Depois de um relato de alto nível, JJ volta a mostrar que percebe muito da redondinha e dos 22 que a perseguem no campo. O nosso treinador analisa agora os jogos da selecção portuguesa no jornal A Marca, sediado em Madrid. Deleitem-se com um pouco de conversa real sobre futebol. Sem pseudo intelectuais e processos para tudo e mais alguma coisa. A linguagem é simples, como é sempre, mas explica mais em cinco linhas do que horas a ver os canais de informação em Portugal.
O resumo
Portugal entrou na primeira parte um pouco ansioso. Nos primeiros 15 minutos tiveram dificuldades em encontrar o seu nível. Depois melhoraram bastante o seu jogo e conseguiram dominar a bola. Duas oportunidades de Nani e outra de Ronaldo precediam o golo que nos colocou na frente. Depois controlámos em posse e não tenho dúvidas que a primeira parte foi muito melhor que a primeira.
No segundo tempo voltámos a surgir ansiosos. Sofremos o golo e perdemos tacticamente. Portugal deveria sempre ter ganho este jogo, porque é melhor. A Islândia tem qualidades tácticas e defensivas, mas individualmente tem pouca qualidade. Não conseguimos encontrar espaços na segunda parte para poder ganhar.
O protagonista
Cristiano esteve ao nível de toda a Selecção. Individualmente são todos de um nível muito alto, mas não fizeram um bom jogo. A Islândia, sem ser muito forte no ataque, esteve muito organizada na defesa e isso causou-nos dificuldades.
É o primeiro jogo e acontecem sempre coisas como esta. Ansiedade. É normal. Portugal vai estar melhor no segundo jogo. Esta partida deixou claro que o treinador tem de alterar algumas coisas, para sermos mais fortes.
(…) E não vou dizer quais (as alterações), mas depois deste jogo tenho claro que devemos fazer algumas. Portugal tem todas as condições para se qualificar, porque é a equipa mais forte do grupo.
Das três equipas, Hungria, Áustria e Islândia, os nórdicos são os que melhor defendem e que mais dificuldades nos podiam criar para ganhar espaços e fazer golos, apesar da boa primeira parte que fizemos.
O melhor
Todos tiveram a um nível médio, nenhum se destacou dos demais. Na segunda parte estivemos pior, perdemos tacticamente algumas das posições. Na segunda partida vamos estar melhor e estou certo que o Fernando vai corrigir alguns posicionamentos. (…)
Sobre Ronaldo
É altura certa para esta mudança na sua carreira (passar a jogar a 9) porque no futuro vai ser um ponta de lança puro e não vai partir de uma das alas. Vai adaptar-se ao nosso jogo na segunda partida e também vai estar melhor.
Renato Sanches
Renato é um jovem que fez uma grande temporada no Benfica e que está a tentar ganhar o seu espaço na Selecção, mas creio que, de momento, existem jogadores para a sua posição com mais experiência e por isso não acredito que deva ser uma primeira opção. Temos Adrien, André Gomes, Moutinho, João Mário. Renato vai ser um jogador de grande futuro.
Ponto fraco
O ponto fraco é que somos uma equipa que só joga em ataque posicional. Somos fortes, mas custou-nos jogar em função da organização defensiva da Islândia. Não tivemos muitas ideias em ataque posicional e procurámos sempre os espaços, por isso aconteceu o que aconteceu na segunda parte. Na primeira as coisas saíram melhor. Os islandeses sabem defender.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
16 Junho, 2016 at 11:00
Eu acho que ele ao mencionar o Adrien em primeiro é um sinal de quem ele acha que deve ser o titular!!
“Temos Adrien, André Gomes, Moutinho, João Mário. Renato vai ser um jogador de grande futuro.”
Sr. Engenheiro, abra a pestana!!!
16 Junho, 2016 at 12:06
Pode ter sido uma (tentativa) de ordenação alfabética a la Jesus ;p
16 Junho, 2016 at 11:06
ele é que não aceita umas perguntas por email ou coisa parecida…
tinha umas coisas para lhe perguntar sobre o que se está a passar.
Não, não é só ansiedade nem posicionamentos.
16 Junho, 2016 at 11:13
por muita dinâmica que tenha o João Mário, ele não pode jogar do lado esquerdo.
nem ele…
nem o Adrien, o joão moutinho, andré gomes, rafa, renato…
só lá cabem os remates do quaresma, o eliseu e o raphael.
e o que pensa o JJ disto?
16 Junho, 2016 at 12:13
O JM funciona bem na direita na dinâmica do SCP. Agora na selecção, com as ideias de um engenheiro electrónico, ladeado por morcegos como o Judas Montinha, André Gomes e Danilo?!
Basta escutar o Nandinho Santos nas conferências para topar-mos a léguas que o gaja não percebe um boi de futebol.
16 Junho, 2016 at 11:37
Uma coisa é certa: não conheço ninguém que demonstre melhor conhecimento sobre o futebol jogado!
16 Junho, 2016 at 11:44
Esteve bem o JJ a resistir a desfazer o engenheiro. ..ele ainda lhe deve estar com mais raiva que eu! Mas como por outro lado deve ter medo de perder os jogadores que brilharem…teve esse incentivo à aguentar um bocado…
16 Junho, 2016 at 11:50
Bom dia a todos.
No último post do GAG, um leitor (Dino estrelinha) deixou este tema que considero muito interessante…
sector15pt.blogspot.pt
Esta sugestão, entenda-se, não pretende beliscar, de forma alguma, a análise de JJ!
SL
16 Junho, 2016 at 12:04
E isso tudo, e ainda o facto de William e Adrien já se conhecerem muito bem fruto de um campeonato onde faziam exatamente o que se exige nesta seleção, um meio campo central a 2.
Veremos o que o engenheiro vai fazer no Sábado…
16 Junho, 2016 at 12:14
Nao te iludas Lobao, ponho as maos no fogo em como o F Santos nunca irá por JM, Adrien e William a titulares, poderá por um ou dois nunca os tres, por motivos já largamente discutidos aqui na tasca.
Se estiver enganado cá estarei para comer o “sapo”… mas de momento, e pelo que já vi no mundial e qualificação para este Euro esta é a minha convicção.
SL
16 Junho, 2016 at 12:16
Se não ganharmos no Sábado, no ultimo jogo vou com um cartaz a dizer:
“Engenheiro, dedica-te ás obras”
16 Junho, 2016 at 12:17
Obras mas já feitas!
🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
SL
16 Junho, 2016 at 12:11
Aposto que JJ já terá ligado ao William Carvalho para lhe dizer para ele não estar preocupado. Que Nandinho Santos é burro todos os dias além de acatar ordens superiores.
16 Junho, 2016 at 12:16
Acho muito bem que o faça se telefona aos do carnide porque nao telefonar aos do SCP! 🙂
16 Junho, 2016 at 12:29
E aposto que tb fala com o JM: “João, tens comido a sopinha toda? Olha, eu sei que deves ter a cabeça num oito com as invenções do engenheiro. Faz aquilo que sempre fizeste comigo. Caga para o boi, eu conheço-o bem e sei que ele de bola não percebe um caralho. Se ele te mandar para a esquerda faz de conta que não ouviste nada. E já agora, caga na arrogância das vedetas. Tu é que és o futuro do futebol nacional e não os outros”.
16 Junho, 2016 at 12:36
🙂 🙂 🙂 muito bom…
Pena nao ter apanhado os numeros enquanto andaram na net senao quem mandava SMS era eu!
SL
16 Junho, 2016 at 12:18
O Nandinho ontem tentou disfarçar o seu nervosismo, fumou uns picas para relaxar e aparecer na CI confiante, sem revelar medo. Mas todos nós sabemos, que durante aquele momento a cueca dela estava borrada.
Eu pergunto-me que palhaçada de treinos são aqueles? CR28 sentado em cima de uma geladeira com ar de: “Ó mister, hoje estou cá com uma vontade de treinar que nem lhe digo”. Depois chega o Quaresma (cada vez mais para o marroquino) e mais uns minutos de galhofa. Depois vai cumprimentar uma tipa que por lá apareceu para lhe deixar o número do tlm para poderem combinar umas fodas. Até que o Nandinho chama o Quaresma: “bora lá Quaresma, está na horinha de treinar mais um bocadinho”. Mas isto é alguma coisa?! Isto é profissionalismo?!
16 Junho, 2016 at 12:20
“Anda lá treinar Quaresma, deixa a gaja para o CR28 que ele está a precisar de arrebitar e além disso já sabes que o CR28 não é muito de ménages”
E no meio disto tudo a nossa CS ainda aplaude o circo. PQP…
16 Junho, 2016 at 21:24
Pensei exatamente o mesmo.
Empatam com uns piços e andam na galhofa como se tivessem tudo no papo.
Uma vergonha.
A seguir levam na pá e depois desatam a chorar.
Que triste sina. Sempre esta mentalidade pequenina que nunca nos há-de levar a lado nenhum.
Enfim … siga o circo que nós estamos cá para aplaudir.
16 Junho, 2016 at 12:18
JJ é um verdadeiro médico. Não diz mal dos colegas por isso, a versão que nos conta aqui, não dizendo qualquer mentira, não conta “Toda a Verdade”. JJ é politicamente correcto. Está bem, não me custa aceitar que queira evitar a criação de anti-corpos de aviário e quer estar numa posição que lhe permita afirmar não ter atacado ninguém.
A primeira pergunta que se tem de fazer é sobre o que ficou por dizer mas, primeiro as premissas ou seja, os “pontos de partida do raciocínio. Assim,
A) Ricardo Carvalho ou se vai lesionar ou, o cansaço de jogos sucessivos a ter de fazer o lugar de médio e de central acabará por dar “Grande Barraca”.
B) Pepe vai acumular amarelos e acabará por ficar um jogo de fora. Esse jogo vai ser com a França.
C) Bruno Alves não veio para o Sporting pela mesma razão que ninguém, com dois dedos de testa, serve aos convidados um vinho tinto “passado”.
D) Fernando Santos não tem dois dedos de testa.
E) O Bayern de Munique vai constatar ter enfiado um barrete de 35 Milhões de Euros. Eu arranjava-lhes facilmente um verdadeiro barrete verde, aqui no Ribatejo, ainda por cima com uma orla encarnada, pela módica quantia de 58 Euros (portes incluídos) e com a possibilidade de devolução à procedência, contra restituição da massa (menos o valor dos portes) caso, para nada viesse a servir.
F) Vieirinha há-de ir para o banco porque a Selecção precisa mesmo é de um lateral direito de raiz que, equivalha ao lateral esquerdo que cortou as pernas ao bidon (ou talvez não). Se não cortou vai cortar.
G) A achatada maçã podre irá adornar o banco de suplentes mas, só depois da fase de grupos.
H) Se Danilo joga porque é o melhor dos trincos a jogar de cabeça, constatámos recentemente que já deixou de haver fundamento para o incluir no onze inicial.
I) Os Sportinguistas agradecem que mande João Mário e Patrício para o banco e lá deixe estar, em férias, Adrien e William.
J) Fernando Santos há-de afirmar que “eu pensava que tinha nascido em Itália” e o Mister Jorge Mendes acabará afastado do comando da Selecção, logo que acabe a fase de grupos.
K) O Ricardo Quaresma vai ter uma nova mialgia no jogo com os “Salames”.
L) O Fernando Santos quando fala aos jornalistas deixa ficar num copo, no quarto do hotel, a prótese dentária para que ninguém possa dizer que “mente com todos os dentes que tem na boca”.
M) Os médios têm de ser capazes de ajudar os laterais nas tarefas defensivas e os avançados, também. Ora,
1. Ronaldo não defende
2. Nani, não defende
3. Quaresma não defende
4. André Gomes defende mal
5. O Quisto da Musgueira só defende num jogo e só até ver o necessário vermelho directo
6. A Achatada Maçã Podre não está em condições de defender ou atacar.
7. Ricardo Figueira defende muito bem mas, está algures perdido em parte incerta e além disso, é do Hóquei e nem o Hóquei diz onde ele está, não vá dar um vibe ao Mister Fernando Santos e lhe dê para pedir ao Mister Jorge Mendes que o contrate…
N) Acabei de constatar na Sporting TV que o Mister Fernando Santos NÃO TEM MESMO DOIS DEDOS DE TESTA. Também constatei que começa a ficar careca. Como nunca vi um burro careca, tenho de concluir que o que anda a fazer, anda a fazer porque lhe convém.
16 Junho, 2016 at 12:23
Tive de fazer uma pausa para me rir do ponto (E), muito bom…
🙂 🙂 🙂
16 Junho, 2016 at 12:26
cheguei ao ponto 7 e dei por mim a rebolar a rir !
🙂 🙂 🙂
16 Junho, 2016 at 13:26
Eu gostei mais do ponto L. 🙂
16 Junho, 2016 at 13:53
O ponto G é sempre o melhor 😀
16 Junho, 2016 at 14:03
lol 🙂
16 Junho, 2016 at 15:13
True 🙂
16 Junho, 2016 at 16:00
Descobriste o ponto G? Escreve um livro e ficas milionário. 🙂
16 Junho, 2016 at 18:15
Delicioso este post Mário!
16 Junho, 2016 at 12:43
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Disse o nosso treinador que “Na segunda partida vamos estar melhor e estou certo que o Fernando vai corrigir alguns posicionamentos. (…)”. Infelizmente não estou muito convencido que isso vá acontecer.
A reacção do Seleccionador após o (embaraçoso) empate no primeiro jogo leva-me a crer que não só não teve consciência do que aconteceu (perder pontos com a pior equipa de um grupo extremamente fácil) como não deve operar a “revolução” que se exige para o segundo jogo.
E essa “revolução” é simples de operar: temos que ser mais eficientes nas transições ofensivas sem perder coesão defensiva.
Como se consegue isso?
Primeiro: substituir o Danilo pelo William Carvalho. Não se perde muito em termos defensivos (sim, o Danilo defende melhor) e ganha-se muita melhor (primeira) construção ofensiva e circulação de bola;
Segundo: substituir o Moutinho pelo Adrien. É mais inteligente a jogar, domina bem o espaço central, é muito melhor “organizador” de jogo.
Terceiro: colocar o João Mário na ala direita. Não percebo como é que um jogador faz uma excelente época numa ala e na Selecção é colocado… na contrária!
Não, o Seleccionador não vai fazer isto. Porque fazê-lo seria reconhecer ter cometido um erro (que efectivamente cometeu!) no 11 titular do primeiro jogo.
SL
16 Junho, 2016 at 15:49
Como podes continuar a dizer que o Danilo defende melhor que o WC, quando a segunda parte da época do Porto com o Danilo é muito pior que a sua primeira metade.
Quando os números de golos sofridos pelo Porto nesse período é muito superior ao Sporting???!!!!
O WC é o melhor jogagoe da Europa na sua posição para equipas que pretendem ser campeãs! ( ponto)
16 Junho, 2016 at 12:46
Entretanto no estágio da Seleção, o Nando recebe uma chamada em português da Amadora:
“Tou Nando. Tás bom? Aqui fala o Jorge. Olha ó Nando, atão fostes jogar com um meio campo que parecia o Ámora dos meus tempos, pá!
“Jorge, sabes eu tinha pensado em..”
“Ná, não penses muito Nando! Não há nada para pensar, isto tátudo aqui na minha cabeça. Ora apontái: Willeam a trinque, mete-te a bola no dedo mindinhe do Ronaldo a 50 metros. Deixá o Danile, que está habituado a jogar com sapateiros. Depois metes o Adrian, que o Moutinhe parece um melhoral, que não faz bem, nem faz mal.
“Ó Jorge, e o Renat…”
“Deixa lá o miúde, que isto é para homens de barba rija. falta ali um gajo no meio-campo, para jogar ao meie: João Mário. Tira-o das faixas e meteze-o atrás do Ronaldo.
“Mas, o Jorge mas tu meteste-o na faixa…”
“Sim, mas eu não tenho o Ronalde no Sporting, porque se tivesse, metia o gajo a marcar 100 golos por ano.
“Ó Jorge, não percebo nada..”
“EU sei, Nando. Por isso é que testou a ligar., porque não perceves nada. Nas faixas, metes o Quaresma e o Nani, ok? Se não apontaste, eu peço ó Raule paretenviar um maile com isto tude. Vá agora, tenho dir. Vou comentar um jogue para o canale EuroSporting”.
“Mas Jorge, espera eu…desligou!”
16 Junho, 2016 at 12:50
Infelizmente o Nandinho só recebe telefonemas de outro Jorge!
Vamos ver se esse outro Jorge o deixa por a melhor equipa a jogar…
16 Junho, 2016 at 13:54
Hahahahah
16 Junho, 2016 at 12:59
Incompreensível dispensar do onze uma dupla que acabou a última Liga num ritmo tão alto, e trocá-la por outra que:
1) jogava num clube que ficou em 3º na Liga e perdeu a final da Taça de Portugal
2) andou várias vezes lesionado durante a época em França e que mesmo fazendo 37 jogos como #8 marca apenas 1 (!) golo.
Isto é como ter um carro a carburar bem e no dia da corrida trocá-lo por outro que deu problemas o ano inteiro.
Com William e Adrien, Fernando Santos tinha a questão do meio-campo resolvida e poderia concentrar-se nos últimos 30 metros de terreno onde esta selecção peca.
Com dois homens a meio-campo, o Nando só tem de pensar nos outros 4 que servirão para arrombar as defesas contrárias.
Ronaldo será o 9 (não parecem restar dúvidas), portanto sobram 3. João Mário pode fazer o papel de falso médio direito que faz no Sporting, sobram 2. Nani e Quaresma parecem-me as escolhas mais lógicas.
A partir dos 65′ também é fácil. Não faltam opções no banco. Renato Sanches é um jogador polivalente e com adrenalina suficiente para entrar nessa altura. É uma espécie de Edgar Davis português dextro, que não se importa de fazer de box-to-box caso a dupla do meio-campo perca “peso” a partir da segunda parte.
Hugo Vieira teria sido uma excelentíssima escolha em vez de Éder. Marcou mais de 20 golos na última época e seria uma espécie de Kevin Gameiro (baixo e rápido) nesta equipa.
As escolhas continuam incompreensíveis, e é isto que leva o adepto português a não acreditar ou sequer apoiar a selecção.
Não jogam os melhores, continuam os esquemas da FPF e assim não vamos a lado nenhum.
16 Junho, 2016 at 16:41
Nem mais !
ou em ultimo caso, joga Adrien no lugar de 6 e assim ainda podemos ter André Gomes tmb a fazer de interior com JM. Com quaresma na esquerda e Nani na direita e no apoio a Ronaldo.
Como primeira opção do banco é preferível meter Rafa para o lugar de Nani.
Continuo sem ver qq mais valia no Rastas !
16 Junho, 2016 at 22:30
Foda-se! É o que eu acho!
16 Junho, 2016 at 16:33
o que me parece incrivel é Portugal precisar de atacar e não trocarmos antes Danilo por Adrien para podermos ter todos os outros médios a atacar o jogo !
Tirar JM quando este parecia começar a pegar no jogo foi mal jogado.
Portugal faz lembrar o Sporting do ano passado onde não havia jogo interior e como tal era só jogo nas alas e cruzamentos para o Slimani.
16 Junho, 2016 at 22:42
Reinato Sandes sobre declarações de JJ : ” Jesus tem razão, há aqui muitos médios”
Agora digo eu ao Reinato Sandes: O maior médio és tu!
1º porque és médio.
2º porque nem és bom nem mau, és médio.
3º tens umas trombas que mete med(i)o.
4º dás pau que ate mete med(i)o.
5º nao és muito velho,mas também nao és assim tao novo, novamente és médio.
6º nao és tao caro como te pintam, mas tambem nao foste barato, novamente… medio.
7º Entraste no jogo e segundo dizes nao foste bom nem mau, foste medio.
Adorava um dia ( talvez nao esteja longe ) poder acrescentar um “cre” a essa tua qualidade de médio.
16 Junho, 2016 at 23:09
Bem esgalhada!!
17 Junho, 2016 at 9:03
Fosse ele o seleccionador e seríamos sérios candidatos.