Desde já umas temporadas tem sido uma realidade, mas este ano o Sporting parece ainda mais determinado em compensar algum défice da nossa formação, recorrendo a um mercado muitas vezes ignorado e pouco mexido em Portugal.

A “crise” da Academia, que tanto se tem apregoado, não passa de uma crise de “scouting”. E, a bem da verdade, teremos de admitir que essa área foi ignorada pelos nossos dirigentes (aqui não existe ninguém específico) durante alguns anos. E isso trouxe uma consequência: menos talento a despontar, em quantidade, e menos opções de futuro. Tudo isto acompanhado com uma maior aposta de Benfica e FC Porto, nossos rivais em tudo o que fazemos, fez com que se verificasse uma aproximação clara, a nível de talento individual, aos padrões de Alcochete.

Nada disto deve ser encarado com um drama ou indicado como um sinal preocupante para a próxima década do nosso futebol de formação. Continuamos a ter muita qualidade, passámos a acautelar os contratos mais cedo, somos os melhores a integrar os nossos atletas e temos nada mais nada menos de 11 atletas formados em Alcochete a actuar pela equipa principal, aos quais esperamos que se juntem já este ano Palhinha e Iuri Medeiros.

Cientes de que essa é uma realidade incontornável, é tempo de perceber o que pode ser feito. É nesse contexto que surgem algumas das contratações que já anunciámos esta temporada, destinadas a reforçar a equipa de juniores ou a equipa B, nas posições onde nos faltam verdadeiras opções. Edu Pinheiro e Pedro Marques serão, possivelmente, as melhores notícias para as nossas equipas jovens. Os dois têm 18 anos e têm chamado a atenção nas suas equipas: Paços de Ferreira e Belenenses, respectivamente.

Pinheiro é um médio, que pode actuar a 6 ou box-to-box, sendo internacional jovem por Portugal. Apesar de ter idade de junior, deverá integrar a equipa B e reforçar uma posição que ficará privada de opções esta temporada. Zezinho e Fokobo já não têm qualquer margem de manobra e o mais certo é que abandonem o clube.
Um jogador claramente destinado a outro tipo de palcos e que, juntamente com Bubacar e Pedro Ferreira, se pode revelar o futuro do Sporting naquela zona do miolo.

Pedro Marques ainda não foi anunciado pelo Sporting, mas o Belenenses já comunicou a saída da jovem promessa para o nosso clube. A falta de opções na posição 9 e o facto de Ronaldo Tavares ser integrado na equipa B fazem adivinhar que Marques começará por jogar ao serviço dos sub-19. Oferece outras soluções na frente de ataque, que a falta de técnica de Ronaldo não consegue, e é garantia de golos. Foram 15 tiros certeiros em 19 jogos e um delicioso hat-trick ao Benfica que o levou para a ribalta e a chamar a atenção dos maiores clubes.

Com estes jovens chegaram ainda:
Diogo Rodrigues (Belenenses) – Lateral de estampa física impressionante, que cativa pela sua intensidade e capacidade defensiva.
Diogo Nunes (Leixões) – Central elegante, também capaz de actuar na lateral esquerda, que esta temporada subiu à equipa principal do Leixões e que, aos 19 anos, integrará a nossa equipa B.
Sualehe (FC Porto) – Jovem de 19 anos, português, que vai jogar na equipa B como médio ou defesa esquerdo. Era uma das figuras do FC Porto sub-19, principalmente a defesa, mas apareceram fotografias suas junto de benfiquistas no dia da conquista do título, pelo que não mais jogou na fase final.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)