O goleiro de handebol sueco Daniel Svensson anunciou nesta quarta-feira que está de saída do Sporting. Chega ao final a passagem do jogador por Portugal, após apenas meia temporada. Mas sua passagem não foi muito pacífica e o goleiro pode servir de exemplo para o debate sobre a preferência por jogadores estrangeiros. No Facebook, alguns torcedores culpam o treinador pela má época do Sporting e até um ex-goleiro o acusou de dar preferência para os estrangeiros.
A equipe dos leões seria tal como o FC Porto a principal favorita a sair vencedora nessa temporada. Mas, tal como os dragões, acabaram desiludindo. Nos últimos anos, o Sporting estava sendo uma das melhores equipes e parecia mesmo o maior rival do Porto, que dominou o campeonato de handebol pelos últimos anos. No entanto e apesar de uma aposta em um treinador bem credenciado, a equipe rendeu menos ainda.
Se na temporada passada, a equipe lutou até o último jogo da temporada pelo campeonato, esse ano terminou em quarto lugar e perdeu a final da Taça de Portugal para o Benfica. Os torcedores estão desiludidos e o treinador espanhol que já foi campeão da Europa, Javier Equisoain, é apontado como um dos grandes culpados. Até porque o treinador espanhol tem fama de preferir os jogadores estrangeiros.
A acusação chegou primeiramente por Ricardo Correia, um goleiro português do Sporting, e muito acarinhado pelos torcedores. No meio da época, entrou Daniel Svensson e saiu Ricardo Correia, dispensado para o Passos Manuel. No time, ficaram três goleiros: o português Luis Oliveira e dois estrangeiros, o Aljosa Cudic e Daniel Svensson. E chegaram as críticas de Ricardo Correia, que acusou o treinador de preferir os estrangeiros. “O novo treinador do Sporting trata o jogador português como fraco e ignorante”, disse o goleiro, em um compartilhamento no Facebook logo após o Sporting cair nas meias-finais do campeonato.
(in blastingnews.com)
20 Maio, 2016 at 11:35
Haverá condições para o treinador continuar? Parece que não…
20 Maio, 2016 at 11:46
às tantas as mudanças têm que começar mais acima
21 Maio, 2016 at 0:57
O presidente no outro dia referiu que estão a ser realizadas mudanças noutros departamentos/modalidades do clube.. Penso que o Andebol é claramente um deles!
20 Maio, 2016 at 11:49
Se saírem os dois vou ficar muito feliz… ultimamente já não tenho tido gosto em ver “handball”, são precisos mudanças urgente. É incrível como estragaram uma boa equipa que tínhamos no ano passado, era só preciso fazer uns ajustes no plantel e erraram por completo…
20 Maio, 2016 at 11:49
Tem que começar pelo director do andebol.
Aquela aventesma conseguiu dar cabo de uma equipa.
20 Maio, 2016 at 13:23
O Hugo Malcato é diretor da secção?
20 Maio, 2016 at 13:57
Jorge Sousa.
Acho que voltou o ano passado. Para fazer merda.
20 Maio, 2016 at 12:00
O Andebol é dos desportos de pavilhão que fizemos um retrocesso na ultima temporada.
Quando parecia que vamos dar um salto de qualidade, eis que ficamos pior… Culpados pode haver muitos, director, treinador…
Gostava que tal como em outras modalidades alguém organizasse e colocasse o clube na rota do sucesso!
20 Maio, 2016 at 12:03
senhor treinador… use os seus imensos conhecimentos sobre jogadores nas experiencias internacionais que teve. Alguns deles podem ser contratados pelo nosso clube e podem fazer a diferença.
eu gosto muito de andebol, não gosto de perder e muito menos aceito ficar fora da próxima final do campeonato nacional.
este ano foi um ano demasiado zero para o meu gosto. Vamos lá trabalhar.
20 Maio, 2016 at 12:16
Tem que haver uma mudança total na secção
20 Maio, 2016 at 12:21
Vejam só que esse caralho do espanhol só na ponta final do campeonato é que apostou mais vezes do Edmílson Araújo. Um jogador que ainda tem muito para crescer mas que revela ter potencial a olho nú. Outro caso flagrante foi a utilização intermitente do João Pinto. Enfim, vejam lá se é preciso recorrer à Padeira de Aljubarrota para correr este espanhol à paulada.
20 Maio, 2016 at 12:36
O espanhol foi uma aposta errada como se percebeu em diversos momentos.
Muita energia mas pouco domínio ou concentração que transpareceram claramente para equipa em momentos chave.
Se os jogadores já acusavam a pressão de épocas anteriores, onde perderam titulos por esse mesmo motivo, esta época com um gajo constantemente aos saltos e a perder as estribeiras, não ajudou mesmo nada…
Mas o pior mesmo destes últimos anos é a escolha de jogadores estrangeiros que se têm revelado verdadeiros desastres, com uma única excepção, Frankis Carol, mas este já cá está há largos anos.
Este ano não há um único estrangeiro que se aproveite entre os 2 redes, o russo que nem percebo se joga andebol e o luso qualquer coisa chamado Bjelanovic a quem, inexplicavelmente, foi dada nova oportunidade de jogar com a nossa camisola…para voltar a fazer merda atrás de merda.
Esta modalidade precisa claramente de uma varridela em véspera de se estrear no Pavilhão João Rocha.
Gostaria de ver Carlos Resende treinar o Sporting mas duvido que seja possível.
20 Maio, 2016 at 12:54
Obradovic a caminho… Assim como wilson davies
20 Maio, 2016 at 13:20
O Wilson seria um regresso a casa! Um dos melhores jogadores portugueses da actualidade!
20 Maio, 2016 at 13:08
Preciso de boleia para sábado do metro de Odivelas para o Pavilhão e também na volta se alguém puder diga sff…
20 Maio, 2016 at 13:08
Claramente há que mexer.
É uma modalidade onde o gr (há quem diga boneco) pode fazer toda a diferença.
Estamos bem com o Patrício, Girão e até com o Marcão (mesmo não sendo um Juanjo). Só nos falta o “Quintana”.
20 Maio, 2016 at 13:09
Primeiro seria bom um novo diretor, treinador e depois ir buscar jogadores….
20 Maio, 2016 at 13:38
A renovação de JJ por mais um ano atira com o termo do contrato para o final do Segundo Mandato de Bruno de Carvalho. Espero que no próximo ano seja renovado, depois da reeleição, por mais 3 anos e lhe seja aposta uma cláusula de rescisão de 100 Milhões de Euros, para afastar as moscas.
Jorge Jesus é essencial ao Sporting e o Sporting pode dar-lhe aquilo que ele deseja. Com Jorge Jesus e Bruno de Carvalho ninguém poderá dizer em definitivo que o Sporting não jogará nos próximos anos, uma Final da Liga dos Campeões (nunca pensei vir a dar a mão à palmatória deste modo). JJ é essencial mas, Bruno de Carvalho é-o também e acima de tudo o resto. O somatório da actividade desenvolvida por JJ enquanto chefe da equipe técnica e do futebol, com o resultado da actividade de Bruno de Carvalho, provoca crescimentos e evoluções superiores a 40% ao ano. Isto por “índice de queixo”, não por qualquer análise científica que não tenho a presunção de saber fazer. Porém, quantificar as coisas, ainda que por grosseira estimativa, leva-nos a olhar a realidade em 3 dimensões, não só a fotografia do final de época do Sporting mas, o filme todo, desde o arranque.
Na minha mente, mais até que no meu coração, o Sporting É O Campeão Nacional desta época, independentemente do título ter sido desviado das nossas mãos por roubo e entregue pelo 35 ao benfica.
Fomos a única grande equipe de futebol em Portugal na época 2015/16. Fortuitamente, esta afirmação, quando o benfica consegue chegar quase ao fim da Liga dos Campeões e nós nos não qualificámos porque alguém na UEFA aprendeu com Pinto da Costa como fazer os ninhos, tal como Vieira fez a mesma mafiosa aprendizagem.
Não é possível ganharmos todos os jogos do campeonato mas, tem de ser esse o objectivo da próxima época. Melhor ou pior só esse objectivo conseguido seremos campeões pois, basta que apenas façamos 98 pontos para que o benfica faça, de acordo com as palavras de Luís Filipe Vieira, “o necessário para nos derrotar” ainda que, como este ano, ilícita e ilegitimamente. Que fez o benfica? – Assalto à mão armada com apito e bandeirinha!
O Benfica recuperou pontos até ao final do jogo em Alvalade, a ser suportado e ajudado pelas arbitragens e que em simultâneo prejudicaram o Sporting nos seus jogos. Foi um período negro mas, um período que nos faz pensar e nos fez crescer. Do mal Deus extrai bem é uma afirmação arrojada mas, é esse o significado temporal da vitória do bem sobre o mal. Compete-nos encontrar entre os escombros aquilo que nos faz crescer. Penso que com BdC e JJ essa aprendizagem foi feita.
Poderei estar errado mas, acredito firmemente que, a década que se inicia agora será maioritariamente nossa. O “Crónico” já regressou e a partir da próxima época vai ser muito difícil a qualquer inimigo voltar a fazer o que os GATUNOS fizeram este ano.
20 Maio, 2016 at 13:58
Gosta de ver a mudança de opinião em relação a JJ, é bom sinal!
20 Maio, 2016 at 13:57
Um homem forte, um Carlos Resende, um guarda-redes: eis meio caminho para o sucesso.
Nas modalidades coletivas, o grande exemplo é o futsal: homem forte, treinador de enorme qualidade e um grande plantel.
Arrajem isso que para encher o novo pavilhão estamos cá nós!!
20 Maio, 2016 at 14:15
Quanto ao Andebol e ao debate que se tem vindo a fazer nestas páginas, não posso deixar de concordar que Zuppo, para mim, foi um erro de casting que urge corrigir, designadamente, dando a mão à palmatória e fazendo regressar o Prof. Frederico. É difícil engolir esse sapo? é mas, tem de ser. Não é com outro treinador que seremos tão cedo campeões. Depois, há contratações de jogadores com 2 metros de altura e 100Kg de peso que é indispensável fazer, mesmo que tecnicamente menos evoluídos que alguns dos nossos actuais jogadores. Sem peso e altura, na defesa e no ataque, não vamos a lado nenhum é indispensável PODER DE CHOQUE no Andebol moderno. Um misto de força e técnica pode dar muitíssimo bons resultados.
Para isso precisamos de mais sócios pagantes. Precisamos de, pelo menos, 200.000 sócios meta que , longe de ser inatingível no curto prazo, é passível de se atingir até final deste ano.
Se cada 1000 sócios se comprometerem a trazer 2 novos sócios cada, isto é, ficarmos com o dobro dos sócios até final do ano, ainda que a taxa de sucesso se quede por 0,5%, teremos mais 70.000 sócios obtidos até final do ano. Depois da Missão Pavilhão, tem de ser a “Missão Novos Sócios” a ditar o nosso comprometimento com o Sporting. Setenta mil sócios pagantes, representam, no mínimo, mais Meio Milhão de Euros de encaixe anual para as modalidades. Tem de ser assim e o Sporting tem ainda de criar a classe de “Sócios Premium”, aqueles que se comprometam a uma quota de 24 Euros anuais. Que vantagens e contrapartidas vão ter, não sei mas, temos de enveredar por esse caminho se queremos ter todos os anos a HEGEMONIA nas Modalidades principais! Será tão difícil assim arranjar mais 50 mil sócios que queiram ser “Premium”? Isso representaria um encaixe adicional de € 750.000!
Veremos o que somos capazes de fazer. Veremos se somos capazes de manter a intensidade de adesão aos Grandes Projectos que tivémos nestes últimos Três anos. Não podemos esmorecer. Há que manter a chama bem alta, erguida a uma altura que não seja possível imitar.
Eu comprometo-me a trazer para o Sporting, este ano mais 3 sócios e comprometo-me passar a Premium. E Tu?
20 Maio, 2016 at 14:26
Um off…
Alguem me pode dizer de forma fidedigna, para ter de calar alguns papagaios que me andam a chatear, a percentagem que o SCP tem do JM?
SL
20 Maio, 2016 at 14:29
75%
20 Maio, 2016 at 14:36
Obrigado
20 Maio, 2016 at 17:47
Comecei a ler e pensei que tínhamos contratado o Tomas Svensson. Mesmo quase a chegar aos 50, dava para o nosso campeonato =)