Desde já umas temporadas tem sido uma realidade, mas este ano o Sporting parece ainda mais determinado em compensar algum défice da nossa formação, recorrendo a um mercado muitas vezes ignorado e pouco mexido em Portugal.
A “crise” da Academia, que tanto se tem apregoado, não passa de uma crise de “scouting”. E, a bem da verdade, teremos de admitir que essa área foi ignorada pelos nossos dirigentes (aqui não existe ninguém específico) durante alguns anos. E isso trouxe uma consequência: menos talento a despontar, em quantidade, e menos opções de futuro. Tudo isto acompanhado com uma maior aposta de Benfica e FC Porto, nossos rivais em tudo o que fazemos, fez com que se verificasse uma aproximação clara, a nível de talento individual, aos padrões de Alcochete.
Nada disto deve ser encarado com um drama ou indicado como um sinal preocupante para a próxima década do nosso futebol de formação. Continuamos a ter muita qualidade, passámos a acautelar os contratos mais cedo, somos os melhores a integrar os nossos atletas e temos nada mais nada menos de 11 atletas formados em Alcochete a actuar pela equipa principal, aos quais esperamos que se juntem já este ano Palhinha e Iuri Medeiros.
Cientes de que essa é uma realidade incontornável, é tempo de perceber o que pode ser feito. É nesse contexto que surgem algumas das contratações que já anunciámos esta temporada, destinadas a reforçar a equipa de juniores ou a equipa B, nas posições onde nos faltam verdadeiras opções. Edu Pinheiro e Pedro Marques serão, possivelmente, as melhores notícias para as nossas equipas jovens. Os dois têm 18 anos e têm chamado a atenção nas suas equipas: Paços de Ferreira e Belenenses, respectivamente.
Pinheiro é um médio, que pode actuar a 6 ou box-to-box, sendo internacional jovem por Portugal. Apesar de ter idade de junior, deverá integrar a equipa B e reforçar uma posição que ficará privada de opções esta temporada. Zezinho e Fokobo já não têm qualquer margem de manobra e o mais certo é que abandonem o clube.
Um jogador claramente destinado a outro tipo de palcos e que, juntamente com Bubacar e Pedro Ferreira, se pode revelar o futuro do Sporting naquela zona do miolo.
Pedro Marques ainda não foi anunciado pelo Sporting, mas o Belenenses já comunicou a saída da jovem promessa para o nosso clube. A falta de opções na posição 9 e o facto de Ronaldo Tavares ser integrado na equipa B fazem adivinhar que Marques começará por jogar ao serviço dos sub-19. Oferece outras soluções na frente de ataque, que a falta de técnica de Ronaldo não consegue, e é garantia de golos. Foram 15 tiros certeiros em 19 jogos e um delicioso hat-trick ao Benfica que o levou para a ribalta e a chamar a atenção dos maiores clubes.
Com estes jovens chegaram ainda:
Diogo Rodrigues (Belenenses) – Lateral de estampa física impressionante, que cativa pela sua intensidade e capacidade defensiva.
Diogo Nunes (Leixões) – Central elegante, também capaz de actuar na lateral esquerda, que esta temporada subiu à equipa principal do Leixões e que, aos 19 anos, integrará a nossa equipa B.
Sualehe (FC Porto) – Jovem de 19 anos, português, que vai jogar na equipa B como médio ou defesa esquerdo. Era uma das figuras do FC Porto sub-19, principalmente a defesa, mas apareceram fotografias suas junto de benfiquistas no dia da conquista do título, pelo que não mais jogou na fase final.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
21 Junho, 2016 at 13:34
Tantas vezes batemos nesta tecla, tantas vezes questionámos os estrangeiros que chegavam para fazer número da formação e impedir os nossos putos de crescerem e brilharem na equipa B.
Chamo a isto aprender com os erros e começar a trilhar um caminho bem mais acertado. Pelo menos em teoria.
21 Junho, 2016 at 13:41
Não vejo qual o problema de ter estrangeiros na Academia. Não foi por isso que abrimos academias no estrangeiro? China e assim?
Na realidade imaginemos que o Sporting cria o proximo Cristiano Ronaldo com um puto da China ou Angola. Será que isso seria menos prestigiante para o Sporting?
Temos deixar de ser racistas e ver onde há talento.
21 Junho, 2016 at 13:53
vou fazer de conta que não li o disparate de encaminhar o meu comentário para questões rácicas e vou convidar-te, apenas, a olhar para os gajos que têm chegado de fora para a formação e para a equipa B. Podes começar na época do Viveros.
depois, se te apetecer, diz-me os que se traduziram em algo positivo. E, também se te apetecer, vê a diferença de rendimento da equipa B quando andou a levar com estes jogadores e quando existiu a possibilidade de apostar na prata da casa.
21 Junho, 2016 at 14:07
Aço que estão a falar de 2 coisas diferentes…o cherba se encher a equipa B de jogadores de fora sem qualidade à espera de um milagre, o King Kong de chamar aos 14/15 jogadores de talento para as equipas de formação…concordo com ambos embora considere que jogadores estrangeiros para a formação só talentos promissores a sério. Jogadores de 18/19 anos que vêm para a B não dá nada a não ser ocupar espaço. ..
21 Junho, 2016 at 14:14
Uma vez que é proibido contratar jogadores tão jovens (se não me engano) estamos a falar apenas de filhos de pessoas que vêm para Portugal por vontade própria e o Sporting apenas acolhe o jogador…ou seja uma ultra minoria…
21 Junho, 2016 at 14:15
É não aço mas sim acho…
21 Junho, 2016 at 14:07
E, no entanto, um Eric Dier deve considerar-se prata da casa. Esteve lá tempo suficiente para isso. O KingKong era capaz de estar a querer dizer “xenófobas” em vez de “racistas”, mas mesmo assim estava a “espalhar-se”….
21 Junho, 2016 at 13:41
Para alem desses também já li que um extremo do Guimarães poderia estar a ser negociado.
Acho que esta política é acertada, contratar jovens de clubes portugueses que se vêm destacado. Assim poderemos nós ter dividendos de jogadores como Fábio Coentrão ou Rafa, que foram equacionados para o Sporting mas que foram “desviados” para outros clubes.
21 Junho, 2016 at 14:12
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Reforçar a equipe de juniores de forma a colmatar alguma eventual falta de qualidade e apostar no desenvolvimento das contratações? Sim, porque não?
Reforçar a equipe B? Hmmm…. não estou a ver grande utilidade…
Ora vamos a ver:
– O SCP está apostado ao máximo na conquista do campeonato. Excepto eventual prodígio que apareça na formação/equipe B, não estou a ver jovens portugueses (ou não) a integrar o plantel. O Gauld anda há 2 anos a jogar pela segunda divisão. O Podence, é quase certo (penso eu!) que não será aposta para a A. Riquicho… Etc., etc.. No mínimo, estamos a contratar jogadores para o médio/longo prazo.
– Às vezes pensa-se que se tem que “reforçar” a Equipe B. Não percebo. A Equipe B é uma equipe “de treino”, para tentar desenvolver jovens jogadores/dar ritmo de jogo a outros. Em teoria, deveria servir para ocupar jogadores da A que não tenham minutos de jogo e para continuar a desenvolver ex-juniores. Não faltam já jogadores para ter um segundo plantel;
– Neste momento é mais prioritário saber o que fazer com jogadores já com eperiência de 1ª divisão (Palhinha, Matheus, Esgaio…) e outros eventualmente “excedentários” (não esquecer que para a A já vão “entrar” pelo menos quatro jogadores (Ruys, Splavis, Petrovic, Medeiros), pelo que alguém terá que “sair”)…
Isto para dizer que, obviamente, desejo que os jovens que agora ingressam no nosso Clube tenham o máximo de sucesso possível.
Agora, para os objectivos próximos do SCP não vejo grande utilidade. Atenção que isto se refere aos jogadores já próximos da idade sénior (18 anos)…
SL
22 Junho, 2016 at 13:56
Pelo menos 2 objectivos óbvios:
1 – Assegurar qualidade na equipa B. Não é possível usar apenas juniores, até porque muitos não têm qualidade para subir em cada ano. Isto por si só ajuda de 2 maneiras: ajuda a entrosar jogadores com maior qualidade (joga-se melhor futebol), e impede que equipa desça da 2a divisão (não temos colinho como os outros).
2 – Trazer jovens (equipa B só pode ter 3 jogadores acima dos 23 anos) já com algum calo/experiência que possam ajudar os mais novos, e que sejam potenciais reforços futuros da equipa principal num futuro próximo.
21 Junho, 2016 at 14:13
No final os resultados ditarão as boas ou más escolhas deste ou aquele jogador … Mas a Política está correctíssima!
Tivéssemos nós bons resultados nas competições internacionais com os nossos jogadores e seria sinônimo que a Nossa aposta no jogador Português estava a dar resultado … e como tudo isso iria reforçar ainda mais a nossa boa política!
Coisa que os Lamps estão a fazer por tudo que não venha acontecer!
Esta tentativa de não meterem a jogar os nossos 3 jogadores ao mesmo tempo é o espelho desse atitude mesquinha ( nós não temos jogadores então vosses também não tem )
Os nossos meios de comunicação tem de triplicar a sua projecção, para que cada vez haja mais indivíduos informados, sejam ou não do Sporting.
Acredito que neste momento o trabalho tem de ser feito no terreno inimigo… Tem de ser minado e expostas todas as fragilidades. Atingir a pouca consciência vermelhusca e a volatilidade da mente Tuga!
Fundamental será também ter de nos enquadrar melhor na Federação, para que o sucesso, em breve, venha a ser uma realidade!
21 Junho, 2016 at 14:14
Exato acho que o scouting é o grande mal, mas também não acho que estejamos mal, agora a equipa de Iniciados deste ano tem muita falta de qualidade, sim são novos e a começar no futebol 11 mas só o extremo esquerdo se destacou, os juvenis já são muito bons e há muita fartura até o Elves começa os jogos no banco. Os Juniores não há muita quantidade mas há qualidade em cada posição. A nível de resultados tem sido pior, a época passada falhámos a fase final de juvenis, e os Juniores andam há2 anos a desperdiçar chances de serem campeões, somos os melhores mas falta sorte e capacidade de aproveitar os escorregões dos adversários. Os reforços o David vai travar uma luta intensa com o Empis(também joga a extremo), o Diogo Nunes talvez faça dupla com o Ivanildo se o Domingos for emprestado, o Edu tem um concorrente de peso.
21 Junho, 2016 at 14:18
Faltou referir um jovem contratado ao Belenenses, Di Florentino algo assim não sei se é este o nome, foi outro que veio de Belém, falando em resultados desportivos o Porto em iniciados falhou a fase final por exemplo e é a equipa que mais cede jogadores no escalão.
21 Junho, 2016 at 14:15
OFF-TOPIC
Guti a chamar os bois pelos nomes e muito bem! Qual é a admiração que a imprensa da Espanha e da Inglaterra estejam a “massacrar” o Ronaldo? Portugal é um concorrente destas selecções no Euro 2016 e interessa-lhes que o melhor do mundo não renda o que sabe.
Agora que a corja lampiónica deixou de torcer pela selecção, estou completamente à vontade.
FORÇA “COMANDANTE”, FORÇA PORTUGAL!!!!
http://desporto.sapo.pt/futebol/euro_2016/artigo/2016/06/21/querem-ver-ronaldo-na-lama-mas-ele-vai-calar-os-criticos
21 Junho, 2016 at 16:22
“Agora que a corja lampiónica deixou de torcer pela selecção, estou completamente à vontade.”
Típico de Lampiao, quando alguém esta no chao eles ainda espezinham, já nada lhes interessa nem selecçao, nem o futsal, pelo que me disseram este fim de semana também perderam o interesse no hóquei. vao passar o verao a ver futebol de praia.
Temo que o Ronaldo va ser o novo Henrique Jones da Seleçao…
A culpa em portugal nunca pode morrer solteira, mas acaba sempre mal-casada!
SL
21 Junho, 2016 at 14:19
O Sualehe é oficial?
21 Junho, 2016 at 14:42
acho que ainda não é… pelo menos nãi vi mais nada escrito…
21 Junho, 2016 at 14:45
Pois, e os miúdos ainda não têm direito a Bacalhau, por enquanto é só douradinhos.
21 Junho, 2016 at 16:24
Ta mal… ao menos um pastelzinho…
😀
21 Junho, 2016 at 16:58
🙂
bolas, ao menos um Capri-Sonne.
21 Junho, 2016 at 16:30
Provavelmente está sob contrato (ele sai da frutaria por terminar contrato) e, a ser assim, creio que antes de 30 de Junho não poderá ser anunciado.
21 Junho, 2016 at 16:57
Só se existe uma regra especial por ter sido o último ano de junior….
Olha o cornilho……
21 Junho, 2016 at 14:44
Eu acho que é uma aposta que envolve menor risco e investimento por parte do SCP. Também acredito que estes putos não estão a ser contratados unicamente pelo seu potencial futebolístico. Acredito que estes miúdos além do isso têm consigo adn sportinguista. É o caso do Edu Pinheiro, natural de SJM, e que pelo que deu a entender na SCP TV é leão.
Trazer um chavalo do estrangeiro para viver na academia implica um maior risco no investimento. São poucos os exemplos de jogadores que conseguiram singrar nessas condições. Há muitos exemplos.
21 Junho, 2016 at 14:47
Desculpem-me as repetições 😀 é do calor
21 Junho, 2016 at 14:46
A politica seguida este ano, na minha opinião esta correcta.
Chegando à ultima fase de formação ultimo ano de juniores/ primeiro de seniores identifica-se as lacunas da equipa e contrata-se o que nesta fase não conseguimos formar.
Também há os casos em que podemos contratar quem se destaca, serem vistos como uma mais valia.
Nesta fase temos menos riscos, mas também os jogadores devem ser mais caros.
Não estamos a contratar jogadores à la FM em final de contrato para depois vender… velhos tempos em fazia isso no FM. lol
Sou apologista que a equipa B não pode ser o deposito de jogadores sem colocação, pois estão a ter um efeito negativo: ocupam o espaço de crescimento dos jovens, passam uma atitude negativa de competição, e os resultados negativos saltam logo à vista.
21 Junho, 2016 at 15:14
o que se fala em guimarães é que o novo bale lol está a caminho do sporting e o paulo oliveira é emprestado.
paramim cheira mais a tobias
21 Junho, 2016 at 15:28
Nesta fase acho que faz mais sentido emprestar o Tobias. Por mim os centrais seriam o Coates, Semedo, Paulo Oliveira e Naldo. Ewerton será para vender ou servir de troca por alguém que venha.
21 Junho, 2016 at 15:43
Novo Bale?!
21 Junho, 2016 at 16:31
http://www.zerozero.pt/player.php?id=227387
21 Junho, 2016 at 16:28
Mas quem é o novo Bale?
Emprestar Paulo Oliveira – Crime publico
21 Junho, 2016 at 16:03
A minha opinião vale o que vale mas, para alguma coisa serve a reestruturação financeira da SAD e do Clube e, segundo disse o nosso Administrador com o pelouro financeiro, o Sporting está numa fase de estabilidade e disponibilidade para investir. Primeiro comprámos as partes de passes de jogadores nossos que foi possível voltar a adquirir. Quando os vendermos pelos valores correctos, a guita vem quase na íntegra para os nossos cofres. Depois, como somos financeiramente autónomos e não dependemos dos bancos nem para vender, nem para comprar, atingimos o topo da cadeia alimentar em Portugal.
Temos uma equipe fantástica com excelentes jogadores e reforçámo-nos. Dessa forma, obrigamos os “c’ninhas” a gastar dinheiro que não têm pois, da formação deles quase só vem merda. Palavra de honra que gostava de ver o fifique a ir buscar 11 jogadores à equipe B para atacar o campeonato Nacional, LOL! A Equipe B do fifique, bem espremidinha da “Guedes” e nada mais.
O Porto, nesse aspecto está melhor mas, formar a equipe principal à volta da equipe B? Nem pensar que vamos para 6º ou sétimo lugar. Toca a pedir emprestado e toca a comprar no mercado. Boa, avancem a passo de escola para o barranco porque é já aí à frente…
Bruno de Carvalho tinha razão que fizémos antes de todos aquilo que ninguém quer fazer e agora, cantamos de galo. Na nossa equipe A a única coisa em que temos agora necessidade de gastar dinheiro, é em salários (Sai mais barato e é muito menos arriscado que gastar a verba dos salários da equipe em jogadores).
O Clube, com o impulso das modalidades e da entrada de novos sócios, também está bem e também se recomenda. O momento é o de investirmos para crescermos, investirmos em muito bons jogadores para vencermos, vencermos, para ter bons jogadores e receitas de bilheteira .Conquistamos títulos para termos saúde financeira! Temos saúde Financeira para conquistar títulos e saúde económica. Tendo saúde económica, Finaceira e títulos, cada vez teremos mais associados e tendo mais associados, seremos mais saudáveis e teremos mais títulos. Queriam um Sporting Grande, Forte e Competitivo? Pois aqui o têm, mentirosos LOL!
Se estamos no topo da cadeia alimentar do futebol Português faz todo o sentido de pormos os clubes mais pequenos a darem as bases da formação aos jogadores que descobrem regionalmente e depois, antes que se tornem estrelas, vamos buscá-los e fazêmo-los nós estrelas dentro de 2 ou 3 anos, na nossa equipe Sénior.
Os inimigos andam demasiadamente atarefados e com suficientemente graves problemas financeiros para se dedicarem à pesca nas camadas jovens pois, cada tostão tem agora de ser gasto com a compra de jogadores para as equipes A e não sobra. Vão vender jogadores? Acabaram de vender jogadores por ziliões? Pergunta-se: Quanto é que dessas vendas estará disponível para reinvestir? 15%, 16%? O resto fica nos bancos credores? Ah pois fica…
Alguma vez o porto deixaria uma sua promessa entrar no Sporting se não precisasse de 150 mil Euros, ou pouco menos ou, pouco mais? Entre empresários, outros clubes, os próprios jogadores vendidos, fundos e bancos se calhar o PORCO ainda tem de pagar qualquer coisita para vender jogadores. O fifique está na mesma senão pior ainda. A B deles vai ser essencialmente integrada com Juniores e o panorama que os espera será mais ou menos o do ano que passou. O Guedes fica na primeira equipe para ser alindado para a venda a partir de Janeiro próximo. Depois, acabou-se. Há o lateralito diretito Semedo que veio do Sintrense. Vende-se e acabou-se que o Sintrense não volta a cuspir outro que se lhe assemelhe nos próximos 20 anos.
Por cá, todos bem e recomendamo-nos.
21 Junho, 2016 at 16:33
Fala-se que a equipa B do porco teve um orçamento acima dos 5M. Aquela equipa é composta na sua maioria por sul-americanos: panamianos, mexicanos, brasileiros; bem como de norte-americanos, nigerianos e por aí fora.
21 Junho, 2016 at 17:04
Mario, extenso (lol) mas sensato e correcto.
A equipa B do porto tem investimento a seguir aos 3 grandes e aquele clube barriga de aluguer do mendes em braga.
Quanto mais dinheiro os adversários movimentarem menos entra nos clubes rivais de tanta mão que têm de untar…
21 Junho, 2016 at 17:09
Boas noticias para nós, estamos a dar passos importantes para a sustentabilidade do clube, seja a nivel financeiro, seja a nivel desportivo. A aposta nestes jovens, mostra que o scouting está atento.
Esperemos que finalmente voltemos a entrar nos trilhos em termos de formação, isto é, voltarmos ao topo, ter os melhores olheiros, os melhores jogadores jovens e claro, os melhores treinadores para as camadas jovens, sem treinadores competentes, será mais dificil tirar o melhor proveito do putos que lá andam.
A ver se o Pedro Marques e o Ronaldo Tavares se tornem grandes pontas de lança, Portugal bem precisa e nós também.
21 Junho, 2016 at 18:47
A crise de scouting chama se euros:
O Carnide paga 1500 mês aos pais dos jogadores do norte e entre 300 a 800 da região Lisboa
Nós não pagamos
21 Junho, 2016 at 20:55
A crise no scouting também se chama falta de qualidade dos olheiros.Aqui no distrito de Leiria, região onde efectivamente somos muitos sportinguistas, conheço pelo menos dois que o sobrenome é ceguinho, uma vergonha gente daquela estar ligada ao futebol e ao nosso Sporting.
Não gosto de ser injusto e de certeza que temos gente boa a trabalhar por esse pais fora, mas estamos a pagar erros do passado.
Com a quantidade de Núcleos e Filiais que temos podemos e devemos ter outra qualidade