Dezanove de maio de 2013. Nenhum sportinguista se vai, alguma vez, esquecer deste dia. Terminava a época horribilis do Sporting e, para trás, ficavam Ricardo Sá Pinto, Oceano, Vercauteren e Jesualdo Ferreira. Levámos com Pranjic, Boulahrouz, Joãozinho, Ventura, Xandão e Labyad – que dura e dura e dura –, Viola, Rubio e Jeffrén. 2013 foi também o ano da não resolução do contrato com o Bruma e da saída do Izmailov para o Porto. A época terminava com a pior classificação da história do Sporting, num sétimo lugar que nos colocou atrás de Paços de Ferreira, Braga, Estoril Praia e Rio Ave! Para além disso, o imbróglio com o BES, o aumento brutal do passivo, as comissões do Freitas e do Duque, e a pré-falência do Sporting à vista. Ficou, ainda, para a história recente, a transferência do Moutinho para o Porto, os quases do Paulo Bento, as fraquíssimas casas de Alvalade e a baixíssima entrada de novos sócios. Mais do que a falta de títulos, era o desnorte, a falta de ambição, o baixar de braços – sempre demasiado prematuro por força da realidade –, que fez os sportinguistas ter de suportar várias humilhações e paródias dos eternos rivais, particular incidência para as que vinham do outro lado da 2ª Circular.
Por entre uma eleição extremamente concorrida, e após uma primeira derrota eleitoral que só o foi por causa dum sistema eleitoral que praticamente impedia a ascensão de quem não fosse barão, ou visconde ou algo do género, fechando o clube sobre uma elite que se servia, em vez de servir, Bruno de Carvalho chega à liderança do Sporting. Desde então, Duque candidatou-se à Liga, aprovou-se o sorteio dos árbitros – para a seguir se voltar atrás miraculosamente –, Vítor Pereira permanece de pedra e cal à frente dos árbitros, um árbitro preside efetivamente à Liga, onde faltou a luz sobrou água na Luz, impediu-se a negociação centralizada de direitos televisivos, e os almoços “amigáveis” em dias de jogo sucedem-se. Por entre os pingos da chuva, o impoluto Vieira, o senhor altivo e insuspeito, foi apanhado a escolher árbitros, falou em Roubo nas primeiras páginas dos jornais, falava do “futebol que temos”, dizia que já havia “faixas encomendadas” a Norte, desculpava os erros do Roberto e a falta de pontos com as arbitragens e apontava baterias aos sócios e adeptos do clube «”Alguns senhores que estão a arbitrar perderam a vergonha toda”: “o que fizeram ao Rui Costa, ontem(sábado), foi um autêntico atentado ao futebol”, disse Vieira. Referindo-se às críticas vindas de sócios, indignou-se “não posso conceber que haja benfiquistas que só aparecem para desacreditar o clube e os jogadores”». Para finalizar esta pequena resenha, ficaram ainda as declarações de “Basta”, ao mesmo tempo que alertava para a necessidade – entretanto abandonada, porque inconveniente – de introduzir tecnologias no futebol. Têm sido anos calmos, estes, na presidência encarnada, trazendo ao futebol português a tranquilidade e a classe tão amplamente reclamada. Por fazer, ficou a condenação oficial por parte do Benfica ao caso dos Very Light, trazido pelas claques benfiquistas no futsal e no futebol. Prioridades.
Bruno de Carvalho trouxe à presidência do Sporting uma linguagem inflamada, dissonante, e que tem pecado, em algumas situações, por excesso. Consigo trouxe, também, auditoria interna às contas do clube, a resolução dos problemas com a banca, a recuperação financeira do clube, o aumento exponencial do número de sócios, enchentes em Alvalade, a luta pelo sorteio dos árbitros e pela centralização dos direitos televisivos e, acima de tudo, o regresso do orgulho aos sportinguistas. Transformou Alvalade num inferno igual ou pior que Anfield ou o Westfalenstadion de Dortmund, com o “Mundo Sabe Que” e devolveu a ambição e a garra à equipa do Sporting. Não mora mais em Alvalade a satisfação pelo segundo; e só o tremendo orgulho na entrega e devoção destes jogadores é que pode explicar que, apesar do amargo de boca, os adeptos que se deslocaram a Alvalade para receber a equipa vinda de Braga seja capaz de fazer, a todos, percorrer um arrepio de espinha que não se consegue explicar. No Sporting sempre foi bem claro que não é a todo o custo que se pretendem as vitórias, nem tão pouco são os insucessos que fazem os seus adeptos amainarem o apoio à equipa. A falta de parecença de Bruno de Carvalho com a mulher de César, característica tão amplamente apreciada por estes lados, faz com que o tom das suas palavras seja mais vezes avaliado que o conteúdo das mesmas, já que, como há muito se diz, o jogo é para se fazer nos bastidores e pela calada.
Terminada esta época, urge preparar a próxima. Não sobrem dúvidas sobre a guerra em surdina – mesmo que seja à vista de todos – que se continuará a travar no futebol português. E, desta guerra que se avizinha, com ou sem contenção verbal presidencial, a única coisa que é inegociável é a manutenção da garra, da ambição, da entrega e do querer vencer. O sistema de nomeações vai continuar, a diversão mediática também, e as lamúrias cirúrgicas surgirão sempre que necessário; tudo isto de forma imaculada e inatacável. Que se reserve a glória ao Sporting, agora que a aprendizagem está feita, emergindo por sobre as manobras já identificadas. E que para o ano, finalmente, quem vestir a verde e branca, o faça, em todos os jogos, com o mesmo pensamento que ecoou em permanência em Alvalade esta época: “Eu quero o Sporting campeão”!
ESCRITO POR João Duarte Albuquerque
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
21 Maio, 2016 at 13:40
Concordo em tudo João Duarte Albuquerque, traz mais destes sff!!!!
21 Maio, 2016 at 13:47
Carrillo no Atlético?
50 milhoes em conjunto com o Gaitas…Ah ah ah!! Mais um negocio à la Roberto…
Carrega Real!!! Abaixo os clubes corruptos!
21 Maio, 2016 at 15:51
Sim claro, como se na equipa do Simeone calçassem meninos que, quando as coisas correm mal, não dão o litro, nem um quarto de litro, como é o caso desse…
21 Maio, 2016 at 14:16
Para mim o GL quis ser presidente do Sporting para deitar a “unha” ao que restava do património do clube. A jogada seria vender Alcochete e abotoar-se. Daí o protocolo com a Câmara de Odivelas por causa do Complexo Desportivo de Odivelas que substituiria a Academia. E de certeza que ele ainda ficava com as obras que o Sporting ia pagar em Odivelas. Digam lá se isto não era mesmo o “modus operandi” do Vieira?
21 Maio, 2016 at 14:34
Para nós era pequeno, mas logo ao lado há muito espaço para uma academia SCP!
21 Maio, 2016 at 19:42
Não conheço bem Odivelas, mas admito que sim, que haja terrenos bons na zona baixa.
21 Maio, 2016 at 15:21
O imobiliário é uma coisa linda amigo Jordão…
21 Maio, 2016 at 19:46
É uma forma de “limpeza” industrial…
21 Maio, 2016 at 15:24
uma duvida:
onde anda a de “puta” da que queria analisar as contas do SCP devido a indicios de lavagem de dinheiro?
e que agora com os rumores da “venda” de um jogador que ainda tem contrato com o SCP, podia ter sido a custo 0 , e está há 9 meses parado , vai ser “vendido” por 25M?? querem mais flagrante lavagem de dinheiros do que isto??
torno a perguntar:
onde anda agora essa de “puta” da??
a dar servico a todos os “colaboradores” do mudo orelhudo, aqueles que ladram por ele?? (eeiisshhh, passou-me por uma fraccao de segundos a gaja a “servir” o guerra… aarrgghhhh), tenho de ir rezar 3 ave Marias, para apagar o imagem do meu subconsciente…aarrggghhh vade retro satanas, ahahah
21 Maio, 2016 at 15:27
A de_puta_da é mais uma marioneta doestado lâmpiónico.
21 Maio, 2016 at 15:51
O problema e que ele ja estava a ser negociado em Agosto ultimo… aposto que nesta se fodem a grande!!!
21 Maio, 2016 at 15:49
Deixa-os vender o Carrillo por 25 milhoes… de preferencia ja hoje. E que ele ainda e jogador do Sporting ate 30 de Julho!
21 Maio, 2016 at 16:50
A ser verdade… estamos a falar duma escandalosa lavandaria em plena carburação!!!
quer dizer… no verão passado o Atlético poderia ter contratado o Cornillo por 15 milhões… mas não contratou.
Em janeiro o Atlético poderia ter contratado o Cornillo a custo zero (o custo zero do carnide andou pelos quase 10 milhões fora salários)… mas não contratou!
4 meses + tarde… paga 25 milhões por um jogador parado há um ano!
okay! sigam as testas para os respectivos gelado!
21 Maio, 2016 at 16:27
A que horas começam os nossos jogos?
21 Maio, 2016 at 17:04
Boas Tasqueiros
Algum sitio para acompanhar os nossos juniores?
Não me parece que as nossas redes sociais (twitter ou facebook) o estejam a fazer :/
21 Maio, 2016 at 17:07
e os juniores?
21 Maio, 2016 at 17:13
Final sub-17 (RTP)
Portugal – Espanha
14′, 0-0
21 Maio, 2016 at 17:25
GOLO, Portugal 26′
Dalot
21 Maio, 2016 at 17:30
32′ golo Espanha
1-1
21 Maio, 2016 at 17:19
Juniores:
https://twitter.com/RioAve_FC
21 Maio, 2016 at 17:27
Na minha cabeça, o meu cérebro, invocando o sentido de Justiça e Verdade, ínsito de modo característico nas Famílias de mais de quatro gerações sucessivas de juristas de excelência, tendo alguns mesmo atingindo um brilhantismo, apenas alcançável pela genialidade de mentes privilegiadas, numa imitação de Fernando Pessoa, espíritos invoco, invoco a mim-mesmo mas, encontro a muralha da VERDADE que exige, determina e aponta ao imperativo de fazer JUSTIÇA, na plena medida em que esta àquela se identifica, incessível e incindível.
Na minha cabeça, o olhar lançado sobre este Campeonato, o da época 2015/16, só posso tirar uma conclusão face a todas as circunstâncias e ilegítimas vantagens formais obtidas pelo benfica que recorreu a uma arma proibida pela natureza aleatória do jogo, o controlo da arbitragem que falseou a seu favor o resultado de muitos dos jogos que disputou e falseou em prejuízo do Sporting o resultado de muitos doa jogos que o Sporting disputou, há apenas um verdadeiro Campeão Nacional: O Sporting Clube de Portugal que, apenas formalmente o não é.
Por tudo o que tem destruído no futebol através da distorção da verdade e da imposição da mentira, o benfica merece justamente, aquilo que aconteceu à Fiorentina, em Itália, há alguns anos atrás:
– Ser relegado para a Segunda Divisão, como pena reparadora do mal praticado.
21 Maio, 2016 at 18:13
Assim de cabeça:
50 milhões (empréstimo obrigacionista) + 50 milhões (gaitán+carrillo) + 35 milhões (selvagem da musgueira) = 135 milhões
5 milhões (prémio de assinatura a carrillo e casareto) + 3 milhões (comissões+juros empréstimo obrigacionista) + 25 milhões (dívida a mendes) + 10 milhões (doyen – ola john) + 25 milhões (dívidas a mendes) + 7 milhões (factoring) + 9 milhões (Jimenez) + 10 milhões (Betancur – o médio do boca) + 6 milhões (cervi) + 20 milhões (rafa) + 5 milhões (50% jota) = 125 milhões
Resultado: 10 milhões positivos, daí eles terem que vender o Jonas e o Ederson.
21 Maio, 2016 at 18:18
A repetição de dívidas a jorge mendes não são erro, estão relacionadas com o passado, bem como com as vendes de gonçalo guedes e nélson semedo, além de estarem incluídas as dívidas a outras entidades.
21 Maio, 2016 at 18:33
Os 50 milhões (empréstimo obrigacionista) não é para reembolso do empréstimo obrigacionista denominado ‘Benfica SAD 2016’, emitido em 29 de Abril de 2013 e com reembolso em 29 de Abril de 2016, no montante de 45 milhões de euros?
Só a montagem desta operação custa cerca de 3M.
21 Maio, 2016 at 18:22
Segundo o Twitter do Rio Ave empatámos 1-1 aos 61 minutos.
21 Maio, 2016 at 18:28
1-2 agora 🙂
o porto ganha 2-0 ao paços
21 Maio, 2016 at 18:31
1-3
21 Maio, 2016 at 18:29
Juniores: Rio Ave – 1 x Sporting – 2 ao minuto 69
21 Maio, 2016 at 18:31
Exacto pessoal, damos a volta em 8 minutos!
Alguma notícia dos tripeiros?
21 Maio, 2016 at 18:31
Ora porea…nem vi o comentário acima…
21 Maio, 2016 at 18:31
rio ave 1 – sporting 3
21 Maio, 2016 at 18:33
61′, 69′ e 73 minutos.
Uma pequena vingança dos 0-5 que levámos em casa.
21 Maio, 2016 at 18:32
futsal: 3-1 ao belenenses a 1/2 da 1ª parte.
21 Maio, 2016 at 18:34
fim da 1ª parte.
21 Maio, 2016 at 18:40
2-3 juniores
21 Maio, 2016 at 18:43
qt falta?
21 Maio, 2016 at 18:43
No hóquei também estamos a ganhar 3-0
21 Maio, 2016 at 18:44
O nosso hóquei vence por 3 a 0 ao intervalo. Bom jogo até ao momento
SL
21 Maio, 2016 at 18:45
Campeonato Nacional de Júniores
13.ª Jornada (28 Maio):
Belenenses x Sporting
Benfica x Porto
14.ª Jornada (4 Junho):
Sporting x Académica
Porto x Belenenses
É esperar que o Porto perca pontos na próxima jornada.
21 Maio, 2016 at 18:54
Infelizmente o Porto só joga com equipas rafeiras até ao fim do campeonato.
21 Maio, 2016 at 18:55
O boifica abre as pernas para que nós não sejamos campeões.
21 Maio, 2016 at 18:56
Ou perdem pontos com a melhor formação do mundo, ou já fomos…
21 Maio, 2016 at 18:48
Comunicacao? Fala demais?
Foda-se, estou farto desta conversa.
A única coisa que gostave de ver melhor explicada foi a cena do Twitter. De resto, dói-me ver sportinguistas a nao gostarem porque parece mal.
Mas pensam que colocar o foco na arbitragem, por exemplo, nao faz que no roubem um pouco menos e favorecam as galinhas um pouco menos também?
Pensam que colocar o foco nas trafulhices do orelhas e do coro angelical nao os faz hesitar? Uma coisa os louvo, esses filhos da puta, foi realmente montarem uma encenacao de estadistas que infelizmente foi colando. Agora aquilo é uma associacao de criminosos que deve ser continuamente desmascarada.
Essa do criticar a forma em vez da substancia para mim é tempo perdido.
21 Maio, 2016 at 18:48
Campeões da europa 🙂
21 Maio, 2016 at 18:51
+1
grande vitória
PORTUGAL CAMPEÃO EUROPEU U-17
21 Maio, 2016 at 18:51
Ganhamos ao rio ave e o carnide perdeu com o belém
21 Maio, 2016 at 18:51
Campeões Europeus !!! Sub17
Parabéns miúdos
21 Maio, 2016 at 18:53
Juniores: ganhamos 3-2.
21 Maio, 2016 at 18:53
Campeões da Europa de sub17!
Amanhã nos jornais: Magnífico,espectacular negócio leva Carrilho para o Atlético,e humilha Bruno de Carvalho.
21 Maio, 2016 at 18:58
Porque será que fez exames no Atlético de Madrid?
E o Atlético de Madrid tendo a oportunidade de o ir buscar em Janeiro a custo 0 ia dar depois milhões em Junho do mesmo ano?
Contem-me histórias de futebol entre Jorge Mendes, Benfica e Atlético de Madrid (como as de Mónaco e Valência) que eu gosto muito.
21 Maio, 2016 at 21:30
E no fim o Atlético empresta Carrillo ao benfica.
É que só falta mesmo isso para eu acreditar em histórias da carochinha! 😉
21 Maio, 2016 at 19:04
no folhetim informativo do carnide a Bolha a noticia da seleção portuguesa é a quinta a passar as primeiras três noticias são do carnide depois picam o Sporting só depois veem os putos da que pensar 🙁
21 Maio, 2016 at 19:16
Lavagem de dinheiro.
E os adeptos saloios todos contentes a comer gelados com a testa…
21 Maio, 2016 at 19:45
ou é impressão minha ou o estado lampionico esta a meter a carne toda no assador
21 Maio, 2016 at 18:54
Grande vitória. Para a semana, só peço que o benfica não perca com o porto. Quanto a nós, dois jogos para ganhar!
21 Maio, 2016 at 18:56
Em futsal já vai em 5-1.
21 Maio, 2016 at 18:59
A juntar aos 9-0 da semana passada.
É sempre um prazer esmagar o satélite de Carnide!
21 Maio, 2016 at 19:04
ahahah
o Mister do Cafe e que os topa, ahahah
http://misterdocafe.blogspot.co.uk/2016/05/o-reverso-da-vitoria.html
21 Maio, 2016 at 19:10
CRISTAL PALACE !!!!!!!
78 MINUTOS….1-0…….
21 Maio, 2016 at 20:14
os borregos vermelhos daqui deram a volta…1-2…
21 Maio, 2016 at 20:22
Ainda bem, para ver se o Mourinho não vai para Manchester.
Não faz sentido o United querer o Mourinho, até porque curiosamente o Van Gaal está a ter um percurso muito semelhante ao que o Alex Ferguson teve no início. Começou mal, e esteve quase para ser despedido não fosse a vitória na Taça de Inglaterra. Eu não ignoraria os “sinais”.
21 Maio, 2016 at 19:21
Futsal ficou 6-1.
21 Maio, 2016 at 19:39
Negócio Carrillo:
-Carlos Ponnk (melhor jogador do Farense e internacional por Cabo Verde) vai para o Benfica a custo zero.
-Sensivelmente na mesma altura, Diogo Jota assina pelo A. Madrid.
-Dois ou três dias depois, Carrillo assina pelo Benfica a custo zero.
-Farense perde 2 pontos por utilização de Harramiz contra o Benfica B na 2ª Liga.
-Final da época, Farense desce por ter menos um ponto que Benfica B
-Fala-se da possibilidade de Carrillo ser transferido para o A. M. por 25 milhões e Diogo Jota pode ser envolvido no negócio…
-Marosca aqui? No passa nada!
21 Maio, 2016 at 19:45
10 a 3 em hóquei para nos
SL
21 Maio, 2016 at 20:58
Fosgasssse