Analise tática aos nossos Leões que irão defender a Seleção Portuguesa
N°1 : Rui Patrício
Idade : 28 anos
Seleções : 44
Internacional desde : 2010
O nosso « São Patrício » está a caminho do seu secundo Europeu, depois da sua experiencia no Euro 2012. Num grupo da morte composto por Dinamarca, Alemanha e Holanda, sofreu 4 golos. Depois no nosso caminho, veio a República Checa (1-0) e só caímos nas meias, contra o “nuestros hermanos”, futuros vencedores. Resultado? 4 golos sofridos em 5 jogos, com o bónus de ainda ter conseguido parar o primeiro penálti da Espanha, no desempate por grandes penalidades, cobrado por Xabi Alonso. Dificilmente o Rui poderia ter feito algo mais nesse torneio.
No Mundial 2014, a coisa não correu tão bem : 1 jogo, 4 golos sofridos, uma defesa a dormir e Pepe expulso depois de 35 minutos. Não jogou mais, por causa de uma lesão. Nas qualificações para este Europeu, jogou os 8 jogos e só sofreu 5 golos, fruto da seu qualidade mas também da maior rigor defensiva imposta pelo Fernando Santos.
No Sporting, é dono e rei das nossas redes, sem concorrência a altura. Tem feito inúmeros bons jogos e defesas incríveis. Tem a concorrência de Anthony Lopes e de Eduardo, mas devera ser o n°1.
Avaliado em 14 milhões pelo TransferMarkt, quase o mesmo que Joe Hart (16M)
N°10 : João Mário
Idade : 23 anos
Seleções : 10
Internacional desde : 2014
Primeira competição internacional do João Mago, depois da sua época de explosão em Alvalade (7 golos, 11 assistências) numa posição de médio-direito, ideia do mestre JJ. No entanto, na Seleção, não jogou tanto… No primeiro jogo de Fernando Santos, foi logo convocado e estreou-se : 22 minutos na Dinamarca, frente a uma equipa muita fechada. Viu o Ronaldo aos 95’. Depois… Não voltou a jogar num jogo oficial de Portugal… Pena…
O novo numero 10 (!) desmarca-se por uma grande qualidade técnica, uma boa visão do jogo e, mais importante, uma excelente definição das jogadas. E raro vê-lo falhar um passe ou um controlo de bola. A sua posição natural é médio-centro, mas é mais provável, no 4-4-2 de Fernando Santos, ser médio-direito. Não é nem nunca será um extremo puro porque tem falta de velocidade para isso, mas promete ser um fator extra para a posse de bola.
Se Fernando Santos continuar a apostar no equilíbrio do seu meio-campo, Nani, Rafa e Quaresma irão disputar uma vaga ao lado de Ronaldo. Com André Gomes “reservado” à esquerda, o João tem capacidade para se assumir como titular. O Renato Sanches só será útil para queimar tempo no fim dos jogos, se precisamos, e para inflacionar o preço da venda ao Bayern.
Avaliado em 12 milhões pelo TransferMarkt, quase o mesmo que Jesé Rodriguez, do Real Madrid (14M)
N°14 : William Carvalho
Idade : 24 anos
Seleções : 19
Internacional desde : 2013
E a segunda competição internacional do William, depois do Mundial 2014. Depois da derrota inaugural frente a Alemanha, Portugal precisava de ganhar. Com 1-0 no marcador, a favor de Portugal, Paulo Bento mexe na equipa ao intervalo : sai André Almeida, recua Miguel Veloso para defesa esquerdo e entra William para a posição 6. Fez um jogo sólido, apesar do jogo acabar empatado a 2 bolas. Foi titular frente ao Gana. Nas qualificações, jogou 5 partidas, duas como titular. Teve uma época um pouco abaixo das expectativas, devido a lesão que o tirou da pré-época, mas conseguiu depois ganhar ritmo suficiente para ir ao Europeu. Acabou a época com 36 jogos, 3 golos e 3 assistências.
O William caracteriza-se sobretudo por um enorme poderio físico. E um médio-defensivo, mas notou-se esta época uma grande evolução, sobretudo na capitulo dos passes, curtos e longos que lhe permitiu jogar quase ao lado do Adrien. Também é muito inteligente no posicionamento defensivo. Falta-lhe velocidade.
Ira discutir um lugar no centro do meio-campo com Danilo, que também joga defesa-central. Só em caso de precisar defender o resultado é que Fernando Santos apostara nos dois para o meio-campo. Mais em forma e mais rápido que William, Danilo bem tentou carregar o fcp esta época, mas nunca terá a visão de jogo, a construção, o poder de posse de bola que tem o William.
Avaliado em 26 milhões pelo TransferMarkt, quase o mesmo que Varane et Schneiderlin (30M)
N°23 : Adrien Silva
Idade : 27 anos
Seleções : 9
Internacional desde : 2014
Vai ser a primeira competição internacional do nosso capitão. E foi bem merecida ! Foi convocado 4 vezes nas qualificações, mas só jogou 18 minutos, frente a Arménia.
Mais uma grande época da alma da nossa equipa, a carregar o Sporting as costas sempre que necessário. Saldo da época : 45 jogos, 8 golos e 6 assistências. Mas o que Adrien faz em campo não se mede em números, já que influencia o rendimento de todos, “puxa” pela equipa. O problema, é que isto é relacionado com o estatuto que ele tem no Sporting : capitão. Por isso, na seleção, vai ter de usar as mesmas armas que usou para se impor em Alvalade : intensidade de jogo, qualidade no passe, capacidade de remate à media/longa distância, visão de jogo.
Ira enfrentar a forte concorrência da maçã podre, no acompanhamento a Danilo/William no eixo do meio-campo. Mesmo assim, acredito que ele tem condições para se impor, não só pelas suas (muitas) qualidades, mas também pela época de João Moutinho (40 jogos, 1 golo, 2 assistências). Também o facto de ser o elo de ligação entre William e João Mário, companheiros no onze sportinguista, o poderá ajudar.
Avaliado em 16 milhões pelo TransferMarkt, o mesmo que Moussa Dembelé.
Eis a minha equipa para o Europeu, no 4-4-2 atual :
Rui Patricio
Cédric-Pepe-Ricardo Carvalho-Guerreiro
João Mário – Adrien – William – André Gomes
CR7-Nani
ESCRITO POR Sportingal
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam (esta semana existiram pratos de sobra, por isso estão a ser servidos hoje). Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
9 Junho, 2016 at 11:56
Honestamente não percebo a titularidade do André Gomes.
Assim como não percebo a titularidade do Danilo, por favor mais em forma que o William?????
Pensava que o futebol português já tinha evoluído, os trincos não são só para mandar porrada e despachar bolas. Uma grande equipa tem sempre um trinco que constrói e leva para a frente, veja-se a França de Zidane que sempre contou com o Patrick Vieira que não era só porrada.
SL
9 Junho, 2016 at 12:11
Nem mais. Chega a meter dó a necessidade de Fernando Santos ter que pedir autorização pública para a eventualidade de poder optar pelo William, quando refere na flash interview a ineficácia do Danilo em subir no terreno nos primeiros 30 minutos do jogo de ontem.
9 Junho, 2016 at 16:23
Pelo que disse ontem o Rita…
É porque é faltoso…e isso (?) é benéfico à equipa…!!
Eu confesso que não vi nada de especial…!!
SL
9 Junho, 2016 at 12:06
“Mais em forma e mais rápido que William, Danilo bem tentou carregar o fcp esta época, mas nunca terá a visão de jogo, a construção, o poder de posse de bola que tem o William. ”
Está tão mais em forma que nos 2 jogos entre Sporting e porto esse Danilo foi “Engolido” pelo William.
Curioso não é…..
9 Junho, 2016 at 12:11
Danilo que vai “tirar” o lugar a um jogador da mesma idade e que foi considerado à um ano atràs o melhor do Europeu…
Uma coisa tenho de reconhecer… O mentes da mamalhuda é um grande “vendedor”… Primeiro vende o bébé para o MU e agora o pai para o Bayern… Não está ao alcance de todos 😉 😉
9 Junho, 2016 at 12:12
Para mim so tirava neste momento o Nani e entrava o Quaresma.
Grande forma
9 Junho, 2016 at 12:21
Mais 1 gesto do Presidente:
“Lorène confessa-se muito agradecida ao Sporting e em especial ao presidente Bruno de Carvalho. “O clube tem-me apoiado em tudo e foi muito importante para o sucesso da minha naturalização. Reconheceram o meu talento e deram–me a oportunidade de crescer e evoluir. Agradeço ao presidente do Sporting por me ter enviado uma mensagem de parabéns para o meu telemóvel depois de eu ter batido o recorde. Não irei esquecer esse gesto. É bom perceber que ele não liga apenas ao futebol”, elogia.”
9 Junho, 2016 at 15:08
O Godas já tinha enviado esse mesmo sms há dois anos.
9 Junho, 2016 at 18:41
LOL Muito bom.
Nunca me vou cansar desta piada…
9 Junho, 2016 at 12:24
Se fosse o Santos teria apenas uma dúvida tendo em o que conheço dos jogadores… época passada e jogos de pré época.
Carvalho ou Fonte…
De resto:
Rui
Cedric Pepe Carvalho e Guerreiro
William
Nani e Jm
Adrien
Ronaldo e Quaresma
As rotinas estão lá… a qualidade tb.
Mas parece que na cabeça casmurra dele o Danilo e o Moutinho estão na frente.
9 Junho, 2016 at 12:38
Concordo, com o 11 e com as observações.
9 Junho, 2016 at 15:01
Nani está em baixo de forma !
Foi terrível na final da taça da turquia e ontem tmb esteve bem fraquinho talvez stressado por ver que o Quaresma lhe tira o lugar
9 Junho, 2016 at 15:05
O Nani foi o melhor jogador em campo na final da taça turca.
9 Junho, 2016 at 16:20
Sabes que perdeu o jogo e foi expulso certo ?
Mas para além disso achei mesmo que jogou mal !
9 Junho, 2016 at 12:36
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
“Eis a minha equipa para o Europeu, no 4-4-2 atual :
Rui Patricio
Cédric-Pepe-Ricardo Carvalho-Guerreiro
João Mário – Adrien – William – André Gomes
CR7-Nani”
Pequenas observações:
DEFESA:
A única dúvida que tenho é a do LD. Cédric e Vieirinha são de qualidade e atributos equivalentes. Atendendo aos últimos jogos da Selecção, parece que o Vieirinha parte “à frente” para a titularidade. Claro, preferiria que jogasse o Cedric.
MEIO CAMPO:
Duvido que o Seleccionador tenha a coragem (melhor dizendo, o bom senso) de “sentar” o Moutinho. Certamente este será o titular. Mais não seja porque a alternativa Adrien não tem sido (e injustamente) utilizada. Mas se o Moutinho se arrastar em campo no Euro certamente as coisas mudarão.
O Danilo vai ser o titular. O Seleccionador é conservador e vai preferir um “trinco” mais defensivo e capaz de ajudar (na defesa E no ataque) os centrais. Não me parece que o Seleccionador veja o “trinco” como o primeiro construtor do ataque (porque se assim fosse jogaria o William), mas sim como o “primeiro defesa”.
O André Gomes na esquerda? Acho que sim. Arrisque-se.
ATAQUE:
O Quaresma mereceu ganhar a titularidade. Vai ser este a alinhar com o Cristiano Ronaldo na frente.
SL
9 Junho, 2016 at 15:02
então troca o nani pelo quaresma no teu 11 😉
9 Junho, 2016 at 12:39
nem ne vou alongar muito.
Quem não entende logo à partida que um meio campo com rotinas dá muito mais equilíbrio a uma equipa … E prefere deixar no ar outras outras hipóteses
Ou é macaco velho… Ou é um estupido do caralho!
Acredito mais na primeira hipótese!
Quaresma está num pico de forma superior ao Ronaldo… E acredito que será titular!
Nani grandessissimo suplente!
9 Junho, 2016 at 12:45
“Ou é macaco velho… Ou é um estupido do caralho!
Acredito mais na primeira hipótese!”
Eu acredito na conjugação das 2 hipóteses 🙂
9 Junho, 2016 at 14:21
Ele tem tiques de parvo… Mas burro é que ele não é.
9 Junho, 2016 at 12:43
Não gosto destas referências ao transfermarket
9 Junho, 2016 at 13:45
why?
9 Junho, 2016 at 12:48
A qualidade da nossa formação é inegável, mas parece que os treinadores só se lembram dela quando os jogadores saem do Sporting. Além disso, não aproveitar as rotinas de William, Adrien e João Mário é puramente idiota. É mais uma afronta ao Sporting a juntar às dezenas a que todos os anos somos sujeitos.
É por isso que eu um dia gostaria de ver todos os atletas do Sporting a recusar representar a Selecção. Que a FPF se safasse com os Sanchezes desta vida.
9 Junho, 2016 at 13:49
Concordo integralmente com este “post”.
9 Junho, 2016 at 14:23
Eu defendo que deveríamos abandonar a liga portuguesa!
Ficavam a jogar uns contra os outros
É nós tentávamos formar outra liga!
Há mais clubes a quererem a verdade desportiva!
9 Junho, 2016 at 19:04
Não consigo perceber como optam pelo R. Carvalho em detrimento do José Fonte. Dúvida só entre Cédric ou Vieirinha mas aposto no primeiro.
Rui Patrício;
Cédric, Pepe, J. Fonte, R. Guerreiro;
William;
J. Mário, Adrien, Nani;
Quaresma, Ronaldo.