Analise tática aos nossos Leões que irão defender a Seleção Portuguesa

N°1 : Rui Patrício
Idade : 28 anos
Seleções : 44
Internacional desde : 2010

O nosso « São Patrício » está a caminho do seu secundo Europeu, depois da sua experiencia no Euro 2012. Num grupo da morte composto por Dinamarca, Alemanha e Holanda, sofreu 4 golos. Depois no nosso caminho, veio a República Checa (1-0) e só caímos nas meias, contra o “nuestros hermanos”, futuros vencedores. Resultado? 4 golos sofridos em 5 jogos, com o bónus de ainda ter conseguido parar o primeiro penálti da Espanha, no desempate por grandes penalidades, cobrado por Xabi Alonso. Dificilmente o Rui poderia ter feito algo mais nesse torneio.

No Mundial 2014, a coisa não correu tão bem : 1 jogo, 4 golos sofridos, uma defesa a dormir e Pepe expulso depois de 35 minutos. Não jogou mais, por causa de uma lesão. Nas qualificações para este Europeu, jogou os 8 jogos e só sofreu 5 golos, fruto da seu qualidade mas também da maior rigor defensiva imposta pelo Fernando Santos.

No Sporting, é dono e rei das nossas redes, sem concorrência a altura. Tem feito inúmeros bons jogos e defesas incríveis. Tem a concorrência de Anthony Lopes e de Eduardo, mas devera ser o n°1.

Avaliado em 14 milhões pelo TransferMarkt, quase o mesmo que Joe Hart (16M)

N°10 : João Mário
Idade : 23 anos
Seleções : 10
Internacional desde : 2014

Primeira competição internacional do João Mago, depois da sua época de explosão em Alvalade (7 golos, 11 assistências) numa posição de médio-direito, ideia do mestre JJ. No entanto, na Seleção, não jogou tanto… No primeiro jogo de Fernando Santos, foi logo convocado e estreou-se : 22 minutos na Dinamarca, frente a uma equipa muita fechada. Viu o Ronaldo aos 95’. Depois… Não voltou a jogar num jogo oficial de Portugal… Pena…

O novo numero 10 (!) desmarca-se por uma grande qualidade técnica, uma boa visão do jogo e, mais importante, uma excelente definição das jogadas. E raro vê-lo falhar um passe ou um controlo de bola. A sua posição natural é médio-centro, mas é mais provável, no 4-4-2 de Fernando Santos, ser médio-direito. Não é nem nunca será um extremo puro porque tem falta de velocidade para isso, mas promete ser um fator extra para a posse de bola.

Se Fernando Santos continuar a apostar no equilíbrio do seu meio-campo, Nani, Rafa e Quaresma irão disputar uma vaga ao lado de Ronaldo. Com André Gomes “reservado” à esquerda, o João tem capacidade para se assumir como titular. O Renato Sanches só será útil para queimar tempo no fim dos jogos, se precisamos, e para inflacionar o preço da venda ao Bayern.

Avaliado em 12 milhões pelo TransferMarkt, quase o mesmo que Jesé Rodriguez, do Real Madrid (14M)

N°14 : William Carvalho
Idade : 24 anos
Seleções : 19
Internacional desde : 2013

E a segunda competição internacional do William, depois do Mundial 2014. Depois da derrota inaugural frente a Alemanha, Portugal precisava de ganhar. Com 1-0 no marcador, a favor de Portugal, Paulo Bento mexe na equipa ao intervalo : sai André Almeida, recua Miguel Veloso para defesa esquerdo e entra William para a posição 6. Fez um jogo sólido, apesar do jogo acabar empatado a 2 bolas. Foi titular frente ao Gana. Nas qualificações, jogou 5 partidas, duas como titular. Teve uma época um pouco abaixo das expectativas, devido a lesão que o tirou da pré-época, mas conseguiu depois ganhar ritmo suficiente para ir ao Europeu. Acabou a época com 36 jogos, 3 golos e 3 assistências.

O William caracteriza-se sobretudo por um enorme poderio físico. E um médio-defensivo, mas notou-se esta época uma grande evolução, sobretudo na capitulo dos passes, curtos e longos que lhe permitiu jogar quase ao lado do Adrien. Também é muito inteligente no posicionamento defensivo. Falta-lhe velocidade.

Ira discutir um lugar no centro do meio-campo com Danilo, que também joga defesa-central. Só em caso de precisar defender o resultado é que Fernando Santos apostara nos dois para o meio-campo. Mais em forma e mais rápido que William, Danilo bem tentou carregar o fcp esta época, mas nunca terá a visão de jogo, a construção, o poder de posse de bola que tem o William.

Avaliado em 26 milhões pelo TransferMarkt, quase o mesmo que Varane et Schneiderlin (30M)

N°23 : Adrien Silva
Idade : 27 anos
Seleções : 9
Internacional desde : 2014

Vai ser a primeira competição internacional do nosso capitão. E foi bem merecida ! Foi convocado 4 vezes nas qualificações, mas só jogou 18 minutos, frente a Arménia.

Mais uma grande época da alma da nossa equipa, a carregar o Sporting as costas sempre que necessário. Saldo da época : 45 jogos, 8 golos e 6 assistências. Mas o que Adrien faz em campo não se mede em números, já que influencia o rendimento de todos, “puxa” pela equipa. O problema, é que isto é relacionado com o estatuto que ele tem no Sporting : capitão. Por isso, na seleção, vai ter de usar as mesmas armas que usou para se impor em Alvalade : intensidade de jogo, qualidade no passe, capacidade de remate à media/longa distância, visão de jogo.

Ira enfrentar a forte concorrência da maçã podre, no acompanhamento a Danilo/William no eixo do meio-campo. Mesmo assim, acredito que ele tem condições para se impor, não só pelas suas (muitas) qualidades, mas também pela época de João Moutinho (40 jogos, 1 golo, 2 assistências). Também o facto de ser o elo de ligação entre William e João Mário, companheiros no onze sportinguista, o poderá ajudar.
Avaliado em 16 milhões pelo TransferMarkt, o mesmo que Moussa Dembelé.

Eis a minha equipa para o Europeu, no 4-4-2 atual :
Rui Patricio
Cédric-Pepe-Ricardo Carvalho-Guerreiro
João Mário – Adrien – William – André Gomes
CR7-Nani

ESCRITO POR Sportingal
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam (esta semana existiram pratos de sobra, por isso estão a ser servidos hoje). Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]