Carmizé, a portuguesa que roubou o coração de Chirola, recebeu O JOGO em Buenos Aires, onde continua a ser proeminente figura pública e passou em revista instantes marcantes de um avançado sem par. O adeus do argentino foi a 18 de junho de 1997
O casamento mudou a sua identidade. Até conhecer o goleador que ficou na história era Maria do Carmo da Ressurreição de Deus. Mas surgiu na sua vida o Chirola e passou a ser para sempre Carmen Yazalde, a esposa de um dos grandes ídolos do Sporting, o Bota de Ouro da temporada 73/74, graças a 46 golos em trinta jogos, o goleador que foi um mito até há 15 anos, quando faleceu aos 51 anos, em Buenos Aires. “Chirola amava o Sporting, foi o clube que mais quis e onde foi mais querido. Era uma loucura por ele”, recorda a atriz e modelo portuguesa, a Carmizé, que agora vive e é figura pública na Argentina e anseia por um regresso a Portugal: “Este ano vou a Lisboa, mal posso esperar. Quero conhecer o novo estádio do Sporting e visitar o museu para ver tudo o que têm do Chirola”.
Como se conheceram?
Ele vivia por cima de uma taberna onde todos os sábados e domingos almoçávamos com a companhia de teatro. Um dia vêmo-lo chegar com Conchita Velasco, uma diva espanhola que estava a fazer uma peça em Portugal e também vivia aí. ‘Quem é aquele de cabelo comprido, parecia um índio?’, perguntámos e o empregado disse-nos que era um jogador do Sporting, mas que não estava a jogar. Eu já sabia de alguma coisa do género, porque o Camilo de Oliveira, que era o ator principal da peça e era um sportinguista doente, ia falando sempre da equipa. Depois, ao fazer um anúncio publicitário com trinta homens, alguém pediu ao realizador se podia trazer um argentino para passar o dia de filmagens connosco. E apareceu no Guincho. A partir desse dia, não saiu da primeira fila do teatro todas as noites. Convidava-me para jantar, mas não podia esperar até à uma da manhã, senão era multado pelo clube.
Então, foram almoçar?
Por fim, o Camilo de Oliveira insistiu para sair com a sua esposa e com o Chirola. Fomos ouvir fados em Alfama e a partir daí começámos a namorar. Ao princípio, andávamos escondidos, ele ainda não podia jogar, porque já havia um estrangeiro no plantel e tinha que esperar que a época terminasse. Foi um instante. Depois, no final de 1972, viajei sozinha para a Argentina para conhecer o seu país, porque ele me dizia que não sabia onde iria terminar a carreira. Fiquei por vários meses e o Chirola viajou quando terminou o campeonato, com todos os documentos para nos casarmos. Foi a 16 de julho de 1973.
Ia vê-lo ao estádio?
Sim, tínhamos um camarote. O meu pai era sportinguista, mas não ia ao estádio porque comecei a trabalhar muito nova no teatro e não podia ir. Mas depois comecei a ir pelo Chirola. Ele punha toda a gente doida, era o máximo. Para os adeptos e para os companheiros. Era muito amigo do guarda-redes, o Damas, do Marinho, do Dinis, do Chico Faria… Todos craques. E tal como agora toda a equipa do Barcelona joga para o Messi, toda a equipa do Sporting da altura jogava para o Chirola, que ganhava todos os domingos um carro. Uma empresa que patrocionava o clube premiava o jogador que marcava o primeiro golo, mas ele já tinha um BMW bordô que adorava, era uma máquina.
E o que fazia com os carros que ganhava?
Sorteava-os pelos companheiros. Por isso era tão admirado. Os miúdos pobres iam ver os treinos e ele dava-lhes sempre qualquer coisita. Ele tinha tido uma infância como a deles e, então, dava sempre uma ajuda. A sua família era muito humilde, com seis irmãos e uma irmã, e ele ajudou-os a todos.
Como foi essa época em que ele ganhou a Bota de Ouro?
Foi impressionante, ele marcava em quase todos os jogos. Sentia-se importante, os companheiros jogavam para ele e o Chirola não perdoava a nenhum guarda-redes. Lembro-me dessa gala em que lhe entregaram a Bota de Ouro. Fecharam o Lido só para nós e o Beckenbauer disse ao Chirola: “Tens a mulher mais linda de todos os jogadores do mundo.”
Porque deixou o Sporting?
O Sporting teve que o vender depois do 25 de abril de 1974, porque ele ganhava muito e ainda tinha mais dois anos de contrato e o clube não tinha condições para lhe pagar o ordenado. E ele adorava o clube, mas teve que partir devido a questões económicas. Foi assim que fomos para Marselha. Ele tinha a opção de ir para o Real ou Atlético de Madrid, não me lembro bem, mas o Chirola disse: “Vamos para França, assim aprendo outra língua”.
E ele quis voltar à Argentina?
Voltámos em 1978. Pagou 500 mil dólares para poder sair do Marselha porque ainda tinha dois anos de contrato. Voltou porque lhe tinham prometido que ia jogar o Mundial [em 1978, na Argentina], mas depois não o convocaram e começou a sua depressão. Se tivéssemos ficado na Europa e hoje ainda fosse vivo, o Chirola seria um Platini, um Beckenbauer… Ele era um embaixador, vivia de outra maneira, às 7 da manhã vinha o professor de inglês lá a casa… Mas na Argentina, mudou de vida. Separámo-nos em 1987, dez anos antes da sua morte.
126 golos em 131 jogos pelo Sporting CP, 46 golos numa só época no campeonato nacional, bota de ouro europeu. Héctor ‘Chirola’ Yazalde faria, hoje, 70 anos.
29 Maio, 2016 at 20:10
hoje foi o dia deste chouriço…
defendeu tudo e o que não defendeu foi ao poste.
29 Maio, 2016 at 20:10
Flhou Lerlim. Perdemos.
O Lampião Vitor Hugo já pode receber a mala.
29 Maio, 2016 at 20:20
A mala recebeu quando levaram 7 do carnide! Como é possível este gajos que connosco discutem sempre o resultado e perdem pela margem mínima, levarem 7 dos lampiões…
29 Maio, 2016 at 20:23
Eles são quase todos lampiões. Abrem as pernas, simples.
29 Maio, 2016 at 20:24
http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/04/dois-homens-e-um-destino-butch-salvador.html
29 Maio, 2016 at 20:12
Enfim…que aprendam a lição, os jogos são para se ganhar no tempo normal, não se pode falhar o que se falhou hoje…em relação ao penalties estes são para marcar com força, nem que seja para por o GR no hospital!!!
29 Maio, 2016 at 20:12
Isto foi para dar mais emoção aos playoffs.
Os próximos 2 jogos são em “casa” e vamos esmagar esses lã-piões do norte.
Força Sporting
NÓS ACREDITAMOS EM VOCÊS
SL
29 Maio, 2016 at 20:13
Não gostei. Não pelos pênaltis, isso é uma lotaria e é de evitar, mas porque acho que mesmo após o 2-2 e no tempo regulamentar podíamos ter resolvido. Adiante, siga.
29 Maio, 2016 at 20:13
Na pocilga batem-se punhetas de felicidade.
29 Maio, 2016 at 20:14
a bola batia nele e só por milagre não entrou umas 4 ou 5 vezes.
29 Maio, 2016 at 20:15
Este tipo de oposição é o nosso ponto fraco. Lampiões e braguilha já sabem como contrariar o nosso jogo. Retranca, vaca, redes e pontapé para a frente.
29 Maio, 2016 at 20:18
Muito demérito da nossa finalização…
29 Maio, 2016 at 20:22
Elementos vaca e redes…
29 Maio, 2016 at 20:16
Margem de erro=0. Mas acredito 100% na equipa…a única preocupação é o desgaste físico num possível acesso à final.
De realçar que a alteração de o primeiro jogo das meias finais ser em casa da equipa pior classificada foi uma boa medida e que vem dar mais emoção. Na final houve alguma alteração ?
29 Maio, 2016 at 20:25
não há qualquer alteração. nem nas meias nem na final.
O ano passado jogámos 1º em casa pq ficámos em 3º e eles em 2º na fase regular. Foda-se, que azia do caralho. Esta equipa está para o futsal como os Warriors para a NBA. Para a semana não podemos falhar, porra!
29 Maio, 2016 at 20:38
Obrigado. Nem tinha reparado nisso. Se tudo correr bem os próximos sábados e domingos (4e5&10 e 11 jogamos em casa).
29 Maio, 2016 at 20:30
Isto de playoffs é sempre lixado…lá está nem sempre o melhor ganha…são muitas variáveis que correndo mal não há volta a dar ao contrário de uma fase regular
29 Maio, 2016 at 20:31
Resta-nos encher Odivelas. O Braga hoje teve muita sorte. E não falo das defesas do Vitor Hugo, pq ele fez por merecer a vitória.
Os nossos rapazes merecem que estejamos sábado do lado deles e certamente vamos resolver os dois jogos cedo.
29 Maio, 2016 at 20:33
Também sou da opinião que temos a melhor equipa de futsal campeonato, já o demonstrámos na Taça da Liga e Taça de Portugal, mas um pouco mais de humildade precisa-se, não digo para os atletas, mas para os adeptos e secção: Os primeiros porque já contam com o campeonato quanto ainda não o vencemos, e na final onde conto estar, teremos pela frente o campeão nacional que na Uefa Futsal só perdeu nas grandes penalidades para a equipa que acabou por ser campeã europeia vencendo o Inter de Cardinal e Ricardinho; A secção, porque pelo que se diz já prepara contratações para o ataque ao título europeu, quando ainda não nos apuramos. É preciso ser campeão nacional primeiro.
Mais que todos, nós sportinguistas sabemos o que custa vencer e a história diz-nos que nem sempre vence o melhor, por isso, menos presunção e bazófia, que não somos os adeptos do carnide e essas coisas podem passar para os jogadores e equipa técnica, contagiando-os negativamente.
29 Maio, 2016 at 20:47
Excelente comentário (como sempre).
29 Maio, 2016 at 20:56
foi manifesto azar… hoje a bola não queria entrar. Foi um jogo anormal.
29 Maio, 2016 at 22:44
Pois foi… mas já tinha acontecido esse desperdício nos jogos contra eles esta época, tanto no campeonato como na taça… e depois, eu pessoalmente não gosto de contar com “o ovo no cú da galinha” e temos vários exemplo disso este ano:
– Futebol: tripeiros com maior investimento ficaram a chuchar no dedo.
– Basquetebol: Lampiões eram superfavoritos e perderam o campeonato para o porto.
– Andebol: Tripeiros, heptacampeões, grande investimento para a champions de Andebol, grandes favoritos e nós na 2ª linha da pole position, ambos ultrapassados pelo carnide e ABC que podem ser campeões.
– Voleibol: lampiões superfavoritos perdem surpreendentemente o título para a Associações de Jovens da Fonte Bastardo.
– Hóquei: Aqui a “lógica” imperou, carnide grande investimento, nº1 do ranking, com o Nicolia, melhor jogador do mundo de hóquei e os outros todos internacionais portugueses e espanhóis.
– Ténis de Mesa: Aqui fomos nós que investimos mais para o título e estamos a vencer por 1-0 a final com os açorianos do juncal que jogam sem portugueses, 2 romenos e 1 chinês. Nós temos 2 nigerianos e melhor português a competir no nosso campeonato, Diogo Chen. Também aqui esperamos que a lógica do mais forte vingue.
29 Maio, 2016 at 20:35
Fodasse, nao há dia em que tudo corra bem…
29 Maio, 2016 at 20:44
É tão triste ver um gajo que um dia desertou da Seleção hoje ser capitão…
29 Maio, 2016 at 20:47
Preferia ver 11 Éderes em campo…
29 Maio, 2016 at 20:51
a equipa das trivelas… (seleção do nando)
29 Maio, 2016 at 20:58
AS CAMPEÃS ATERRAM AS 15 H EM LISBOA!
TODOS AMANHA AO AEROPORTO SAUDAR O 24 º TITULO EUROPEU DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!
DÊEM FORÇA AO SPORTING …FAÇAM-SE SÓCIOS!
https://socionumminuto.pt/
29 Maio, 2016 at 20:58
É isso quaresma! É chutar…fazer cruzamentos na esperança que a Noruega faça auto-golo não vale a pena….
29 Maio, 2016 at 21:00
hoje é o dia dos chouriços…
mérito só a limpeza que a Jéssica fez nos 5 mil…
29 Maio, 2016 at 21:03
Para o ano o “10” vai ser o J. Mário ou o Ruiz?
PS: João Mário joga tanto…
29 Maio, 2016 at 21:25
Se o cab$$ do MOurinho tivesse ganas de ganhar, mandava o patrao aparecer em Alvalade hoje com um cheque de 61 milhões
29 Maio, 2016 at 21:36
Ligando o modo FM:
– Lateral Direito (talvez o Coleman do Everton)
– Central ( Varane
-João Mário
-Isco
-Ibrahimovic
E o Mourinho resolvia os seus problemas
29 Maio, 2016 at 21:41
O Moutinho tá uma bela merda de jogador, juntamente com o Gomes podem mandar já vir as caipirinhas. ..
O nosso azar é que o grupo é fraco e vamos passar isso na boa prá manchete.
29 Maio, 2016 at 21:49
A pièce de résistance é a bodega da música fdx pqp …
29 Maio, 2016 at 22:12
Capitão Éder??? ha ha ha ha
Belo livre do miúdo, mas agora é que vai ser com o messi da musgueira é só rir com esta seleção da treta….
29 Maio, 2016 at 22:15
JOao Mario tem magia nas botas.
PAra dar e oferecer, como o Eder pode confirmar
29 Maio, 2016 at 22:16
João Mário… Craque!
29 Maio, 2016 at 22:18
Diz o Tadeia… “Adrien a dar mais amplitude ao meio campo do que Moutinho…”
Ah ah ah… Like it!!!
29 Maio, 2016 at 22:22
Só um cego e o engenheiro Santos é que não vêm…
29 Maio, 2016 at 22:19
A besta já entrou a matar. Um poço de mediocridade. Cada vez mais me cheira que a contratação deste bronco pelos alemães foi um favor político.
29 Maio, 2016 at 23:08
O Cuspidor custou uma passagem descansada dos boches às meias finais da CL., depois do susto com as Zebras Para as contas dos nazis, foram peaners.
29 Maio, 2016 at 22:29
original…
um jogo amigável mas oficial tem musica de fundo…
será que passam filmes XXX?
30 Maio, 2016 at 11:15
Deixa o rastas entrar 😉
29 Maio, 2016 at 22:29
o quisto-rei ja entrou??
ja so faltam 23 para accionar a clausula…
vai ser um europeu e uma classificacao para o Mundial longos… (muitos amigaveis vamos fazer)…
29 Maio, 2016 at 22:50
22.
29 Maio, 2016 at 22:36
O quisto-gay já tocou na bola?
No CNS há centenas de jogadores da idade dele e melhores.
A miúda que entrou em campo para dar um abraço ao GR Lopes tinha umas mamas mais pequenas que o quisto-gay.
SL
29 Maio, 2016 at 22:36
quisto-chanches entrou…
cheirou a bola…
e pronto, já acabou.