida que o Produto da Porta 18 é de enorme qualidade .»
Anónimo
11 Maio, 2016 at 14:16
«”O Águias da Musgueira não está a exigir uma percentagem, mas está a pedir. Ao contrário do que é noticiado, o Renato não foi para o Benfica com 9 anos, foi com quase 11 anos feitos, e com uma carta de desvinculação do Águias da Musgueira”, explicou António Quadros ao SAPO Desporto.»
Era uma bomba a tal carta ver a luz do dia
11 Maio, 2016 at 14:01
Vejam o link que coloquei abaixo
11 Maio, 2016 at 13:57
Contas à lampião
11 + 10 = 18
11 Maio, 2016 at 13:56
Brilhante análise ao momento actual.
Não há oposição à direcção nem é disso que o texto fala. O texto fala daqueles que, pontualmente, se mostram contrários a uma ou outra decisão e, são arrastados para uma guerra política como querendo mal ao clube.
Muito oportuno este texto. Para mim, BdC é o homem certo no lugar certo. Mas é apenas um homem. Tem falhas. Se deixarem de tratar quem lhe aponta estas falhas como “inimigo público nº 1” BdC crescerá como presidente e o Sporting crescerá também.
União não é seguidismo. As actuais vedetas dos camarotes que percebam isso!
SL
11 Maio, 2016 at 13:58
O Oraculo aparece assim: Titularidade do Renato.
Não foi aposta de Jesus em seis temporadas.
11 Maio, 2016 at 14:00
https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/v/t34.0-12/13219540_1313462235331437_834389519_n.png?oh=1d12e1124e9df4cd43c210ade0085c3f&oe=5734C84E
11 Maio, 2016 at 14:13
Não tinha visto, mas li por aqui. A falta de sanidade desta gente é óbvia. 17-6 = 11 anos. Ele devia ter 17 anos quando o JJ saiu daquele esterco. A não ser que ele tivesse 22, mas mesmo assim, não podia jogar com 16…Anda tudo louco na pasquinada.
11 Maio, 2016 at 16:02
http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/05/o-teorema-lampiao-transferencia-do.html
11 Maio, 2016 at 14:13
a oposição existe se o que ela quer fazer de diferente é melhor e mais rápido do que aquilo que se está a fazer agora.
o clube dirigido por este presidente incomoda? ainda bem.
11 Maio, 2016 at 14:18
Um chefe não escuta, rodeia-se de bajuladores e YesMen na maioria das vezes apenas movidos pelo interesse pessoal e não da coletividade. Já um lider escuta, delega, atrai colaboradores e constroi equipas, decide e estimula as ideias e a criatividade de quem o rodeia. BdC tem tudi para ser um grande lider e estar muitos anos à frente do Sporting. Apenas terá de distinguir quem quer ajudar, de quem o critica por questões pessoais. Quem lhe traz sugestões de quem o quer derrubar com ataques destrutivos e sistematicos. Se o souber fazer (como acredito que o faça) ganhará ele e o Sporting. Se pelo contrario se desviar dessa linha so dará força a uma oposição que neste momento apenas se traduz em alguns opositores dispersos. SL
11 Maio, 2016 at 14:55
+1
11 Maio, 2016 at 22:23
Isto!
11 Maio, 2016 at 23:51
Concordo
11 Maio, 2016 at 14:18
Bdc continua a ser, para mim, o Homem certo para o SCP. Agora acho que se chegou a um nível, em que quem faça uma critica, mesmo que construtiva, é logo rotulado de anti e de oposição.
Tou com BdC, mas a nivel de comunicação, por ex, acho que pode melhorar bastante. A questão é, estará ele disposto a mudar a bem do clube, ou quererá continuar a fazer tudo à maneira dele?
Faz falta alguém que diga “Presidente, nao diga isso, nao faca isso, é melhor para o clube”.
Ainda ontem o facebook oficial do SCP partilhou um post da página do BdC. Isto nao tem logica nenhuma, nao é para isso que serve o fb do SCP.
11 Maio, 2016 at 14:21
No seguimento da saga “Os clubes podem e devem fazer muito mais pelas questões sociais,com os milhões que movimentam podem muito bem ajudar quem precisa!” como li num comentário, o SCP a cumprir a sua parte:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.918477811605482.1073741843.176452279141376&type=3
Toda a direcção, equipa técnica e todo o plantel…. num gesto de genuina generosidade…lindo
11 Maio, 2016 at 14:29
TOP!!!
11 Maio, 2016 at 14:52
Eu concordo com o Leão de Plástico.
Os meus parabéns à Bela e ao Lourenço!!! Abraço e SL!
11 Maio, 2016 at 14:54
Outra do desespero e de passar a imagem do contra tudo e contra todas. andam a escrever que Verissimo é sportinguista doente.
11 Maio, 2016 at 14:58
OFF TOPIC, ou talvez não
Luis Figo tem ultimamente atraves de um sportinguismo timido manifestado nas redes sociais o seu apoio ao SCP, como nunca o vimos, será que não esta na altura de haver uma maior proximidade entre nos adeptos e ele ? Afinal é uma bola de ouro formado SCP que com orgulho expomos quando se contrata ou se renova com algum atleta , julgo que o SCP ter mais a ganhar com essa proximidade que com o seu afastamento apesar de um passado que nos entristece pelo que se passou, não é propriamente um Simão que estamos a falar e que a mim me envergonha,mas tambem não é propriamente um modelo que queremos para jovens atletas do SCP em termos de lealdade ao clube mas não deixa de ser Luis Figo, ate papua nova guiné sabem quem é Luis Figo, uma duvida que me assiste…
11 Maio, 2016 at 15:03
Não te deixes enganar 😉
Agora é uma abordagem tímida mas em Março de 2017 aparece de vez.
Quem não conhecer o pesetero que o compre.
11 Maio, 2016 at 15:04
Ou já não te lembras o que ele festejou um golo contra nós?
11 Maio, 2016 at 17:45
Sim só não vê quem não quer,que o homem é daqueles que só veem com ela na manga,este é nas eleições.De caras!!
11 Maio, 2016 at 15:37
Figo é uma melancia. Sempre o foi. Gosto que esteja bem longe do SCP.
11 Maio, 2016 at 16:41
Esse cromo… ????
Só podes estar na fanfarronice!
Além da situação em Espanha
Comemorar um golo contra o Sporting
Sentado com Sócrates
“Tentar” presidência ou fazer de Lebre para Fifas.
Não muito Obrigado!!!
Um gajo não tem de ser conhecido em Marte … Tem é de amar o Sporting e ter os pezinhos bem assentes na terra!!!
11 Maio, 2016 at 19:55
Tal e qual Tadeu
11 Maio, 2016 at 15:04
A politica de comunicação n existe, infelizmente, no nosso clube.
Dá ideia que é tudo baseado nos humores de BdC…e aí todos tinhamos a ganhar com uma menor exposição do mesmo.
Continuo a achar todos aqueles posts nas redes sociais uma fantochada. Não é assim que se ganha credibilidade…e em sentido inverso, perdem-se adeptos.
11 Maio, 2016 at 16:42
Aquelas reflexões…
E ha ali cenas que se não forem escritas de cabeça quente, disfarçam bem. E isso dá mau resultado.
11 Maio, 2016 at 16:45
Lá tás tu!!!!
Temos mais adeptos e mais sócios!
Temos uma verdade do clube que nunca é passada pelos jornais ou Tvs, se não fosse a preserveranca do presidente … Andávamos todos a comer gelados de morango a época inteira!
Eu acho que o Bruno Fala é pouco!
11 Maio, 2016 at 17:27
Isto. Fala demais, fala demais a quente, fala demais noutros que nao o SCP.