Dezanove de maio de 2013. Nenhum sportinguista se vai, alguma vez, esquecer deste dia. Terminava a época horribilis do Sporting e, para trás, ficavam Ricardo Sá Pinto, Oceano, Vercauteren e Jesualdo Ferreira. Levámos com Pranjic, Boulahrouz, Joãozinho, Ventura, Xandão e Labyad – que dura e dura e dura –, Viola, Rubio e Jeffrén. 2013 foi também o ano da não resolução do contrato com o Bruma e da saída do Izmailov para o Porto. A época terminava com a pior classificação da história do Sporting, num sétimo lugar que nos colocou atrás de Paços de Ferreira, Braga, Estoril Praia e Rio Ave! Para além disso, o imbróglio com o BES, o aumento brutal do passivo, as comissões do Freitas e do Duque, e a pré-falência do Sporting à vista. Ficou, ainda, para a história recente, a transferência do Moutinho para o Porto, os quases do Paulo Bento, as fraquíssimas casas de Alvalade e a baixíssima entrada de novos sócios. Mais do que a falta de títulos, era o desnorte, a falta de ambição, o baixar de braços – sempre demasiado prematuro por força da realidade –, que fez os sportinguistas ter de suportar várias humilhações e paródias dos eternos rivais, particular incidência para as que vinham do outro lado da 2ª Circular.
Por entre uma eleição extremamente concorrida, e após uma primeira derrota eleitoral que só o foi por causa dum sistema eleitoral que praticamente impedia a ascensão de quem não fosse barão, ou visconde ou algo do género, fechando o clube sobre uma elite que se servia, em vez de servir, Bruno de Carvalho chega à liderança do Sporting. Desde então, Duque candidatou-se à Liga, aprovou-se o sorteio dos árbitros – para a seguir se voltar atrás miraculosamente –, Vítor Pereira permanece de pedra e cal à frente dos árbitros, um árbitro preside efetivamente à Liga, onde faltou a luz sobrou água na Luz, impediu-se a negociação centralizada de direitos televisivos, e os almoços “amigáveis” em dias de jogo sucedem-se. Por entre os pingos da chuva, o impoluto Vieira, o senhor altivo e insuspeito, foi apanhado a escolher árbitros, falou em Roubo nas primeiras páginas dos jornais, falava do “futebol que temos”, dizia que já havia “faixas encomendadas” a Norte, desculpava os erros do Roberto e a falta de pontos com as arbitragens e apontava baterias aos sócios e adeptos do clube «”Alguns senhores que estão a arbitrar perderam a vergonha toda”: “o que fizeram ao Rui Costa, ontem(sábado), foi um autêntico atentado ao futebol”, disse Vieira. Referindo-se às críticas vindas de sócios, indignou-se “não posso conceber que haja benfiquistas que só aparecem para desacreditar o clube e os jogadores”». Para finalizar esta pequena resenha, ficaram ainda as declarações de “Basta”, ao mesmo tempo que alertava para a necessidade – entretanto abandonada, porque inconveniente – de introduzir tecnologias no futebol. Têm sido anos calmos, estes, na presidência encarnada, trazendo ao futebol português a tranquilidade e a classe tão amplamente reclamada. Por fazer, ficou a condenação oficial por parte do Benfica ao caso dos Very Light, trazido pelas claques benfiquistas no futsal e no futebol. Prioridades.
Bruno de Carvalho trouxe à presidência do Sporting uma linguagem inflamada, dissonante, e que tem pecado, em algumas situações, por excesso. Consigo trouxe, também, auditoria interna às contas do clube, a resolução dos problemas com a banca, a recuperação financeira do clube, o aumento exponencial do número de sócios, enchentes em Alvalade, a luta pelo sorteio dos árbitros e pela centralização dos direitos televisivos e, acima de tudo, o regresso do orgulho aos sportinguistas. Transformou Alvalade num inferno igual ou pior que Anfield ou o Westfalenstadion de Dortmund, com o “Mundo Sabe Que” e devolveu a ambição e a garra à equipa do Sporting. Não mora mais em Alvalade a satisfação pelo segundo; e só o tremendo orgulho na entrega e devoção destes jogadores é que pode explicar que, apesar do amargo de boca, os adeptos que se deslocaram a Alvalade para receber a equipa vinda de Braga seja capaz de fazer, a todos, percorrer um arrepio de espinha que não se consegue explicar. No Sporting sempre foi bem claro que não é a todo o custo que se pretendem as vitórias, nem tão pouco são os insucessos que fazem os seus adeptos amainarem o apoio à equipa. A falta de parecença de Bruno de Carvalho com a mulher de César, característica tão amplamente apreciada por estes lados, faz com que o tom das suas palavras seja mais vezes avaliado que o conteúdo das mesmas, já que, como há muito se diz, o jogo é para se fazer nos bastidores e pela calada.
Terminada esta época, urge preparar a próxima. Não sobrem dúvidas sobre a guerra em surdina – mesmo que seja à vista de todos – que se continuará a travar no futebol português. E, desta guerra que se avizinha, com ou sem contenção verbal presidencial, a única coisa que é inegociável é a manutenção da garra, da ambição, da entrega e do querer vencer. O sistema de nomeações vai continuar, a diversão mediática também, e as lamúrias cirúrgicas surgirão sempre que necessário; tudo isto de forma imaculada e inatacável. Que se reserve a glória ao Sporting, agora que a aprendizagem está feita, emergindo por sobre as manobras já identificadas. E que para o ano, finalmente, quem vestir a verde e branca, o faça, em todos os jogos, com o mesmo pensamento que ecoou em permanência em Alvalade esta época: “Eu quero o Sporting campeão”!
ESCRITO POR João Duarte Albuquerque
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
20 Maio, 2016 at 19:44
Nunca a ligação entre duas épocas foi de tanta esperança, na minha opinião. Pelo menos nos tempos mais recentes.
Mesmo com a vinda de JJ no ano passado e com uma taça no bolso.
Mesmo depois do roubo a que fomos sujeitos.
Se calhar faltava a muitos ver in loco do que JJ é capaz.
Estamos a tratar do plantel e ainda estamos em Maio.
Venha a pré época depressa…
20 Maio, 2016 at 20:30
Isto tudo.
20 Maio, 2016 at 20:10
Os jogos combinados contnuam..
O nelo que vá investir no atlético again.
20 Maio, 2016 at 20:38
Bom texto Albuquerque!
Só o falar de mais é que continua a não colar… Para mim não cola.
Se este Homem não tivesse falado tanto ainda hoje estávamos a apanhar migalhas das duas nádegas!
O poder não cai do seu céu… Conquistasse!
Se o Bruno tivesse dado ouvidos a amigos e familiares … Se calhar hoje ainda não era Presidente do Sporting!
23 Maio, 2016 at 12:59
Lamento, mas faz-me impressão: é conquista-se.
20 Maio, 2016 at 20:41
Outro assunto.
Estive a ver um pouco da fantochada que é esta “final” da carica. A minha alma, mesmo sabendo ao que ia, continua a surpreender se e a ficar parva.
Com tanta aldrabisse …
Fodasse
23 Maio, 2016 at 13:01
Lamentando mais uma vez, e mesmo sabendo que já ninguém vai ler isto (ou talvez mesmo por isso…): é foda-se! Foda-se …
20 Maio, 2016 at 20:52
Já não sei quem é que aqui disse, a seguir ao Marítimo-Corruptos, que a troca da Mala iria ser, não a Taça do Carteiro, mas árbitros amiguinhos para a próxima época, com vista a conseguirem a Liga Europa.
Bastaram os dois primeiros golos dos Batoteiros (passividade contemplativa no primeiro, duas infrações gritantes a preceder o segundo) para ter praticamente a certeza disso.
20 Maio, 2016 at 21:00
Por acaso, vocês conhecem alguma equipa que tenha tanta “vaca” como esta do benfas…?
Será que eles são “filhos de uma manada e são por isso sempre protegidos…pela familia…?”
SL
20 Maio, 2016 at 21:10
Tenho visto este jogo entre corruptos Lamparinas e corruptos Insulares.
A 1 parte vi na tvi, qual Branca TV, e constatei algumas coisas:
1 – Quando as lamparinas atacavam ( parecia que estava a ver um filme porno) tal a gritaria dos merdas facciosos dos comentadores.
o furacao renato, que fez-me lembrar o Robocop tal a quantidade de empurrões e pontapés que deu…
eles diziam que o gk das lamparinas tinha de ser titular na copa america… bem adorei qdo meteu agua no golo dos corruptos insulares.
Andre almeida e o capitão macaco parecem dois passadores.
…mas a corrupção continua tal a oferta da defesa dos insulares…
… e ja ficou um pénalti (só um, o da praxe) contra as lamparinas
PS: o desejo é q estes corruptos desçam na próxima época
20 Maio, 2016 at 21:41
Nah! Podes apostar o que quiseres que se está a preparar o caldinho para o Marítimo ir à Liga Europa.
20 Maio, 2016 at 22:42
lol já nem digo nada. A manipulação de resultados está à vista de todos…
e diga-se de passagem que o marítimo tem-se comportado como um verdadeiro amigo do clube corrupto
20 Maio, 2016 at 21:10
Quanto mais eu vejo o carnide jogar mais campeão me sinto.
#ligavoucher
SL
20 Maio, 2016 at 21:29
Pronto, marca-se pénalti contra quando isso já não faz grande diferença…
20 Maio, 2016 at 21:32
o penalty ja devia estar no acordo entre os 2 clubes para os resultados (combinados)
…mais do mesmo
20 Maio, 2016 at 21:31
Excelente texto.
Falamos de um presidente das lamparinas corrupto como se de uma pessoa idónea se tratasse.
– vouchers
– loja de venda de droga no estadio das lamparinas
– pagamento de salarios a equipas adversarias antes de dos jogos
– pseudo contratações de equipas adversarias antes de dos jogos
– Expulsões 1, mas a equipa adversaria ja estava comprada
– cs a apoiar e a branquear todas as situações
– …
não me sinto campeão, sinto-me revoltado pela merda de pais em que vivemos onde a corrupção aumenta à vista de todos e não se faz nada.
Qualquer dia alguém vai passar-se e da um enxerto de porrada alguns elementos da corja
20 Maio, 2016 at 21:39
Desculpem o off.
Mas sabem a que horas jogão os nossos juniores amanhã em vila do conde?tava a pensar ir ver o jogo…
20 Maio, 2016 at 22:03
17H.
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/agenda-leonina-415195
20 Maio, 2016 at 23:38
Obrigado, conto lá para ir apoiar os nossos miúdos 😉
21 Maio, 2016 at 7:49
Se conseguires atualiza o resultado aqui na tasca sff…
20 Maio, 2016 at 23:38
*jogam
20 Maio, 2016 at 21:43
Entretanto, toca o “Bailando” no P.A. do estádio. Enfim…
20 Maio, 2016 at 21:49
As declarações do Nelo Vingada na flash soam a bater de porta…
20 Maio, 2016 at 21:57
Quando ouvimos o Dani a comentar jogos do benfica, com orgasmos anais, só podemos pensar: falhámos na formação deste fdp.
O Gaitan anunciou que vai sair. Estou para ver os comentários sobre a descoordenação na comunicação dos lamps.
20 Maio, 2016 at 21:59
Quem jogou hoje?
20 Maio, 2016 at 22:04
Cavs vs Raptors. Já enjoa ver o King dominar o Este…ele que mostre que é um homem e venha para o Oeste.
20 Maio, 2016 at 22:32
Ainda não é desta que ele termina a trilogia do senhor dos aneis
20 Maio, 2016 at 22:04
Gaitán no At. Madrid. Curioso como vão (quase) sempre parar aos mesmos…
20 Maio, 2016 at 22:14
o ano passado foi um barrete à moda do porto, este ano é uma barraca da capital
20 Maio, 2016 at 22:37
Houve jogo treino hoje? Pq em Coimbra?
20 Maio, 2016 at 22:48
Há que rentabilizar o estádio
20 Maio, 2016 at 23:00
“Boa noite e obrigado pela vossa colaboração, sempre que fizeram. Obrigado elas coisas que, às vezes, me disseram. Obrigado pela ajuda que me deram, a ser cada vez mais forte. Vá, boa noite a todos!”
Rui Barrote, no final da conferência de imprensa.
Haveria tanto a dizer sobre isto, mas… a vida é demasiado curta.
20 Maio, 2016 at 23:02
Isto foi uma mensagem dirigida aos jornaleiros de serviço pelo Barrote.
Como disse, haveria muito a dizer sobre isto, mas… a vida é mesmo demasiado curta!
20 Maio, 2016 at 23:13
Bem, parece que o gaitas vai para o atlético, o jogador mais vezes vendido em portugal, mais que uma prostituta, vai para um dos bordéis do mendes.
Será desta que o rafa vai para o carnide?
Será que nos próximos meses o carnide paga a outra perna do Giménez por mais de 9 milhões?
….tanto facto para investigar e ninguém com coragem….
20 Maio, 2016 at 23:25
Como diria o Clooney, “where else?”
Não vejo o Gaitas com o Simeone… aquilo é para quem tem um grande pulmão, e um grande par de co$$oes. Mas é a vida, não lhes chegou o barrete que levaram com o Jackson, agora levam outro. O que lhes vale é que na volta também espetam uns, como o Jimenez (que não passa de um mantorras pós-lesão) ou o Pizzi (16million dollar man).
O dinheiro roda, cada um recebe a sua parte (incluindo jogadores, com prémios), ninguém se chateia.
O raio do Mourinho que nunca mais se despacha… o Unaite tem milhões para gastar, ainda vão perder o Talisca e o Jonas para os chineses. E pelo meio, o Guardiola anda cego.
20 Maio, 2016 at 23:35
O Gaintan é um bom jogador. Do melhor dos últimos anos da nossa liga. Este ano não esteve ao seu melhor nível mas um ano menos bom é normal. Em princípio se o Carrillo é para substituir o Gaitan então o carnide fica pior servido.
20 Maio, 2016 at 23:55
O Jackson era de calibre mundial.
E o Enzo.
Mais o Rodrigo.
Eles são todos bons, mas cá.
Uma coisa é fazer 3 ou 4 jogos a sério por ano, mais competições europeias.
Lá fora, é jogos a doer todas as semanas, e com calendários mais apertados. Em espanha e inglaterra não há marmeladas de jogos adiados uns dias para o pessoal descansar.
Ainda assim, o Gaitan tem qualidade para jogar em qualquer equipa, nem que seja como alternativa. Não acho é que tenha pedal para o que o Simeone exige.
20 Maio, 2016 at 23:30
No fim, desgraçado do Jota.
Espero que goste de banco… ou do Rayo Valecano
20 Maio, 2016 at 23:22
Vendendo gaitán e Jonas tudo aponta que o carnide vai passar a jogar em 4x3x3 (Carrillo e Servi nas alas e um dos avançados a titular).
Será que vão dar ao rui vitória a possibilidade de aplicar as suas ideias ou estão a preparar o caminho para o Marco Silva?
20 Maio, 2016 at 23:29
O Derrotas tem 2 anos de vida pelo menos.
Mesmo que não ganhem nada para o ano (no comments), tem todo o capital de confiança dos “recordes do jj”, formação, bateu o pé ao Munique, e deu milhões (nr: comparativo entre venda do RV e JJ, próximo prato).
Por isso, pode perder tudo para o ano, até porque se tal acontecer será por culpa da pressão sobre os árbitros e do super-investimento que o Sporting fez.
Mas acredito que joguem em 4x3x3, talvez com 16 milhoes no meio. Alas, têm com fartura (se bem que o Salvio talvez siga aviado)
21 Maio, 2016 at 0:01
Para mim, o Marco Silva está destinado ao dragao.
21 Maio, 2016 at 0:11
O problema do Marco Silva para o porto é poder não ser de confiança – como Bruno de Carvalho descobriu quando o treinador o atacou publicamente numa conferência de imprensa.
21 Maio, 2016 at 1:38
Eu queri dizer, o problema para o porto. Algo que poderá fazer pinto da costa pensar duas vezes.
21 Maio, 2016 at 11:24
Isso nem parece teu! O Marco Sonso só irá para o lado errado da Segunda Circular no dia em que decidir/for convencido (riscar o que não interessa) a mudar para o verdadeiro diretor do futebol daquela agremiação – leia-se: Jorge Mentes.
21 Maio, 2016 at 0:19
Assunto importante, JJ às 21:30h na Sic notícias com o caracolinhos.
21 Maio, 2016 at 0:19
Contra os canhoes marchar marchar
ABAIXO O ESTADO LAMPIÂMICO
21 Maio, 2016 at 1:12
O MS tem um empresário com ligações estreitas à Doyen. Deve seguir para o Ladrão.
21 Maio, 2016 at 2:18
Vinte e um anos depois, o Sporting CP vai voltar a ter uma equipa de futebol feminino. Uma não, várias. O Clube vai passar a ter três escalões de competição: sub-17 (13 aos 17), sub-19 (15 aos 19 anos) e seniores (maiores de 19 anos). Isto para além de uma Academia, “As Leoas”, formada por escalões sub-9 (6 aos 9 anos) e sub-12 (10 aos 12 anos).
As sub-17 jogarão futebol de 7 e vão competir no Campeonato Distrital de Lisboa, enquanto as sub-19 jogarão futebol de 9 e vão competir no Campeonato Nacional de Juniores.
As Seniores jogarão futebol de 11 e vão competir na 1ª Divisão da Liga Feminina Allianz.
A Academia sub-17 e sub-19 vai funcionar na Cidade Universitária, com treinos três vezes por semana, das 19h30 às 21h00. A seniores treinarão na Academia, com treinos quatro vezes por semana, das 20h30 às 22h00.
No escalão sénior, o Sporting, com base no plano estratégico que a FPF tem para o futebol feminino, aceitou o convite endereçado pela mesma para participar na Liga Feminina Allianz, uma nova prova que arrancará na próxima época desportiva, 2016/17, com 14 equipas. Para além do Sporting, juntam-se Sp. Braga, Estoril e o Belenenses. As outras 10 equipas que irão competir na nova Liga serão compostas pelas oito que ficarem no Campeonato Nacional desta temporada – que ainda decorre – e as duas que subirem do Campeonato de Promoção (2ª divisão).
O futebol feminino está a crescer bastante em Portugal (segundo dados estatísticos da FPF o número de federadas aumenta em média 20% todos os anos) e é uma modalidade em notória expansão além fronteiras.
21 Maio, 2016 at 13:12
Grande Notícia.
Esperamos alguns jogos em Alvalade, antes dos séniores, por exemplo!
21 Maio, 2016 at 8:21
Belo resumo \ apanhado \ olhar sobre o nosso lodo.
21 Maio, 2016 at 9:10
gaitas e carrillo no atletico por 50M!!! Chamem já a polícia!!!!
Como é possível comprar um jogador por 25M, podendo ter comprado há uns meses atrás e em competição por 15M e agora paga-se mais 10M sem competição?!? Mais negócios à mendes e não se passa nada!!! Tinha renovado com o Sporting e tinha ficado a promessa de sair no final da época por 15M e nem mesmo assim ninguém se chegou à frente e de um momento para o outro aparece o clube de sempre a dar 25M?!?
Continuo a não perceber como ninguém quer saber disso para nada!!! Antro de corruptos e merdas que habitam nesse futebol de mentira, nesse futebol português!!!
Cada vez mais sinto um orgulho tremendo de ser diferente, de ser do Sporting C.P.!!!
21 Maio, 2016 at 9:33
Um jogador em último ano de contrato vale sempre menos, e normalmente o valor oferecido acaba por ser uma questão de cortesia.
Veja-se o caso do Toni Kroos que estava em último ano de contrato com o Bayern Munique e se transferiu para o Real Madrid por 25M. Caso tivesse mais anos acredito que o valor fosse, no mínimo, o dobro.
Ainda não se sabe o desenlace final da telenovela Carrillo, mas parece-me bem jogado pelo Carnide. Faz dinheiro com um labrego, em mais uma negociata com os corruptos do Atlético de Madrid.
Para o Sporting foi a melhor coisa que podia ter acontecido (a seguir à possibilidade de o ter vendido por 12 ou 14 milhões para o Leicester), porque viu-se livre de um profissional descontente e que poderia afectar o balneário.
Para além disso, e como alguém aqui o escreveu em tempos, caso Carrillo tivesse ficado, nunca teríamos visto a excepcional época de João Mário a falso médio direito.
O Carrillo para mim morreu, deixou de existir, revelou-se uma autêntica serpente (como o Moutinho, Simão Sabrosa, Rodrigo Tello, entre outros).
Não merecem a nossa consideração, e nunca figurarão nem como figuras de destaque dos nossos museus, nem nas nossas memórias.
Existem indivíduos assim, e devem ser erradicados de Alvalade.
A partir de aqui, e olhando para os contratos assinados, parece-me que foi definitivamente o último (falta o Labyad) pesadelo deixado pelo Godinho Lopes.
Apesar do insucesso a nível de títulos nesta época, estou a gostar muito do caminho que estamos a traçar e estou desejoso por ver a pré-época com os novos reforços e a miudagem das escolas de Alcochete.
Grande destaque também para a fase final do campeonato de futsal e a cavalgante evolução da construção do pavilhão.
Viva o Sporting Clube de Portugal!
21 Maio, 2016 at 10:58
Concordo com tudo…. Mas ainda tenho dúvidas relativamente ao Moutinho.
Numa altura em que o nosso presidente era o Jebe… Não sei quem era a maçã podre….
21 Maio, 2016 at 11:14
O Moutinho gritou para quem quisesse ouvir, que queria sair do Sporting, fosse que clube fosse, benfica e porto inclusive.
Foi um traidor e os traidores não passam de ratos e seres rastejantes.
Quis abandonar o barco quando este se estava a afundar, em vez de ajudar.
Para gajos como estes só peço que tenham toda a infelicidade possível.
21 Maio, 2016 at 11:49
“Roma não paga a traidores!”
Ao Montinho Anão de Merda & Cornillo fdp apenas posso desejar longas e dolorosas lesões…
21 Maio, 2016 at 11:41
Do Moutinho so tenho pena que ainda nao tenha partido uma pena e ter deixado de jogar futebol
21 Maio, 2016 at 11:50
isso!
21 Maio, 2016 at 12:01
Vá lá amigos…
Não deixem que “a vossa inteligencia se tolde por causa de quem o não merece…”…
Não lhes desejemos mal…”deixemo-los descansados”…
Nós sportinguistas “não podemos ser assim”…
Já agora desculpem…mas quem são o Moutinho e o Carrillo…??
Nós queremos é o Sporting Campeão…!!
Abr e SL
21 Maio, 2016 at 12:44
Até concordo em parte com este tipo de sentimento dirigido a traidores.
Mas os presidentes na altura… Acho que estavam ao nível das atitudes do Moutinho… É que para mim o exemplo vem sempre de cima!
Veja se a comunidade Lampeão que acha tudo bem… O que interessa é ganhar!
Pouco interessa os meios para atingir os fins.
21 Maio, 2016 at 9:45
Atencao a essa transferencia, o Sporting pode exigir o montante pois existem indicios que o empresario e o jogador foram aliciados.
A ser verdade e altamente ilegal pois estao a negociar um jogador que ainda tem contracto com o Sporting…
CMVM, Ana Gomes onde estao?
21 Maio, 2016 at 11:40
Recebem o Diogo Jota um jogador com um enorme potencial e já conhecedor do campeonato português.
21 Maio, 2016 at 10:25
Segunda feira aposto o que quiserem em como o Pedro morsa guerra vai agradecer a rui vitória ter conseguido potenciar o Gaitán de maneira a ser vendido por 25 milhões a um dos clubes do Mendes.
SL
21 Maio, 2016 at 11:09
Continua a surpreender a capacidade tentacular da organização criminosa de Carnide.
Vejamos, Rui Gomes da Silva, maçon, actual vice-presidente da direcção e vogal do Conselho de Administração, já foi ministro dos assuntos parlamentares e ministro-adjunto do primeiro-ministro. Algo completamente bizarro.
Pedro Guerra, actual director de conteúdos da CarnideTV, já trabalhou como arquivista do jornal O Independente quando Paulo Portas mandava no tasco, não passa de um porco nazi que ainda mantém o cargo de assessor parlamentar na bancada do CDP-PP.
Parece que toda a escumalha da pior espécie em Portugal se juntou no Carnide.
Sobre o traficante Vieira, fica isto:
” O Correio da Manhã divulgou no passado dia 29-08-2015 um artigo escrito pelo atual director de conteúdos da BTV quando estava no jornal “O Independente” sobre Luis Filipe Vieira. Foi em 03-08-2001 quando o ex-presidente do Alverca já era gestor do futebol do Benfica.
Ora rezava o artigo:
“Luis Filipe Vieira, gestor do futebol da sociedade anónima desportiva(SAD) do Benfica, foi condenado por roubo. O caso remonta a Julho de 1993, altura em que o homem todo-poderoso do futebol da Luz foi julgado e condenado no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, pela prática de um crime de roubo. Luis Filipe Vieira foi mesmo condenado a 20 meses de prisão. E não mostrou arrependimento pelo que fez.
O ex-presidente do Alverca foi sentenciado juntamente com mais cinco arguidos, que também foram condenados por roubo. Um deles apanhou, tal como Luis Filipe Vieira, 20 meses de cadeia, e os restantes quatro foram condenados em 18 meses.
A sorte dos seis arguidos, Luis Filipe Vieira incluído, foram as duas leis da amnistia – uma de 1986 e a outra de 1991 -, que lhes valeram o perdão total das penas de prisão que lhes foram aplicadas pelo colectivo do 3ºJuízo Criminal de Lisboa. No acordão, o juiz-presidente, Afonso Henrique Cabral Ferreira, destaca o facto de Luis Filipe Vieira ter sido o único que não se declarou arrependido pelo crime cometido.
Os factos remontam aos princípios de Março de 1984, altura em que José Luis Gama, um industrial de Arganil, de 62 anos de idade, se queixou a Luis Filipe Ferreira Vieira, na altura com apenas 35 anos e com a profissão de comerciante, do comportamento de Adriano Varela. Trata-se de um caso de contas que não foram honradas, reclacionado com uma cessão de quotas na TIM – Transportes Internacionais de Mercadorias, Lda., empresa sediada em Lisboa. Do património desta sociedade fazia parte um camião (veículo tractor) e o respectivo semi-reboque. Tudo no valor de 4400 contos.
Em julgamento provou-se que, vendo o seu amigo José Gama agastado com a situação, Luis Filipe Vieira instigou-o a contratar os serviços de António Manuel Suzano como sendo a pessoa certa para lhe resolver o problema. Luis Filipe Vieira explicou a José Gama que já havia utilizado os serviços de António Suzano para cobrar um cheque. Em julgamento ficou também provado que foi Luis Filipe Vieira quem fez os contactos com o homem das cobranças difíceis, dando-lhe instruções para forçar António Varela, tido por mau pagador, a liquidar a alegada dívida, de milhares de contos.
Para esse efeito, traçaram um plano que consistiu em roubar os referidos veículos a António Varela e à empresa TIM. Vieira contratou os serviços de Suzano, e este não perdeu tempo em apresentar-se com um grupo composto por três “amigos”: António Mourato, motorista, então com 40 anos, Albino Rosendo, de 32 anos, e Francisco Aboim. Luis Filipe Vieira pagaram, como acontece nos casos de cobranças difíceis, os serviços da rapaziada musculada.
Foi no dia 28 de Março de 1984 que tudo se concretizou. Por volta das duas horas da madrugada, e depois de terem tentado localizar o camião e o semi-reboque em Setúbal, António Suzano e a sua equipa acabaram por encontrá-los no parque da Alfandega de Lisboa, onde estavam guardados pelo motorista António Casaleiro. O “quarteto” bateu na cabina do tractor, e o seu motorista, que pernoitava no seu interior, abriu o vidro lateral. Foi então que António Mourato teve a ideia de identificar-se, tal como os seus acompanhantes, como sendo da Interpol, e disse a Casaleiro que vinham apreender os veículos.
Não satisfeitos com este anúncio, Suzano e os seus “boys” mostraram os coldres, que não tinham qualquer arma, ameaçando-o de prisão se não conduzisse os veículos para o local que lhe seria indicado. António Casaleiro acabou por aceder, conduzindo o camião para as instalações da Caterpneus, firma de Moscavide de que Vieira era um dos sócios. Após ter estacionado, o quarteto revelou-se simpático: deu ao motorista dinheiro para pagar o táxi e regressar a casa. José Gama ordenou a António Mourato que os veículos fossem escondidos em Matosinhos, acabando o camião por ser interceptado em Pombal numa operação-stop.
No acordão, os juízes referem, com ironia à mistura, que esta história é “digna da sétima arte e constituiu, sem margem para dúvidas, um crime de roubo”.
Luis Filipe Vieira recorda a história com alguma revolta: “O queixoso, que nos devia dinheiro, nunca foi julgado. É a justiça que temos”.
Este artigo de Pedro Guerra e Luis Filipe tem ainda uma segunda parte que diz em certa altura acerca de demissões e cisões na direcção:
“Fontes bem colocadas recordam que Vítor Santos(Bibi) poderá aproveitar o enfraquecimento da posição de Vilarinho para lançar Luis Filipe Vieira para a liderança do clube. Aliás, para os apoiantes incondicionais do presidente do clube e da SAD, “Vieira está em campanha eleitoral, o ‘golpe de Estado’ já está em marcha”.
E passado algum tempo, depois de tudo o que escreveu sobre Vieira, entra para o Benfica e tornou-se no mais acérrimo defensor de Luis Filipe Vieira.”
Para a posteridade:
http://postimg.org/image/f1vrrg70h/
http://postimg.org/image/s27invtkx/
21 Maio, 2016 at 10:41
Parabéns BrunoVL.
Hoje há futsal… hóquei… juniores e tb os sub17 tugas.
E claro… JJ às 21:30 na sicN.
21 Maio, 2016 at 11:36
o nosso artista já podia por a programação do dia de Sporting no ar.
21 Maio, 2016 at 11:35
Os rivais a posicionarem-se para as próximas 34 jornadas:
Capucho no Rio Ave
Pepa no Moreirense
21 Maio, 2016 at 11:43
Contra este Sporting o melhor mesmo é assegurar já muitos pontos .
21 Maio, 2016 at 12:24
Capucho, capacho da nádega azul….
Realmente, formamos muito mal…
Figo pesetero, peixe parece que é lampião…
Suinao, rima com lampião.
Moutinho, revelou -se montinho…..
O que se passou na nossa formação ?!
Por isso obrigado Nani, que tão mal tratado foste.
Obrigado CR, não precisas fazer juras de amor. Já agradeço não te “dissociares” do SCP.
21 Maio, 2016 at 13:16
É de esperar e ver para onde vai o Prof. Miguel Leal. Será sempre um treinador a quem ‘emprestar’ jogadores jovens!! Gostava de o ver em Setúbal!
21 Maio, 2016 at 12:01
Isto vai ser assim: Gaitas e Carrallo no Atleti da Doyen, Diogo Jota no Carnide. Simples.