Jorge Mendes. Um homem de negócios. Grande, dizem os que comem à sua farta “mesa”. Pequeno, dizem os que nunca tiveram esse prazer ou que o perderam. Os caciques abundam no mapa do dirigismo desportivo luso, mas entre todos, reina um…o Jorge, a omnipresença desta figura é tão evidente que se comenta muito pouco (e analisa-se ainda menos) quem é ou o que motiva a tentacularidade dos empreendimentos do “maior empresário do futebol”.
Sobre o trajecto do homem, nada posso acrescentar. As crónicas são muitas, mas raramente contam mais do que o trivial, passando em fast forward as fases menos célebres para focarem a narrativa logo após as “felizes” coincidências que o tornaram num agente desportivo. À boa maneira do jornalismo “sacro-santo” o que tem interessado aos redactores é enaltecer a figura e não dá-la verdadeiramente a conhecer, os cronistas de campanha de qualquer imperador romano dar-se-iam mais ao trabalho de expor as facetas menos nobres de quem, com um estalar de dedos, poderia ordenar a sua crucificação. Ninguém sequer consegue (ou pelo menos tenta) explicar como um ex-vendedor de gelados e dono de clubes de vídeo, passa a dono de casas “nocturnas” no Minho e daqui para gerir a carreira de jogadores de futebol. É um eixo previsível (“diversão” noturna > FcPorto) mas porventura menos interessante para posicionar o todo-poderoso Sr.Mendes.
Admito porém, que estamos perante um brilhante “vendedor”. Daquelas almas que nasceram para impingir espelhos a cegos e corta-unhas a elefantes. Ninguém vindo do nada consegue construir o império de submissos que o Jorginho conseguiu sem talento, mas mesmo muito talento. Convém lembrar que este foi o génio que manobrou vender Secretário ao Real Madrid ou Bebé ao Manchester United.
Mas se a sua capacidade para gerar movimentações de dinheiro é sobejamente conhecida e destacada, escapa a muitos o lado mais negro deste “vendedor de gelados” de luxo. Alguns ex-colaboradores e ex-dirigentes fizeram ao longo destes quase 20 anos algumas declarações que indicam que o Super-Empresário tem muita dificuldade em ouvir um não e ainda mais a gerir o sucesso de terceiros. O que lhe é muitas vezes apontado como persistência e ambição, pode muito bem ser também a porta grande por onde sai a “besta” que ninguém está muito interessado (ou encorajado) em nos revelar.
Começando a vender Porto, a Gestifute atingiu o estrelato, acompanhando a fase áurea deste emblema. Mourinho era o BFF de eleição (ainda é) e juntos encheram os cofres (deles e) do Porto. O Sporting, na altura chefiado por “gestores de gabarito”, depressa abriria as portas e os seus maiores talentos…sem entender que com este rapaz, nem ganha o clube que vende, nem o que compra, mas essencialmente ele próprio. Desenganem-se os que imaginam o empresário como um Midas que se aluga pelos clubes para trazer camiões de euros, o Sr. Jorge inflaciona os valores é um facto, mas retira maiores “fatias do bolo”…e as contas de merceeiro às transferências de Mendes com clubes portugueses estão todas, repito, todas por comprovar o tal estatuto de hiper-negócios.
Depois do namoro longo com o Porto, as comadres zangaram-se e Mendes deixaria de ser habitué no circulo de Pinto da Costa (alguém adivinhará porquê?). O Benfica era a nova praia e naquele areal imenso, o Jójó vendeu tanto, mas tanto gelado…que é por vezes difícil saber quem constrói os plantéis, se Mendes, se a “estrutura”. Certo é que Vieira, abriu as portas da Luz de par em par e é com o Benfica no topo de um grande negócio de pirâmide, que a Gestifute dá o salto para a internacionalização. O mundo é já pequeno, mas…ainda assim, existe alguém que se mostrou imune ao charme dourado deste homem. O Sporting. Depois da entrada da Direção de BdC e especialmente com a directiva de “parar de encher os cus dos empresários”…Jorge Mendes passa a ser um assunto delicado.
A Doyen escolheu o confronto. Não sei o que escolheu o Mendes, mas a julgar pelos negócios que fez com os jogadores que tinha no Sporting (zero), não foi certamente um caminho fácil a convivência com o novo presidente do emblema de Alvalade. E se tinha dado jeito alguém que conseguisse espetar gelados nas testas de alguns clubes europeus nessa altura. Jogadores para “despachar” (caros e sem mercado) foram mais que muitos…Mendes…zero. As renovações provariam ser outro duro teste, mas curiosamente ou não, assim que os atletas leoninos rejeitam o empresário comendado por Cavaco Silva, elas surgem. De repente até começam a surgir clubes interessados nos mesmos atletas. O empresário que vendia jogadores do Benfica B por 15 milhões de euros, nunca conseguiu a proeza de “cheirar” grandes negócios em Alvalade. Nem com Patrício, nem com Adrien, nem com…ninguém. Os próprios jogadores devem ter entendido a mensagem, o Sporting fê-lo bem mais cedo e a desconfiança de um pacto com o amigo Vieira dava aromas de regime de exclusividade…os milhões chegariam apenas à Luz.
Esta época o cenário está a modificar-se. O cerco do fisco espanhol aperta as operações no Valência, aperta a sociedade com Lim e a falência da colaboração do Porto com a Doyen…são dados novos no tabuleiro e o Jorge nunca foi conhecido por deixar orgulhos esvaziar carteiras. Hoje como ontem, Nuno Espírito Santo volta a ser a “ponta da lança” em África. As comadres enterram o machado e resta-me apenas uma dúvida: o Benfica nesta mudança é o “corno” ou a parceira tolerante que admite “relações abertas”? A resposta virá nos próximos meses.
Onde já não tenho muitas dúvidas é na total e absoluta influência na Seleção e nos corredores das decisões da FPF. Três quartos do elenco do Euro são jogadores da sua esfera de negócios, tantos como têm sido nas últimas grandes competições. Ninguém consegue explicar se os jogadores estão lá porque são por si agenciados ou se são escolhidos porque os Seleccionadores também o são. O que é mesmo factual é estar longe de Jorge Mendes é meio-caminho andado para ser figura secundária com as quinas ao peito. Contam-se pelos dedos de uma mão ( que perdeu muitos dedos) os jogadores que não tendo nenhuma relação com este empresário chegaram, viram e venceram com a camisola de Portugal.
Por isso e é mesmo por isso que escrevi o post, quando estiverem entretidos a fazer 11s para o Euro, ou a pensar nos silêncios do futebol Português, nas eleições para a FPF ou Liga ou nas sucessões dos grandes em Portugal, pensem em tudo isto e tentem colocar Mendes no tabuleiro. Preparem-se para…não ficarem surpreendidos. “Money talks, and bullshit walks” ou como diz o outro “em terra de tesos, quem vende gelados é rei”.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
22 Junho, 2016 at 7:38
Se mais logo, vir o Quisto Rei a jogar ou outro qualquer do Mendes, desligo a TV e vou fazer outra coisa qualquer.
Isto já me mete nojo! Enquanto estivermos a encher os bolsos de alguém, enquanto houver interesses, nunca iremos ganhar nada!
Só fizemos alguma coisa quando lá esteve o Scolari, que não ia nestes joguinhos e metia quem queria, quando queria.
Não apoio selecções de interesses!
22 Junho, 2016 at 8:04
Ontem, a pergunta do programa do Euro na RTP, onde pontificam os lampiões Carlos Daniel e Hugo Gilberto era:
– Deve Renato Sanches jogar a titular?
Perante isto, será “natural” a presença do quisto no onde titular…
Pasme-se que até já se falava nesse programa de uma possível ida de Portugal à final em caso de vitória no Grupo pois não teremos pela frente Espanha, Alemanha, França ou Itália durante vários dias.
Do 8 ao 80 é um saltinho e se o Sanches jogar vai haver muita gente a ter orgasmos.
22 Junho, 2016 at 19:15
Concordo com muito que dizes, mas o Renato já está vendido. Sei que precisa ter n internacionalizações para ganharem não sei quantos milhões, mas basta entrar nos últimos 5 minutos.
22 Junho, 2016 at 7:48
Olha o ola jooooooohn fesquiiiiiinhooooooo
22 Junho, 2016 at 9:02
É frut’ooouuuu Renato Sanches !!!
22 Junho, 2016 at 7:50
Mais uma posta de eleição servida pelo Leão de Plástico.
Um resumo perfeito da vida e obra do DDT mais conhecido da nossa praça futebolística.
Parabéns pela excelente prosa.
SL
22 Junho, 2016 at 9:49
Que texto fenomenal para abrir a pestana pela manhã. Não é de plástico, é Leão de Aço!
22 Junho, 2016 at 10:00
Adrian no campeonato nacional levava cartões amarelos por tudo e por nada, sempre na tentativa de nos deixarem diminuídos.
Os amarelos ao Adrien serviram para que no final da época se começasse a dizer que era um jogador faltoso.
Esta merda anda a ser construída faz tempo.
Se i JM é um gajo fodido, o BC não papa grupos. E por mais que o JM seja um grande comerciante o BC é Presidente de um dos maiores clubes do Mundo.
Não confundir a estrada da Beira com a beira da estrada!
22 Junho, 2016 at 10:00
André Silva assinou pela gestifute esta semana… Quanto querem apostar que será o ponta de lança titular da seleção nas eliminatórias para o mundial?
22 Junho, 2016 at 10:39
Já devia era estar no Euro no lugar do Eder…
22 Junho, 2016 at 10:50
Culpa do porco… só acreditou nele na fase final do campeonato. Andou a marinar na B.
22 Junho, 2016 at 10:09
OFF:
Já viram o vídeo do Ronaldo a tirar o microfone ao gajo da cmtv e a atirá-lo para um lago???
Lindo!!! Só rir!!!
SL
22 Junho, 2016 at 10:18
Acabei de ver!!
Até nestes gestos demonstram que é o Melhor do Mundo!!
Era isto que eu gostava de ver fazer os Nossos Jogadores ao cm e afins!!
Não merecem qualquer respeito!!
22 Junho, 2016 at 10:20
Ahahahahahahahah.
Muito bom!!!!
Enorme CR28!
https://www.facebook.com/errar.humano/videos/1101790879893268/
22 Junho, 2016 at 10:29
Acabei de ver… 😀
22 Junho, 2016 at 10:44
O Ronnie é alérgico à cmtv… como todos nós somos. Isto já não é de agora. Acho que começou com uma notícia qualquer sobre o filho dele aqui há uns anos…
Z
22 Junho, 2016 at 10:51
Devia era ter atirado o Santos. Agora entrevistam o nemo.
22 Junho, 2016 at 11:08
Gesto muito feio do Ronaldo!!! 🙁 Esteve muito mal com esta atitude…
22 Junho, 2016 at 11:10
Toda a gente sabe que lagos são ecossistemas sensíveis!!! Poluir desta forma o lago é criminoso!!!
22 Junho, 2016 at 11:59
nao, foi para assim dar voz ao ecossistemas sensíveis do lago.
Lindo.
Já subiu na minha consideração
22 Junho, 2016 at 11:11
Também acho…
Devia ter mandado o jornalista também.
22 Junho, 2016 at 11:10
Grande CR! Fez o que qualquer um de nós queria fazer! Respect
22 Junho, 2016 at 11:37
Muito bom, o carnide metido em despesas lá terá de comprar mais 1 micro… Jornalismo da treta merece respostas e atitudes da treta. GANDA RONALDO, ESSE JÁ NAO INCOMODA MAIS NINGUÉM!
22 Junho, 2016 at 10:22
Pessoal, já que se fala no vendedor de gelados, e aproveitando a notícia do André Silva ter passado a ser agenciado por esse proxeneta eu queria deixar aqui a minha opinião sobre o facto desse rapaz ter ficado fora do Euro (isto porque alguns avençados voltaram a mostrar o seu descontentamento pelo Nandinho o ter deixado de fora da convocatória).
O André Silva tem efectivamente potencial para vir a ser um avançado referência no futebol português, no entanto é preciso entender isto:
O rapazinho marcou um golo, repito: MARCOU um golo na Liga, já mesmo nas últimas jornadas. E depois lá marcou dois golinhos na final da Taça. Isto é para aqueles avançados do MaisMarijuana que disseram que ele fez um a ponta final d eépoca fabulosa.
Fazia neste momento mais falta à Selecção um Gelson do que um André Silva. Ponto!!!
22 Junho, 2016 at 10:42
Faz mais falta o Gélson concordo… Mas não no lugar do Éder. Temos que ter um PDL que jogue futebol.
Z
22 Junho, 2016 at 11:03
E quem diz Gelson podia dizer Iuri Medeiros…. como podia dizer Ruben Semedo na defesa.
Mas isso era muito “Verde” na seleção.
Curioso é ver o nandinho quando começa a ficar “apertado”….. recorre aos Verdes.
William ao 2º jogo….
E hoje…. Adrien + João Mário, mas a versão “oficial” vai ser a necessidade de refrescar a equipa…. por causa dos problemas do andre gomes.
E lindo ver que quando estava apertado com a Áustria… o deus renato não entrou para somar mais 1 internacionalização. Claro que o efeito foi que nos dias seguintes surgiu a campanha para pressionar a entrada do deus renato no 11 inicial de hoje.
22 Junho, 2016 at 12:11
Ja esta a agulha da CS a mudar esta muda conforme manda se move o guito do mendes…
todos indignados por um PL que jogou quase sempre na equipa B do porco, onde fez 15 golos em 30 jogos.
O Hugo Vieira que joga na servia fez 21 golos no mesmo numero de jogos e ninguém fala dele.
SL
22 Junho, 2016 at 12:12
*manda e se move o guito
22 Junho, 2016 at 10:46
Obrigado CR!!! E foi pouco…devia ter ido o microfone e o jornalista
Logo marcas 3 e calam-se todos como abutres que são
SL
22 Junho, 2016 at 11:26
Grande texto LdP.
A verdade à vista de todos…
SL
22 Junho, 2016 at 12:13
Fernando Mendes Gomes Santos vai por um jogador do Mendes mas, dos de segunda que, tem lá vários, além dos de primeira, começando por Cristiano.
Amigo Hadji, põe as barbas de molho porque ou a maçã podre achatada, ou o André do Gomes, um deles vai fazer parte do 11 inicial. Acho que, também o bidon com pernas vai fingir de lateral esquerdo, esta tarde.
Não interessa, se o Incompetente Santos cair na Verdade e puser o meio campo do Sporting a jogar a Selecção vai ganhar e fácil e por vários porque vai ter bola no pé os jogadores vão jogar com alegria e deixar toda a magia do nosso futebol em campo.
Agora se isso acontecer, adeus Mendes porque o Santos só se um jogador do meio campo estiver lesionado, com gesso numa perna e de muletas é que lhe não dá a titularidade.
Imaginem que hoje ganhamos por 4 a 0, por exemplo, que as jogadas do nosso meio campo estão na origem dos golos, que o Cristiano marca 2 e o nani um e o Adrien ou o João Mário marcam mais um cada ou, mesmo não marcando assistem Cristiano para o Hat trick e dão outro golo a marcar ao Quaresma se entretanto entrar a meio da segunda parte? Imaginem isto que jogamos com o País á Croácia nos oitavos de final e que, depois, o Fernando Gomes Mendes Santos tem de dizer ao Ronaldo que, contra a Croácia, em vez do Adrien, vai jogar o Maçã podre e achatada que, em vez do João Mário, joga o André Gomes e que, em vez do William joga o Danilo. Como pensam que reage o Cristiano a essa informação? Porque acham que o Cristiano anda a ser tão atacado? Se ele aparecer hoje, de novo, como número UM do Mundo, o Cobarde, que temos por Seleccionador Nacional que, não tem feito mais nada desde que chegou, senão lamber as botas ao Vieira e ao Mendes, do calcanhar até… vocês sabem até onde, vai tremer e vai provavelmente ser informado pelo Cristiano que, dessa forma estamos a cavar a nossa própria sepultura. Imaginem que, além do microfone do jornaleiro, vai parar ao lago o Fernando Gomes Mendes Santos. Quem impede o Cristiano de chegar aos jornais e contar essa História, bem como dizer que, enquanto o Santos estiver na Selecção, não está lá ele.
22 Junho, 2016 at 12:34
Parabéns ao companheiro “Leão de Plástico”…
Disse tudo (o que eu penso)…e muito mais…!!
“O microfone não sabe nadar…yôôô…”…!!
SL
22 Junho, 2016 at 13:14
A verdade é que o vendedor de gelados montou um esquema ardiloso, mafioso, à volta de uma das indústrias que mais dinheiro movimenta em todo o Mundo. Aproveitou-se de um ‘buraco’ no sistema de intermediação de jogadores para montar uma teia de interesses que o sirva e, simultaneamente, distribua umas migalhas por meia-dúzia de parasitas de menor ‘porte’.
A verdade é que bastava-lhe CR7 e Mourinho para que tivesse a vida feita mas isso não lhe chegava nem justificava o seu poder.
Criou uma carteira de jogadores vasta onde a maioria lá está com falsas promessas e apenas para engrossar o lote de agenciados quando, na verdade, o foco está apenas nas galinhas dos ovos de ouro.
Mendes é dos gajos mais asquerosos dos bastidores da bola e, tal qual banqueiro mafioso, cairá um dia.
22 Junho, 2016 at 15:37
Este texto está soberbo!
22 Junho, 2016 at 16:46
Pese embora as minhas limitações creio estar na presença de um magnífico texto.
Tenho pena, muita pena mesmo é que este desassombro não esteja na “pena” de um qualquer jornalista de espinha direita…
Pois é, “Sexta às Nove” não é para o Mendes…
SL
22 Junho, 2016 at 18:00
«Pois é, “Sexta às Nove” não é para o Mendes…»
mas podia, e devia, ser.