Elves e Umaro Baldé são dois jovens de 16 anos que actuam na equipa de juvenis do Sporting Clube de Portugal. Já aqui destacámos Leandro Tipote, aquele que considero um dos maiores talentos da sua geração, mas a verdade é que não podemos fechar os olhos a mais duas pérolas do meio campo ofensivo leonino, que têm sido um dos maiores destaques dos últimos jogos.
Elves Baldé leva já 10 golos marcados, em 16 jogos, e já participou em dois jogos do escalão superior. Capaz de actuar na ala esquerda ou direita, Elves é um extremo na linha de Bruma. Velocidade, entendimento do jogo, capacidade de fazer muitos golos e trabalhar em zonas interiores . Um artista na verdadeira concepção da palavra, com todos os problemas que os verdadeiros artistas apresentam nestas idades e com o remate que faz levantar a bancada. Chegou ao Sporting em 2009, para jogar nos sub-11, e tem vindo a ser destaque por todos os escalões até ao momento. Aqui fica um pequeno vídeo do jovem, ainda em criança, a mostrar aquilo que já é hoje.
Umaro é um jogador da mesma linha, mas com algumas características diferentes. Não me parece estar tão maduro quanto Elves, não apresenta ainda a mesma relação com o golo, e pode também actuar no centro como referência do ataque. Ainda assim, como acontece quase sempre e como aconteceu com Carlos Mané, a sua velocidade fará com que termine a sua formação deslocado na ala direita, para emprestar profundidade ao flanco e rapidez ao jogo. Tem 5 golos marcados em 13 jogos e não foi nunca chamado ao escalão de Juniores. Umaro tem sido um dos bons destaques da nossa equipa de Juvenis, esticando o jogo sempre que necessário e emprestando a sua raça e rapidez a toda a equipa.
Os dois têm sido fundamentais na boas prestação leonina e fazem parte de uma linha de jogadores que tem chegado a Portugal, de países como a Guiné, mas que só agora a aparecer nas principais equipas. Muita técnica individual, autênticos desiquilibradores e com um pé de fazer inveja. Jogadores com características muito muito parecidas a Bruma (tirando aquela parte em que achavam que não tinham contrato assinado com o Sporting) e que têm chegado às escolas de formação para emprestar a sua qualidade e sentido de improviso, aliados a uma passada larga e raça em campo.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
17 Maio, 2016 at 15:11
A geração de 99/00 vai ser a próxima geração de ouro da Academia. Tal como a geração de 93/94, muitos jovens com capacidade para chegarem à equipa A. Nascidos em 1999: Luís Maximiano, Miguel Luís, Daniel Bragança, Rúben Teixeira e Nuno Moreira. De 2000: Bernardo Sousa e Diogo Brás. Parecem-me ser os que têm mais capacidade para singrarem a nível sénior.
SL
17 Maio, 2016 at 15:55
Ainda falta muito para saber se vao dar alguma coisa…
17 Maio, 2016 at 16:03
Já agora, e não querendo fugir muito do assunto…qual a vossa opinião sobre o capitão dos juniores, Bubacar.
Vi o jogo no passado fds e acheio-o um pouco trapalhão…a bola sai sempre aos saltinhos daqueles pés. A rever
17 Maio, 2016 at 16:25
Do que vi daquela equipa, metade é a atirar para o “tosco”.
Safam-se nos juniores, desde que usem o cabedal, mas a partir daí, só com o José Mota
17 Maio, 2016 at 16:31
Concordo.
17 Maio, 2016 at 16:27
Posso estar a ser injusto. Mas parece-me que só quando os jogadores chegam ao escalão de juniores é que dá para ver, com mais clareza, se poderá sair dali alguma coisa ou não, precisamente por ser essa a última fase da formação propriamente dita. Até lá, muita coisa pode acontecer. O que não faltam são histórias de grandes craques nos iniciados e nos juvenis que, depois, por qualquer razão, não dão em nada nos juniores, pelos mais variados motivos. Uns porque se perdem em disparates, outros porque decidem seguir vida académica, outros porque atingem um pico precoce, outros ainda porque nem se sabe bem porquê.
Portanto, é como diz o Jubas76: vamos a ter calma!
17 Maio, 2016 at 16:41
Sim mas… Esta rúbrica é sobre formação.
17 Maio, 2016 at 18:57
Sim mas por alguma coisa se faz prospeção …
17 Maio, 2016 at 16:29
Ohhhhh Maria, depois da descrição que fizeste aos dois leões nem precisavas de ter colocado o vídeo 😉
17 Maio, 2016 at 16:43
Agora que o país está um pouco mais respirável, de destacar a massa associativa do Sporting que se deslocou a braga transportando uma fé inabalável (levávamos mais gente a braga que o carnide). Tão bom passar uma bela tarde de domingo na companhia da família verde e branca. Infelizmente o fim de semana não acabou como queríamos. Estamos e devemos estar desiludidos pois o segundo lugar é sempre curto para a grandeza do Sporting, no entanto, devemos celebrar o Sportinguismo diariamente e não só na receção da equipa depois do jogo de braga.
PS1. Incrível como um clube, bem como os seus adeptos, que: só por uma vez esteve a lutar pelo título até última jornada do campeonato e que perdeu uma taça de Portugal nos últimos 3 minutos de jogo, ainda tenha o desplante de gozar com os adeptos do Sporting, depois do bailando no final do jogo da taça, desta vez o tema musical foi: Dizer Que Não (Entretanto saí do estádio e não sei se fomos presenteados com mais algum brilhante som de quem sente as dores dos outros). Logo eles que não conseguiram levantar o caneco no jamor e que muito terão que penar ao artur soares dias para levantarem a taça.
Ps.2 Não gosto de ver adeptos do nosso clube a chafurdarem as mãos na merda lampiónica travestida com outras cores e emblemas, mas as provocações, até para o mais zen dos budistas têm limite, daí terem surgido discussões antes e zaragatas durante e pós-jogo, nas bancadas, nas rulotes…..
Ps.3 Quando quiserem fazer um balanço desta época e lançar a próxima, força. Quando JJ estava do outro lado também fiz pressão a ver se o mandavam embora de lá quando perdeu tudo, pois a força do carnide e a fraqueza dos adversários diretos estava, em grande parte, no treinador daí que o carvão de hoje e dos próximos dias não me surpreenda. As probabilidade de JJ sair são as mesmas de Portugal ser campeão europeu.
PS4. Da próxima vez que tasqueiros forem a braga ou a outro estádio português levem algum adereço da tasca para vos reconhecer e bebermos uma jola, é que o meu tasca instinct alertou-me de que podia estar próximo de tasqueiros/as (ou isso ou sucumbi perante a beleza das leoas deste país que se deslocaram a braga com a verde vestida), mas como grande parte dos Sportinguistas são inteligentes fica complicado destrinçar os frequentadores deste humilde estabelecimento.
Parabéns aos nossos leões que vão ao europeu: Wiiliam, Adien e Rui Patrício e a todos os que foram aqui formandos e que marcarão presença em mais uma fase final.
17 Maio, 2016 at 17:53
O JM já não é nosso?
17 Maio, 2016 at 18:03
É sim e escapou-me o nome dele, que também faz parte da convocatória.
17 Maio, 2016 at 17:58
N teria tanta certeza nessa convocatoria.
17 Maio, 2016 at 16:43
Fodax. Acabei de ver imagens do Pedro Proença no jantar do Venfique…
Já não há vergonha na Puta da cara…..
17 Maio, 2016 at 16:51
O pior é o Fernando Gomes, afinal foi a FPF que lançou o caos no futebol português com os jogos combinados, no entanto, as investigações só se focaram num grupo muito restrito de jogos e equipas.
O proença gosta é de: viajar, comer e beber, ainda no sábado foi porco-boavista, varzim-portimonense e acabou o dia com um vitória-paços de ferreira, ainda bem que não houve nenhum jogo nas ilhas no final da noite…
À atenção de todos, carlos pereira, a concubina que gosta do dinheiro de qualquer parte do país, andou a fazer negócios no distrito do porto no último sábado.
17 Maio, 2016 at 16:49
Mas afinal, e só por curiosidade, quantos Baldé’s é que temos?!?
17 Maio, 2016 at 16:52
Muitos, eles vão-se multiplicando 🙂
17 Maio, 2016 at 16:56
Se chegarem todos à equipa principal os relatos do Sporting vão ser engraçados:
“… e vai, Baldé passa para a desmarcação de Baldé que entra na área e vê Baldé bem colocado, Baldé Chuuuutaaaa …. ao poste, mas vem Baldé para a recarga, GOOOOOLLLLLOOOO”
17 Maio, 2016 at 17:11
São imensos ahaha
17 Maio, 2016 at 17:12
E não sei porquê, desistimos deste:
https://www.youtube.com/watch?v=Cu18eGqCaqo
17 Maio, 2016 at 17:17
É verdade Maria Ribeiro. Ainda cheguei a pensar que ele viesse a fazer parte do plantel principal!
18 Maio, 2016 at 9:46
Este era bom rapaz, humilde, com pezinhos, com a idade CERTA, e na altura precisávamos de um pinheiro. Mas nao, obviamente o Purovic ou seja lá quem fomos buscar era muito melhor (e mais barato) :p
17 Maio, 2016 at 16:56
Um jogador pode prometer muito, mas sem trabalho e sem privações um atleta não passa de um freamunde, mafra, casa pia…
Entre os 16-19 anos veem-se 80/5% dos elementos que vão ser craques, os outros 15/20% veem-se entre os 19-23 anos, são aquelas que, com esforço, perseverança e privando-se de bebidas e noitadas chegam a patamares que nunca se lhes prognosticavam.
17 Maio, 2016 at 16:59
A quem interessar:
Desde o Verão de 2005 que o Sporting Clube de Portugal realiza, na Academia Sporting, as Férias Desportivas. Durante uma semana, rapazes e raparigas dos 7 aos 16 anos, tem a oportunidade de vivenciar uma experiência única, no centro de treinos habitualmente reservado aos atletas do Sporting.
http://www.sporting.pt/pt/clube/infraestruturas/academia/ferias-academia
FÉRIAS ACADEMIA 2016
Inscrições abrem dentro de três semanas, mais informações em [email protected]
Reportagem Sporting TV – Férias Academia do Sporting 2015
https://www.youtube.com/watch?v=6COxhuPzRac
17 Maio, 2016 at 17:29
Uma pergunta sincera: quantos destes jovens do filão guineense têm futuro como seniores? Posso estar enganado, mas julgo que a maioria fica para trás. A geração do Bruma que jogou o mundial sub-20, e que hoje está a queimar os 23 anos, onde anda? O Agostinho Cá, por exemplo, está emprestado no terceiro escalão espanhol.
17 Maio, 2016 at 17:47
Não sejamos anjinhos.
Esses jogadores desaparecem pq a idade não perdoa. Passam a séniores, coisa que eles já eram há dois ou três anos, e começam a jogar com homens, obviamente é sempre a cair.
O proprio Bruma tinha mais qualidade e por isso é que ainda vai sobrevivendo, nunca passará de um mediano jogador, servirá para uma Real Sociedad….e….já é o euromilhões para ele.
17 Maio, 2016 at 17:49
ok, reformulo, nem a Real Sociedad o quer.
http://www.maisfutebol.iol.pt/transferencias/espanha/bruma-deixa-real-sociedad-e-regressa-ao-galatasaray?utm_campaign=ed-mf&utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_content=-post
17 Maio, 2016 at 19:00
☺
17 Maio, 2016 at 17:52
agora só para meter carvão…. vejam lá a idade desses jovens, tem pinta de não serem tão jovens quanto isso.
Até podem ser características de um povo… mesmo assim…
17 Maio, 2016 at 18:50
O meu sonho é uma equipa de seniores com 5 ou 6 baldés.
Os adversários vão sempre marcar o errado…
17 Maio, 2016 at 18:55
No que refere à formação há que ter alguma contenção, para defesa dos jovens e do Clube. Nestas idades já temos perdido talentos porque não existe protecção para os clubes.E quando se deixa sair os melhores , mesmo em idades tão baixas, está a comprometer-se o futuro. Na minha opinião, o Sporting vai ter necessidade de tratar diferente o que é diferente e parece que não o tem feito ou então tem-no feito menos bem.
17 Maio, 2016 at 19:33
Estes parecem me bons,agora o Tipote podem esquecer não me vou alongar para não o prejudicar mas é para riscar.
Gosto desta geração de juvenis,não vejo nenhum craque também ainda é cedo,mas há alguns que podem chegar lá,é ver como evoluem ,da equipa de Juniores que acredito que sejam campeoes vai haver muita gente a ficar desiludida mas a verdade é que só o Paz e o Guilherme Ramos é que devem singrar,o Jovane também me parece muito bom ,faz me lembrar o Nani mas preciso de ver mais agora,os outros muito dificilmente,talvez o Pedro Ferreira e o Empis,sei que referi muitos jogadores e se 2 deles chegassem á principal já era bom mas o que eu vejo é que há jogadores que podem fazer parte do plantel mas afirmar-se…duvido.
Estamos melhor do que a propaganda diz mas urge investir na formação,sobretudo a nível de infraestruturas e observação.
17 Maio, 2016 at 19:51
Não conheço ainda o suficiente da equipa de juvenis para me pronunciar de forma mais assertiva.
Esperarei pela fase final para dar opinião. Gosto do Miguel Luís.